quarta-feira, 30 de novembro de 2016

LUZ DA VIDA

“– Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão”! (Mateus 6.22-23).
Estas palavras de Jesus são parte do sermão do monte. Ele mostra que a luz que nossos olhos refletem vem do nosso interior e são elas que mostram se estamos cheios amor ou de maldade. Davi muito antes de Jesus mencionou que a luz que ele tinha vinha do Senhor: ‘Tu, ó Senhor, me iluminas; tu, meu Deus, acabas com a minha escuridão’. (Salmo 18.28).
A profecia de Isaías repetida em Mateus diz que: ‘O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte’! (Mateus 4.16). Esta luz apregoada é a de Jesus que é luz como ele mesmo afirmou: ‘De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida’. (João 8.12).
O apóstolo João disse que a luz do Senhor em nós estamos unidos em amor. ‘Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado’. (I João 1.7). Que possamos estar radiantes e unidos pelo Senhor e sua luz. Adoremos e cantemos por tão grandes bênçãos.

Léo Lima

terça-feira, 29 de novembro de 2016

PARA GLÓRIA DE DEUS

Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (João 13.1).
O amor que Deus devota ao homem teve o seu ápice completo em Jesus Cristo. Quando Ele veio habitar entre nós os anjos cantaram: 'Glória a Deus nas alturas paz na terra para com os homens'. Jesus, mesmo em meio a tantas tentações, manteve um relacionamento íntimo com os seus discípulos e quando percebeu que se aproximava a hora de sua morte, portanto, a hora de deixar os seus seguidores, sentiu uma grande saudade dominar o seu interior, pois o seu amor para com eles era grande, porém, Ele cumpriria o propósito do Pai até o final.
O momento da cruz se aproximava e de certa forma Ele sentia-se triste por ter que deixá-los. Entretanto, a sua volta para Deus, o Pai, era imprescindível e essencial para que o plano de salvação se concretizasse. Jesus, homem, amava os seus humanamente e em sua divindade creio que os amava muito mais. E, como Ele mesmo afirmou, estava indo para preparar-lhes lugar na casa de seu Pai. O amor que Jesus devotava aos seus seguidores era tão grande que os amou até o fim.
Jesus Cristo demonstrando o seu imensurável amor e humildade, passa a lavar os pés dos seus discípulos, preparando-os para participar da santa ceia que logo após celebrariam. (João 13.1-11). A ceia foi para mostrar a forma de celebrar sua vida, morte e ressureição. Seria desde então um memorial do amor de Deus por eles e por nós. O sacrifício da cruz e a ressurreição teve como resultado o perdão de todos os nossos pecados. Nós somos salvos pelo amor de Deus e o sacrifício de Jesus na obra da redenção.
Você, já experimentou deste amor inefável de Deus, o Pai?  Ele deseja que você more no céu, no lugar que Jesus foi preparar para todos os que dele receberem a salvação. Deseja viver para a glória de Deus? Eis a oportunidade.

Léo Lima

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ANIMADOS E FIRMES

Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando”. (Jeremias 29.11).
Quando está suficientemente escuro, você vê as estrelas’. Charles Beard. Este pensamento pode refletir o que o texto inicial fala. Deus tem planos grandiosos para os seus filhos, mas é preciso vê-los e pensar no que estamos fazendo com eles.
Mesmo que as dificuldades estejam no nosso caminho se estivermos firmados no Senhor novas forças virão conforme Paulo disse: ‘Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia’. (II Coríntios 4.16).
Desta forma devemos concordar com as palavras do apóstolo Paulo aos fiéis de Filipos: ‘Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus’. (Filipenses 1.6).

