quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

MARANATA

E Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima.” (Apocalipse 21.4).
As lágrimas descem dos nossos olhos. Choramos quando nos sentimos tristes, desanimados, frustrados, arrependidos, com dor. Não é errado chorar.  Elas são resultados de momentos em que a dor aflige nossas almas. ‘Tudo isso me faz chorar e deixa os meus olhos cheios de lágrimas. Não há ninguém que me console, ninguém que me anime. Os inimigos me derrotaram, e o meu povo ficou no meio de ruínas’. (Lamentações 1.16).
Muitas vezes buscamos nos ater a promessas que as pessoas nos fazem e esperamos que elas sejam cumpridas. Mas são tantas as vezes que o ser humano se decepciona que se torna difícil acreditar. No entanto a promessa como esta do Livro profético nos deixa tranquilos quanto a todo sofrimento que pode nos afligir.
O futuro com o nosso salvador é de um novo céu e uma nova terra em que a dor não fará morada. É o nosso Mestre quem nos tirará toda a lágrima. A eternidade com Deus será mais gloriosa do que podemos imaginar.
Quem mais poderia limpar as lágrimas de forma definitiva? Somente o Deus de amor que cumpre o que promete. ‘O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã’. (Salmo 30.5).
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Léo Lima

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

FIRMES NA PROMESSA

Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor o disse”. (Isaías 25.8).
A vergonha é um sentimento que ninguém gosta de sentir. No texto vemos que o profeta fala do povo judeu passando por uma grande vergonha. Mas ainda dentro deste texto, vemos a promessa divina de que seria tirada toda a vergonha e a morte seria vencida para sempre. Ele acabaria com a morte. Esta morte não é a morte física, mas a morte da alma.
Aquele povo podia ter esperança nestas palavras. A grande promessa que Deus estava fazendo quando dizia através do profeta Isaías: ‘O Senhor Eterno acabará para sempre com a morte. Ele enxugará a lágrima dos olhos de todos e fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando’. Ele aniquilará a morte para sempre. Sabemos que esta promessa se cumpriu com a vida eterna que Cristo deu através da cruz. A morte foi destruída pela morte que se fez Vida eterna em Jesus Cristo! Hoje se rememora o momento da crucificação e o silêncio se faz presente nas cidades.
Em todo momento se houver lágrimas elas serão enxugadas pelo amor de Cristo. Se o peso do pecado cair sobre os ombros da criatura, logo Jesus se oferece para ajudar a retirar este peso. Aquele povo aguardava a salvação do Senhor e dizia: ‘na sua salvação gozaremos e nos alegraremos’ é esta alegria que o salvo vive. 
Viver o céu desde já é o que acontece com aqueles que vierem a crer na salvação oferecida por Jesus Cristo mesmo que atribulações venham, podemos nos lembrar das palavras de Jesus: ‘No mundo tereis aflições, não pasme! Eu venci o mundo!’. Ele venceu a morte através da ressurreição. E somente Jesus pode nos proporcionar este viver pleno de amor, abundante na alegria e rico de vitórias!
Jesus venceu a morte. É uma realidade e eu creio nela. Ele aguarda para transformar sua vida agora mesmo!

Léo Lima

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CLAMANDO

Ó Deus, salva-me pelo teu poder! Livra-me com a tua força. Ouve, ó Deus, a minha oração! Escuta as minhas palavras”. (Salmo 54.1-2).
O salmista clama para ser ouvido. Mas o profeta está recordando ao povo que a oração precisa ser feita com o coração puro e a alma em reverência ao Senhor. ‘Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações’. (Isaías 59.1-2).
Já Paulo mostra que é necessário um coração grato a Deus em cada petição feita. ‘Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido’. (Filipenses 4.6).
Eis que Pedro diz que Deus está atento às pessoas honestas e que fazem o bem. ‘Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal’. (I Pedro 3.10a-11). Quando oramos o que se passa em nosso coração, na nossa alma? É preciso estar diante do Senhor com pureza, reverência, gratidão e honestidade.

