sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

VITÓRIA

Deus disse: – Eu irei com você e lhe darei a vitória.” (Êxodo 33.14).
Esta é uma das promessas mais preciosas que temos. Deus conosco por onde quer que andemos. Dr. Spurgeon disse sobre isso: ‘Algumas vezes temos de sair nossa morada, porque não temos aqui casa permanente. Muitas vezes sucede que, quando nos sentimos mais satisfeitos num lugar, somos dele tirados repentinamente. Aqui temos o antídoto para este mal. O Senhor nos acompanhará. A Sua presença, que inclui o Seu favor, e comunhão Consigo, o Seu cuidado e poder, sempre estarão conosco, em cada uma das nossas marchas. Isso significa mais do que diz, porque, em verdade, isto é tudo. Se Deus está conosco, possuímos o Céu e a Terra. Vem comigo, Senhor e envia-me até onde quiseres’.
A voz do Senhor continua a repetir: ‘Eu irei com você e lhe darei a vitória’. A promessa é completa. A presença constante do Senhor onde quer que estejamos e a vitória que sobrepuja nossa imaginação. O convite é para que confiemos no Senhor independente do lugar que estivermos. A vitória virá! Louvado seja Deus!
Léo Lima

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

FESTIVIDADES


"Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo; andará, ó Senhor, na luz da tua face." (Salmos 89.15).
A situação de um povo depende de muitas circunstâncias que o envolve, e que possa estar predominando, como por exemplo, o seu modo de viver, sua cultura, religião e outros fatos relevantes. Na época em que o texto foi escrito, aconteciam cultos pagãos que exigiam o sacrifício de crianças e aquele tipo de ritual era assustador.
Entre o povo de Israel o rei Davi estava cantando, exaltando ao Senhor e lembrando que em meio a tanta desventura existente havia um povo que com vivas de júbilo louvava ao Senhor. Povo que prestava culto ao Senhor dos Exércitos e na presença dele vivia e era feliz.
Pouca coisa mudou apesar do progresso. Vivemos momentos de angústia, pois o número de pessoas mal intencionadas cresce assustadoramente, e suas façanhas estão a degradar e a entristecer a muitos.
É necessário, que o nome, o amor, a salvação de Jesus sejam proclamados com urgência, pois o povo, a nação que tem temor e amor a Deus único e verdadeiro, e que através da salvação de Jesus, é feliz. É uma nação que irá prosperar. Este povo terá a alegria de andar na luz da presença de Deus.
Feliz o povo que te adora com canções e que vive na luz da tua presença!’ Para ser feliz e estar na presença do Senhor faz-se necessário a união das pessoas para que juntos, por amor e no amor de Deus, as coisas sejam modificadas.
Léo Lima

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

SEGURANÇA


Guarda-me, ó Deus, pois em ti eu tenho segurança! Eu disse a Deus, o Senhor: -Tu és o meu Senhor; tudo o que tenho de bom vem de ti. Como são admiráveis as pessoas que se dedicam a Deus! O meu maior prazer é estar na companhia delas. Aqueles que correm atrás de outros deuses trazem muito sofrimento para si mesmos. Eu não tomarei parte nas suas ofertas de sangue, nem adorarei os seus deuses. Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida. Como são boas as bênçãos que me dás! Como são maravilhosas! Eu louvo a Deus, o Senhor, pois ele é o meu conselheiro, e durante a noite a minha consciência me avisa. Estou certo de que o Senhor está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar. Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro, porque tu, ó Deus, me proteges do poder da morte. Eu tenho te servido fielmente, e por isso não deixarás que eu desça ao mundo dos mortos. Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.” (Salmo 15).
Uma oração em forma de cântico é o que é este salmo. Davi enaltece a segurança que o Senhor lhe dá. Assim deve ser nosso coração. Devemos ter em nós a alegria da presença divina em nós. o Senhor é quem nos dá condições para vivermos em segurança. A alegria é somente o resultado desta presença constante em nós.
Davi diz ‘tudo que tenho vem de ti’ e é esse reconhecimento tão necessário para que nossa alegria no Senhor seja real e constante. Toda afirmação do poeta neste hino mostra sua gratidão por ter o Senhor tão perto de si orientando cada passo que ele possa dar.
Léo Lima