Léo Lima

domingo, 27 de novembro de 2016

HUMILDADE EVIDENTE

Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no Dia da ira do Senhor”. (Sofonias 2.3).
Por esta palavra que Sofonias disse da parte de Deus ninguém sairá ileso no grande e terrível dia em que a terra inteira sofrerá as assolações do final dos tempos. A recomendação divina é que todos se voltem para a Palavra de Deus, façam o que ela orienta e sejam humildes.
Este é um convite a uma maior aproximação do Senhor. Todos os que já buscam viver de acordo com as leis de Deus devem se humilhar e fazer tudo o que Deus norteia. O salmista falou que: ‘Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor, e os sobreviventes da tua ira se refrearão(Salmo 76.10).
Entretanto, é bom lembrarmos que o salmista também disse: ‘Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã’. (Salmo 305.5). Se nos aproximarmos do Senhor com humildade de coração e fizermos a vontade de Deus ceremos o dia sorrir.

Léo Lima

sábado, 26 de novembro de 2016

LIVRES PARA TESTEMUNHAR

Depois de ler mais uma vez esta reflexão resolvi compartilhar novamente. Vale conferir. 
Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem”. (Lucas 6.22).
Ninguém gosta de ser odiado, desprezado ou mesmo rejeitado. O que mais apreciamos é ter bons relacionamentos e nossa vida seguir um curso normal e tranquilo. Mas temos nas palavras de Jesus, que aqueles que sofrerem qualquer um destes males, por causa Dele, por amor ao Seu nome serão felizes. Serão bem-aventurados.
Sabemos que tudo que fazemos pela causa de Cristo terá o seu galardão. O melhor de todos está inserido nesta promessa de que todos que sofrerem, pelo reino de Deus, estarão percorrendo o caminho da alegria. "A alegria é o remédio de Deus. Todos o deveríamos usar. Os cuidados, as ansiedades, o mau humor, toda a ferrugem da vida deveria ser lubrificada com o óleo da alegria." (Oliver W. Holmes). Este pensador mostra que deveríamos ser lubrificados pelo óleo da alegria que vem de Deus. Mas Jesus já falava que seriam bem-aventurados todos que fossem injuriados por amor a Ele e ao Seu Nome. Mas não existe alegria maior do que estar percorrendo o caminho que Jesus traçou para os seus servos.
Na minha infância, as crianças reconhecidas como crentes, eram marginalizadas por outras crianças e até por professores. Como era difícil compartilhar do amor de Deus! Hoje é bem diferente.  Como é bom termos a liberdade de expressão onde podemos manifestar o que sentimos e o que cremos! Já usufruímos da alegria que Cristo falou e mesmo quando somos rejeitados, precisamos lembrar que Deus nos ama e deseja que possamos ser gratos por tão grande amor. Precisamos ser gratos a Deus pela liberdade que vivemos em nossa Pátria. Podemos livremente testemunhar do amor de Deus por todos.
A alegria é o remédio de Deus!

Léo Lima

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

EU AJUDO

Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também. Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo”. (Gálatas 6.1-2).
O texto inicial mostra o apóstolo Paulo recomendando o quanto devemos ajudar aos que necessitam. Jesus mesmo falou sobre isto: ‘Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês’. (Lucas 6.38). O Mestre promete bênçãos àqueles que assim fazem.
É preciso recordar que nem sempre os necessitados precisam somente de bens materiais. Há aqueles que estão famintos de amor, de serem ouvidos ou mesmo de uma palavra de encorajamento e atenção. Ninguém é forte o suficiente que nunca vai precisar de ajuda.  São muitas situações inesperadas e obstáculos que surgem na vida e é preciso uma mão amiga por perto.
A promessa divina é de ajuda aos seus servos sempre que necessário: ‘Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: - Não fiquem com medo, pois eu os ajudo’. (Isaías 41.13). Lembre-se disto. Deus mesmo disse: ‘Eu os ajudo’.

