segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CONFIANÇA


“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Tempo de economizar e tempo de desperdiçar”. (Eclesiastes 3.1,6b).
Mais do que nunca é necessário pensar em economizar. Sabemos que a situação está bastante difícil. Nosso texto fala que existe um tempo próprio para se economizar e um tempo para se gastar.
Jesus ensina que é preciso ter cuidado quando pretendemos fazer alguma coisa. Um plano é muito bom para não se chegar aos excessos. ‘Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: - Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!’ (Lucas 14.28-30).
Entretanto, vale lembrar que se fizermos as coisas cuidadosamente e estivermos atentos e dependentes do nosso Deus, teremos nossas atividades dentro do ideal. Vale lembrar que: ‘O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus’.  (Filipenses 4.19).
Léo Lima

domingo, 29 de setembro de 2019

EXULTA A NATUREZA


Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor fez isto; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as árvores em vós; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel”. (Isaías 44.23).
A primavera está em seu ciclo mais uma vez! Maravilhoso é podermos vivê-la. Os pássaros cantam mais! E para quem busca o Senhor Ele se faz presente. Não importa a situação em que o homem esteja vivendo, o grau de tristeza que ele esteja mergulhado, ou a angústia que o domina. Para o Senhor derramar o seu sol cheio da sua graça, basta que a pessoa busque a Deus. É necessário arrependimento, sinceridade e vontade de ser transformado que o perdão divino vem prontamente.
Quando isso acontece há festa nos céus! A terra exulta! Com júbilo os montes, bosques e todas as árvores reproduzem o louvor a Deus. Somente após esta aproximação maior e perfeita é que o homem pode deleitar-se com esta festa que a natureza presta a Deus.
Louvado seja Deus em nossas vidas, pois que Ele nos remiu e nos deu completo perdão. A todo aquele que busca a Deus Ele salva. A salvação é para todos. Deus não separa uns para perdição e outros para salvação. A salvação está disponível a quem dela desejar. A paz de Deus que inunda os corações dos salvos é maior que se possa imaginar. Ela chega a ser incompreensível, conforme escreve Paulo aos cristãos de Filipos. (Filipenses 4.7). ‘A paz de Deus excede todo entendimento’.
Que em sua vida você possa glorificar a Deus, assim como a natureza toda canta louvores ao Senhor! Louve a Deus! Cantai alegres, porque o Senhor remiu a todos os que O buscaram’.
Léo Lima

sábado, 28 de setembro de 2019

BRILHANDO


“Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam”. (Mateus 13.43).
O texto inicial mostra como será todo aquele que aceitar a salvação por Jesus Cristo e faz parte do povo de Deus terá o brilho do sol. Eu particularmente gosto muito da luz do sol e imagino a luz que emana do Senhor. Se não podemos fitar os olhos no sol quanto mais naquele que é a Luz do Mundo.
Ser um filho de Deus é como viver com um brilho especial. O Senhor concede esta graça junto à salvação. A luz do sol e todas as coisas maravilhosas que vemos veem do Senhor. ‘Para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal’. (Mateus 5.45).
A promessa é: ‘O Senhor guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre’. (Salmo 121.5-8). Nada pode ferir um servo do Senhor, pois Ele mesmo prometeu. Que a luz divina seja vista em nós.
Léo Lima

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

MAIS VERDE

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” (Salmo 23.2).
O meu Pastor dá-me condições de descansar tranquilamente e apreciar as verdes paisagens no caminho em que sigo! Como é belo tudo que Ele criou! Neste caminho não me falta nada, desde o alimento material, como e, principalmente, o alimento espiritual.
O descanso que sinto não é somente aquele que o nosso corpo precisa, mas é a confiança de que todas as coisas vão cooperar para os que esperam nele. É ter a certeza de que as necessidades fundamentais para a minha vida neste mundo serão todas supridas. É dormir e saber que os anjos que Ele mesmo coloca ao meu dispor estão de sentinela.
Ele me guia por lugares tranquilos, mesmo que eu esteja andando por águas profundas e que elas possam me provocar medo! Ainda assim, Ele me dá a paz! Sabemos que aflições acabam nos surpreendendo e nos visitando, mas quando estamos certos de que vamos por lugares em que a tranquilidade se faz presente, pois sei que vou pelo caminho que o meu pastor me guia.
Não importam as tormentas que possam nos visitar, nosso pastor é real e nos faz andar por lugares verdejantes em que a esperança é mais verde!
Léo Lima

