sexta-feira, 31 de maio de 2013

VIDA PLENA

Disse Jesus: Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10.10b).
O que é a vida? O coração batendo? Os movimentos dos braços e pés? Como estamos vivendo estes momentos que temos como dádiva divina?
A ciência afirma que a partir da morte do cérebro não existe mais vida mesmo que o coração esteja pulsando. Jesus Cristo veio a este mundo com um propósito definido: Dar a vida eterna a todo aquele que crer em Seu Nome, no Seu amor e no Seu sacrifício na cruz do calvário.
Foi por isso que a promessa de Cristo é de que todo o que nele crer tenha a vida eterna, não somente isto, pois a partir do momento da conversão a pessoa passa a ter a vida abundante prometida por Ele. Isto quer dizer uma vida plena do amor do Pai. Vida livre do pecado. Vida em que a paz reina.
Eis a oportunidade: Jesus está oferecendo esta vida plena agora. Depende de você desejar.
Léo Lima

quinta-feira, 30 de maio de 2013

OFERTA

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10.38).
Seguir a Jesus é uma opção. Ele não obriga ninguém a fazê-lo. Entretanto, o desejo do Senhor é que todos escolham viver a Vida plena que Ele oferece.
Quando pensamos em cruz logo vem o sentimento de alguma coisa que pesa. Jesus não disse que não teríamos uma cruz para carregar. Vivemos desafios impostos pela vida que muitas vezes tiram as nossas forças. Os problemas que temos que enfrentar faz com que nossas forças enfraqueçam e logo pensamos em deixar de lado nossos esforços. Mas a promessa de Jesus é que se estamos com Ele não sentiremos o peso dos problemas em nós.
Vale estarmos abatidos para experimentarmos a ajudada de Jesus. Portanto, o nosso fardo será amenizado se seguirmos com Jesus Cristo à nossa frente.
Jesus deseja estar com você e em você.
Aceite esta oferta.

Léo Lima 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

RENOVADOS

Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.” (Salmos 18.32).
A força é algo que ajuda na nossa lida. Quando nos sentimos fracos fisicamente logo percebemos que algo não está bem com nosso corpo.
Mas existe outro aspecto dela que pode contribuir para que não nos sintamos tão desanimados. É a seiva que vem do Senhor e nos anima a continuarmos a caminhada. E é isto que o salmista está dizendo: “Ele é o Deus que me dá forças e me protege aonde quer que eu vá.” Quando sentimos que o Senhor é quem nos dá toda a proteção que necessitamos e acima de tudo nos encoraja e assim nos sentimos renovados.
O Senhor me renova a cada manhã e deseja fazer o mesmo com você.
Léo Lima

terça-feira, 28 de maio de 2013

LUZ PERFEITA

Mas a vereda dos justos é como luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4.18). O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.” (Provérbios 20.7).

Como é bom podermos contemplar a Luz! Distinguir vultos! Descobrir um botão fazendo-se em flor! Deliciarmo-nos ante as “imperfeições” que perfeitamente formam as mais extasiantes paisagens!

Maravilhoso é para as nossas almas lermos nas Escrituras promessas como as descritas acima. São promessas feitas pelo Senhor para a alegria dos nossos corações.
 
A promessa é: “O caminho do justo é como a luz da aurora!” Ele terá a beleza e o frescor matinal! O seu perfume deve se espalhar por onde seus passos o levar! Quem ainda não percebeu a beleza que o crepúsculo matinal nos oferece? Quando aspiramos ao frescor da manhã sentimos nossas forças revigoradas, nosso descanso torna-se real, nossos sonhos ganham cor. Este pode ser o seu dia de vivê-lo!, a luz da aurora vai aquecendo o nosso otimismo e a presença de Deus torna-se cada vez mais real, mais forte! E eis que a alegria apressa-se a dourar os prados e festejar o horizonte!
 
Entretanto, o festival chega ao ápice quando em sua aurora o homem percebe que ao andar em integridade com Deus, em sua posteridade, seus filhos serão felizes, após ele. Há poucos dias ouví dos lábios de uma serva do Senhor que sentia, que mesmo ausente, seu falecido esposo estava proporcionando o mesmo bem estar que quando em vida! Lembrei-me então, que ele havia andado em sinceridade ante Deus, e que sua vida foi como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito! Sim, o que podemos ver não é que ele estava fazendo nada depois que havia partido para o Senhor, mas que sua vida de sinceridade diante de Deus resultava então na bem-aventurança para os seus. Grande exemplo este servo deixou. Procurou viver a aurora do justo!
 
Você deseja desfrutar das maravilhas que Deus nos deu? Este é o momento. Jesus quer fazer da sua vida uma vida cheia do brilho do sol.

