Translate

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

VIGILANTES!

Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos. Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples”. (Romanos 16.17-18).

Novamente o apóstolo está aconselhando os cristãos a que tenham cuidado com pessoas que estão na igreja para fomentar problemas. Ao contar a parábola do trigo e o joio, Jesus concluiu desta maneira: ‘Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: ‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito’. (Mateus 13.30). Então, pessoas que estão em uma congregação, algumas delas podem ser este joio. O Senhor que tem conhecimento de tudo vê todas as coisas. O cuidado a que Paulo se refere é quanto a irmãos bem-intencionados que podem ser enganados. Que possamos estar vigilantes, sempre abundantes na obra do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 23 de setembro de 2025

BRILHO DO SENHOR!

Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão. Todas as igrejas de Cristo mandam saudações a vocês”. (Romanos 16.16).

Cultivar qualidades é uma questão de viver bem. Paulo faz referência ao que o Espírito Santo produz em nós: ‘Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei’. (Gálatas 5.22-23). E, quanto ao conselho de Paulo para que os irmãos se lembrem de cumprimentarem uns aos outros com beijos fraternais, o que era uma prática entre os cristãos. Mas, se olharmos as qualidades que devem ser cultivadas como acima, vamos refletir em duas delas: amor, Deus é amor. Se estamos firmes no Senhor, logo o amor vai fazer parte das nossas práticas; a alegria, como não exercitarmos a alegria se temos a graça redentora em nossas vidas? O coração alegre aformoseia o rosto. Que o brilho do Senhor seja real nas nossas vidas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

RESPEITO E CORTESIA!

Saudações aos irmãos Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e a todos os irmãos que estão com eles. Saudações a Filólogo e a Júlia; a Nereu e à sua irmã; ao irmão Olimpas e a todas as pessoas do povo de Deus que estão com eles”. (Romanos 16.14-15).

Esta saudação abrange diversas pessoas da igreja de Roma que tem trabalhado em prol do reino de Deus. Depois dos nomes de Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas, Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, Olimpas e a todas as pessoas do povo de Deus que estão com eles na obra do Senhor em Roma. A saudação é uma expressão de admiração, respeito e cortesia. Portanto, vale lembrarmos das palavras de Paulo nesta mesma carta: ‘Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado: sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor’ (Romanos 12.10-11). Que possamos viver em amor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 21 de setembro de 2025

VIRTUDES E QUALIDADES!

Saudações a Herodião, meu patrício judeu, e aos irmãos no Senhor da família de Narciso. Saudações a Trifena e a Trifosa, irmãs que trabalham no serviço do Senhor, e à minha querida amiga Pérside, que também tem trabalhado muito para o Senhor. Mando saudações a Rufo, trabalhador que tem se destacado no serviço do Senhor, e à mãe dele, que sempre me tratou como filho”. (Romanos 16.11-13).

Ao nos comunicarmos com uma pessoa, especialmente através da escrita,  a emoção é quem vai determinar aquilo que estamos pensando e sentindo. Então, uma coisa que escrevemos para expressar nossa alegria pode alegrar quem vai ler. As saudações do apóstolo Paulo eram entremeadas de reconhecimento pelos méritos de cada referência que ele fazia. Para o patrício, Herodião; para os irmãos no Senhor da família de Narciso; para Trifena e Trifosa, pelos serviços prestados ao Senhor; à amiga Pérside, que trabalhava muito para o Senhor; para Rufo, trabalhador que se destaca no serviço de Deus, e à mãe dele, que me tratou como filho. Todos foram citados com carinho e consideração, com saudações amorosas de um pastor exultante por suas ovelhas especiais. Que possamos, como Paulo, olhar para as pessoas que nos cercam e distinguir suas virtudes e qualidades. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 20 de setembro de 2025

POSSO TUDO EM JESUS!

Saudações a Amplíato, meu querido irmão no Senhor. E também a Urbano, nosso companheiro de trabalho no serviço de Cristo, e ao meu querido amigo Estáquis. Saudações a Apeles, um irmão que tem dado muitas provas da sua fé em Cristo. Saudações ao pessoal da família de Aristóbulo”. (Romanos 16.8-10).

Ao pensarmos nos dias que vivemos podemos ver que nem a falta de um telefone, nem a falta de um telégrafo ou qualquer outra forma de comunicação a distância pode atrapalhar o apóstolo a fazer referência a seus irmãos e amigos distantes. Uma carta. Eu já vivi esta experiência há tempos. Era emocionante receber uma carta. Desta feita Paulo menciona o querido irmão no Senhor Ampliato; Urbano companheiro de trabalho no ministério; Estáquis, querido amigo; Apeles que tem dado provas de fé em Cristo; à família de Aristóbulo; saudamos a todos no amor de Cristo Jesus, por quem vivemos. Vale lembrar da afirmação do apóstolo Paulo na carta aos cristãos de Filipos, ‘Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece’. (Filipenses 4.13). Estas palavras devem estar gravadas em nossos corações a cada passo da nossa vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

VIDA COM JESUS!

