terça-feira, 30 de abril de 2019

GRACIOSIDADE


Hoje é comemorado o dia Nacional da Mulher. Nossa reflexão é sobre ela. 
Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada (Provérbios 31.30).
Nestes tempos em que vivemos está se tornando moda a vulgaridade. O seu contrário, a graciosidade numa mulher contribui, decisivamente, para torná-la popular e admirada, pois é sempre uma visão agradável observar e conviver com pessoas assim. É preciso alguma coisa a mais, que vem de dentro para fora. O texto não sugere que não é bom ser graciosa. A graciosidade é uma característica na maioria das mulheres. Entretanto, o que se pode deduzir é que não se deve ter a graça e a formosura como prioridade na vida. A graça e a formosura devem ser uma consequência na vida da serva do Senhor.
Uma mulher graciosa é sincera, misericordiosa, humana, educada, atenciosa, refinada, amável, afável, sociável, generosa, benigna, compassiva, caridosa e compreensiva. Todas estas qualidades são sinônimas de graciosidade. Você é convidada a fazer uma reflexão sobre como estão os seus atos. Pode ser que alguns desses predicados estejam lhe faltando e isso dificulta para que as pessoas que a cercam possam ver na sua vida que você teme ao Senhor.
Deus é Amor. E este amor além de verdadeiro não muda. Portanto, suas promessas são eternas. Que tamanho tem o seu amor que serve como reflexo de Deus na sua vida para outras vidas? Deus valoriza a mulher e nós precisamos valorizar o amor que Ele demonstrou quando deu Seu Filho para nos resgatar e nos conceder a vida eterna.
Léo Lima

segunda-feira, 29 de abril de 2019

comunique: OBEDIÊNCIA

comunique: OBEDIÊNCIA: “ Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos: Deus os abençoará nas cidades e nos campos. Deus os abençoará dando-lhes m...

OBEDIÊNCIA


Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos: Deus os abençoará nas cidades e nos campos. Deus os abençoará dando-lhes muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de ovelhas. Deus os abençoará com boas colheitas de trigo e de cevada e com muita comida. Deus os abençoará em tudo o que fizerem”. (Deuteronômio 28.2-6)
Que é necessário para uma vivência adequada?
Para uma vivência adequada é preciso reconhecer a necessidade de analisar os conceitos que se apresentam em nós e diante de nós. Os conceitos devem se referir aos acontecimentos.
A mídia vem bombardeando nossas mentes com todos os tipos de informações direcionadas, outras até formadoras de opinião, mas de forma avassaladora valorizando coisas fúteis e muitas vezes violentas; tanto para o cotidiano, como para a moral. Para se analisar qualquer fato é preciso olhar e ver o que pode ser ou vir a ser este acontecimento.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus’. (28.2). Uma das virtudes mais difíceis de ser praticada é sem dúvida a ‘compreensão’.
Para compreendermos algo é preciso que estejamos muito atentos ao que vemos, pensamos ou dizemos. Na maioria das vezes procuramos compreender somente aquilo que de alguma forma nos interessa. No relacionamento entre as pessoas muito se tem perdido por falta desta virtude como prática de vida! Procuremos pensar mais detalhadamente para entendermos o que de fato está acontecendo e o que o Senhor requer de nós.
Léo Lima

domingo, 28 de abril de 2019

CURSOS COMUNIQUE: APENAS UM SOPRO

CURSOS COMUNIQUE: APENAS UM SOPRO: Salmo de Lamentos ou súplicas . Hoje compartilho o salmo de número trinta e nove. Léo Lima. “Eu disse: - Vou ter cuidado com a minha ma...