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

DEUS CONOSCO


“Deus disse: Eu irei com você e lhe darei a vitória. (Êxodo 33.14). Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas”. (Salmos 23.2).
Estar na presença de Deus é o que muitas pessoas ambicionam. Entretanto, nem todos têm a certeza de poder desfrutar desta grande alegria. E como afirmou Stela Dubois: ‘Nenhum caminho é áspero demais, porque ele o palmilhou primeiro. Nenhum lugar é solitário na sua companhia’! É esta a situação de todos os que confiam no Senhor e andam na presença de Deus. ‘Eu irei com você e lhe darei a vitória’, esta promessa infunde em nosso coração a alegria de que, quem está na presença divina seja em pensamentos, atos ou palavras, tem a vitória.
Esta é a situação do salvo por Jesus Cristo. Ele vive dirigido por Deus e crê na vitória que certamente o Senhor lhe proporcionará. Ele crê que terá pastos verdes para caminhar, mesmo que as dificuldades venham.
O salmista afirma que Deus fará que ele siga por lugares cheios de paz, cheios de alento. Sente que pode enfrentar todas as situações que lhe advenham. Crê que o Senhor é aquele que está sempre pronto a, se preciso, levar nos braços seus filhos. Como é bom esperar no que estas palavras dizem! Para isso é necessário entregar e confiar sua vida nas mãos do Senhor Jesus que Ele fará com que seus passos sejam dirigidos por lugares tranquilos.
Léo Lima

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

PRESENÇA REAL


“Deus será convosco.” (Gênesis 48.21).
Jacó estava vivendo seus últimos momentos. Entretanto, ele disse a José suas últimas palavras que repercutiram e soam até hoje: ‘Deus será convosco’. Para José aquelas palavras foram um refrigério ao seu coração, pois seu pai estava indo morar com Deus e ele deixava a bênção da presença divina.
Mesmo que sejamos pobres ou cheios de problemas a presença do Senhor nos dá forças suficientes para prosseguirmos. Se estivermos na presença do Senhor vamos seguros, porque nada pode danificar os que caminham debaixo da sombra do Pai. ‘Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre’. (Salmo 16.11).
Não somente Deus está conosco, mas será conosco como indivíduos e principalmente como famílias. Jesus é chamado de Emanuel que quer dizer ‘DEUS CONOSCO’.
Que possamos ser diligentes e esperançosos. A nossa causa prosperará, a verdade triunfará, pois o Senhor está com os que O buscam. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

domingo, 26 de janeiro de 2020

BOAS INTENÇÕES


Há quatro coisas que a terra não pode tolerar: o escravo que se torna rei; o tolo que tem para comer tudo o que quer; a mulher de mau gênio que arranja casamento; e a escrava que toma o lugar da sua senhora”. (Provérbios 30.21-23).
Neste texto o escritor usa de metáforas para dizer o que deseja. Em primeiro lugar diz que não se tolera que uma pessoa sem grandes conhecimentos que se torna um líder. Vivemos em uma época democrática em que este conceito já não se aplica. A pessoa deve ser reconhecida por seu valor e caráter.
A segunda referência é sobre o tolo (preguiçoso) que come tudo o que deseja. Sobre este assunto a Bíblia está repleta de recomendações e Paulo escreveu: ‘Porque, quando estávamos aí, demos esta regra: - Quem não quer trabalhar que não coma’. (II Tessalonissenses 3.10). Sobre este assunto Jesus disse: ‘Então Jesus disse a eles: – O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho’. (João 5.17).
O que é preciso nas mais diversas situações da vida cotidiana, é que se busque uma vida coerente com as boas normas de conduta procurando cultivar o amor. ‘Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor’. (I João 4.8). Cultivar também as boas intenções do coração que Deus vê.
Léo Lima

sábado, 25 de janeiro de 2020

CONFORMAÇÃO


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4.8).
Para ter uma consciência crítica é preciso agir e reagir, pois a vida mostra necessidades fundamentais a fim de que se tenha uma vivência com equilíbrio e que seja adequada aos seus reais fundamentos. Conhecer é perceber o que é um processo psicológico, e, portanto, responsável pelo comportamento humano tornando-se imprescindível para formar a consciência e analisar conceitos, valores e opiniões.
Não se pode formar nenhum conceito sem antes adentrar-se e conseguir ver as capacidades reais e individuais. Isto pode ser um processo doloroso, pois o entrar o interior provoca na pessoa um reconhecimento do que ela foi ou é, sem máscara ou tratamento, olhar-se como é. Para as pessoas regeneradas este processo será menos doloroso, pois se lembrará de que Cristo já perdoou e limpou todas as coisas velhas e impuras que residiam em seu interior. Ela pode então olhar dentro de si e começar a formar outros conceitos que transformarão sua vida em vivência equilibrada e adequada, contribuindo para um mundo melhor.
Portanto, pensar é preciso. É notório que os passos para se elaborar os pensamentos começam com o trabalhar com a repetição. Já o entendimento é capaz e necessário para se conhecer. E ele nesta tarefa é auxiliado pela memória e a faculdade de criar a partir da combinação de ideias. Isto sugere à pessoa um exercício de memória.
Cada pessoa precisa sair de si ou talvez, da sua alienação reconhecendo existir muito mais do que seu mundo restrito e para que isto aconteça ela deve controlar seus pensamentos. ‘se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai’. Esta é uma chamada à que se conheça e se viva neste mundo cheio de conflitos e opiniões divergentes e que mostram, desta forma, como deve ser nossos pensamentos. Jesus deixou exemplo de não se conformar com as coisas como elas estavam.
Léo Lima

