sexta-feira, 31 de julho de 2020

REVERÊNCIA

Ó Senhor Deus, ouve a minha oração! Escuta o meu pedido. Responde-me, pois és fiel e bom. Não julgues a mim, este teu servo, pois ninguém é inocente diante de ti. O meu inimigo me perseguiu até me pegar e me derrotou completamente. Ele me pôs numa prisão escura, e eu sou como aqueles que morreram há muito tempo. Por isso, estou quase desistindo, e o desespero despedaça o meu coração. Eu lembro do passado. Penso em tudo o que tens feito e não esqueço as tuas ações. A ti levanto as mãos em oração; como terra seca, eu tenho sede de ti”. (Salmo 143.1-6).

Eis um momento em que Devi sentiu-se em profunda tristeza. Ele se sentia desgostoso e sua oração é um grito de socorro do íntimo do seu ser. Ele se mostra fragilizado e se lembra que todos pecamos e não temos como nos aproximar de Deus sem que Ele nos limpe dos nossos pecados. ‘Não julgues a mim, este teu servo, pois ninguém é inocente diante de ti’.

Em um momento como este é preciso recordar as grandes coisas que o Senhor já nos deu. Davi se mostra humilde e reconhece que somente o Senhor pode mudar este estado de coisas. Ele crê que o alívio só pode vir do Senhor. Entretanto, ele reconhece que apenas em Deus sua vida pode mudar e ele confessa que está sedento do Senhor.

Simplesmente quando nos deixamos moldar é que o Senhor pode agir em nós. O reconhecimento de que nosso Deus vai fazer a diferença é o momento da ação divina em nós. ‘A ti levanto as mãos em oração; como terra seca, eu tenho sede de ti’.

Léo Lima👆

quinta-feira, 30 de julho de 2020

NÃO À VINGANÇA

Não digas: Vingar-me-ei do mal: espera pelo Senhor, e Ele te livrará.” (Provérbios 20.22).

Jesus fez uma recomendação de que ao nos irarmos não devemos permitir dormir com a ira no nosso coração. Não convém a nós nos vingarmos de quem nos causa raiva. Tampouco devemos permitir que a amargura more em nosso ser.

Guardar rancor, premeditar vingança, é conservar abertas as antigas feridas e fazer outras novas. Portanto, o conselho de Jesus de não dormirmos com a ira no coração é a mesma coisa que devemos perdoar e esquecer.

A promessa inicial é: ‘Não seja vingativo; confie em Deus, o Senhor, e ele fará justiça a você’. Quando eu consigo me acalmar posso fazer com que meu coração tenha paz novamente. Só em Jesus a paz é real. O Senhor deseja aquietar seu coração!

Léo Lima

quarta-feira, 29 de julho de 2020

PAI INIGUALÁVEL!

Quem crê em mim, como diz as Escrituras, rios d’água viva correrão do seu ventre” (João 7.38). Mas, a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome(João 1.12).

Ser filho! Esta é uma grande dádiva outorgada à criança, moço ou velho. Costumeiramente para a criança o papai é o grande "herói", razão de imitação, o orgulho despercebido, especialmente quando o seu pai é, na verdade, o ‘pai camarada’!

E como está dito, para ser filho não se escolhe o pai! Todavia, para ser filho do Pai celestial é preciso uma atitude de fé para sermos adotados e O teremos como salvador! Crer em Seu nome! Este sim é um acontecimento único na nossa vida. Termos garantida uma adoção patente, perene, completa! É o amor sem medida do Pai que é mais que amigo, é mais que irmão, é o Pai que não falha em momento algum!

E é este Pai amoroso que promete aos seus filhos terem rios de água a jorrar do seu interior. É uma promessa de vida plena na presença Dele. A água é vida que vivifica, impulsiona, dá força ao cansado, que, também, limpa toda sujeira existente.

Com o Senhor como Pai eterno podemos viver de forma a que não mais o desespero da sede, não mais o calor ardente do deserto sem Deus, não mais a alma sedenta, não mais o coração sequioso, é assim a vida com Cristo - O Vivo Manancial!

