terça-feira, 31 de outubro de 2017

TESTEMUNHAS

Aquele que Deus enviou diz as palavras de Deus porque Deus dá do seu Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e pôs tudo nas mãos dele”. (João 3.34-35).
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo compõem a Trindade. São três entes diferentes e, no entanto os três são Deus. A Trindade é um dos mistérios do cristianismo, não é fácil elucidar, mas compreendemos que os três merecem todo o nosso louvor e adoração, visto que somos salvos através do amor, misericórdia e graça divinas.
Jesus após sua ressurreição enviou seus seguidores para continuar o trabalho que Ele havia iniciado. Estava prestes a subir para o Pai e deixou disse para eles que anunciassem as Boas Novas de salvação. ‘Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. (Mateus 28.19).
Ele já havia falado que Deus, o Pai enviaria o Espírito Santo que ensinaria tudo que fosse necessário para que eles tivessem sabedoria no falar. ‘Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês’. (João 14.26).
O apóstolo Paulo se despede desejando que a Trindade estivesse com os fiéis de Corinto. ‘Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!(II Coríntios 13.13). Precisamos ter certeza de que somos instrumentos que o Senhor usa para que a salvação seja proclamada. Sejamos servos fiéis. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

DECISÃO INDIVIDUAL

Bom dia! Hoje posto uma mensagem que publiquei há anos e ontem ela foi visitada por muitas pessoas. Que Deus abençoe a sua vida.

Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53.12).
- Contado com os transgressores. - Como se fora um deles, Jesus, diz a profecia, seria e foi crucificado entre dois ladrões e considerado pelo poder judaico, como um criminoso perigoso. Ele recebeu o que foi imputada à sua pessoa: a culpa de todos os transgressores. ‘Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados’. (I Pedro 2.24).
- Pelos transgressores intercedeu e intercede - A começar por todos aqueles que O estavam crucificando, Jesus, contemplando-lhes o rosto, suplicou ao Pai que os perdoasse, pois não sabiam o que estavam fazendo. Desde então, Jesus está assentado à direita de Deus, nas alturas e intercede por todos nós.
Foi necessário que todas estas coisas acontecessem para que a profecia se cumprisse. Jesus misturado com os pecadores, Ele, que não fazia parte da corrupção, era tido como tal. Isto se deve ao fato de que para que pudéssemos ser salvos das nossas injustiças e maldades, Jesus Cristo, que era puro, se fez pecado por nós.
Entretanto, sabemos que Ele venceu o pecado e a morte e assim pode nos outorgar a salvação que desfrutamos. Este é o Sublime sacrifício que nos proporciona uma vida com Deus. Precisamos nos lembrar, pois Ele levou o pecado de todos aqueles que desejam a salvação. Este é o maior milagre! A nova vida em Cristo.
Desde que desfrutamos desta maravilhosa graça, podemos estar alegres no Senhor, isto por termos sido alcançados por tão sublime sacrifício que outorgou-nos a vida eterna. O sacrifício de Jesus foi por mim e por você. A decisão é de cada um!
Léo Lima

domingo, 29 de outubro de 2017

COMPANHEIRAS

“Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência” (Efésios 1.8).
Das muitas virtudes existentes, sem dúvida a sabedoria e a prudência andam de mãos dadas. Para que se tenha uma vida equilibrada, regida por Deus, é necessário que, como Paulo afirma em Efésios, tenhamos estas duas virtudes como companheiras constantes de nosso viver.
Podemos nos recordar do célebre rei Salomão quando orou e pediu sabedoria para reinar sobre o povo de Deus. Ele teve sabedoria, inclusive na sua oração. Deus ficou contente com esta atitude do rei que lhe deu toda a sabedoria possível, e muito mais, deu-lhe bens materiais que igual em seu tempo não houve.
Hoje, se formos na fonte certa, Cristo, nos dá com generosidade sabedoria. Podemos perceber na vida que todo sábio é prudente. Portanto, para se possuir prudência basta buscar sabedoria que a prudência chega junto.
Mas, acima de tudo, é preciso saber como pedir ao Senhor e reconhecer quando o pedido é respondido. Deus nem sempre nos responde da forma que desejamos. É preciso estarmos atentos para reconhecermos a resposta.
Prudente é todo aquele que coloca a sabedoria em exercício. Que a sabedoria divina e a prudência sejam nossas companheiras!

Léo Lima

sábado, 28 de outubro de 2017

COMO JESUS

Quando Jesus estava em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram nele porque viram os milagres que ele fazia. Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. E ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava”. (João 2,23-25).
O salmista já sabia que Deus tinha poder para conhecer seus pensamentos. Ele declara que o Senhor examina seu interior. ‘Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos’. (Salmo 139.1-2).
Assim Jesus Filho de Deus tinha este mesmo poder. Não se deixava enganar por manifestações mentirosas. Qual pensamento mora em nosso interior? ‘Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: – Por que é que vocês estão pensando essas coisas más?’. (Mateus 9.4).
Os pensamentos de Deus são maiores que os nossos. Deus sabe todas as coisas e seus planos são perfeitos. O Senhor Deus diz: - Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus’. (Isaías 55.8-9). Portanto, o Espírito Santo nos ajuda a dominar nossos pensamentos e assim aprendemos mais a ser como Jesus.

