segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

REFLEXÃO

Esta poesia já compartilhei em outras ocasiões, mas senti o desejo de postar novamente. Estamos no último dia do ano. Temos 365 dias do ano que se inicia. Que possamos pensar e colocarmos todos os dias que teremos de presente para adorarmos de coração limpo ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Louvado seja Deus!

Último dia...
Genuflexo e pensativo
O homem permanece introspectivo,
Mescla de alegria que logo fenece...
Quando aos seus olhos aparece, em meio aos abrolhos,
O seu dia a dia, que anoitece.
Lentamente escurece...
O ano termina.
E ele se recrimina, se amofina, até desatina...
Descem as lágrimas que são como rimas da sua dor.
Do seu amargor.
Em dissabor somente o ser descontente:
“Que hei feito deste ano? Foram muitos os desenganos...”
“Quanto, meu Deus, deixei de fazer, do Teu nome engrandecer?
Quantas vezes Senhor, deixei-me levar pelo verbo Negar!
Pelo Verbo Divagar...
Sem conjugar
O verbo Perceber, o verbo Conceder, o verbo Compartilhar,
O verbo Retroceder, o verbo AMAR!
Oh, Senhor! Perdoa esta criatura, que Te fez muitas juras,
Que mais Te procura quando sofre agruras!
“Que a partir deste alvorecer possa eu permanecer
Contigo somente ir vivendo, de tudo me desprendendo...
E que a todo amanhecer possa eu agradecer
Sem muito a recriminar. Sem muito a chorar.
Sabendo-Te ao meu lado falando, ou mesmo calado.
Que eu compreenda e à Tua vontade me renda.
Pois sei, terei como prenda um louro singular, imorredouro em Teu lar.
Seja o meu dia a dia deste ano que inicia
Neste dia que anuncia sempre um tesouro pela Tua companhia!...
Léo Lima

domingo, 30 de dezembro de 2018

GRATIDÃO

Hoje é um dia para gratidão. E nada melhor do que contarmos as bênçãos com que Deus nos presenteou no ano que termina. Eu louvo a Deus porque de uma forma única Ele tem conduzido a minha vida. Meu coração se alegra em Deus meu Pai e Salvador Jesus Cristo. Que possamos continuar nossa caminhada sempre louvando a Deus e Senhor das nossas vidas. Compartilho mais uma das minhas poesias. Esta nasceu em 1985.
 
Nós Te louvamos Senhor
Pelo ano de Bênçãos incontáveis.
Pelas vitórias imensuráveis.
Pelo trabalho que Te prestamos.
Nós Te louvamos Senhor
Pois somente por Teu amor
Somente por Tua graça
Somente por Teu querer
Podemos agradecer.
Agradecer pelo dia que nasceu
Pelo sol que brilhou
Pelo pássaro que cantou
Pela criança que nasceu
Pela dor que do coração verteu
Pela lágrima que se escondeu...
Por tudo que aconteceu
Neste ano que se esvai
Resta-nos sem nem um ai
Louvar-Te! Cantar-Te! Glorificar-Te!
Do nosso Brasil cada irmão que num afã
Num ideal, numa só meta o Teu Nome proclama
Com muito amor e fervor
Com todo destemor
Imbuído em proclamar o Teu nome glorificar.
Nós Te louvamos Senhor!
Pelo hoje, pelo agora,
Pelo ontem e o amanhã que não demora.
Nós Te louvamos Senhor! Nós Te louvamos SENHOR!
Léo Lima 

sábado, 29 de dezembro de 2018

PENSAMENTOS


Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”. (Filipenses 4.8).
Hoje é um dia em que a rotina das pessoas começa a mudar. É possível perceber pelo trânsito que está mais tranquilo e de uma forma especial todos estão mais reflexivos. É o que acontece quando se aproxima um final de ano. Parece-nos que todos pretendem jogar fora todas as coisas que não foram tão boas assim e pensar que o novo ano será bem diferente. 
Quando na reflexão a pessoa percebe que fez coisas que não agradaram ao Senhor elas procuram o perdão divino que já foi dado de uma forma definitiva. Então novos propósitos são firmados e novas metas são estabelecidas.
Conforme o conselho do apóstolo Paulo é preciso que nossos pensamentos sejam de tudo que é: ‘bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente’. Assim deve ser todo aquele que busca viver no centro da vontade de Deus, o Pai. As flores sorrirão, a vida será florida e a PAZ será estabelecida. Que o Senhor abençoe e guarde a sua vida. Que Ele te dê a PAZ!
Léo Lima

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

ELE VOLTARÁ!


“Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”. (Mateus 5.11-12).
O verdadeiro prêmio não depende do reconhecimento de outras pessoas. Quando fazemos uma coisa adequada em segredo ou a quem não consegue corresponder, Deus nos dá a recompensa. Portanto, é preciso fazer o que é bom sempre que for possível, para agradar o Senhor.
Nesta porção da profecia que Jeremias escreveu mostra o Senhor dizendo que Ele conhece nossos pensamentos, nossas atitudes e nosso coração. ‘Eu, o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz’. (Jeremias 17.10).
A felicidade que Jesus disse no texto inicial é esclarecida nestas palavras em que ele diz que tudo que fizermos deve ser feito de coração como se estivéssemos fazendo para o Senhor. ‘O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo’. (Colossenses 3.23-24).
E eis que Jesus diz da sua volta em que Ele virá para recompensar a todos os que cumpriram sua missão de acordo com a Palavra de Deus. ‘– Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim’. (Apocalipse 22.12-13). Ele, Jesus o Primeiro e o Último voltará em breve. Glória a Deus!
Léo Lima

