sexta-feira, 30 de abril de 2021

GLORIFICANDO

Deus, o Senhor Deus, fala e chama todos os moradores do mundo, de um lado da terra ao outro. Deus brilha lá de Jerusalém, a cidade de perfeita beleza. O nosso Deus está chegando, porém não chega em silêncio. Um fogo destruidor vem na sua frente, e em volta dele há uma violenta tempestade. Ele chama o céu e a terra como testemunhas para assistirem ao julgamento do seu povo. Ele diz: - Reúnam aqueles que são fiéis a mim, aqueles que fizeram uma aliança comigo, e, como sinal, ofereceram um sacrifício. Os céus anunciam que Deus é justo e que ele mesmo é quem vai julgar”. (Salmo 50.1-6).

Este salmo é um chamado feito para lembrar que o Senhor irá julgar todos os moradores do mundo. Será uma prestação de contas. Somos responsáveis diante de Deus por nossas ações. A mensagem é para todos os seres humanos em todos os lugares. Um alerta para que todos se preparem.

Será uma vinda nada silenciosa, pois Ele virá com a palavra final. O julgamento será um acontecimento inevitável. Ele chama os seus fiéis para que estejam juntos. O grande dia do Senhor será terrível e maravilhoso. Eis que todos nós veremos o salvador e o glorificaremos.

Todos se ajoelharão diante do Rei dos reis. Paulo escreveu: ‘Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai’. (Filipenses 2.9-11). Neste evento os céus declararão a glória de Deus. Glória, pois a Ele eternamente.

Léo Lima

quinta-feira, 29 de abril de 2021

HARMONIA

Para o malvado, fazer o mal é divertimento, mas a pessoa sensata encontra prazer na sabedoria. Quando o mau tem medo de alguma coisa, é isso mesmo o que lhe acontece, mas a pessoa direita consegue o que deseja. Vem a tempestade e acaba com os maus, porém os honestos continuam sempre firmes”. (Provérbios 10.23-25).

O texto de hoje nos lembra a diferença que existe entre as pessoas bem-intencionadas e as que têm intenções obscuras. Para aqueles que desejam uma vida correta e procuram viver de acordo com as normas de uma sociedade organizada eles vivem privilégios especiais.

Os bem-intencionados são vistos com prazer entre aqueles que o conhecem. Já os que buscam na maldade a maneira de se divertir estes serão castigados e viverão inquietos. A Palavra de Deus precisa ser anunciada para que todos fiquem sabendo que Deus ama a todos, mas se aborrece com a prática do mal.

Para todos que procuram uma vida em harmonia com todos e buscam fazer o bem a todos como a Bíblia ensina, eles seguirão firmes e terão alegrias. Mesmo que ‘Vem a tempestade e acaba com os maus, porém os honestos continuam sempre firmes’.

Léo Lima

quarta-feira, 28 de abril de 2021

BONANÇA

Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”. (Mateus 8.26-27).

Estas palavras de Jesus se deveram ao fato de que ele e seus discípulos enfrentavam uma tempestade no mar. Era madrugada e eles estavam apavorados com os fortes ventos e Jesus dormia. E ao ser acordado Jesus perguntou-lhes: ‘Por que sois tímidos, homens de pequena fé?’.

Deus sempre se mostrou um Pai Amoroso. Nesta porção Moisés falava ao povo para que eles tivessem coragem e força, pois Deus era o guia naquela jornada para a terra prometida. ‘Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará’. (Deuteronômio 31.6).

O salmista enaltece ao Senhor por seus feitos grandiosos, pois em meio a tempestade Ele acalma a tormenta e acalma as ondas do mar. ‘Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança; e, assim, os levou ao desejado porto’. (Salmo 107.29-30). Adoremos ao Senhor por seus feitos maravilhosos.