Léo Lima

domingo, 25 de fevereiro de 2018

VIDA DE AMOR

Feliz aquele que tem pena dos outros e empresta generosamente e que dirige os seus negócios com honestidade! Quem é correto nunca fracassará e será lembrado para sempre. Ele não tem medo de receber más notícias; a sua fé é forte, pois ele confia no Senhor. Ele não fica preocupado, nem tem medo; ele tem certeza de que os seus inimigos serão derrotados. Ele dá generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre. Ele é poderoso e respeitado. Os maus veem isso e ficam com raiva; olham com ódio e se acabam. A esperança dos maus dá em nada”. (Salmo 112.5-10).
A diferença entre a pessoa que procura viver de forma honesta e generosa diferencia de forma marcante dos que fazem maldades com os seus semelhantes. O que busca viver honestamente e que o salmo relata: ‘Quem é correto nunca fracassará e será lembrado para sempre. Ele não tem medo de receber más notícias; a sua fé é forte, pois ele confia no Senhor. Ele não fica preocupado, nem tem medo; ele tem certeza de que os seus inimigos serão derrotados. Ele dá generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre. Ele é poderoso e respeitado’. Este vai receber respeito e terá poder.
Já o que anda na desonestidade e faz com que os outros sofram este irá: ‘Os maus veem isso e ficam com raiva; olham com ódio e se acabam. A esperança dos maus dá em nada’. Desejar e fazer maldades com as pessoas não é uma atitude que agrada ao Senhor. Estas pessoas se destroem gradativamente e se acabam sem ver nada do que desejam.
O Senhor deseja que todos tenham uma vida pautada na Palavra divina e que respeitem aos seus semelhantes, mas acima de tudo que tenham uma vida pautada na honestidade. Esta parte do salmo chama a nossa atenção para os valores que podem ser adquiridos em Jesus Cristo que a todos ama e quer dar uma vida cheia de amor a quem o desejar.

Léo Lima

sábado, 24 de fevereiro de 2018

AGRADANDO A DEUS

Ser honesto e ter pouco é melhor do que ter muito lucro com desonestidade. A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor. O rei fala com autoridade divina; ele não erra nos seus julgamentos. O Senhor fez os pesos e as medidas; por isso quer que sejam usados com honestidade”. (Provérbios 16.8-11).
A honestidade neste texto é exaltada. No início o sábio menciona que é melhor para a pessoa ter pouco e viver de forma tranquila a ter muito de maneira que não poderá dormir em paz. Como é bom podermos reclinar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente e isso ocorre quando agimos de forma correta na vida.
Jesus disse que temos que usar sempre a mesma medida: ‘Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo’. (Lucas 5.38).
Sim, viver de forma a que nossas atitudes sejam vistas e agradem a Deus elas serão bem vistas por todos: ‘O Senhor fez os pesos e as medidas; por isso quer que sejam usados com honestidade’. Que assim seja.

Léo Lima

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

JUSTIÇA E DIREITO

Neste mundo eu também reparei o seguinte: no lugar onde deviam estar a justiça e o direito, o que a gente encontra é a maldade. Então pensei assim: - Deus julgará tanto os bons como os maus porque tudo o que se passa neste mundo, tudo o que a gente faz, acontece na hora que tem de acontecer”. (Eclesiastes 3.16-17).
O mal e a corrupção existem onde deveria estar a justiça e o direito. E é por isto que tudo está sendo afetado pela desordem. Salomão usou algumas contradições para mostrar como podemos encarar os problemas com honestidade.
A palavra de Deus mostra que a honestidade é uma prática que deve ser vivenciada por todos. ‘Feliz aquele que tem pena dos outros e empresta generosamente e que dirige os seus negócios com honestidade’! (Salmo 112.5).
Paulo recomenda que precisamos agir corretamente para sermos aprovados: ‘Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros’. (Romanos 12.17).
Vale repetir a pergunta do poeta e refletir na resposta: ‘Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo? Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz. Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos’. (Salmo 15.1-3).

Léo Lima

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

VIDA HONESTA

O Senhor Deus detesta quem usa balanças desonestas, mas gosta de quem usa pesos justos. O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria. As pessoas direitas são guiadas pela honestidade. A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça. No Dia do Julgamento, as riquezas não adiantam nada, mas a honestidade livra da morte. A honestidade torna mais fácil a vida dos bons, porém os maus causarão a sua própria desgraça. A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância”. (Provérbios 11.1-6).
O livro de Provérbios mostra várias situações antagônicas. E é esta forte oposição de ideias que mostra o que agrada e desagrada a Deus. Esta porção de forma clara esclarece que a honestidade e desonestidade são situações que estão visíveis em muitas pessoas.
Outro destaque desta porção é sobre o orgulho e a humildade. O orgulho é uma característica que também não agrada a Deus. Assim como, a falsidade que tantas vezes destrói amizades e corrompem os relacionamentos. ‘A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça. No Dia do Julgamento, as riquezas não adiantam nada, mas a honestidade livra da morte’.
A ganância é uma armadilha que afasta a pessoa de Deus, mas aquele que vive com honestidade é acolhido pelo Senhor e tem a promessa de uma vida mais tranquila e harmoniosa. Assim de acordo com a forma que escolhemos viver teremos uma vida que agrada ou desagrada a Deus.

