terça-feira, 30 de junho de 2015

PRATICANDO A PALAVRA



Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras – pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; pessoas desonestas, em quem não se pode confiar”. (Provérbios 2.9-15).
O sábio dá orientações de como devemos fazer para fugirmos das companhias que não acrescentam coisas boas na nossa vida. Seguir praticando coisas que eles praticam vai somente nos afastar dos caminhos do Senhor. Devemos saber em quem podemos depositar nossa confiança. Para isto é preciso seguir as sugestões que a Bíblia nos oferece.
Uma das propostas que temos é que devemos entender o que é justo e honesto, para assim sabermos o que devemos fazer e isto exige uma condição, ouvir. A palavra de Deus deve ser ouvida por nós mesmo que estejamos lendo-a em silêncio. Ouvir neste caso quer dizer assimilar, compreender e o que é principal, praticá-la.
Portanto, o convite hoje é para que nós pratiquemos a palavra e não sejamos somente ouvintes passivos. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

segunda-feira, 29 de junho de 2015

SABEDORIA E ENTENDIMENTO



Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem”. (Provérbios 2.1-8).
Eis um chamamento que o sábio faz a todo aquele que deseja obter sabedoria e entendimento. Temos à nossa disposição muitos livros que nos instruem e nos orientam a viver bem. Todavia, nenhum existe mais completo que a Palavra de Deus.
Ela nos ensina como viver uma vida tranquila e com a paz que vem do Senhor. A sugestão do escritor é de que devemos procurar sabedoria e entendimento como se fosse um tesouro escondido. E isto é uma verdade. Ser sábio é ser rico, pois a pessoa sábia busca entender o seu semelhante nas mais diversas situações.
Já sabemos que quem dá a sabedoria ao ser humano é o Senhor. Ele também dá ajuda e proteção aos que O buscam e procuram viver uma vida honesta. ‘Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem’.
Léo Lima

domingo, 28 de junho de 2015

QUEM PROCURA ENCONTRA



Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim: – Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês. Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições. Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão. Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o Senhor. Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada”. (Provérbios 1.20-33).
Hoje vou deixar que somente o texto bíblico fale aos nossos corações. Ele nos convida para uma busca de um viver sábio na presença divina. O texto todo é um aviso de como devemos proceder e também como é necessário que busquemos ter um viver sábio. Vale refletir.
Léo Lima

sábado, 27 de junho de 2015

INFLUÊNCIA



Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos! Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar. Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando. No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão. O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.” (Provérbios 1.10-19).
O texto que temos para reflexão orienta os jovens sobre as companhias que eles escolhem. Ficar arquitetando coisas ruins para fazer com o próximo é maldade que o Senhor rejeita. No salmo primeiro o salmista fala da felicidade que tem todo aquele que não anda com este tipo de pessoas, mas sim é feliz o que se alegra com a Palavra de Deus.
A recomendação deste texto é clara: ‘Fique longe deles’. Jesus disse que tudo o que o homem semear ele vai colher. Portanto, a recomendação é se afastar deste tipo de pessoas, se não é possível influenciar o outro com práticas saudáveis, não permitamos que nos influenciem para fazer o mal.
Os provérbios nos ensinam como viver de forma a agradar a Deus. Que possamos cultivar estas palavras e praticá-las no nosso dia a dia.
Léo Lima

sexta-feira, 26 de junho de 2015

SABEDORIA



Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência”. (Provérbios 1.7-9).
O Senhor diz que a primeira coisa a fazer para se ter sabedoria é - TEMER A DEUS -. Temer não o medo que sentimos de algo que nos assusta ou mesmo uma doença que pode nos afligir, mas o temor que leva ao respeito solene. Temer a Deus ao ponto de adorá-lo em todo momento da nossa vida.
Sim, é esta a forma de se ter sabedoria. E o que é sabedoria? ‘justo conhecimento das verdades’ e o resultado entre outras coisas é a pessoa ter também temperança, reflexão, sensatez.
Buscar na fonte original a sabedoria é ser inteligente. O Senhor dá sabedoria a quem busca: ‘E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.’ Tiago 1:5-6.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...