Léo Lima

terça-feira, 27 de abril de 2021

CONFIANÇA

Os que obedecem a Deus verão isso e ficarão com medo; eles vão rir de você e dizer: ‘Vejam um homem que não pedia a Deus que o protegesse. Ele só confiava na sua grande riqueza e procurava segurança na sua própria maldade’. Porém eu sou como uma oliveira verde, que cresce perto da casa de Deus; eu confio no seu amor para sempre e sempre. Ó Deus, eu sempre te louvarei pelo que tens feito; na presença dos que são fiéis a ti anunciarei que tu és bom”. (Salmo 52.6-9).

Este salmo mostra uma das intrigas cometidas contra o rei Davi. A maldade das pessoas busca com que elas façam crueldades uns aos outros. Já aqueles que obedecem a Deus percebem isto e temem, mas não se deixam enfraquecer.

Já o poeta Davi mostra que ele está firmado em Deus e sente que o Senhor o protege de todos os males que possam fazer contra ele. Mostra ainda que a sua confiança está somente em Deus para sempre. Ele diz que buscará no Senhor o seu refúgio. O profeta Isaías mencionou que: ‘Porque foste a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque dos tiranos o bufo é como a tempestade contra o muro’. (Isaías 25.4).

Davi prometeu a Deus louvar constantemente o Nome Santo do Senhor e mostrou a todos que somente o Senhor é Deus e que Ele cumpre suas promessas. Promete ainda dar testemunho do Senhor a todos. Que possamos ter esta confiança na proteção divina e que somente o Senhor seja o nosso refúgio. Glorifiquemos, pois a Deus em cada momento da nossa vida.

Léo Lima

segunda-feira, 26 de abril de 2021

GRANDIOSO ÉS TU!

Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. 4Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 5Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (Eclesiastes 11.3-5).

Senhor ensina-nos as Tuas coisas! O ser humano tem atingido um grau de inteligência surpreendente, e isto é verificável quando grandes estudiosos ou cientistas chegam a extasiantes conclusões que deverão servir para beneficiar diretamente o ser humano. Que lhe dará uma melhor qualidade de vida.

Entretanto, este mesmo homem, de privilegiada inteligência, quando se coloca na posição de questionar a obra da criação, ou o funcionamento dos acontecimentos naturais que envolvem a terra, muitas vezes, sente-se frustrado, pois existem questões em que o Senhor deixa que fiquemos sem resposta: ‘Qual o caminho do vento?’

Mas se deixarmos que este mesmo vento toque suavemente nosso corpo teremos a sensação de grato bem-estar. É preciso que nos prostremos ante a face do Senhor em adoração! Senhor criador, nós te adoramos!

Vale recordar do hino: Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado, contemplo a tua imensa criação, O céu e a terra, os vastos oceanos fico a pensar em tua perfeição. Então minha alma canta a ti, Senhor: ‘Grandioso és tu! Grandioso és tu’! Então minha alma canta a ti, Senhor: ‘Grandioso és tu! Grandioso és tu’!

Léo Lima

domingo, 25 de abril de 2021

REGANDO VIDAS

Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará”. (Eclesiastes 11.3).

Quando percebemos densas nuvens no céu podemos aguardar a chuva. Ela deverá cair e não é só isso, ela cai e é vital para a vida. Ela distribui a vida por onde chega proporcionando alegria em tudo que toca. A não ser uma tempestade que causa destruições. E como nos assusta!

Se uma árvore cai e não for retirada por alguém, ela ficará no mesmo lugar e não terá nenhum valor. Assim, no nosso viver precisamos, como a água, ir alegrando os lugares por onde passamos. Precisamos regar as vidas que estão próximas a nós. Precisamos dar a mão ao que sofre. Pão ao que tem fome. Água ao que tem sede.

Temos tudo para fazer isto, pois Jesus quando transformou nosso viver. Ele deu-nos em abundância a água viva. Portanto, é preciso que saiamos e compartilhemos desta água que dá nova vida ao que tem sede de salvação. É nossa responsabilidade distribuirmos desta água viva.

E você, já bebeu desta água viva? Se ainda não, este é o momento para deixar que ela inunde seu ser para sentir que jamais você terá sede de paz, sede de alegria, sede de justiça, pois Deus, em sua infinita misericórdia está pronto para dar-lhe o perdão e vida eterna. Jesus ama você!