Léo Lima

segunda-feira, 27 de maio de 2013

OUÇA

Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir ouça.” (Mateus 13.43).
Poder ouvir é muito bom. Às vezes desejamos estar em um lugar em que o silêncio reina. Nestes lugares podemos sentir mais forte a presença de Deus e conseguimos apreciar a Sua Criação.
A promessa de Jesus no texto inicial é que cada um dos que buscam andar conforme o Senhor andou e fazer a vontade do Pai vai resplandecer como o sol. Terá um brilho especial.
Quando o Mestre faz esta promessa ele convida a que todos ouçam. Não se trata de apenas ouvir um som, mas aguçar o espírito para que as palavras do Senhor penetrem e façam a transformação necessária no ser de cada pessoa.
O convite é: OUÇA! Jesus está dando mais uma oportunidade para que você tenha um viver especial.
Léo Lima

domingo, 26 de maio de 2013

COM AMOR

“Ora, achou-se nela um sábio pobre, que livrou a cidade pela sua sabedoria; contudo ninguém se lembrou mais daquele homem pobre”(Eclesiastes 8.15).
 
A história deste sábio foi bem elaborada pelo Pregador que nos aconselha a que não nos apossemos da autoridade. Ela tem o seu lugar. Uma autoridade adquiriu este direito. A lei tem a sua validade. Ela se faz necessária. Mas no mundo em que vivemos, distorcido e fragmentado, ela, a autoridade - poder - é um mal necessário. Precisamos dela e apesar disso, muitas vezes, a tememos.

Em um de seus discursos (1755), J. J. Rousseau, quando manifestou o desejo de que as desigualdades da vida não existissem as suas palavras foram: “Se eu tivesse de escolher o lugar do meu nascimento, teria escolhido uma sociedade de grandeza limitada pela extensão das faculdades humanas, isto é, pela possibilidade de ser bem governada, e onde, bastando-se cada qual ao seu mister, ninguém fosse constrangido a atribuir a outros as funções de que estivesse encarregado.” podem nos trazer à memória o que o sábio fala no texto acima. Um pobre que agiu proporcionando à sua cidade a liberdade, mas que não teve o seu ato registrado para a posteridade. Seu feito foi logo esquecido, apesar de ser notório. O que acontece quando este pensamento se transforma em realidade? Qual será o motivo que nos leva e agir desta forma? Qual o desejo que deve ser mantido no coração dos cristãos? Jesus Cristo deixou alguma referência sobre o assunto?
 
“Pobres, sempre os tereis convosco” (João 12.8). Quem disse estas palavras, há quase 2000 anos atrás, sabia do que falava. Jesus Cristo conhecia demasiadamente o coração humano ao fazer aquela afirmação. Creio que, com estas palavras, Jesus desejava que nós nos ajudássemos uns aos outros, em amor. AMOR Verdadeiro!
 
"... um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te." Isaías 41:6.
Léo Lima

sábado, 25 de maio de 2013

CORAÇÃO SÁBIO

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Salmo 90.12).
A sabedoria é um composto de atitudes que resulta em um viver harmonioso. Como fazer para termos a cada dia a sabedoria como prioridade na vida?
O rei Salomão herdou o reino do seu pai Davi. Logo ele percebeu que reinar não seria nada fácil. Então elevou uma oração a Deus pedindo sabedoria para este grande desafio. Deus lhe respondeu que daria não somente a sabedoria como tudo o mais que ele precisasse para um governo segundo a vontade de Deus.
O salmo em questão mostra um pedido igualmente importante, pois se estivermos atentos com o nosso dia a dia logo daremos o devido valor a tudo o que nos acontece e passaremos a agradecer – contar – as bênçãos que vivemos.
Neste dia nós Te agradecemos por tantas bênçãos que estamos vivendo e em especial por podermos orar com gratidão. Dá-nos corações sábios!

Léo Lima

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CONFIANÇA

"A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz." (Provérbios 3.16,17).
É muito bom vermos a confiança de uma criança. Ela deposita toda a sua confiança em seus pais e amigos. Ela busca mostrar de forma natural seus sentimentos. Nós precisamos aprender com elas a termos esta tranquilidade e segurança quando se trata de nossa convivência com Deus. A paz que Deus oferece a todos que possuem a salvação por Jesus Cristo é maior que se pode imaginar.

É preciso confiar que Deus proverá esta confiança de que receberemos a sabedoria. Deus mesmo promete dar-nos tudo que vier a nos faltar. A paz anda paralela à sabedoria e à confiança. Conforme os versículos antecedentes de Provérbios capítulo três.

Nada melhor que nos espelharmos nas crianças para aprendermos a confiar. Se temos Deus residindo em nós, logo teremos a sabedoria e a confiança que a criança nos ensina. Deus dá gratuitamente paz, confiança, alegria e assim percorreremos caminhos de delícias quando encontrarmos a paz do Senhor.

Nosso caminho, muitas vezes, oferece espinhos, outras vezes mostrará decepções, e até uma vontade de ser fraco pois é árduo o ter que relacionar-se com algumas pessoas. Como prosseguir usufruindo das delícias deste caminho? Como viver e percorrer este caminho em constante paz?

