sexta-feira, 31 de agosto de 2018

ARCO DO PACTO


E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vocês, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas: O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal do concerto entre mim e a terra. (Gênesis 12.13)
Gostaria de compartilhar com você, algo do que tem sido minha experiência com o nosso Deus, especialmente, quanto à lealdade de Deus para conosco. Era apenas uma menina que na curiosidade dos seus sete anos, muito entusiasmada e ativa, participava de reuniões especiais para crianças onde cânticos alegres são entoados, concursos desafiadores promovidos, histórias com figuras deslumbrantes contadas! Enfim, todo um conjunto festivo para alegrar os corações infantis! Parecia-me que somente o meu coração sorria, cantava, orava e até‚ chorava ante tanta coisa maravilhosa!
Ah! A magnífica, mas amedrontadora história do dilúvio! Vidas perecendo nas águas... Animais que foram preservados... Somente uma família creu! Foi demais! Diante de tudo uma cena ficou fixada na minha memória, passando, então, a perceber que em tudo aquilo que acontecia, o Arco-íris estava a nos mostrar a grandiosa Lealdade Divina. O Arco-íris nos faz recordar do ‘Pacto Divino’ e que mostra a máxima fusão de cores! Este é o pacto que perpetua através dos tempos! E, através desta lembrança podemos ver o quanto Deus nos é leal!
Hoje, elevando o olhar para o arco-íris, constato a fusão da vida. O sol, astro rei que mantém a Vida, encontra-se à água, que dá Vida. Nesta União surge o Arco nas nuvens. Este será por sinal do concerto entre mim e a humanidade!
O Senhor é leal hoje, como ontem, quando na Sua Palavra nos alimentamos das promessas para todos!
Léo Lima

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

PRESENÇA DIVINA


“Deus será convosco.” (Gênesis 48.21).
Jacó estava vivendo seus últimos momentos. Entretanto, ele disse a José suas últimas palavras que repercutiram e soam até hoje: ‘Deus será convosco’. Para José aquelas palavras foram um refrigério ao seu coração, pois seu pai estava indo morar com Deus e ele deixava a bênção da presença divina.
Mesmo que sejamos pobres ou cheios de problemas a presença do Senhor nos dá forças suficientes para prosseguirmos. Se estivermos na presença do Senhor vamos seguros, porque nada pode danificar os que caminham debaixo da sombra do Pai. ‘Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre’. (Salmo 16.11).
Não somente Deus está conosco, mas será conosco como indivíduos e principalmente como famílias. Jesus é chamado de Emanuel que quer dizer ‘DEUS CONOSCO’.
Que possamos ser diligentes e esperançosos. A nossa causa prosperará, a verdade triunfará, pois o Senhor está com os que O buscam. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

LÁGRIMAS


“Os meus olhos estão gastos de tanto chorar; estou muito aflito. A tristeza acabou comigo por causa da destruição do meu povo, e porque vejo crianças e bebês morrendo de fome nas ruas da cidade”. (Lamentações 2.11).
O profeta Jeremias em seu livro das Lamentações canta em versos sua tristeza por saber que seu povo sofreria com destruição e fome. Ele ainda escreveu: ‘Dos meus olhos correm rios de lágrimas por causa da destruição do meu povo. Sem parar, os meus olhos vão derramar lágrimas até que o Senhor olhe lá do céu e nos veja’. (Lamentações 3.48-50).
Entretanto, enquanto estamos tristes, podemos chorar na presença de Deus, sabendo que ele nos entende e está do nosso lado e Ele se alegra com os que choram pelas injustiças e pelos pecadores. ‘Vá por toda a cidade de Jerusalém e faça um sinal na testa de todas as pessoas que sofrem e se aborrecem por causa de todas as coisas vergonhosas que estão sendo feitas na cidade’ (Ezequiel 9.4).
A promessa divina é que no Céu não haverá mais choro. Deus confortará quem chora. O choro não persistirá para sempre. A alegria voltará. A Palavra diz: ‘Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram’. (Apocalipse 21.4).
Léo Lima

terça-feira, 28 de agosto de 2018

HUMILDADE


“Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu”. (Romanos 12.3).
O orgulho separa o homem de Deus, mas a humildade aproxima. A humildade leva a distinguir o pecado e a pedir perdão. A dependência também ajuda nos relacionamentos com outras pessoas. O humilde sabe que não é melhor que ninguém e que todos merecem amor e atenção.
O Mestre demonstrou aos seus ouvintes como uma pessoa devia ser humilde. ‘Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança’. (Mateus 18.2-4).
Pedro reforçou estas palavras muito tempo depois exortando os cristãos a que fossem humildes na submissão a Deus. ‘Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo’. (I Pedro 5.6).
Tiago conclamou os cristãos a que provassem ser sábios e inteligentes e isto com o comportamento que agrada a Deus. ‘Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria’. (Tiago 3.13).
Léo Lima

