quinta-feira, 30 de novembro de 2017

GLÓRIAS A ELE

Deus, o Senhor Deus, fala e chama todos os moradores do mundo, de um lado da terra ao outro. Deus brilha lá de Jerusalém, a cidade de perfeita beleza. O nosso Deus está chegando, porém não chega em silêncio. Um fogo destruidor vem na sua frente, e em volta dele há uma violenta tempestade. Ele chama o céu e a terra como testemunhas para assistirem ao julgamento do seu povo. Ele diz: - Reúnam aqueles que são fiéis a mim, aqueles que fizeram uma aliança comigo, e, como sinal, ofereceram um sacrifício. Os céus anunciam que Deus é justo e que ele mesmo é quem vai julgar”. (Salmo 50.1-6).
Este salmo é um chamado de atenção feito para lembrar que o Senhor irá julgar todos os moradores do mundo. Será uma prestação de contas. Somos responsáveis diante de Deus por nossas ações. A mensagem é para todos os seres humanos em todos os lugares. Um alerta para que todos se preparem.
O salmista faz lembrar ao povo a promessa da vinda do redentor, Jesus Cristo. Lembra também, a segunda volta de Cristo quando vier para julgar o mundo. O brilho da majestade divina é lembrado. Esta será uma vinda nada silenciosa, pois Ele virá com a palavra final. O julgamento será um acontecimento inevitável.
Ele chama os seus fiéis para que estejam juntos. O grande dia do Senhor será terrível e maravilhoso. Eis que todos nós veremos o salvador e o glorificaremos. Todos se ajoelharão diante do Rei dos reis. Paulo escreveu: ‘Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai’. (Filipenses 2.9-11). Neste evento os céus declararão a glória de Deus. Glória, pois a Ele eternamente.

Léo Lima

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

BENEVOLÊNCIA

“Meu Senhor, como gostaria que ouvisses as minhas ansiedades que tantas vezes transformo em súplicas. Acata a voz da minha súplica, Meu Rei e meu Deus, prometo que orarei sempre ao meu Senhor! Ao amanhecer de cada dia minha voz será ouvida meu Criador e me prostarei sempre quando o dia raiar diante do Teu altar e vou vigiar.
Porque o Senhor não é Deus que se alegra com as coisas impuras e muito menos o mal estará perto do Senhor. Loucos não ficarão diante de Ti, ao contrário, o Senhor se entristece com aqueles que praticam o que é mau. Destruirás os mentirosos; o Senhor angustiará todos os que são sedentos por maltratar seu próximo e os que enganam seu semelhante.
Entretanto, eu vou procurar no Senhor a Tua grande benevolência; e respeito vou me aproximar e me debruçar diante do Teu altar. Senhor conduza-me com nos Teus caminhos justos e livra-me das pessoas hostis que desejam me afligir; que os caminhos à minha frente sejam aplainados pelo Senhor. Senhor não existe honestidade nos lábios deles, pois no seu íntimo só a maldade faz morada. Da gargante deles somente saem coisas mortas e eles bajulam com suas línguas. A estes Senhor, declara a culpa e que eles caiam por suas próprias palavras. São muitas as transgreções deles, mas retira-os de perto dos que procuram te seguir. Eles se revoltaram contra o Senhor.
Entretanto, que todos os que confiam no Senhor sejam preenchidos com a alegria da Tua presença e fiquem exultantes aternamente, pois, o Senhor defende os que O buscam e que se gloriem todos os que amam o Teu Santo Nome. Visto que, o Senhor abençoará constantemente o justo e garantirás a tua bondade como um escudo”. (Paráfrase do Salmo 5).

