sexta-feira, 31 de maio de 2019

BÊNÇÃOS INCONTÁVEIS


E sacrificaram no mesmo dia grandes sacrifícios, e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria”(Neemias 12.43).
Ao iniciar uma construção, muitas vezes a pessoa não sabe o tempo que vai levar para terminá-la e as dificuldades que virão. Neemias foi o homem escolhido por Deus para coordenar a reconstrução dos muros e portões de Jerusalém. Ele conseguiu a cooperação de muitos homens do seu povo para esta tarefa. Mas não foi fácil. Neemias sofreu inclusive atentado de morte. Mas os construtores trabalhavam, com uma mão segurando a arma de guerra e com a outra faziam o serviço de reconstrução. Deus ia retirando cada obstáculo. Neemias empolgava seus liderados com sua disposição, consciência, perseverança e fé.
Todos estavam felizes, pois terminaram a obra em cinquenta e dois dias apenas. Só restava comemorar o feito. O texto acima mostra o auge das comemorações. Eles estavam reinaugurando as muralhas. Fizeram sacrifícios ao Senhor, um culto de gratidão a Deus! Este povo estava se voltando completamente para Deus. Agradeceram por Deus tê-los feitos vitoriosos na guerra e na construção.
E nós, como estamos recebendo a graça de viver cada momento? Como estamos fazendo para demonstrar a Deus a nossa gratidão? Podemos ver que mesmo em meio às muitas lutas Deus está presente com sua graça e está nos abençoando com grandes e incontáveis bênçãos.
Léo Lima

quinta-feira, 30 de maio de 2019

DE SERVIÇO


O que guarda a figueira, comerá do seu fruto; e o que vela pelo seu Senhor será honrado.” (Provérbios 27.18).
Aquele que cuida da árvore frutífera terá os seus frutos como recompensa do seu trabalho. Assim todo aquele que serve com alegria o seu mestre terá o seu prêmio. Jesus como Mestre Maior deve ser honrado por todos que buscam servi-lo. Servir ao Senhor é como cuidar de uma árvore que dá frutos saborosos. Servir a Cristo dá prazer além da glória que teremos no céu como recompensa.
O Céu onde Jesus Cristo mora, será a nossa moradia eterna como porção honrosa que o Senhor Jesus nos legou, pois a promessa é: ‘o que vela pelo seu Senhor será honrado’.
Senhor ajuda-me a fazer a Tua vontade no teu serviço. Que o teu Espírito Santo faça da minha vida uma vida que mostre o amor que o Senhor nos deu. Desejo continuar ao serviço do Senhor! Louvado seja o Teu nome!
Léo Lima

quarta-feira, 29 de maio de 2019

O FILHO DE DEUS


E Simão Pedro, respondendo disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus”(Mateus 16.16,17).
A melhor experiência que uma pessoa pode desfrutar é a convicção de ouvir e compreender a palavra de Deus e de ter a certeza de que está agindo segundo a vontade do Senhor. Jesus, no texto acima, estava junto aos seus discípulos e durante a conversa com eles fez-lhes a pergunta para ter uma prova do conhecimento dos seus seguidores para com seu Mestre e indagou-lhes: ‘O que diz o povo ser o filho do homem?’ e na pronta resposta podemos observar que havia várias opiniões a respeito de Jesus.
Mas Jesus ainda continuou a indagar e fez a pergunta mais direta: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ E Pedro adiantando-se respondeu orientado pelo Espírito Santo: ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo’. Pedro estava dando uma demonstração de reconhecer Jesus como o Messias, o Salvador do mundo. É necessário estarmos atentos à voz de Deus, estarmos ligados a Ele através de íntima comunhão – oração.
Jesus afirmou: – Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu’. Vemos então, Jesus dizendo a Pedro: Você é feliz! Você não ouviu nem as opiniões das pessoas e nem a sua opinião, mas ouviu a Deus, o Pai.
Deus se revelou ao apóstolo Pedro, a Paulo e a tantas outras pessoas. Hoje, Ele continua a revelar-Se. Você já ouviu a voz de Deus lhe falando? Ele está batendo na porta do seu coração e fazendo a mesma pergunta: E você quem diz que sou? Você deseja aceitar o meu amor? Ele fala direto ao seu coração neste momento, ouça-O.
Léo Lima

