segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

CUIDADO!

Palavras de Jesus aos seus discípulos repercute pelos séculos. Louvado seja o Senhor! Léo Lima

“Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular: – Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar? Jesus respondeu: – Tomem cuidado para que ninguém engane vocês.  Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas. Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim. Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra. Essas coisas serão como as primeiras dores de parto. – Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; mas quem ficar firme até o fim será salvo. E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim”. (Mateus 24.4-13).

domingo, 30 de janeiro de 2022

CREIA SOMENTE!

Então Jesus afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você crê nisso”? (João 11.25).

Como é bom recordarmo-nos de mais esta promessa de Jesus! ‘Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá’. Esta promessa é muito clara. É específica. Basta crer em Cristo para se ter a vida eterna. Vida além da morte.

O que Jesus quer dizer com estar morto? Cremos que é a pessoa é morta nos pecados, e a partir do momento que estes pecados são perdoados por Jesus a vida dela se restaura para sempre. Se formos ler tudo sobre a ressurreição de Lázaro, o amigo de Jesus, que é a primeira parte deste capítulo de João, veremos que Jesus não só fez o milagre da ressurreição nele, mas nos ensinou que para termos a vida eterna é preciso ouvir e seguir a Jesus. Ir ao encontro de Jesus, mas acima de tudo, é crer que ele, Jesus Cristo, é a ressurreição e a vida como Ele mesmo falou. Jesus promete e cumpre.

É possível afirmar a partir do que sentimos quando entregamos nossa vida a Jesus que Ele nos salva. O que passamos a viver é algo muito difícil de ser explicado com palavras. Transcende a tudo que possamos falar. Logo que ocorre a nossa entrega a Jesus, toda ansiedade, angústia, tristeza, perturbação que sentimos se transforma em bonança, em paz, em tranquilidade, pois Jesus toma todos estes sentimentos e nos ajuda. A nossa vida passa a ser outra.

O peso do pecado foi retirado e o vazio antes existente é preenchido pelo Espírito Santo de Deus. Passamos a crer na vida eterna. Vida eterna com Deus. A morte física não nos atemoriza. E você, já crê que Jesus é a ressurreição e a vida? Creia, Ele pode lhe dar a vida eterna. Releia o texto acima. São palavras de Jesus É simples. Crê somente.

Léo Lima


sábado, 29 de janeiro de 2022

ATENÇÃO!

Aprendei, pois a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão”(Marcos 13.28).

Jesus Cristo faz uma linda comparação quanto à sua volta a este mundo. E dentro da sua exortação Ele diz para os crentes estarem atentos aos acontecimentos que precederiam o grande dia do Senhor. Assim como, cada mudança das estações do ano.

É preciso que estejamos atentos e que nos recordemos que o Senhor virá novamente, sem, entretanto, ficarmos temerosos de que o dia será este ou aquele, Jesus mesmo disse: ‘Daquele dia e hora, somente o Pai o sabe’.

Jesus pode voltar hoje para qualquer um de nós. Por isso não devemos nos preocupar, mas é preciso que nossa vida esteja pronta para nos encontrarmos com o Senhor, e que dia maravilhoso será!  ‘Jesus disse ainda: – Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar’. (28,29).

Você já pensou que desde que o homem pecou Deus prometeu o libertador que se cumpriu em Jesus Cristo? Agora Ele mostra o tempo em que se dará a volta do Filho de Deus. Prepare-se. Volte-se para o Pai agora mesmo através de Jesus Cristo. Creia no amor eterno de Deus por você e una-se a Ele agora.

Léo Lima

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

PAI NOSSO!

Portanto, orem assim: - Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém! - Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.” (Mateus 6.9-15).

Jesus falou à multidão ansiosa por ouvi-lo no monte. Ele ensinou como falar com Deus conforme a oração do ‘Pai Nosso’. Sobre o perdão que devemos perdoar para sermos perdoados.

Também mencionou o valor dos bens materiais que somente atendem a algumas necessidades, mas todos terão um fim. ‘Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês’(Mateus 6.19-21).

Ainda ensinou que se estivermos Nele teremos a sua luz. Vale lembrar que o brilho que mostrarmos é o reflexo do que está em nosso ser. ‘Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!’ (Mateus 5.22-23).

Léo Lima

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

LUZ QUE É VIDA!

“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. (João 1.4-5).

