sábado, 30 de junho de 2018

MARAVILHAS


“Ó Deus Eterno, eu te louvarei com todo o coração e contarei as muitas coisas maravilhosas que tens feito”. (Salmo 9.1).
‘As melhores e mais belas coisas no mundo não podem ser vistas, ou mesmo tocadas. Podem ser sentidas, todavia, pelo coração’. (Helen Keller). Este pensamento retrata o abstrato. Parece que o coração é o órgão em que guardamos as coisas mais importantes da nossa vida. As nossas emoções. Os nossos sentimentos. Ele é a gaveta onde colocamos o que existe de melhor em nós.
Diante dos nossos olhos atentos, ou não, estão todas as coisas com que Deus, desde a criação, nos presenteou. Deus, ao criar este mundo, colocou todo seu amor nesta obra. Ele anteviu tudo, mas tudo mesmo que nos seria de utilidade, e criou. Mesmo quando vemos que cientistas estão descobrindo coisas para melhorar nosso bem estar, sabemos que estas mesmas coisas foram colocadas por Deus desde a fundação do mundo.
O salmista canta e se propõe a louvar ao Deus Eterno por todas as maravilhas que o Ele proporciona. Este canto, como ele mesmo diz, é de coração e é sincero. Ele procura lembrar as muitas realizações que Deus tem operado e ressalta com deslumbramento os atos do Eterno.
Nosso coração, que recebe todas as nossas emoções, está pronto para contemplar e sentir as obras de Deus? Podemos cantar como o salmista? ‘Eu te louvarei e exaltarei o Teu nome de todo o coração’. Deixe que Ele entre e faça morada em seu ser e você saberá cantar com seu coração louvores a Deus.
Léo Lima

sexta-feira, 29 de junho de 2018

JESUS VIVE


“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”. (Jó 19.25).
A vida é o bem mais precioso que possuímos. Todavia, a vida vivida sem esperança torna-se tortura, quase o caos. Diariamente deparamo-nos aquelas pessoas que vivem em um mundo egoísta procurando destruir, angustiar e até perturbar o nosso viver. Muitos tentam se aproveitar ao máximo de nossa boa fé, nossa inexperiência diante de determinados fatos da vida.
Conhecemos a história de Jó. Servo de Deus, que Deus permitiu que o inimigo de nossas vidas destruísse tudo que ele possuía, tirando, inclusive, seus familiares, os seus bens materiais, ficando Jó triste, solitário e doente. E os amigos? Até estes se afastaram totalmente e os que se aproximaram procuravam acusá-lo de muitas coisas. Jó estava sozinho e em meio ao desespero, exclama: ‘Quem me dera que as minhas palavras se escrevessem. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o verão’. (Jó 19.23,26-27).
Em meio à aflição que vivia, Jó era impulsionado pela estranha força que invade alguns corações esperançosos e estava convicto de que veria o Senhor que era o seu salvador. Ele expressava aí uma vontade muito grande de vê-lo e do mais profundo do seu ser exclamou: ‘Porque eu sei que o meu Redentor vive!’ É a resposta à dúvida e à esperança. Esse libertador, defensor, justificador era esperado por Jó para salvá-lo e libertá-lo da ruina em que se achava submerso.
Hoje, pela fé, podemos exclamar como Jó: ‘Porque eu sei que o meu redentor vive!Eu creio que Jesus o meu redentor vive. Ele está a oferecer a liberdade através de um gesto de fé que você pode ter agora. Creia no Senhor Jesus e entregue sua vida a Ele.
Léo Lima

