quinta-feira, 30 de setembro de 2021

RESTAURAÇÃO

Dá-nos forças novamente e assim farás o teu povo ficar alegre novamente”(Salmos 85.6).

Após um dia de intensas atividades, o corpo sente-se prostrar diante  do cansaço. Eis o dia em que é preciso renovar as forças. Se as forças não chegarem nós não teremos condições de continuar mais um dia de labor. Mas o maior cansaço é quando aflições atormentam nossa vida não nos deixando em paz.

O salmista está pedindo a Deus que renove as forças do povo ante as aflições presentes. ‘Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação. Escutarei o que Deus, o Senhor, disser; porque falará da paz ao seu povo, e aos seus santos, contanto que não voltem à loucura. Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra’(Salmo 85.7-9). Esta oração já basta para aliviar qualquer cansaço. A esperança que o servo de Deus sentia mostra-nos que desde o momento em que pedimos forças a Deus, logo temos o alívio.

A fé concede ao que crê uma resposta imediata. O profeta Isaías declara que: ‘Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão’(Isaías 40.31). Esperar em Deus é aguardar sabendo que o que se pediu acontecerá, segundo a vontade de Deus. É sentir as forças sendo renovadas a cada dia.

Deus pode fazer o que para você parece impossível. Ele é o Deus dos impossíveis. Se existe algo na sua vida que nada consegue aliviar busque a Deus que pode restaurar as suas forças.

Léo Lima

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

MILAGRES

No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram: – O seu filho está vivo! Então ele perguntou a que horas o filho havia começado a melhorar. Os empregados responderam: – Ontem, à uma da tarde, a febre passou. Aí o pai lembrou que havia sido naquela mesma hora que Jesus tinha dito: ‘O seu filho vai viver’. Então ele e toda a família creram em Jesus”. (João 4.51-53).

Crer. Esta é uma decisão que muitas vezes não depende do racional. Este homem creu por vivenciar um grande milagre realizado por Jesus. Ele pode constatar ao ver seu filho vivo e curado. Ele creu e sua maneira de encarar este grande acontecimento ficou gravado para a eternidade.

Entretanto, em muitos lugares em que Jesus realizou milagres as pessoas continuaram indiferentes e Jesus disse sobre elas: ‘– Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça!’. (Mateus 11.21).

Em outras ocasiões Jesus operou maravilhas porque as pessoas buscavam um milagre. A mulher que tocou Jesus e foi curada é um exemplo. ‘Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: ‘Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada’. Jesus virou, viu a mulher e disse: – Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé. E naquele momento a mulher ficou curada’. (Mateus 9.20-22).

Portanto, milagres acontecem desde que colocamos nosso coração cheio de fé no Senhor Jesus e cremos que Ele pode, ainda hoje, atender um coração sincero. Todavia, devemos nos preparar para que a vontade do Senhor seja agradável em todas as situações.

Léo Lima

terça-feira, 28 de setembro de 2021

CORAÇÃO PURO

Quem tem o direito de subir o monte do Senhor? Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas. O Senhor Deus o abençoará, o salvará e o declarará inocente no julgamento. São assim as pessoas que adoram o Senhor, que prestam culto ao Deus de Jacó.” (Salmo 24.3=6).

Quando nos deparamos com as condições que deve viver a pessoa que tem o direito de subir para mais perto de Deus ficamos a pensar na dificuldade para isso. Em outra versão da Bíblia diz que para ficar na presença de Deus é necessário ser ‘puro’ de coração. Ser correto no agir e limpo no pensar é algo de desafiador para o ser humano. Entretanto estas condições são imprescindíveis.

Outra coisa que se deve deixar é a adoração a qualquer outra coisa ou pessoa que não o Senhor. Outra condição é a pessoa prometer algo que sabe não poderá cumprir. Depois que a prática destas coisas é que se pode prestar culto aceitável ao Senhor.

Que possamos chegar diante do Senhor em condições de adorá-lo em Espírito e em Verdade. Que nosso culto além de ser de coração puro seja, também, racional. Louvado seja o nosso Deus!

Léo Lima

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A SABEDORIA NOVAMENTE!

É melhor ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia do que os gritos de um líder numa reunião de tolos. A sabedoria vale mais do que armas de guerra, mas uma decisão errada pode estragar os melhores planos”. (Eclesiastes 9.17-18).