Somente quando estamos nos caminhos do Senhor, percorrendo a estrada da sabedoria divina, indo e fazendo o que Jesus faria, teremos paz. Sentindo a tranquila confiança em Deus como a criança sente nos pais. É um percurso que vale a pena pelo sentimento de tranquilidade que se desfruta quando nossa sabedoria e confiança estão em sintonia com o Senhor e Dele provém.

A sabedoria e a confiança são paralelas à PAZ!!!
Léo Lima

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEM TEMOR


E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.” (Hebreus 13.6).
Sabemos que Deus nunca vai nos desamparar nem nos deixar então podemos ficar contentes. A partir do momento em que entregamos nossa vida nas mãos divina não ficaremos sozinhos. Confiamos que nossa dependência será atendida pelo Senhor a cada momento.
Quem teme a Deus não teme a mais nada. Precisamos consagrar o mais respeitoso temor ao nosso Deus e todas as ameaças serão afastadas da nossa vida. Hoje temos mais liberdade para adorarmos o nosso Deus e precisamos agradecer a Deus por esta liberdade.
O meu Deus é quem me ajuda em todas as situações por esta razão não posso temer as intenções daquele que deseja me prejudicar. Louvado seja nosso Deus!
Léo Lima

quarta-feira, 22 de maio de 2013

CONFIANÇA NO SENHOR


Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no Seu santo nome.” (Salmo 33.21).
O fundamento da fé produz a alegria nos nossos corações. Talvez não nos regozijemos de princípio, porém este sentimento virá gradativamente. Geralmente quando estamos tristes buscamos com mais ansiedade o Senhor e esperamos nele e Ele nos responde de tal maneira que nossa fé se transforma. Se tivermos dúvida nos sentiremos tristes.
A segurança que o salmista revela no texto é uma promessa para nosso coração. Como seria bom se dela nos apropriássemos!
Se a alegria não está em nosso coração neste momento, busquemos ao Senhor em oração. Meditemos sobre o Seu santo nome para que possamos confiar como o salmista e logo nos alegraremos de tal forma que sentiremos a paz invadir nossa alma. Vamos louvar, adorar e bendizer nosso Deus pois Ele é Onisciente, Onipresente e tem Todo poder.
Senhor, todo aquele que Te conhece, que espera em Ti e se alegrará. Eu Te louvo ó Pai!
Léo Lima

terça-feira, 21 de maio de 2013

ESPERANÇA


Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança.” (Provérbios 23.17,18).
Muitas vezes ao vermos a prosperidade daqueles que estão distantes do Senhor somos tentados a invejá-los. Ao ouvirmos notícias da sua vida de festividades, estando afligido nosso próprio espírito, quase pensamos que eles têm a melhor parte. Se assim fizermos estamos pecando. Se olhássemos com maior conhecimento sentiríamos compaixão por eles ao invés de outro qualquer sentimento.
Temos que nos colocar na presença divina para fugirmos da inveja. Nossa atitude deve ser de adoração a Deus em todas as situações e se conseguirmos ter comunhão com o Senhor. A verdadeira religião nos eleva a uma região mais alta onde nossos pensamentos ficam mais claros e nossos desejos mais elevados. O temor de Deus afasta das nossas almas a inveja dos homens.
As riquezas e glória dos ímpios são aparências vãs. Seus corações muitas vezes estão vazios de paz. Já os que buscam no Senhor sua segurança tem paz e esperança de um viver eterno com nosso Deus.
Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CÂNTICO DA TERRA


Os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão as palmas.” (Isaías 55.12).
Quando o pecado é perdoado a grande angústia termina e inicia um estado de alegria no coração do redimido por Cristo. O regozijo é tão grande que até a criação sente e fazem festa.
A criação é como um instrumento musical e o ser humano de coração bom é levado a fazer com que o mundo ao seu redor seja festivo. Há cântico entoado por toda a natureza e muito da harmonia depende de o homem tocar com amor suas cordas vocais e seu som é inebriante ao nosso coração.
Quando a Palavra de Deus prospera entre nós muitas almas são salvas, então e tudo ao nosso redor parece cantar. A alegria inicia no coração de Deus e contagia-nos levando-nos a louvar ao Senhor e ao nos depararmos com a natureza em festa podemos sentir que montes, bosques, rochas e campos ressoam o eco das nossas notas de alegria convertendo o mundo em um festival de canto.
Senhor que possamos fazer a Tua vontade e anunciar a mensagem salvadora de Jesus Cristo para que a terra se alegre e nós festejemos por sermos Teus instrumentos de glorificação do Teu Nome!
Léo Lima

domingo, 19 de maio de 2013

GENEROSIDADE


Assim o Senhor teu Deus te abençoará em tudo o que fizeres.” (Deuteronômio 15.18).
Um dever sagrado de um amo israelita era dar liberdade e tudo que de direito ao seu servo. E isto deveria ser feito com alegria no coração. Então, o Senhor prometia abençoar a ação daquele que assim o fizesse.
O espírito desta lei é na verdade toda a lei que Cristo, não somente ensinou, mas também vivenciou. A justiça é de fundamental importância para o cristão. Portanto, convém que os que são filhos de Deus que é justo e benigno sejam generosos.
Quanta bênção pode desfrutar uma alma generosa! O Senhor nos dará as bênçãos através da prosperidade, da alegria da alma e em especial por poder reconhecer o favor divino sobre a vida do cristão.
A bênção de Deus é mais que uma fortuna, enriquece e não pede nada em troca. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 18 de maio de 2013