FIRMADOS EM CRISTO


Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus”. (Gálatas 2.6-7).
A recomendação do apóstolo Paulo no texto inicial é que todos os que tem Jesus Cristo como Senhor, devem estar enraizados nele e assim serem fortificados aprendendo como agir com sabedoria. É necessário que a vida de cada cristão seja construída com profundeza e segurança no Senhor.
O apóstolo Tiago lembra que para que a vida seja vivida de forma sábia a fonte é uma só: ‘Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer’. (Tiago 1.5-8).
Se estivermos enraizados pelo amor do Senhor poderemos compreender um pouco sobre o tão grande amor com que o Pai nos amou e ama. Paulo ainda ora pelos fiéis de Éfeso: ‘Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade’. (Efésios 3.17-18).
Léo Lima

sábado, 27 de abril de 2019

OUVINDO DEUS

E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus”. (Deuteronômio 28.2).
Uma das virtudes mais difíceis de ser praticada, sem dúvida, é a 'compreensão'. Para se compreender algo ou alguém é preciso estar muito atento ao que se vê, ou mesmo ao que a pessoa diz. Na maioria das vezes procuramos compreender somente aquilo que nos interessa de alguma forma. No relacionamento entre as pessoas muito se há perdido por falta da prática desta virtude! Sempre desejamos ser compreendidos. O que nos interessa é que o nosso querer seja a prioridade.
Existe ainda o mal entendido que pode provocar grandes desastres. Isto ocorre quando a comunicação não é plena entre os interlocutores. A promessa divina é: ‘se estivermos atentos, se compreendermos a sua mensagem’ O texto diz: ‘quando ouvires a voz do Senhor teu Deus’ isto não é somente escutar, mas acima de tudo compreender! Se compreendermos e a colocarmos em ação seremos ricamente recompensados e abençoados por Deus.
Na palavra de Deus temos várias citações em que podemos nos deter como, ‘Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual’. (Efésios 1.3). Sabemos que, temos, através de Cristo, livre acesso ao Pai. Nele temos a vida. E somente através de Jesus podemos nos aproximar de Deus, o Pai, que de uma maneira única nos abençoa. Para que isto aconteça é preciso estarmos atentos ao que a Bíblia nos diz, é preciso querermos ouvir a voz de Deus a nos falar. Para entender a palavra de Deus não basta escutar. É preciso sentir e compreender.
Jesus está pronto a interceder por todos aqueles que desejam a salvação, para isto é preciso crer e se arrepender de tudo que já se fez de errado. É muito simples para você, basta desejar e as portas da compreensão estarão abertas, e você terá livre acesso ao Pai entendendo o que Ele diz. Fale com Jesus agora mesmo e Ele vai lhe atender.
Léo Lima

sexta-feira, 26 de abril de 2019

COM PRUDÊNCIA

Seja sábio, meu filho; então eu serei feliz e saberei dar uma boa resposta a quem me criticar. O homem sensato vê o perigo e se esconde, mas o insensato vai em frente e acaba mal”. (Provérbios 27.11-12).
Diz o dicionário que sensatez é ‘qualidade de sensato; bom senso, equilíbrio; ponderação ao tratar de assunto delicado ou difícil; prudência, precaução; atitude de quem é reservado, comedido; circunspecção e discrição’. Quem consegue agir de acordo com estas qualidades é uma pessoa sábia.
Para tanto o livro de provérbios mostra que não se deve afastar da sabedoria. ‘Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará’. (Provérbios 3.21-23). Que estas palavras sejam gravadas em nosso ser.
As lutas chegam a cada momento e Tiago ensinou que devemos ser perseverantes e colocarmos a sabedoria como nosso lema. ‘Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada’! (Tiago 1.2-4). Que consigamos refletir a cada manhã e agirmos com sabedoria a cada passo que dermos.
Léo Lima

