Translate

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

ACLAMAR AO SENHOR!

Eu grito bem alto para Deus; grito, e ele me ouve. Nas horas de aflição eu oro ao Senhor; durante a noite, levanto as mãos em oração, porém não encontro consolo. Penso em Deus e começo a gemer; começo a pensar e fico desanimado. Deus não me deixa dormir. Estou tão preocupado, que não posso falar. Penso nos dias que já passaram e nos anos que se foram há muito tempo. Ó Deus, tudo o que fazes é santo. Não há deus que seja tão grande como o nosso Deus. Tu és o Deus que faz milagres; tu tens mostrado o teu poder entre as nações”. (Salmo 77.1-5; 13-14).

Esta porção do salmo nos mostra um desabafo de um coração que ora a Deus nas mais diversas situações. Ele não se intimida em confessar sua dependência de Deus. Compartilha seu mais íntimo sentimento.

Como tem sido nossa participação na vida dos que amamos? Estamos mostrando de forma real o que temos vivido junto ao nosso Deus? O salmista se derrama e nas palavras finais desta porção ele se prostra e derrama seu coração em reconhecimento à grandiosidade divina.

Este é o momento para reconhecermos o Deus que tem nos dado tudo o que necessitamos. Reconhecer e aclamar glorificando o Senhor que nos ama de forma incondicional é o que precisamos fazer. Louvado seja Deus!

Léo Lima

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

SOCORRO PRESENTE!

“Nosso socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra.” (Salmo 124.8).

O Senhor é o nosso socorro nos grandes perigos, visto que, desde sempre Ele tem um plano de paz para a humanidade.  Quando Davi derrotou o gigante Golias o Senhor deu-lhe a vitória. Ele foi socorro dos apóstolos no começo da pregação em Jerusalém quando sofreram perseguições. Com Paulo e seus companheiros em Éfeso sempre esteve suprindo todas as necessidades que eles pudessem ter.

O Senhor é o nosso socorro - garantindo a nossa salvação. Desde o início Ele proveu tudo que o povo de Israel que tinha falta de muitas coisas e sempre teve um concerto com ele. Ele é socorro na experiência de todos os que confiam no Seu plano de Salvação.

O Senhor é o nosso socorro - Na tentação de satisfação da carne que tantas vezes aflige o ser humano, Ele é socorro presente.

O Senhor é o nosso socorro: em todas as situações, mas somos livres ao fazer as nossas escolhas. ‘Que teria acontecido se o Senhor Deus não estivesse ao nosso lado?’ Louvado seja o Senhor! (v. 1).

Léo Lima

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

SOFRER PELA DOR DO OUTRO!

"Felizes os que choram, pois Deus os consolará." (Mateus 5.4).

O choro é uma reação instantânea de emoções fortes. Que pode ser de tristeza ou de alegria. Jesus, quando fez esta declaração estava no monte e deixava que seu sermão fosse penetrando os corações da multidão presente e os nossos, posteriormente. Se Ele disse que felizes são os que choram, é porque esta deve ser a reação daquele que reconhece o seu pecado e com o coração contrito arrepende-se e deixa que na sinceridade do pranto derramado a paz, a consolação do Senhor reine completamente.

Como é bom imaginarmos e nos recordarmos de que todo pecado é perdoado pelo Senhor, e que toda lágrima Ele limpará. Todo pranto será estancado após aquele momento em que a paz reinará definitivamente pois seremos ternamente consolados pelo Senhor.

Nós já choramos por nossos pecados e delitos, hoje desfrutamos de paz e de uma vida abundante no Senhor. O que precisamos é treinar e nos moldarmos para que possamos expressar, com sinceridade, o que sentimos para que o Senhor, somente Ele, seja quem nos console nos momentos difíceis! Mas, hoje é necessário que, conforme disse o profeta, devemos sofrer pela dor dos que jazem em trevas. Que o Senhor seja Louvado!

