terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

GRANDE DIA!

Ah! Está chegando o Dia do Senhor, em que o Todo-Poderoso vai trazer destruição. Será um dia de terror!(Joel 1.15).
O profeta Joel mostra que o grande Dia do Senhor está se aproximando com rapidez, o mal que habita em muitos corações mostra quão próximo está aquele dia de terror. Amós destaca que este será um dia de escuridão e não de luz, ‘Ai dos que querem que venha o Dia do Senhor! Por que é que vocês querem esse dia? Pois será um dia de escuridão e não de luz. Será como um homem que foge de um leão e dá de cara com um urso; ou como alguém que entra em casa e encosta a mão na parede e é picado por uma cobra. O Dia do Senhor não será um dia de luz; pelo contrário, será um dia de trevas, de escuridão total’. (Amós 5.18-20).
Já Pedro lembra que o tempo para Deus não tem a ver com o nosso. Para Ele um dia é como mil anos e mil anos como um dia e o fim se aproxima. ‘Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não demora a fazer o que prometeu como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir’. (I Pedro 3.8-10).
Portanto, o Senhor não demora a cumprir sua promessa. Apesar de o Senhor desejar que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam dos seus pecados. O perdão divino está disponível a todos. Busque o Senhor agora e Ele o abençoará.

Léo Lima

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

CAMINHO NOVO

Que as pessoas sábias e ajuizadas entendam a mensagem deste livro e meditem nela! Os caminhos de Deus, o Senhor, são certos; os bons andarão neles, mas os pecadores tropeçarão e cairão”. (Oséias 14.9).
Os caminhos de Deus podem parecer mais complicados, mas são mais seguros e proporcionam muitas bênçãos. Este conselho de Moisés nos faz refletir na forma de percorrermos os caminhos do Senhor. Obedeçam, pois, aos seus mandamentos, vivam de acordo com os seus ensinamentos e temam o Senhor, seu Deus’. (Deuteronômio 8.6).
Já sob a liderança de Josué Deus ordena que cada um precisa conhecer suas leis, meditar e falar sobre os caminhos do Senhor. Ele ainda promete prosperidade aos que assim fizerem. ‘Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido’. (Josué 1.8).
Jesus é o caminho para Deus. Este caminho é aquele que só está a pessoa que pratica o bem, a justiça, o amor, a fidelidade e o perdão. São pessoas regeneradas pelo sacrifício do Senhor Jesus. Quem consegue seguir o caminho de Deus localiza a vida e a sabedoria. Jesus mesmo disse: ‘Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim’. (João 14.6).

Léo Lima

domingo, 26 de fevereiro de 2017

DE CORAÇÃO ALEGRE

O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade”. (I Tessalonicenses 4.3).
Dedicação é se oferecer totalmente a um serviço ou a uma pessoa. Quem se dedica trabalha e mostra seu melhor para fazer algo bem ou para agradar o próximo. A Bíblia diz que necessitamos ser consagrados e aplicados a Deus. Quem é dedicado a Deus é porque deseja agradar a Deus. 
A Bíblia registra fatos de muitos líderes que se dedicaram totalmente ao Senhor. Esdras, o escriba, foi um que buscou conhecer e fazer conhecido o Nome do Senhor.  ‘Esdras havia dedicado a sua vida a estudar, e a praticar a Lei do Senhor, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel’. (Esdras 7.10).
Neste dia em que a alegria é voltada para a carne é bom lembrar que a imoralidade Deus abomina. ‘O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo’. (Colossenses 3.23-24). Este apelo do apóstolo Paulo mostra como devemos fazer as coisas de coração alegre sim, mas como se fosse para o Senhor.

Léo Lima

sábado, 25 de fevereiro de 2017

RESTAURAÇÃO

Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro”. (Habacuque 3.17-19).
Habacuque menciona que nada que possa acontecer vai tirar a alegria que sente no Senhor. Mesmo que ele fique sem nada, ainda assim ele canta cânticos de glorificação ao Deus Todo Poderoso. Muitas vezes nos encontramos decepcionados ou mesmo sofrendo por coisas que nos fizeram e nada nos parece esperançoso, mas se olharmos para lições que a Bíblia contém, podemos olhar para o alto e crer que somente o Senhor nos motiva a prosseguirmos para o alvo.
Mas ele me respondeu: - A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco. Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim’. (II Coríntios 12.9-10).
O profeta Isaías mostra que todos podemos ter momentos nada festivos, entretanto a promessa do Senhor é que: ‘Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam’. (Isaías 40.30-31). Toda a pessoa que espera pelo Senhor e O louva tem suas forças renovadas.