Saudações a Maria, que tem trabalhado muito por vocês. Saudações a Andrônico e à irmã Júnia, meus patrícios judeus, que estiveram comigo na prisão. Eles são apóstolos bem conhecidos e se tornaram cristãos antes de mim”. (Romanos 16.6-7).

Ao continuar suas congratulações o apóstolo Paulo menciona aqui a irmã Maria, destacando o seu trabalho eficiente entre todos, saudações para ela. Ainda Paulo destaca os irmãos Andrônico e a Júnia, participantes do ministério de Paulo, inclusive foram presos junto a Paulo, talvez em Éfeso. Judeus, e são apóstolos conhecidos dos doze apóstolos e se converteram antes de Paulo. Ele está como coração grato por todas essas pessoas. Mesmo com tantos desafios ele se encarrega de mostrar seu otimismo constante da vida com Jesus. Vale lembrar deste pensamento:  Senhor, que eu sozinho não apresente um rosto indiferente e mal-humorado, enquanto todas as tuas criaturas saúdam o amanhecer com cânticos e exclamações de alegria!’ (John Baillie). Que possamos ter a alegria da salvação com gestos de amor e paz com todos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

RECONHECIMENTO NATURAL!

Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo Jesus. Eles arriscaram a sua vida por mim. Sou muito agradecido a eles; e não somente eu, mas também todas as igrejas dos que não são judeus. Saudações também à igreja que se reúne na casa deles. Saudações ao meu querido amigo Epêneto, que foi o primeiro a crer em Cristo na província da Ásia”. (Romanos 16.3-5).

Paulo inicia aqui suas saudações a vários irmãos de Roma de forma nominal. Ao ler com mais detalhes este trecho da carta imaginei quantas vezes nós até esquecemos de um nome de pessoas. Paulo de forma minuciosa destaca algumas das que muito ajudaram em seu ministério. Os dois primeiros eram amigos chegados do apóstolo; eles faziam tenda a profissão de Paulo. Muitas vezes trabalharam juntos. Além do quê, Paulo diz que eles arriscaram a vida por ele. Ainda que esse casal ajudava-o em outras igrejas. Em alguns lugares eles tinham a igreja reunida em sua casa em Éfeso, Corinto e finalmente em Roma. O reconhecimento do apóstolo serve como exemplo a nós hoje. Como nos relacionamos com os nossos irmãos? Que possamos olhar e ver os que estão ao nosso redor. Louvado seja Deus!

Léo Lima

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

VERDADEIRO AMOR!

Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia. Recebam essa irmã em nome do Senhor, como deve fazer o povo de Deus. Deem a ela toda a ajuda que precisar, pois ela tem ajudado muita gente e a mim também”. (Romanos 16.1-2).

Uma das coisas especiais no apóstolo Paulo é que ele valorizava as pessoas, não somente ao mencioná-las, mas citando os seus nomes. Mostrando as coisas boas com referência a elas. Desta feita foi a diaconisa Febe participante da igreja da Cencréia. O carinho implícito nas palavras de Paulo é especial para todo o ser humano. A apresentação de Paulo mostra como devemos não somente falar sobre as pessoas, mas quando pensamos nelas também. O pensamento é o que vai determinar o que sentimos por ela através das palavras, ou escritas, ou faladas. Nós devemos viver o amor conforme Jesus ensinou. O verdadeiro amor. ‘Amor universal, incondicional e altruísta, como o amor por Deus ou por toda a humanidade’.  É o amor ágape que  devemos viver. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 16 de setembro de 2025

INTERCEDENDO!

E assim, se Deus quiser, chegarei aí em Roma cheio de alegria e lhes farei uma visita que me dará um novo ânimo. E que Deus, a nossa fonte de paz, esteja com todos vocês! Amém”! (Romanos 15.32-33).

Aqui Paulo inicia a parte final da sua carta. Paulo diz que dentro do desejo dele de ver os irmãos em Roma, ele coloca a vontade de Deus em primeiro lugar. Se Deus quiser. Percebe-se que ele está com o coração alegre somente com a possibilidade de ver os amados irmãos. As perseguições que Paulo enfrentou em seu ministério é de um grau que poucos suportariam. Não era somente as ofensas, mas a agressão física que tantas vezes ele sofreu. O refrigério do apóstolo vinha sempre do Deus da paz. Estamos sentindo que fazemos o que Jesus deseja da nossa vida? Deus a nossa fonte de paz. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de nós. Amém! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

CORAÇÃO ARDENTE!