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

BÊNÇÃOS CONTADAS


Ó Senhor Deus, eu te louvarei com todo o coração e contarei todas as coisas maravilhosas que tens feito. Por causa de ti eu me alegrarei e ficarei feliz. Cantarei louvores a ti, ó Deus Altíssimo.” (Salmo 9.1-2).
Louvar ao Senhor é uma atitude sábia. Não somente louvar, mas adorar. O salmista está cantando com o coração e seu cântico/oração chega ao trono como cheiro suave ao Senhor. Deus ama a todo que de coração puro o louva.
Compartilhar a alegria no Senhor por todas as coisas que temos recebido a cada momento é um ato que dá alegria a quem o faz e ao Senhor. Estar feliz por poder confiar e depender de Deus é o resultado de uma vida que busca o Senhor a cada momento.
Existe um hino que diz: ‘Conta as bênçãos conta quantas são’. Este contar tem duas explicações. Uma é de contar em números todas as maravilhas que Deus nos concede. A outra é compartilhar esta dádiva divina. ‘Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade’. (Salmo 29.2). Que possamos louvar e adorar ao Deus Altíssimo.
Léo Lima

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

ENVOLVIMENTO


Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração”. (Colossenses 3.16).
Paulo escreveu aos cristãos sugerindo que eles se envolvessem uns com os outros nas mais diversas atividades. Já o salmista também lembra que devemos reconhecer que o Senhor faz grandes coisas para os seus filhos. ‘Que grandes coisas tens feito, ó Senhor! Como é difícil entender os teus pensamentos!’. (Salmo 92.5).
Aqui Davi reconhece diante de Deus que vai adorar ao Senhor por tantas coisas maravilhosas que ele tem recebido. ‘Ó Senhor Deus, eu te louvarei com todo o coração e contarei todas as coisas maravilhosas que tens feito. Por causa de ti eu me alegrarei e ficarei feliz. Cantarei louvores a ti, ó Deus Altíssimo’. (Salmo 9.1-2).
Que nós possamos exclamar como o salmista: ‘Ó Senhor Deus, como é bom dar-te graças! Como é bom cantar hinos em tua honra, ó Altíssimo! Como é bom anunciar de manhã o teu amor de noite, a tua fidelidade, com a música de uma harpa de dez cordas e ao som da lira!’. (Salmo 92.1-3).
Léo Lima

terça-feira, 24 de setembro de 2019

COM O SENHOR


Ó Deus, tem misericórdia de nós e abençoa-nos! Trata-nos com bondade. Assim o mundo inteiro conhecerá a tua vontade, e a tua salvação será conhecida por todos os povos. Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem! Que as nações se alegrem e cantem de alegria porque julgas os povos com justiça e guias as nações do mundo!” (Salmo 67.1-4).
Amanhecer na presença do Senhor é a melhor coisa que pode acontecer no nosso dia. Falar com Ele no alvorecer nos enche de paz. O salmista começa sua oração com um pedido: misericórdia.
Mas o que vem a seguir na sua oração é a preocupação com o mundo. Ele deseja que todos conheçam a bondade de Deus. O suplica que todos possam louvar o Senhor dos senhores.
Que o nosso coração se alegre na presença do nosso Deus por todos os benefícios que nos tem feito. O convite é: louvemos e adoremos ao nosso Pai celestial. Que as nações se alegrem e cantem de alegria!
Léo Lima