Léo Lima

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SERVIDORES CELESTIAIS

Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras”. (Salmo 91.11-12).
Pensar nos anjos nos faz lembrar de que estudiosos da Palavra creram e explicaram o que acontece para nós beneficiados pelo Senhor. ‘Como despenseiros da beneficência do Senhor, os anjos velam pela nossa segurança; tomam nossa defesa; dirigem nossos passos e cuidam para que nenhum mal nos atinja’. (João Calvino).
Jesus ao falar aos seus discípulos fez menção de que os anjos que estão na presença do Pai cuidam dos seus escolhidos: ‘Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu’, (Mateus 18.10).
Temos a promessa de Deus que nos há de proteger por onde quer que andarmos. ‘Deus tem prometido encontrar-nos em cada curva da estrada. Quaisquer que sejam as circunstâncias, podemos crer na sua Palavra e na sua promessa!’ (Hugh Redwood). ‘Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação’. (Hebreus 1.14). Portanto, devemos ficar certos que o Senhor cumpre o que promete. Louvado seja nosso Deus!

Léo Lima

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ALIMENTO SAGRADO

A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade”. (Salmo 19.7-9).
O primeiro grande princípio da Bíblia é amar a Deus. Quem ama ao Senhor Deus quer agradá-lo e obedecer aos seus ensinamentos. Jesus é o nosso grande educador e nos ajuda a aprender a verdade de Deus. Como é bom quando tiramos algum tempo do nosso dia para meditar nos ensinamentos divinos.
O apóstolo Paulo nos ensina que em toda a Escritura sagrada está tudo que precisamos para termos esperança, paciência e coragem para vivenciarmos uma vida feliz na presença do Senhor. ‘Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão’. (Romanos 15.4).
A afirmação de Paulo a Timóteo de que a Palavra de Deus é inspirada por Ele mesmo e ela é favorável para que vivamos a vida que agrada a Deus. ‘Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações’. (II Timóteo 3.16-17). Portanto, devemos nos alimentar dos ensinamentos que a Palavra de Deus nos dá.

Léo Lima

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ESPERANÇA

Naquele dia, todos dirão: – Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou. Ele é o Senhor, e nós confiamos nele. Vamos cantar e nos alegrar porque ele nos socorreu”. (Isaías 25.9).
Confiar em Deus é a atitude mais certa que um ser humano pode ter. É também o resultado de todo aquele que crê no Senhor e obedece às Sagradas letras. Isto porque essa fé nos dá penhor, alegria e força para encarar qualquer desafio que apareça na nossa frente.
Jó foi uma das pessoas mais injustiçadas por tantas pessoas, mas reconhecidas por Deus pela sua confiança irrestrita no Senhor. Ele não se deixou esmorecer mesmo diante de pensar que seria fatalmente morto por sua doença. ‘Não tenho mais esperança, pois Deus me matará; mas assim mesmo defenderei a minha causa diante dele’. (Jó 13.15).
Já o salmista Davi proclamou as vitórias que o Senhor lhe proporcionou após lutar por sua vida. ‘O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro’. (Salmo 18.2). Qual é a nossa reação diante das aflições que nos visitam?

Léo Lima

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

HONRA E GLÓRIA AO SENHOR

Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões”. (Deuteronômio 6.4-9).
Podemos respeitar e admirar outras pessoas, mas não prestar culto a elas. A nossa adoração deve ser somente para Deus. Podemos ficar deslumbrados ante a criação de Deus, porém sem adorá-la. Pois isso seria pura idolatria. Somente o Senhor Deus é digno de adoração e respeito, porque foi ele quem criou tudo que existe.
E neste ponto do texto Moisés falou ao povo aquilo que Ele deseja de cada um. ‘O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças’.
Na profecia de João está escrito: ‘Senhor nosso e nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas; por tua vontade elas foram criadas e existem’. (Apocalipse 4,11). Assim sendo, além de nos alimentarmos das escrituras sagradas necessitamos glorificar, honrar e dignificar o Senhor que é soberano nos céus e na terra.

Léo Lima

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

AÇÃO DIVINA

No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água”. (Gênesis 1.1-2).
Sempre me emociono quando leio a história da Criação. Neste trecho da Palavra podemos ver a ação divina em duas pessoas: Deus e o seu Espírito. Não me é possível duvidar da ação divina no Universo e mais diretamente na sua obra prima: o ser humano.
Jesus quando falava Ele usou a Palavra divina para dizer quem era. Na sinagoga em Nazaré abriu o livro e leu: ‘O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo’. (Lucas 4.18-19).
Durante seus ensinos Jesus respondia as indagações dos seus discípulos e afirmou que: ‘Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês’. (João 14.16-17). Temos garantida por Jesus esta promessa e sentimos que o Espírito Santo age em nós e por nós. Louvado seja o Nome do Senhor!