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

COMUNHÃO


Durante quarenta anos ele os guiou pelo deserto; nesse tempo todo não ficaram gastas as roupas que vocês vestiam, nem as sandálias que calçavam.” (Deuteronômio 29.5).
Deus escolheu um povo para ser separado para Ele. Este povo caiu nas mãos dos egípcios, até que o Senhor os tirou desta escravidão. Deus os guiou no deserto durante 40 anos, e após todo este tempo eles constataram que suas roupas e os sapatos que calçavam não haviam sido gastos. Isto é uma das maiores maravilhas que este povo viveu.
Entretanto, durante estes quarenta anos Deus fez muito mais. Como a alimentação, que era diariamente providenciada pelo Senhor. As maravilhas eram incontáveis. Algo especial acontecera, o líder daquele povo havia sido escolhido por Deus, Moisés o líder orientado por Deus. 
O que quer dizer estar sob a liderança divina? É ter Deus como orientador e sustentador, e aquele que dirige todas as coisas. É preciso estar em comunhão com Deus. É preciso falar com Ele e ouvir a sua voz.
Se estivermos atentos à sua Palavra, e ouvirmos a sua voz e a obedecermos, estaremos sendo liderados por Deus. Hoje, como no passado, Deus ainda opera maravilhas em nossa vida basta estarmos sob a Sua direção e orientação. Você pode ter uma comunhão perfeita com Deus. ‘e todas as coisas necessárias para a sua vida serão por Ele acrescentadas’. Nada vai lhe faltar.
Léo Lima

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

SATISFAÇÃO


Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos satisfeitos da bondade da tua casa e do teu santo templo”(Salmos 65.4).
O ser humano deseja ardentemente ser feliz. E para atingir essa meta ele faz plano, busca caminhos que dão uma sensação de felicidade, mas que na verdade é passageira e é mais uma ilusão. Para se viver a verdadeira felicidade é necessário que se tenha uma perfeita comunhão com Deus. Mas existe uma grande barreira entre o homem e Deus que é o pecado.
Sabemos que Deus oferece o perdão para as nossas faltas e delitos e nos purifica de todo mal abrindo-nos o caminho para uma íntima comunhão com Ele. Ele  já fez a parte dele, agora é necessário que façamos a nossa. É essencial crer nesse Deus maravilhoso que somente deseja a nossa felicidade e quer que sejamos salvos da morte eterna. Para estarmos na presença de Deus precisamos de uma mudança de vida e de atitude, assim Ele nos aceita e nos hospeda.
Aquele que adentra nos átrios (sala principal) e se posta diante do trono do Senhor, pode sentir que não existem barreiras para uma perfeita comunhão com Deus. Ele abençoa. Ele guarda. Ele cuida com muito amor todo aquele que Dele se aproxima através de Jesus Cristo. Estar diante do trono é falar diretamente com Deus.
Léo Lima

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

CONOSCO


Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos”. (Deuteronômio 7.9).
A maior lembrança da lealdade divina é o arco do pacto que Deus enviou pintando de lindas cores o céu. Pacto que se deu após um grande castigo em que através de um dilúvio o Senhor destruiu todos os que não creram em sua mensagem. Sabemos que o nosso Deus é Deus fiel que guarda a aliança e não se esquece do seu concerto. O concerto de amor eterno. Conforme o texto inicial ‘o Deus fiel que guarda o pacto e a misericórdia aos que são fiéis a Ele guardando os seus mandamentos’.
Este Pai que não se esquece das suas promessas através das gerações e a sua aliança torna-se imprescindível para que possamos continuar firmes e inabaláveis na presença santa do Senhor.
Como é bom termos a certeza de que o nosso Deus é presença certa em nós! Na nossa vida deparamo-nos com diferentes tipos de pessoas e uma multiplicidade de cultura que nos cercam que, se não fora a certeza de que Deus é misericordioso e verdadeiro, seríamos um nada. O mundo que nos cerca é cheio de incertezas e mudanças.
Deus através do seu concerto de amor que perdura eternamente e nos anima a continuarmos na caminhada. Basta desejarmos estar na presença Dele que ELE não falha. Como é bom podermos viver esta verdade! Viver com o arco do pacto embelezando os nossos dias! Viver cada momento firme nas promessas do Deus justo e verdadeiro! Continua Senhor entre nós e em nós!
Léo Lima