Léo Lima

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

NASCER DE NOVO

Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito”. (João 3.5-8).
Este texto é uma resposta de Jesus a um diálogo: ‘Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: – Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez’? (João 3.3-4). Jesus reafirma o que ele havia dito. É necessário nascer de novo para entrar no Reino de Deus.
Nascer espiritualmente de novo. Ou seja, ter uma transformação espiritual e permitir que Jesus seja Senhor. Ele faz alusão de que é possível ouvir, sentir, mas é impossível saber de onde vem e para onde ele vai. Assim acontece com todos os novos nascidos do Espírito. Sentimos a presença divina, ouvimos a sua voz.
Se vivemos uma nova vida temos alegria no Senhor através da presença do Espírito Santo em nós. Paulo afirma que: ‘Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá’. (Romanos 14.17).

Léo Lima

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

TEMPO DE SANTIFICAÇÃO

Esta é uma oração do profeta Habacuque. Ó Senhor, ouvi falar do que tens feito e estou cheio de temor. Faze agora, em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as vejamos. Mesmo que estejas irado, tem compaixão de nós”! (Habacuque 3.1-2).
Esta é uma oração de reconhecimento das maravilhas que o Senhor tem feito no meio do seu povo. Devemos silenciar até nossos pensamentos diante das realizações divinas. Temos que ouvir tudo que Deus deseja que saibamos e para que isto aconteça é preciso que estejamos em silêncio.
Quando uma pessoa consegue ouvir a voz de Deus ela fica cheia de temor. Foi o que Habacuque disse. E o Senhor falando a Moisés disse: ‘Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.’ (Êxodo 3.5). O que fazer quando temos o Espírito Santo de Deus em nós. Cuidado. Esta deve ser a nossa atitude diante do Senhor. Respeito.
A promessa divina é que temos o Espírito Santo em nós e Paulo  disse: ‘Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.’ (II Coríntios 7.1). Portanto, para que tenhamos o Espírito santo é necessário que nos purifiquemos.

Léo Lima

terça-feira, 22 de novembro de 2016

SÁBIA ESCOLHA

– Veja! – disse Noemi. – A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela. Porém Rute respondeu: – Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora”! (Rute 1.15-17).
Sábia escolha a que a jovem Rute fez. A história destas duas mulheres é muito linda. Deus agiu a cada momento em que elas se irmanaram no Senhor. Depois de mãe e nora ficarem viúvas em terra estrangeira o mais natural era que cada uma seguisse seu caminho, mas Rute não vacilou quando preferiu seguir e ajudar sua sogra Noemi.
As palavras de Rute repercutem até hoje, pois elas mostram um coração transformado. ‘Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus’.
Quantas vezes precisamos fazer escolhas que nem sempre são aquelas que confirmam a vontade de Deus para a nossa vida. Em uma conversa com os judeus Jesus disse: ‘Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo’. (João 7.17). Não podemos permitir que haja dúvida em nós desde o momento que escolhemos seguir a Cristo.

Léo Lima

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

COOPERAÇÃO

Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades! O Senhor os protegerá, guardará a vida deles e lhes dará felicidade na Terra Prometida. Ele não os abandonará nas garras dos inimigos. Quando estiverem doentes, de cama, o Senhor os ajudará e lhes dará saúde novamente”. (Salmo 41.1-3).
O que é possível pensar em uma manhã de uma segunda feira? ‘Ajuda hoje a alguém’ é o refrão de um cântico. Nos últimos dias vivi uma experiência em que o ditado: ‘uma mão lava a outra’ teve um significado maior e literal. Quebrei um osso da mão direita e a falta que fez um simples esfregar de uma mão na outra foi motivo de grande reflexão. Deus nos fez com tudo que precisamos para uma vida ativa e completa. Se nos falta uma pequena coisa percebemos o quão importante é cada partícula de nós.
No salmo acima Davi nos convida a ajudarmos aos mais necessitados. Jesus disse que o que fizermos a uma pessoa é como se fizéssemos a Ele mesmo. ‘– O Rei responderá: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar’. (Mateus 25.45). Não fosse tudo isto o salmo ainda mostra as bênçãos que o Senhor vai acrescentar nas nossas vidas.
Se uma mão lava a outra logo o desafio deste dia é para que nós nos ajudemos mutuamente. Ajuda hoje a alguém.