Léo Lima

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

EU VOS CONSOLAREI!

“Como alguém que consola a sua mãe, assim Eu vos consolarei”. (Isaías 66.13).

Consolo para a mãe! Que coisa maravilhosa! O gesto é cheio de ternura e amor. Somente a mãe consegue penetrar e sentir a mágoa que um filho sente. Quando pequeno ela o estreita no peito e o afaga. Na vida adulta ela o abraça e lança um olhar inesquecível. Todos nós buscamos na nossa vida o consolo da nossa mãe.

O amor que Deus promete através do profeta Isaías é este envolvente e terno como o amor de mãe. Esta proposta de consolo da parte de Deus é o que nos garante que Ele deseja dar-nos muito mais que nossa compreensão concebe. Este amor prometido nos faz sentir a familiaridade que o Senhor deseja ter com seus filhos.

O profeta Isaías fala sobre o amor divino: ‘Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que ele tem feito; pois o Senhor nos abençoou ricamente, ele mostrou grande bondade para com o seu povo por causa da sua compaixão e do seu grande amor’. (Isaías 63.7). Vamos viver cada momento do nosso dia na companhia do nosso Deus que nos ama e consola! A promessa é: “Eu vos consolarei”. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

BUSQUE-O AGORA!

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. (Salmo 23.4).

Mesmo que na minha frente eu me depare com um vale sombrio e que as trevas tentem me assombrar, ou mesmo que a dor perfure minha emoção deixando-me quase desfalecida, ainda assim, eu não terei medo, pois sei que Ele – Jesus Cristo - está comigo!

Meu pastor tem uma vara e um cajado que me dão toda a orientação e consolo. A vara serve para me fazer lembrar qual o caminho que devo seguir e chama-me a atenção se estou me desviando do plano dele para a minha vida. Já o cajado é para levar-me para mais perto dele, pois ele me atrai para si mesmo para que o seu consolo chegue ao meu coração tantas vezes sofrido. Como não desejar que esta presença amiga seja por toda uma vida? Jesus pode ser seu Pastor também. Busque-O agora!

Léo Lima

domingo, 26 de janeiro de 2025

VITÓRIA EM CRISTO!

Esse poder é o mesmo que Deus mostrou com força extraordinária quando ressuscitou Cristo e o colocou ao seu lado direito no mundo celestial”. (Efésios 1.20).

Muitas vezes desejamos estar em um lugar de destaque. Como uma flor linda que cativa os olhos e a admiração. Outras pessoas são um pouco acanhadas e presume-se que elas não gostam de estar em foco. Mas, cremos que, bem no fundo das nossas emoções, desejamos estar em destaque.

Entretanto, sem nos deixar prender por pequenas coisas passageiras, vamos refletir no que o apóstolo Paulo nos diz no texto acima: ‘...que Deus manifestou o seu poder em Cristo, ressuscitando-O dos mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado’. Eis a vitória pela ressurreição: ter uma posição de onde se pode ver todas as coisas. Como é sublime o nosso Salvador!

A vitória de Cristo sobre a morte nos proporciona muita alegria e grande responsabilidade. A partir do momento que assumimos um posicionamento de fazermos parte integrante do corpo de Cristo, da família de Deus, passamos a viver grandes desafios. E a paz interior é uma consequência normal que Cristo mesmo prometeu: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá’.

Que o lugar que hoje ocupamos no reino de Deus possa nos proporcionar as grandes bem-aventuranças prometidas por Jesus. Somos vitoriosos a partir do momento que entregamos nossa vida nas mãos de quem triunfou sobre a morte! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 25 de janeiro de 2025

QUEM VENCE?

Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus?” (I João 5.4,5).

Podemos ter como meta obter vitória em várias áreas da vida, como a material, intelectual, social, desportiva, enfim, toda vitória dá alegria ao vitorioso!