terça-feira, 28 de maio de 2019

TODO AMOR


Foi assim que ele mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para termos vida por meio dele”. (I João 4.9).
A maior felicidade da vida é a convicção de sermos amados, amados por nós mesmos, ou, ainda melhor, apesar de nós mesmos’. (Victor Hugo). Foi justamente assim que Deus nos amou. De forma total. Independente de nós mesmos. Nós que temos amor natural inconsistente. Nós que somos ingratos. Nós que por nós mesmos, não sabemos como nos amar nem amar os outros. ‘Faze tudo desinteressadamente, por puro Amor, como se não houvesse prêmio nem castigo’. (J. Escrivá de Balaguer).
Mas, Deus que de forma incondicional nos amou com o interesse de restabelecer Sua comunhão conosco. Se dependêssemos de amar de forma totalmente desinteressada, o que seria de nós? Deus mostrou a sua forma de amar, desprendendo-se do seu único Filho para que por Ele tivéssemos vida!
O amor e o poder que Deus outorgou ao Seu Filho, Jesus Cristo, supera a tudo que de normal pode haver. É possível recordar o fato que aconteceu quando Jesus se preparava para falar a uma grande multidão: ‘E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e dispendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido. Porque dizia: Se tão somente tocar nos seus vestidos, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nos meus vestidos?... E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada’(Marcos 5.24-34). Tamanho poder só pode ser amor. O amor de Deus em Jesus dava-lhe todo poder no céu como na terra.
Como no passado, Jesus agora deseja tocar sua vida e dar todo amor que você precisa. Receba este toque que lhe fará mudar todo o curso da sua vida. O amor de Deus em você dará a vida eterna por Jesus.
Léo Lima

segunda-feira, 27 de maio de 2019

CONFIANDO SEMPRE


O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém. Quando os maus, os meus inimigos, me atacam e procuram me matar, são eles que tropeçam e caem. Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda que os meus inimigos me ataquem, continuarei confiando em Deus.” (Salmo 27.1-3).
Não terei medo. Esta afirmação o salmista faz após constatar que quem ilumina seu caminho e o salva de todos os perigos é o Senhor. Se ele vê o perigo se avizinhar logo sente que o Senhor o fortalece. A afirmação de que é no Senhor que ele encontra o abrigo seguro mostra o quanto ele pode viver de forma mais tranquila.
Se alguém mal intencionado vier colocar pedras em seu caminho o efeito não atinge o poeta, mas aqueles que desejam fazer o mal contra ele sofrem, ‘são eles que tropeçam e caem’.
Sua afirmação se renova durante sua fala de que mesmo que todos se voltem contra ele jamais deixará de confiar no Senhor. A confiança em Deus que Davi demonstra faz com que nós também assim o façamos. ‘O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?’. Este é o convite: confiar no Senhor!
Léo Lima

domingo, 26 de maio de 2019

NÃO TENHA MEDO


O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém”.  (Salmo 27.1).
A Bíblia diz que grandes homens sentiram medo. As circunstâncias da vida às vezes são assustadoras e é até apropriado ficar com medo. Podemos ter duas reações perante o medo, permitir que ele nos domine ou para aqueles que creem em Deus é buscar o auxílio do Senhor.
Davi o grande rei e poeta no salmo mais conhecido finalizou falando que gostaria de viver junto ao Senhor todos os dias da sua vida. ‘Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias’. (Salmo 23.6).
Em outra situação Davi disse que pediria a Deus e buscaria morar com o Senhor cada momento da sua vida. Como é bom manter esse desejo ardendo em nosso ser. ‘Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo’. (Salmo 27.4).
Tempos depois o Senhor falando ao seu povo através do profeta Isaías disse - Não tenha medo. Como é maravilhoso pensarmos que o Senhor prometeu estar conosco, nos ajudar, nos sustentar e, acima de todo dar-nos forças na nossa jornada. ‘Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça’. (Isaías 41.10).
Léo Lima