Eu peço, irmãos, pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor que o Espírito dá, que me ajudem, orando com fervor por mim. Orem para que eu escape das pessoas da Judéia que não creem em Cristo e também para que a ajuda que eu vou levar a Jerusalém seja bem aceita pelo povo de Deus que vive ali”. (Romanos 15.30-31).

Neste ponto da carta, Paulo fala das suas preocupações, ele faz um pedido para a igreja de Cristo em Roma: ‘Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor. Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço em Jerusalém seja aceitável’. Um pedido de oração desta forma desperta em nossas emoções o desejo de intercedermos por todos aqueles que estão em sofrimento e chegam até nós para pedir orações. A vida do apóstolo Paulo foi um constante desafio. O missionário dos gentios, tinha o coração ardendo de paixão por todos os que ainda não tinham ouvido a mensagem. Que possamos buscar dentro de nós aquilo que o Senhor espera que façamos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 14 de setembro de 2025

LEVANDO AS BÊNÇÃOS DO SENHOR!

Depois que eu terminar esse trabalho e que entregar toda a oferta que foi recolhida para eles, viajarei para a Espanha e no caminho visitarei vocês. E sei que, quando for visitá-los, levarei comigo muitas bênçãos de Cristo”. (Romanos 15.28-29).

Paulo foi de Éfeso para levar a oferta para os cristãos de Jerusalém. Já imaginou as condições de viagem que os primeiros missionários enfrentavam? Quais eram os meios de transporte? Desde cavalos até navios. Mas para Paulo o seu ministério é mais precioso que tudo. ‘Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus’. (Atos 20.24). ‘Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber’. (Atos 20.35). Que a vida e o ministério do apóstolo Paulo nos edifique e nos motive a que façamos tudo que estiver ao nosso alcance. E ele prometeu aos cristãos de Roma ‘E sei que, quando for visitá-los, levarei comigo muitas bênçãos de Cristo’. Que possamos ir e levar as bênçãos do Senhor. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 13 de setembro de 2025

TUDO POR AMOR!

Os próprios cristãos da Macedônia e da Acaia resolveram fazer isso; mas, de fato, eles têm a obrigação de ajudar aqueles necessitados. Os judeus repartiram os seus bens espirituais com os que não são judeus, e por isso os não-judeus devem prestar, com os seus bens materiais, esse serviço cristão aos judeus”. (Romanos 15.27).

O apóstolo Paulo continua sua narração sobre os acontecimentos e destaca que foram as igrejas da Macedônia e da Acaia tomaram a decisão de enviar a oferta que Paulo levaria. Paulo concorda que é uma justa atitude, de ajudar os irmãos que precisavam mais. Paulo lembra ainda, que ajudar o ministério das igrejas deve estar como uma das coisas a se fazer. Na carta de Paulo aos cristãos da Galácia, disse: ‘Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé’. (Gálatas 6.10). Ofertar deve ser uma atitude de amor e gratidão de todo o cristão. Que possamos estar atentos com aqueles que tem necessidades especiais, para que façamos o que Jesus disse: ‘O que fizerdes a um destes pequeninos fazes a mim’. Que nos revistamos do amor do Senhor para estarmos aptos a fazermos o que é preciso. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

CORAÇÕES ABERTOS!

Mas agora vou a Jerusalém a serviço do povo de Deus que vive ali. Pois as igrejas das províncias da Macedônia e da Acaia resolveram dar uma oferta para ajudar as pessoas do povo de Deus em Jerusalém que estão necessitadas”. (Romanos 15.25-26).

Aqui Paulo fala que seu plano inicial teve uma mudança. Ele recebia informações sobre o trabalho que se desenvolvia em diversos lugares. E ele diz aos irmãos de Roma que vai ter que ir a Jerusalém onde havia maiores necessidades e as igrejas da Macedônia e da Acaia resolveram enviar uma oferta para cooperar com as pessoas de Deus em Jerusalém. Paulo, parte, então, com esta preciosa missão, levar uma ajuda financeira para socorrer os necessitados em Jerusalém. Hoje, muitas igrejas necessitam de uma oferta especial. Que abramos os nossos corações para servir em todas as áreas da nossa missão. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

QUAL É A NOSSA MISSÃO?

Por essa razão muitas vezes eu quis visitá-los, mas isso não me foi possível. Porém, já que terminei o meu trabalho nessas regiões e como há muitos anos tenho pensado em ver vocês, espero fazer isso agora. Gostaria de vê-los quando fizer a minha viagem para a Espanha. Gostaria também que vocês me ajudassem a ir até lá, depois de eu ter o prazer de estar com vocês por algum tempo”. (Romanos 15.22-24).