Léo Lima

terça-feira, 28 de novembro de 2017

TRANQUILIDADE

“Preciso que me ouças Senhor, pois sei que és justo e neste momento em que sinto angústia percebo que me compreendes e me cobres com a tua bondade. Desejo ter tuas misericórdias e que a minha oração seja por ti ouvida!
Atenção vocês, eis que fala o Senhor: até que ponto pretendem transformar a minha glória em descrédito? Até onde vocês amarão mais as futilidades e vão correr atrás do engano e da falsidade?
Amigos prestem atenção, pois que o Senhor separou de encontro a si aquele que lhe é querido. Ele ouvirá o meu clamor todas as vezes que eu buscar com coração contrito. Se vocês sofrerem um desiquilíbrio ou uma desordem, não consitas em percar. Converse com seu coração mesmo na cama e silencie diante do Pai. Procure renunciar a tudo que desagrada a Deus e viva sábia e que a justiça seja sua companheira. Coloque no Senhor a sua segurança. Descansa nele.
Pessoas indagam: qual será aquele que nos apresentará a bondade? Pai, mostra do alto a glória da tua face! O Senhor colocou o regosijo no meu coração. Sou feliz hoje mais do que outrora em que a fartura era realidade no meu viver. Materialmente não faltava nada, mas se for comparar a alegria que vivencio hoje, nada era.
Como o meu sono é tranquilo, pois sei que é o Senhor que me dá toda a estabilidade necessária e o medo não reside em meu ser. Louvado seja o Teu nome!” (Paráfrase do Salmo 4).

 Léo Lima

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

RECOMPENSA

“Por que Senhor, as nações estão constantemente em desavenças e tantas vezes a conspiração e a imaginação maléfica dominam? Os líderes de muitos países ficam criando mentiras e formas para tirar vantagens e ter o poder no mundo, e querem tomar o lugar do Teu Filho. Eles até deixam de governar como é necessário. Abandonam  todo conhecimento do Senhor. Muitos governantes se alvoroçam e unidos se prostram diante de deuses falsos. Até dizem: Vamos romper qualquer vínculo com o Senhor. Senhor, que possamos acabar com qualquer coisa que lembre rebeldia nossa contra o Senhor.
Tu, que vês todas as coisas, olha e, num lampejo de justiça e com um sorriso, vai mostrar-lhes de forma que sua ira e furor sejam sentidos e eles fiquem confusos. Entretanto, eu glorifico meu Rei e Senhor e penso no santo monte que Tu também estás. Declamarei em alto som o decreto divino, pois Tu me falas que o Teu Filho virá cumprir a missão que Tu mesmo destes a Ele. Ele é gerado por Teu amor, esta é a Tua promessa. Tu prometestes aos teus filhos como herança as nações e toda a terra para que o Nome glorioso do Teu ungido seja conhecido. Aqueles que zombam do Teu nome serão esmigalhados por teu cetro. Tu os despedaçarás como faz o oleiro ao vaso defeituoso.
Despertem, pois, reis e governantes, sejam cautelosos e procurem entender, vocês e todos os juízes do planeta. Procurem servir nosso Deus; tenham profundo respeito e alegrem-se. Beijai o Messias que está perto de se irar, senão pode acontecer de que pereçam no caminho, se chegar o caso de sua ira se exaltar. Felizes todas as pessoas que colocam no Senhor a sua confiança.” (Paráfrase do Salmo 2).
Léo Lima

domingo, 26 de novembro de 2017

PROMESSAS REAIS

Plantarei o meu povo na terra que lhes dei, e eles nunca mais serão arrancados dali. Eu, o Senhor, o Deus de vocês, falei”. (Amós 9.1).
Deus colocou o homem sobre a terra para que ele vivesse em harmonis com o Criador, mas não aconteceu o que Deus desejava e a separação aconteceu. Em Amós o Senhor disse que os colocaria de forma a serem firmados na nova terra em que eles seriam colocados após o cativeiro.
Logo após o dilúvio Deus disse que nunca mais destruiria a humanidade como aconteceu com todos os habitantes da terra naquele episódio. ‘Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite’. (Gênesis 8.22). A promessa era de que sempre averia de tudo que era necessário para os seres vivos.
Crendo nas promessas do Senhor quando o povo em cativeiro chorava com a opressão da escravidão o salmista canta para que o otimismo retorne aos corações tristes. Sim. Haveria retorno e eles catariam com júbilo com muitas bênçãos nos seus braços. Nada lhes faltaria. ‘Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita’. (Salmo 126.6). Que possamos nos alegrar por tantas bênçãos que o Senhor tem derramado sobre o seu povo hoje. As promessas do Senhor são reais. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 25 de novembro de 2017