Na vida tudo é efêmero, passageiro. Quando passamos pelo mundo esbarramos com fatos que nos alegram, entretanto, são muitos os que nos entristecem. Às vezes os nossos sentimentos até embrutecem. Mas, se formos nascidos de Deus, teremos como troféu a vitória que vence o mundo. A nossa fé!

Mas quem vence o mundo? Somente aquele que crer ser Jesus Cristo o Filho de Deus e o segue a cada dia como meta principal. A vitória pela fé vem através de uma vida de perfeita comunhão com o Pai. Somente quando se vive cada dia em sintonia com Deus e esperando Nele, pode-se obter a vitória pela fé. Deixe Jesus nascer em seu coração e a vitória será certa.

Léo Lima

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

CUIDADO!

O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore. Há duas coisas que o Senhor Deus detesta: que o inocente seja condenado e que o culpado seja declarado inocente”. (Provérbios 17.14-15).

Duas situações se apresentam neste texto. A primeira é o cuidado que se deve ter em uma situação de confusão. Quando duas pessoas entram em debate (briga) as coisas podem ficar de forma quase insolúvel. Da mesma forma uma pequena fresta em uma represa pode terminar em um grande desastre.

Já o que Deus não gosta mesmo é quando a injustiça toma o lugar da justiça. Ou seja, quando uma pessoa inocente é condenada e aquela que praticou o crime fica impune. A justiça divina é a mais alta definição do certo e do errado.

O Senhor dá oportunidades a que sejamos salvos a partir do momento em que cremos no amor divino demonstrado na cruz do calvário. ‘Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna’. (João 3.16). Jesus Cristo, Seu Filho, nos resgata e temos a salvação através do seu gesto de obediência. Justiça: somente a divina.

Léo Lima

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

DÁDIVA PERFEITA!

Esta é uma prova de que Deus é justo na sua maneira de julgar. Como resultado disso, vocês se tornarão merecedores do seu Reino, pelo qual estão sofrendo. Deus fará o que é justo: ele trará sofrimento para aqueles que fazem com que vocês sofram e dará descanso a vocês e também a nós, que sofremos”. (II Tessalonicenses 1.5-7a).

A justiça é um dos atributos de Deus. Ele se regozija com o justo e aborrece a injustiça. O pecado nos torna impuros, parciais e separados de Deus. Todavia, todo aquele que crê no sacrifício de Jesus e O aceita como Senhor é justificado e recebe a justiça de Deus!

Em seu último cântico Moisés enaltece ao Senhor e canta sua justiça e retidão. ‘Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é’. (Deuteronômio 32.4).

Já Paulo fala aos cristãos de Roma e lembra que é em Jesus Cristo que a justiça divina se manifesta. ‘Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé’. (Romanos 1.17).

 E Jesus quando ensinava na montanha falou que Deus sabia de cada necessidade de todos, mas que era preciso que o Seu Reino fosse prioridade e assim tudo lhes seria dado. ‘Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas’. (Mateus 6.33).

Léo Lima

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

AMOR QUE JUSTIFICA!

Porque nós pelo espírito da fé aguardamos a esperança da justiça”. (Gálatas 5.5). “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê”. (Atos 13.39).

No texto acima entendemos que: ‘A justificação outorga ao crente o direito e a garantia da glória futura, a respeito da qual as Escrituras nos fornecem a promessa’. (Christmas Evans).

Precisamos sentir que em meio à tão propagada justiça, deve estar como prioridade, a liberdade. O apóstolo Paulo, que com entusiasmo pregava esta liberdade, também exortava os crentes a conservá-la. E acima de tudo ele dizia que a lei não nos justifica mas sim, o sangue de Cristo. Cristo, o justo, nos traz a grandiosa graça libertadora. Todo aquele que crê é justificado pela fé.

