quarta-feira, 31 de julho de 2019

GRAÇA DE GRAÇA


Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus atinja cada vez maior número de pessoas, e estas ofereçam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus”(II Coríntios 4.15).
Muitas pessoas não compreendem o que é a graça de Deus. Mas graça envolve outros assuntos tais como o perdão, a salvação, a regeneração, o arrependimento e o amor de Deus. Ainda é aplicada na Bíblia muitas vezes como misericórdia, bondade e longanimidade. Portanto, graça é o mesmo que favor, em um plano muito maior.
No texto acima, vemos que existe graça suficiente para todos os que dela desejarem. O apóstolo Paulo, autor das palavras escritas neste texto, teve em seu ministério um único assunto: Jesus Cristo. A redenção por Cristo, e mais, abundância da graça por Cristo somente. A doação da Graça de Deus é automática, desde que o homem assuma que é um pecador, e com coração arrependido e contrito volta-se para Deus, com propósito de confessar os seus pecados, que são logo perdoados.
Assim, ele toma posse deste favor divino. Graça de graça! O que Deus requer de nós? Somente um coração arrependido, cheio de gratidão e ainda a manifestação desta gratidão: Ações de graças. No texto, vemos que é preciso fazer orações de gratidão. Esta atitude só acontece partindo de uma vida de total desprendimento ante as coisas banais deste mundo e uma completa entrega da vida a Deus. São coisas que estão interligadas, a graça salvadora e as ações de graças que vão se multiplicando naturalmente.
Léo Lima

terça-feira, 30 de julho de 2019

RECONHECIMENTO


Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra. Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo. Abomino e aborreço a falsidade, mas amo a tua lei. Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça. Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço. Senhor, tenho esperado na tua salvação e tenho cumprido os teus mandamentos. A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os extremamente. Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti”. (Salmo 119.161-168).
Os dirigentes procuram atormentar minha vida sem causa aparente, entretanto minha alma treme diante da tua palavra. Sinto-me aliviado ao me lembrar da tua lei, tal aquele que encontra muita coisa que sobeja. Tenho desprezo e procuro repelir com horror a falsidade. Mas como amo a tua justiça.
Incontáveis vezes eu louvo o teu nome a cada dia porque tua palavra é justa e os teus mandamentos perfeitos. Todos aqueles que amam a tua lei usufruem de muita paz, sei que tropeço algum poderá embaraçá-los. Senhor como aguardamos na tua salvação, pessoalmente procuro executar todos os teus preceitos. Eles são vida!  
Meu coração busca ouvir e observar os teus testemunhos; meu amor chega ao extremo da adoração. Procuro observar a tua palavra e os teus testemunhos, porque sei que meu caminho está nas tuas mãos e diante de ti a minha vida. Louvado seja Senhor por tua palavra! (Minha paráfrase). 
Léo Lima

segunda-feira, 29 de julho de 2019

BEM A TODOS


Não mude de lugar uma divisa antiga, nem tome posse de terras que pertencem a órfãos. Deus é o poderoso defensor dos órfãos e defenderá a causa deles contra você”. (Provérbios 23.10-11).
A Bíblia muitas vezes fala sobre o cuidado divino para com os desprotegidos. ‘O Senhor protege os estrangeiros que moram em nossa terra; ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus’. (Salmo 146.9). Ele trata a todos igualmente e não aceita presentes para torcer a justiça. Ele defende os direitos dos órfãos e das viúvas’. (Deuteronômio 10.17b-18).
Tratar as pessoas de forma a que todos se sintam queridos e até mesmo afagados deve ser a atitude de todos os que amam a Deus e seguem os seus princípios. O cuidado que o Senhor tem com os desprotegidos é encontrado na Sua Palavra desde o Antigo até o Novo Testamento: ‘Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo’. (Tiago 1.27).
Portanto, quando Paulo fala que devemos fazer o bem a todos é parte da vontade de Deus para as nossas vidas. A ganância que domina o ser humano  entristece o coração de Deus. Será que estamos fazendo conforme é o plano divino para nós? Que possamos pensar nossas atitudes e mudar se necessário for. Façamos o bem a todos.
Léo Lima

