segunda-feira, 30 de abril de 2018

MULHER IDEAL


Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas! O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho. De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias. Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas. Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas. É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite. Ela prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas. Ajuda os pobres e os necessitados. Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir. Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos. O seu marido é estimado por todos – é um dos principais cidadãos do lugar. Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes. É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: ‘Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas.’ A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada. Deem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos”. (Provérbios 31.10-31).
Se formos analisar a figura de mulher descrita neste texto, veremos a fotografia da mulher dos nossos dias. Algumas pessoas pensam que a mulher virtuosa é aquela que vive no lar e tem atitude abnegada e servil. De acordo com comentário bíblico ‘a mulher descrita neste capítulo além de ser uma excelente dona de casa, esposa e mãe zelosa, fabrica, importa e vende produtos, faz tapeçaria e confecciona roupas para a sua família, gerencia seus recursos financeiros, compra e vende imóveis, planta e colhe sua lavoura’.
Ainda mais, a sua força e distinção não decorrem das suas surpreendentes práticas, são resultantes da sua reverência a Deus. Ela tem capacidades maravilhosas que bem podem servir de norte à mulher moderna.
Que neste dia em que se comemora o dia da mulher no Brasil todas as mulheres sejam abençoadas por Deus e continuem a ser exemplo de dignidade e amor.
Léo Lima

domingo, 29 de abril de 2018

RESPONSABILIDADE


A essência da ordem divina para com o cuidado que se deve ter com a natureza visto que Deus coloca nas mãos de Adão a responsabilidade para com o ‘Jardim’. É a partir da decisão de Deus de que toda a administração da natureza ficasse sob o comando do homem que busco correlações que enriqueçam e lembre-nos de que o conhecimento desta tarefa designada ao ser humano e sua responsabilidade quanto ao estado das coisas que acontecem na Terra, faça-nos mais presentes em ações construtivas.
Em Gênesis capítulo primeiro o versículo nos leva para a autoria plural na criação do ser humano ao destacar o verbo na terceira pessoa do plural ‘façamos’. Esta convocação demonstra a singularidade da obra que estava por vir. O convite para o trabalho implica que esta criação deve ser diferente. Mostra que aqui existe o chamado para a realização do plano formado.
Deus criou o homem à sua própria imagem e eis a obra consumada. Homem e mulher os criou mediante ato duplo. Para Deus a obra foi perfeita assim mostram as palavras poéticas do texto. Deus abençoa a sua criação, homem e mulher e designa poder para que eles dominem e terra. Deus deu ao homem domínio sobre todas as outras criaturas.
Deus falou diretamente e designou Adão e Eva para o que deveriam utilizar em toda a criação para sua subsistência e a forma como os demais animais deverão se alimentar. A avaliação final em que o Criador constata que ‘tudo’ é muito bom.
De acordo com comentários na Bíblia do Executivo o texto em questão de Gênesis 1.26-31, estabelece a responsabilidade do homem e da mulher como mordomos e administradores do mundo criado. Ela referencia que o Mordomo é aquele que administra as posses de alguém. Podemos concluir que ‘todos somos mordomos dos recursos, habilidades e oportunidades que Deus confiou aos nossos cuidados’.
Qual está sendo a minha e a sua participação neste processo?
Léo Lima

sábado, 28 de abril de 2018

EM GRATIDÃO


Ó Senhor Deus, lembra de Davi e de todos os seus sofrimentos. Lembra da promessa feita por Davi, lembra deste juramento que ele fez a ti, o Senhor, o Poderoso de Jacó: ‘Eu não vou para casa, nem vou descansar; não vou me deitar, nem dormir enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma casa para o Poderoso de Jacó’. Em Belém ouvimos falar a respeito da arca da aliança e nós a encontramos nos campos de Jearim. Então dissemos: ‘Vamos à casa de Deus, o Senhor; vamos adorá-lo diante do seu trono’. Ó Senhor, vem para o teu Templo, com a arca da aliança, que representa o teu poder, e fica ali para sempre! Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria”! (Salmo 132. 1-9).
Recordar fatos que aconteceram fazem com que a emoção seja vivenciada de novo. Neste salmo o autor recorda-se das promessas feitas por Davi ao Senhor de encontrar um lugar para construir um templo para adoração a Deus. Davi fez de tudo mesmo, ‘Eu não vou para casa, nem vou descansar; não vou me deitar, nem dormir enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma casa para o Poderoso de Jacó’. A persistência de Davi fez com que nos deixasse uma preciosa lição – a prioridade de estar na presença de Deus em adoração -.
Hoje temos a alegria de termos o Espírito Santo em nós e a certeza de podermos falar com Deus por meio de Jesus Cristo nosso único mediador. O convite do salmista é para que possamos adorar ao Senhor em todo o tempo. Agradeçamos a Deus por termos o privilégio de falarmos com o Senhor em nome de Jesus a qualquer momento.
Que nosso coração esteja na presença do Senhor em adoração e gratidão e que os nossos atos sejam de alegria por causa da salvação que desfrutamos. Louvado seja o SENHOR!
Léo Lima

