sábado, 31 de março de 2018

O SENHOR VOLTARÁ!


E então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai”(I Coríntios 15.24).
Hoje é um dia em que o silêncio predomina. Esta semana é considerada a semana em que Jesus foi morto. Neste silêncio é bom lembrarmos que muitas pessoas não acreditam no fim do mundo! ‘E então virá o fim’. Estas palavras do apóstolo Paulo soam como o som da trombeta que será ouvido naquele grande e tremendo dia! Este acontecimento só será possível porque Jesus Cristo veio a este mundo e com poder venceu a morte. Foi sua ressurreição o motivo desta vitória.
Sabemos que hoje Jesus está triunfante à direita de Deus Pai e intercede a favor de cada um que deseja ser salvo, para que naquele grandioso dia muitos estejam juntos com Ele. Tudo que aqui existe terá um fim, somente os salvos terão a vida eterna com Deus, a vida plena, a vida ao lado do cordeiro de Deus. Mas para que este dia chegue é necessário que aqueles que já possuem a salvação façam a sua parte testemunhando, anunciando este amor inigualável que Cristo demonstrou na Cruz do calvário.
Somente crendo na morte e ressurreição de Jesus Cristo o homem pode ser salvo e usufruir das alegrias do céu. É sabido que só depois de todas as pessoas ouvirem o que Jesus disse e fez Ele voltará. ‘E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim’. (Mateus 24.14). O Salvador virá com poder e grande glória.
Léo Lima

sexta-feira, 30 de março de 2018

PERDOA-LHES SENHOR


“Ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou três horas na escuridão. Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: – ‘Eli, Eli, lemá sabactani?’ Essas palavras querem dizer: ‘Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?’ Algumas pessoas que estavam ali ouviram isso e disseram: Ele está chamando Elias. Uma dessas pessoas correu e molhou uma esponja em vinho comum, pôs na ponta de um bastão e deu para Jesus beber. Mas outros disseram: – Espere. Vamos ver se Elias vem salvá-lo! Aí Jesus deu outro grito forte e morreu”. (Mateus 27.45-50).
Hoje desejo compartilhar mais uma das minhas poesias. Ela procura percorrer o caminho da cruz! Que possamos louvar e engrandecer o nosso Deus e Pai por demonstrar tamanho amor por nós! Deus abençoe sua vida!

Perdoa-lhes Senhor

Quando terminou a oração
Estava cansado, mas calmo...
Pois Ele passou por grande aflição, 
No jardim andou, palmo a palmo...

De repente uma turba feroz
Veio barrar-lhe o caminho
Pois Judas seria o algoz
Na morte de cruz e espinho!

Foi cruel Seu julgamento!
Ele calado aceitando tudo...
Foi bem longo Seu tormento,
Mas continuou sempre mudo...

Quando já na cruz o Pai
Mostrou Sua glória no firmamento,
Saiu uma súplica, um ai
Somente por um momento.

Foi escarnecido, injuriado,
Foi cuspido, foi tudo horror!...
Mas enquanto era maltratado
Dizia: ‘Perdoa-lhes, Senhor!’

Diante do quadro trágico
É como se o visse agora
Naquela rude cruz, estático,
Interceder por ti nesta hora!

Por que recusas tanto amor?
Por que, é tudo gratuito?
Não vês o que sofreu Senhor
Somente por um intuito?

É de em Seu reino ver-te
Como Deus o imaginou,
E no jardim Ele ter-te
Jardim que Ele mesmo criou!
Léo Lima