Léo Lima

terça-feira, 28 de julho de 2020

HORA DE AGRADECER

“Ó Deus, ouve o meu grito de angústia! Escuta a minha oração. No meu desespero, longe do meu lar, eu te chamo pedindo ajuda. Põe-me em segurança numa rocha bem alta, pois tu és o meu protetor, o meu forte defensor contra os meus inimigos. Eu te peço que me deixes viver no teu Templo toda a minha vida, para ficar protegido debaixo das tuas asas. Ó Deus, tu ouviste as minhas promessas e me deste as bênçãos que pertencem aos que te temem. Dá uma vida longa ao rei; que ele viva muitos e muitos anos! Que ele governe para sempre com a tua bênção, ó Deus! Protege-o com o teu amor e com a tua fidelidade. Assim eu sempre te cantarei louvores e todos os dias te darei o que tiver prometido”. (Salmo 61).

Neste salmo Davi faz uma oração em que pontua suas angústias e seus desejos. Em primeiro lugar ele pede para ser ouvido. Esta é uma condição que enfrentamos e desejamos: ser ouvidos. Logo solicita o cuidado do Senhor para sentir-se seguro. Como é bom este sentimento: segurança. ‘Não deixaste que os meus inimigos me pegassem e me livraste do perigo’. (Salmo 31.8). Foi Davi quem disse estas palavras.

Morar na casa do Senhor é outra coisa que ele quer. Nós temos Deus conosco. Ainda vida longa é o pedido que segue. Nós estamos buscando uma vida mais longa a cada dia.

Estes pedidos ficam completos quando o servo promete louvar e adorar o Senhor todos os dias da sua vida. Como estamos orando? Qual é o maior desejo que reside em nosso coração? O Senhor conhece e sonda nossos corações. Hoje completa o terceiro ano após o acidente que sofri e que fiquei com dificuldades de andar. Claro que melhorei com a graça divina e por mais esta razão é tempo de louvar e glorificar ao Senhor dos senhores.

Léo Lima

segunda-feira, 27 de julho de 2020

FORÇA NA ALEGRIA!

O pai de filhos sem juízo só tem tristezas e sofrimentos. A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. Os juízes desonestos se vendem por dinheiro e por isso são injustos nas suas sentenças. Quem tem juízo procura a sabedoria, mas o tolo não sabe o que quer. O filho sem juízo é tristeza para o seu pai e amargura para a sua mãe”. (Provérbios 17.21-25).

Muitas vezes enquanto vivemos precisamos de remédio para diversos males que afligem nossos corpos. O texto de hoje nos mostra que existem duas situações emocionais que fazem grande diferença para a nossa saúde. A primeira é a tristeza. Ela, conforme o texto, ‘estar sempre triste é morrer aos poucos’ a ciência confirma esta possibilidade.

O mesmo texto destaca o remédio para muitos males. ‘A alegria faz bem à saúde’. Portanto, se vivemos com o coração cheio de tristeza logo nosso corpo se ressente. O mesmo texto diz que a dor que um filho rebelde provoca é como um vírus que contamina as emoções.

A palavra de Deus fala de um excelente remédio: ‘Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força’. (Neemias 8.10). Como é bom nos alimentarmos das palavras que o Senhor deixou para nós na Bíblia. Busquemos no Senhor a nossa alegria.

Léo Lima

domingo, 26 de julho de 2020

SEMPRE LOUVOR

Com o seu amor, o meu Deus virá ao meu encontro; ele fará com que eu veja a derrota dos meus inimigos. Ó Deus, não acabes de uma vez com os meus inimigos para que o meu povo não esqueça da maldade deles! Ó Senhor, nosso escudo, espalha-os com o teu poder e derrota-os! Eles andam pela cidade como cachorros, procurando o que comer, e uivam se não encontram comida que chegue. Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pois tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição. Eu te louvarei, ó Deus, meu defensor! Tu és a minha fortaleza, tu és o Deus que me ama”. (Salmo 59.10-11; 15-17).

Mais uma vez Davi pede ao Senhor que o liberte dos inimigos que ele tem e são muitos. Ele mostra que apesar das lutas continua firme na certeza de que o Senhor vai livrá-lo de todos os que buscam sua derrota e mesmo assim o poeta se firma cada vez mais em Deus que o livra.

Sua promessa é de louvor. Quando ele diz: ‘eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pois tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição’. O poeta mostra sua gratidão e o desejo de anunciar a todos quem é o seu protetor. Logo ele passa a louvar e adorar ao Pai.