A Justiça que Deus fará a cada um de nós, será resultado da justificação outorgada por Jesus Cristo, que resultou de Sua morte e ressurreição. Cristo nos libertou dos nossos pecados. Liberdade e justiça se entrelaçam por Cristo Jesus. Mas, o sacrifício de Jesus é resultado do amor de Deus, o Pai. E sabemos que as misericórdias divinas se renovam a cada manhã para conosco! Eu vivo esta vida cheia de esperança e livre por Jesus. E você? Pode crer em Cristo como libertador de sua vida? Este é o momento propício, deixe Cristo libertar a sua vida. Creia que Ele pode salvá-lo.

Léo Lima

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

VITÓRIA PELA FÉ!

Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus? (I João 5.4,5).

Podemos ter como meta a vitória em várias áreas da vida, como a material, intelectual, social, desportiva, enfim, toda vitória dá alegria ao vitorioso!

Vamos pensar na vitória que não se extingue. Na vida tudo é efêmero, passageiro. Quando passamos pelo mundo esbarramos com fatos que nos alegram, entretanto, são muitos os que nos entristecem. Às vezes até embrutecem os nossos sentimentos. Mas, se formos nascidos de Deus, teremos como troféu a vitória que vence o mundo. A nossa fé!

Jesus, quando chegou para o seu povo, que não o recebeu, que não creu ser Ele o Filho de Deus, simplesmente cumpriu o seu ministério para o qual veio. Com serenidade, humildade, mansidão deixou suas marcas que vieram a ser motivo maior para a nossa fé.

Cristo como Filho de Deus oferece a vitória pela fé que vem através de uma vida de perfeita comunhão com o Pai. Somente quando se vive cada dia em sintonia com Deus e esperando Nele, podemos obter a vitória pela fé.

Léo Lima

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

NOS CAMINHOS DO SENHOR!

Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim, falarei das tuas maravilhas”. (Salmo 119.27).

O apóstolo Paulo falou aos cristãos de Colossos que as palavras e as obras de cada um devem ser em nome do Senhor. ‘E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai’. (Colossenses 3.17).

Além do que ele fala às mesmas pessoas que devemos fazer com amor como se fizéssemos ao Senhor Jesus. ‘E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis’. (Colossenses 3.23-24).

Finalmente, Paulo mostra como deve ser nosso dia a dia sem nos inflamarmos por nossas emoções ruins: ‘Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo’. (Efésios 4.31-32). Devemos sim, sermos amáveis com o coração perdoador. Este é o desafio para cada dia da nossa vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 19 de janeiro de 2025

CONSELHO DE AMOR!

Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”. (Filipenses 4.8).

Como estamos vivendo estes primeiros dias deste ano?  Pode ser que muitos pretendem jogar fora todas as coisas que não foram tão boas até agora e assim pensar que este ano será bem diferente. 

Quando na reflexão a pessoa percebe que fez coisas que não agradaram ao Senhor elas procuram o perdão divino que já foi dado de uma forma definitiva. Então os propósitos são firmados e metas são estabelecidas.

Assim deve ser todo aquele que busca viver no centro da vontade de Deus, o Pai. As flores sorrirão, a vida será florida e a PAZ será estabelecida. Devemos pensar no conselho do apóstolo Paulo: ‘Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento’. Que o Senhor abençoe e guarde nossas vidas. Que Ele nos dê a PAZ! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 18 de janeiro de 2025

BÊNÇÃOS DIVINAS!

A bênção do Deus Eterno traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la”. (Provérbios 10.22).

Existe uma ambição sadia: - ser rico das bênçãos de Deus! O texto acima mostra-nos que quando Deus traz prosperidade com suas bênçãos, nenhum esforço próprio poderá substitui-la. Esta é uma tarefa que Deus não passa para ninguém realizar. Abençoar a todas as pessoas que O buscam!