quinta-feira, 29 de março de 2018

JESUS, O MESTRE

A quinta-feira foi um dos dias mais intensos na vida de Jesus. Primeiro Jesus comemora a Páscoa com seus discípulos com registro em (Mateus 26:17-25). Em seguida Ele instituiu a Ceia do Senhor (Mateus 26:26-30). Logo depois Jesus lava os pés dos discípulos (João 13:1-20). Ele tem uma conversa franca com Pedro (Mateus 26:31-35). Jesus se preocupa com o que vai acontecer com seus discípulos e os consola (João 14:1-16:33). O Mestre ora a favor dos discípulos (João 17:1-26). Mas o momento mais emocionante foi quando Jesus no jardim do Getsêmani se prostrou diante do Pai em oração (Mateus 26:36-46). Pouco depois Jesus é preso (Mateus 26:47-56). Os guardas levam Jesus e o encaminham perante o Sinédrio (Mateus 26:57-68). Finalmente, Jesus estava sendo maltratado e seu discípulo querido, Pedro, nega Jesus (Mateus 26:68-75).
Como destacar alguma coisa a mais diante destes fatos? O tempo estava acabando do relacionamento com os seus amados discípulos que haviam sido ensinado pelo Mestre dos mestres. A oportunidade de fazerem perguntas e ouvirem as respostas estava chegando ao fim.
Como estamos vivendo a nossa salvação que custou a vida do único justo na terra? Estamos, como Pedro negando ao Senhor? Ou estamos fazendo a vontade do Pai para que o Reino de Deus cresça? Que possamos entender qual a vontade do Senhor para a nossa vida. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

quarta-feira, 28 de março de 2018

AMOR A TODA PROVA

Faltavam dois dias para a Festa da Páscoa e a Festa dos Pães sem Fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei procuravam um jeito de prender Jesus em segredo e matá-lo. Eles diziam: Não vamos fazer isso durante a festa, para não haver uma revolta no meio do povo”. (Marcos 14.1-2).
A Semana Santa continuava e na quarta-feira os conspiradores estavam ativos na ânsia de terminar com aquele que atraía multidões. Mas o mais triste eram pessoas que conheciam a Palavra de Deus e viviam em função dela. O objetivo deles era ver Jesus morto. Fizeram de tudo para conseguir este objetivo inclusive pagar.
Como estaria o coração de Deus que tudo via e sabia como as coisas aconteceriam? Jesus também sabia e disse aos discípulos: ‘Quando Jesus acabou de ensinar essas coisas, disse aos discípulos: – Vocês sabem que daqui a dois dias vai ser comemorada a Festa da Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado. Os chefes dos sacerdotes e os líderes judeus se reuniram no palácio de Caifás, o Grande Sacerdote, e fizeram um plano para prender Jesus em segredo e matá-lo’. (Mateus 26.1-4).
O Senhor sabia exatamente como e quando aconteceria cada coisa. Sua obediência nos mostra o significado de amor e determinação em cumprir todo um plano divino para salvar os pecadores que se achavam distantes do Pai. A humanidade e divindade de Jesus estavam sendo colocadas à prova. Sim. Louvado seja o Senhor que colocou o amor acima de todas as coisas.

Léo Lima

terça-feira, 27 de março de 2018

FÉ COMPROVADA

No dia seguinte, quando estava voltando para a cidade, Jesus teve fome. Ele viu uma figueira na beira da estrada e foi até lá, mas não encontrou nada; só folhas. Aí disse para a figueira: – Nunca mais dê figos! E na mesma hora a figueira secou. Os discípulos viram isso, ficaram muito admirados e disseram: – Como a figueira secou depressa! Então Jesus disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: ‘Levante-se e jogue-se no mar’, e isso acontecerá. Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração”. (Mateus 21.18-22).
O acontecimento acima se deu na semana em que Jesus morreu. Seus discípulos que o acompanhavam admiraram-se com o que viram. Jesus usou este fato para ensinar uma grande lição sobre a fé.  A fé é um componente indispensável para aquele que deseja viver para o SENHOR. A fé torna a pessoa mais forte, capacitando-a a suportar as adversidades e equipando-a a viver uma vida de obediência ao Senhor. Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo’.   (Romanos 10.17).
Assim, o que podemos dizer sobre a fé? Na carta aos Hebreus está esta explicação. ‘Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem’. (Hebreus 11.1). Logo se a fé vem através do ensinamento baseado na Palavra de Deus, que mostra que o Filho de Deus viveu e instruiu sobre ela: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira’.