PRECIOSA PROMESSA

Deus disse: – Eu irei com você e lhe darei a vitória.” (Êxodo 33.14).
Esta é uma das promessas mais preciosas que temos. Deus conosco por onde quer que andemos. Dr. Spurgeon disse sobre isso: ‘Algumas vezes temos de sair nossa morada, porque não temos aqui casa permanente. Muitas vezes sucede que, quando nos sentimos mais satisfeitos num lugar, somos dele tirados repentinamente. Aqui temos o antídoto para este mal. O Senhor nos acompanhará. A Sua presença, que inclui o Seu favor, e comunhão Consigo, o Seu cuidado e poder, sempre estarão conosco, em cada uma das nossas marchas. Isso significa mais do que diz, porque, em verdade, isto é tudo. Se Deus está conosco, possuímos o Céu e a Terra. Vem comigo, Senhor e envia-me até onde quiseres’.
A voz do Senhor continua a repetir: ‘Eu irei com você e lhe darei a vitória’. A promessa é completa. A presença constante do Senhor onde quer que estejamos e a vitória que sobrepuja nossa imaginação. O convite é para que confiemos no Senhor independente do lugar que estivermos. A vitória virá!
Louvado seja o nosso Deus!

Léo Lima

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

NOSSA MISSÃO

Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. O louvor dado a ti chega até o céu e é cantado pelas crianças e pelas criancinhas de colo. Tu construíste uma fortaleza para te proteger dos teus inimigos, para acabar com todos os que te desafiam. Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares – que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele: as ovelhas e o gado e os animais selvagens também; os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar. Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro”. (Salmo 8).
Este salmo é um hino de louvor e reconhecimento da grandiosidade divina. Ele mostra quão Majestoso é o Senhor em toda a terra e nos altos céus. Desde o primeiro momento permanece muito claro, um convite ao louvor. Louvor ao Deus Criador e Sustentador que através do valor empreendido na criação do homem deixou marcas latentes da sua imagem neste ser e, acima de tudo, o honra.
O louvor expresso pelo salmista está impregnado em todo o salmo. Ele mostra que desde a criação tanto na terra como no céu é imperativo ao ser humano conhecer e reconhecer na natureza, na vida e na fé a necessidade da adoração ao Deus Rei que confia no homem a real decisão em toda a administração da criação. Este é mais um dos hinos utilizados no culto dos israelitas.
É, também, um convite a que voltemos às raízes quando Deus nos comissionou para que administrássemos a criação; da mesma forma Jesus Cristo quando deu a ordem de IR e PREGAR o EVANGELHO do REINO. Nossa MISSÃO!

Léo Lima

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SEM MEDO

Louvado seja Deus, o Senhor! Quando os meus inimigos me cercaram e me atacaram, ele mostrou, de modo maravilhoso, o seu amor por mim. Fiquei com medo e pensei que ele havia me expulsado da sua presença. Mas ele ouviu o meu grito quando o chamei pedindo ajuda”. (Salmo 21.21-22).
Davi louvava ao Senhor e declarava o seu medo. Medo de que Deus pudesse estar distante dele. Ele fala que havia muitos inimigos buscando destruí-lo. Mas ele canta hinos de adoração a Deus que o protegia em todos os seus desafios.
O Senhor, através do profeta Isaías fez a promessa de que estaria presente e protegendo em todas as situações de aflição. ‘Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão’. (Isaías 41.10).
Quando uma pessoa está com medo, deve se lembrar de que Deus é muito maior e ele está cuidando da sua vida. Assim como Davi peça coragem a Deus e confie no seu amor. Ele vai lhe ajudar a superar o medo. O escritor aos hebreus disse: Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: - O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?(Hebreus 13.6).

Léo Lima

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

COMEMORAÇÃO

E sacrificaram no mesmo dia grandes sacrifícios, e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria”. (Neemias 12.43).
Ao iniciar uma construção, muitas vezes a pessoa não sabe o tempo que vai levar para terminá-la e as dificuldades a enfrentar. Neemias foi o homem escolhido por Deus para coordenar a reconstrução dos muros e portões de Jerusalém. Ele conseguiu a cooperação de muitos homens do seu povo para esta tarefa. Mas não foi fácil. Neemias sofreu inclusive atentado de morte. Mas os construtores trabalhavam com uma mão segurando a arma de guerra e com a outra faziam o serviço de reconstrução. Deus ia retirando cada obstáculo. Neemias empolgava seus liderados com sua disposição, consciência, perseverança e fé.
Todos estavam felizes, pois terminaram a obra em 52 dias apenas. Só restava comemorar o feito. O texto acima mostra o auge das comemorações. Eles estavam reinaugurando as muralhas. Fizeram sacrifícios ao Senhor, um culto de gratidão a Deus! Este povo estava se voltando completamente para Deus. Agradeceram por Deus tê-los feitos vitoriosos na guerra e na construção.
E nós, como estamos recebendo a graça de viver cada momento? Como estamos fazendo para demonstrar a Deus a nossa gratidão? Podemos ver que mesmo em meio às muitas lutas Deus está presente com sua graça e está nos abençoando com grandes e incontáveis bênçãos.

