domingo, 31 de julho de 2016

VENCENDO O MAL COM O BEM

Se uma autoridade se zangar com você, não peça demissão; erros sérios podem ser perdoados se você não perder a calma. Eu tenho visto neste mundo uma injustiça que é cometida pelos que governam: eles colocam pessoas tolas em altos cargos e deixam de lado pessoas de valor. Tenho visto escravos andando a cavalo e príncipes andando a pé como se fossem escravos”. (Eclesiastes 10.4-7).
A injustiça é um exercício que a Bíblia condena em vários momentos. O sábio disse que a prática da maldade será castigada. ‘Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio’. (Provérbios 22.18). O apóstolo Paulo menciona este mesmo assunto quando fala aos crentes de Colossos: ‘E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz. Pois, quando Deus julga, ele não faz diferença entre pessoas’. (Colossenses 3.25).
O salmista lembra que o Senhor não se agrada daquelas pessoas que praticam a injustiça. ‘Tu não és Deus que tenha prazer na maldade; tu não permites que os maus sejam teus hóspedes’. (Salmo 5.4).
Vale conferir as recomendações do apóstolo Paulo: ‘Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.” Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha.” Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem’. (Romanos 12.19-21).

Léo Lima

sábado, 30 de julho de 2016

VENCENDO ETAPAS

E vós também, pondo nisto mesmo toda diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, e à virtude a ciência”. (II Pedro 1.5).
É comum chegarmos totalmente cansados ao topo de uma escada. Subir degraus é de fato cansativo. Exige-se muito daquele que não está com um bom preparo físico. Se zelarmos com os nossos ideais, fazemos tudo que nos é possível para realizá-los. ‘É preciso atingir a meta’! O pensamento está sempre impregnado destas palavras: ideais, metas e alvos.
Porém, quando os nossos alvos são aqueles que chamamos: ‘escala de virtude’, e nos parecem muito difíceis, olhamos e às vezes, paramos. Indagamos se vamos conseguir vencer cada etapa. Ela é muito íngreme, as dificuldades se avolumam como o maior desafio a ser vencido.
Desde que colocamos os nossos pés na primeira etapa, vemos que é preciso que nos apliquemos com toda a diligência e presteza naquilo que fazemos para que seja obtido o êxito final! Isto em todas as etapas da vida. Em cada tarefa a ser executada, é necessário atividade e fé. Ainda se mescla a virtude e esta à ciência, que é aquela maneira de aprimorarmo-nos em tudo que fazemos.
Poderemos escalar degrau por degrau que, se firmes em Cristo Jesus, vamos chegar ao topo! Vamos com confiança vencer todos os obstáculos, que se nos fizerem presentes. Só Jesus nos dá o lenitivo mesmo que as barreiras nos pareçam intransponíveis.
Assim, de degrau em degrau, conheceremos o sabor da vitória. Necessitamos da ajuda de Deus para sermos cuidadosos com nosso viver e com nossos alvos. É preciso encarar os desafios com amor e cuidado, para que assim sejamos vitoriosos!
Diante de você está mais um degrau para subir. Você já subiu o primeiro? O primeiro é aceitar o amor de Deus por você. Logo será fácil subir cada degrau que surgir diante dos seus olhos.

Léo Lima

sexta-feira, 29 de julho de 2016

BUSCANDO A SABEDORIA



Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor. Para quem é sábio, é muito natural fazer o que é certo, mas para o tolo o natural é fazer o que é errado. Todos percebem que ele é tolo; até os que não o conhecem notam a sua falta de juízo”. (Eclesiastes 10.1-3).
Falta de juízo é o que permite que se conheça quando uma pessoa é tola, conforme diz o texto. ‘O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância’. (Provérbios 13.16). Este provérbio mostra que a sensatez é o que leva à reflexão antes de qualquer atitude. Mas aquele que age com pressa mostra sua ignorância.
A Bíblia mostra que o tolo não entende e que os perversos podem prosperar, mas a justiça divina chega para juízo justo. ‘Aqui está uma coisa que o tolo não entende, e o ignorante não pode compreender: os que praticam más ações crescem como a erva, e os perversos podem prosperar, porém eles serão completamente destruídos’. (Salmo 92.6-7).
A palavra de Deus mostra a diferença que existe nas pessoas que não se preocupam em aprender, pois elas só gostam de dar suas opiniões. ‘O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões’. (Provérbios 18.2). Já o sábio procura aprender e agradar aos seus. ‘O filho sábio dá alegria ao seu pai’. (Provérbios 15.20a). Busquemos praticar os ensinamentos divinos.
Léo Lima