sexta-feira, 27 de abril de 2018

O SENHOR REINA


Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus, o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe! O Senhor sempre cumpre as suas promessas; ele julga a favor dos que são explorados e dá comida aos que têm fome. O Senhor Deus põe em liberdade os que estão presos e faz com que os cegos vejam. O Senhor levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem. O Senhor protege os estrangeiros que moram em nossa terra; ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus. O Senhor será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente. Aleluia”! (Salmo 146.5-10).
O escritor canta a felicidade de todo aquele que busca a Deus e procura viver na presença do Senhor. Ele diz que é feliz toda a pessoa que coloca sua esperança em Deus, nosso criador. Deus sempre cumpre o que promete e protege os que são oprimidos.
Ele liberta os cativos e levanta quem está caído. Quem tem a proteção divina não se entristece caso venha a ser afligido. Nosso Deus é rei para todo o sempre e ele reinará eternamente. Seremos felizes se colocarmos nossa confiança em Deus e esperarmos nele cada momento. O Senhor será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente. Aleluia’!
Léo Lima

quinta-feira, 26 de abril de 2018

LUZ QUE VIVIFICA


Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la”. (João 1.1-5).
João mostra Jesus como sendo a Palavra que já existia antes de o mundo ser criado. Aponta, também, que Ele estava com Deus e era Deus. Jesus Criador estava desde o princípio com Deus. Foi através da Palavra que Deus fez todas as coisas. ‘Então Deus disse: – Que haja luz! E a luz começou a existir’. (Gênesis 1.3). Foi desta forma que o Senhor criou todas as coisas.
Jesus a luz do mundo esteve desde o princípio fazendo a vontade do Pai. Ele a fonte da vida eterna trouxe a luz a todas as pessoas que o buscam. A luz brilha na escuridão e não há trevas para os que seguem Jesus a luz que vivifica.
Jesus então disse: ‘De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida’. (João 8.12). Esta luz está disponível a todo aquele que deseja a salvação através de Jesus Cristo. Jesus oferece a luz da vida eterna.
Léo Lima

quarta-feira, 25 de abril de 2018

LUZ DIVINA


Neste dia compartilho somente algumas das palavras de Jesus. Ele falou à multidão ansiosa por ouvi-lo no monte. Vamos meditar em como falar com Ele, sobre os bens materiais e sobre os olhos e sua luz própria.
Portanto, orem assim: - Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém! Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês”. (Mateus 6.9-15).
Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês”. (Mateus 6.19-21).
Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão”! (Mateus 5.22-23).
Léo Lima

terça-feira, 24 de abril de 2018

LOUVOR E ADORAÇÃO


Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz”. (Salmo 19.1-3).
A natureza em todas as quatro estações nos oferece maravilhas indescritíveis que somente Deus pode ser Criador de coisas tão sublimes. Na Bíblia a poesia do salmo enaltece a beleza da criação divina: Que Deus abençoe a sua vida e pense: Deus nos mostra seu amor também, através das lindas coisas que criou.
Eis parte do cântico que o povo de Deus cantou em adoração ao Senhor por todas as maravilhas que eles viviam. ‘Alegre-se a terra, e fique contente o céu. Ruja o mar e todas as criaturas que nele vivem. Alegrem-se os campos e tudo o que há neles. Então as árvores dos bosques gritarão de alegria diante de Deus, o Senhor’. (Salmo 96.11-12).
O salmista ainda canta: ‘Do Senhor é a terra e a sua plenitude o mundo e os que nele habitam’. (Salmo 24.1). O que estamos cantando para louvar e adorar ao Senhor Criador de todas as coisas. As que podemos ver e o que não podemos ver. Louvado seja o nome do Senhor para todo o sempre!
Léo Lima