Paulo, nesta porção da sua carta, enfatiza a saudade que ele está sentindo dos irmãos de Roma, porém o seu ministério de plantação de igrejas o impediu de ir ter com eles antes. Ele planeja ir à Espanha e desta feita, passar por Roma e desfrutar da companhia dos irmãos de lá. Em seu plano ele diz: ‘Gostaria também que vocês me ajudassem a ir até lá, depois de eu ter o prazer de estar com vocês por algum tempo’. Paulo, sentia o coração cheio de ardor e amor pelas almas de lugares que ele tinha como missão. Ele plantava e preparava os novos convertidos a trabalhar para o crescimento da igreja local. E nós, já sabemos qual é a nossa aptidão no reino de Deus? Como estamos fazendo para cumprirmos a nossa missão? Que o Senhor revista da sua graça para irmos aonde Ele mandar. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

NOSSA RESPONSABILIDADE!

Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Aqueles que nunca ouviram falar a respeito dele o verão, e os que não tinham ouvido falar sobre ele o entenderão’.” (Romanos 15.21).

Nesta porção da carta, Paulo faz menção de que ‘Aqueles que nunca ouviram falar a respeito dele o verão, e os que não tinham ouvido falar sobre ele o entenderão’. Deus que na Sua soberania, amor e bondade julga com justiça e considera que todos, se assim desejarem e crerem, poderão viver eternamente no reino dos céus. Paulo tinha urgência em anunciar a mensagem de salvação através de Cristo Jesus. E, para os cristãos de Roma ele esclarece que muitos que nunca tinham ouvido falar sobre Jesus, ao ouvir entenderam e creram para remissão dos seus pecados. Hoje, ainda são muitas as pessoas que nunca ouviram, portanto, cabe a nós a responsabilidade deixada por Jesus cumprir esta missão. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 9 de setembro de 2025

ANUNCIANDO O EVANGELHO!

Para não construir sobre alicerces colocados por outros, tenho me esforçado sempre para anunciar o evangelho nos lugares onde ainda não se falou de Cristo”. (Romanos 15.20).

O apóstolo Paulo tinha um compromisso sério de levar a mensagem do Senhor a pessoas que não podiam conhecer Jesus, senão através de alguém com real experiência com Deus. O apóstolo Paulo deixou um conselho que nos ajuda a agirmos com misericórdia. A compaixão é o sentimento que Deus tem para com os que ainda não O conhecem e para todos os que O buscam. As qualidades necessárias para um servo de Deus são: ‘Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo’. (Efésios 4.32). Será que conhecemos alguém que ainda não ouviu falar de Jesus? É claro que sim. O que precisamos é anunciar o Evangelho de Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

EXEMPLO A SER SEGUIDO!

E isso tem sido feito por meio de palavras e de ações, pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do Espírito de Deus. Assim, viajando desde Jerusalém até a província da Ilíria, tenho anunciado de modo completo o evangelho a respeito de Cristo”. (Romanos 15.18b-19).

Já Paulo fala que seu desejo é somente cumprir através de atos e palavras o seu ministério. Como estamos fazendo para que possamos estar puros na presença do Senhor? Como estamos fazendo para que possamos dizer como Paulo: ‘tenho anunciado de modo completo o evangelho a respeito de Cristo’. Que o exemplo do apóstolo Paulo e as palavras do salmista possam ser nosso lema de vida. A Palavra de Deus necessita estar gravada em nosso coração para não pecarmos contra Deus. ‘Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti’. (Salmo 119.11). Que possamos fazer com que muitos ouçam o evangelho através de nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 7 de setembro de 2025

MISSÃO DE CADA UM!

Portanto, por estar unido com Cristo Jesus, posso me orgulhar do serviço que faço para Deus. Eu me atreverei a falar somente do que Cristo tem feito por meio de mim a fim de levar os não-judeus a obedecerem a Deus”. (Romanos 15.17-18a).

Paulo não se gabava das suas próprias realizações, mas do que Cristo Jesus havia realizado por meio dele. Paulo fala que seu desejo é somente cumprir, através de atos e palavras o seu ministério. O conhecimento de Deus e a obediência a Ele foram os objetivos do apóstolo no seu ministério. Paulo se vê realizado por estar unido com Cristo e por ter sido separado para um ministério tão especial. Você já descobriu qual é a missão que Deus colocou para sua vida? Que possamos estar atentos ao que o Senhor quer de cada um de nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 6 de setembro de 2025

OFERTA DE AMOR!

Porém nesta carta me atrevi a escrever com toda a franqueza para fazer com que vocês lembrem de coisas que já sabem Eu escrevi assim por causa do privilégio que Deus me deu de ser servo de Cristo Jesus para trabalhar em favor dos que não são judeus. Eu sirvo como sacerdote ao anunciar o evangelho que vem de Deus. E faço isso para que os não-judeus sejam uma oferta que Deus aceite, dedicada a ele pelo Espírito Santo”. (Romanos 15.15-16).