quinta-feira, 28 de junho de 2018

CONFIANÇA


“E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.” (Hebreus 13.6).
Deus nunca vai nos desamparar nem nos deixar, então podemos descansar no Senhor. A partir do momento em que entregamos nossa vida ao Senhor não ficaremos sozinhos. Confiamos que nossa dependência será atendida pelo Senhor a cada momento. O salmista disse: ‘Estou certo de que o Senhor está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar’. (Salmo 16.8).
Quem teme a Deus não tem medo do amanhã. Precisamos consagrar o mais respeitoso temor ao nosso Deus e todas as ameaças serão afastadas da nossa vida. ‘É melhor ser pobre e temer a Deus, o Senhor, do que ser rico e infeliz’. (Provérbios 15.16). Hoje temos mais liberdade para adorarmos o nosso Deus e precisamos agradecer a Deus e viver a plenitude desta liberdade.
O meu Deus é quem me ajuda em todas as situações por esta razão não posso temer as intenções daquele que deseja me prejudicar. Louvado seja nosso Deus!
Léo Lima

quarta-feira, 27 de junho de 2018

DEFENSOR CONSTANTE


“Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração! Homens poderosos, até quando vocês vão me insultar? Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades? Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele; o Senhor me ouve quando eu o chamo.” (Salmo 4.1-3).
O Senhor ouve quando eu o chamo. Assim termina este texto. Uma das coisas mais constrangedoras é quando estamos falando e percebemos que o nosso interlocutor não nos ouve. A conversa logo perde toda a graça. Sentimos que falamos em vão.
O salmista inicia o texto chamando a Deus e dizendo que é Ele o seu defensor e lhe pede que responda sempre. Recorda ainda que o Senhor o ajudou quando estava em dificuldade. Chama a atenção de pessoas poderosas que o insultavam. Recorda-se que Deus trata com cuidado especial todas as pessoas que lhe são fiéis. ‘Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia’. (Salmo 59.16).
Assim é o nosso Deus. Está sempre atento quando nos dirigimos a Ele. Ele não fica desatento à nossa oração. Precisamos reconhecer tudo que o nosso Deus tem feito por nós. Senhor, obrigada!
Léo Lima

terça-feira, 26 de junho de 2018

ALTERNATIVA


Compartilho neste dia, mais uma das poesias que escrevi inspirada no Senhor Jesus. Louvado seja nosso Salvador!
Baseado no texto de João 6

‘Duro é este discurso; quem o pode ouvir?’
Havia murmúrio... Havia abandono; não mais seguir...
Que infortúnio! Onde a paixão que ao Mestre dedicavam?
E o ardor arrebatador que a todos dominava?

Paixões momentâneas, interesseiras...
Que só à fome saciada, era logo jogada, era interesseira
Não se podia ouvir a crua verdade,
Pois a paixão é uma grande leviandade...

Senhor, Tu És o pão para a eternidade
Que sacia a fome do necessitado. A fatalidade,
A Distância entre Deus e o homem;
É sempre o pecado que o transforma em necessitado.

Senhor, para onde iremos nós? Tu tens As palavras da vida eterna!
A nós Tu vens realmente outorgar eterna vida!
Experiência por muitos desconhecida.

Não só porque creram, mas porque Jesus,
Para aqueles que souberam que Ele, só Ele conduz.
Só Ele, é o caminho. Só Ele tem a palavra que salva
Que dá vida eterna!

Não como os caminhos com mil bifurcações...
Mas numa reta linha sem alterações,
Nem senões... Jesus, sempre compassivo,
Nunca se esquiva. É SEM ALTERNATIVAS...
Léo Lima

segunda-feira, 25 de junho de 2018

VIDA REAL


“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10.10).
O que é a vida? O coração batendo? Os movimentos dos braços e pés? Como estamos vivendo estes momentos que temos como dádiva divina?
A ciência afirma que a partir da morte do cérebro não existe mais vida mesmo que o coração esteja pulsando. Jesus Cristo veio a este mundo com um propósito definido: Dar a vida eterna a todo aquele que crer em Seu Nome, no Seu amor e no Seu sacrifício na cruz do calvário.
Foi por isso que a promessa de Cristo é de que todo o que nele crer tenha a vida eterna, não somente isto, pois a partir do momento da conversão a pessoa passa a ter a vida abundante prometida por Ele. Isto quer dizer uma vida plena do amor do Pai. Vida livre do pecado. Vida em que a paz reina.
Eis a oportunidade: Jesus está oferecendo esta vida plena agora. Depende de você desejar.
Léo Lima

