domingo, 30 de novembro de 2014

CONFIANÇA EM DEUS



Os que obedecem a Deus verão isso e ficarão com medo; eles vão rir de você e dizer: “Vejam um homem que não pedia a Deus que o protegesse. Ele só confiava na sua grande riqueza e procurava segurança na sua própria maldade.” Porém eu sou como uma oliveira verde, que cresce perto da casa de Deus; eu confio no seu amor para sempre e sempre. Ó Deus, eu sempre te louvarei pelo que tens feito; na presença dos que são fiéis a ti anunciarei que tu és bom”. (Salmo 52.6-9).
Este salmo mostra uma das intrigas feitas contra o rei Davi. A maldade das pessoas busca com que elas façam maldades uns aos outros. Já aqueles que obedecem a Deus percebem isto e temerão, mas não se prostraram. O seu mal se voltará contra eles mesmos.
Já o poeta Davi mostra que ele está firmado em Deus e sente que o Senhor o protege de todos os males que possam fazer contra ele. Mostra ainda que a sua confiança está somente em Deus para sempre. Ele fala que estará buscando no Senhor o seu refúgio.
Davi promete a Deus louvar constantemente o Nome santo do Senhor e vai mostrar a todo o mundo que somente o Senhor é Deus e que Ele cumpre as promessas que fez. Promete ainda dar testemunho do Senhor a todos.
Que possamos ter esta confiança na proteção divina e que glorifiquemos a Deus a cada momento da nossa vida.
Léo Lima

sábado, 29 de novembro de 2014

HUMILDADE



Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti. Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação! Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei! Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti. Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido”. (Salmo 51.12-17).
Neste ponto do texto Davi continua sua oração e se mostra arrependido diante do Senhor pedindo a alegria que ele sentia junto ao Senhor que o sustentava sempre. A súplica continua e seu pedido é para que continue obediente e fiel aos preceitos do Senhor.
Davi promete então ensinar a Palavra de Deus àqueles que ainda não conhecem ou não seguem a Deus de forma que agrade ao Senhor. Ele faz um compromisso de anunciar, mas pede as palavras certas para isto. Lembra ainda o que agrada a Deus que não é sacrifícios inúteis, pois conforme ele mesmo fala o Senhor deseja um espírito de humildade e arrependido.  
E nós como estamos nos aproximando do Senhor? Estamos pedindo a alegria da salvação e um desejo puro de agradar ao Senhor? ‘Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido’.
Léo Lima

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SINCERIDADE



Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei – somente contra ti – e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo”. (Salmo 51.1-8).
Este é um salmo em que Davi se prostrou contrito com coração arrependido e clama a Deus que o perdoe por seus pecados que afligem sua alma. O pecado que cometemos é sempre contra Deus, pois Ele é santo e quer que seus adoradores o adorem com seus pensamentos e atos.
A um coração arrependido e contrito Deus não despreza, pelo contrário, Ele aceita o arrependimento e renova sua presença na vida do pecador. Davi se mostra arrependido quando profere estas palavras: ‘O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve’.  
 O sentimento de arrependimento está claro nestas palavras e a súplica é para que o Senhor depois de perdoar dê a ele novamente a alegria que se foi por causa do pecado. Davi pede de volta a felicidade que só o Senhor pode restaurar.
Precisamos nos aproximar de Deus e clamar com sinceridade. A um coração contrito e sincero o Senhor não despreza antes ele perdoa e abençoa. Louvado seja Deus!
Léo Lima

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

GLORIFICAÇÃO



Deus, o Senhor Deus, fala e chama todos os moradores do mundo, de um lado da terra ao outro. Deus brilha lá de Jerusalém, a cidade de perfeita beleza. O nosso Deus está chegando, porém não chega em silêncio. Um fogo destruidor vem na sua frente, e em volta dele há uma violenta tempestade. Ele chama o céu e a terra como testemunhas para assistirem ao julgamento do seu povo. Ele diz: “Reúnam aqueles que são fiéis a mim, aqueles que fizeram uma aliança comigo, e, como sinal, ofereceram um sacrifício.” Os céus anunciam que Deus é justo e que ele mesmo é quem vai julgar”. (Salmo 50.1-6).
Este salmo refere-se ao chamado de atenção feito para lembrar que o Senhor irá julgar todos os moradores do mundo. Será uma prestação de contas. Somos responsáveis diante de Deus por nossas ações. A mensagem é para todos os seres humanos em todos os lugares. Um alerta para que todos se preparem.
O salmista faz lembrar ao povo a promessa da vinda do redentor, Jesus Cristo. Lembra também, a segunda volta de Cristo quando vier para julgar o mundo. O brilho da majestade divina é lembrado. Esta será uma vinda nada silenciosa, pois Ele virá com a palavra final. O julgamento será um acontecimento inevitável
Ele chama os seus fiéis para que estejam juntos. O grande dia do Senhor será terrível e maravilhoso. Eis que todos nós veremos o salvador e o glorificaremos. Todos se ajoelharão diante do Rei dos reis. Neste evento os céus declararão a glória de Deus. Glória pois a Ele eternamente.
Léo Lima