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

FUNDAMENTO ÚNICO


“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. (I Coríntios 10.23).
Edificar é fazer desenvolver. Quando procuramos ser edificados espiritualmente, crescemos e nos tornamos mais maduros. Jesus nos edifica através de sua palavra. Nós devemos nos edificar mutuamente, ou seja, conduzir ou até mesmo sermos conduzidos à virtude através da Palavra de Deus.
Todas as coisas me são permitidas, porém muitas delas causam constrangimento e podem causar danos irreparáveis em nós ou naqueles que nos cercam. Portanto, devemos cuidar com o que falamos ou fazemos. ‘Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem’. (Efésios 4.29).
Deus edificou todas as coisas e Jesus quer restaurar a sua vida. Ele recupera, lança boas bases e conserta o que outras pessoas destruíram. Ele não aniquila, mas Ele transforma sua vida. Jesus disse: Eu e o Pai somos um. Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus’. (Hebreus 3.4). Que possamos buscar em Jesus a nossa edificação espiritual.
Léo Lima

domingo, 26 de agosto de 2018

ESCOLHA CERTA

– Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês”. (Mateus 6.19-21).
É necessário termos cuidado com as preocupações quanto as riquezas materiais. O amor ao dinheiro traz muitos problemas que podem levar a pessoa à pobreza. Jesus falou sobre isso: ‘E continuou, dizendo a todos: – Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas’. (Lucas 12.15).
Paulo lembra os cristãos de Corinto sobre o amor de demonstrado por Jesus que deixou as riquezas e veio para que nos tornássemos ricos pela graça divina. ‘Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele’. (II Coríntios 8.9).
Jesus lembra que é preciso fazer escolhas. Não é possível servir a Deus e aos bens materiais. ‘– Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro’. (Mateus 6.24). Portanto, que escolha faremos?
Léo Lima

sábado, 25 de agosto de 2018

AMOR E PERDÃO


“– Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês”. (Mateus 6.14-15).
Se nós perdoamos, recebemos o perdão divino que deve nos incentivar, pois é uma verdade incontestável. Desde que compreendemos o ato da cruz de Cristo logo o perdão vai fluir nos nossos corações. ‘– Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês’. (Mateus 6.14-15).
Sobre o perdão Paulo diz: ‘Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros’. (Colossenses 3.13).
O salmista falou sobre o perdão divino e seu reconhecimento sobre o perdão e o amor de Deus para conosco.  Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti’. (Salmo 86.5). Que possamos buscar em Deus o perdão para sabermos perdoar.
Léo Lima

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

AMOR PERFEITO


Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”. (Mateus 5.46-48).
Jesus ensinou e viveu o amor. No monte Jesus enfatiza a necessidade de amar a todos, mesmo aqueles que não nos são simpáticos.
O apóstolo Paulo que perseguia os cristãos ensina que devemos anunciar as boas novas e assim cumprirmos nossa missão. Ele mudou totalmente sua vida. E nós? ‘Assim nós anunciamos Cristo a todas as pessoas. Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo’. (Colossenses 1.28).
Paulo ainda fala que acima de todas as coisas é o amor que une as pessoas e move o servo do Senhor. ‘E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas’. (Colossenses 3,14).
O apóstolo João mostra que no amor não há medo. Não há egoísmo. ‘No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo’. (I João 4.18). Que possamos viver no amor do SENHOR!
Léo Lima

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MARAVILHAS


Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!(Romanos 11.33).
O louvor do coração é o que mais agrada a Deus. Neste estado estava o apóstolo Paulo, ao escrever esta carta aos crentes de Roma, elevando ao Criador um hino de adoração, que é a máxima expressão de gratidão e glorificação ao Senhor. O versículo inicial é rico de palavras e de expressões de adoração. ‘Senhor como é rico para com os seus filhos que recebem a Tua sabedoria e ciência. Teus juízos são insondáveis!
Senhor, como, conhecendo-Te como conhecemos calamo-nos ante os Teus inescrutáveis caminhos? Como ficar indiferentes ante a profundidade da Tua sabedoria? Como não ambicionar beber mais e mais de Tua ciência que se nos é revelada através da Tua Palavra? Como não desejar percorrer os Teus caminhos que se nos abrem de modo até impenetrável, mas que por Teu insondável amor podemos conhecer e trilhar? Como calar e não glorificar, como o apóstolo Paulo, o Teu nome em cada passo que dermos?
Não isso não é possível. Não dá para ficar calado. Não é possível ficar indiferente ante a grandiosidade de Deus.
Você consegue visualizar os caminhos do Senhor que são impossíveis de ser investigados? Ele quer que você trilhe pelo caminho que Ele mesmo preparou para todos aqueles que aceitam fazer parte do Seu reino. Louvado seja o Deus da minha salvação!
Léo Lima

