sábado, 30 de outubro de 2021

RECOMENDAÇÕES

Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco”. (Eclesiastes 11.9-10).

O sábio aconselha aos jovens que é preciso viver bem cada momento. Desfrutar de tudo que lhe chegar às mãos. Já Paulo diz ao jovem Timóteo que ele precisa ser um exemplo. ‘Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza’. (I Timóteo 4.12).

E é nesta porção da Palavra de Deus que o salmista ressaltou como deve ser a vida de um jovem: ‘Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos. Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Eu te louvo, ó Senhor Deus! Ensina-me as tuas leis. Costumo repetir em voz alta todas as ordens que tens dado. Fico mais alegre em seguir os teus mandamentos do que em ser muito rico’. (Salmo 119.9-14).

Estas recomendações servem a todos nós, não somente aos jovens. Que possamos refletir na nossa vida e fazer dela um exemplo a todos que nos cercam, ‘pois a mocidade dura pouco’. A vida é ‘Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece’. (Tiago 4.14).

Léo Lima

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

CORAÇÃO ATENTO

Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem. Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca. Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de terem visto o que eu fiz”. (Salmo 95.1-9).

Aclamar ao Senhor é o convite deste dia! O Senhor deve ser adorado por cada um que O conhece. O salmista glorifica a Deus e mostra que um coração dócil procura estar na presença do Senhor.

O salmo recorda quando Deus foi colocado à prova por seu povo e Ele não se agradou nada disso. Ouvir a voz de Deus deve ser a primeira coisa que buscamos no nosso dia em que o Senhor já agiu. Venham e vejam as maravilhas criadas por Deus. Louvemos e adoremos o seu Nome santo. Adoremos ao Senhor com nossa alma e busquemos a sua vontade. ‘Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração’.

Léo Lima

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

SENHOR JUSTO!

Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos. Os teus testemunhos, que ordenaste, são retos e muito fiéis. O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra. A tua palavra é muito pura; por isso, o teu servo a ama. Pequeno sou e desprezado, mas não me esqueço dos teus mandamentos. A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Aperto e angústia se apoderam de mim; não obstante, os teus mandamentos são o meu prazer. A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei”. (Salmo 119.137-144).

Maravilhoso Deus! A justiça a ti pertence. O meu cuidado com a tua palavra me mortifica, porque muitos daqueles que conheço se esqueceram da tua lei. Ela é pura, mais pura do que podemos imaginar na nossa limitação e convivência com o pecado. Este é mais um dos motivos porque a amo. Esta pureza que adentra meu ser.

Sei que somos pequenos e tantas vezes ignorada por muitos, entretanto não posso e não quero me esquecer dos teus mandamentos. Eterna é a tua justiça e a tua lei é o que de mais precioso temos. Ela é verdadeira.

Muitas vezes sentimo-nos cercados pela angústia que nos visita e junto vem um aperto no peito, mas ainda assim, nosso deleite está na tua palavra. Precisamos de inteligência para compreender toda a justiça que compõe a tua palavra. Só assim viveremos a paz que vem de ti!

Léo Lima

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

EM NOME DE JESUS!

“Somente a ti, ó Senhor Deus, a ti somente, e não a nós, seja dada a glória por causa do teu amor e da tua fidelidade. Por que é que as outras nações nos perguntam: - Onde está o Deus de vocês? Nós respondemos: - O nosso Deus está no céu; ele faz tudo o que quer. Os deuses das outras nações são de prata e de ouro, são feitos por seres humanos. Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram. Têm mãos, mas não podem pegar; têm pés, mas não andam; e da garganta deles não sai nenhum som. Que fiquem iguais a esses ídolos aqueles que os fazem e os que confiam neles! Ó israelitas, confiem em Deus, o Senhor! Ele é a ajuda e o escudo de vocês. Sacerdotes de Deus, confiem no Senhor! Ele é a ajuda e o escudo de vocês. Confiem no Senhor, todos os que o temem! Ele é a ajuda e o escudo de vocês”. (Salmo 115.1-11).