Neste provérbio Salomão comenta que as bênçãos de Deus trazem alegria. Aquelas pessoas que possuem coisas que sentem serem doações do Senhor podem se alegrar. É possível constatar que o único esforço necessário é a dependência de Deus, o esperar no Senhor, confiar totalmente nele, assim como a criança confia no seu pai. A pessoa que assim vive desfruta de tranquilidade e vive satisfeita e com o intuito de somente agradar a Deus nosso Pai.

Se você crê nas promessas do Pai pode se considerar uma pessoa rica das bênçãos divinas. Deus está pronto para proporcionar uma vida cheia de paz e amor. Basta que você esteja colocando o Senhor em primeiro lugar. É preciso que Ele seja toda a sua força e alegria. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

ABENÇOADOS POR JESUS!

Que o Senhor os abençoe e os guarde; que o Senhor os trate com bondade e misericórdia; que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz”. (Números 6.24-26).

Deus tem alegria em nos abençoar! Ele nos ama e possui muitas bênçãos para nos dar. As bênçãos não são apenas coisas materiais. Dentre as melhores bênçãos espirituais temor: salvação, esperança, restauração, alegria. Porém a maior bênção de todas é a vida eterna garantida por Jesus. 

O apóstolo Paulo disse aos cristãos de Corinto que Deus está pronto a abençoar a todos os que O buscam. ‘E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras’. (II Coríntios 9.8).

Entretanto, para que possamos desfrutar das bênçãos divinas conforme Jesus falou é sobre a condição que devemos viver. Colocar a vontade e o reino de Deus em primeiro lugar. ‘Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas’. (Mateus 6.33).

Léo Lima

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

FELICIDADE!

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles e que guarda a verdade para sempre; que faz justiça aos oprimidos; que dá pão aos famintos”. (Salmo 146.5-7).

A felicidade é o alvo inicial do ser humano. Todos buscam viver de forma que sejam felizes. O salmista mostra alguns fatores que resultam em felicidade e eles vêm do Senhor.

Um dos principais fatores é colocar no Senhor Deus a nossa esperança e confiança para que vejamos as promessas divinas sendo cumpridas no nosso viver. Ele nos olha e conhece todas as nossas fraquezas e provê o necessário para a nossa vida. 

Suas promessas são cumpridas na vida de cada um que busca estar na presença dele de forma que O agrade. O louvor que emana de um coração sincero agrada ao Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

APRESENTAI-VOS A ELE COM CANTO!

Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração”. (Salmos 40.8).

A obediência é uma atitude que nós sempre desejamos ter dos nossos filhos. Quando eles são obedientes sentimo-nos realizados!  O salmista Davi diz da sua alegria em fazer a vontade de Deus, o Pai. ‘Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com canto’. (Salmo 100.2). Nesta recomendação o salmista expressa que servir a Deus com alegria agrada ao Senhor! Quando a lei do Senhor, ou a Sua vontade está dentro de nosso coração o resultado natural é realizar todas as coisas com alegria. Portanto, fazer a vontade de Deus é agradável.

Existe um motivo forte para que em cada manhã ao acordar nos lembremos de dar graças a Deus. Este é o motivo da vida! Se acordarmos é porque estamos vivos! E o dom mais precioso neste mundo é vermos cada amanhecer na presença gloriosa de Deus! Se nos apresentarmos a Ele com canto, logo vamos realizar todas as atividades com alegria. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

EXULTAÇÃO EM DEUS!

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos”. (Habacuque 3.17-19).

O profeta mostra diversas situações adversas que podem acontecer na vida de cada pessoa e cita que mesmo diante de todas elas ele sempre se alegrará no Senhor. Da mesma forma o salmista canta: ‘O Senhor é a minha força e o meu escudo; com todo o coração eu confio nele. O Senhor me ajuda; por isso, o meu coração está feliz, e eu canto hinos em seu louvor’. (Salmo 28.7).