Léo Lima

domingo, 20 de novembro de 2016

CONFIANÇA REAL

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”. (Salmos 23.1-3).
O salmista canta ao bom pastor. Um pastor que ele mostra como amoroso. Ele é amoroso porque supre todas as necessidades das suas ovelhas. Ele as alimenta com o que há de melhor, não as deixa sentir fome. Também procura conduzi-las por águas tranquilas tirando-lhes a sede que por ventura venham a sentir. Ele dá alívio para qualquer mal que possa afligir aqueles que lhe são tão queridos. Sempre guia na verdadeira justiça, protege e ampara em todas as circunstâncias.
Este pastor exalta os humildes (v.4), mas acima de tudo prepara uma mesa especial mesmo que na presença de pessoas inimigas. E é esta a forma de exaltação que Ele faz. Unge a cabeça com óleo, dando-lhes bênção especial. E faz com que as bênçãos sobre suas vidas se multipliquem.
Este Pastor ainda é o hospedeiro eterno (v.6)Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias’. Que promessa! Como é bom descansar seguros de que o Pastor que nos ajuda continua firme, sem que possamos temer nenhum mal.
A tarefa do pastor é procurar a ovelha, abrigá-la, alimentá-la e tosquiá-la’. (Herschel H. Hobbs). Esta tarefa foi dada aos pastores do nosso tempo. Aqueles que são especialmente chamados para anunciar a mensagem do Bom Pastor. O Pastor que em todas as situações procura levar as ovelhas ao seu aprisco.
Você já viveu esta experiência com o Bom Pastor? Ele deseja ser o seu pastor. ‘O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome’. Confie sua vida a Ele e ela mudará. E a justiça será o seu caminho.

Léo Lima

sábado, 19 de novembro de 2016

CONFISSÃO

Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração: – Ó Senhor, Deus do céu, tu és grande, e nós te tememos! Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos. Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de Israel. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado”. (Neemias 1.4-6).
Neemias chorou por ouvir as tristes notícias sobre seu povo em Jerusalém. Ele se prostrou diante do Senhor e orou e glorificou ao Senhor que os criou e ele reconhecia a grandiosidade do Senhor. Reconhecer que somente o Senhor deve ser adorado é uma atitude de todo aquele que procura servir a Deus.
Entretanto, ele não somente glorificou a Deus como exaltou a fidelidade do Senhor. Pediu, também, que Ele olhasse para sua tristeza e ouvisse a oração que fazia. Logo a seguir ele confessou os seus pecados e do seu povo.
A confissão é a atitude que toda a pessoa que reconhece seu pecado e chega-se diante do Senhor para ser perdoado, conforme o salmista disse: ‘Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados’. (Salmo 32.5). Que saibamos nos prostrar diante do Pai em oração.

Léo Lima

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MORADIA GARANTIDA

Afinal, o que é a vida? A vida para mim é Cristo, e a morte e lucro”.  (Filipenses 1.21).
Vida e Morte. ‘Alguém disse que a diferença entre o crente e o incrédulo é esta: o crente não tem medo da morte, mas tem medo do pecado, enquanto o último não tem medo do pecado, mas tem medo da morte’. Thomas à Kempis disse: ‘Procura viver agora de tal maneira que na hora da morte tenhas mais motivo de alegria que de temor’. Assim é para aquele que crê realmente em Deus e no poder redentor de Cristo Jesus. ‘Muitos desejam viver somente porque têm medo de morrer’. (Paul E. Holdcraft).
Entretanto, para o apóstolo Paulo a vida é Cristo e a morte é lucro. Sem medo da morte. Isto está claro. Todos nós precisamos do dia para cumprir nossos compromissos com a vida e, naturalmente, precisamos de um espaço de descanso para nos prepararmos para o dia seguinte. O que, na verdade, Paulo dizia era que sendo Cristo a razão do seu viver, morrer para ele seria muito melhor, pois iria se encontrar com este mesmo Cristo a quem amava. Em qualquer das duas situações Paulo estaria feliz, pois Jesus Cristo era somente o que importava na sua vida.
Sempre desejei chegar a este estágio da vida cristã. Quando a morte é somente lucro. A morte é encarada com repúdio, mas isto deve ser diferente para os que estão em Cristo. E você, já pode dizer que seu viver é Cristo e que a morte é lucro? Se ainda não pode, é preciso deixar que Cristo seja seu Senhor e Rei para todo o sempre. Entregue sua vida a Ele e passe a sentir que o morrer é lucro.
Na casa do meu Pai tem muitas moradas! Promessa de Jesus.

