quinta-feira, 30 de abril de 2020

CLAMOR AO PAI


“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes”. (Jeremias 33.3).
Temos um texto em que Deus nos convida a que oremos. Pessoas dizem que orar é exercitar-se de forma piedosa e que a alma que ora recebe essa característica. Entretanto, a nossa experiência diz que isso nem sempre é real.
No texto inicial Deus promete expressamente que responderá à oração de cada servo. Clamemos de novo a Ele e não vamos duvidar de que o Senhor ouve e responde. Deus, o criador, fez o ouvido, não ouvirá? Ele que dá amor para que os pais amem seus filhos, não escutará o clamor dos seus próprios filhos?
Deus responde ao seu servo suplicante que clama na angústia, conforme Jeremias fez. Ele tem guardadas maravilhas para todo o que ora. A promessa é que aquilo que nunca se viu, nem se ouviu ou sonhou, nosso Deus fará em favor de todo que pede com fé.
Deus Pai enviará bênçãos novas, se isto for necessário. Ele deixou-nos o mar e a terra com todo o necessário para nos alimentar e enviará seus anjos para nos socorrer, se o problema persistir. O Senhor nos surpreende se estivermos em oração e se o nosso clamor nascer da alma que espera Nele. Que nossa oração seja real e chegue até o trono divino.
Léo Lima

quarta-feira, 29 de abril de 2020

APENAS OUVINTES?


O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre”. (Mateus 24.35).
Quando conhecemos a Palavra de Deus sentimos diversas emoções. Primeiro porque ela fala ao nosso coração e sentimos que ela nos aponta um novo caminho, uma nova direção a seguir. Isto se deve ao fato que ela foi inspirada por Deus e nos ensina sobre o amor de Deus para conosco. ‘Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver’. (II Timóteo 3.16).
Além de ser de Deus a Palavra é viva. Quando lemos um texto várias vezes em cada momento podemos sentir que ele se aplica a diversas situações. A Palavra é poderosa e chega ao âmago do nosso ser. ‘Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas’. (Hebreus 4.12).
Diante de tudo isto é bom nos lembrarmos de que devemos colocar estes ensinamentos em prática e não sermos apenas ouvintes. ‘Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática’. (Tiago 1.22).
Léo Lima

terça-feira, 28 de abril de 2020

VITORIOSOS


Deus me protege como um escudo; ele salva os que são honestos de verdade. Deus é um juiz justo; todos os dias ele condena os maus. Se eles não se arrependerem, Deus afiará a sua espada. Ele já armou o seu arco para disparar flechas. Ele pega as suas armas mortais e atira as suas flechas de fogo”. (Salmo 7.10-13).
O salmista exalta o cuidado divino para com ele. Jesus veio para que fôssemos salvos e mais que isto, Ele é o nosso defensor conforme afirma João: ‘Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai’. (I João 2.1).
Sim. Esta é uma das vitórias que todo salvo tem: Jesus como advogado de defesa. ‘Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. – Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus’. (João 3.17-18).
E não somente isto, mas já estava registrado desde o profeta Isaías quando Deus prometeu a vitória em cada situação. ‘Mas nenhuma arma poderá derrotar você, e, se alguém for ao tribunal para acusá-la, você não será condenada. O que eu faço pelos meus servos é isto: eu lhes dou a vitória. O Senhor falou’. (Isaías 54.17). Temos a vitória em Cristo Jesus nosso defensor.
Léo Lima