Léo Lima

segunda-feira, 26 de março de 2018

PURIFICAÇÃO

“Jesus entrou no pátio do Templo e expulsou todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. Ele lhes disse: – Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: - A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’. Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões!” (Mateus 21.12-17).
O Senhor Jesus vivia em oração e para ele o templo era o lugar consagrado para essa finalidade. Quando ele chegou lá e viu no que fora transformada a sua ‘Casa de Oração’ ficou irado. Enquanto Ele falava e censurava todos os que praticavam comércio no pátio do templo muitos louvavam o seu Nome e até as crianças cantavam Hosanas ao Filho de Davi, Jesus. O Mestre curava enquanto estava no templo e os sacerdotes e os mestres da lei não gostavam do que viam e ouviam.
Em seu ministério Jesus teve o cuidado de fazer tudo que agradava ao Pai. Jesus disse que as Escrituras dizem: ‘Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito’? Estava se aproximando o dia do cumprimento da profecia redentora. E Jesus continuava em espírito de adoração e oração.
Ele trabalhou em busca da purificação do templo e hoje Ele deseja que nós, templo do Espírito Santo, sejamos purificados. Nosso corpo, nossa mente e o nosso espírito devem estar limpos para uma perfeita adoração. Louvado seja o Nome do Senhor!

Léo Lima

domingo, 25 de março de 2018

LOUVANDO OU CRUCIFICANDO?

Tanto os que iam à frente como os que vinham atrás começaram a gritar: – Hosana ao Filho de Davi! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu!”. (Mateus 21.9).
Último domingo antes da crucificação. Jesus entrou em Jerusalém aclamado por uma multidão como Filho de Davi. Quando Jesus se aproximava, as pessoas tiravam suas túnicas e as colocavam no lugar por onde Ele passaria. Este gesto de desprendimento era percebido e mencionado. Aplaudido por muitos que pegavam ramos verdes e forravam as ruas que Ele passava.
Sabemos que só Jesus Cristo é o Senhor. Temos os relatos destes eventos que marcaram a humanidade. A missão do Mestre era a mais desafiadora que um ser humano pode enfrentar. Sem culpa e sabedor do que teria que enfrentar em obediência a Deus, seu Pai. O que poderia passar em seus pensamentos e sentimentos?
Ele veio a este mundo com uma missão definida. Ele aceitou submisso e cumpriu seu ministério. Entretanto Ele ‘Veio para o que era seu, e os seus não o receberam’. (João 1.11). Sim. Muitos dos que o aplaudiam e gritavam hosanas depois gritaram: ‘crucifica-O’. O que estamos fazendo com o nosso Salvador hoje? Louvando ou crucificando? Este é o momento para olharmos em nosso interior e adorarmos o SENHOR JESUS CRISTO!

Léo Lima

sábado, 24 de março de 2018

CONVITE À ADORAÇÃO

Aleluia! Cantem a Deus, o Senhor, uma nova canção. Louvem a Deus na reunião dos seus servos fiéis. Alegre-se, ó povo de Israel, por causa do seu Criador! Fique contente, ó povo de Jerusalém, por causa do seu Rei! Louvem a Deus, o Senhor, com danças e, em seu louvor, toquem pandeiros e liras. Pois o Senhor está contente com o seu povo; ele dá aos humildes a honra da vitória. Que os seus servos fiéis se alegrem com a vitória e cantem alegremente nas suas festas! Que eles louvem a Deus, gritando bem alto, com espadas afiadas nas mãos para derrotar as nações e castigar os povos; para prender os seus reis e as suas autoridades com pesadas correntes de ferro; para castigar as nações como Deus mandou! Essa é a vitória dos seus servos fiéis. Aleluia”! (Salmo 149).
Este salmo é composto de palavras que lembram as vitórias que o povo de Deus viveu. O convite à alegria é mencionado várias vezes. O motivo deste convite é que Deus se mostrou contente com as atitudes deles e os abençoou. Davi sempre comemorava quando se sentia vitorioso, pois ele sabia que cada conquista que eles tinham devia agradecer ao Senhor: ‘Pois o Senhor está contente com o seu povo; ele dá aos humildes a honra da vitória’.
Qual é a nossa vitória hoje? Passamos por dificuldades, mas mesmo assim somos vencedores porque nada nos pode separar do Grande Vencedor: Jesus Cristo. Quando colocamos nossa confiança nele e o obedecemos, temos vitória.Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor’. (Romanos 8.37-39).
Ser vitorioso é o desejo de cada um. Deus nos concede a cada manhã o presente das suas misericórdias e o que estamos fazendo com elas? Qual é a sua vitória ou a que espera neste dia? Louvemos e adoremos ao Senhor com cânticos e hinos de louvor.