EU O LOUVAREI


“O Senhor aperfeiçoará o que me concerne.” (Salmo 138.8.)
Aquele que começou a transformação no meu ser, Ele contemplará tudo que diz respeito à minha pessoa, pois esta é a promessa. O Senhor se interessa por tudo que diz respeito à minha vida. O Senhor vai vigiar, guardar e levar sempre avante a realização de tudo que ainda não é perfeito para aperfeiçoar.
Eu jamais poderia aperfeiçoar a obra da graça. Estou certa de que é isto que acontece  pois eu por mim mesma falho e a minha persistência se deve ao Senhor que me tem ajudado.
Se o Senhor me abandonasse a minha experiência passada de nada valeria e eu sei que iria perecer no meu caminhar. Mas sei que o Senhor vai continuar a dar-me bênçãos e também vai aperfeiçoar a minha fé, o meu amor, o meu caráter e tudo que se relaciona com a minha vida. Ele fará isto porque começou esta obra em mim.
Ele tem-me dado todas as coisas e tem cumprido os meus bons desejos. O senhor não deixa um trabalho pela metade, não é próprio Dele. Ele cumprirá em mim a promessa feita. Eu O louvarei para sempre.
Léo Lima

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ALEGRIA E PAZ

"Que Deus, que nos dá a esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que têm nele para que a esperança de vocês continue a crescer pelo poder do Espírito Santo." (Romanos 15.13 - Bíblia na Linguagem de Hoje).
Paulo sempre estava preocupado com as pessoas que de alguma forma ele se achava responsável por elas. Pessoas que após o seu testemunho, passaram a crer em Jesus. Ao estudarmos algumas das atitudes dele, percebemos que ele sempre estava orando por seus irmãos. Mesmo quando em suas cartas ele fala de forma mais dura, percebe-se que existe um espírito de intercessão, é como se Paulo vivesse em oração pelos irmãos que ele levou a Jesus.
Ele escreveu: "Que Deus, que nos dá a esperança, encha vocês de alegria e de paz," são palavras que animam a pessoa mais preocupada, a mais triste e dá alegria e vontade de prosseguir e feliz desfrutar esta paz que é tão real para os que crêem em Cristo como Salvador.
Quando uma pessoa ouve de nós que estamos orando por ela, precebemos a alegria pois acreditamos que a oração tem força. Ela dá força para prosseguir, renova o ânimo do cansado. Faz a pessoa sentir que não está sozinha e que alguém compartilha sua vida, mesmo que distante.
Paulo ao terminar esta sua carta diz que abundando a virtude do Espírito Santo podemos ter gozo e paz, podemos continuar desfrutando de um sentimento conhecido por poucos: a certeza do céu!
Você já pode orar por alguém? Já pode ter uma lista de oração pelas pessoas que lhe são queridas? Jesus disse: "...Assim o Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome" (João 15.16b). Portanto, é necessário haver uma íntima comunhão com Jesus para que o Pai atenda, e pedir sempre em nome de Jesus e não outro nome qualquer.
Você já pode desfrutar da alegria e da paz que Cristo oferece? Ele quer que você passe a viver tudo isso.
Léo Lima

quinta-feira, 16 de maio de 2013

COM TODO MEU CORAÇÃO

"Ó Deus Eterno, eu te louvarei com todo o coração e contarei as muitas coisas maravilhosas que tens feito." (Samos 9.1 - BLH).
"As melhores e mais belas coisas no mundo não podem ser vistas, ou mesmo tocadas. Podem ser sentidas, todavia, pelo coração." (Helen Keller). Este pensamento retrata o abstrato. O coração é o órgão em que guardamos as coisas mais importantes na nossa vida. As nossas emoções. Os nossos sentimentos. Ele é a gaveta onde colocamos o de melhor que existe em nós.

Diante dos nossos olhos atentos, ou não, estão todas as coisas com que Deus, desde a criação, nos presenteou. Se observarmos, agora sim, com atenção, veremos que somos privilegiados. Deus, ao criar este mundo, colocou todo seu amor nesta obra. Ele anteviu tudo, mas tudo mesmo que nos seria de utilidade, e criou. Mesmo quando vemos que cientistas estão descobrindo coisas para melhorar nosso bem estar, sabemos que estas mesmas coisas foram colocadas por Deus desde a fundação do mundo. Deus maravilhoso, é o nosso, Deus! Somente ele poderia nos dar tudo que precisamos. Até para que homens inteligentes descubram novas fórmulas, foi-lhes dado por Deus a inteligência para que assim acontecesse.
O salmista canta e se propõe a louvar ao Deus Eterno por todas as maravilhas que o Senhor proporciona. Este canto, como ele mesmo diz, é de coração e é sincero. Éle procura lembrar as muitas realizações que Deus tem operado em nosso meio e ressalta com deslumbramento os atos do Eterno.
Nosso coração, que recebe todas as nossas emoções, está pronto para contemplar e sentir as obras de Deus? Será que podemos fazer com que sejamos alegres e agradecidos por todas estas realizações? Será que podemos cantar como o salmista? Eu te louvarei e exaltarei o Teu nome de todo o coração: você canta assim? Em seu viver reconhece as maravilhas que Deus proporciona a todos nós? Deus já faz moradia em seu coração? Deixe que Ele entre e faça morada em seu ser e você saberá cantar com seu coração louvores a Deus.
Léo Lima