Léo Lima

terça-feira, 21 de novembro de 2017

TRANSFORMAÇÃO

Quando os construtores colocaram os alicerces do Templo, os sacerdotes ficaram de pé, vestidos com roupas especiais para aquela ocasião e com trombetas nas mãos. Os levitas descendentes de Asafe carregavam pratos musicais para louvar a Deus, o Senhor, de acordo com o que Davi, rei de Israel, havia mandado”. (Esdras 3.10).
A volta dos israelitas para a terra foi de muito trabalho, pois diante deles estava o templo do Senhor destruído. A reverência que se viu quando os alicerces para a reconstrução foram colocados é admirável. ‘Eles responderam: - Nós somos servos do Deus do céu e da terra e estamos reconstruindo o Templo que um grande rei de Israel construiu e terminou há muito tempo’. (Esdras 5.11).
As obras de Deus são magníficas! Deus opera em nossas vidas, transformando, purificando e restaurando. Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti’. (Isaías 64.8). Esta é outra reconstrução que cada ser humano precisa viver. Deus renovando e restaurando nossa vida.
Já Paulo recomenda que não podemos nos deixar influenciar por aqueles que vivem distantes de Deus, mas que o Senhor possa transformar nossa mente para vivermos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. ‘Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele’. (Romanos 12.2).

Léo Lima

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ADORAÇÃO DEVIDA

Moisés continuou: – Quando o Senhor, nosso Deus, falou com vocês do meio do fogo no monte Sinai, vocês não viram a forma de ninguém. Portanto, tenham todo o cuidado e não cometam o erro de fazer imagens para adorar”. (Deuteronômio 4.15-16a).
Deus não divide a Sua glória. Nenhuma imagem ou modelagem alcançam o esplendor e a beleza do Criador e Senhor do universo. Desta forma, todo aquele que ama e é fiel ao Senhor Deus deve adorar apenas a Ele, de todo o coração, alma e espírito.
Deus não deseja ser adorado por sua aparência. Moisés falou ao povo no deserto e chamou-lhes a atenção para que eles não cometessem o erro de adorar qualquer imagem feita por mãos humanas. O primeiro mandamento deixou claro este desejo do Senhor. ‘Não adore outros deuses; adore somente a mim. Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra’. (Êxodo 20.3-4).
Louvor e adoração são devidos somente ao Senhor que criou os céus e a terra. Ele mesmo disse isto. ‘Eu sou o Senhor: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço’. (Isaías 42.8). Portanto, que a meditação e adoração do nosso coração sejam somente dirigidas ao Senhor que nos criou e nos resgatou com grande e infinito amor.

Léo Lima

domingo, 19 de novembro de 2017

ADORAÇÃO E LOUVOR

Ó Senhor, tu és o meu Deus. Eu te adorarei e louvarei o teu nome, pois tens feito coisas maravilhosas; tens cumprido fielmente os planos seguros que há muito tempo decidiste fazer”. (Isaías 25.1).
A nobreza de Deus não pode ser medida, pois Ele é imensamente bom. As palavras não conseguem descrever como Ele é grande em poder, amor, esplendor, glória, compaixão, graça e honra. Sabemos ainda que o Senhor merece toda a nossa adoração e louvor. 
As maravilhas do Senhor são visíveis a todo aquele que atenta para as pequenas coisas que acontecem diante dos nossos olhos. Se observarmos tudo com os olhos da fé veremos quão grandes coisas o Senhor tem nos feito. O profeta Jeremias engrandece ao Senhor e reconhece Sua benignidade e bondade. ‘Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande, e o teu nome é poderoso. Quem não te respeitará, ó Rei de todas as nações? Tu mereces todo o respeito. Não há ninguém como tu entre todos os sábios das nações’. (Jeremias 10.6-7).
Isaías adora a Deus e convida o povo a alegrar-se e a louvar o Senhor que mora com o seu povo. Somos feituras de Deus e todo aquele que aceita a salvação tem em si mesmo o Senhor. ‘Moradores de Sião, alegrem-se e louvem a Deus, pois o santo e poderoso Deus de Israel mora no meio do seu povo’. (Isaías 12.6). Que possamos cantar com alegria ao Senhor agradecendo todos os benefícios que temos recebido.