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

ALEGRIA NO SENHOR


“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam”. (Mateus 26.50).
Jesus Olhou para Judas e fez a indagação: ‘Amigo, a que vieste?’ Quem é amigo? Como ser amigo? A que vieste? O que fazer com o tempo que Deus está dando a você?
O tempo inquieta-nos e, às vezes, ficamos pensando: ‘Será que esse é o tempo certo para realizar esse negócio? Devo ou não devo fazer esta atividade? O que é que eu preciso fazer? O que Deus pode me falar? Qual é a vontade de Deus para a minha vida?’  Toda vez que o grande rei Davi ia para uma guerra, ele que comandava toda uma nação, a nação de Israel, sempre antes de ir para a guerra, ele consultava ao seu Deus, consultava ao Senhor para entender qual era a vontade do Senhor, será que Deus ia lhe dar a vitória ou não? 
Tomando por base esta narrativa bíblica, podemos afirmar que Deus não mudou e não muda, quanto aos seus propósitos de nos atender quando colocamos diante dele as nossas necessidades e confiramos nele.
Antes que você faça qualquer coisa, consulte a Deus, faça uma oração, converse com o Pai e sinta o que Deus pode fazer e o que Ele quer para você. Esta é a palavra que Deus tem pra você hoje, descanse no Senhor e espere, pois o Senhor se agrada daqueles que O buscam, ‘Agrada-te no Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração’. Você nasceu para viver eternamente. Deus nos fez para a eternidade com Ele. Aceite a oferta de amor de Jesus agora.
 Léo Lima

terça-feira, 21 de agosto de 2018

MOMENTO CERTO


Baseado em (Lucas 10.1-20). Como criam os servos de Deus no passado? Eles criam no Deus único que perdoa, salva e garante a vida eterna. Como Moisés que disse: – ‘Por favor, perdoa o pecado deles! Porém, se não quiseres perdoar, então tira o meu nome do teu livro, onde escreveste os nomes dos que são teus’. Ele intercedeu. (Êxodo 32.32). 
Davi clamou: – ‘Eu estou sofrendo, desesperado; ó Deus, levanta-me e salva-me!’ (Salmo 69.28). Isaías proclamou que: ‘- Aqueles de Jerusalém que Deus escolher para continuarem vivos serão chamados de Povo Santo’. (Isaías 4.3). 
Daniel anunciou o final dos tempos: - ‘E o anjo continuou, dizendo: Nesse tempo, aparecerá o anjo Miguel, o protetor do povo de Deus. Será um tempo de grandes dificuldades, como nunca aconteceu desde que as nações existem. Mas nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus’. (Daniel 12.1).
Como ter o nome escrito nos Céus? Sendo escolhido de Deus (como Moisés). Sendo justo (justificado em Cristo Jesus). Sendo Santo (santificado pelo Espírito da Graça).
Este é o momento para que você faça a sua escolha, se ainda não o fez. Reflita em si mesmo e olhe dentro do seu ser e reconheça-se um pecador e logo busque o arrependimento, creia que Jesus perdoa e justifica a sua vida! O Senhor ama você e deseja tê-lo junto a Ele no céu!
Léo Lima

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

PRESENTE SOCORRO

“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. (Salmo 121).
Este salmo nos conforta. Lembra-nos que o Senhor nos protege de todas as formas. Entretanto, p salmista inicia mostrando que em meio à angústia é necessário elevarmos nosso olhar para o alto. A tendência que temos quando estamos aflitos é abaixarmos nosso olhar e deixarmos que a dor maltrate.
O salmista mostra cada ação divina quando elevamos nossos pensamentos e sentimentos para ele. Como ele disse: ‘O meu socorro vem do Senhor’. Sem que nada possa afligir o servo de Deus ele reafirma: ‘O Senhor é quem te guarda’, Diante destas palavras é possível termos confiança irrestrita no Senhor que nos guarda desde agora e para sempre.
Quando precisamos de ajuda, o Senhor é nosso socorro. Ele não nos abandona quando estamos em dificuldade.Deus nos dá a vitória quando chamamos por Ele. ‘Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos’. (Salmo 34.4).
Léo Lima

domingo, 19 de agosto de 2018

SOCORRO CERTO


“Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia”. (Salmo 121.3).
Este salmo começa assim: ‘Olho para os montes e pergunto: De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra’. (vv. 1,2). Só este texto já vai nos dar ânimo para iniciarmos mais uma semana de atividades.
Dr. Spurgeon disse: ‘O caminho da vida é como uma viagem pelos Alpes. Qualquer um está exposto a resvalar pelos caminhos montanhosos. Onde o caminho é alto o caminhante está exposto à vertigem, e é-lhe fácil resvalar’. Quando temos a nossa vida nas mãos do Senhor sabemos que: ‘O nosso protetor nunca dorme, nem cochila. O Senhor guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre’. (vv. 4-8).
Com esta promessa a nossa vida está segura no Senhor que nunca vacila. Louvado seja o Nome do Senhor Deus!
Léo Lima

sábado, 18 de agosto de 2018

SOCORRO PRESENTE

“Nosso socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra.” (Salmo 124.8).