quinta-feira, 25 de abril de 2019

MISERICÓRDIA


Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos”. (Efésios 2.4-5).
Misericórdia constitui em não dar castigo a alguém que merece. Nós fizemos jus ao castigo porque pecamos, entretanto Deus, na Sua insondável misericórdia, enviou o Seu filho Jesus para nos salvar. Esta é a razão porque devemos constantemente agradecer e adorar a Deus pela Sua grande misericórdia!
Estando neste mundo é muito difícil viver de uma forma pura. Quantas vezes nos pegamos pensando coisas nem sempre agradáveis. Para que não fiquemos distantes e sem esperança eis uma promessa para nós. ‘No entanto, o Senhor continua esperando porque ele quer ser bondoso e ter compaixão de vocês; pois ele é Deus que faz o que é direito. Felizes são aqueles que põem a sua esperança nele!’ (Isaías 30.18).
Na carta aos Hebreus está registrado que para termos confiança para que cheguemos perto do Senhor e das suas misericórdias. ‘Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda’. (Hebreus 4.16).
Finalmente, para que vivamos de acordo com a vontade do Senhor precisamos ter misericórdia uns dos outros para que possamos ser felizes. Jesus disse: ‘Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas’. (Mateus 5.7).
Léo Lima

quarta-feira, 24 de abril de 2019

APRENDENDO


Aqueles que temem o Senhor aprenderão com ele o caminho que devem seguir. Eles sempre terão sucesso, e a Terra Prometida será dos seus filhos. O Senhor Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles”. (Salmo 25. 12-14).
Ter temor de Deus é aceitar o poder e a santidade de Deus. Quem teme a Deus quer agradá-lo. O respeito a Deus nos ajuda a viver de maneira correta, escolhendo fazer o que é certo. Temer a Deus, portanto é uma atitude sábia.
O salmista inicia seu pensamento nesta porção da Palavra que os que temem ao Senhor aprendem o caminho reto. Já Salomão finaliza seu livro de grandes questionamentos dizendo que sua conclusão é que o temor a Deus e a obediência aos mandamentos divinos são o motivo porque fomos criados. ‘De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados’. (Eclesiastes 12.13).
E o salmista orienta a quem deseja ter sabedoria, pois que para todas as situações na vida é preciso primeiro temer a Deus. Logo o Senhor dá compreensão a quem O busca. ‘Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o Senhor seja louvado para sempre!’. (Salmo 111.10).
Léo Lima

terça-feira, 23 de abril de 2019

CONFIANÇA


E a paz de Deus, que está além da compreensão humana, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”. (Filipenses 4.7).

Quando procuramos penetrar em nossos pensamentos podemos perceber que eles são limitados até a nós mesmos. Nossos sonhos se limitam ao que desejamos! Nos surpreendemos mesmo nos momentos mais fantasiosos que vivemos. Outras vezes questionamos por que não conseguimos compreender determinadas coisas, especialmente aquelas concernentes a Deus e sua eternidade!

A promessa é que ‘a paz de Deus, que está além da compreensão humana, guardará o coração e a mente de vocês,’ então, podemos constatar que se esta promessa que nos é feita, nos atingir, logo não haverá compreensão humana capaz de explicar o que vive todo salvo por Jesus Cristo. A paz que está além da compreensão humana é que guardará corações e mentes firmes no Senhor. Isto vai além de todo entendimento.

Eu vivo este sentimento gostoso e gostaria que você também pudesse sentir o mesmo. Para que a paz pudesse acontecer em minha vida, um dia eu permiti que Jesus entrasse em meu coração e Ele não mais saiu de lá. Jesus hoje reside em minha vida fazendo dela uma vida cheia de paz. Minha vida com Jesus não tem ansiedades e muito menos desespero. Às vezes sinto tristeza, mas é algo que passa, como o vento. Quase não dá para percebê-la. Logo, Jesus está reinando soberano! Como é bom viver com Jesus!

Você quer experimentar este sentimento único? Deixe Jesus entrar e fazer morada em sua vida! Ele vai proporcionar ‘E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus’. Creia, Ele deseja estar com você também. Entregue sua vida a Jesus, confia nele e Ele tudo fará.
Léo Lima

segunda-feira, 22 de abril de 2019

SABEDORIA


Seja sábio, meu filho; então eu serei feliz e saberei dar uma boa resposta a quem me criticar. O homem sensato vê o perigo e se esconde, mas o insensato vai em frente e acaba mal”. (Provérbios 27.11-12).