segunda-feira, 27 de abril de 2020

BUSCANDO SANTIDADE


“Não coma mel demais, pois você pode vomitar. Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você. A pessoa que diz mentiras a respeito dos outros é tão perigosa quanto uma espada, um porrete ou uma flecha afiada”. (Provérbios 25.16-18).
Uma pessoa inconveniente desagrada. O texto lembra que fazer as coisas em excesso pode provocar dissabores. Mas mais do que estas coisas ele mostra que como fazer para não ferir alguém com palavras mentirosas. Desde o princípio Deus deixou regras para uma boa convivência e mais que isto, uma busca da santidade.
As palavras a seguir fazem parte da Bíblia como o ‘Código de santidade’: ‘– Quando julgar alguma causa, não seja injusto; não favoreça os humildes, nem procure agradar os poderosos. Julgue todas as causas com justiça. Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o Senhor. – Não guarde ódio no coração contra outro israelita, mas corrija-o com franqueza para que você não acabe cometendo um pecado por causa dele. Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor’. (Levítico 19.15-18).
Paulo fala sobre este assunto e chama a atenção dos crentes para uma vida de santidade: ‘Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste’. (Efésios 4.25-26; 29-30). Que estas palavras de exortação nos levem a um crescimento espiritual em busca da santidade.
Léo Lima

domingo, 26 de abril de 2020

QUEM PODE SEPARAR?


Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”. (Romanos 8.35-37).
Por este texto podemos perceber que a vida do crente não será feita somente de alegrias e coisas boas, pois o apóstolo Paulo menciona para os crentes de Roma que poderiam sofrer uma ou mais destas agonias: ‘a tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada’ são coisas que podem nos separar do amor de Cristo. Tudo isto pode afligir o cristão.
Acontecimentos dolorosos ora afligindo fisicamente, ora materialmente, ou então espiritualmente, tudo pode atingir-nos sem, entretanto, nos separar do amor de Deus, ‘Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou’ ou ainda como afirmou Paulo: ‘E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus’. (Romanos 8.28).
Este é o amor incomparável. Como é bom desfrutarmos dele que nos transmite segurança maior que qualquer outra coisa que possa existir e dá paz infinita que invade a alma. Mesmo em meio à dor e aflição temos a certeza de que o céu é real e que dele desfrutamos, mesmo antes de estarmos morando com Deus.
Portanto, nenhuma aflição que nos assalte poderá diminuir esta alegria e o prazer da certeza do céu por este incomparável amor de Deus por nós e em nós. As dificuldades são muitas para todos nós, mas Deus é presença que fortalece e renova!
Léo Lima

sábado, 25 de abril de 2020

TODAVIA EU CANTO!


Mesmo assim eu darei graças ao Deus Eterno e louvarei a Deus, o meu Salvador”. (Habacuque 3.18).
O profeta Habacuque faz uma oração cheia de temores e implora a compaixão de Deus pelo seu povo. Ele diz que ‘mesmo que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais’ (v. 17). Apesar de tudo o que pode ocorrer o profeta agradece e canta louvores a Deus. Mesmo diante dos piores prognósticos, mesmo que o horizonte fique cinzento, ainda assim, é preciso louvar a Deus.
Davi, o grande rei e salmista, disse: ‘Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo’. (Salmo 23.4). É nesta certeza que o cristão deve passar todos os momentos da sua vida. Mesmo que seja anunciado que a fome chegará a todos, é necessário que nossa força interior esteja conectada ao nosso Deus.
Todavia, eu canto!’ E como esta exclamação faz bem. A alegria no Senhor a nossa força é. Somente quando estamos firmados no Deus todo poderoso é que podemos, mesmo que em situações difíceis, louvar ao Senhor. É tempo de louvar e adorar ao Senhor mesmo que a adversidades sejam presentes. Todavia eu canto!
Léo Lima

sexta-feira, 24 de abril de 2020

GRANDE GLÓRIA


E então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai”(I Coríntios 15.24).
Muitas pessoas não acreditam no fim do mundo! ‘E então virá o fim’. Estas palavras do apóstolo Paulo soam como o som da trombeta que será ouvido naquele grande e tremendo dia! Este acontecimento só será possível porque Jesus Cristo veio a este mundo e com poder venceu a morte. Foi sua ressurreição o motivo desta vitória.
Hoje, Jesus está triunfante à direita de Deus Pai e intercede a favor de cada um que deseja ser salvo, para que naquele grandioso dia muitos estejam juntos com Ele. Tudo que aqui existe terá um fim, somente os salvos terão a vida eterna com Deus, a vida plena, a vida ao lado do cordeiro de Deus. Mas para que este dia chegue é necessário que aqueles que já possuem a salvação façam a sua parte testemunhando, anunciando este amor inigualável que Cristo demonstrou na Cruz do calvário.
Somente crendo na morte e ressurreição de Jesus Cristo o homem pode ser salvo e usufruir das alegrias do céu. É sabido que só depois de todas as pessoas ouvirem o que Jesus disse: ‘E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”(Mateus 24.14). O Salvador virá com poder e grande glória.
Léo Lima

