quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

ÚLTIMO DIA DE 2020!

Esta poesia já compartilhei em outras ocasiões, mas não me sinto capaz em  deixa-la de lado no último dia do ano. Temos 365 dias no ano que se inicia amanhã. Este ano que termina foi um ano totalmente diferente e pode-se dizer, inigualável. Questões são formuladas a cada dia que passa. PANDEMIA. Nome que assusta. Hoje é dia para olhar como foi e como poderá ser o ano que amanhecerá. Que possamos pensar e colocar todos os dias que teremos de presente para adorarmos de coração limpo ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Louvado seja Deus! LÉO LIMA

 Último dia...

Genuflexo e pensativo
O homem permanece introspectivo,
Mescla de alegria que logo fenece...
Quando aos seus olhos aparece, em meio aos abrolhos,
O seu dia a dia, que anoitece.
Lentamente escurece...
O ano termina.
E ele se recrimina, se amofina, até desatina...
Descem as lágrimas que são como rimas da sua dor.
Do seu amargor.
Em dissabor somente o ser descontente:
“Que hei feito deste ano? Foram muitos os desenganos...”
“Quanto, meu Deus, deixei de fazer, do Teu nome engrandecer?
Quantas vezes Senhor, deixei-me levar pelo verbo Negar!
Pelo Verbo Divagar...
Sem conjugar
O verbo Perceber, o verbo Conceder, o verbo Compartilhar,
O verbo Retroceder, o verbo AMAR!
Oh, Senhor! Perdoa esta criatura, que Te fez muitas juras,
Que mais Te procura quando sofre agruras!
“Que a partir deste alvorecer possa eu permanecer
Contigo somente ir vivendo, de tudo me desprendendo.
E que a todo amanhecer possa eu agradecer
Sem muito a recriminar. Sem muito a chorar.
Sabendo-Te ao meu lado falando, ou mesmo calado.
Que eu compreenda e à Tua vontade me renda.
Pois sei, terei como prenda um louro singular, imorredouro em Teu lar.
Seja o meu dia a dia deste ano que inicia
Neste dia que anuncia sempre um tesouro pela Tua companhia!

Léo Lima

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

CONVITE À CEIA

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”(Apocalipse 19.9).

As raras vezes que imaginamos a nossa vida no céu sentimos estranha e ansiosa expectativa nos dominando. Talvez porque este pensamento esteja intimamente ligado à morte física. Entretanto, tudo que nossa imaginação puder nos dar é quase nada ante o que existe no céu. Diz a Escritura que existe festa no céu quando um pecador se arrepende. Mas a festa especial será as bodas do Cordeiro. Esta festa, acreditamos, irá acontecer quando do encontro de Jesus Cristo com a Sua Igreja redimida.

O que fazer para participar desta festa? Todas as pessoas são chamadas, sem distinção. Todos são convidados. Porém, somente aqueles que estiverem vestidos com roupas lavadas pelo sangue do Cordeiro, os que se arrependeram dos seus pecados e aceitaram o sacrifício de Cristo, é que farão parte neste triunfante e glorioso banquete. O banquete dos remidos! E como serão felizes!

Quando o anjo diz: ‘Estas são as verdadeiras palavras de Deus’ ele declara que a promessa desta maravilhosa festa se cumprirá. Ela será revestida de júbilo e louvor ao nosso Deus. Tudo que fizermos para continuarmos no caminho que conduz a Deus é quase nada, comparado com a singular promessa de que, aqui mesmo, já temos uma vida plena no Senhor. Os que confiam no Senhor já têm uma vida que reflete a paz que Cristo dá. Vida que agrada a Deus. Um dia fomos tirados das trevas para a maravilhosa luz que estamos vivendo. Louvemos ao Rei dos reis!

Léo Lima

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

MUITO A AGRADECER...

Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”. (Salmo 126).

'Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria'. É assim que fica a mulher quando nasce um filho. No salmo a ocasião era outra. 

A comemoração foi motivada por que o povo de Deus havia recebido do Senhor o livramento da prisão em que se encontravam. Sim grandes coisas fez o Senhor por aquele povo.

Assim é para todas as mulheres que recebem a dádiva de ser mãe, a cada dia podemos contar e cantar as bênçãos que nosso Deus nos dá. Para uma mãe a alegria é sempre crescente por seu rebento. 

Este tem sido um ano totalmente diferente. Dúvidas, receios e a angústia afligindo a humanidade. A guerra invisível. O inimigo invisível. Sim, temos muito a agradecer por tantos benefícios que o Senhor nos tem permitido viver. ‘Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres’.

Léo Lima

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

QUE TODOS TE LOUVEM!

Ó Deus, tem misericórdia de nós e abençoa-nos! Trata-nos com bondade. Assim o mundo inteiro conhecerá a tua vontade, e a tua salvação será conhecida por todos os povos. Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem! Que as nações se alegrem e cantem de alegria porque julgas os povos com justiça e guias as nações do mundo! Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem! A terra deu a sua colheita; Deus, o nosso Deus, nos tem abençoado. Ele nos tem abençoado; que os povos do mundo inteiro o temam”! (Salmo 67).