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CONTENTAMENTO


A oração dos retos é o seu contentamento.” (Provérbios 15.8).
O texto acima equivale a uma promessa. Ele declara uma verdade presente que será a mesma durante toda a eternidade. Deus sente contentamento nas orações dos homens que procuram fazer a sua vontade. Para o Senhor há alegria em todos que O buscam.
Existe uma grande necessidade de não nos inclinarmos para nenhum lado, ou seja, estarmos fazendo somente a vontade de Deus.
Estamos agindo de forma a agradar o nosso Deus? Então, vamos orar e orar muito e com muita fé. Sendo nossa oração a satisfação do Pai, vamos dar-lhe cada vez mais o prazer com nossos atos e com nossas orações. Vamos até o Trono divino e coloquemos ali nossa petições.
O Senhor nos mostra muitas razões para oramos. Devemos, acima de tudo, dar-Lhe graças!!!
Léo Lima

terça-feira, 14 de maio de 2013

BÊNÇÃO DIVINA


Bendito o teu cesto e os teus sobejos” (Deuteronômio 28.5).
Nosso trabalho tem como resultado o suprimento das necessidades que temos, tanto as nossas como as dos nossos familiares. A promessa é que tudo que entra no cesto das nossas provisões assim como o que dele sai será bendito. Mesmo as coisas que guardamos como reserva para outros dias, também será bendito. Quem sabe se tudo o que possuímos seja uma pequena porção num pequeno cesto. A bênção divina é a promessa sobre todo o cesto.
Se algo nos sobra é necessário a bênção de Deus sobre ela? Devemos ter diligência em adquirir e em guardar. O cuidado em usar e em administrar nossa bênção é uma necessidade que temos, pois podemos fazer coisas serem como deuses e elas podem consumir nossa atenção e preocupação.
Senhor abençoa nossos bens! Dá-nos sabedoria para usá-los para Teu louvor e glória. Que saibamos Te glorificar em todas as situações que vivemos!
Léo Lima

segunda-feira, 13 de maio de 2013

CONSOLO


Como alguém que consola a sua mãe, assim Eu vos consolarei.” (Isaías 66.13).
Consolo de mãe! Que coisa maravilhosa! O gesto é cheio de ternura e amor. Somente a mãe consegue penetrar na mágoa que um filho sente. Quando pequeno ela o estreita no peito e o afaga. Na vida adulta ela o abraça e lança-lhe um olhar inesquecível. Todos nós buscamos na nossa vida o consolo da nossa mãe.
O amor que Deus promete através do profeta Isaías é este envolvente e terno como o amor de mãe. Esta proposta de consolo por parte de Deus é o que nos garante que Ele deseja dar-nos muito mais que nossa compreensão concebe. Este amor prometido nos faz sentir a familiaridade que o Senhor deseja ter com seus filhos.
Para que recebamos este consolo é preciso que compartilhemos com Ele todas as nossas angústias e aflições em oração. Não fiquemos sozinhos com nossa dor, mas cheguemo-nos diante do Pai que o consolo afável nos alcança.
Vamos viver cada momento do nosso dia na companhia do nosso Deus que nos ama e consola!
A promessa é: “Eu vos consolarei”.
Léo Lima

domingo, 12 de maio de 2013

REMINISCÊNCIAS

Com muita alegria compartilho, para mim sua obra prima, mais uma poesia que meu pai escreveu sobre a pessoa que mais sente a concepção de uma vida: 'MÃE'. Vale refletirmos na preciosidade que é o amor materno. Deus abençoe todas as mães com sabedoria, otimismo, perseverança e AMOR!

Léo Lima
REMINISCÊNCIAS
As palavras não faladas,
As promessas não cumpridas,
Os deveres esquecidos,
As saudades escondidas...
As lembranças revividas,
Dos castigos já sofridos,
Dos carinhos já perdidos,
As agruras já vencidas...
Os sonhos bons revividos,
As dores reintensificadas,
As tristezas redobradas,
Os olhos umedecidos...
As sombras,
            Os sonhos,
                        O prazer,
O passado,
            O presente,
                        O futuro,
O orgulho,
            A fama,
                       A glória,
O mundo,
            A honra,
                      O obscuro...
As frases soltas, as zangas,
Os sorrisos, os gestos, os trejeitos,
Os conselhos, os castigos, palmadas,
As canções de ninar desafinadas...
As orações balbuciadas,
O coração opresso de cuidados,
Os cabelos desgrenhados,
As mãos frias, calejadas,
Passos trôpegos, cansados,
Os cabelos encanecidos,
Um turbilhão nos sentidos...
A compreensão, a humildade;
A justiça, a bondade;
     O perdão;
           O amor;
                A síntese;
                         O tudo;
                              O nada:
                                              MÃE!!!