As recomendações de Salomão no texto acima lembram como deve ser a postura de um líder. Em provérbios a recomendação é o uso da paciência. Ela deve fazer parte da vida de todas as pessoas, mas principalmente de quem exerce a liderança. ‘Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras’. (Provérbios 16.32).

Paulo recomenda que não devemos colocar nossos interesses acima das outras pessoas. Devemos ter planos para atingir nossos objetivos e ao mesmo tempo perceber o bem maior. ‘Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos’. (Filipenses 2.3).

Quando Jesus falou sobre os inimigos ele disse que é necessário que o amor faça morada nas nossas vidas e que tudo que fizermos é necessário fazer sempre o melhor a todos. ‘Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês’. (Lucas 6.31). Portanto, se agirmos de acordo com a Palavra de Deus seremos sábios e faremos tudo de forma correta.

Léo Lima

domingo, 26 de setembro de 2021

O GRITO

Ó Senhor, eu grito pedindo a tua ajuda. Ó Deus, tu és o meu protetor, és tudo o que desejo nesta vida. Escuta o meu grito pedindo socorro, pois estou caindo no desespero. Salva-me dos meus inimigos, pois eles são fortes demais para mim. Livra-me do sofrimento, e eu te louvarei na reunião do teu povo porque tu tens sido bom para mim”. (Salmo 142.5-7).

O grito de socorro continua no coração de Davi. Ele pede ao Senhor que o livre dos seus inimigos que o perseguem e mostra que somente Deus pode livrar sua vida. Pedir a proteção do Senhor é o recurso mais utilizado pelo poeta. Deus esteve sempre presente visto que Davi era um homem segundo o Seu coração.

Se recordarmos quando em sua juventude Davi enfrentou um gigante que apavorava o seu povo e o venceu, isto em ‘o nome do Senhor’ é motivo para compreendermos esta intimidade que ele tinha com Deus.

Davi promete que ele iria louvar ao Senhor na reunião do povo de Deus, isto é adorar ao Senhor de forma a que todos vissem e compartilhassem da sua gratidão. O que estamos fazendo diante de tantas bênçãos que o Senhor tem nos dado? Louvar e adorar a Deus é o que mais agrada ao Senhor.

Léo Lima

sábado, 25 de setembro de 2021

REALIZAÇÕES

Mesmo que a minha pele seja toda comida pela doença, ainda neste corpo eu verei a Deus. Eu o verei com os meus olhos; os meus olhos o verão, e ele não será um estranho para mim. E desejo tanto que isso aconteça!” (Jó 19.26-27).

No momento de grande angústia Jó exclamou que acreditava em Deus e que Ele era justo para que pudesse declarar o que o seu coração desejava. Ele gritou bem alto que acreditava em seu Senhor e que Ele estava vivo. Ele queria ver Jesus, pois foi justificado por Ele. Paulo disse que para aqueles que amam ao Senhor os desejos do coração são direcionados pelo Senhor. ‘Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade’. (Filipenses 2.13).

Muito mais do que somente desejar é nutrir a confiança em Deus e poder afirmar conforme Paulo fez referência de que ele se sentia firme e seguro em Deus que lhe dava forças. ‘Posso todas as coisas naquele que me fortalece’. (Filipenses 4.13).

O salmista ainda afirmou que se a nossa alegria estiver alicerçada em Deus Ele, o Senhor vai nos dar o que nosso coração almeja. ‘Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja’. (Salmo 37.4). Portanto, se conseguirmos nos alegrar no Senhor os nossos desejos serão alcançados.

Léo Lima

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

REVELAÇÃO

Tudo o que se passa neste mundo já foi resolvido há muito tempo. Antes de uma pessoa nascer, já está decidido o que vai acontecer com ela. E nós sabemos que não podemos discutir com quem é mais forte do que a gente. Uma coisa é certa: quanto mais falamos, mais tolices dizemos; e não ganhamos nada com isso. De fato, como é que podemos saber o que é melhor para nós nesta vida de ilusões, vida que passa como uma sombra? Como podemos saber o que vai acontecer na terra depois da nossa morte”? (Eclesiastes 6.10-12).

Paulo nos mostra sua compreensão dos mistérios de Deus e nós devemos saber como fazer para que outros os conheçam também. ‘Essa mensagem é o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados, porém que agora ele revelou ao seu povo. O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus’. (Colossenses 1.26-27).