João confirma que o Senhor fazia sua luz e pediu que a luz pudesse permanecer com ele. ‘Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas’. (João 18.28).

Jesus veio até nós para trazer luz a um mundo que era reprimido pelas trevas. Ele é o modelo perfeito para quem quer viver de acordo com a vontade de Deus. Além disso, Jesus afirmou que os filhos de Deus são a luz deste mundo, e devem ser agentes de restauração dos que estão submersos na escuridão e sem esperança.

O evangelista Mateus mencionou que as trevas habitavam nos homens, mas a luz resplandeceu e iluminou-os através de Jesus. ‘O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!’. (Mateus 4.16).

Jesus afirma ser a luz do mundo. E afirma que todo aquele que O segue não viverá em trevas, mas a luz da vida vai brilhar em seu ser. ‘De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida’. (João 8.12). Sejamos, pois a luz que emana do Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

SEGUIR A JESUS!

Estas palavras de Jesus nos fazem ver, em parte, o que teremos de bom se O seguirmos e obedecermos. Posso afirmar que vale a pena seguir a Jesus. É um prazer contínuo.

Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. – Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará. – Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. – Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. – Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. – Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus. – Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos. – Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas”.

Léo Lima

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

O SÁBIO E JESUS

“A pessoa sábia está sempre ansiosa e pronta para aprender. Você quer falar com alguém importante? Leve um presente, e será fácil. Aquele que é o primeiro a fazer a sua defesa parece ter razão, mas só até que a outra pessoa comece a lhe fazer perguntas. Quando os poderosos se enfrentam no tribunal, tirar a sorte com os dados sagrados pode resolver a questão”. (Provérbios 18.15-18).

Os provérbios ensinam qual a forma de boa comunicação e como agir em determinadas situações. Nesta porção é possível constatar o que fazer para visitar alguém importante ‘Você quer falar com alguém importante? Leve um presente, e será fácil’. Assim sua presença seja marcada por um regalo e logo ela será bem recebida.

Já quem inicia uma defesa de si próprio quando questionado pode se perder. Um julgamento pode prejudicar uma pessoa inocente, assim como pode libertar uma pessoa culpada. Mas isso não diminui o valor de um tribunal.

Jesus disse que: ‘Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados’. (Lucas 6,37). Com estas palavras Jesus adverte a que não façamos julgamentos inapropriados. Pois, quando algo acontece imediatamente nossos pensamentos já sentenciam de quem pode ser a culpa daquele incidente. Ele disse também: ‘Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão e não reparas na trave que está na tua própria vista?’. (Lucas 6,41).

Léo Lima


segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

O SALMISTA E JESUS

Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares – que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?” (Salmo 8.3-4).

O salmista pergunta ao Senhor qual a causa porque Ele se preocupa com as pessoas. Como é bom sabermos que não estamos aqui por acaso, ou que nós somos somente este corpo que é pó. Deus em seu infinito amor cuida de todos aqueles que Ele ama. E Ele ama a todos, indistintamente.

Jesus fala do nosso limite em que não podemos por nós mesmos adicionarmos tempo à nossa vida. ‘Qual de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso? Portanto, se vocês não podem conseguir uma coisa assim tão pequena, por que se preocupam com as outras?’ (Lucas 12.25-26).

De novo o poeta lembra que o Senhor não abandona os seus. Deus sempre provê o necessário àqueles que O amam. ‘Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi os seus filhos mendigando comida’. (Salmo 37.25).

Eis a promessa de Jesus: ‘Então Jesus disse aos seus discípulos: – É por isso que eu digo a vocês: não se preocupem com a comida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Pois a vida é mais importante do que a comida, e o corpo é mais importante do que as roupas. Vejam os corvos: não semeiam, não colhem, não têm despensas nem depósitos, mas Deus dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?’ (Lucas 12.22-24).

Nossas vidas estão nas mãos de Deus e ele está atento cuidando de nós em todo tempo. Ele não nos deixa nem nos abandona na necessidade. Como é reconfortante sabermos que não estamos sozinhos em nenhuma situação.

Léo Lima

domingo, 23 de janeiro de 2022

MAIOR RIQUEZA!

E não haja de receber muito mais neste mundo e na idade vindoura a vida eterna”. (Lucas 18.30).