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

NOME


“O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro; e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso. A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo. Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte”. (Eclesiastes 7.1-4).
Quando Salomão faz referência à morte dizendo que é melhor estar em uma casa onde há luto, ele demonstra que a reflexão sobre como a vida passa ligeiro é uma necessidade. Diante da morte ficamos cônscios da brevidade da vida. O semblante de uma pessoa diante da morte é sério e triste, e tudo que ela pensa é que pode melhorar sua forma de viver.
Entretanto, antes de fazer esta reflexão ele aponta para o valor de se ter um bom nome. Para construir um bom nome é necessário que façamos conforme o sábio diz: ‘A integridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói’. (Provérbios 11.3). Portanto, é necessário buscarmos viver de tal forma que sejamos vistos como pessoas íntegras.
Nosso pensamento deve ser desenvolvido de tal forma que sejamos sábios e não devemos permitir frivolidades residindo nele. O conselho do apóstolo Paulo para o jovem Timóteo foi de que ele deveria dar bom testemunho. ‘É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo’. (I Timóteo 3.7).
Léo Lima

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

BEM ESTÁ


“Disse-lhe o seu Senhor: Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”. (Mateus 25.23).
Deus deu a cada um de nós a oportunidade de realizarmos muito mais que uma disputa de honra ao mérito. Ele concedeu-nos talentos para que possamos cultivá-los, aprimorá-los e desempenhá-los da forma mais útil e prática. Assim como nos deu, Ele multiplica as aptidões daquele que se dispõe a realizar a tarefa confiada.
Quando trabalhamos nossos talentos e os colocamos em prática, percebemos que não é somente aquele talento que vimos inicialmente, mas que temos outros que jamais imaginávamos possuir um dia. Com a prática e a incansável vontade de termos a aprovação do Pai celeste dos nossos atos e palavras. Se assim fizermos veremos que os nossos talentos se multiplicam rapidamente.
A promessa é: ‘sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor’. Quando a nossa busca no pouco chega ao ápice de muitas vitórias, podemos compreender esta parte do texto, sem nenhum receio da vida futura, sem temor do após a morte, mas convictos de que o céu é uma realidade oferecida por Deus a todo aquele que crer no seu nome. Isso acontece a todo atleta espiritual que luta pela vitória sobre o pecado.
Você acredita que ouvirá do Senhor ‘Bem está bom e fiel servo’? Você é um servo com todos estes méritos? Busque conhecer a vontade de Deus que enviou Seu único Filho para nos resgatar!
Léo Lima

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

PRESENTE


Estamos na véspera do Natal. Minha mensagem de hoje é uma poesia que escrevi na década de 1970 e é parte do livro 'Vê'. Que Deus possa dar a PAZ que você necessita e que se encontre o Senhor neste dia em que se comemora o aniversário de Cristo que marcou o mundo, pois existe o antes e o depois de Jesus Cristo. Louve ao Senhor por todo amor. Ofereça-lhe seu coração! Que Deus abençoe a sua vida!
 
MINHA OFERTA
Senhor, entristecida indago: 
"Que posso Te ofertar?"
Estou agradecida.
É o dia do Teu Natal.
A humanidade a se irmanar
Esquecendo o mal
Festeja o Deus Menino, tenro, Pequenino...
Se esquece do Operário
De mãos calejadas... Vai
Em Seu itinerário
Em Seu mister só fazer o que o Pai quer!
Se esquece do Mestre Maior.
Do Medico Melhor.
O Amigo de toda hora.
Da voz calma, sonora que convida o leigo para segui-lo.
Do olhar meigo...
O Mestre que operava milagres:
A mortos ressuscitava, cegos podiam ver,
Paralíticos andar.
Dar de comer a uma multidão
Com alguns peixes e um pouco de pão...
Mestre que após lutas calado, nunca disputa
Mas diz ao Senhor Deus:
"Não se faça a minha, mas a Tua vontade."
Se esquece que Ele sofreu...
A morte chegando vinha
O grande peso da humanidade...
Ressuscitando afinal voltando ao Lar celestial!
Que posso eu Te ofertar
Neste dia precioso?
Uma fortuna em ouro...
Se o mundo todo é Teu?
Do Tempo És Senhor, Deus Grandioso!
Que posso dar-Te de meu além de todo amor?
Não é num Natal de um dia.
Mas adorar-Te no dia a dia.
No meu coração brotou uma rosa de gratidão
Com pétalas que não secam, pois estão sendo regadas
Com água de Fonte pura do Teu amor e ternura.
Estão sendo tratadas por mãos que não pecam.
Eis minha oferta:
Dou-te o que sou Senhor mais a Flor do Teu Amor!...
Léo Lima

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

QUE NATAL?


Hoje a poesia é do meu saudoso pai. Que possamos refletir sobre o verdadeiro significado do Natal. Léo Lima

Aproxima-se o Natal.
Correrias, trabalho, canseira...
Todos empenhados
Nos preparativos...
Compram-se cartões,
Preparam-se enfeites, árvores, festões,
Lantejoulas...

Luzes, muitas luzes
De variegadas cores
Lembram-se os parentes,
Os amigos, os de perto e os de longe...

Trocam-se saudares,
Cumprimentos efusivos,
Esquecem-se as rusgas,
As queixas,
Os senões...
Parece tudo transformar-se
Em mar de rosas...
Muitos, porém,
Nas bebidas se afogam
Como que a transbordar de alegrias...

Seria esse, Senhor,
O Natal que querias?
-Natal de festas, de ruídos, de canseiras,
E muitas vezes de tanta hipocrisia?!
Amil Edram

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...