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O FUNDAMENTO DA FELICIDADE



Hoje compartilho novamente, uma mensagem escrita por meu saudoso pai. O pastor Manoel Rodrigues de Lima.
O Fundamento da Felicidade
            Todos procuram a felicidade, porém muitos não a encontram.
           O sucesso não pode se tornar a realidade enquanto a pessoa excluir Deus de sua existência.
         O homem é constituído de tal forma que necessita inquestionavelmente a mão do Criador. Deus criou o homem para Ele mesmo e nada deste mundo pode satisfazê-lo a não ser Deus. A Bíblia diz: "O ímpio será lançado no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus".
            O capítulo 12 de Eclesiastes é a conclusão de uma longa batalha em busca da felicidade.
            O rei Salomão com sua notável personalidade procura por todos os meios o verdadeiro significado da vida. Queria ser feliz, e  bateu em muitas portas. Eu creio que ele era honesto. Mas Salomão descobriu que muito do que ele queria conflitava com os direitos do próximo e com a vontade de Deus. Ela pode enfrentar todas as adversidades ou vitória com a maior tranqüilidade. Davi nunca estava feliz enquanto estava em pecado; por isso clamava: "Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustem-me com um espírito voluntário". Quando o homem de Deus se arrepende e esquece o seu pecado a paz do céu que excede todo entendimento torna-se uma realidade no seu coração.
            O livro de Eclesiastes revela que Salomão procurou a felicidade em coisas materiais. Ele falhou repetidas vezes até que a  encontrou em Deus. E Salomão achou a felicidade em Deus, não porque o Senhor lhe deu coisas, mas porque consertou o seu coração. Paulo declarou: " Aprendi a contentar-me com o que tenho."  Na luta pela vida Salomão descobriu que o verdadeiro significado da existência é lembrar-se de Deus, nos dias da mocidade. Não devemos esperar até tremerem os guardas, as mãos; para o ruído da moedura, os dentes; e se escurecerem os que olham pela janela, os olhos. Não é justo darmos o melhor da nossa vida para os desejos da carne e apenas a sobra para Deus. Salomão tentou a felicidade através da luxúria. Pensou que adquirindo coisas materiais poderia encher o vazio de sua vida. Assim se entregou de corpo e alma a adquirir, comprar e possuir o mundo material. Sua riqueza tornou-se notória em todo o Oriente.
            A rainha de Sabá veio de longe conferir se os seus tesouros correspondiam à sua fama espalhada em toda a terra. Ela pensava que as notícias a seu respeito eram exageradas. Mas, quando chegou e viu a glória do seu reino ficou maravilhada e exclamou: metade nunca se contou! Não há nada errado em ser rico e em possuir muitos bens. É pecado quando adquirimos as coisas materiais ilicitamente ou quando as usamos como substitutas de Deus. O dinheiro nunca pode substituir as coisas eternas. Nos primeiros capítulos de Eclesiastes Salomão descobriu que é possível ter muito no bolso e nada no coração.
            Jesus falou muito sobre o dinheiro. No Sermão do Monte ele ensinou: "Não ajunteis tesouros na terra onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros nos céus, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam." Salomão descobriu que embora fosse o homem mais rico da terra, a sua alma estava indo à falência...
            Jesus diz: "Nem só do pão vive o homem." Muitos de nós temos caído na tentação de transformar as pedras em pães ao invés de obedecer a voz de Deus: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas (necessidades materiais) vos serão acrescentadas".
            A Bíblia conta a história de um jovem simpático, de personalidade atraente, notável nas suas maneiras e moral que guardava os 10 mandamentos desde a sua mocidade mas tinha um problema. Jesus disse: "Falta-te uma coisa"; ele amava o dinheiro mais que a Deus e a Bíblia termina a sua biografia: "retirou-se triste." Quantos dos meus leitores têm tudo, mas vivem tristes; porque se aquele moço tivesse aceitado a Cristo poderia ter sido um apóstolo, um escritor do Novo Testamento.
            Em segundo lugar Salomão experimentou a cultura. Quando descobriu que a riqueza não lhe dava a paz para a mente nem satisfação para o coração, ele então partiu para a educação. Tornou-se um notável estudante. Escreveu o livro de Provérbios. Lendo este livro percebemos a profundidade de sua mente. Salomão se tornou filósofo, cientista e biólogo. Escreveu o livro de Eclesiastes, um compêndio de filosofia. Isto lhe daria uma tese de doutorado. Escreveu o livro "Cantares de Salomão" um dos mais lindos romances da literatura humana. Outra vez Salomão descobriu que a cultura dá poder, mas não traz paz do coração. Ainda não era feliz. Ouçamos o seu clamor: "Apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras e vim a saber que também isso era aflição de espírito". (Ec. 1.17). Mas porque isto? - Conhecimento nunca é um fim em si mesmo, mas um meio para chegar a um fim. Salomão descobriu que quanto mais o homem aprende mais descobre o quão pouco sabe. Quando achamos um homem que diz que sabe tudo, logo sabemos que ele nada sabe. O homem que sabe, sabe que não sabe. Muitos porque sabem um pouco se acham no direito de negar as verdades espirituais.