Léo Lima

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

LEI PERFEITA

Mas quem examina bem a lei perfeita que dá liberdade às pessoas e continua firme nela não é somente ouvinte, mas praticante do que essa lei manda. E Deus abençoará tudo que essa pessoa fizer”. (Tiago 1.25).
As pessoas costumam esquecer a rapidez com que você executa uma tarefa, mas nunca se esquecem da perfeição da mesma’. Howard Newton. Se podemos contemplar uma pintura que transmite uma mensagem, logo pensamos que o autor se esmerou naquela obra. Entretanto, se formos acompanhar este mesmo artista durante aquele trabalho, poderemos ver que é feito com perseverança.
O texto diz que é preciso muito esmero e perseverança ao examinar e praticar a lei de Deus, pois ela é perfeita. Ela dá liberdade e muitas bênçãos. Diz a palavra de Deus que todo aquele que pratica esta lei é feliz, é sábio. 
Para que alguém consiga realizações com vitória é preciso estar andando de acordo com as leis divinas. É de suma importância que sua vida esteja nos caminhos do Senhor, procurando praticar a vontade de Deus com objetivo de aperfeiçoar a cada dia as suas atitudes para com aqueles que te cercam. Leia e observe as Escrituras, pois elas refletem a vontade de Deus para o ser humano.
Léo Lima

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

CRER PARA VIVER

A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu.”. (João 1.10-11).
Quando uma pessoa crê, Deus usa sua fé para mudar sua vida e até fazer milagres! A prática da fé nos torna filhos de Deus e nos dá coragem para fazer o impraticável, pelo poder de Deus. Ao estar entre seu povo Jesus percebeu que muitos deles não acreditavam nele como Filho de Deus. Não O receberam.
Ele falando aos seus afirmou que é preciso crer nas promessas de Deus, pois Ele mesmo é o cumprimento delas. ‘– Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida’. (João 5.24).
Ainda falando sobre alguém crer ser Ele filho de Deus tem garantida a vida eterna. ‘Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus’. (João 3.36).
Em sua palavra inicial Jesus concluiu que alguns entre seu povo o receberam e eles teriam o direito de se tornarem filhos de Deus através dele. ‘Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus’. (João 1.12). Em que lugar nos colocamos entre os que O rejeitaram ou entre os que creram em Jesus como Filho Único de Deus?

Léo Lima

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

PALAVRA QUE ALIMENTA

Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos”. (Jeremias 15.16).
Ler. Estudar a Palavra de Deus. Eis o que cada cristão precisa fazer a cada dia da sua vida. No contexto, o profeta Jeremias tenta, com angústia, interceder pelo povo, mas é em vão e o Senhor diz: ‘lança-os da minha face e saiam’. (Jeremias. 15.1). Durante muito tempo o profeta luta por um perdão da parte de Deus, mesmo diante da maldade, da rebeldia e do pecado do povo.
Até que, cansado, mas feliz, o profeta alegra-se por sentir as delícias em ter a Palavra de Deus dentro de seu coração. São delícias indescritíveis que desfruta todo aquele que bebe, come e se alimenta da Palavra de Deus. Este alimento é para a alma. Para a vida eterna.
Como no tempo de Jeremias, precisamos a cada dia nos alimentar das deliciosas porções da Palavra que nos ensina e nos adverte em como andar no caminho do Senhor; nos orienta como proceder diante de cada situação mesmo as mais desafiadoras e o que falar em cada instante que a isso somos impelidos. Hoje, mais do que nunca, precisamos estar cheios da Palavra que nos acrescenta a sabedoria para vivermos.
Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração, porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos’. Que estas palavras possam ser uma realidade nos nossos corações e que com sinceridade possamos pronunciá-las.

Léo Lima

terça-feira, 24 de outubro de 2017

LUZ DA VIDA

A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. (João 1.4-5).
O salmista estava confirmando que o Senhor fazia sua luz e pediu que a luz pudesse permanecer com ele. ‘Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas’. (João 18.28).
Jesus veio até nós para trazer luz a um mundo que era reprimido pelas trevas. Ele é o modelo perfeito para quem quer viver de acordo com a vontade de Deus. Além disso, Jesus afirmou que os filhos de Deus são a luz deste mundo, e devem ser agentes de restauração dos que estão submergidos na escuridão e sem esperança.
O evangelista Mateus mencionou que as trevas habitavam nos homens, mas a luz resplandeceu e iluminou-os através de Jesus. ‘O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz’. (Mateus 4.16).
Nestas palavras Jesus afirma ser a luz do mundo. E afirma que todo aquele que O segue não viverá em trevas, mas a luz da vida vai brilhar em seu ser. ‘De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida’. (João 8.12). Sejamos, pois a luz que emana do Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

AMIZADE

Compartilho hoje mais uma das minhas poesias desta feita do livro ‘Vê’. Que possamos cultivar amigos eles fazem bem à alma. Mas não podemos nos esquecer do ‘AMIGO’ certo em todos os momentos JESUS. Que o Senhor abençoe sua vida neste dia.