A orientação deste salmo é que devemos adorar somente a Deus. Somente o Senhor é digno de toda adoração por parte das pessoas que Ele mesmo criou. Quando pensamos no amor divino e sua fidelidade logo nos lembramos de que devemos adorar ao Senhor em todo o tempo.

O salmista faz menção de que ídolos não se comunicam com as pessoas. As imagens feitas por mãos humanas não têm poder de fazer nada. ‘Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram. Têm mãos, mas não podem pegar; têm pés, mas não andam; e da garganta deles não sai nenhum som’. (vv. 5-7). Como é triste quando nos lembramos de que a idolatria faz parte da vida de muitas pessoas. Pedir somente ao Senhor em Seu Nome foi o que Jesus mandou.

A confiança que devemos ter no Senhor deve ser irrestrita e sincera. Podemos e devemos esperar somente nele que está sempre atento às nossas necessidades. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 26 de outubro de 2021

COMPAIXÃO

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou”(Efésios 2.4).

A continuação do texto inicial nos mostra que mais que tudo Deus nos oferece desta misericórdia e a vida eterna: ‘que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial’. (Efésios 2.5-6).

O dicionário diz que misericórdia é: ‘sentimento doloroso causado pela miséria de outrem; compaixão; perdão. Portanto, temos um Deus rico em compaixão e perdão. Deus, o Pai, sente tudo isso por seu imensurável amor para conosco. Qualquer que seja a rebeldia do homem, Ele está pronto a perdoar. O que Deus não tolera é a idolatria e não perdoa a ofensa ao Seu Espírito Santo.

O profeta Jeremias disse: ‘As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim’(Lamentações 3.22). Deus tem misericórdia da sua vida e oferece Suas misericórdias e amor.

Léo Lima

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

INSPIRAÇÃO

A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade”. (Salmo 19.7-9).

O amor é a mensagem central da Bíblia. Quem ama ao Senhor Deus quer agradá-lo e obedecer aos seus preceitos. Jesus é o nosso grande educador e nos ajuda a aprender a verdade de Deus. Como é bom quando tiramos algum tempo do nosso dia para meditar nos ensinamentos divinos.

O apóstolo Paulo nos instrui que na Escritura sagrada está tudo que precisamos para termos esperança, paciência e coragem para vivenciarmos uma vida feliz e plena na presença do Senhor. ‘Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão’. (Romanos 15.4).

Em outra afirmação de Paulo a Timóteo é que a Palavra de Deus é inspirada por Ele mesmo e ela é favorável para que vivamos a vida que agrada ao Senhor. ‘Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações’. (II Timóteo 3.16-17). Portanto, devemos nos alimentar dos ensinamentos que a Palavra de Deus nos dá.

Léo Lima

domingo, 24 de outubro de 2021

SÓ AMOR

“Todas as tuas palavras são verdadeiras; os teus mandamentos são justos e duram para sempre”. (Salmo 119.160).

‘Três âncoras deixou Deus ao homem: o amor da pátria, o amor da liberdade, o amor da verdade. Cara nos é a pátria, a liberdade mais cara; mas a verdade, mais cara que tudo. Damos a vida pela pátria. Deixamos a pátria pela liberdade. Mas pátria e liberdade renunciamos pela verdade. Porque este é o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu, e vai à eternidade’. ‘Rui Barbosa’. 

Depois destas palavras sábias e diante de mais uma primavera como agradecer a Deus que é AMOR e nos ama? O Senhor que é o ‘Amor Verdade’ que nos dá vida ele que criou todas as coisas maravilhosas com as quais podemos nos deleitar; desde quando uma simples semente que vemos desenvolver verde e produzir, podemos contemplar, sentir e viver diante das lindas flores que desabrocham e usufruir da sobra aconchegante ou mesmo saborear um fruto.

Somente o Senhor com tanto amor nos proporciona tanta coisa boa! Foi o Amor Verdade que me deu condições para escrever e compartilhar muitos dos meus sentimentos, angústias, e este imenso amor, mui puro, que mora no meu ser! Louvado seja o SENHOR! Obrigada PAI!