Léo Lima

sábado, 18 de novembro de 2017

REFÚGIO NO SENHOR

O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Venham, vejam o que o Senhor tem feito! Vejam que coisas espantosas ele tem feito na terra! Ele acaba com as guerras no mundo inteiro; quebra os arcos, despedaça as lanças e destrói os escudos no fogo. Ele diz: - Parem de lutar e fiquem sabendo que eu sou Deus. Eu sou o Rei das nações, o Rei do mundo inteiro O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. (Salmo 46.7-11).
Esta porção da Palavra de Deus inicia e termina lembrando que o Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado e é o nosso refúgio. Como é bom podermos nos lembrar desta maravilhosa promessa. Deus o nosso refúgio e está conosco nas mais diversas situações.
O convite neste dia é para que possamos parar e olhar bem dentro de nós para observarmos as maravilhas que Deus tem realizado nas nossas vidas. Olhar por olhar é o maior dos males que nos fazemos. Quando olhamos distraidamente não conseguimos ver quantas coisas o Senhor tem feito por nós e em nós.
Estamos fazendo coisas que não nos deixam tempo para vermos as maravilhas que recebemos do Senhor. O momento é para que nos calemos e sintamos quão maravilhoso é termos o nosso refúgio em Deus. Ele quer fazer muito mais do que permitimos. Só o Senhor é Deus! Esta deve ser nossa meditação.

Léo Lima

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

GRATIDÃO

Agora a terra já estava conquistada. Então todo o povo de Israel se reuniu na cidade de Siló, e armaram ali a Tenda Sagrada”. (Josué 18.1).
Um coração agradecido deve ser legítimo na vida de toda pessoa que se considera cristã. Josué comandava o povo de Deus na conquista da terra prometida e eis que eles chegavam ao ponto de parar, visto que haviam cumprido o objetivo. Reuniram-se e a primeira coisa que fizeram foi armar a Tenda Sagrada. Pararam para um culto de gratidão no lugar da bênção.
A expressão do salmista é de alegria por poder agradecer a Deus e menciona que é bom anunciar e cantar em todo o tempo hinos de adoração ao Senhor. ‘Ó Senhor Deus, como é bom dar-te graças! Como é bom cantar hinos em tua honra, ó Altíssimo! Como é bom anunciar de manhã o teu amor e de noite, a tua fidelidade!(Salmo 92.1-2).
Paulo reafirma o salmista quando aconselha aos cristãos de Tessalônica a que agradeçam a Deus em todas as circunstâncias, pois Deus se agrada de um coração agradecido. ‘Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco’. (I Tessalonicenses 5.18).
O escritor da carta aos hebreus menciona que todos nós devemos, sempre, agradecer ao Senhor como ato de reconhecimento que Ele é o SENHOR! ‘Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome’. (Hebreus 13.15).

Léo Lima

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

RECORDAÇÃO

Lembrem dos presos, como se vocês estivessem na cadeia com eles. Lembrem dos que sofrem, como se vocês estivessem sofrendo com eles”. (Hebreus 13.3).
Rememorem aqueles que sofreram na prisão, os que sofrem e os momentos que vale a pena lembrarmos. O pensamento é muito difícil de ser controlado, mas se o direcionarmos e refletirmos coisas que podem edificar-nos e aos outros, então podemos dizer que temos o controle de nós mesmos.
Moisés disse ao seu povo durante o êxodo que eles deveriam se recordar de como Deus os guiou no passado.Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos’. (Deuteronômio 8.2). Olhar o passado faz com que avaliemos nossos erros e acertos. Nesta situação eles deveriam ver que mesmo sendo rebeldes, Deus operou grandes milagres.
Após discorrer sobre tantas coisas que poderia tirar o valor da vida Salomão mostra que muita coisa pode não ter o significado que pensamos, mas que acima de qualquer coisa não podemos esquecer nosso Criador que nos ama. ‘Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer’. (Eclesiastes 12.1).