Amil Edram

sábado, 11 de maio de 2013

ORFANDADE


Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14.18).
Jesus nos deixou, entretanto não ficamos órfãos. Temos plena certeza de que Ele habita em nós através do Seu Espírito Santo. Por este motivo somos alegres e vivemos momentos de espera que Ele nos sustenta a cada passo que damos. O Mestre ainda disse: “Venho em breve”. Ninguém pode impedir que Ele volte.
De forma particular Ele disse: “Virei para vós” e cremos que assim o fará. A promessa do Senhor é um consolo enquanto esperamos.
Se perdermos o agradável sentido da Sua presença, sofreremos, todavia não podemos ficar tristes como se a esperança tivesse se ausentado. Jesus voltará em graça e vitorioso!
Oh, Senhor Jesus, vem logo! Se nos sentirmos sós a tristeza tomará conta do nosso ser. Cremos que não estamos sozinhos, pois a Tua promessa é: “Voltarei para vós.” Apressa-Te Senhor nosso Deus!
Léo Lima

sexta-feira, 10 de maio de 2013

EU TE DOU FORÇA


Eu sou teu Deus; Eu te esforço...” (Isaías 41.10).
Quando somos chamados para uma atividade que exige esforço logo lembramos que nossa força é inferior ao que a necessidade para cumprirmos a contento a tarefa. Isto ocorre também nas atividades confiadas por Deus para nossa vida. Quando as adversidades chegam nos deparamos que por nós mesmos somos incapazes de realizar a missão. Contudo, o nosso ânimo não se abate pois sabemos que a promessa divina é de renovar nossas forças para todas as necessidades que possamos ter.
O texto relata a promessa divina e se prometeu Ele cumpre. No momento exato em que a força divina nos alcança nossa debilidade desaparece e nós mesmos deixamos de ser um obstáculo à realizar o projeto de Deus, a viver os desafios como no perigo teremos calma; sofrendo a perda de pessoas queridas, sentimo-nos resignados; caluniados, reprimimo-nos e se doentes teremos paciência.
Deus dá-nos forças quando não estamos esperando. Levantamo-nos de todas as nossas fraquezas. A minha própria fragilidade me fará ver o socorro que vem do Senhor. O Senhor e suas promessas farão com que nos sintamos revigorados!
Léo Lima

quinta-feira, 9 de maio de 2013

GORDURA


A alma generosa engordará.” (Provérbios 11.25).
Nos dias em que vivemos a palavra engordar provoca alegria para poucas pessoas. Poucos são os que desejam e precisam engordar. No texto a oferta de engordar não é para o corpo. É para a alma. Desta feita a coisa muda de figura.
Se eu desejar fazer com que minha alma prospere não precisarei amontoar aquilo que adquiro, mas sim compartilhá-los com aqueles necessitados. O Senhor Deus disse que: “Há os que repartem e ainda se lhes acrescenta mais; e há os que são carentes, mais do que é justo, e vem a pobreza.” Dar é a melhor maneira de se obter mais, isto segundo a fé.
Não tenho tanta necessidade de ter bens acima do meu necessário vindo de Deus e fico contente. Entretanto existe uma gordura intelectual e espiritual que naturalmente eu desejo e esta vem de pensamentos nobres sobre nosso Deus e, especialmente dos nossos semelhantes.
Que a cada dia mais a generosidade com o que possuo seja real, pois desta forma estarei imitando o Senhor. Jesus entregou-se a si mesmo por amor a cada um de nós. Que farei para mostrar minha gratidão por este amor?
Adoremos a Deus com nossa alma generosa.
Léo Lima

quarta-feira, 8 de maio de 2013

PUREZA


Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” (Mateus 5.8).
A pureza de coração é essencial para o cristão e dela devemos aspirar. Existe grande necessidade em sermos limpos, interiormente, e esta limpeza é feita através do Espírito Santo e da Palavra divina. Só então seremos, pela consagração e obediência, limpos para glorificarmos a Deus. Existe uma íntima relação entre os efeitos em nós e a obediência. Se o coração –mente– é sujo os nossos olhos não terão o brilho divino. Como as pessoas poderão ver um Deus santo, se amarem coisas ímpias?
A maior alegria e privilégio é podermos contemplar Deus ainda enquanto estamos neste mundo! Em Jesus Cristos todos os que são redimidos conseguem ver o Pai. Vemos tudo o que Deus é como, Sua verdade, Seu amor, Seu propósito, Sua soberania, Seu pacto,sim, isto mesmo, em Cristo podemos ver o Senhor!
Moisés pediu para ver a glória de Deus e o viu. Nós só poderemos ter este desejo cumprido quando estivermos purificados de toda a iniquidade.
Senhor faça-nos limpos de coração
para que Te vejamos!
Léo Lima