Paulo fala aos cristãos que eles devem se unir ao Senhor e ter alegria nele. ‘Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria’. (Filipenses 4.4). Não é possível deixar de sentir alegria se atentarmos para o grande e completo amor que Deus tem por cada um de nós. Vale recordar: ‘Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja’ (Salmo 37.4). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

LUGAR NO CÉU!

Na casa do meu Pai tem muitos cômodos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito.” (João 14.2).

Nestas palavras de Jesus, muitos creem, pois, para que a promessa se tornasse real, foi necessário que, tudo que aconteceu, após o calvário, se tornasse público. De acordo com a Palavra de Deus, Jesus passou pela morte, mas ressuscitou dentre os mortos com a finalidade de nos dar a Vida. E é justamente por isso que hoje estou mais feliz. Lembrei-me com mais nitidez o momento da minha salvação. A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição.

Você já viveu a experiência de crer em Jesus Cristo como seu Salvador que lhe garante a vida eterna com Deus o Pai? Faça isto agora. Jesus está falando ao seu coração: ‘Hoje mesmo eu garanto um lugar para você no céu’! Que o Senhor Jesus possa abençoar sua vida e que o Amor divino seja uma constante em sua vida. Alegre-se no Senhor e ele concederá o que deseja o seu coração.

Léo Lima

domingo, 12 de janeiro de 2025

PALAVRA QUE DÁ VIDA!

 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles”. (Salmo 139.16)

Hoje estou com o coração diferente. Mas a diferença nem é a maior do mundo, porém, é a mais feliz que se possa imaginar. Estou conversando sobre Jesus com pessoas que amo. E como isso é bom! Quando falamos, pensamos, lemos, ou mesmo meditamos na Palavra de Deus a emoção supera qualquer outra. A Palavra de Deus é viva e produz vida! E a diferença é esta. Palavra viva que dá vida! Eu, desde muito cedo senti isso. Essa alegria em pensar em Deus e no amor que Ele tem por mim. A emoção pura e sobrenatural supera qualquer outra emoção que possamos ter.

Ao criar todas as coisas que existem Deus já sabia desta minha alegria de hoje. E é justamente ter certeza disso que mais emociona. Deus me amou antes mesmo de eu existir. Ele me viu ainda informe conforme disse o poeta no texto inicial. Você que lê estas palavras concorda comigo? Deus me viu antes mesmo de eu estar totalmente formada e ele sabia que hoje eu estaria com o coração repleto do AMOR Dele. Ágape. Amor sem nenhum outro interesse que o de estar junto partilhando da mesma alegria. Amor puro entre pessoas que gostam de estar juntas. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 11 de janeiro de 2025

SANTOS E IRREPREENSÍVEIS!

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós”. (Efésios 1.4).

Se pararmos e fizermos uma retrospectiva sincera das nossas atitudes e pensamentos, chegaremos a uma conclusão clara e assombrosa, a de que estamos muito aquém de sermos ‘santos e irrepreensíveis’. Constatar isto nos mortifica e decepciona!

O apóstolo Paulo recomenda aos cristãos de Éfeso a recordarem que Deus com Sua Onipotência e Onipresença viu-nos e elegeu-nos antes da fundação do mundo. Isto é maravilhoso. Antes mesmo que Ele, o Pai, criasse o céu dos céus, sabia que seríamos redimidos por Seu Filho Jesus.

Você consegue compreender este amor que Deus tem por você? Ele ama você de tal maneira que enviou Jesus Cristo, Seu Filho para dar-lhe o perdão e restaurar a comunhão com Ele. A todo que O busca Jesus concede a salvação a fim de que possa viver eternamente com Deus.

Léo Lima

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

PRAZER EM SERVIR A JESUS!

O que guarda a figueira, comerá do seu fruto; e o que vela pelo seu Senhor será honrado.” (Provérbios 27.18).

Aquele que cuida da árvore frutífera terá os seus frutos como recompensa do seu trabalho. Assim todo aquele que serve com alegria o seu mestre terá o seu prêmio. Jesus como Mestre Maior deve ser honrado por todos que O servem. Servir a Cristo dá prazer além da glória que teremos no céu como recompensa.