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

SÚPLICA


Eu te louvo, ó Deus. Não fiques assim silencioso. Eu sou pobre e necessitado; estou ferido no fundo do coração. Vou me acabando como a sombra do anoitecer; sou levado pelo vento como se eu fosse um inseto. De tanto eu jejuar, os meus joelhos tremem, e o meu corpo é pele e osso. Quando os outros me veem, caçoam de mim e, zombando, balançam a cabeça. Ajuda-me, ó Senhor, meu Deus! Salva-me por causa do amor que tens por mim. Que os meus inimigos fiquem sabendo que és tu que me salvas! Eles podem me amaldiçoar, mas tu me abençoarás. Que os meus perseguidores sejam derrotados, e que eu, que sou teu servo, fique alegre! Que sobre os meus inimigos caia a desgraça, e que a humilhação os cubra como roupaEm voz alta, darei graças a Deus, o Senhor; eu o louvarei na reunião do povo porque ele defende o pobre para salvá-lo daqueles que o condenam à morte”. (Salmo 109. 1,22-31).
Davi nesta oração estava com o coração cheio de amargura e tristeza, pois estava sendo perseguido por inimigos que desejavam sua destruição. Ele clama ao Senhor que o liberte das mãos daqueles que desejam sua morte. E mostra que esses inimigos são maus e mentirosos. Seu clamor é para que a justiça divina seja realizada na sua vida. ‘Eu sou pobre e necessitado; estou ferido no fundo do coração’.
Em meio a tanta dor ele mostra que Deus pode fazer milagres e restituir-lhe a dignidade, ‘Salva-me por causa do amor que tens por mim. Que os meus inimigos fiquem sabendo que és tu que me salvas!’ Quando Davi promete ao Senhor que vai louvar e glorificar o Seu nome santo ele mostra sua total confiança de que Deus vai mostrar seu amor em ação. ‘Em voz alta, darei graças a Deus’.
Léo Lima

domingo, 22 de setembro de 2019

ÁGUA VIVA


O sol continua a nascer, e a se pôr, e volta ao seu lugar para começar tudo outra vez. O vento sopra para o sul, depois para o norte, dá voltas e mais voltas e acaba no mesmo lugar. Todos os rios correm para o mar, porém o mar não fica cheio. A água volta para onde nascem os rios, e tudo começa outra vez”. (Eclesiastes 1.5-7).
O pensador mostra suas conjecturas para que possamos refletir sobre a grandiosidade da criação e não simplesmente na rotina que é necessária para o equilíbrio de tudo ao nosso redor. Quantas vezes nos colocamos diante do nascer ou por do sol maravilhados por sua esplendorosa beleza?
Vale lembrar de que o vento promove a vida ao levar e semear as sementes, ou mesmo quando vemos as águas que correm e deixam a vida proliferar em suas profundezas e margens, então nossa vida terá mais sentido.
Basta recordar que o Senhor no princípio estava sobre elas: ‘No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água’. (Gênesis 1.1-2).
Como deixar de agradecer se o próprio Mestre disse: ‘Então Jesus disse: – Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna’. (João 4.13-14). O rio corre, mas a água da vida permanece para sempre.
Léo Lima

sábado, 21 de setembro de 2019

MUDANÇA


Pense bem e tome juízo, povo sem-vergonha, antes que vocês sejam levados embora como a palha que desaparece num só dia; antes que a ira furiosa do Senhor Deus caia sobre vocês; antes que chegue o Dia da ira do Senhor. Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no Dia da ira do Senhor”. (Sofonias 2.1-3).
Estas são as palavras que o Senhor mandou Sofonias transmitir. Ela é um convite ao arrependimento. Estar arrependido é se sentir triste por causa da sua culpa e decidido a mudar de comportamento. Quem se arrepende abandona o pecado e reconhece que precisa de Jesus para ser salvo.
O verdadeiro arrependimento vem da convicção do pecado pelo Espírito Santo de Deus e leva a pessoa a mudar de vida, com o auxílio de Jesus. ‘Jesus respondeu: – Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os bons, mas para chamar os pecadores, a fim de que se arrependam dos seus pecados’. (Lucas 5.31-32).
Deus está sempre pronto a perdoar todo aquele que O busca com sinceridade de coração. O apóstolo João disse: ‘Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade’. (I João 1.9). Portanto, conforme o texto inicial: ‘Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes’.
Léo Lima