Aquilo que nos é oculto devemos esperar para que no grande Dia do Senhor nos seja revelado e, enquanto não acontece nossa missão é viver e anunciar a salvação que Jesus Cristo nos ofereceu através dos eu sacrifício na cruz do calvário.

Léo Lima

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

INTIMIDADE

Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras. Os homens jogam os dados sagrados para tirar a sorte, mas quem resolve mesmo é Deus, o Senhor”. (Provérbios 16.32-33).

Os dois provérbios nos chamam a atenção em situações diferentes, mas que se encontram muitas vezes. A paciência é uma virtude extremamente necessária ao bom convívio entre as pessoas. A valentia é uma atitude que nem sempre é bem recebida. O próprio texto explica que entre as duas situações é mais importante ter se controle sobre as suas emoções ‘do que conquistar cidades inteiras’.

Já quando alguém procura conhecer o que não é possível saber e busca meios como ‘tirar a sorte’ é bom que recordemos que é Deus mesmo quem resolve o que é melhor para a nossa vida. Ele tem cuidado e se preocupa conosco. Esse cuidado, como afirma a Palavra, atinge seu ápice em o Senhor saber, precisamente, quantos fios de cabelos estão sobre nossas cabeças: ‘Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais’. (Lucas 12.17).

Quando Jesus fez esta afirmação procurava mostrar o quanto podemos ter intimidade com o Pai. Portanto, precisamos estar cientes e atentos ao que Deus tem para as nossas vidas e buscarmos uma íntima comunhão com Ele.

Léo Lima

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

RELACIONAMENTO

“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno”. (Salmo 139.23-24).

Davi conclui o salmo com um pedido a que o Senhor possa analisar seu profundo sentimento e pensamentos para que Ele possa limpar qualquer coisa que venha impedir o seu puro relacionamento com Deus. Ele já havia afirmado que o Senhor conhece sua vida desde antes da sua formação. E que Ele que sonda nosso interior e vê nossas intenções é pronto para nos perdoar por qualquer falta que possamos ter cometido.

Chegar diante do trono divino e pedir para que o Senhor faça tudo que for necessário para que nossa intimidade com Ele seja real e constante, é uma atitude corajosa. Deus deseja que nossa vida seja de plena comunhão com Ele e que nossas atitudes sejam de acordo com o exemplo deixado por seu Filho Jesus.

Façamos neste dia uma maior aproximação do Pai e busquemos maior intimidade com Ele. Que nossos passos sejam guiados pelo Senhor para que nada venha impedir nosso pleno relacionamento com Ele.

Léo Lima

terça-feira, 21 de setembro de 2021

PENSAMENTOS DE PAZ

Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”. (Gênesis 1.8-10).

O ambiente em que se deu este diálogo nos lembra de um final de dia lindo em que o sol mostra suas cores exuberantes e uma brisa suave que prenuncia o frescor da noite que se aproximava. Adão e Eva ouviram a voz do Senhor procurando por eles. Na sua vida você se lembra de ter ouvido alguém perguntando onde você está?

Para alguém ter intimidade com uma pessoa é necessário conhecê-la de forma intensa, passar bom tempo com ela, saber sobre o que ela gosta, ou mesmo o que ela quer. Com Deus também acontece assim. Para termos intimidade com Ele, é preciso passarmos tempo em oração, meditando sobre a Sua Palavra e aguardando para ouvir a Sua voz.

No momento em que Deus procurava Adão Ele sabia tudo o que havia acontecido e sabia mais que o próprio Adão, sabia a reação que ele teria ante o ocorrido. Quantas vezes estamos alheios a tantas coisas que acontecem ao nosso redor e não percebemos que o Senhor está com os olhos fitos em nós. Olhar de amor e compreensão. ‘Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais’. (Jeremias 29.11).

Léo Lima

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

GLORIFICANDO

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”(II Coríntios 4.17).

Muitas vezes, por não sabermos o porquê dos nossos deslizes, nós nos inquietamos e até indagamos: por que somos tão inconstantes assim como as ondas do mar que vão e vem e parecem beijar a areia macia da praia? Ela chega e logo se afasta. E por termos essa natureza é que a angústia nos visita tantas vezes, mesmo que não a busquemos!

É possível compreender a agonia nos sofrimentos que vivemos, mas ao lembrarmo-nos da glória que está por vir quando enfim iremos compartilhar com Cristo da sua glória e ficar ao Seu lado no céu sentimos paz. Um peso eterno de glória, acima de toda comparação.