segunda-feira, 23 de abril de 2018

DESEJO SÁBIO


Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus”. (Provérbios 30.7-9).
Esta é uma oração que serve de exemplo para nossa vida. O sábio desejou diante do Senhor duas coisas fundamentais e que agradam a Deus, não mentir e não ser rico nem pobre. E ele mesmo explicou o motivo deste desejo. Primeiro a mentira Deus abomina, pois o Senhor é a verdade.
Em segundo lugar ele desejou ser uma pessoa remediada. Queria ter o suficiente para uma vida decente. Ter o necessário para viver com dignidade lembra as palavras do Mestre: ‘Jesus então disse aos discípulos: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu’. (Mateus 19.23).
Eis algumas virtudes sugeridas por Paulo que devemos preservar: ‘Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas’. (Colossenses 3.12-14).
Léo Lima

domingo, 22 de abril de 2018

COMPARTILHANDO AMOR


Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. (Mateus 5.7).
Compaixão não é uma atitude praticada de forma natural entre as pessoas. Cada um procura com muita pressa, fazer tudo o que lhe interessa e de que necessita, pois o tempo passa muito depressa. Vemos poucas pessoas que exercem a clemência. Sofrer com a miséria e os problemas dos outros é passageiro para nós. Muitas vezes não conseguimos usar de um tempo do nosso sono para orar por aqueles que sofrem tragédias e na marginalidade. Deus, em sua infinita misericórdia e pelo Seu amor, enviou Jesus Cristo que é o motivo que podemos ter a eternidade à disposição de todos os que O buscam.
Antes, quando o povo de Deus se encontrava sofrendo pelo distanciamento de Deus, o profeta Jeremias convidava o povo a reconhecer os seus pecados e lembrava que: ‘As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã, grande é a tua fidelidade’. (Lamentações 3.22-23). Este povo vivia de misericórdia em misericórdia.
Agora somos um povo que pode ser salvo pela grandiosa obra milagrosa de Cristo que revela todo amor do Pai para com o ser humano. Jesus dizia ainda no sermão da montanha, que aqueles que sentissem compaixão para com seu próximo seriam felizes, teriam um viver pleno da misericórdia divina. Misericórdia é: compaixão; pena causada pela miséria alheia; perdão concedido por bondade pura; graça ou perdão.
Este sentimento vem de Deus e, se penetrar o nosso coração, logo seremos misericordiosos. Precisamos nos encher do amor e da misericórdia divina para sentirmos o quanto as pessoas precisam de nós. Elas precisam sentir em nós a grandiosidade deste ato que deverá ser o resultado do nosso amor para com Deus, o Pai. Jesus se deu para que a misericórdia de Deus chegasse ao ponto do seu propósito final. A graça salvadora por Jesus Cristo.
Léo Lima

sábado, 21 de abril de 2018

NOVO BATIMENTO


Resolvi postar de novo esta reflexão que fala muito ao meu coração.’
O que faz o coração bater mais rapidamente? Alegria? Tristeza? Ansiedade? O que leva um coração a acelerar seus batimentos? A espera por alguém que não chega? Um pássaro cantando? O medo? A espera por notícias importantes? O olhar nos olhos da pessoa que se ama?
Na verdade cada batimento soa como compasso da vida que se vive. Se o som do coração pudesse ser escutado por todos que se aproximam cada pessoa veria a emoção que se passa no âmago do seu próximo. Um ritmo compassado por toda emoção vivenciada.
Mas a verdade que não cala, mas fala é quando uma das mais fortes sensações visita o ser é que se vai gradativamente percebendo o pom pom, que disfarçadamente visita a alma. O coração bate na alma.
Jesus ofereceu novo batimento. O coração batendo segundo o compasso do coração de Deus. Só há vida se o coração bate. Mas só há vida eterna se o coração bate em compasso com o coração de Deus. Deus é amor. Ele deseja que o amor que Dele emana preencha o seu coração também.
Seu coração vai mostrar que quando Deus reside em você o seu rosto fica mais bonito, pois o Senhor pode criar um novo coração conforme o poeta Davi: ‘Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável’. (Salmo 51.10). Então, com o Senhor você poderá mudar não somente o batimento do seu coração como a beleza do seu rosto. ‘O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate’. (Provérbios 15.13). É que o Senhor transforma a maneira de ver e viver a vida. Cante. Sinta o ritmo do seu coração com Jesus.
Léo Lima