Léo Lima

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

FORÇA E GORAGEM

O Senhor Deus me disse: – Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações. Então eu disse: – Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem. Mas o Senhor respondeu: – Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando”. (Jeremias 1.4-8).
Deus chama cada servo de uma forma diferente. Com Jeremias ele falou estas palavras carinhosas. ‘Eu escolhi você desde o ventre’. Este foi um lindo diálogo. O jovem se achava incapaz de obedecer: ‘Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem’. Muitas vezes tentamos nos desculpar por não obedecermos ao IDE de Jesus.
O Mestre foi bastante enfático quando enviou todos os que o seguiam: ‘E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura’. (Marcos 16.15). Ele disse que era para divulgar a boa notícia a todos. A responsabilidade de todo salvo é compartilhar a mensagem salvadora.
Deus conhece cada um da forma que é. Jeremias acreditava que não conseguiria, mas conseguiu mesmo com bastante sofrimento. O que cada um vai vivenciar somente o Senhor sabe. Quando o Senhor enviou Josué ele disse: ‘Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares’. (Josué 1.9). Esta promessa permanece.

Léo Lima

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

MARAVILHOSA GRAÇA

Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós”. (Efésios 2.8-10).
A salvação é outorgada pela graça divina. Não temos nenhum mérito em sermos salvos. Paulo mostra aos cristãos de Éfeso que nenhum esforço próprio pode nos salvar. As boas obras são somente resultado da nossa união com Cristo através da aceitação do seu sacrifício na cruz.
Desde a criação somos preparados para agirmos com amor de uns para com os outros, mas a desobediência nos afastou e afasta da intimidade com o Senhor. Jesus veio para restaurar este estado de coisas. Se O aceitamos logo mudamos nossa mente e passamos a agir de acordo com tudo que Jesus nos ensinou.
Você faz parte das pessoas que procuram agir como Cristo agiria?  Se assim é você está vivendo por meio da fé e a graça de Deus faz com que suas ações sejam resultantes do amor divino em você. Fomos criados para amar. Que o amor de Deus seja real na sua vida.

Léo Lima

terça-feira, 15 de novembro de 2016

CONFIANÇA IRRESTRITA

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. (Salmo 121).
Este salmo nos conforta. Ele lembra-nos que o Senhor nos protege de todas as formas. Entretanto, p salmista inicia mostrando que em meio à angústia é necessário elevarmos nosso olhar para o alto. A tendência que temos quando estamos aflitos é abaixarmos nosso olhar e deixarmos que a dor maltrate.
O salmista mostra cada ação divina quando elevamos nossos pensamentos e sentimentos para ele. Como ele disse: ‘O meu socorro vem do Senhor’. Sem que nada possa afligir o servo de Deus ele reafirma: ‘O Senhor é quem te guarda’, Diante destas palavras é possível termos confiança irrestrita no Senhor que nos guarda desde agora e para sempre.