Léo Lima

sábado, 23 de outubro de 2021

PALAVRAS DE VIDA

“– Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas”. (Mateus 5.17-18).

Quem ama a Deus deseja agradá-lo e obedecer a suas doutrinas. Jesus é nosso grande mestre e nos ajuda a aprender a verdade de Deus. Ele nos diz que tudo que a Bíblia contém é verdadeiro e é para sempre.

O apóstolo Paulo disse a seu aluno Timóteo que a Bíblia é a Palavra de Deus. ‘Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações’. (II Timóteo 3.16-17).

O mesmo Paulo confirma aos cristãos de Roma que a Bíblia ensina, e instrui a que tenhamos paciência, pois ela nos dá coragem.  ‘Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão’. (Romanos 15.4).

Conhecer a Palavra de Deus é o que Jesus sugere e afirma que o que Ele ensina vem do próprio Deus. ‘Jesus disse: – O que eu ensino não vem de mim, mas vem de Deus, que me enviou. Quem quiser fazer a vontade de Deus saberá se o meu ensino vem de Deus ou se falo em meu próprio nome’. (João 7.16-17). Como é bom nos alimentarmos das PALAVRAS de VIDA.

Léo Lima

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

SEREI CONTIGO

“Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra.” (Salmos 71.20.).

Alguns afirmam o seguinte: ‘Viva o dia de hoje como se fosso o último’. Se ao acordarmos pensássemos que este seria o último dia de nossas vidas, de que forma o viveríamos? Será que faríamos as mesmas coisas que fazemos todos os dias ou começaríamos de novo um dia de novas atitudes, novos atos e usaríamos palavras que fariam felizes as pessoas que nos cercam? Como seria este nosso último dia?

Se você se deparar com a necessidade de começar de novo, como se antes nada houvesse, que tal você se vestir de coragem como a que Abraão teve ao subir o monte para sacrificar seu único filho, como Deus lhe ordenara. (Gênesis 22). Mas foi a fé que habitava em seu coração que consolidou sua coragem que viu premiada por Deus.

Que possamos nos vestir de determinação como Noé que creu nas Palavras de Deus e mesmo chamado de louco, construiu a arca, que veio a ser o instrumento de salvação dos que creram.  

Deus está pronto a fazer com você como fez com Josué: ‘Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo’. (Josué 3.7). Este ‘serei contigo’ continua repercutindo até os dias de hoje e pode ser para mim você também. 

Léo Lima

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CONSCIÊNCIA

Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;” (I Pedro 1.14).

Eis a razão para que os cristãos façam a diferença em seu meio, visto que antes eras ignorantes quanto às coisas de Deus e depois de redimida por Cristo a pessoa foge das inclinações naturais do seu corpo. ‘Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria’. (Colossenses 3.5).

É preciso ser luz e mostrar que existe algo muito melhor do que simples e passageiros prazeres.  O Cristão deve persuadir e não permitir ser persuadido, conforme Paulo escreveu aos crentes de Colossos: ‘Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.  Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas’. (Colossenses 2.1-4).

É na busca da sabedoria divina que se encontra a moral necessária para um viver digno na presença de Deus o nosso Pai.  E é justamente quando se prima pelos preceitos divinos que o cristão não hesitará, não terá dúvidas e, muito menos não será angustiado pela inquietação de consciência.

Léo Lima

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

SEM DÚVIDAS

Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda a criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”. (Colossenses 1.23).

O apóstolo Paulo falando sobre a excelência da pessoa e obra de Cristo, depois de vários argumentos, ele nos mostra a solução para qualquer dúvida que exista sobre Jesus Cristo. Ele nos deixa uma condição para que estejamos sempre convictos, isto é, sem dúvida nenhuma!

‘Se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes...’ eis a condição: ‘Alicerçados e firmes’ não pode existir dúvida, não é possível que aquele que está alicerçado e firme no amor de Cristo Jesus, possa continuar a duvidar, esta pessoa deve permanecer firme na fé.