sexta-feira, 20 de abril de 2018

SIMPLESMENTE AMOR

A emoção pura e sobrenatural supera qualquer outra emoção que possamos ter. Ao criar todas as coisas que existe Deus já sabia da minha alegria pela salvação. E é justamente ter certeza disso que mais emociona. Deus me amou antes mesmo de eu existir. Ele me viu ainda informe conforme disse o poeta: ‘Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles’. (Salmo 139.16).
Você que lê estas palavras concorda comigo? Deus me viu mesmo antes de eu estar totalmente formada e ele sabia que hoje eu estaria com o coração repleto do AMOR Dele. Ágape. Amor sem nenhum outro interesse que o de estar junto partilhando da mesma alegria. Amor puro entre pessoas que gostam de estar juntas.
Entretanto, para se chegar a usufruir desta alegria Deus passou o que de pior podia acontecer, e foi plano Dele mesmo, Jesus morreu e é preciso recordar que a morte é o fim de toda a criatura humana. E, ainda se tem que concordar que esta é a única certeza do ser vivo: A morte. De acordo com a Palavra de Deus, Jesus passou pela morte, mas ressuscitou dentre os mortos com a finalidade de nos dar a Vida. E é justamente por isso que hoje estou mais feliz. Lembrei-me com mais nitidez o momento da minha salvação. A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição.
A dor da separação só pode ser amenizada quando nos deparamos com as palavras de Jesus Cristo antes de deixar este mundo: ‘Na casa do meu Pai tem muitos cômodos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito’. (João 14.2). Esta é a promessa que muitos creem, pois, para que ela se tornasse real, foi necessário que, tudo que aconteceu, após o calvário, se tornasse público. Jesus está falando ao seu coração: ‘Hoje mesmo eu garanto um lugar para você no céu’! Alegre-se no Senhor e ele concederá o que deseja o seu coração.
Léo Lima

quinta-feira, 19 de abril de 2018

RESPEITO


Meu filho, tema a Deus, o Senhor, e respeite as autoridades. Não se envolva com as pessoas que se revoltam contra eles, pois num instante elas podem se arruinar. Você pode fazer uma ideia da destruição que Deus ou as autoridades podem causar”? (Provérbios 24.21-22).
O respeito é uma atitude muito importante para uma convivência harmoniosa com todos os que nos cercam. Grande é a confusão nos dias atuais, pois o que predomina é uma inversão na ordem das coisas e suas prioridades. Longe de ser Deus quem dirige e orienta os líderes é o inimigo que torce todos os valores.
Pedro disse que: ‘Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei’. (I Pedro 2.16-17). Paulo também orientou os cristãos: ‘Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação’. (Romanos 13.1-2).
Portanto, o que nos resta é orarmos, jejuarmos e sermos fieis ao Mestre. Nosso coração precisa estar diante do altar em súplicas ao Senhor por justiça e ordem por todos envolvidos no caos que se instalou. Que o respeito predomine entre todos nós, quer governantes ou governados. Adoremos ao Senhor com nosso ser. Busquemos a sabedoria. ‘Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender’. (Provérbios 1.7).
Léo Lima

quarta-feira, 18 de abril de 2018

PALAVRA EDIFICANTE


Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”. (Provérbios 25.11).
A palavra ética, em nossos dias, está desgastada. A partir do momento que pensamos em ética como comportamento ideal, ela se vê corroída pela grande maioria. Não só na política como naquele que troca seu voto por uma camiseta qualquer.
O texto faz a comparação de objetos preciosos com uma palavra verdadeira. Jesus falou que ‘Seja o seu `sim´, `sim´, e o seu `não´, `não´; o que passar disso vem do maligno’. (Mateus 5.37). Jesus aconselhou, portanto que a verdade, sempre, fosse dita.
Deus instituiu valores morais e éticos para que todos tenham um viver que agrade à Sua natureza pura e verdadeira.  Da mesma forma como o homem não pode modificar as leis que presidem a natureza, não pode modificar os valores morais, éticos e espirituais que o Senhor estabeleceu.
A palavra dita ao seu tempo pode significar mais que simplesmente, ser verdadeira. Ela pode salvar uma pessoa em um momento de extrema angústia. Determinante é a maneira como falamos, e o que dizemos às outras pessoas. Precisamos mudar nossos hábitos para termos uma comunicação edificante.
O sábio, nesta comparação, também procura mostrar que as palavras têm poder e é exatamente por isso que devemos examinar os nossos hábitos ao falar e evitar palavras duras ou descuidadas.
Cabe a nós decidirmos edificar ou destruir cada pessoa que conhecemos. O fato é que todos precisam mais de quem as encorajem e as edifiquem do que quem as critiquem e as derrubem. Não permita que suas palavras aniquilem as emoções de alguém. Que o Senhor controle seu coração para que seus lábios falem de bênçãos. Que a nossa palavra seja edificante.
Léo Lima