O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado que um irmão”. (Provérbios 18.24).

Na longa caminhada desta vida
As jornadas, as desditas...
Nos tropeços, com apreço, vejo um amigo!
Que auxilia na agonia, na dor...
Quando cerca a desventura
Dá-me um presente e, se ausenta...
Vejo um amigo!
Que acompanha sem artimanhas, prestativo,
Sempre ativo...
Que solicitude!
Em franca atitude.
Mesmo em meu egoísmo,
Me acompanha ameno...
Até à porta do abismo...
Vejo um amigo que chora comigo...
Que comigo sofre...
Que na hora me defende de morte horrenda!
É o amigo certo!
É Cristo ressurreto!
De ontem, hoje, agora.
Bem de perto sem demora me protege...
É o amigo mais chegado que um irmão!
Amigo certo que no mundo incerto dá-me a mão!

Léo Lima

domingo, 22 de outubro de 2017

LEMA DE VIDA

Jesus chamou a multidão e disse: – Escutem e entendam! Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura”. (Mateus 15.10-11).
Temos certos hábitos em que o que vamos comer nos faz torcer o nariz. Devemos estar atentos com as palavras de Jesus nesta primeira porção da Palavra. O que deixa uma pessoa impura é o que sai do seu interior. Não aquilo que comemos ou bebemos. Claro que existem coisas que ingerimos que podem nos prejudicar. Mas a ênfase é sobre o que pensamos e falamos.
O salmista disse que desejava que suas palavras e seus pensamentos fossem exclusivamente agradáveis ao Senhor. ‘Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!’ (Salmo 19.14).
Já Paulo fala que seu desejo é somente cumprir através de atos e palavras o seu ministério. ‘Eu me atreverei a falar somente do que Cristo tem feito por meio de mim a fim de levar os não-judeus a obedecerem a Deus. E isso tem sido feito por meio de palavras e de ações’. (Romanos 15.18).
Como estamos fazendo para que possamos estar puros na presença do Senhor? Que as palavras do salmista possam ser nosso lema de vida e que a Palavra de Deus esteja gravada em nosso coração para não pecarmos contra Deus. ‘Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti’. (Salmo 119.11).

Léo Lima

sábado, 21 de outubro de 2017

OPORTUNIDADE

O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore. Há duas coisas que o Senhor Deus detesta: que o inocente seja condenado e que o culpado seja declarado inocente”. (Provérbios 17.14-15).
Duas situações se apresentam neste texto. A primeira é o cuidado que se deve ter em uma situação de confusão. Quando duas pessoas entram em debate (briga) as coisas podem ficar de forma quase insolúvel. Da mesma forma uma pequena fresta em uma represa logo pode terminar em um grande desastre.
Já o que Deus não gosta mesmo é quando a injustiça toma o lugar da justiça. Ou seja, quando uma pessoa inocente é condenada e aquela que praticou o crime fica impune. A justiça divina é a mais alta definição do certo e do errado.
O Senhor dá oportunidades para que sejamos salvos a partir do momento em que cremos no amor divino demonstrado na cruz do calvário. ‘Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna’. (João 3.16). Jesus Cristo, Seu Filho, nos resgata e temos a salvação através do seu gesto de obediência. Justiça: somente a divina.

Léo Lima

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CURA DEFINITIVA

Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré. Ali o povo reconheceu Jesus e avisou todos os doentes das regiões vizinhas. Então muitas pessoas levaram doentes a ele, pedindo que deixasse que os doentes pelo menos tocassem na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados”. (Mateus 14.34-36).
O Senhor é o médico dos médicos, não há nenhum mal ou condição adversa que não possa ser curada por Ele. O profeta Jeremias orou ao Senhor pedindo cura e salvação. Se pedirmos seremos atendidos. Ó Senhor, cura-me, e ficarei curado; salva-me, e serei salvo, pois eu canto louvores a ti’. (Jeremias 17.14).
Já o salmista começou este salmo glorificando ao Senhor por tantas bênçãos e afirma que o Senhor curou a todos simplesmente com a Palavra. O livramento foi grande. ‘Com a sua palavra, ele os curou e os salvou da morte’. (Salmo 107.20).
O apóstolo Pedro escreveu que foi Jesus Cristo que levou sobre Ele os nossos pecados. Nossas feridas foram curadas. Aqui a maior ênfase é a cura espiritual. ‘O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados’. (I Pedro 2.24). Que saibamos buscar no Senhor a cura definitiva. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...