Que possamos agradecer e adorar nosso Deus a cada dia que temos recebido e que nossa alegria seja proclamada a todos os que ainda não conseguem uma íntima comunhão com o Senhor.

Léo Lima

sábado, 25 de julho de 2020

ENSINA-ME A VIVER

Olha para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueci da tua lei. Pleiteia a minha causa e livra-me; vivifica-me, segundo a tua palavra. A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos. Muitas são, ó Senhor, as tuas misericórdias; vivifica-me, segundo os teus juízos. Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos. Vi os transgressores e me afligi, porque não observam a tua palavra. Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua benignidade. A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre”. (Salmo 119.153-160).

Liberta-me Senhor desta aflição que me castiga, pois o Senhor sabe que não me esqueço da tua palavra. Vem me defender e vem com cuidado julgar a minha causa, livra-me Senhor. Dá-me vida nova de acordo com a tua palavra. Os que se distanciam do Senhor estão longe da tua salvação, visto que eles não querem conhecer os teus estatutos.

As tuas misericórdias são muitas, elas nos visitam a cada dia renovadas. Dá-me nova vida de acordo com as tuas promessas. Todos aqueles que me perseguem e que não são meus amigos são muitos. Entretanto não me afasto da tua lei. Quando vejo aqueles que estão distantes do Senhor me aflijo pois sei que sou responsável por anunciar a tua palavra, dá-me vida abundante para que eu possa fazer a tua vontade e assim anunciar os teus preceitos àqueles que estão distantes de ti.

Analisa meu ser e vê o tanto que amo a tua palavra. Dá-me vida nova, meu Senhor, conforme as tuas benignidades. Sei que a tua lei é o que necessito como verdade para o meu viver. A tua palavra é verdade desde o início de tudo, e cada juízo teu dura eternamente. Que eu saiba viver a tua palavra!

Léo Lima

sexta-feira, 24 de julho de 2020

LUZ BOA

Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!” (Mateus 6.22-23).

Desde a criação nosso Criador demonstrou que Ele amava a luz, pois após criar a luz Ele reconheceu que ela era boa. ‘Então Deus disse: – Que haja luz! E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão’. (Gênesis 1.3-4).

Jesus desceu a este mundo para trazer luz ao lugar dominado pelas trevas. Ele é o exemplo exato para todo aquele almeja viver uma vida que agrada a Deus. E Jesus mesmo assegurou que os filhos de Deus são a luz deste mundo, e devem ser agentes de restauração dos que estão perdidos e sem perspectiva.

Ele mesmo falando à multidão ressaltou Ser a luz do mundo. Disse também que toda a pessoa que o seguir jamais andará na escuridão. ‘De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida’. (João 8.12).

O apóstolo João escreveu aos cristãos sobre a luz e disse que se estivermos na luz do Senhor estaremos unidos uns aos outros. ‘Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado’. (I João 1.7). A união é o resultado de todos os que vivem iluminados pela luz de Cristo Jesus.

Léo Lima

quinta-feira, 23 de julho de 2020

REFÚGIO CERTO

Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente”(Salmo 46.1-3).

Como é bom pela manhã nos depararmos com a Palavra de Deus que nos mostra que o medo não deve se alojar em nosso ser. Se Deus é o nosso refúgio quer dizer que temos o Senhor que nos guarda e cuida em todos os momentos.

Se Ele é a nossa força logo a fraqueza não pode se alojar em nós. Sabemos que as aflições nos visitam e se não estivermos seguros em Deus elas fazem residência em nosso ser.

O que possa acontecer não vai nos abalar se nossa fé estiver arraigada no Senhor Todo Poderoso. O Senhor é o nosso refúgio, nossa fortaleza. Louvado seja Deus por isto!

Léo Lima

quarta-feira, 22 de julho de 2020

PARA SER LUZ

“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. (João 1.4-5).

João confirma que o Senhor fazia sua luz e pediu que a luz pudesse permanecer com ele. ‘Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas’. (João 18.28).

Jesus veio até nós para trazer luz a um mundo que era reprimido pelas trevas. Ele é o modelo perfeito para quem quer viver de acordo com a vontade de Deus. Além disso, Jesus afirmou que os filhos de Deus são a luz deste mundo, e devem ser agentes de restauração dos que estão submergidos na escuridão e sem esperança.