Léo Lima

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

COMPAIXÃO

Ó Senhor Deus, tu ouvirás as orações dos que são perseguidos e lhes darás coragem. Tu ouvirás os gritos dos oprimidos e dos necessitados e julgarás a favor deles para que seres humanos, que são mortais, nunca mais espalhem o terror”. (Salmo 10.17-18).
Deus nos ama e está conosco nas mais diversas situações. O texto inicial mostra a oração de Davi lembrando ao Senhor que ele e o seu povo precisam de socorro.
O apóstolo Paulo fala que somos humanos e muitas vezes a aflição e a dúvida nos visitam. Entretanto ele conclui que mesmo nas mais diversas adversidades não somos destruídos. ‘Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos’. (II Coríntios 4.8-9).
Jesus disse aos seus seguidores que nas mais diversas situações é preciso que amemos a todas as pessoas sem distinção. Além de amar é preciso interceder uns pelos outros. ‘Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal’. (Mateus 5.44-45). Que possamos sair de nós mesmos e vermos a dor que muitas pessoas sofrem. Podemos socorrer algumas pessoas que sofrem, pois o Senhor nos ouve e atende as nossas súplicas.

Léo Lima

terça-feira, 14 de novembro de 2017

GLORIFICANDO E ENALTECENDO

A cidade não precisa de sol nem de lua para a iluminarem, pois a glória de Deus brilha sobre ela, e o Cordeiro é o seu candelabro’. (Apocalipse 21.23).
Glória significa grandeza e fama. Assim, nada nem ninguém tem maior glória do que Deus, o Senhor. A glória de Deus fulgura mais do que o sol e revela a Sua majestade e o Seu poder.
O profeta Isaías vê em sua visão a glória de Deus em seu resplendor e convida a que todos cantem de alegria, pois o Senhor ilumina os seus filhos. ‘Levante-se, Jerusalém! Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do Senhor está brilhando sobre você’. (Isaías 60.1).
Em sua oração o profeta Habacuque enalteceu a glória do Senhor que ilumina os céus e na terra todos louvam o Nome santo do Senhor. ‘Deus vem vindo da terra de Edom, o Santo Deus vem do monte Parã. A sua glória cobre os céus, e na terra todos o louvam. Ele brilha como a luz, e raios de luz saltam da sua mão, onde se esconde o seu poder’. (Habacuque 3.3-4).
Diante de mensagens tão preciosas o convite do apóstolo Paulo é para que em tudo que fazemos que possamos glorificar e honrar o Senhor que nos criou. ‘Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus’. (I Coríntios 10.31).

Léo Lima

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

DAS TREVAS PARA A LUZ

O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso”. (Hebreus 1.3).
Jesus Cristo Filho Único de Deus tem o resplendor da glória de Deus que chama e ilumina a todos os que estão atentos e desejosos de serem iluminados pelo Senhor. ‘O Deus que disse: -Que da escuridão brilhe a luz- é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo’. (II Coríntios 4.6).
Jesus que desceu até nós para trazer luz a um mundo que era reprimido pelas trevas. Ele é o modelo exato para quem quer desfrutar de uma vida que agrada a Deus. Além disso, Jesus afirmou que os filhos de Deus são a luz deste mundo, e são delegados para atuar na restauração daqueles que estão perdidos e sem expectativa.
Davi exaltava ao Senhor por tantas bênçãos exclama que a luz que o cercava vinha do Senhor que o tirava das trevas. ‘Tu, ó Senhor, me iluminas; tu, meu Deus, acabas com a minha escuridão’. (Salmo 18.28). Assim é o Senhor a todos os que O buscam. Ele ilumina a vida e resgata das trevas aos que assim fazem. Louvado seja o Senhor.

Léo Lima

domingo, 12 de novembro de 2017

SEGURANÇA NA CONFIANÇA

Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”. (Salmo 37.3-5).
Davi expressa sua preocupação com aqueles que vivem de forma inconstante e alerta-os a que confiem no Senhor com segurança na Terra da Promessa. O povo de Deus sabia que deveria ter total confiança em Deus. Mas muitas vezes vacilavam. O alerta veio através das palavras que Deus enviou através de Balaão que disse: ‘Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo’. (Números 23.19).
O apóstolo Paulo lembra aos cristãos de Roma que o Senhor Deus é com todos os que O buscam e abençoa os que lhe são fiéis. ‘Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?’. (Romanos 8.31).
E aos cristãos de Filipos disse que eles poderiam fazer todas as coisas se estivessem firmados em Deus que os fortalecia. ‘Posso todas as coisas naquele que me fortalece’. (Filipenses 4.13). Assim como no passado o Senhor fortalece e abençoa seus servos fiéis. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...