domingo, 28 de julho de 2019

GRACIOSO PRESENTE


Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça”. (Romanos 5.20).
Somos muito seletivos quando pensamos nas pessoas e como elas são. Está muito difícil assistirmos aos noticiários que só anunciam as maldades de uns para com os outros. Às vezes pensamos que existem pessoas que não merecem ser salvas. Merecer. É justamente a palavra que não cabe neste contexto. Ninguém ‘merece’ por si só a salvação. Ela é outorgada através da graça de Deus por seu Filho Jesus Cristo. ‘Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie’. (Efésios 2.8-9).
O texto inicial nos lembra de que quanto maior o pecado maior é a graça divina. Assim é Deus e sua misericórdia que a cada dia nos oferece dela como do maná que Ele proveu para o seu povo.
A graça transborda quando o pecado aumenta. Deus ama a todos sem restrições. ‘Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens’. (Tito 2.11). Ele só abomina a prática do pecado. Sabemos que a cada dia somos presenteados com a graça do Senhor.
Léo Lima

sábado, 27 de julho de 2019

CHEIRO DE VIDA


Senso moral
Como estão seus valores? Quais são as prioridades da sua vida? Onde seu coração fixa seus sonhos? “Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lucas 12.34). Nestas palavras de Jesus, Ele mostra que a moral é de acordo com a prioridade que se tem na vida. A separação que se faz necessária Tiago descreveu: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.(Tiago 4.4). Então, ser separados para Deus é o desafio constante. “Mas, como é santo  aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo(1 Pedro 1.15,16). Para que se atinja a santificação é preciso ser obediente a Deus e estar em constante oração diante Dele, vigiando em todo o tempo.
 Um outro aspecto é a persistência na leitura de Sua Palavra conforme diz o salmista: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti(Salmo 119.11). Acreditamos que, conforme cresce o nosso conhecimento da Palavra de Deus, nosso senso moral se estabelece e se firma nos preceitos do Senhor. 
Mesmo sejamos assolados por perturbações e tentações naturais e que nossos desejos contrastem com as nossas vontades, temos a promessa de nosso Deus que diz: “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” (I Coríntios 10.13). Como é bom vivermos sob promessas como esta e sem mais dúvidas a rondar o nosso dia a dia. 
Enfim, concluímos que, ter uma vida primada por escrúpulos, realmente, não é para quem pode, mas é, especialmente, para quem assim o deseja. “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento;  Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?(II Coríntios 2.14,16).  É preciso, portanto, viver de tal maneira que o nosso cheiro seja de vida para vida. É nisto que o cristão deve estar pautando sua vida.
Léo Lima

sexta-feira, 26 de julho de 2019

MORAL PRATICÁVEL


Como está a moral nos dias de hoje? Ela é praticável?
Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;” (I Pedro 1.14). Eis a razão para que os cristãos façam a diferença em seu meio, antes eras ignorantes quanto às coisas de Deus e depois de redimida por Cristo a pessoa foge das inclinações naturais do seu corpo. “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3.5). É preciso ser luz e mostrar que existe algo muito melhor do que simples e passageiros prazeres. 
O Cristão deve procurar persuadir e não ser persuadido, conforme Paulo escreveu aos crentes de Colossos: “Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós...  para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo,  no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.  Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.” (Colossenses  2.1-4).
É na busca da sabedoria divina  que se encontra a moral necessária para um viver digno na presença de Deus o nosso Pai.  E é justamente quando se prima pelos preceitos divinos que o cristão não hesitará, não terá dúvidas e, muito menos não será angustiado pela inquietação de consciência.
Léo Lima

quinta-feira, 25 de julho de 2019

NÃO QUERO


Neste dia compartilho novamente a poesia do meu pai que nos convida a uma introspecção. Léo Lima
Eu não quero pecar, meu Senhor,
Que o pecado, seja lá qual for,
Só tristeza e remorso produz.
Eu não quero pecar, ó meu Cristo,
Porque pra me livrar disto
Deste a vida em maldita cruz.

Eu não quero pecar, que o pecado,
É engano, é maldade e transgressão.
Tendo embora teu magno perdão,
Considero-me sempre culpado.

Eu não quero pecar. Se porém
Transgredir eu vier, meu Jesus,
Teus preceitos, tua lei, teus ensinos,
Ilumina-me com a tua luz!