O Senhor é o nosso socorro nos grandes perigos. Ele tem um plano de paz para a humanidade. Na história de Israel – Egito, Deus escolheu Moisés que seria um profeta e líder do seu povo no êxodo e esteve a cada momento com seu povo suprindo todas as necessidades.
Quando Davi derrotou o gigante Golias o Senhor deu-lhe a vitória. Foi socorro dos apóstolos no começo da pregação em Jerusalém quando sofreram perseguições. Com Paulo e seus companheiros em Éfeso esteve sempre suprindo todas as necessidades que eles pudessem ter.
O Senhor é o nosso socorro - garantindo a nossa salvação. Desde o início Ele proveu tudo que o povo de Israel tinha em falta e sempre teve uma aliança com ele. Ele é socorro na experiência de todos os que confiam no Seu plano de Salvação.
O Senhor é o nosso socorro - quebra os laços do inferno. Quando a vontade para o pecado nos visita. Na tentação de satisfação da carne que tantas vezes aflige o ser humano Ele é socorro.
O Senhor é o nosso socorro: em todas as situações, mas somos livres ao fazer as nossas escolhas. ‘Que teria acontecido se o Senhor Deus não estivesse do nosso lado’? (v. 1)
Léo Lima

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

PLANO DIVINO


“Nem se deem a fábulas ou genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora”. (I Timóteo 1.4).
Conhecemos várias fábulas e nelas a existência de famosos reinos, onde o serviço real era rigorosamente executado pela criadagem. Nem sempre os súditos sentiam-se felizes ao executar a tarefa que lhes era imposta. O tratamento recebido, muitas vezes, não era agradável. Mas ocupavam-se sempre em cumprir à risca suas responsabilidades. Para nós, quando crianças, era interessante lermos ou ouvirmos fábulas.
No texto, a grande preocupação do apóstolo Paulo, ao escrever ao seu amigo Timóteo, foi de que os crentes de Éfeso estavam se ocupando muito mais de fábulas, de genealogias, esquecendo-se do principal motivo que os unia, Jesus Cristo. Eles estavam usando muito tempo em questionamentos ineficazes, atrapalhando, desta forma, o crescimento espiritual em Cristo Jesus.
Muitas vezes surpreendemo-nos querendo discutir e questionar assuntos que não têm maior proveito para nossa vida. Vemos então que o nosso tempo está sendo gasto em divagações que nada contribuem para o crescimento da nossa fé. Perdemos momentos preciosos sem que as nossas aflições sejam amenizadas, sem que o nosso espírito seja nutrido. 
Paulo está dizendo: ‘Diga a essa gente que deixe de lado as lendas e as longas listas de nomes de antepassados, pois essas coisas só produzem discussões. Elas não têm nada a ver com o plano de Deus, que é conhecido somente por meio da fé’.  Deus tem um plano para a salvação de cada ser humano.
Léo Lima

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

GRAÇA INIGUALÁVEL


A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de graça e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai”. (João 1.14).
Acreditamos que a graça de Deus é seu amor feito realidade e ela é derramada a cada manhã. O povo de Deus quando voltava do cativeiro no Egito recebia a cada dia a porção necessária do maná para o seu sustento. Da mesma forma recebemos a graça. Ela é derramada em nós a cada novo dia.
E a graça é abundante, pois a cada manhã o Senhor renova esta graça que reside junto à misericórdia. A natureza desta graça é o próprio Deus se revelando em nós. Esta graça é a glória de Deus que devemos exaltar a todo o momento da nossa vida.
Esta graça é poder no seu efeito no pecador. Na vida do crente é poder para o serviço. A graça que se manifestou em Cristo Jesus é comunicável e em Cristo esta graça é oferecida. O maná no deserto mostra que esta graça é comunicável. Cristo é o nosso maná.
Esta graça é inesgotável e está disponível a cada ser humano que procura o Senhor. Deus em sua glória nos ama com um amor inigualável que é manifesto na sua graça salvadora. O desejo de Deus é que nos apropriemos desta graça!
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...