"Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move." (Salmos 69.34).
Diariamente precisamos sentir o perdão e o amor de Deus. Davi sempre procurava refúgio nos braços amorosos do Senhor. Ele convida a todos que, mesmo em aflição, busquem louvar a Deus. Davi mostra-se sensível e até emocionado por viver o perdão do Senhor.
Quantas vezes deixamos o tempo passar sem perceber a necessidade que temos em louvar o nosso Deus. Prosseguimos fazendo tudo sempre correndo e, muitas vezes, nos esquecemos de pararmos para meditar e refletir no imensurável amor de Deus que está diante de nós e em nós em cada passo que damos. A arte de saber parar é uma busca necessária. "Vivi às pressas toda a minha vida" exclamou alguém que nem percebeu a vida passar por ela. A falta de tempo para refletirmos no que temos feito e no que deixamos de fazer precisa ser melhor administrada por nós.
Mas quão preciosos são os momentos vividos ante o altar do Senhor! É preciso parar, diminuir o rítmo das nossas atividades para cultuar e ouvir Deus falando e nos mostrando como é bom cantar louvores a Ele. O convite é para que "os céus e a terra, louvem ao Senhor também os mares e tudo quanto neles se move." Um outro Salmo diz: "Tudo que tem fôlego, louve ao Senhor." (150.6). Os passarinhos antes do alvorecer começam a louvar o Criador com trinados de alegria. É justamente este o estado que precisamos estar para vivermos melhor. É preciso realizar as atividades necessárias, mas antes de tudo é preciso manter uma íntima comunhão com o Pai, comunhão de gratidão e louvor.
Você sabe louvar a Deus? Para que você consiga dirigir louvores ao Senhor é preciso que Ele more em seu coração em sua vida. Jesus Cristo prometeu: "Na casa do meu Pai tem muitas moradas, vou preparar-lhes lugar." (João 14.2). Quando sua casa -coração- estiver preparada para Jesus, isto ocorre quando você entrega sua vida a Ele, então você saberá louvar a Deus com alegria.
Viva este tempo de Louvor!
Léo Lima
ResponderExcluirMinistro de música
1. Toda pessoa tem o sagrado direito de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir-se muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.
2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.
3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, com inteligência, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.
4. Culto não é show.
5. Não existe hino ou música velhos.
6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18
7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente. Se for um hino próprio para a ocasião, baixinho, tudo bem, mas notas soltas...nem pensar.
8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.
9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, dedicação, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.
10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.
“E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.
Ivone Boechat
Ótima definição do louvor. Deus abençoe sua vida.
Excluir