 

Quem ainda não sonhou, mesmo que rapidamente, possuir uma vida diferente, ou mesmo, indagar-se o que faria se fosse rico? Acreditamos que isso se passa com toda criatura que sonha, que deseja progredir. Somente quem nasceu em berço "dourado" não pode avaliar o que é ter necessidade.

O jovem de qualidade, que foi mencionado por Jesus em Lucas 18, chegou a Jesus e disse: ‘Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?’ (v. 18), e Jesus disse-lhe: ‘Vai, vende tudo que tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem e segue-me.’ (v. 22). Para aquele jovem, esta ordem de Jesus foi um grande sacrifício, a olhos humanos, e ele ficou triste. A causa, separação dos bens aqui na terra. Era pedir muito para se obter a vida eterna. Muitos pensam somente nesta vida. Dar tudo, ficar sem nada... era demais. Era um preço altíssimo. Ainda hoje vemos pessoas que possuem grandes fortunas deixando este mundo sem que os bens materiais pudessem prolongar-lhes a vida.

Entretanto, o jovem não podia avaliar que a paz que inunda o coração daquele que desfruta a certeza da vida eterna, é algo que a nada se pode comparar! Ele não podia supor que o que Jesus oferecia era muito melhor do que ele poderia imaginar! Como sua visão era pequena!

Aqueles que seguem a Jesus, sem olhar para trás, sem pensar em seus bens, estes já desfrutam do que o texto acima diz: ‘E não haja de receber muito mais neste mundo e na vindoura a vida eterna.’ (Lucas 18.30). É esta a maior riqueza que se pode desejar. A vida eterna com Cristo.

Léo Lima

sábado, 22 de janeiro de 2022

PRIVILÉGIO

E aconteceu que dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lucas 11.27-28).

A grande glória do homem se resume em que ele seja filho de Deus por Jesus Cristo e assim tem garantida a vida eterna com Deus. Maria, que teve o privilégio de ser a mãe de Jesus e compartilhar de sua humanidade, foi o último elo da árvore genealógica de Jesus (o Messias) segundo a carne. (Mateus 1.16).

Ela teve o privilégio de compartilhar da sua humanidade na anunciação pelo anjo Gabriel (Lucas 1.26-35) e entregou-se à vontade de Deus (Lucas 1.38). Jovem que foi encorajada e louvada por Isabel que viria a ser a mãe de João Batista. (Lucas 1.45)Maria cresceu em fé e submissão a Deus (Lucas 1.46-55)Torna-se, enfim, o instrumento de Deus para trazer Seu Filho ao mundo. (Lucas 2.4-7). 

Maria sabia, também, que a glória dessa maternidade não lhe pouparia a dor do sofrimento (Lucas 2.34-35). E ela percebe na aparente rebelião do seu Filho, o cumprimento das promessas que lhe foram feitas (Lucas 2.43-51). Mas, tranquila ela confiou no Poder de Deus em Jesus. (João 2.3-5). Guardava todas as coisas em seu íntimo, cada passo de Jesus, ela silenciava bem no fundo do seu coração. E, finalmente, presenciou e sofreu a tragédia da cruz. (João 19.25).

Mas, no texto acima, Jesus em resposta ao que uma mulher falou disse que a maior glória era o privilégio incomparável de atender à Sua mensagem salvadora. A maior glória, segundo Jesus, é a de fazer a vontade de Deus, o Pai celestial. E acima de tudo, a maior glória é desfrutar a bênção de participar do seu Corpo espiritual. Então, a maior glória é fazer parte da família de Deus junto com outros salvos por Jesus Cristo, ser integrante do reino de Deus.

Léo Lima


sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

QUEM NÃO É COMIGO É CONTRA MIM!

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”(Mateus 12.30). 

Parei na contramão. Esta expressão tornou-se um refrão de uma música bastante conhecida. Uma vez na vida estacionei o carro na contramão. E como é ruim a sensação quando a gente descobre que estava errada. Conhecia pouco a cidade...

Mas ao pensar na palavra contramão, queremos separá-la em duas outras palavras muito importantes para nós.  CONTRA. Ser contra qualquer coisa muitas vezes é a meta de alguns indivíduos. Para estas pessoas não importa o que é. Se a ideia não partiu delas já é motivo para discordância. Uma pessoa sempre pronta a contra-atacar. Ela se coloca sempre em posição de ataque. Jesus se referiu a algumas pessoas segundo suas palavras: ‘Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha’(Mateus 12.30). É bem isso que acontece com aqueles que procuram sempre ser do contra.