Léo Lima

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

PROTEGIDOS

Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.” (Gênesis 28.15).
Jacó sonhara e na luta pediu que Deus o abençoasse. Deus prometeu não só uma bênção, mas que ele seria pai de um povo especial para Deus. A história bíblica conta que esta promessa se cumpriu. Foi deste povo que nasceu o Salvador da humanidade.
A promessa se estende a cada um que busca ao Senhor. Jacó ouviu a voz de Deus e obedeceu. A ordem é para cada um que vive uma nova história com Jesus: Anunciar as boas novas de salvação.
E Jesus também fez a promessa de proteger os seus: ‘Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos’. (Lucas 21.17-19).
O Senhor nos protege e mostra o caminho que devemos seguir. Estamos reconhecendo Deus a cada passo que damos? O Senhor não nos abandona. Muitas vezes nós é que nos distanciamos dele. Louvemos e adoremos a Deus com nossos atos e palavras.

Léo Lima

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

ALEGRIA

O pai de filhos sem juízo só tem tristezas e sofrimentos. A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. Os juízes desonestos se vendem por dinheiro e por isso são injustos nas suas sentenças. Quem tem juízo procura a sabedoria, mas o tolo não sabe o que quer. O filho sem juízo é tristeza para o seu pai e amargura para a sua mãe”. (Provérbios 17.21-25).
Muitas vezes enquanto vivemos precisamos de remédio para diversos males que afligem nossos corpos. O texto de hoje nos mostra que existem duas situações emocionais que fazem grande diferença para a nossa saúde. A primeira é a tristeza. Ela, conforme o texto, ‘estar sempre triste é morrer aos poucos’ a ciência confirma esta possibilidade.
O mesmo texto destaca o remédio para muitos males. ‘A alegria faz bem à saúde’. Portanto, se vivemos com o coração cheio de tristeza logo nosso corpo se ressente. O mesmo texto diz que a dor que um filho rebelde provoca é como um vírus que contamina as emoções.
A palavra de Deus fala de um excelente remédio: ‘Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força’. (Neemias 8:10). Como é bom nos alimentarmos das palavras que o Senhor deixou para nós na Bíblia. Busquemos no Senhor a nossa alegria.

Léo Lima

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

TRANSFORMAÇÃO

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito”. (Salmos 34.18). Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. (Salmos 51.17).
Sabemos que cada dia é uma história a ser vivida e escrita, e, muitas vezes sentimos a tristeza se fazendo muito forte em um dia que a saudade fala alto de um dos nossos entes queridos. Se tivermos alguém que nos é importante e percebemos essa pessoa sofrendo por um motivo qualquer, passamos então a sentir essa dor! Mais ainda, quando deixamos de fazer algo que deveríamos ter feito e nosso coração contristado sente tristeza por ter perdido uma oportunidade preciosa.
Se a nossa tristeza deve-se ao fato de estarmos descontentes com as poucas oportunidades aproveitadas na busca dos entristecidos pelo pecado, aí, vemos que o Senhor está muito perto! Podemos estar certos de que a presença do nosso Deus é a coisa mais verdadeira que se pode ter. Deus é aquela presença que vivifica e renova as forças.
Após a sua longa vivência como rei, com muitas pessoas ao seu redor, Davi pôde exclamar: ‘Perto está o Senhor!’ Esta é uma confirmação dos muitos momentos em que ele teve o coração quebrantado. O arrependimento verdadeiro foi para Davi uma experiência de anulação, de abalo do próprio ser o que veio a ser a transformação. Isto se faz necessário para que haja a presença real de Deus! O Senhor não quer sacrifícios, mas um coração quebrantado. É o coração contrito que agrada ao Senhor! O quebrantamento do espírito é uma atitude que o Senhor não desprezará!
Deus está perto dos que O buscam!