A sinceridade de Paulo ao mostrar como os cristãos deveriam proceder, uma lembrança, ele dizia, mas ao mesmo tempo estava reforçando os ensinamentos bíblicos. Ele se considerava ministro para os gentios. Ele tinha a mesma determinação, ou maior até, de quando perseguia os cristãos antes do encontro com Jesus. Seu coração ardia de paixão pelas almas. Paulo procurava preparar melhor os cristãos gentios. A oferta que Paulo trazia a Deus era a igreja gentílica. Paulo sorria, sofria, orava e cantava por amor aos que ainda não conheciam a salvação por Jesus Cristo. E nós? estamos fazendo a nossa parte? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

MATURIDADE ESPIRITUAL!

Meus irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade, sabem tudo o que é preciso saber e são capazes de dar conselhos uns aos outros”. (Romanos 15.14).

Nesta porção da palavra de Paulo ele esclarece que sabe que os irmãos romanos têm conhecimento da forma que é preciso proceder como cristãos. Diz-lhes que pelo conhecimento são capazes de ajudar uns aos outros com palavras sábias, e com a sua maturidade espiritual. O meu amor e zelo por vocês me fazem que relembrem doutrinas básicas e anunciar-lhes que o necessário desenvolvimento da igreja. Desta forma, ele quer firmá-los nos preceitos do Senhor. Que, como os cristãos de Roma, possamos crescer na graça e no conhecimento do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

EM ORAÇÃO!

Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!” (Romanos 15.13).

Paulo sempre estava preocupado com as pessoas que de alguma forma ele se achava responsável por elas. Pessoas que após o seu testemunho, passaram a crer em Jesus. Ao estudarmos algumas das atitudes dele, percebemos que ele estava constantemente orando por seus irmãos. Mesmo quando em suas cartas ele fala de forma mais dura, percebe-se que existe um espírito de intercessão, é como se Paulo vivesse em oração pelos irmãos que ele levou a Jesus. Portanto, é necessário haver uma íntima comunhão com Jesus ao orar, e pedir sempre em nome dele. Você já pode desfrutar da alegria e da paz que Cristo oferece? Ele quer que você passe a viver debaixo da graça e da paz que Ele oferece. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

NELE HÁ ESPERANÇA!

E também Isaías diz: ‘Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé; ele aparecerá para governar os que não são judeus, e eles terão esperança nele’.” (Romanos 15.12). 

O apóstolo Paulo reproduz a profecia sobre Jesus que viria a redimir também os gentios e eles seriam parte do reino de Deus. ‘Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes’ (Isaías 11.1). É possível refletir que, a sabedoria, o conhecimento, a capacidade e o poder estavam sobre Ele; além do temor ao Senhor iria conhecer a perfeita vontade divina, sendo que Ele obedeceria ao Pai. Não vai julgar pela aparência, nem decidirá apenas por ouvir dizer. Sabemos que Ele praticou todas as coisas relacionadas sobre Ele na profecia de Isaías. A esperança está colocada sobre ele. Louvemos a Deus por tão grande amor do Pai que o enviou e do Filho que obedeceu. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima


terça-feira, 2 de setembro de 2025

QUE TODOS O LOUVEM!

E dizem ainda: ‘Todos os que não são judeus, louvem o Senhor! Que todos os povos o louvem’!” (Romanos 15.11).

O apóstolo Paulo repete o salmo que conclama a que todos louvem ao Senhor. ‘Louvem a Deus, o Senhor, todas as nações! Que todos os povos o louvem!’ (Salmo 117.1). Este convite é para todos. Especialmente os que são cristãos e procuram viver uma vida que agrada a Deus. Davi deixou-nos um salmo que mostra sua alegria em louvar a Deus. ‘Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se-á no Senhor a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome’ (Salmo 34.1-3). Que possamos ter o espírito alegre por tanto amor que Deus nos dá e assim o glorificarmos a cada momento. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

FESTIVA ADORAÇÃO!

E para fazer com que os não-judeus louvassem a Deus pela sua bondade. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Por isso eu te louvarei entre os que não são judeus e cantarei louvores a ti’. Elas dizem também: ‘Vocês que não são judeus, alegrem-se com o povo escolhido de Deus’!” (Romanos 15.9b-10).

Eis que Paulo começa a dizer que a aceitação deve ser genuína e que era necessário que todos louvassem juntos a Deus. As Escrituras mostram que a adoração deve ser de todos os redimidos pelo Senhor Jesus. ‘Os que governam os povos se reúnem com o povo do Deus de Abraão, pois todo poder neste mundo pertence a Deus; ele domina tudo’. (Salmo 47.9). Aqui Paulo demonstra, também, que a Palavra de Deus convoca todos para comemorar com alegria junto aos não judeus: ‘Vocês que não são judeus, alegrem-se com o povo escolhido de Deus’. A adoração a Deus deve ser alegre. Temos como garantia a salvação e todos os que um dia reconheceram Jesus como salvador devem adorar ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 31 de agosto de 2025

ACEITAÇÃO DE AMOR!

Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês. Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos judeus a fim de mostrar que Deus é fiel, para fazer com que se cumprissem as promessas feitas por Deus aos patriarcas”. (Romanos 15.7-8a).

O apóstolo Paulo nesta porção da sua carta menciona a aceitação das pessoas como elas são. E deve ser colocada em prática a cada momento. Deus se alegra quando vê que estamos vivendo em amor de acordo com a Palavra do Senhor. E Paulo lembra isso de forma clara: ‘Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês’. Lembra ainda, que Cristo se tornou servo dos judeus com a finalidade de mostrar que Deus é fiel em tudo. Sim. No exemplo deixado por Jesus podemos ver de colocando de lado as falhas e escrúpulos deles, Cristo os recebeu. Por que pra Jesus: ‘Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus’. (Gálatas 3.28). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 30 de agosto de 2025

LOUVANDO E ADORANDO!

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus! E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 15.5-6).

Ao executarmos o amor, a doação, o perdão e o serviço tudo a partir daí é feito ao outro com contentamento e resultam em uma afinidade. Jesus foi exemplo destas práticas. Desejamos o amor, o perdão, a doação e quando somos servidos ficamos felizes. Mas aqui Paulo recomenda que devemos exercitar também a paciência e a coragem, e, assim seguirmos o exemplo de Cristo. Paulo diz: ‘E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo’. Seguindo a Cristo de tal forma que todos possam ver Cristo em nós estaremos, junto aos amados, louvando e adorando a Deus, nosso Pai. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

VIVER OS ENSINOS DO MESTRE!

Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão”. (Romanos 15.4).

Eis mais umas palavras de aconselhamento que Paulo escreve aos cristãos de Roma. As Bíblia é composta de muitas coisas. Elas existem para que nosso aprendizado seja eficiente, além de nos mostrar o plano redentor de Deus. Os ensinamentos que ela nos oferece só nos fazem melhores. Também, para que tenhamos esperança a qual nos capacita com paciência e a coragem que ela nos dá. Se nosso coração nutre a esperança, logo exercitaremos a paciência que é uma atitude especial para vivermos em comunidade. Coragem: ‘firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil’. A coragem é uma importante ferramenta para uma vida com Cristo. Estamos vivendo uma época em que o inimigo está muito ativo, coisas impensadas estão acontecendo no mundo todo. Que possamos estar firmes no Senhor para vivermos conforme Ele nos ensinou. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

PLANO DE AMOR!

Pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo; pelo contrário, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim’.” (Romanos 15.3).

Paulo inicia este versículo destacando que nem mesmo Jesus Cristo procurou fazer o que ele preferia. Ao contrário, nas profecias estavam descritas muitas coisas que Ele passaria. ‘As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim’. Jesus servo sofredor sentiu que os insultos caíram sobre ele. Ele sofria, mas seguia seu ministério a fim de cumprir os planos de Deus. Estes insultos não tiravam o objetivo e nem o levava a rentar agradar a si mesmo.  Os cristãos romanos estavam com pequenas disputas. O conselho do apóstolo Paulo era de que eles deveriam levar em consideração os mais fracos na fé. Jesus veio para cumprir o plano de Amor da parte de Deus. Ele foi o maior modelo de como devemos amar. Que possamos amar uns aos outros conforme Cristo nos amou. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

ATITUDES DE AMOR!

Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos. Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé”. (Romanos 15.1-2).

Paulo destaca que se somos mais fortes que os mais fracos é preciso que os ajudemos a levar seus problemas e não pensemos somente em nós. ‘Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir’ Com esta palavra de Paulo aos cristãos é preciso estarmos atentos a cada atitude nossa. Muitas vezes quando nos damos conta já fizemos algo que não gostamos. Paulo lembra que todos os cristãos devemos ser exemplo. Se eu olhar tudo que fiz neste dia ficarei satisfeita com tudo? Portanto, examinar nosso modo de agir deve nos levar a atitudes de amor. Além de olharmos para nós mesmos devemos ajudar uns aos outros. Que possamos estar diante do Senhor com nossos corações em paz. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 26 de agosto de 2025

NEM TUDO CONVÊM!

Mas quem tem dúvidas a respeito do que come é condenado por Deus quando come, pois aquilo que ele faz não se baseia na fé. E o que não se baseia na fé é pecado”. (Romanos 14.23).

Para o apóstolo Paulo, a convicção de coisas que nos convém, deve estar estruturada na Palavra de Deus. Ele falou aos crentes de Corinto que: ‘Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas’ (I Coríntios 6.12). As palavras de Paulo soam como um aviso sobre os perigos da libertinagem. Somos livres em Jesus Cristo, entretanto que essa liberdade não nos leve a distanciar do Senhor. O apóstolo mostra aqui que podemos controlar nossas vontades e fazer aquilo que não vai prejudicar o outro. O pecado traz implicações e necessitamos dominar nossas ações. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

APROVADO ESTÁ!