Entretanto, quando nos referimos à outra palavra que foi desdobrada encontramos um membro do nosso corpo de vital utilidade a MÃO. Bem, para começar sem a minha mão possivelmente não estaria redigindo este texto. A mão nos ajuda nas mais variadas atividades. Ela é um dos órgãos do sentido. O tato. É com ela que damos e recebemos carinho. É com ela que manifestamos nosso bem querer ao prepararmos tantas coisas saborosas para os nossos queridos. É com ela que, às vezes, com o coração doído, acenamos num adeus. É com ela que aplaudimos pessoas que nos encantam.

São ainda as mãos que nos oferecem sons que nos levam a sonhar. De novo Jesus se expressou sobre as mãos conforme disse: ‘E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno’(Mateus 5.30). Que nossas mãos não sejam contra as coisas que fazem bem a todos. Não fiquemos na contramão da vida, mas andemos em AMOR.

Léo Lima

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

PERSEGUIÇÃO

Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas”. (Mateus 5.10).

A Palavra de Deus mostra que quem ama Jesus sofrerá perseguição por causa de sua fé. Entretanto, quem procura ter um viver santo causa desconforto em outras pessoas. Algumas pessoas serão contra nós e até lutar contra nós. Mas em Jesus podemos superar toda a perseguição!

Jesus mesmo disse sobre a perseguição: ‘Lembrem do que eu disse: -O empregado não é mais importante do que o patrão. Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês’. (Mateus 15.20).

Paulo fala das nossas reações e de como elas são humanas, mas mostra como a pessoa que procura viver uma vida justa vive de vitória em vitória. ‘Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos’. (II Coríntios 4.8-9).

Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal’. (Mateus 5.44-45). Neste texto Jesus mostra que o amor divino é por todos e para todos. Somente o amor pode vencer os desafios que enfrentamos.

Léo Lima

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

OPÇÃO

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10.38).

Seguir a Jesus é uma opção. Ele não obriga ninguém a fazê-lo. Entretanto, o desejo do Senhor é que todos escolham viver a Vida plena que Ele oferece. Jesus disse que: ‘– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso’. (Mateus 11.28-29).

Quando pensamos em cruz logo vem o sentimento de alguma coisa que pesa. Jesus não disse que não teríamos uma cruz para carregar. Vivemos desafios impostos pela vida que muitas vezes tiram as nossas forças. Os problemas que temos que enfrentar fazem com que nossas forças enfraqueçam e logo pensamos em deixar de lado nossos esforços.

 Mas a promessa de Jesus é que se estamos com Ele não sentiremos o peso dos problemas em nós. Ele prometeu: ‘– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso’. (Mateus 11.28-29). Jesus deseja estar com você e em você. 

Léo Lima 

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

DÚVIDAS?

“Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram”. (João 20.27-29).

Quando nos deparamos com alguma cena maravilhosa ou algo anormal, geralmente nossos olhos estagnam-se, nosso coração acelera. Assim aconteceu no texto acima, sabemos a história, e diante dela podemos ver a incredulidade de Tomé. Este homem que havia sido escolhido para ser um dos doze discípulos de Jesus Cristo, escolhido pelo próprio Senhor, eleito por Jesus, agora descria que era realmente Ele, o Mestre, que estava entre eles ressurreto.

Tomé afirmara anteriormente: ‘só se eu tocar em suas mãos e sentir as cicatrizes’. Agora, diante de Jesus, Ele que conhece muito bem os seus, disse a Tomé: ‘Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos’ estático Tomé balbuciou com espanto: ‘Senhor meu, e Deus meu’! A expressão aqui vai além do Mestre que ele conheceu, do Cristo amigo; suas palavras vão além da mera identificação de Jesus homem! É o reconhecimento da divindade de Cristo! É a fé pelo olhar, tocar, sentir! Naquele momento, Jesus disse e continua a dizer: ‘Bem-aventurados os que não viram e creram’.

Entretanto, mais felizes são realmente os que creem, pois que, ‘pela graça sois salvos por meio da fé e isto não vem de vós é dom de Deus’. Que em nosso viver possamos contemplar a grandiosa dádiva da fé, e que ao contemplarmos o Senhor possamos exclamar: ‘Senhor meu, e Deus meu’!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...