Léo Lima

sábado, 24 de abril de 2021

AMOR MOTIVADOR

O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. (João 3.8).

Neste texto Jesus estava exemplificando a atuação do Espírito Santo na vida do homem salvo. Este estado é muitas vezes incompreensível para nós em nossas limitações. Jesus mostra que um acontecimento da natureza, como o vento que as pessoas não conseguem compreender sua origem, de onde vem e para onde vai.

O vento passa deixando no seu sopro até uma mescla de medo, algumas vezes. ‘O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito’. Como é bom lembrarmos que somos cheios do Espírito Santo de Deus e que precisamos compartilhar este gostoso estado de alma!

O apóstolo Paulo disse que a alegria que o cristão sente é muitas vezes inexplicável e incompreensível que: ‘a paz de Deus, que excede todo o entendimento’. (Filipenses 4.7a). Existem muitas pessoas que desejam conhecer Jesus para viver este amor, desfrutar desta alegria e paz que Ele concede ao pecador arrependido.

A sua vida pode ser como o vento, não o vento que simplesmente passa e destrói, mas aquele que proporciona mudanças pelo caminho que percorre e que abranda o calor. Alivie a angústia daqueles que estão próximos a você.

Que o amor de Jesus Cristo seja o motivador da sua vida e que o Espírito Santo esteja sempre dentro do seu ser preenchendo toda a sua alma. Entregue sua vida ao Senhor agora e Ele fará com que você seja como o vento calmo que percorre os caminhos de Deus.

Léo Lima

sexta-feira, 23 de abril de 2021

MEDO SOB CONTROLE

O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém”.  (Salmo 27.1).

A Bíblia diz que grandes homens sentiram medo. As circunstâncias da vida às vezes são assustadoras e é até apropriado ficar com medo. Podemos ter duas reações perante o medo, permitir que ele nos domine ou para aqueles que creem em Deus é buscar o auxílio do Senhor.

Davi o grande rei e poeta no salmo mais conhecido finalizou falando que gostaria de viver junto ao Senhor todos os dias da sua vida. ‘Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias’. (Salmo 23.6).

Em outra situação Davi disse que pediria a Deus e buscaria morar com o Senhor cada momento da sua vida. Como é bom manter esse desejo ardendo em nosso ser. ‘Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo’. (Salmo 27.4).

Tempos depois o Senhor falando ao seu povo através do profeta Isaías disse - Não tenham medo. Como é maravilhoso pensarmos que o Senhor prometeu estar conosco, nos ajudar, nos sustentar e, acima de todo dar-nos forças na nossa jornada. ‘Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça’. (Isaías 41.10).

                                                                    Léo Lima

quinta-feira, 22 de abril de 2021

PROMESSAS

Quanto mais você se preocupar, mais pesadelos terá; e, quanto mais você falar, mais tolices dirá. Assim, quando você fizer uma promessa a Deus, cumpra logo essa promessa. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir”. (Eclesiastes 5.3-5).

Cumprir promessas é uma qualidade que deve ser cultivada por todos. Conforme o texto Deus não se alegra da pessoa que promete e não cumpre. A nossa palavra deve ser cumprida: ‘Quando você fizer uma promessa ao Senhor, nosso Deus, não demore a cumpri-la. Deus exige que a promessa seja cumprida; e é pecado deixar de fazer aquilo que você prometeu. Não é pecado deixar de fazer uma promessa a Deus; mas, se você, por vontade própria, fizer uma promessa, então deverá cumpri-la sem falta’. (Deuteronômio 23.21-23).

A palavra deve ser dita com cuidado para que não firamos ninguém com elas. Salomão advertiu que não devem fazer promessas tolas ao Senhor. Para aquele povo quando se fazia um voto a Deus era algo de muito sério. ‘Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios, e cumprirei o que prometi’. (Jonas 2.9a).

Portanto, que a nossa palavra seja: ‘sim, sim e não, não’. Foi isso que Jesus ensinou. ‘Que o ‘sim’ de vocês seja sim, e o ‘não’, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno’. (Mateus 5.37).