Neste salmo Davi canta as muitas vitórias que o povo de Deus estava vivendo. Ele desejava que o mundo inteiro soubesse que Deus abençoa e supre aqueles que O buscam. Queria também, que a vontade de Deus fosse conhecida no mundo inteiro.

Hoje, vivemos mais um dia em que devemos comemorar a vida que é um presente divino. Como mostramos nossa alegria diante do cumprimento da promessa de Deus em enviar Seu Filho para ser o salvador da humanidade?

Jesus chegou e cumpriu todo o plano de Deus e nos oferece a salvação após seu triunfo na cruz do calvário e a ressurreição que selou nossa adoção. Que possamos mostrar ao mundo nossa alegria pelas bênçãos que Deus nos tem oferecido. Que neste final de ano nossa oração seja a mesma de Davi: ‘Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem’!

Léo Lima

domingo, 27 de dezembro de 2020

PALAVRA DE VIDA

Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele seu desespero, mas não seu arrependimento”. O salmista na Palavra de Deus diz: ‘Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti’. Quando eu consigo guardar porções da Bíblia em meu ser minha vida fica na dependência do Senhor e toda aflição se ausenta.

Dr. Spurgeon disse na frase inicial que é a Palavra de Deus que realiza a transformação na vida do ser humano. É preciso que nos alimentemos deste precioso legado divino para nossas vidas. É através da reflexão da Bíblia que sentimos a força avassaladora do pecado em nós e nos arrependemos.

Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele seu desespero, mas não seu arrependimento’. Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

Léo Lima

sábado, 26 de dezembro de 2020

AGUARDANDO O SENHOR!

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).

Desde o nascimento Jesus Cristo deixou o mundo inteiro maravilhado. Foi tão especial a sua vinda ao mundo que marcou os tempos. Tudo que se fez e faz é Antes ou Depois de Cristo. Jesus, para os que o recebem como salvador, dá uma vida de paz e alegria ‘que excede todo entendimento’. Ele está a interceder diante do Pai em favor da salvação de todos.

Sabemos da história e dos fatos como narrou o profeta Isaías e que se cumpriram conforme narram os evangelhos. Desde os pastores que foram adorá-lo até os magos que vieram do oriente. Nós, através fé, conhecemos a vida de Jesus, e reconhecemos ser ele o Deus forte que suportou a cruz. Mais que a cruz, suportou a separação do Pai. Nós podemos cantar em alto e bom som que ele ressuscitou!

Eis que é urgente, pois o Senhor não tarda a voltar. É necessário anunciar Seu Nome Precioso para que o mundo veja que, toda a terra se calará diante do soberano Senhor ‘Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra’. (Habacuque 2.20). Ajoelhe-se de alma para que o Senhor possa abençoar a sua posteridade. Só o Senhor é Deus.

Somos parte dos que esperam por Ele e depositam sua confiança em Deus, do mesmo modo como havia pessoas que esperavam a redenção por ocasião da Sua primeira vinda conforme (Lucas 2.25,38): ‘Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém’. O que estamos fazendo com o nosso tempo  enquanto aguardamos a volta de Jesus Cristo?

Léo Lima

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

MEU PRESENTE!

Estamos no dia em que se comemora o Natal. Minha mensagem de hoje é uma poesia que escrevi na década de 1970 e é parte do livro 'Vê'. Que Deus possa dar a PAZ que você necessita e que se encontre o Senhor neste dia em que se comemora o aniversário que marcou o mundo, pois existe o antes e o depois de Jesus Cristo. Louve ao Senhor por todo amor. Ofereça-lhe seu coração! Que Deus abençoe a sua vida!

 MINHA OFERTA

Senhor, entristecida indago: 

‘Que posso Te ofertar?’

Estou agradecida.

É o dia do Teu Natal.

A humanidade a se irmanar

Esquecendo o mal

Festeja o Deus Menino, tenro, Pequenino...

Se esquece do Operário

De mãos calejadas... Vai

Em Seu itinerário

Em Seu mister só fazer o que o Pai quer!

Se esquece do Mestre Maior.

Do Medico Melhor.

O Amigo de toda hora.

Da voz calma, sonora que convida o leigo para segui-lo.

Do olhar meigo...

O Mestre que operava milagres:

A mortos ressuscitava, cegos podiam ver,

Paralíticos andar.

Dar de comer a uma multidão

Com alguns peixes e um pouco de pão...

Mestre que após lutas calado, nunca disputa

Mas diz ao Senhor Deus:

"Não se faça a minha, mas a Tua vontade."

Se esquece que Ele sofreu...

A morte chegando vinha

O grande peso da humanidade...

Ressuscitando afinal voltando ao Lar celestial!

Que posso eu Te ofertar

Neste dia precioso?

Uma fortuna em ouro...

Se o mundo todo é Teu?

Do Tempo És Senhor, Deus Grandioso!

Que posso dar-Te de meu além de todo amor?