sábado, 25 de maio de 2019

BASTA CRER


Abraão não perdeu a fé nem duvidou da promessa de Deus porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido. Por isso Abraão, por meio da fé, foi aceito por Deus como justo. As palavras ‘foi aceito como justo’ não falam somente dele. Falam também de nós, que cremos em Deus, que ressuscitou Jesus, o nosso Senhor; falam de nós, que seremos aceitos como justos.” (I Coríntios 4.20-24).
Abraão, denominado amigo de Deus, foi justificado pela fé. A história deste grande homem de Deus é especial! Sua fé foi tão grande que chegou a oferecer o seu filho, Isaque, em sacrifício a Deus, a pedido do Senhor. Ele chegou a colocar seu filho no local do sacrifício, mas no exato momento, Deus se mostrou satisfeito com a atitude dele, que enviou o animal para o sacrifício no lugar de Isaque. (Gênesis 22.13). Esta a resposta de Deus para Abraão! O baluarte da fé fortaleceu-se cada dia dando glórias a Deus! Sempre demonstrava a sua convicção de que Deus faria o que lhe prometera: ‘Far-te-ei uma grande nação’. 
São tantos os desafios que se nos apresentam que muitas vezes ficamos desanimados. Nossa limitação nos chega de forma muito real! Por que não temos convicção de que Deus pode realizar milagres ainda hoje? Para que isso aconteça é necessário que nossa fé seja sempre crescente. Abraão creu. Creu em várias oportunidades, até que na sua velhice poderia ser pai. Ele e Sara, ambos já avançados em idade receberam do Senhor, Isaque. É maravilhoso vermos pessoas que creem desta forma.
Mas a promessa divina não foi só para Abraão. Ela atinge a todos os que desejam e todos os que acreditam que Jesus Cristo é o salvador. É preciso crer em Cristo como Senhor. A promessa inicial Deus já cumpriu, enviou seu Filho, Jesus Cristo! Podemos pedir a Deus fé para que creiamos em seu imenso amor!
Peça fé que Deus lhe dará. Mas se ainda não usufrui da salvação é preciso que faça: reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Deus deseja lhe dar vida eterna. Tenha fé.
Léo Lima

sexta-feira, 24 de maio de 2019

AJUDADOS


Até os leões não têm comida e passam fome, porém não falta nada aos que procuram a ajuda do Senhor”. (Salmo 34.10).
Todos precisamos de ajuda na nossa vida. O salmista faz o que o texto inicial diz: ‘quem procura ajuda do Senhor recebe’. ‘Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador; por causa da tua própria honra, salva-nos e esquece os nossos pecados’. (Salmo 79.9). Neste pedido ele solicita a salvação e o esquecimento pelos pecados cometidos.
E eis que o Senhor promete através do profeta Isaías: ‘Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: - Não fiquem com medo, pois eu os ajudo’. (Isaías 41.13). Se nos lembrarmos destas palavras do Senhor poderemos enfrentar todas as situações.
Jesus mesmo falou que enfrentaríamos muitos sofrimentos e disse: ‘– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso’. (Mateus 11.28).
Léo Lima

quinta-feira, 23 de maio de 2019

VENHA!


“– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve”. (Mateus 11.28-30).
O Senhor na profecia de Isaías fez o convite à salvação. Ele disse que aqueles que estivessem com sede deveriam buscar o que precisassem de graça. Água viva é o que Ele oferece. ‘O Senhor Deus diz: - Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça’. (Isaías 55.1).
Jesus convidou a todos que desejassem se livrar do peso do pecado para que entregassem suas cargas a Ele. E repetiu o que na profecia de Isaías dizia sobre a sede. Jesus água viva. ‘No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba’. (João 7.37).
Na profecia o Senhor disse que sairiam em paz os que buscassem a água viva. Todo aquele que aceita este convite do Senhor passa a viver em paz e com alegria. ‘Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas’. (Isaías 55.12).
Léo Lima