Deus deseja ser tudo para você também. Se você crer que a tribulação é leve e momentânea e crer no amor de Deus sem medida desfrutará desta incomparável gloria. A glória de Deus por Jesus Cristo.

Léo Lima

domingo, 19 de setembro de 2021

É TEMPO DE LOUVAR

“Ó Deus, ouve o meu grito de angústia! Escuta a minha oração. No meu desespero, longe do meu lar, eu te chamo pedindo ajuda. Põe-me em segurança numa rocha bem alta, pois tu és o meu protetor, o meu forte defensor contra os meus inimigos. Eu te peço que me deixes viver no teu Templo toda a minha vida, para ficar protegido debaixo das tuas asas. Ó Deus, tu ouviste as minhas promessas e me deste as bênçãos que pertencem aos que te temem. Dá uma vida longa ao rei; que ele viva muitos e muitos anos! Que ele governe para sempre com a tua bênção, ó Deus! Protege-o com o teu amor e com a tua fidelidade. Assim eu sempre te cantarei louvores e todos os dias te darei o que tiver prometido”. (Salmo 61).

Neste salmo Davi faz uma oração em que pontua suas angústias e seus desejos. Em primeiro lugar ele pede para ser ouvido. Esta é uma condição que enfrentamos e desejamos: ser ouvidos. Logo solicita o cuidado do Senhor para sentir-se seguro. Como é bom este sentimento: segurança. ‘Não deixaste que os meus inimigos me pegassem e me livraste do perigo’. (Salmo 31.8). Foi Davi quem disse estas palavras.

Morar na casa do Senhor é outra coisa que ele quer. Nós temos Deus conosco. Bem maior é difícil. Vida longa é o pedido que segue. Nós estamos buscando uma vida mais longa a cada dia. Estes pedidos ficam completos quando o servo promete louvar e adorar o Senhor todos os dias da sua vida. Hoje é tempo de louvar e glorificar ao Senhor dos senhores.

Léo Lima

sábado, 18 de setembro de 2021

UNIÃO COM DEUS

Ó Senhor Deus, tu cumpriste a tua promessa e tens sido bom para mim, este teu servo. Dá-me sabedoria e conhecimento, pois confio nos teus mandamentos”. (Salmo 119.65-66).

O salmista com o coração cheio de gratidão agradece a Deus por toda a bondade recebida e pede mais sabedoria e conhecimento. ‘Como são maravilhosas as coisas boas que guardas para aqueles que te temem! Todos podem ver como tu és bom e como proteges os que confiam em ti’. (Salmo 31.19). E neste salmo a gratidão está destacando as coisas boas reservadas aos filhos de Deus.

No tempo em que os salmos foram escritos a relação do ser humano com Deus era firmada nas promessas. E a principal foi a da vinda do Filho de Deus para fazer esta relação mais íntima.

Paulo mostra através do texto em Efésios que estamos unidos com Cristo para com ele participarmos do reino celestial. ‘Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus’. (Efésios 2.6-7). Sim, somente pela graça infinita do Senhor podemos ser gratos e nos unir a Ele.

Léo Lima

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

ETERNO AMOR

De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí”(Jeremias 31.3).

Eterno: sem princípio nem fim; que dura para sempre; imortal; imutável; enorme; desmedido. Quando no final da apresentação destes sinônimos o dicionário coloca como substantivo masculino - DEUS - sentimos verdadeiro tremor interior por termos um tão grande amor que está sempre pronto a nos guiar. Sim, o Eterno, que nos envolve com imutável amor desmedido e que dura para sempre, pois nos deparamos com um cuidado, um carinho que nos cerca, que nos deslumbra ante a grandiosa realidade vivenciada em paz!

No texto, está expressa a natureza divina, como ficou exemplificada na aliança do Sinai. É a expressão da fidelidade e do cuidado infalíveis de Deus. Ele atrairá novamente o seu povo que no exílio sentia-se oprimido e Deus o libertou com infinita misericórdia e com sua compaixão que é o reflexo do seu eterno amor por todos. O povo que se achava oprimido faz do lamento grande expressão de júbilo e a promessa de amor eterno e benignidade infinita continua.

Hoje somos o povo de Deus resgatados e comprados pelo sangue de Jesus Cristo, o Messias e somos atraídos pela cruz do calvário que simboliza a nossa remissão e a garantia da vida eterna com Deus para todo aquele que O aceita. O Eterno nos garante a vida eterna com Ele!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...