Diz o dicionário que sensatez é ‘qualidade de sensato; bom senso, equilíbrio; ponderação ao tratar de assunto delicado ou difícil; prudência, precaução; atitude de quem é reservado, comedido; circunspecção e discrição’. Quem consegue agir de acordo com estas qualidades é uma pessoa sábia.

Para tanto o livro de provérbios mostra que não se deve afastar da sabedoria. ‘Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará’. (Provérbios 3.21-23). Que estas palavras sejam gravadas em nosso ser.

As lutas chegam a cada momento e Tiago ensinou que devemos ser perseverantes e colocarmos a sabedoria como nosso lema. ‘Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada’! (Tiago 1.2-4). Que consigamos refletir a cada manhã e agirmos com sabedoria a cada passo que dermos.
Léo Lima

domingo, 21 de abril de 2019

RESSUSCITOU


Hoje, no dia em que se recorda e comemora a ressurreição do Senhor Jesus, compartilho mais uma das mensagens que o meu pai (pr. Manoel R. Lima) escreveu. Para este dia em que os propósitos são renovados, vale lembrar o ápice do cristianismo, pois sem a ressurreição não seríamos cristãos. O meu desejo é que Deus fale ao seu coração e que sua vida seja repleta de paz e amor junto a Jesus o Senhor que VIVE. - Léo Lima
Lucas 24.13-35
A leitura do texto acima, nos apresenta o estado de desolação e desânimo em que caíram os discípulos de Cristo, desde a sua condenação e morte. Jesus já previra tal experiência quando lhes citou o trecho profético do Salmo que dizia: “...ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão...”
Podemos somente imaginar, ainda que vagamente, o que de tristeza, abatimento, perplexidade, indignação e dor, ia na alma daqueles homens e mulheres que durante dias e meses,  acompanharam o doce Mestre nas suas peregrinações, através das vilas e cidades, proclamando a vinda do reino de Deus, e realizando milagres e prodígios a vista de todo o povo.
Agora, a esperança de Israel, o Filho de Davi, aquele em quem os olhos de todos, por mais de uma vez, estiveram fitos, como a querer penetrar no mistério daquele olhar tão simples e meigo, era (para eles) como outro qualquer homem, um corpo inerte no túmulo de pedra que o nobre senador, José de Arimatéia, cedeu, pois que nem túmulo havia para Ele preparado. Quem pode avaliar tamanha perda, golpe mais cruel e repentino que aquele que eles sofreram?
Mas, oh! maravilha do poder de Deus! Enquanto os seus corações se confrangiam em dor e saudade, o Senhor Jesus, já participava com eles dos seus pensamentos cheios de lamentos e tristezas, para dissipar dos seus olhos aquela negra nuvem de temor e solidão.
Quando eles lastimavam a sua perda, eis que Ele, sereno e compassivo, caminhava ao lado deles, embora não o reconhecessem, por estarem os seus olhos voltados para a terra. Exorta-os; faz com que eles percorram com Ele os sagrados textos que dEle falavam para mostrar-lhes que era necessário que todas aquelas ocorrências se verificassem, para que fosse cumprido o que  dEle estava escrito. Mas quando lhe foi manifesta a identidade do companheiro de jornada, no partir do pão, eis que os seus olhos se iluminaram, e os seus corações davam saltos de alegria por verem que a Palavra não falhou, quando lhes falava que havia de ressuscitar ao terceiro dia... Saíram. Era mister voltar a Jerusalém para dar a boa nova aos outros companheiros que lá ficaram.
Tinham uma mensagem nova e grandiosa para transmitir e não podiam guardá-la só para si. Em Jerusalém, entretanto, um grupo dos discípulos já tinha conhecimento do importante acontecimento.
E testificavam: “Ressuscitou verdadeiramente o Senhor.” Esta frase apontou um novo marco na  experiência daqueles rudes discípulos, e seria daquela hora em diante, uma mensagem sempre nova e oportuna para os que estivessem sem esperança... Vejamos o que ela nos diz:
I - Era a prova da unção de Jesus