Léo Lima

quarta-feira, 21 de abril de 2021

PENSAMENTOS

Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto. Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente. O Senhor Deus diz: ‘Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus’”. (Isaías 55.6-9).

Este texto faz com que pensemos na importância que Deus dá a cada servo que O busca. Ele incentiva a que busquemos a Ele. A palavra é para que todos mudem seu modo de pensar e a maneira de viver. Se a pessoa se voltar para Deus é certo que Ele perdoa e tem compaixão.

Neste texto ainda é possível entender a grandiosidade do amor divino que tem pensamentos elevados para cada servo que O busca de coração. Deus tem pensamentos elevados para nós, mas o mais importante é que Ele sabe tudo que pensamos ou sentimos.

Davi expressou a Deus seus pensamentos e em gratidão ele cantou as maravilhas que vive, sabedor que o Senhor o protegia. ‘Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos’. (Salmo 139.1-2). Que possamos encontrar o Senhor e reconhecer o quanto somos amados por Ele.

Léo Lima

terça-feira, 20 de abril de 2021

CONFISSÃO

Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona. Quem teme o Senhor é feliz, mas quem se revolta contra ele cairá na desgraça”. (Provérbios 28.13-14).

Paulo diz que todos pecaram e estão separados de Deus por isso.  O texto inicial diz que a pessoa que tenta ocultar seus pecados não terá sucesso na vida. E o apóstolo João confirma quando diz: ‘Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade’. (I João 1.8-9).

Uma das formas de confissão é falarmos com pessoas que vão nos ajudar com orações, pois elas têm poder. ‘Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder’. (Tiago 5.16). A um coração arrependido Deus se compadece e perdoa.

Já é próprio da natureza humana pecar e esconder ou ignorar seus erros. Admitir um erro é o primeiro passo para o perdão. Abandonar os pecados é a resposta que Deus espera de cada um. Ele espera que a pessoa dê o primeiro passo em direção ao perdão que é a confissão.

Léo Lima

segunda-feira, 19 de abril de 2021

CORREÇÃO

É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. Quando os maus estão no poder, o crime aumenta; mas as pessoas honestas viverão o suficiente para ver a queda dos maus. Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha”. (Provérbios 29.15-17).

O texto inicial lembra que é bom corrigir a criança. Para aqueles que têm a felicidade de conhecer o pai celestial sentem como é bom ser corrigido pelo Senhor. ‘Feliz é aquele a quem Deus corrige! Por isso, não despreze o castigo do Deus Todo-Poderoso’. (Jó 5.17).

Outra recomendação aos pais é a de Paulo lembrando que é bom corrigir, mas se esta correção causar revolta é preciso buscar na Palavra de Deus a forma correta. ‘Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos’. (Efésios 6.4).

Desejamos ser respeitados. Mas para que isso aconteça é necessário saber respeitar. Paulo nas suas recomendações a Timóteo disse: ‘Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito’. (I Timóteo 3.4). O servo de Deus tem o dever de ter como prioridade o respeito a todos.

 Léo Lima

domingo, 18 de abril de 2021

BRILHO CELESTE

Não se revolte por causa dos maus, nem tenha inveja deles. Os pecadores não têm futuro; eles são como uma luz que está se apagando”. (Provérbios 24.19-20).

Sem futuro e sem luz. Jesus como a luz do mundo disse: ‘De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida’. (João 8.12). Ter a luz em nós é um privilégio dado por nosso Mestre. Jesus afirmou ser a luz do mundo e prometeu que os seus seguidores não andariam em trevas.

Já o apóstolo Paulo nos orienta a que tenhamos cuidado de não apagarmos o Espírito Santo que deixa a entender que este nos daria a luz do Senhor. Ele pode nos iluminar, mas se não tivermos cuidado podemos ter a escuridão. ‘Não extingais o Espírito’. (I Tessalonicenses 5.19).

Vale recordar e viver a profecia que diz: ‘Levante-se, Jerusalém! Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do Senhor está brilhando sobre você. A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do Senhor está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus’. (Isaías 60.1-2).

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...