Léo Lima

domingo, 18 de fevereiro de 2018

ALTÍSSIMO SENHOR

Ó Deus, não fiques em silêncio! Não te cales, nem fiques parado, ó Deus! Olha! Os teus inimigos se agitam, e aqueles que te odeiam estão se revoltando. Eles estão fazendo planos traiçoeiros contra o teu povo, estão tramando contra aqueles que tu proteges. Eles dizem: ‘Venham! Vamos destruir Israel para que o nome desse povo seja esquecido para sempre’. Ó Senhor Deus, faze com que eles se sintam envergonhados e assim reconheçam o teu poder! Que sejam derrotados e envergonhados para sempre! Que morram em completa desgraça! Que saibam que somente tu és Deus, o Senhor, que tu és o Altíssimo, que governa toda a terra”! (Salmo 83.1-4, 16-18).
Este é um salmo em que o poeta pede por reparação. Ele relata que os inimigos estão fazendo planos absurdos contra Deus. Pede a Ele que olhe estes acontecimentos e reaja para mostrar que eles nada são diante do poder infinito de Deus. O pedido que este salmo contém é de vingança contra os que desejam atingir a Deus praticando maldades contra o povo escolhido.
Como deve ser nossa oração já que Jesus derrotou o inimigo na cruz do calvário? O salmista termina esta oração dizendo que deseja que todos saibam que Deus é o único Senhor: ‘Que saibam que somente tu és Deus, o Senhor, que tu és o Altíssimo, que governa toda a terra’.
Que possamos mostrar com nossos atos e palavras que cremos em um Deus Único e Todo Poderoso que governa o universo inteiro.

Léo Lima

sábado, 17 de fevereiro de 2018

DIGNIDADE

Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis”. (Provérbios 22.29).
O trabalho dignifica o ser humano. O texto inicial mostra que existe recompensa ao trabalhador. Ele merece gratificação ‘estar na companhia de reis’. No princípio o trabalho foi designado por Deus ao homem para ‘administrar’ a criação, o que depois da desobediência foi imputado como castigo: ‘do suor do teu rosto comerás o pão’. (Gênesis 3.17).
Então Jesus disse a eles: – O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho’. (João 5.17). Nestas palavras de Jesus ele afirma que trabalhar é algo saudável e digno, pois Deus Pai trabalha e ele, Jesus trabalha também.
Muitas pessoas sofrem em nossos dias por falta de trabalho, portanto aquela que o tem deve estar com espírito grato. O texto fala não somente sobre trabalhar, mas fazê-lo bem feito. A dignidade que proporciona o trabalho é uma das muitas recompensas que vivemos.

Léo Lima

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

GRATIDÃO EXPRESSA

Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador; por causa da tua própria honra, salva-nos e esquece os nossos pecados. Por que deixar que as outras nações perguntem: - Onde está o Deus de vocês? Ó Deus, permite que vejamos o castigo que lhes darás por terem derramado o sangue dos teus servos! Ouve os gemidos dos prisioneiros e, com o teu grande poder, livra os que estão condenados à morte. Ó Senhor, castiga as outras nações sete vezes pelos insultos com que te ofenderam! Então nós, que somos o teu povo, que somos ovelhas do teu rebanho, nós e os nossos descendentes te daremos graças para sempre e cantaremos hinos de louvor a ti hoje e nos tempos que estão por vir”. (Salmo 79.9-13).
Este salmo é um pedido de livramento que o povo de Deus faz. Hoje ele deve ser pensado, pois que este pedido foi atendido quando da vinda do Senhor Jesus em que Ele ordenou que a boa notícia da salvação fosse oferecida para todo aquele que desejasse. Jesus adota como parte do seu povo toda a pessoa que O aceitar como Senhor e Deus.
Tudo que o salmista fala diante de Deus como a dor e aflição pela qual o seu povo passa pode ser vista também como a perseguição que temos ainda hoje quando as aflições deste mundo chegam até os servos do Senhor. Entretanto, Jesus prometeu que deixaria Seu Espírito que seria nosso consolador. E sabemos que Ele é presente em nós, que habita em nós.
No final desta porção da Palavra o poeta afirma que se eles foram atendidos eles louvariam ao Senhor: ‘nós e os nossos descendentes te daremos graças para sempre e cantaremos hinos de louvor a ti hoje e nos tempos que estão por vir’. Nós temos a promessa cumprida e podemos cantar e adorar ao Senhor que está presente aqui.