terça-feira, 17 de abril de 2018

MARAVILHAS VIRÃO


“Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem”. (Neemias 1.11).
Sonhar é uma das coisas mais importantes para o ser humano. O homem sem sonhos não tem perspectivas na vida! Mas quando o sonho é externado e compartilhado, então pode se tornar uma realidade.
Quantas vezes descobrimos que o que sonhávamos se tornou realidade? Será que estamos pedindo da forma correta? Como está escrito foi-lhe dado tudo que era necessário para ele.
As maravilhas do Senhor são incontáveis. O salmista disse: ‘Ó SENHOR, quantas maravilhas tens realizado, bem como teus desígnios! Quisera eu poder proclamá-los e pregá-los todos, mas são por demais numerosos’. (Salmo 40.5).
Sabemos que muitas vitórias ainda virão! Isto, se dobrarmos nossos joelhos em oração e nos unirmos nos desafios que se nos apresentam. Grandioso Senhor, nós te amamos! Nós Te somos agradecidos por vivermos e usufruirmos as Tuas maravilhas! Amém.
Léo Lima

segunda-feira, 16 de abril de 2018

ANTE O ALTAR


Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas”. (Salmos 28.6).
A oração verdadeira é o caminho da vida; a vida verdadeira deve ser um meio de oração’. (Alex Carrel). Quem vive uma vida como a mencionada pelo pensador sabe como Deus responde às orações.
No salmo cento e dezesseis vemos que Deus responde as orações dos que O amam. Sem amor é impossível agradar a Deus. Portanto, é preciso que tenhamos muito forte o nosso amor a Deus para que nossas petições tenham resposta.
Deus responde às orações dos que sofrem. ‘Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro. Os laços da morte estavam me apertando, os horrores da sepultura tomaram conta de mim, e eu fiquei aflito e apavorado. Então clamei ao Senhor, pedindo: - Ó Senhor Deus, eu te peço: Salva-me da morte!’ (Salmo 116.2-4). Esta é uma oração respondida. O Senhor atende às orações dos humildes.
O nosso Deus responde às súplicas de todos as pessoas que procuram crer no poder inesgotável de Deus. Aqueles que buscam ter uma fé sempre crescente conseguem contemplar a resposta do Altíssimo Deus.
E, finalmente, Deus responde às súplicas dos fiéis em sua fidelidade e convida a esta prática de viver em fidelidade com o Senhor. Isto nós podemos ver a cada passo no Salmo cento e dezesseis. Que nossos corações possam cantar com o salmista: ‘Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas’.
Procure agora mesmo amar, crer neste Deus maravilhoso e ser fiel ajudando aos que sofrem injustiças e, acima de tudo, prostrando-se ante o altar do Senhor em humildade de coração.
Léo Lima

domingo, 15 de abril de 2018

PROTEÇÃO E AMPARO


Eis que embora se levantem contendas, isso não será por mim; todos os que contenderem contigo, por causa de ti cairão”. “Se alguém a atacar, não será por minha ordem; você derrotará todos os que lutarem contra você”. “Eis que poderão vir a juntar-se, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti, cairá por amor de ti”. (Isaías 54.15).
Diante de todas estas versões de uma pequena porção da Bíblia, o que é possível sentir diante de tal promessa? O nosso Deus é o Pai que sempre dá uma palavra animadora para os seus filhos. E eu sou filha.
Com essas palavras é possível a pessoa se sentir amparada, amada, protegida e tudo o que mais se pode necessitar neste mundo tão difícil. Jesus afirmou que: ‘Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos’. (Lucas 21.17-20).
Todavia, diante de promessas tão especiais, proferidas através de um grande profeta, Isaías, não dá para ficar somente neste momento de quase êxtase, mas faz com que a gente se lembre de quando o profeta se viu diante dos querubins e do Pai e exclamou: ‘Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória [...] Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios’. (Isaías 6.3 e 5). E diante da majestade divina me sinto como Isaías e só posso clamar: Senhor, Purifica a minha vida!
Léo Lima


O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...