O nascimento do Salvador fora revestido de circunstâncias especiais, misteriosas, que a seu tempo, causou admiração e temor por parte da gente humilde, e inveja e ódio dos poderosos...
O testemunho do Pai, a Seu respeito foi presenciado apenas por algumas pessoas, dentre as quais, João Batista, Pedro, João e Tiago, no monte da transfiguração e um grupo de pessoas na ocasião em que alguns gregos quiseram vê-Lo.
É verdade que a fama dos seus milagres e prodígios já se tinha espalhado por muitos lugares, mas havia os que se recusavam a reconhecê-los como prova do Seu poder provindo de Deus, dizendo que Ele operava aquelas maravilhas pelo espírito de Belzebú...
A sua morte fora uma pregação muda e objetiva da realidade da sua personalidade divina, por todas as circunstâncias que a cercaram. Ao morrer, o centurião testificava dEle, dizendo: “Este verdadeiramente, era o Filho de Deus. Foi sepultado embaixo de enorme peso dos nossos pecados, porém se levantou de novo, todo poderoso, para justificar-nos e salvar-nos. Sua morte provou a  grandeza do seu amor; sua ressurreição manifesta de novo que seu amor havia logrado o seu objetivo.”
A ressurreição foi a completa derrota do pecado, da morte e do maligno. Jesus não morreu como vítima. Ele morreu como conquistador. Sua vitória foi manifesta na ressurreição. O apóstolo S. Pedro testificou no sermão do dia de pentecostes, dizendo que “a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção”, concluindo: “Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” O que Pedro quis dizer quando afirmou que Deus o fizera Senhor e Cristo? O nome de Jesus era descritivo da pessoa a quem eles conheceram como vivendo no seu meio e a qual condenaram à morte. E agora Pedro lhes anunciou o surpreendente fato de que Deus revertera o juizo de condenação sobre Jesus, exaltando-o a uma posição de autoridade e poder que lhe pertence por direito como Senhor e Cristo (ou Ungido). A posição que ele ocupava antes, no seu seio, não era sua posição de direito. Ele estava presente como alguém de poder limitado, por fraqueza, como mostra a vergonhosa morte que sofreu: Tal posição não será sua jamais. Deus o exaltou. Deus o revestiu de autoridade e de poder universais. Seu poder é poder espiritual, como o demonstrou o derramamento do Espírito Santo.
II - É a segurança da nossa salvação
Jesus dissera aos seus discípulos e a todos os judeus que O ouviam durante a festa da dedicação, última em que Ele tomou parte: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.”
Que valor haveria nestas palavras se aquele que as proferira tivesse ficado para sempre retido nas ânsias da morte? Nada mais seriam que palavras ao vento, sem nenhum sentido, sem nenhum poder. Cristo ressurreto, põe, pelo Espírito Santo, na boca do apóstolo Paulo estas palavras: “... e se Cristo não ressuscitou  logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Podemos, portanto, confiar nestas outras palavras de Jesus a Marta, quando da ressurreição de Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá,” porque, “ressuscitou verdadeiramente o senhor.”
III - É a certeza do juízo final
Depois das irrefutáveis provas da sua natureza divina, do seu poder, da sua autoridade como Ungido de Deus, da sua qualidade de Salvador dos homens não há como fugirmos da sua presença quando ele vier na sua glória para o julgamento final. Disso dá-nos certeza a sua palavra dizendo-nos através do livro de Hebreus: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram:“Testificando também Deus com eles, por sinais e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” E ainda no livro de Atos 17.30-31: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; por quanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo por meio do varão que para isso destinou; e disso deu a certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.” Pois que, verdadeiramente ressuscitou o Senhor.
Pr. Manoel Rodrigues de Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...