quinta-feira, 23 de abril de 2020

NO SILÊNCIO


“E edificava-se a casa com pedras preparadas; como as traziam, se edificava, de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam”. (I Reis 6.7).
O silêncio era uma realidade nesta construção. A construção do templo que o rei Salomão edificou ao Nome do Senhor! É possível sonharmos em ter uma construção assim, em que máquinas não são ligadas nem martelos batendo ou brocas acionadas? Pois é. Esta construção era a mais especial do mundo. Um lugar em que os hebreus iriam ouvir Deus. Cultuar a Deus e oferecer sacrifícios por seus pecados. Lugar santo!
Ao pensamos em nós e em como fomos gerados podemos recordar que o útero é um local em que a coisa mais incrível acontece: a formação de um ser humano. É tudo silencioso a não ser o batimento do coração que é o primeiro sinal de que a vida se fez.  Ficamos extasiados diante do milagre da formação de uma vida. No silêncio ela se forma e se transforma desde o embrião.
É claro que a construção de um edifício jamais pode ser comparada com a criação da vida! Mas, o autor da vida deveria ter Seu Nome naquele santuário. E é o silêncio que estava regendo nos serviços. O respeito limitado do ser humano, também limitado, é algo de surpreendente quando pensamos na grandiosidade do Senhor que criou a vida e É VIDA! Conforme Jesus mesmo disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’. No silêncio nossa adoração vai chegar ao Pai. No silêncio Deus ouve! Ouça-O também!
Léo Lima

quarta-feira, 22 de abril de 2020

AMOR ETERNO


O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas duram pouco. Existe o dom de falar línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará.” (I Coríntios 13.9).
Paulo nos mostra através deste texto que a eternidade do amor supera todas as coisas, inclusive as mensagens que vão durar pouco. Também o falar em várias línguas vai acabar. Até o dom do conhecimento terminará, pois estas coisas são imperfeitas.
Paulo ainda fala que a perfeição virá e destruirá o que é imperfeito. Ele está falando do Perfeito, Jesus Cristo. Depois disso estaremos na eternidade com Deus e toda a nossa imperfeição desaparecerá. Para nós é importante estarmos fazendo a vontade de Deus. É bom lembrarmos que enquanto estivermos neste mundo temos que executar os dons a nós dado para servirmos, edificarmos e fortalecermos outras pessoas lembrando-nos sempre que estamos esperando por Jesus Cristo e sua volta.
Paulo conclui estes conselhos de forma a nos lembrar tudo que temos diante de nós para praticarmos: ‘Agora, pois, permanecem a fé; a esperança e a caridade ‘amor’, estas três, mas a maior destas é a caridade’. (v. 13). Que o Senhor possa nos manter firmes em suas promessas e que Ele a cada dia nos encha do seu divinal amor que é o ‘Amor eterno’.
Léo Lima

terça-feira, 21 de abril de 2020

ANGÚSTIA


“Ó Senhor Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorrer. Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem. Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens”. (Salmo 33.19-21).
Davi estava vivendo momentos de aflição quando disse: ‘Eu sou pobre e necessitado, mas tu, Senhor, cuidas de mim. Tu és a minha ajuda e o meu libertador; não te demores em me socorrer, ó meu Deus!’ (Salmo 40.17). São muitas as vezes que sentimos que estamos necessitados e aflitos. Enquanto vivermos aqui teremos estes sentimentos devido as muitas angústias nos acometem.
Entretanto, Jesus disse aos seus ouvintes e a nós hoje que devemos busca-lo nas mais variadas situações que Ele nos daria o descanso necessário. ‘Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso’(Mateus 11.28).
Desta forma podemos estar tranquilos, pois conforme Paulo disse nada pode tirar do nosso interior o amor de Deus que sentimos através do Seu Espírito Santo que habita em nosso ser. ‘Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor’. (Romanos 8.38-39). Louvemos por tão grande amor.
Léo Lima