Não me deixes vencido, eu te imploro!
Purifica-me e faze-me santo
Pra ser útil na Causa. Eu te adoro
E bendigo-te neste meu canto!
Amil Edram

quarta-feira, 24 de julho de 2019

FRAQUEZA


Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor”. (Romanos 8.26).
Existem dias em que desde o amanhecer sentimos que nosso ânimo não vai bem e uma certa prostração se abate em nós. Muitas vezes até nossa oração é difícil expressar. É então que nas palavras do apóstolo Paulo podemos sentir nossas forças renovadas. É o Espírito Santo o intercessor nestes momentos.
Como o salmista falou: ‘Ele tem pena dos fracos e dos necessitados e salva a vida dos que precisam de auxílio. Ele os livra da exploração e da violência; a vida deles é preciosa para ele’. (Salmo 72.13-14). Podemos sim crer que Deus nos levanta, assim como reanima nosso coração.
Este é o momento para lembrarmos de Jesus: ‘Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou’. (Hebreus 4.14-15).
Léo Lima

terça-feira, 23 de julho de 2019

UM LUGAR


De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí”. (Jeremias 31.3).
Eterno: sem princípio nem fim; que dura para sempre; imortal; imutável; enorme; desmedido. Quando no final da apresentação destes sinônimos o dicionário coloca como substantivo masculino - DEUS - sentimos verdadeiro tremor interior por termos um tão grande amor que está sempre pronto a nos guiar. Sim, o Eterno, que nos envolve com imutável amor, amor este que é desmedido e que de uma mesma maneira dura para sempre, sentimos algo indizível, pois nos deparamos com um cuidado, um carinho que nos cerca, que nos extasia ante esta grandiosa realidade vivenciada em paz!
No texto, está expressa a natureza divina, como ficou exemplificada na aliança do Sinai. É a expressão da fidelidade e do cuidado infalíveis de Deus. Ele atrairá novamente o seu povo que no exílio sentia-se oprimido e Deus o libertou com infinita misericórdia e com sua compaixão que é o reflexo do seu eterno amor por todos. O povo que se achava oprimido faz do lamento grande expressão de júbilo e a promessa de amor eterno e benignidade infinita continua.
Hoje somos o povo de Deus resgatados e comprados pelo sangue de Cristo, o Messias, somos atraídos pela cruz do calvário que simboliza a nossa remissão e a garantia da vida eterna com Deus para todo aquele que O aceita. O Eterno nos garante a vida eterna com Ele! Amém. Deus deseja te dar amor e paz, ofereça a Ele o lugar em você.
Léo Lima

segunda-feira, 22 de julho de 2019

GRAÇA SEM MEDIDA


Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça”. (Romanos 5.20).
Somos muito seletivos quando pensamos nas pessoas e como elas são. Está muito difícil assistirmos aos noticiários que só anunciam as maldades de uns para com os outros. Às vezes pensamos que existem pessoas que não merecem ser salvas. Merecer. É justamente a palavra que não cabe neste contexto. Ninguém ‘merece’ por si só a salvação. Ela é outorgada através da graça de Deus por seu Filho Jesus Cristo. ‘Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie’. (Efésios 2.8-9).
O texto inicial nos lembra de que quanto maior o pecado maior é a graça divina. Assim é Deus e sua misericórdia que a cada dia nos oferece dela como do maná que Ele proveu para o seu povo.
A graça transborda quando o pecado aumenta. Deus ama a todos sem restrições. ‘Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens’. (Tito 2.11). Ele só abomina a prática do pecado. Sabemos que a cada dia somos presenteados com a graça do Senhor.
A graça divina é imensa por mim e por você.  Busque a Deus agora.
Léo Lima

domingo, 21 de julho de 2019

OFERTA DE AMOR


Agora, moços, escutem! Façam o que eu digo e serão felizes. Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos”. (Provérbios 8.32-33).
Eis o convite final que o texto nos faz: Escutar e praticar o que o sábio tem ensinado ao longo dos provérbios. A sabedoria pode ser adquirida para ser vivenciada em todas as situações da vida. Reconhecer que Deus está atento aos nossos atos nos faz buscar a cada dia sermos mais sábios com a Palavra que Ele nos deixou.
Buscar conhecer aquilo que nos fará sabedores da vontade de Deus para a nossa vida nos leva para mais próximos da vontade de Deus e seus planos se farão conhecidos para nossa vida. Conhecer e fazer o que a Bíblia nos ensina nos aproxima do Pai celestial.
Agora, moços, escutem! Façam o que eu digo e serão felizes. Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos’. O convite de Jesus é para que reconheçamos que Deus nos ama e oferece a salvação.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...