Léo Lima

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ALEGRIA NA MANHÃ

Faze com que voltemos a ti, ó Senhor, sim, faze-nos voltar! Faze com que a nossa vida seja outra vez como era antes”. (Lamentações 5.21).
No texto inicial Jeremias roga a Deus que olhe para o seu povo e refaça a vida de cada um. Após chorar diante de Deus lembrando a tristeza que paira sobre este povo sofrido ele pede que o Senhor faça com que a alegria retorne aos seus corações.
Da mesma forma o salmista mostra ao Senhor como seu povo estava sofrido com a escravidão que viviam. ‘Lembra do teu povo, que há tanto tempo escolheste para ser teu e que livraste da escravidão para ser a tua própria gente. Lembra do monte Sião, onde moraste. Vem e anda sobre estas ruínas sem fim; os nossos inimigos destruíram tudo o que estava no Templo’. (Salmo 74.2-3).
E eis que o salmista exclama sua esperança no Senhor que não se esquece dos seus: ‘A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria’. (Salmo 30.5).

Léo Lima

domingo, 13 de novembro de 2016

GRAÇA E MISERICÓRDIA

Cheguemo-nos, pois, com confiança, ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. (Hebreus 4.16).
Neste dia é  necessário estar diante do trono do Senhor e dobrar os joelhos para alcançarmos misericórdia e encontrar a graça divina disponível e abundante que Ele oferece a todo o tempo.
O pastor Spuergeon falou sobre a oração e o que devemos fazer para chegarmos ao trono:A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo’. (Spurgeon).
Vamos orar em todo o tempo para termos a mais íntima comunhão com o Senhor e recebermos misericórdia e graça. Louvemos e adoremos ao Senhor em nossas orações constantes!

Léo Lima

sábado, 12 de novembro de 2016

GLORIFICANDO AO SENHOR

O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite. Não há discurso nem palavras, e não se ouve nenhum som. No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda”. (Salmo 19.1-4).
Estava refletindo sobre as palavras deste salmo e constatei mais uma vez que muitas vezes a natureza fala sobre a criação divina e nos mostra a glória de Deus.
Davi canta estas palavras e nos faz sentir a grandiosidade do Senhor na obra da Sua criação. Quando ele mostra que cada dia fala da glória divina ao dia seguinte e cada noite repete com alegria esta mesma mensagem, ficamos imaginando como deixamos passar despercebidas as manifestações silenciosas que a natureza espalha pelo mundo todo.
Tantas vezes ansiosos com tantos afazeres deixamos de contemplar as maravilhas que o Senhor nos deu e sentir a alegria por tantas manifestações que estão ao nosso redor. Sem discursos retóricos podemos sentir a manifestação em cada coisa criada pelo Senhor.
Não deixe que este dia seja mais um que você vai deixar passar a oportunidade de ouvir e sentir Deus lhe falando através da Sua criação. Paulo recomendou: ‘Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus’. (I Coríntios 10.31).

Léo Lima

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

DILEMA

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.8).
Estas últimas palavras de Jesus entes de voltar ao céu são uma síntese do que deveríamos fazer com a boa notícia do Evangelho. Os discípulos obedeceram e iniciaram um grande movimento de propagar a salvação, em Jesus Cristo, até os confins da terra. Ser testemunha após a ressurreição foi uma questão de amor!
Uma citação do grande pastor Charles H. Spurgeon disse que: ‘Vocês e eu, somos constrangidos a pregar o evangelho, mesmo que nenhuma alma jamais seja convertida por ele; pois o grande propósito do evangelho é a glória de Deus, visto que Deus é glorificado mesmo naqueles que rejeitam o evangelho’. Portanto, se anunciar tem como propósito inicial a GLÓRIA DE DEUS temos que proclamar sempre e de todas as formas possíveis.
Spurgeon asseverou também que ‘Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor’. Vale a pena refletirmos nestas declarações. A ordem de Jesus é: ‘Sejam minhas testemunhas em todos os lugares’! O que sou: Missionário ou Impostor?