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ILUMINAR

O sol continua a nascer, e a se pôr, e volta ao seu lugar para começar tudo outra vez”. (Eclesiastes 1.5).
‘Quando o sol aparece as velas desaparecem’. Esta frase ouvi de um grande professor. Hoje, ao me recordar essa expressão, meu coração ficou exaltado apesar da saudade que sentia. Não pude deixar de pensar na beleza da frase.
Há alguns dias acordei antes de o sol se mostrar e vi que a lâmpada do poste ainda estava acesa. Ela acende e apaga de acordo com o sol. É um processo automático. Quando o sol se põe ao anoitecer ela inicia a sua jornada iluminando tudo ao ser redor. Logo que o sol desponta no horizonte ela, automaticamente, se apaga. É bom ver esse acontecimento.
Estamos vivendo uma época em que as coisas estão acontecendo de forma assustadora e a maldade entre as pessoas parece estar cada vez maior. A preocupação com o próximo é coisa rara. Jesus que é a ‘LILuz do mundo’ disse que estas coisas aconteceriam quando estivéssemos perto do fim. Portanto, o fim se aproxima e precisamos pensar em como estamos vivendo estes momentos.
Gosto de pensar em um versículo do livro profético do Novo Testamento em que está escrito sobre a nova Jerusalém: ‘A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória’(Apocalipse 21.23-24). Diante de um quadro como este é possível pensar que todos, desde o início da criação, todos se prostrarão diante do Cordeiro que tem Luz própria. O dia da volta de Cristo será de extrema alegria para todos os que conhecem Jesus e a sua luz.
O Senhor deseja que sejamos como a lua que reflete a luz do sol. Nós precisamos ser o reflexo de Jesus Cristo até a sua volta. Ora, Vem Senhor Jesus!
Léo Lima

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

OPORTUNIDADE


O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite. Não há discurso nem palavras, e não se ouve nenhum som. No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda”. (Salmo 19.1-4).
Estava refletindo sobre as palavras deste salmo e constatei mais uma vez que muitas vezes a natureza fala sobre a criação divina e nos mostra a glória de Deus.
Davi canta estas palavras e nos faz sentir a grandiosidade do Senhor na obra da Sua criação. Quando ele mostra que cada dia fala da glória divina ao dia seguinte e cada noite repete com alegria esta mesma mensagem, ficamos imaginando como deixamos passar desapercebidas as manifestações silenciosas que a natureza espalha pelo mundo todo.
Tantas vezes, ansiosos com tantos afazeres deixamos de contemplar as maravilhas que o Senhor nos deu e sentir a alegria por tantas manifestações que estão ao nosso redor. Sem discursos retóricos podemos sentir a manifestação em cada coisa criada pelo Senhor.
Não deixe que este dia seja mais um que você vai deixar passar a oportunidade de ouvir e sentir Deus lhe falando através da Sua criação. Paulo recomendou: ‘Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus’. (I Coríntios 10.31).
Léo Lima

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

HUMILDADE


Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no Dia da ira do Senhor”. (Sofonias 2.3).
Por esta palavra que Sofonias disse da parte de Deus ninguém sairá ileso no grande e terrível dia em que a terra inteira sofrerá com as assolações do final dos tempos. A recomendação divina é que todos se voltem para a Palavra de Deus, façam o que ela orienta e sejam humildes.
Este é um convite a uma maior aproximação do Senhor. Todos os que já buscam viver de acordo com as leis de Deus devem se humilhar e fazer tudo o que Deus norteia. O salmista falou que: ‘Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor, e os sobreviventes da tua ira se refrearão’ (Salmo 76.10).
Entretanto, é bom lembrarmos que o salmista também disse: ‘Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã’. (Salmo 305.5). Se nos aproximarmos do Senhor com humildade de coração e fizermos a vontade de Deus ceremos o dia sorrir.
Léo Lima

terça-feira, 17 de setembro de 2019

COMO A PRIMAVERA


“Os reis não toleram o mal porque o que torna forte um governo é a justiça. O rei se alegra em ouvir a verdade e ama os que dizem coisas certas. Quando o rei fica com raiva, há perigo de morte, mas o sábio o acalma. Quando o rei fica contente, há vida; a sua bondade é como a chuva da primavera”. (Provérbios 16.12-15).
O texto em questão mostra dois sentimentos a raiva e a alegria. Estas duas situações são reveladas nas atitudes do rei. Primeiro ele não tolera o mal, pois para ele deve sempre prevalecer a justiça. Ele também se alegra ao ouvir a verdade. Portanto, é possível ver que a justiça e a verdade proporcionam alegria ao coração do rei.
Entretanto, ‘Quando o rei fica com raiva, há perigo de morte, mas o sábio o acalma’. Em situações difíceis em que ele se aborrece e fica irado o perigo é grande e a situação se acalma somente quando uma pessoa sábia com sabedoria acalma o rei.
Já, quando o rei se regozija a vida floresce; sua benevolência se torna refrescante tal chuva na primavera. Todos nós vivemos emoções que nos levam da raiva à alegria e sentimos que mais vale um ‘coração alegre’ pois nosso semblante vai resplandecer como a alegria da primavera.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...