Léo Lima

domingo, 19 de fevereiro de 2017

INTIMIDADE

Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”. (Gênesis 1.8-10).
O ambiente em que se deu este diálogo nos lembra de um final de dia lindo em que o sol mostra suas cores exuberantes e uma brisa suave que prenuncia o frescor da noite que se aproximava. Adão e Eva ouviram a voz do Senhor procurando por eles. Na sua vida você se lembra de ter ouvido alguém perguntando onde você está?
Para alguém ter intimidade com uma pessoa é necessário conhecê-la de forma intensa, passar bom tempo com ela, saber sobre o que ela gosta, ou mesmo o que ela quer. Com Deus também acontece assim. Para termos intimidade com Ele, é preciso passarmos tempo em oração, meditando sobre a Sua Palavra e aguardando para ouvir a Sua voz.
No momento em que Deus procurava Adão Ele sabia tudo o que havia acontecido e sabia mais que o próprio Adão, sabia a reação que ele teria ante o ocorrido. Quantas vezes estamos alheios a tantas coisas que acontecem ao nosso redor e não percebemos que o Senhor está com os olhos fitos em nós. Olhar de amor e compreensão. ‘Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais’. (Jeremias 29.11).

Léo Lima

sábado, 18 de fevereiro de 2017

GRATIDÃO A DEUS

Nós te damos graças, ó Deus, nós damos graças. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito”. (Salmo 75.1).
O salmista inicia dando graças a Deus por tantas maravilhas que Deus tem feito. Paulo recomenda que não nos preocupemos com nada se orarmos com o coração cheio de gratidão. ‘Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido’. (Filipenses 4.6).
O apóstolo recomenda ainda que a alegria deve estar presente em nós com gratidão nos nossos corações, pois que estamos unidos ao Senhor Jesus. ‘Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus’. (I Tessalonicenses 5.16-18).
Que possamos orar como o salmista ao reconhecer que a gratidão a Deus deve ser um estado permanente em nossa vida. ‘Eu, porém, agradecerei a Deus a sua justiça e cantarei louvores ao Senhor, o Deus Altíssimo’. (Salmo 7.17). Meu desejo é estar em oração de louvor e adoração a Deus.

Léo Lima

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

MEU CANTO

Neste dia desejo compartilhar uma poesia que o meu pai escreveu. Ela versa sobre o perdão. Que saibamos amar de tal maneira que possamos perdoar. O meu pai usava o pseudônimo de Amil Edram. Que possamos refletir na alegria que o perdão proporciona. Léo Lima

Eu não quero pecar
                                                
Eu não quero pecar, meu Senhor,
Que o pecado, seja lá qual for,
Só tristeza e remorso produz.
Eu não quero pecar, ó meu Cristo,
Porque pra me livrar disto
Desta a vida em maldita cruz.

Eu não quero pecar, que o pecado,
É engano, é maldade e transgressão.
Tendo embora teu magno perdão,
Considero-me sempre culpado.

Eu não quero pecar. Se porém
Transgredir eu vier, meu Jesus,
Teus preceitos, tua lei, teus ensinos,
Ilumina-me com a tua luz!

Não me deixes vencido, eu te imploro!
Purifica-me e faze-me santo
Pra ser útil na Causa. Eu te adoro
E bendigo-te neste meu canto!
 Amil Edram

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ADORANDO

Eu te peço que me deixes viver no teu Templo toda a minha vida, para ficar protegido debaixo das tuas asas. Ó Deus, tu ouviste as minhas promessas e me deste as bênçãos que pertencem aos que te temem”. (Salmo 61.4-5).
Sempre pedimos alguma coisa a Deus. Desta feita o salmista Davi pede uma coisa que poucos pediriam. Este pedido pode dizer algo como ‘viver no teu Templo toda a minha vida’ literalmente estar no templo adorando ao Senhor enquanto ele vivesse. Vale lembrar que a adoração naquele tempo deveria ser no templo onde havia os sacrifícios para remissão dos pecados.
Também podemos entender que ele desejava morar junto ao Senhor por toda a eternidade que também mostra o desejo de adoração constante. Este deve ser um desejo nosso. Desde que temos Jesus como nosso salvador temos o Espírito Santo morando em nós, logo devemos adorar a Deus constantemente.
Assim se nosso corpo é templo do Espírito Santo já desfrutamos da alegria de adorar a Deus onde quer que estejamos. Deus está atento aos desejos do nosso coração desde que eles sejam para glorificar ao Senhor. Que as palavras da nossa boca sejam de louvor a Deus.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...