domingo, 24 de junho de 2018

AMOR ÚNICO


“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (I Timóteo 2.3-5).
Hoje preciso compartilhar a maneira como devemos nos dirigir a Deus. O que é um mediador? Sabemos que é a pessoa que media entre duas outras pessoas. Portanto, conforme o apóstolo Paulo existe um só Deus e um só mediador entre o criador e nós. Por esta razão Jesus disse que tudo que pedirmos a Deus em o Nome dele – Jesus - nós vamos receber. Disse também, que não existe nenhum intermediário entre o ser humano e Deus a não ser Ele, Jesus o Filho de Deus.
Fica claro que nossas orações devem ser feitas a Deus através de Seu Filho Jesus Cristo. O Senhor Jesus afirmou ainda que Ele é o caminho, portanto se desejamos chegar a Deus temos que aceitar o amor que Cristo oferece. Ele disse que a verdade nos libertaria. E disse mais: que Ele é o nosso mediador, a vida e nos dará vida plena. Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Léo Lima

sábado, 23 de junho de 2018

MARAVILHAS VISÍVEIS


Ó Deus, nosso pastor, cuida de nós, o teu rebanho. Pois vivemos isolados numa floresta cercada de terras boas e férteis. Como fizeste no passado, leva-nos agora para os bons pastos de Basã e de Gileade. Faze milagres a nosso favor, como fizeste quando nos tiraste do Egito”. (Miquéias 7.14-15).
Eis uma petição feita ao Senhor relembrando as maravilhas que Deus operou ao libertar o povo de Israel do Egito. Jó sabia que vivia milagres a cada momento, pois seu coração vivia em adoração. ‘Nós não podemos entender as coisas maravilhosas que ele faz, e os seus milagres não têm fim’. (Jó 5.9).
Asafe o levita que adorava constantemente a Deus disse ao Senhor que não se esqueceria das maravilhas feitas por Deus. ‘Ó Senhor Deus, eu lembrarei dos teus feitos maravilhosos! Recordarei as maravilhas que fizeste no passado’. (Salmo 77.11).
Jesus disse ao povo que a falta de fé os afastava de perceber as grandes coisas que o Senhor realizava. ‘– Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça’. (Mateus 11.21).
Qual o milagre que vivemos neste dia? Precisamos analisar com a fé viva e o coração grato cada acontecimento que vivemos.
Léo Lima

sexta-feira, 22 de junho de 2018

CONTAGIANDO


E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos”. (Atos 15.3).
Quando alguém chega a nossa casa ficamos radiantes de alegria. Gostamos de ouvir as novidades. Fazemos o que temos de melhor para o almoço, lanche, e ainda assim, achamos que é pouco. Tentamos de várias maneiras demonstrar a nossa alegria. Isto se deu em cada lugar em que Paulo e Barnabé chegavam e davam a notícia de que muitos não-judeus estavam se convertendo. Este era o maior motivo para darem glórias a Deus e festejarem.
Os cristãos do início reuniam-se escondidos, entretanto, contagiavam a muitos com a mensagem salvadora de Cristo. Cantavam e louvavam a Deus porque o reino estava crescendo.
Sabemos que de igual forma, como no passado, hoje existem muitas pessoas somente aguardando que alguém vá falar-lhes do amor de Cristo Jesus. Cabe a cada salvo transmitir esta boa notícia. Toca a cada um de nós anunciarmos como é bom ser salvo por Cristo e desfrutar das alegrias indizíveis da salvação.
A paz que Cristo oferece é como viver antecipadamente o céu. Sofremos vendo a quantidade de vidas que se precipitam para a morte sem ter um encontro com Cristo, é por isso justamente que precisamos anunciar. Falar. Testemunhar. Assim a nossa alegria irá contagiando muitas pessoas que desejam ouvir esta história. Cumpramos o IDE.
Léo Lima