Léo Lima

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

LIVRAMENTO DIVINO

Povo de Israel, conte como os seus inimigos têm perseguido vocês desde o começo da sua história. O povo responde: ‘Desde o começo, os nossos inimigos nos têm perseguido ferozmente, mas nunca nos venceram. Eles abriram feridas fundas nas nossas costas, como um arado faz na terra. Porém o Senhor, que é justo, nos livrou do domínio deles.’ Que sejam derrotados e fujam todos os que odeiam Jerusalém! Que todos eles sejam como a erva que cresce nos telhados e que seca antes de ser arrancada, erva que ninguém colhe, nem leva embora em feixes! E que os que passam não digam a eles: ‘Que o Senhor Deus os abençoe! Nós os abençoamos em nome do Senhor’.” (Salmo 129).
O salmo nos leva a refletir sobre as muitas vezes que o Senhor deu o livramento ao seu povo. E o profeta Jeremias menciona que é preciso que a nossa confiança esteja firmada em Deus que nos abençoa com toda a sorte de bênçãos. ‘Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto’. (Jeremias 17.7-8).
Precisamos refletir sobre todo livramento que já temos vivido e devemos estar com o coração agradecido porque ‘até aqui nos ajudou o Senhor’. Louvado seja nosso Deus!

Léo Lima

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

PROMESSA REAL

Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome”. (Salmos 91.14).
As promessas de Deus para com os seus filhos são tranquilizadoras. Deus não deixa que os seus sofram além do que podem suportar. O amor de Deus por seus filhos supera todas as expectativas que possam existir. 
Cada um de nós um dia já sentiu medo. De uma ou de outra forma este sentimento já se infiltrou em nosso ser. Quando crianças nossos medos procuram sempre o braço paterno ou materno. Estes braços são nosso retiro, nossa segurança. E em nossa vida adulta somente ao nos aproximarmos de Deus e acreditarmos em Suas maravilhosas promessas é que iremos sentir que qualquer temor se distancia de nós. Quando nos aproximamos de Deus e nos encontramos em Sua presença sentimos que não existe refúgio melhor.
O Senhor nos oferece momentos de íntima comunhão a ponto de nos apegarmos a Ele de tal forma que a nossa confiança cresce e se solidifica. A promessa de Deus é que ele nos livrará mesmo nas mais difíceis situações. Quando conhecemos inteiramente a Deus passamos a desfrutar do seu amor e da vida eterna que é solidificada por uma vida de íntima comunhão com Ele.
Precisamos andar com o Senhor sempre para vivermos sob a direção e orientação de Deus. Só assim desfrutaremos deste retiro seguro que nos leva gradativamente para usufruirmos o céu!
Você já vive cada momento de gozo, de paz e de tranquilidade que Deus oferece? Deus está dizendo agora: ‘eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro’.  O livramento do Senhor é certo! 

Léo Lima

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

AGRADANDO A DEUS

Quem tem o direito de subir o monte do Senhor? Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas. O Senhor Deus o abençoará, o salvará e o declarará inocente no julgamento. São assim as pessoas que adoram o Senhor, que prestam culto ao Deus de Jacó”. (Salmo 24.3-6).
O salmista inicia este texto com duas interrogações que ele mesmo responde. Para ficar no templo divino somente as pessoas que são corretas e que tem coração limpo. Mas, acima de tudo as pessoas que adoram somente ao Senhor.
Como buscar a pureza se o mundo aponta somente para as coisas que não agradam a Deus. João em sua carta aos cristãos fala que a pureza deve ser como a de Cristo que é puro. ‘E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro’. (I João 3.3).
Jesus disse que as pessoas que tiverem o coração puro são aquelas que verão a Deus. ‘– Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus’. (Mateus 5.8). Portanto, para agradarmos ao Senhor precisamos ter o coração limpo. Paulo falou que: ‘Essa ordem está sendo dada a fim de que amemos uns aos outros com um amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira’(I Timóteo 1.5).