quarta-feira, 22 de maio de 2019

PESO ALIVIADO


E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10.38).
Seguir a Jesus é uma opção. Ele não obriga ninguém a fazê-lo. Entretanto, o desejo do Senhor é que todos escolham viver a Vida plena que Ele oferece. Jesus disse que: ‘– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso’. (Mateus 11.28-29).
Quando pensamos em cruz logo vem o sentimento de alguma coisa que pesa. Jesus não disse que não teríamos uma cruz para carregar. Vivemos desafios impostos pela vida que muitas vezes tiram as nossas forças. Os problemas que temos que enfrentar fazem com que nossas forças enfraqueçam e logo pensamos em deixar de lado nossos esforços.
 Mas a promessa de Jesus é que se estamos com Ele não sentiremos o peso dos problemas em nós. Ele prometeu: ‘– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso’. (Mateus 11.28-29). Jesus deseja estar com você e em você. Aceite esta oferta.
Léo Lima 

terça-feira, 21 de maio de 2019

TUDO QUE É VERDADEIRO


Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso também é ilusão. Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada. Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra”. (Eclesiastes 2.1-3).
A diversão é uma necessidade do ser humano. O sábio se propôs a desfrutar dos prazeres da vida. Mas seu maior propósito era buscar nas coisas um lenitivo para a sua vida. A diversão passou a ser sua busca para a felicidade. Ele se encontrava em estado de tristeza e deixou jorrar de dentro do seu ser estes momentos de introspecção.
Salomão não se lembrou do salmo que seu pai Davi cantou: ‘Eu canto a respeito da fidelidade e da justiça; canto hinos a ti, ó Senhor Deus. Serei honesto em tudo o que fizer. Quando virás para te encontrares comigo? Viverei uma vida correta na minha casa e não deixarei que entre nela nenhum mal. Eu detesto as ações daqueles que se afastam de Deus e não tomarei parte nos seus pecados’. (Salmo 101.1-3).
Neste propósito Davi foi o homem segundo o coração de Deus. Após falhar com Deus sua busca foi de ter uma vida correta na presença do Senhor. Muito tempo depois o apóstolo Paulo deixou-nos conselhos que se semelham ao desejo de Davi que vale a pena recordar: ‘Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente’. (Filipenses 4.8).
Léo Lima

segunda-feira, 20 de maio de 2019

VENCENDO DIFICULDADES


A esposa briguenta é como um dia triste em que a chuva não pára de cair. O que é que você pode fazer para que ela fique calada? Você já procurou fazer o vento parar ou tentou pegar óleo com a mão”? (Provérbios 27.15-16).
Dificuldades nos relacionamentos todos nós temos ou já tivemos. Conviver com uma pessoa intrigante não é a melhor coisa. Temos muitos desafios na nossa vida e este é um deles: aprendermos a lidar com pessoas assim. O autor do texto mostra como é triste viver com uma pessoa difícil. ‘A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz’. (Provérbios 15.18).
Na Bíblia existem vários textos que alertam para esta situação. ‘O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore’. (Provérbios 17.14). Ele ensina que não se deve deixar que uma briga se prolongue. É bom cortar de início.
 ‘Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas’. (II Timóteo 2.23). O conselho de Paulo ao jovem Timóteo é que ele se afaste das discussões que não tem fundamento. Este conselho deve ser usado entre nós. Cada um de nós já viveu situações em que precisamos agir de acordo com estas palavras. O agir com cuidado e respeito é uma atitude sábia.
 Léo Lima

domingo, 19 de maio de 2019

RESPEITO


É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. Quando os maus estão no poder, o crime aumenta; mas as pessoas honestas viverão o suficiente para ver a queda dos maus. Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha”. (Provérbios 29.15-17).
O texto inicial lembra que é bom corrigir a criança. Para aqueles que têm a felicidade de conhecer o pai celestial é bom ser corrigido pelo Senhor. ‘Feliz é aquele a quem Deus corrige! Por isso, não despreze o castigo do Deus Todo-Poderoso’. (Jó 5.17).
Outra recomendação aos pais é a de Paulo lembrando que é bom corrigir, mas se esta correção causar revolta é preciso buscar na Palavra de Deus a forma correta. ‘Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos’. (Efésios 6.4).
Desejamos ser respeitados. Mas para que isso aconteça é necessário saber respeitar. Paulo nas suas recomendações a Timóteo diz: ‘Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito’. (I Timóteo 3.4). O servo de Deus tem o dever de ter como prioridade o respeito a todos.
 Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...