quinta-feira, 21 de junho de 2018

COMPARTILHANDO

Ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo: Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei: Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma”. (Exequiel 3.16-19).
O profeta fala da parte do Senhor sobre a responsabilidade que ele tinha de comunicar a Palavra do Senhor e a todos os que estavam perecendo em pecado. Esta mesma responsabilidade passou para todos os que conhecem a Palavra do Senhor para que sejam ATALAIAS do Pai. É grande a responsabilidade que recai sobre nós. Seremos culpados se nos omitirmos em anunciar a Palavra, seja qual for a maneira que o fazemos temos a obrigação de anunciarmos e de testemunhar que Jesus Cristo é o Senhor.
Visto que, trazemos conosco as últimas palavras de Jesus antes de voltar para o Pai está em: ‘E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.’ (Marcos 16.15). Como é séria a nossa responsabilidade! Jesus não disse: ‘anunciai a alguns’, mas ‘a toda a criatura’.
Temos uma responsabilidade muito grande para com os nossos semelhantes. Aqueles que ainda não conhecem a Jesus como Salvador são nossa responsabilidade e mais especialmente aqueles que vivem mais próximos de nós e os da nossa própria família. Compartilhemos do amor de Cristo em todo o tempo.
Léo Lima

quarta-feira, 20 de junho de 2018

COMPARTILHANDO

Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem faz de conta que os pobres não existem será muito amaldiçoado. Quando os maus sobem ao poder, o povo se esconde de medo; quando eles caem do poder, o número das pessoas honestas aumenta”. (Provérbios 28.27-28).


Ajudar as pessoas necessitadas deve ser uma atitude natural nos cristãos. A Palavra de Deus nos instrui em várias ocasiões sobre a prática de estender as mãos para ajudar alguém. ‘Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo’. (Gálatas 6.2). Quem assim faz está obedecendo ao Senhor e mostrando amor.
Para os seus servos Deus prometeu que as misericórdias seriam renovadas a cada manhã. Se recebermos esta dádiva do Senhor porque não compartilhar dela com os que nos cercam? ‘Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês’. (Lucas 6.36).
Jesus disse que as práticas de amor farão com que tenhamos a luz de Jesus em nós e nossas boas ações serão vistas e sentidas por aqueles que dela participarem.  ‘Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu’. (Mateus 5.16). 
Léo Lima

terça-feira, 19 de junho de 2018

FIRMES NA FÉ

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”. (I Pedro 5.9).

Devorados! Tragados. Assim como o leão espreita sua presa para estraçalhá-la, assim o inimigo anda procurando alguém para emaranhar. Do animal depende a astúcia para se livrar da fera que o persegue. Do homem é necessário estar firme na fé, pois este é o único escudo capaz de resistir aos constantes ataques do adversário das nossas almas. Cada pessoa que busca uma aproximação sincera com Deus sofre as mais diversas investidas dele.
Quando sentimos a nossa fraqueza parece-nos que estamos sendo devorados por ele. Mas, ao adentrarmos em nosso ‘eu’ e vermos que nossa fé persiste, ainda que pequena, percebemos que a nossa resistência é superior ao que imaginamos. Como esta sensação é boa! Estão registrados em muitos livros da Bíblia que foram muitos os crentes do início do cristianismo que negaram a fé, mas depois arrependidos, se firmaram, como que ‘devorados’ e, realmente arrependidos, e muito mais, perdoados.
Muitas vezes sentimo-nos devorados em nossa alegria, otimismo, desejo de servir ao Senhor, entretanto, analisamos e vemos que podemos ser mais firmes na fé. Este é o grande alvo para cada servo de Deus. Só mediante o amor de Deus, podemos alcançar a vitória final. Podemos atingir o alvo que é a vida eterna com Deus. A paz que Jesus oferece não se compara a nada que o mundo conhece!
Léo Lima