segunda-feira, 20 de abril de 2020

PENSAMENTOS PUROS


O escravo sábio mandará no filho que envergonhou o pai e também receberá uma parte da herança. O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o Senhor Deus quem mostra o que as pessoas realmente são. Os maus ouvem com atenção as coisas más, e os mentirosos gostam de ouvir mentiras. Quem caçoa do pobre insulta a Deus, que o fez; quem se alegra com a desgraça dos outros será castigado”. (Provérbios 17.2-5).
Os provérbios contêm ensinamentos preciosos que tem validade para sempre. Nesta porção é bom refletir sobre a atuação divina em nós. ‘O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o Senhor Deus quem mostra o que as pessoas realmente são’. Esta porção ressalta que a transformação que o fogo opera nos metais preciosos e eles são revelados em seu valor, somente Deus conhece o que está em oculto em cada ser humano.
Muitas vezes nós mesmos não conseguimos entender o que somos e por que fazemos algumas coisas como fazemos. Somente o Senhor que vê nossa essência pode entender e revelar nosso eu interior. Estas citações do sábio alertam para que sejamos cautelosos com nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
Que possamos ter cuidado com o que pensamos, pois nossos pensamentos têm influência nas nossas atitudes. Adorar a Deus é uma atitude que reflete nosso interior humilde e submisso ao Senhor.
Léo Lima

domingo, 19 de abril de 2020

AÇÕES QUE FALAM!


Preste atenção no que lhe ensinam e aprenda o mais que puder. Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte”. (Provérbios 23.12-14).
O texto no seu início indica que não há limite de idade para se buscar o aprendizado. O apóstolo Paulo instrui: ‘Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros’. (Gálatas 6.4). Cada ação é vista por muitos e a influência que uma pessoa exerce sobre a outra pode trazer consequências.
O cuidado que se deve ter com o que se diz e faz é importante. Jesus disse que ‘Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar’. (Mateus 23.13).
A responsabilidade de uma pessoa não se restringe a quem ensina sobre a Palavra de Deus, mas a todo o comportamento de uma pessoa. O desafio é que cada um olhe para dentro de si mesmo e constate se suas ações são as que podem ser seguidas.
Léo Lima

sábado, 18 de abril de 2020

CONFIANÇA


Em seguida pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo: – Abraão! Abraão! – Estou aqui – respondeu ele. O Anjo disse: – Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho. Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho”. (Gênesis 22.10-13).
Confiança cega foi a que Abraão mostrou para com Deus. É este tipo de fé que Deus deseja que tenhamos para com Ele. A fé é um meio indispensável para quem aspira viver só para Deus. A fé torna o cristão mais forte, e o capacita a tolerar os infortúnios e assim equipa-o a viver uma vida que agrada ao Senhor.
A nossa fé aumenta quando lemos a Bíblia e deixamos que a Palavra de Deus tenha influência na nossa vida. ‘Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Deus(Romanos 10.17). E quando a nossa fé aumenta, nós conseguimos ver muito mais além do que é natura: vemos o sobrenatural de Deus em ação.
Como estamos vivendo? Nossa fé é visível como a de Abraão? Estamos nos preparando para que a nossa fé seja de acordo com a vontade do Senhor? Que possamos, assim como Abraão crer que o Senhor não nos deixa faltar nada e nem permite que as coisas ruins sejam maiores do que possamos suportar. Na Bíblia está o alimento necessário crescermos na fé. Busquemos a cada dia este precioso alimento.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...