            O maior de todos os conhecimentos é conhecer a Deus. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". A mente nunca pode resolver os problemas do coração. Não quero dizer com isto que ignorância é uma virtude. O que Salomão descobriu é que poderia encher o seu bolso com dinheiro, a sua cabeça com ciência e ainda continuar com o coração vazio e infeliz.
            Salomão fez então uma terceira tentativa para achar a felicidade: a bebida. Vejamos a sua declaração: "Busquei no meu coração que me daria ao vinho."(Ec. 2.3) Ele pensou que na bebida poderia afogar as suas dúvidas e problemas. Sendo um homem rico, comprou as bebidas mais caras da terra. Mas ele descobriu que o vinho é enganador; a bebida é amaldiçoada; o álcool nunca traz felicidade permanente. O licor e vinho destroem o cérebro, o corpo, a alma, a saúde e a própria vida. Salomão aconselha: "Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escôa suavemente. No seu  fim morderá como a cobra e como o basilisco picará." A Bíblia diz: "Não vos embriagueis com vinho em que há contenda; mas enchei-vos do Espírito Santo."
            Não encontrando a felicidade nos bens materiais, nem na ciência, nem na bebida, o rei Salomão tentou o sexo. Teve 700 esposas e 300 concubinas e o rei amou muitas mulheres estranhas e isso além da filha de Faraó. Moabitas, amonitas, edoméias, sidônias e etéias, das nações que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: "Não entrareis a elas e elas não entrarão a vós. Desta maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor." (I Reis 11.1-2). Se alguém estava com inveja de Salomão porque tinha 700 esposas, lembre-se que ele tinha também 700 sogras. Não sei como ele se lembrava do dia do aniversário de todas elas. Muitos maridos esquecem-se do aniversário da única esposa.
            Estamos vivendo dias de imoralidade. Necessitamos de um avivamento da pureza moral. Uma nação, cresce ou morre, dependendo da pureza moral de seus filhos. A impureza moral é inimiga do lar. No Jardim do Édem Deus estabeleceu o padrão para a expressão do sexo quando deu a Adão uma Eva e para Eva um Adão. Todas as vezes que o homem ou a mulher altera esta lei traz desespero e remorso para si mesmos. A pessoa é infeliz quando viola a lei de Deus. Um casal cometeu suicídio deixaram uma nota que dizia assim: "Fred e eu costumávamos rir do código moral como se fossem leis criadas pelo homem para amedrontar-nos. Mas descobrimos por nossa própria experiência que o salário do pecado é a morte. Pior do que a morte é o inferno na terra."
            Salomão escreveu: "e eu achei uma coisa mais amarga do que a morte. A mulher cujo coração são redes e laços e cujas mãos são adúlteras. Quando for bem diante de Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela." (Ec. 7.26).
            Mas nunca é tarde para voltar-se para Deus. No capítulo 8 do Evangelho de João vemos que uma mulher adúltera foi trazida à presença de Jesus e foi perdoada e salva pela sua graça. Você pode reencontrar-se com Deus.
            Finalmente Salomão experimentou a Deus. As soluções do diabo para os nossos problemas nunca solucionam nada, pelo contrário: nos embaraçam e nos fazem mais escravos dele.
            Meu dileto leitor: Deus o fez para melhores coisas. Alguém compara o homem à baleia, semelhante ao peixe ela vive no oceano, no fundo dos mares mas precisa de vez em quando subir à flor da água para respirar o puro oxigênio. Assim também nós vivemos no mundo animal. Como os animais nós comemos, andamos, dormimos e precisamos todos nós subir e respirar na presença de Deus. Necessitamos desta comunhão com Ele, ou morreremos. Por isso muitos são como cadáveres ambulantes, já se tornaram mortos, embora vivos. O Senhor é a resposta para os nossos problemas. Ele é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Um membro do mundo animal é idêntico ao ser humano? Não. O cachorro nunca poderá ser mais do que um cachorro. Nem um pássaro nunca poderá ser mais do que um pássaro, nem menos. O homem pode ser menos do que um ser humano por viver uma vida de pecado e pode ser mais do que um homem por se tornar um filho de Deus.
            Alguém compara o homem a um copo. Aberto em cima para receber as bênçãos de Deus. Mas o homem rebelou-se contra o seu Senhor e pelo seu pecado virou o copo para baixo. Quando se inverte o copo três  coisas acontecem: o copo se esvazia se torna escuro e não pode ser usado. O homem sem Deus é vazio, está nas trevas e sem utilidade. Só Jesus pode dar significado a sua vida e felicidade ao seu coração.
                Aceite Jesus hoje como seu Salvador; pois para onde iremos nós? Só Ele tem as palavras de vida eterna.
Amém.

ENVIADOS PELO PAI!

“ Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: - Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: – Este não é Jesus, filho de José? Por ...