Léo Lima

sexta-feira, 23 de março de 2018

O SENHOR ATENDE

Ó Senhor Deus, ouve as minhas palavras e escuta os meus gemidos! Meu Rei e meu Deus, atende o meu pedido de ajuda, pois eu oro a ti, ó Senhor! De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta. Tu não és Deus que tenha prazer na maldade; tu não permites que os maus sejam teus hóspedes.” (Salmo 5.1-4).
Pedir é um ato natural para o ser humano. Davi está pedindo a Deus que o escute. Suas palavras e gemidos chegam até o trono divino e ele se sente tranquilo durante o dia todo. Ele tinha experiência de que Deus ouve. A promessa divina é: ‘Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei’. (Isaías 65.24).
Falar com Deus ao amanhecer é a coisa mais salutar que podemos fazer. Elevar nossos pensamentos e sentimentos ao Senhor faz com que nos sintamos completos. Para Davi a oração era uma prática constante, pois ele orava sempre. Neste salmo ele diz que ao nascer do sol já está buscando o Senhor em oração.
Deus se mostra sempre que O buscamos, mas nem sempre a resposta é o que desejamos. Algumas vezes a resposta é aquela que o Senhor sabe que será melhor para a nossa vida. Busquemos ao Senhor enquanto podemos achar. Louvemos o Seu Nome enquanto podemos e que o nosso louvor seja em espírito e em verdade.

Léo Lima

quinta-feira, 22 de março de 2018

SEM SEDE

Eu mandarei chuva no tempo certo, a terra produzirá colheitas, e as árvores darão frutas”. (Levítico 26.4).
Conforme o tempo passa é possível ver que as estações do ano que regem a natureza, estão ficando muito diferentes. Algumas mudanças estão tomando rumo desastroso. Enquanto umas regiões são inundadas pelas águas, outras estão se transformando em deserto.
Dizem os estudiosos que a causa principal é a destruição provocada pelo ser humano. E isso nós podemos constatar. Em tudo que Deus criou existe um ponto de equilíbrio, e se algo deste ponto é destruído, logo as coisas vão se autodestruindo. O futuro? Bem, ele não se preocupa com as consequências dos seus atos destrutivos.
O descaso e a indiferença predominam em muitas pessoas. Se cada ser humano se lembrasse do que os defensores da natureza pedem, ou mesmo o cuidado que o Senhor determinou para termos com a terra, o mundo seria diferente, haveria vida de maior qualidade.
No texto acima lemos que Deus promete mandar a chuva. Entretanto, no verso que antecede Ele diz: ‘Se vocês obedecerem às minhas leis e aos meus mandamentos, fazendo tudo o que eu ordeno’ estas palavras condicionam as bênçãos.
O texto pode ser aplicado também às bênçãos espirituais que podemos receber se formos obedientes aos ensinamentos do Senhor. A partir do momento que Deus tem o lugar reservado em nosso interior, logo teremos comunhão com Ele. Seremos transformados e limpos de todo. Alegrias serão desfrutadas por todo aquele que tem sua vida nas mãos do Senhor.
Percebemos, ao nosso redor, que muitos perecem sem a bênção espiritual da água. Ele manda a chuva no tempo próprio. Precisamos saber como saciar nossa sede.

Léo Lima

quarta-feira, 21 de março de 2018

SANDÁLIAS

Deus disse: – Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado”. (Êxodo 3.5).
Dar honra a uma pessoa significa estimar, valorizar e respeitar. Nas nossas vidas, devemos aprender a dar honra a quem merece honra. E em primeiro lugar, devemos dar honra a Deus, porque Ele é digno. Como relatou o apóstolo João: 'Então ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra e no mar, isto é, todas as criaturas do Universo, que cantavam: - Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre'. (Apocalipse 5.13).
Sim. Somente o Senhor é digno de honra, louvor, glória e poder para todo o sempre. Quando Deus disse a Moisés que ele deveria tirar as sandálias estava dizendo que temos que viver com dignidade diante do Senhor. De acordo com o pastor Olavo Feijó: Nossas sandálias, por força dos ambientes em que vivemos, carregam a sujeira do mundo. O Senhor não convive com sujeira. Tirar as sandálias dos pés é ato que deve ser acompanhado pela santificação dos nossos motivos, valores e ideais’.
Que cada passo que dermos seja digno da presença do Espírito Santo em nós. Isso somente acontecerá se nossos pensamentos, atos, palavras forem pensados que estamos sempre na presença do Senhor.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...