Evidentemente a esperança é sempre viva. Portanto, a dúvida é morta. Após este momento decisivo é necessário que se alicercem os propósitos. É preciso que a esperança permaneça viva! É preciso que a boa nova do evangelho seja vivida realmente!

Jesus Cristo é uma realidade para todo aquele que crê. E como esta experiência é maravilhosa! Jesus Cristo é a resposta completa para todas as dúvidas que possam existir! Deixe que Ele fale ao seu coração.

Léo Lima

terça-feira, 19 de outubro de 2021

É FELIZ!

E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em mim”(Mateus 11.6).

Neste texto Jesus estava respondendo a João Batista sobre a veracidade de ser Ele o Filho de Deus, o Messias. Para João era necessário tirar qualquer dúvida, pois ele era o arauto da vinda de Cristo. Aquele que veio para anunciar que o Messias já fazia parte do povo de Deus. Este povo que sofria muito e aguardava por esta promessa. Portanto, era necessário que todos, no tempo próprio, percebessem que Jesus era realmente o Messias prometido por Deus.

E Jesus diz: ‘E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim’. Estas palavras queriam dizer que abençoado seria todo que reconhecesse Jesus como o Salvador enviado por Deus. O guia que conduziria seu povo a desfrutar do reino celeste. Para isso era necessário que não houvesse dúvidas quanto às suas realizações, o seu ministério.

Jesus não veio satisfazer algumas pessoas que desejavam ver estabelecido o maior de todos os reinos terrestres. Ele não veio para fomentar a guerra. Mas Ele veio estabelecer a paz. Paz entre os homens. Este reino se estabeleceria na paz de Deus.

Por isso as palavras de Jesus são uma lembrança de que é feliz todo aquele que vê Jesus como O enviado de Deus para constituir o reino dos céus. É feliz, como Jesus mesmo disse todo aquele que vê nele o libertador dos aflitos. Vê que Ele destruiu os grilhões da morte eterna. Sem dúvida nenhuma, é feliz todo aquele que crê em Cristo somente.

                                                                                                                  Léo Lima

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

DIFERENÇAS

Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: – De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: – Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: – Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou. Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso”. (João 7.40-43).

Jesus estava sempre atento a tudo o que acontecia ao seu redor. Desta feita as conversas se referiam à sua pessoa e muitos pensamentos divergentes sobre o Senhor. As diferentes opiniões provocaram uma divisão entre o povo.

A dúvida faz parte da vida do ser humano. Muitas vezes a dúvida causa temor e pode nos neutralizar. Por isso, o equívoco é um inimigo que nos impede de existir com o que Deus tem para nós. É por essa razão que a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, porque precisamos crer e não duvidar de que Ele é poderoso e leal. ‘Mas ele disse: – Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês?’ (Lucas 24.38).

Muitas dúvidas pairam entre as pessoas sobre quem é Jesus e o que Ele veio fazer. As divisões, muitas vezes acontecem porque os pensamentos são diferentes e onde há dúvida a ansiedade se faz presente e Jesus falou sobre isso: ‘Jesus disse: – Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito’. (João 14.1-2). Portanto, a única coisa que se deve fazer é crer em Deus e no Seu único Filho.

Léo Lima

domingo, 17 de outubro de 2021

BOA NOTÍCIA!

Eu sou aquele que vive; estive morto, mas agora vivo para sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos”. (Apocalipse 1.18).

O Apocalipse mostra a eternidade de Jesus depois de cumprir seu ministério de implantação do reino de Deus. Quando ainda estava com seus discípulos ele desse-lhes:

‘– Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. 16Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês’. (João 14.15-18).

Depois de Jesus ir para os céus eles cumpriram da melhor maneira que podiam a tarefa a eles confiada pelo Mestre. Agora sem mais dúvidas eles seguiram com dinamismo e alegria proclamando a boa notícia. Por esta razão nós O conhecemos e cremos no amor salvador de Jesus Cristo.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...