Léo Lima

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

GLORIFICANDO

Ó Deus, salva-me! Ajuda-me agora, ó Senhor Deus. Que fiquem alegres e contentes todos os que te adoram! E que os que são gratos pela tua ajuda digam sempre: ‘Como Deus é grande!’ Eu sou pobre e necessitado; vem depressa em meu auxílio, ó Deus. Tu és a minha ajuda e o meu libertador; não te demores em me socorrer, ó Senhor Deus”! (Salmo 70.1,4-5).
A oração de Davi é iniciada com um fervoroso pedido de ajuda. Neste início de ano a oração é para que seja o Senhor a ser louvado e glorificado por pessoas que buscam muito mais bens materiais que uma aproximação com o Senhor do Universo.
Ele está convidando a todos os adoradores do Rei que fiquem alegres e todos os que adotam o espírito de gratidão fiquem contentes. Para as pessoas com espírito grato que digam: ‘Como Deus é grande!’ Vale ainda, olhar para o estado da alma e como Davi fez no seu pedido de que Deus continue no controle da nossa vida reconhecendo assim a nossa dependência do Senhor.
Que neste dia nos aproximemos do Pai e glorifiquemos o Seu nome e nos coloquemos à disposição divina para fazermos a vontade do Senhor. Que nossos corações agradecidos louvem e adorem somente a Deus! Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

domingo, 11 de fevereiro de 2018

NOVO ENTENDIMENTO

Quem dá uma resposta séria a uma pergunta tola é tão tolo como quem a fez. Responda ao tolo de acordo com a tolice dele para que ele não fique pensando que é sábio. Quem manda um tolo dar um recado está procurando problemas; seria melhor que cortasse os próprios pés. Um provérbio citado por um tolo tem tanto valor como as pernas de um aleijado”. (Provérbios 26.4-7).
O que é tolice? Diz o dicionário que é a pessoa ‘que não tem inteligência ou juízo. Ainda que não tenha nexo, significação ou razão de ser; disparatado, infundado’. Talvez o que acontece com uma pessoa assim é que ela não entende o que se deseja dizer para ela. De forma especial quando o foco é a vida espiritual.
Para muitos existem multidões tolas somente por não acreditarem no que tantos acreditam – Jesus Cristo -, acham que elas são tolas por perderem a oportunidade de um melhor conhecimento de Deus.
Josué deixou claro que a oportunidade de escolha é para todos: ‘Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor’. (Josué 24.15).
É isso que diferencia uma pessoa da outra. Muitos se recusam a conhecer a Palavra de Deus que diz: ‘Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite’. (Salmos 1:2). 
Não é possível querer colocar na mente dos outros o que cremos. Mas o Senhor oferece oportunidade dando o entendimento necessário a quem o desejar. ‘Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo’. (II Timóteo 2.7).
Léo Lima

sábado, 10 de fevereiro de 2018

TESTEMUNHO FIEL

Deus ressuscitou o mesmo Jesus, e todos nós somos testemunhas disso.” (Atos 2.32).
Existem determinadas situações em que ser testemunha de um acontecimento só provoca transtornos. Mas a situação mencionada foi de um testemunho para que o reino de Deus se expandisse.
As palavras acima são do apóstolo Pedro, elas mostram que aquele discípulo reagia sempre que era provocado. Lemos uma pequena parte, do seu discurso em que ele faz menção sobre o reinado de Davi, e fala sobre Jesus, o Messias: ‘Ele não foi abandonado no mundo dos mortos nem o seu corpo foi destruído’. (v.31).
Pedro que afirma ser testemunha da ressurreição do Senhor Jesus e esteve presente vendo a grande dúvida de Tomé. E, quando Tomé contemplou as mãos de Cristo e exclamou: ‘Senhor meu, e Deus meu!’ deixou aí a oportunidade de todos os ouvintes, se acaso tivessem alguma dúvida, cressem. Após esta expressão tão forte, poderiam até se envergonhar da sua falta de fé, mas as palavras de Pedro são firmes e seguras: ‘Deus ressuscitou o seu Filho Jesus, e todos nós testemunhamos isso’. Esta declaração mostra que a profecia proferida pelo rei Davi era verdadeira, Ele, Jesus, não foi abandonado no mundo dos mortos, nem o seu corpo foi destruído!
Mas a ressurreição se deu no ato de Jesus vencer a morte e ter destruído os aguilhões do pecado. Esta é a vitória que transforma a morte em vida para aqueles que acreditam nesta afirmação e no testemunho de todos os seguidores de Jesus! A alegria que contagiou todos aqueles que tiveram a felicidade de presenciar este fato que marcou a história da humanidade pode ser sentida em cada um que tem a feliz oportunidade de crer neste milagre divino! 

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...