O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado. Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer!” (Romanos 14.21-22).

Paulo continua neste pondo de que não devemos escandalizar um irmão mais sensível, e, para isto, não comer carne, não beber vinho, nem outra qualquer coisa que provoque o seu irmão a cair em pecado. Entretanto, Paulo diz que: ‘Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto’. E agora vamos ver o que poderia ser com, ‘Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer’. É preciso ter convicção de que a nossa fé está perante Deus, sem jamais duvidarmos de que Ele pode proporcionar alegrias e grandes realizações por sua presença em nós. Quando esta fé estiver plenamente em nós, teremos condições de não nos condenarmos naquilo que aprovamos, pois que o Senhor já aprovou antes. A nossa fé precisa ser vista por nós como vemos a claridade do sol! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 24 de agosto de 2025

EDIFICAÇÃO!

Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé. Por uma questão de comida, não destrua o que Deus fez. Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz com que outra pessoa caia em pecado”. (Romanos 14.19-20).

A edificação espiritual deve ser mútua, de cada cristão e da igreja. O profeta Isaías falou: ‘Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte’. (Isaías 41.6). Esta é uma das atitudes que, como cristãos devemos ter. Todos somos feituras de Deus através da redenção por Jesus, tanto os fortes como os mais fracos. Qualquer coisa que vamos fazer deve ser levado em conta que pode escandalizar os outros. Que cada um de nós possamos agir de tal maneira que façamos o que Isaías mencionou. Nosso espírito deve ser de ajudar com gestos e palavras de incentivo. Precisamos nos ater às coisas que edificam. O louvor e a adoração precisam estar presentes na nossa vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 23 de agosto de 2025

PAZ E ALEGRIA!

Não deem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom. Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos (Romanos 14.16-18).

Paulo continua a dar ênfase no assusto de ofender um irmão simplesmente por ele não pensar da mesma forma que a gente. Nem sempre uma coisa que é boa para mim vai ser de igual forma para outra pessoa. A liberdade deve ser observada de acordo com o respeito que se deve ao nosso próximo. Paulo se preocupava com o que poderia enfraquecer os mais fracos. O Reino de Deus não se prende a questões como comida ou bebida, porém o viver com retidão. O interesse de Paulo se mostra pela dimensão moral e ética que são destacadas em suas cartas. O que o crente deve fazer: ‘viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá’. A alegria que é dada pelo Espírito Santo é que precisa ser a ênfase da vida do cristão. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

RESPEITO E CAUTELA!

Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come”. (Romanos 14.15).

Paulo continua a dar ênfase ao cuidado que devemos ter para com o que fazemos que pode fazer com que a pessoa mais simples enfraqueça na fé. Ele, por ser mais ‘fraco’ pode ficar triste, e, de acordo com Paulo o cristão mais forte de convicções deve estar disposto a fazer adaptações em sua conduta por amor a tais irmãos. O que é possível que um irmão pode ser destruído por outro. Agora sim, o conselho é: ‘Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come’. O cuidado é necessário com o que fazemos deve ser a cautela, pois cada pessoa tem o seu modo de ver as coisas. Além do que, o respeito é o companheiro que precisamos ter sempre presente nas nossas vidas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

PENSAMENTOS!

Por estar unido com o Senhor Jesus, eu estou convencido de que nada é impuro em si mesmo. Mas, se alguém pensa que alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele. (Romanos 14.14).

Aqui Paulo fala sobre nossos pensamentos e as nossas conclusões que é uma referência sobre o que é puro ou impuro. ‘Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro’. (Bíblia Nova Versão Internacional) Jesus mesmo falou: ‘Jesus chamou a multidão e disse: – Escutem e entendam! Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura’. (Mateus 15.10-11). É isso que Paulo afirma e vale lembrar que o que pensamos é o reflexo do que sai da nossa boca. Os pensamentos mostram o nosso eu. Que possamos viver de tal maneira que mostremos Jesus em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

CUIDADO!

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado”. (Romanos 14.12-13).

Você pensa, pelo menos, algumas vezes nesse prestar contas? E como devemos pensar! Aqui Paulo recomenda que, além de prestarmos contas a Deus, ainda precisamos parar de olhar o que as pessoas fazer e até, às vezes, parar de criticá-las. Vale lembrar que nós não devemos fazer com que nosso irmão tropece e até chegue a pecar. Então, se queremos ter o Senhor reinando nas nossas vidas por completo, precisamos deixar de lado todos os pensamentos críticos, visto que estes pensamentos podem se transformar em palavras e as palavras podem ofender nosso irmão. Com esta parte da carta, Paulo faz um apelo lembrando que vamos prestar contas ao Senhor. Que possamos buscar a cada dia a nossa santificação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 19 de agosto de 2025

DE JOELHOS!