Não é num Natal de um dia.

Mas adorar-Te no dia a dia.

No meu coração brotou uma rosa de gratidão

Com pétalas que não secam, pois estão sendo regadas

Com água de Fonte pura do Teu amor e ternura.

Estão sendo tratadas por mãos que não pecam.

Eis minha oferta: Dou-te o que sou Senhor mais a Flor do Teu Amor!...

Léo Lima


quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

AMOR EM AÇÃO

Este é um mês bastante festivo. Comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, aclamado por anjos do céu! Compartilho uma poesia que meu pai escreveu e que é parte do livro 'Vê'. Léo Lima

 Amor Comprovado

 Na ampulheta do tempo
E desígnios Divinos
É chegado o momento.
E se cumprem profetas
Que divisam além
Esse dia glorioso
Em que Deus,
Deus de amor
Vai descer das alturas
Às mais vis criaturas
Que Ele tanto amou. 
Na humilde Belém
Que suas portas fechou
Ao pobre casal
Cansado e ansioso
Por mínimo repouso
Depois da jornada
Já raia esplendente
A estrela luzente
Que ao mundo anuncia:
Nasceu de Maria
O Filho de Deus.
E o coro celeste
De anjos e arcanjos,
Entoa, estrugem nos ares
Magnífico louvor.
A Deus toda glória
Nas grandes alturas
E aos homens na terra
Haja paz e harmonia
Pois Deus todos ama!
                                Amil Edram

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

CONFIANÇA

A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida”(Provérbios 3.16-18).

É muito bom contemplarmos a confiança de uma criança. Ela deposita toda a sua certeza em seus pais e amigos. Ela busca mostrar de forma natural seus sentimentos. Nós precisamos aprender com elas a termos esta tranquilidade e segurança quando se trata de nossa convivência com Deus. A paz que Deus oferece é maior que se pode imaginar.

É preciso confiar que Deus proverá a fé que precisamos ter. Deus mesmo promete dar-nos tudo que vier a nos faltar. A paz anda paralela à sabedoria e à confiança. Conforme os versículos.

Nada melhor que nos espelharmos nelas para aprendermos a confiar. Se tivermos Deus residindo em nós, logo teremos a sabedoria e a confiança que a criança nos ensina. Deus dá gratuitamente paz, confiança, alegria e assim percorreremos caminhos de delícias quando encontrarmos a paz do Senhor.

Nosso caminho, muitas vezes, oferece espinhos, outras vezes mostrará decepções, e até uma vontade de ser fraco, pois é árduo o ter que relacionar-se com algumas pessoas. Somente quando estamos nos caminhos do Senhor, percorrendo a estrada da sabedoria divina, indo e fazendo o que Jesus faria, teremos paz.

Léo Lima

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

VITÓRIA COMPLETA!

“Então Moisés e os israelitas cantaram esta canção ao Deus Eterno: Cantarei ao Deus Eterno porque ele conquistou uma vitória maravilhosa; ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar”. (Êxodo 15.1).

Este cântico é resultado de uma grande vitória do povo de Israel. Eles sofreram após viver como heróis no Egito como resultado da liderança de José. Mas o tempo foi passando e novos governantes começaram escravizá-los muito e com muita crueldade. Eles viveram uma escravidão opressora e agora estavam sendo libertos por Deus!

Vemos o início de um cântico que o grande líder Moisés cantou após viver o livramento do Senhor. ‘O Senhor é a minha força e o meu cântico’.  Ele canta a sua alegria pelas vitórias no Senhor! Israel via a grande mão do Senhor operando sempre que se fazia necessário.

Vitória indiscutível do povo de Deus. O cântico triunfal e cheio de júbilo mostra a grandiosidade deste livramento cheio de milagres e agora marchava rumo à liberdade, sem nenhuma opressão, livre para ser continuamente guiado por Deus. Disse Moisés em seu cântico: ‘O Senhor reinará eterna e perpetuamente’. v.18. O sonho estampava-se em seu canto, construir uma grande nação, viver em um lugar onde leite e mel jorravam nesta promessa de Deus. Eles começaram a contemplar e a sentir na longa caminhada que faziam. A vitória foi completa.

Léo Lima

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

TUDO PASSA

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de procurar e tempo de perder”. (Eclesiastes 3.1,6a).

Hoje é tempo de quê para você? Tempo de procurar alguma coisa ou tempo de perder algo precioso? Procuramos a cada dia muita coisa. Como por exemplo, a nossa juventude que se vai gradativamente. Ou mesmo um bem precioso que perdemos.

É bom que nos recordemos que tudo que ganhamos nesta vida como os bens materiais, os diplomas, o poder, as honras nada irá conosco para sempre. Jesus disse que: ‘O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira’? (Marcos 8.36). É preciso que pensemos nesta verdade.

É muito melhor perdermos um bem material e procurarmos fazer a vontade de Deus para que vivamos eternamente com Ele: ‘E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre’. (I João 2.17). Que assim possamos fazer.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...