segunda-feira, 18 de junho de 2018

COMO A BRISA


 Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Ele agirá assim até que a causa da justiça seja vitoriosa”. (Mateus 12.20).
A vida de Jesus aqui na terra, especialmente, o seu ministério foi uma escola vivida por muitas pessoas que testemunharam a forma mais humana, mais amorosa e misericordiosa de tratar as pessoas.
Ele considerava cada ser humano precioso, sensível, como se o que fumega fosse espalhado pela mais leve brisa. Ainda, como se uma cana seca que pudesse ser quebrada ao mais suave toque, ou mesmo, como se a centelha existente pudesse apagar-se com facilidade.
Jesus estava dentro da vontade de Deus. Ele sabia como tratar cada criatura. Ele, com sua abundante misericórdia, seu amor sem medida, seu querer bem, tratava a todos com extremo zelo. Seu terno amor logo era notado diante da Sua empatia, o sofrer com o próximo. Esta atitude era natural Nele. Jesus veio com propósito de dar de fazer a justiça triunfar.
Como estamos tratando aqueles que estão próximos de nós? Muitas vezes é necessário que uma brisa do nosso amor, brisa somente, perpasse por cada uma destas pessoas que estão diante de nós. Uma brisa de amor, de perdão, de amizade! É uma brisa somente o que muitos esperam de nós! Sejamos a brisa do amor de Deus para aqueles que nos cercam!
Léo Lima

domingo, 17 de junho de 2018

TRANSFORMAÇÃO


Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andais como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”. (Efésios 4.1-2).
Algumas qualidades são imprescindíveis para que o nosso relacionamento uns com os outros seja harmonioso. As dificuldades em alguns relacionamentos podem afetar a nossa vida, mas é preciso, trabalho constante para que sejamos vitoriosos em todos eles. É, de fato, necessário sermos dignos da vocação de Deus por Cristo Jesus em nós.
O amor é a maior virtude e é imprescindível para uma boa convivência com as pessoas. Se formos depender do nosso amor nada seremos ou faremos. É somente o amor de Deus em nós que fará a diferença. Para exercitarmos a mansidão e a longanimidade, basta que busquemos em Jesus Cristo. Se em nossos passos estiverem as atitudes de Jesus seremos abençoados. E Jesus disse: ‘Os mansos herdarão a terra’.
Paulo desafia o cristão a ser manso e paciente para ser digno do amor de Cristo. Se a cada dia procurarmos exercitar estas duas qualidades teremos em nós o amor de Deus. É este amor que nos dará condições para sermos felizes.
Cada ser humano possui qualidades e defeitos inatos, mas é pelo amor de Deus que podemos ter nossas vidas transformadas, e, então faremos coisas que sem Cristo, certamente não faríamos.
Léo Lima

sábado, 16 de junho de 2018

VISITA DA FELICIDADE


Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!”. (Salmo 1.1).
Hoje compartilho algo que escrevi no dia 26/07/1976. Dias vividos na amplidão do sonho e do otimismo, mesmo que a tristeza se fazia presente algumas vezes! Louvado seja Deus o nosso Pai! A Palavra diz que são felizes os que obedecem a Deus.  Portanto, O que é a Felicidade?
- A felicidade é ver uma criança na sua pureza e ingenuidade dizer: ‘Eu gosto de você!’
- É olhar o mundo e tudo o que nele existe.
- É sentir Deus!...
- É ter um bom amigo.
- É viver com saúde.
- É poder dizer com os olhos e coração: ‘Eu gosto de você!’
- É não dizer adeus.
- É ter a certeza do céu.
- É não dizer não por pouca coisa.
- É ouvir um: ‘muito obrigada!’ por quase nada.
- É poder agradecer.
- É cativar mais um amigo.
- É obedecer a Deus fechar os olhos e adorar.
Se calmamente formos analisar a felicidade. Se fizermos uma sincera entrada em nossos sentimentos, chegaremos à conclusão de que a felicidade nos visita muitas vezes em cada dia!
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...