É isto o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘Juro pela minha vida, diz o Senhor, que todos se ajoelharão diante de mim e todos afirmarão que eu sou Deus’.” (Romanos 14.11).

Aqui Paulo nos mostra que Isaías profetizou as palavras do Senhor: ‘Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo e a minha Palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua’. (Isaías 45.23). O dia chegará em que estaremos diante do Senhor e nos ajoelharemos para glorificar ao Senhor dos senhores. A adoração se fará diante de todos. Poderemos confessar com cânticos que o Senhor Reina. Quão grande e terrível dia será. Ajoelhemos todos os dias. Que possamos estar diante Dele com adoração e louvor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

SEM JULGAMENTOS!

Portanto, por que é que você, que só come verduras e legumes, condena o seu irmão? E, você, que come de tudo, por que despreza o seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele”. (Romanos 14.10).

Paulo inicia esta porção lembrando-nos de que seremos julgados por Deus: ‘Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele’. Portanto, se comemos verduras temos o direito de julgar quem não como igual a gente? O julgar, ou o desprezar alguém por fazer as coisas de forma diferente de nós, não agrada ao Senhor. Precisamos nos lembrar mais uma vez que o julgamento pertence a Ele. Precisamos exercitar a maneira mais prática de dominarmos os nossos pensamentos, pois eles podem nos levar ao pecado. Que possamos adquirir atitudes que mostram que o Senhor vive em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 17 de agosto de 2025

SOMOS DO SENHOR!

Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos.   Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor. Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o senhor tanto dos mortos como dos vivos. (Romanos 14.7-9).

O cristão com toda a consciência deve se lembrar de que é do Senhor. A nossa vida como servos de Deus é dedicada a Ele, por isso, o apóstolo Paulo está lembrando os cristãos de Roma. Não vivemos para nós mesmos e não morremos para nós mesmos de acordo com Paulo. Se somos do Senhor pelo sacrifício de Cristo Jesus, tudo o que fazemos deve estar de acordo com os seus ensinamentos. ‘Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o senhor tanto dos mortos como dos vivos’. Somos do Senhor por toda a eternidade. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

 

sábado, 16 de agosto de 2025

PARA A GLÓRIA DE DEUS!

“Quem dá mais valor a certo dia faz isso para honrar o Senhor. E também quem come de tudo faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E quem evita comer certas coisas faz isso para honrar o Senhor e dá graças a Deus”. (Romanos 14.6).

Que valor estamos dando quando destacamos um determinado dia? O dia não seria para honrar ao Senhor? Seja o que for que você vai fazer em algum dia deve fazer de tudo para honrar a Ele. Paulo ao escrever aos crentes de Corinto lhes disse: ‘Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus’. (I Coríntios 10.31). Nós estamos agradecendo a Deus por todas as coisas que temos? Conseguimos agradecer e fazer com que o Nome do Senhor seja glorificado? Este deve ser o nosso objetivo a cada dia que amanhece. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

VIDA DE COMUNHÃO!

Algumas pessoas pensam que certos dias são mais importantes do que outros, enquanto outras pessoas pensam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem firme nas suas opiniões”. (Romanos 14.5).

Para que o apóstolo escrevesse esta carta, deveria ser uma resposta quanto a notícias que recebia dos irmãos de Roma. Ele trata de igual modo todos os assuntos. Desta feita, é sobre o que algumas pessoas pensam sobre os dias. O ponto vital das discussões era que cada grupo pensava de uma forma. Entretanto, se pensarmos como servos de Deus todos os dias devem ser dedicados a Deus conforme uma vida de santidade e o serviço piedoso. São controvérsias que o cristão não precisa se prender. A vida de cada pessoa deve ser vivida com retidão procurando a santificação e vivendo uma vida que cultua ao Senhor em todas as circunstâncias da vida. Devemos estar bem firmes naquilo que sentimos ser uma vida de comunhão e paz. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

JULGAREI COM JUSTIÇA!

Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer”. (Romanos 14.4).

Paulo agora chama a atenção dos cristãos de Roma para o constante julgamento de uns para com os outros. Temos que nos cuidar para que não rejeitemos nossos irmãos em Cristo, visto que eles também são servos do Senhor. O cristão ‘fraco’ não é senhor de ninguém, da mesma forma o ‘forte’ não é superior. Deus é o Senhor de todos, e é somente a Ele que temos que prestar contas. ‘Deus diz: ‘Eu marquei um tempo certo para o julgamento e julgarei com justiça. Ainda que a terra trema, e todos os seus moradores estremeçam, eu manterei firmes as suas bases’ (Salmo 75.2-3). Assim, é necessário que busquemos nos ater as coisas de Deus e a viver de acordo com os ensinamentos do Senhor Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

VIGILANTES!

“ Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento qu...