terça-feira, 7 de maio de 2013

CAMINHO


Diz-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (João 14.6).
Esta verdade incontestável aos que creem em Cristo. Ele é o caminho.
Os discípulos de Jesus tiveram muitos privilégios, especialmente, o de conviver com Cristo, ouvir de seus lábios as maravilhosas mensagens que temos hoje através da Palavra de Deus. Eles receberam lições de como agir. Deu-lhes poder, ensinou  as coisas referentes ao Pai e à vida espiritual. Assim foi com os seus, Jesus, o Mestre maior.
Em uma das conversas, Jesus dizia de sua saída deste mundo e afirmou que eles sabiam para onde iria e qual seria o caminho. Entretanto, Tomé afirma que eles não sabiam para onde deveriam ir, logo, como conhecer o caminho?
Muitas vezes, ainda hoje agimos da mesma maneira que Tomé, quando deixamos de percorrer o único caminho que leva ao céu. E, então,  pegamos um atalho que nada mais é que as dúvidas que existem em nós, e sentimos que tudo está errado.
Jesus afirmou, com muita clareza, que Ele é o caminho e que ninguém chegará ao Pai a não ser por Ele.
Eu sou o caminho. Esta verdade nos impulsiona a irmos na direção certa, nos motiva a uma vida de plena comunhão com Deus, pois ao percorrer o caminho que é Jesus Cristo, iremos suavemente até o céu. Se cremos, logo teremos um lindo caminho a percorrer. Caminho da verdade! Caminho da Vida! Eis a solução para todas as inquietações que possam afligir o coração de cada um. Jesus Cristo, o caminho para a vida eterna!
Eis a oportunidade que Cristo está lhe dando. 
Volte-se para Ele agora mesmo!
Léo Lima

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CLAMANDO NA ADVERSIDADE

“Meu Senhor eu estou aturdido, pois o inimigo manda muitos opositores para me afligir! São tantos que se postam no meu caminho que quase chego a me sentir cansado. Alguns acham que não existe no Senhor redenção para a minha vida. Sei, porém que Tu és a minha proteção, como uma arma que me defende de todas as artimanhas existentes. Tu és a minha alegria e aquele que levanta a minha cabeça.

Ouça a voz do meu clamor Senhor. Sei que me ouves de onde estou se no teu santo lugar ou mesmo no lugar mais distante. Eu me deito e adormeço, quando acordo logo percebo que o Senhor me sustentou e me cobre misericórdias. Não consigo temer de quantos possam me tentar me afligir e que tantas vezes se postam à minha volta.

Senhor eleva-Te onde estiveres e me salva, Deus da minha salvação, pois a todos os que se aproximem de mim logo os feres; os ímpios fragmenta-os desde os dentes. A Tua libertação chega de pronto meu Pai. Sejam abençoados todos os que procuram andar nos Teus caminhos.” (Salmo 3).
Léo Lima

domingo, 5 de maio de 2013

LOUVANDO SEMPRE

O poeta Davi, o guerreiro, teve ricas experiências com Deus em seu reinado, especialmente durante as batalhas. Deus lutava pelo povo que sempre saía vitorioso. "O meu Deus é uma rocha que me protege, e com ele estou seguro. Ele me protege como um escudo; Deus me defende e me salva. Deus é o meu Salvador; ele me protege e me livra da violência. Eu clamo ao Deus Eterno, pedindo ajuda, e ele me salva dos meus inimigos. Louvem ao Deus Eterno." (II Samuel 22.3,4) Parte deste cântico foi motivado quando Deus o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos do rei Saul. Neste canto ele invoca a presença do Senhor que é digno de ser louvado. Davi, sempre que saía para uma luta, invocava ao Senhor para que Ele fosse à sua frente. Cremos ser este o motivo pelo qual este homem de Deus sempre conseguia ser vitorioso nas guerras. Neste canto o rei diz que foi na profunda angústia que ele invocou o nome do Senhor e Deus ouviu a sua voz e assim conseguiu a vitória.

Em cada passo que damos precisamos invocar a presença de Deus. Suplicar para que nos ouça, que nos responda; que o Pai olhe para a nossa angústia e se faça presente entre nós. Sim, oramos, clamamos, suplicamos. O livramento vem. A angústia é dissipada! E onde o louvor dos nossos corações? Onde a gratidão? Mesmo antes que sejamos atendidos é preciso que entoemos hinos de louvor cheios de gratidão ao nosso Deus. Precisamos nos acostumar ao louvor constante. Antes que a súplica brote do nosso interior, necessário se faz que o cântico seja entoado para glorificação ao nosso Deus.
 
