quarta-feira, 27 de julho de 2016

SIMPLESMENTE AMOR



Estou pensando no sentimento maior, o AMOR. Este sentimento especial que muitas vezes mora em nosso ser, mas outras tantas percebemos que ele se ausenta por vários motivos. Comecei então a analisar pequenas coisas que circundam nossos relacionamentos e logo a palavra Ciúmes chegou. Lembrei-me que na Bíblia Sagrada existem passagens que falam dos ‘ciúmes’ de Deus. Resolvi pesquisar.
O Dr. R. N. Champlin em seu dicionário comenta sobre este sentimento que pode ser positivo e pode ser negativo. O aspecto positivo do ciúmes ele discorre que: ‘O ciúme é um tipo de apreensão mental, quando a pessoa que o sente, sente estar sendo preterida. [...] Seria o temor de ser substituído por um rival qualquer. Também envolve a atitude de ânsia e vigilância acerca daquilo que é considerado propriedade de quem tem ciúmes, como se essa pessoa ou objeto pudesse ser perdido ou prejudicado de alguma maneira’.  Ele afirma que nesse caso não existe manifestação de egoísmo insensato.
Já na forma negativa ele diz que: ‘Esse tipo de ciúmes mistura o amor com o egoísmo’. Para Champlin o ciúme pode ser considerado puro egoísmo em alguns casos. Mas o pior deles é aquele em que ele vem acompanhado da inveja. Esta forma é a mais negativa existente.
Ele menciona também que o amor desperta ciúmes em algumas pessoas que logo é o ódio que toma conta deste sentimento. Mas o Dr. Champlin encerra dizendo que: ‘O ciúme e a inveja manifestam-se tão comumente entre os homens porque o ser humano é, essencialmente, um ser egocêntrico’. Afirma ainda que ‘Amar consiste em deixar de lado o egocentrismo’. “O amor não arde em ciúmes conforme não ultrapassa seus legítimos direitos”. (I Coríntios 13.5).
Sabemos que a origem do amor é divina e o evangelista João menciona que ‘Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor’. A partir daí podemos constatar que se cada um de nós for para mais perto de Deus logo vamos viver de forma que sentimentos mesquinhos não se enraízem em nosso coração. 
Que Deus possa abençoar nossos sentimentos e que possamos viver uma vida segundo os preceitos de Deus. E desta forma, amar sem egoísmo!
Léo Lima

Um comentário:

ENVIADOS PELO PAI!

“ Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: - Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: – Este não é Jesus, filho de José? Por ...