O Céu onde Jesus Cristo mora, será a nossa moradia eterna como porção honrosa que o Senhor Jesus nos legou, pois, a promessa é: ‘o que vela pelo seu Senhor será honrado’. Senhor ajuda-me a fazer a Tua vontade no teu serviço. Que o teu Espírito Santo faça da minha vida uma vida que mostre o amor que o Senhor nos deu. Desejo continuar ao serviço do Senhor! Louvado seja o Teu nome!

Léo Lima

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

DEDICAÇÃO TOTAL!

O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade”. (I Tessalonicenses 4.3).

A Bíblia registra fatos de muitos líderes que se dedicaram totalmente ao Senhor. Esdras, o escriba, foi um que buscou conhecer e fazer conhecido o Nome do Senhor.  ‘Esdras havia dedicado a sua vida a estudar, e a praticar a Lei do Senhor, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel’. (Esdras 7.10).

Neste dia é bom lembrar que é preciso fazer o melhor para Deus. ‘O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo’. (Colossenses 3.23-24). Este apelo do apóstolo Paulo mostra como devemos fazer as coisas de coração alegre sim, mas como se fosse para o Senhor.

Léo Lima

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

EDIFICADOS EM CRISTO!

“Nem se deem a fábulas ou genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora”. (I Timóteo 1.4).

No texto, a grande preocupação do apóstolo Paulo, ao escrever ao seu amigo Timóteo, foi de que os crentes de Éfeso estavam se ocupando muito mais de fábulas, de genealogias, esquecendo-se do principal motivo que os unia, Jesus Cristo. Eles estavam usando muito tempo em questionamentos ineficazes, atrapalhando, desta forma, o crescimento espiritual em Cristo Jesus.

Muitas vezes, surpreendemo-nos querendo discutir e questionar assuntos que não tem maior proveito para nossa vida. Vemos então que o nosso tempo está sendo gasto em divagações que nada contribuem para o crescimento da nossa fé. Perdemos momentos preciosos sem que o nosso espírito seja nutrido. Que possamos por em Jesus Cristo nosso desejo de sermos edificados por Ele em seus ensinamentos preciosos. Louvado seja Deus!

Léo Lima

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

GRAÇA QUE PERDOA!

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.  (João 1.14).

Com a expressão graça e verdade, que pode ser traduzida por amor e fidelidade. João proclama que em Jesus Cristo ele reconhece o próprio Deus.

Em primeiro lugar é necessário lembrarmos que a graça é abundante. A graça é a glória de Deus que está disponível para que possamos adorá-Lo e a glória refere-se à presença ativa de Deus para salvar o seu povo.

Logo, o perdão que se manifestou em Cristo Jesus é comunicável a todo aquele que de coração aberto busca conhecer que em Cristo ela é oferecida. Esta graça é inesgotável e o Senhor só está aguardando que cada um vá até a fonte divina e receba desta graça que é oferecida gratuitamente e diariamente.

Léo Lima

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

CÓDIGO DE CONDUTA!

Não coma mel demais, pois você pode vomitar. Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você. A pessoa que diz mentiras a respeito dos outros é tão perigosa quanto uma espada, um porrete ou uma flecha afiada”. (Provérbios 25.16-18).

Uma pessoa inconveniente desagrada. O texto lembra que fazer as coisas em excesso pode provocar dissabores. Desde o princípio Deus deixou regras para uma boa convivência e mais que isto, uma busca da santidade.

As palavras a seguir fazem parte são da parte do Senhor: ‘– Quando julgar alguma causa, não seja injusto; não favoreça os humildes, nem procure agradar os poderosos. Julgue todas as causas com justiça. Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o Senhor. Não guarde ódio no coração contra outro israelita, mas corrija-o com franqueza para que você não acabe cometendo um pecado por causa dele. Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor. Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor’. (Levítico 19.15-18).