Léo Lima

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

VITÓRIAS VIRÃO

Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem.(Neemias 1.11).
Sonhar é uma das coisas mais importantes para o ser humano. O homem sem sonhos não tem perspectivas na vida! Mas quando o sonho é externado e compartilhado, então pode se tornar uma realidade. Nós olhamos e vemos sonhos acalentados.
Possuir algo é, geralmente, o sonho de todos! Como nós poderemos vivenciar as maravilhas de ver um sonho feito realidade. Pisar com nossos pés, ver com os nossos olhos, tocar com as nossas mãos, ouvir o trinar de pássaros com nossos ouvidos, usufruir o sonho se fazendo realidade conforme o povo de Deus ao adentrar a terra prometida. Contemplar a linda paisagem que recebemos de presente de Deus! Tudo perfeito! Temos o sonho à nossa frente! E tudo dado por Deus! É Ele quem nos dá a saúde para trabalharmos. É Ele quem nos dá aptidões para realizarmos nossas atividades.
Como Neemias que foi diante do rei e pediu permissão para reconstruir os muros da cidade dos seus pais. Conforme está escrito, foi-lhe dado tudo que era necessário para este trabalho. 
Assim é possível descortinar no horizonte um lindo porvir para nós. Podemos constatar que muito trabalho foi e deverá ser realizado para que nosso sonho seja visível. Mas, somente se dependermos de Cristo, poderemos ver todo o sonho feito realidade.
Vamos marchar unidos para mais um sonho que é o de termos aqueles que de nós se aproximam sendo resgatados por Jesus Cristo? Este é o ideal do Senhor! As maravilhas do Senhor são incontáveis. Sabemos que muitas vitórias virão!

Léo Lima

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

GRATIDÃO AGORA

Ó Senhor Deus, o rei está muito feliz porque lhe deste força; está muito contente porque o tornaste vitorioso. Tu satisfizeste os seus mais profundos desejos e lhe deste o que ele pediu. Tu o recebeste com bênçãos preciosas e puseste uma coroa de ouro na sua cabeça. O rei pediu vida, e tu lhe deste vida longa, sem fim”. (Salmo 21.1-4).
Agora é hora de agradecer. Quantas vezes ao dia a nossa emoção é alimentada pela gratidão? Não existe melhor sensação do que aquela produzida pelo reconhecimento de que a pessoa foi beneficiada. Você pode agradecer porque neste momento? Consegue ler? Seus olhos estão bons. Consegue ouvir porque a sua audição que está funcionando. Consegue fazer coisas, pois seus movimentos estão contribuindo para isto. Então? Por que agradecer?
O salmista afirma que ele, o rei está muito feliz porque tudo que tem, desde a força dada por Deus até os seus desejos que são atendidos. Ele se sente feliz por saber que tudo que é e possui são dádivas divinas.
O apóstolo Paulo recomendou aos cristãos de Tessalônica (Grecia) que eles deveriam ser gratos em todos os momentos, independente do que esteja acontecendo. ‘Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus’. (I Tessalonicenses 5.17-18). Este conselho vale para nós hoje.

Léo Lima

terça-feira, 8 de novembro de 2016

ALEGRIA FORTIFICADORA

A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância. Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre. É melhor ser pobre e temer a Deus, o Senhor, do que ser rico e infeliz”. (Provérbios 15.13-16).
Este texto convida a que se faça um convite à alegria para fazer parte do dia de cada um. O salmista escreveu que em cada dia por mais difícil que seja é possível ter alegria. ‘O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria’. (Salmo 30.5b).
Todos vivemos momentos de aflição, mas somente o fato de estarmos com vida já é motivo suficiente para que tenhamos corações gratos a Deus e devemos permitir que a alegria seja nossa companheira. O texto mostra que ‘a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre’.
Permita que a alegria seja sua companheira durante sua vida apesar dos desafios que se lhe apresentem. O Senhor deve ser nossa alegria e vale lembrar que Ele é a nossa força e a nossa salvação. Vale recordar o que Neemias disse: ‘A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes’. (Neemias 8.10b).

  Léo Lima

PENSE NISSO!

“ Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: – Por que vocês não trouxeram aq...