O seu coração já é de Jesu? Louve o nome de Deus agora. Deixe Jesus Cristo ser o seu Senhor e Redentor.
Léo Lima

sábado, 4 de maio de 2013

GUARDADO PRECIOSO


"Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele seu desespero, mas não seu arrependimento."
O samista diz na Palavra de Deus diz: 'Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti.' Quando eu consigo guardar porções da Bíblia em meu ser minha vida fica na dependência do Senhor e toda aflição se ausenta.
Spurgeon disse na frase inicial que é a Palavra de Deus que realiza a transformação na vida do ser humano. É preciso que nos alimentemos deste precioso legado divino para nossas vidas. É através da reflexão da Bíblia que sentimos a força avassaladora do pecado em nós e nos arrependemos.

Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

Léo Lima

sexta-feira, 3 de maio de 2013

VITÓRIA DOS FIÉIS

Por que se amotinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.  Então, lhes falará na sua ira e no seu furor os confundirá. Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. (Salmo 2).
 "Por que Senhor, as nações estão constantemente em desavenças e tantas vezes a conspiração e a imaginação maléfica dominam? Os líderes de muitos países ficam criando mentiras e formas para tirar vantagens e ter o poder no mundo, e querem tomar o lugar do Teu Filho. Eles até deixam de governar como é necessário. Abandonam  todo conhecimento do Senhor. Muitos governantes se alvoroçam e unidos se prostram diante de deuses falsos. Até dizem: Vamos romper qualquer vínculo com o Senhor. Senhor, que possamos acabar com qualquer coisa que lembre rebeldia nossa contra o Senhor.
Tu, que vês todas as coisas, olha e, num lampejo de justiça e com um sorriso, vai mostrar-lhes de forma que sua ira e furor sejam sentidos e eles fiquem confusos. Entretanto, eu glorifico meu Rei e Senhor e penso no santo monte que Tu também estás. Declamarei em alto som o decreto divino, pois Tu me falas que o Teu Filho virá cumprir a missão que Tu mesmo destes a Ele. Ele é gerado por Teu amor, esta é a Tua promessa. Tu prometestes aos teus filhos como herança as nações e toda a terra para que o Nome glorioso do Teu ungido seja conhecido. Aqueles que zombam do Teu nome serão esmigalhados por teu cetro. Tu os despedaçarás como faz o oleiro ao vaso defeituoso.
Despertem, pois, reis e governantes, sejam cautelosos e procurem entender, vocês e todos os juízes do planeta. Procurem servir nosso Deus; tenham profundo respeito e alegrem-se. Beijai o Messias que está perto de se irar, senão pode acontecer de que pereçam no caminho, se chegar o caso de sua ira se exaltar. Felizes todas as pessoas que colocam no Senhor a sua confiança.”

Léo Lima

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ABENÇOADOS

"Se vocês adorarem a mim, o Eterno, o seu Deus, eu os abençoarei, dando-lhes comida e água, e tirarei de vocês todas as doenças." (Êxodo 23.24).
Duas necessidades básicas o ser humano enfrenta diariamente. A fome e a sede. Estas carências, quando não supridas, provocam insatisfação e doença. A fome e a sede podem levar à desnutrição e consequentemente até à morte. E isto é uma das coisas mais difíceis de serem contornadas. De serem aceitas. Não é bom estar doente! A morte provoca tristezas.
No texto, o Senhor promete bênçãos inúmeras aos que o adoram. Como as crianças gostamos de promessas. Só que para elas, muitas vezes, deixamos de cumprí-las. Mas o Deus que nos promete é aquele que não falha. Como as crianças, gostamos de aguardar e com ansiedade, que as promessas sejam cumpridas. Entretanto, na promessa de Deus existe uma condição para que isso ocorra: "Se vocês me adorarem" como esta promessa é fácil para se tornar uma realidade. Primeiro, porque quem promete é um Deus que, acima de todas as coisas, é Verdade, e tudo que Ele fala, cumpre! Segundo, é muito fácil o que Ele solicita de nós: adoração. Esta é uma atitude fácil, só que tem que ser com pureza e sinceridade de coração!
A promessa é de bênçãos imedidas. Incontáveis. A todos que servem com alegria, amor, e sinceridade aos que assim fazem o Senhor dará um viver pleno de seu amor!
Quem já vive usufruindo o privilégio de servir ao Senhor pode compreender e sabe como é bom depender desta água e deste pão que não faltam nunca aos que esperam no Senhor. Mas, a maior bênção é poder sentir estes milagres presentes.
Compartilho uma experiência que vivi: Há poucos dias senti no ar um delicioso cheiro de pizza que vinha de perto. Senti vontade de comer uma, mas nada havia para fazê-la. Dez minutos depois a campanhia da porta tocou e uma bandeja com uma pizza quentinha estava ante meus olhos incrédulos, "esta é para a senhora que a mamãe mandou!" não era a vizinha, mas alguém que veio de longe! Só consegui dizer: Obrigada! Obrigada Senhor porque em um momento, e tão rápido vi que respondes, mesmo quando o nosso pedido é inaudível. É desta e de outras maneiras que Ele nos dá o que promete!
 
Você também pode usufruir!
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...