quinta-feira, 28 de julho de 2016

ATITUDES AGRADÁVEIS



É melhor ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia do que os gritos de um líder numa reunião de tolos. A sabedoria vale mais do que armas de guerra, mas uma decisão errada pode estragar os melhores planos”. (Eclesiastes 9.17-18).
As recomendações de Salomão no texto acima lembra como deve ser a postura de um líder. Em provérbios a recomendação é o uso da paciência. Ela deve fazer parte da vida de todas as pessoas, mas principalmente de quem exerce a liderança. ‘Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras’. (Provérbios 16.32).
Paulo recomenda que não devemos colocar nossos interesses acima das outras pessoas. Devemos ter planos para atingir nossos objetivos e ao mesmo tempo perceber o bem maior. ‘Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos’. (Filipenses 2.3).
Quando Jesus falou sobre os inimigos ele disse que é necessário que o amor faça morada nas nossas vidas e que tudo que fizermos é necessário fazer sempre o melhor a todos. ‘Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês’. (Lucas 6.31). Portanto, se agirmos de acordo com a Palavra de Deus seremos sábios e agiremos de forma correta.
Léo Lima

quarta-feira, 27 de julho de 2016

SIMPLESMENTE AMOR



Estou pensando no sentimento maior, o AMOR. Este sentimento especial que muitas vezes mora em nosso ser, mas outras tantas percebemos que ele se ausenta por vários motivos. Comecei então a analisar pequenas coisas que circundam nossos relacionamentos e logo a palavra Ciúmes chegou. Lembrei-me que na Bíblia Sagrada existem passagens que falam dos ‘ciúmes’ de Deus. Resolvi pesquisar.
O Dr. R. N. Champlin em seu dicionário comenta sobre este sentimento que pode ser positivo e pode ser negativo. O aspecto positivo do ciúmes ele discorre que: ‘O ciúme é um tipo de apreensão mental, quando a pessoa que o sente, sente estar sendo preterida. [...] Seria o temor de ser substituído por um rival qualquer. Também envolve a atitude de ânsia e vigilância acerca daquilo que é considerado propriedade de quem tem ciúmes, como se essa pessoa ou objeto pudesse ser perdido ou prejudicado de alguma maneira’.  Ele afirma que nesse caso não existe manifestação de egoísmo insensato.
Já na forma negativa ele diz que: ‘Esse tipo de ciúmes mistura o amor com o egoísmo’. Para Champlin o ciúme pode ser considerado puro egoísmo em alguns casos. Mas o pior deles é aquele em que ele vem acompanhado da inveja. Esta forma é a mais negativa existente.
Ele menciona também que o amor desperta ciúmes em algumas pessoas que logo é o ódio que toma conta deste sentimento. Mas o Dr. Champlin encerra dizendo que: ‘O ciúme e a inveja manifestam-se tão comumente entre os homens porque o ser humano é, essencialmente, um ser egocêntrico’. Afirma ainda que ‘Amar consiste em deixar de lado o egocentrismo’. “O amor não arde em ciúmes conforme não ultrapassa seus legítimos direitos”. (I Coríntios 13.5).
Sabemos que a origem do amor é divina e o evangelista João menciona que ‘Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor’. A partir daí podemos constatar que se cada um de nós for para mais perto de Deus logo vamos viver de forma que sentimentos mesquinhos não se enraízem em nosso coração. 
Que Deus possa abençoar nossos sentimentos e que possamos viver uma vida segundo os preceitos de Deus. E desta forma, amar sem egoísmo!
Léo Lima

terça-feira, 26 de julho de 2016

SÓ PELO PODER



Há mais uma coisa que eu vi e que é um bom exemplo de como neste mundo não se dá valor à sabedoria. Havia uma pequena cidade onde morava pouca gente. Com o seu exército, um rei poderoso atacou a cidade, construiu rampas de ataque em redor dela e se preparou para derrubar as suas muralhas. Morava ali um homem que era pobre, mas muito inteligente; era tão inteligente, que poderia ter salvado a cidade. Acontece que ninguém lembrou dele. Eu sempre achei que a sabedoria é melhor do que a força; mas ninguém acredita que uma pessoa pobre pode ser sábia e ninguém presta atenção no que ela diz”. (Eclesiastes 9.13-16).
A sabedoria encontra guarida em pessoas que nunca imaginamos. Dos lábios surrados pelo sol podem sair gotas de sabedoria que se prestarmos atenção irão nos surpreender. Ela tem muitos benefícios dentre eles está a vida prolongada. Pois é o cuidado que anda junto à sabedoria. ‘A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa’. (Provérbios 9.11).
Em seu momento de aconselhamento ao jovem Timóteo ele confirma que são as sagradas letras que dão sabedoria às pessoas. ‘E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver’. (II Timóteo 3.15-16).
O próprio Salomão destaca neste texto que ‘Eu sempre achei que a sabedoria é melhor do que a força’. Deus fez uma promessa e mostrou que não é por força que se vence mas, ‘Depois disso, o anjo mandou que eu entregasse a Zorobabel a seguinte mensagem de Deus, o Senhor: – Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando’. (Zacarias 4.6). Portanto, se buscarmos viver dentro do conhecimento e da vontade do Senhor seremos vitoriosos.
Léo Lima

SEM ATENÇÃO!

“ Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse: – De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um hom...