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

DEUS PRESENTE


"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito." (Salmos 34.18). "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Salmos 51.17).
Sabemos que cada dia é uma história a ser vivida e escrita, e, muitas vezes sentimos a tristeza se fazendo muito forte em um dia que fala alto a saudade de um dos nossos entes queridos. Se tivermos alguém que nos é importante e percebemos essa pessoa a sofrer por um motivo qualquer, passamos então a sentir essa dor! Mais ainda, quando deixamos de fazer algo que deveríamos ter feito e nosso coração contristado sente tristeza por ter perdido uma oportunidade preciosa. Se a nossa tristeza deve-se ao fato de estarmos descontentes com as poucas oportunidades aproveitadas na busca dos entristecidos pelo pecado, aí, vemos que o Senhor está muito perto!
Podemos estar certos de que a presença do nosso Deus é a coisa mais verdadeira que se pode ter. Deus é aquela presença que vivifica e renova as forças. Após a sua longa vivência como rei, com muitas pessoas ao seu redor, Davi pôde exclamar: "Perto está o Senhor!" Esta é uma confirmação de inesgotáveis momentos em que ele teve o coração quebrantado.
O arrependimento verdadeiro foi, para Davi, uma experiência de anulação e de abalo do próprio ser, o que veio ser transformação. Isto se faz necessário para que haja a presença real de Deus! O Senhor não quer sacrifícios, mas um coração quebrantado. É o coração contrito que agrada ao Senhor! O quebrantamento do espírito é uma atitude que o Senhor não desprezará! Deus está perto dos que O buscam!
Léo Lima

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PLENA ADORAÇÃO


Ó Deus, continua a amar os que te conhecem e a fazer o bem aos que têm um coração honesto”! (Salmo 36.10).

Quando oramos e fazemos um pedido o Senhor pode responder com a palavra dada a Jeremias: ‘Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando’. (Jeremias 29.11). Logo é possível crer que temos uma vida cheia da presença do Senhor que nos ama e nos guarda. 

Mas o Senhor está atento a tudo que anseia nosso coração e nos diz através do profeta Isaías: ‘Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei’. (Isaías 65.24).

Diante de tantas promessas do Senhor nosso coração deve cantar como o salmista que estava distante da sua pátria: ‘Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus! Eu tenho sede de ti, o Deus vivo! Quando poderei ir adorar na tua presença’? (Salmo 42.1-2). O seu desejo era viver com o Senhor e para o Senhor no lugar de adoração. Que nossos desejos sejam de adoração e glorificação ao Senhor.
Léo Lima

domingo, 19 de janeiro de 2020

NOVO CÂNTICO


“Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus! Eu tenho sede de ti, o Deus vivo! Quando poderei ir adorar na tua presença? Choro dia e noite, e as lágrimas são o meu alimento. Os meus inimigos estão sempre me perguntando: ‘Onde está o seu Deus’? Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus. O meu coração está profundamente abatido, e por isso eu penso em Deus. Assim como o mar agitado ruge, e assim como as águas das cachoeiras descem dos montes Hermom e Mizar e correm com violência até o rio Jordão, assim são as ondas de tristeza que o Senhor Deus mandou sobre mim. Que ele me mostre durante o dia o seu amor, e assim de noite eu cantarei uma canção, uma oração ao Deus que me dá vida”. (Salmo 42.1-3, 5-8).
O salmista inicia seu cântico demonstrando o desejo do seu coração. Mostra que assim como a natureza precisa de suprir suas necessidades ele deseja estar na presença do Senhor e mostra que tem sede de Deus e da Sua Palavra.
Seu cântico é bastante triste e o canto se une à oração de súplica que eleva aos céus e a deposita no trono divino. Ele acredita que mesmo que as dificuldades sejam grandes e os desafios maiores sua tristeza não vai impedir de cantar sua esperança no Pai.
Ele promete que seu canto será uma oração em que o louvor será constante na sua vida de lutas e decepções. Louvar e adorar ao Senhor é o propósito deste salmo. O convite é para que mesmo em meio das lutas e dificuldades não nos afastemos do trono divino com orações e hinos de adoração. Louvado seja o nosso Deus.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...