O evangelista Mateus mencionou que as trevas habitavam nos homens, mas a luz resplandeceu e iluminou-os através de Jesus. ‘O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!’. (Mateus 4.16).

Jesus afirma ser a luz do mundo. E afirma que todo aquele que O segue não viverá em trevas, mas a luz da vida vai brilhar em seu ser. ‘De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida’. (João 8.12). Sejamos, pois a luz que emana do Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 21 de julho de 2020

INTIMIDADE

Ó Senhor, eu grito pedindo a tua ajuda. Ó Deus, tu és o meu protetor, és tudo o que desejo nesta vida. Escuta o meu grito pedindo socorro, pois estou caindo no desespero. Salva-me dos meus inimigos, pois eles são fortes demais para mim. Livra-me do sofrimento, e eu te louvarei na reunião do teu povo porque tu tens sido bom para mim”. (Salmo 142.5-7).

O grito de socorro continua no coração de Davi. Ele pede ao Senhor que o livre dos seus inimigos que o perseguem e mostra que somente Deus pode livrar sua vida. Pedir a proteção do Senhor é o recurso mais utilizado pelo poeta. Deus esteve sempre presente visto que Davi era um homem segundo o Seu coração.

Se recordarmos quando em sua juventude Davi enfrentou um gigante que apavorava o seu povo e o venceu, isto em ‘o nome do Senhor’ é motivo para compreendermos esta intimidade que ele tinha com Deus.

Davi promete que ele iria louvar ao Senhor na reunião do povo de Deus, isto é adorar ao Senhor de forma a que todos vissem e compartilhassem da sua gratidão. Como estamos fazendo diante de tantas bênçãos que o Senhor tem nos dado? Louvar e adorar a Deus é o que mais agrada ao Senhor.

Léo Lima

segunda-feira, 20 de julho de 2020

EIS A LUZ! JESUS CRISTO

“Verdadeiramente suave é a luz, e agradável aos olhos é ver o sol”. (Eclesiastes 11:7).

A primavera não demora muito a chegar. Ela é uma estação das mais lindas que existem na terra. É reconhecida como tempo de alegria, festa, amor; e o crepúsculo que ela mostra tem um colorido inigualável. Além de tudo ela é perfumada! O texto inicial fala da alegria do sábio ao falar sobre a suavidade da luz e quanto é agradável ver a luz do sol. Este ano estamos vivendo dias escuros.

Desde que Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo’ estamos desfrutando do privilégio de sermos iluminados pela luz do amor de Deus. Amor refletido em Jesus através da sua vida, seu trabalho, sua morte e ressurreição. É este amor que nos proporciona a salvação que nos é oferecida gratuitamente. Jesus, sendo a luz do mundo, não a nega a ninguém. Ele deseja que não vivamos mais em trevas (interior), mas que tenhamos a luz da vida. Essa luz pode ser sua também. Luz de amor!

Se você ainda não desfruta desta luz, eis a oportunidade de entregar sua vida nas mãos do Senhor Jesus para que a Sua luz penetre seu ser e assim o perfume do amor de Deus vai inundar a sua vida! ‘De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida’. (João 8.12). Viva, mesmo nestes dias difíceis, com a luz do amor imensurável de Deus através do seu Filho Jesus Cristo.

Léo Lima

domingo, 19 de julho de 2020

GLORIFICANDO EM ORAÇÃO

JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer”. (João 17.1-4).

 Os cristãos devem orar no tanto que vivam, pois, só quando oram, vivem!’

O pensamento acima é do pastor C. H. Spurgeon. A oração nos leva a conhecer mais profundamente o nosso Pai. Jesus Cristo orou muitas vezes e lembramo-nos que um pouco antes do partir do pão na celebração da páscoa e um pouco antes de sair para orar especificamente ao Pai por tudo que Ele viveria, Ele fez a oração que glorificava o Pai, que intercedia por seus discípulos e que intercedeu por todos que creriam Nele.

A reflexão inicial nos leva a refletir que Jesus orou tantas vezes que nada poderia atrapalhar sua comunhão com Deus. E nós, se buscarmos, em oração, ao Senhor teremos vida plena como a prometida pelo Senhor Jesus.

Vamos começar uma nova etapa e vivermos plenamente? Para tanto é preciso que estejamos em constante oração. “Os cristãos devem orar no tanto que vivam, pois só quando oram, vivem!”

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...