Paulo fala sobre este assunto e chama a atenção dos crentes para uma vida de santidade: ‘Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste’. (Efésios 4.25-26;29-30). Que estas palavras de exortação que nos levem a um crescimento espiritual em busca da santidade.

Léo Lima

domingo, 5 de janeiro de 2025

SEDE SANTOS!

E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. (Isaías 6.3).

Isaías estava em um momento, também, milagroso quando através de uma visão ouviu Deus chamando-o para um trabalho especial: ser profeta. E foi justamente durante a visão que ele contemplou a mais magnífica cena em que anjos cantavam à santidade de Deus: ‘Eles diziam em voz alta uns para os outros: ‘Santo, santo, santo é o SENHOR Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!’. Foi neste momento que Isaías viu seu estado de pecado, de impureza e disse: ‘Ai de mim, que vou perecendo porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!’ (Isaías 6.5). Deus imediatamente enviou o seu anjo que lhe tocou os lábios e Isaías sentiu-se puro para poder proclamar todas as palavras que o Senhor lhe falava.

Nós, quase sempre, não conseguimos imaginar a santidade de Deus e por esse motivo não conseguimos perceber o que somos, de fato, diante de Deus. Ele deseja que sejamos santos como Ele.

Você já pensou em estar diante de Deus e contemplar a santidade do Senhor? Ele nos pede: 'Sede santos porque eu, o Senhor, sou Santo'.

Léo Lima

sábado, 4 de janeiro de 2025

NASCER DE NOVO!

Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: – Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?” (João 3.3-4). 

Este texto é uma resposta de Jesus a um diálogo. Ele reafirma o que havia dito. É necessário nascer de novo para entrar no Reino de Deus.

Nascer espiritualmente de novo. Ou seja, ter uma transformação espiritual e permitir que Jesus seja Senhor. Ele faz alusão de que é possível ouvir, sentir, mas é impossível saber de onde vem e para onde ele vai. Assim acontece com todos os novos nascidos do Espírito. Sentimos a presença divina, ouvimos a sua voz.

Se vivemos uma nova vida temos alegria no Senhor através da presença do Espírito Santo em nós. Paulo afirma que: ‘Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá’. (Romanos 14.17).

Léo Lima

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

TUDO CONTRIBUI!

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus”. (Romanos 8.28

Podemos entender que nem sempre os acontecimentos desastrosos em nossa vida são para mal, no mínimo crescemos buscando a presença de Deus e a sua orientação, quando não nos debruçamos sobre a Bíblia para sugar o que o nosso Deus e Pai tem de melhor para nos oferecer. Podemos ver que é necessário não termos as coisas de forma muito fácil, é preciso ir mais fundo para ficarmos fortalecidos.

Portanto, ter raízes fundamentadas no amor, na vontade e na Palavra de Deus proporcionam a força e a determinação tão necessárias a um começar de novo. E mesmo que venham as decepções ou até a queda momentânea, é necessário reconhecer que diante das grandes dificuldades, se a pessoa está firmada em Deus, vai crescer e poderá glorificá-lo em um grande recomeço.

Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo.” (Josué 3.7). É justamente este, serei contigo, que nos motiva a prosseguir!

Não haverá proveito se você reconhecer que é necessário começar de novo, mas não reagir, não tomar as atitudes necessárias para que isto ocorra. Se permanecer estático, continuará sem saber o que poderia ocorrer. É preciso determinação para reagir diante de novos propósitos que podem e devem ser feitos e, acima de tudo, mostrar toda vontade diante dos obstáculos que a vida nos aplica. Lembrando, tudo contribui para o bem!

Léo Lima

PERDÃO REAL!

“ Antes de a lei ser dada, já existia o pecado no mundo; porém, quando não existe lei, Deus não leva em conta o pecado. Mas, desde o tempo d...