segunda-feira, 30 de junho de 2014

ORANDO

O Senhor já ouviu a minha súplica; O Senhor aceitará a minha oração.” (Salmo 6.9).
O nosso Deus tem respondido às orações dos servos que O buscam. Louvado seja o nosso Deus! O salmista mostra uma confiança de que o Senhor ouve, aceita e responde as súplicas do coração que clama.
Para que isso aconteça é necessário colocar nossos desejos em forma de petição no trono divino. O Senhor recebe nossas petições no Seu ouvido e coração.
Eu, que tantas vezes peco, recebo do Senhor além da salvação muitas bênçãos que Ele me oferece.
Bendito seja o Nome que responde as nossas orações. Senhor ensina-me a orar, pois sei que ouves quando me dirijo ao Senhor em oração. Sim. Tu ouves a minha oração e eu Te louvo!

Léo Lima

domingo, 29 de junho de 2014

SABEDORIA

"Quem é sábio, para que entenda estas coisas? prudente, para que as saiba? porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles; mas os transgressores neles cairão." (Oséias 14.9).
Muitas vezes se faz necessário estacionar. Parar. No entanto, acontece de pessoas pararem por sérios problemas existenciais que afligem o seu dia a dia. Ou mesmo se elas perdem seu objetivo de vida, perdem seus ideais e assim deixam-se dominar como que por uma paralisia da vontade. Sem iniciativa para recomeçar muitos deixam passar a vida. Sem a vontade impulsionadora ficam num mesmo lugar como que perdidas. Como esta situação é difícil! Se ao menos dessem alguns passos, poderiam sentir novamente a vida pulsar.
O profeta Oséias encerra seu livro que traz várias mensagens de Deus ao seu povo, com exortações sérias. Ele convida este povo ao arrependimento e faz a promessa do perdão divino. Ele cita que para que se ande nos caminhos do Senhor é preciso ser justo, pois os caminhos do Senhor são retos e os que transgridem não conseguirão andar por ele, mas cairão. Pararão. É necessário ser sábio e prudente para compreender e conhecer os caminhos do Senhor.
Sabemos que é muito difícil andar por estes caminhos. Eles oferecem, muitas vezes, dificuldades, como se fossem pedras por isso os desavisados, aqueles que não estão preparados, caem. Alguns retrocedem, não conseguem seguir até o fim. Muitas pessoas preferem os caminhos fáceis, caminhos cheios de alegria e prazeres momentâneos. Estes não acreditam que os que percorrem os caminhos do Senhor irão desfrutar de fontes inesgotáveis e alegria eterna na presença do Pai. Este caminho conduz à paz. E é no final dele que se encontra a fonte de paz. Pois os caminhos do Senhor, por mais difíceis eles sejam, o seu final é a vida abundante de luz e alegria no Senhor. É o céu prometido por Jesus.
Jesus deseja que você vá até Ele para ter essa paz.

Léo Lima

sábado, 28 de junho de 2014

PAZ INCOMPARÁVEL

"Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (I Pedro 5.9).
Devorados! Tragados! Como o leão espreita sua presa para estraçalhá-la, assim o inimigo anda procurando alguém para emaranhar. Do animal depende a astúcia para se livrar da fera que o persegue. Do homem é necessário estar firme na fé, pois este é o único escudo capaz de resistir aos constantes ataques do adversário das nossas almas. Cada pessoa que busca uma aproximação sincera com Deus sofre as mais diversas investidas dele.
Devorados, porém firmes. Quando sentimos a nossa fraqueza, muitas vezes, parece-nos que estamos sendo devorados por ele. Mas, ao adentrarmos em nosso "eu" e vermos que nossa fé persiste, ainda que pequena, percebemos que a nossa resistência é superior ao que imaginamos. Como esta sensação é boa!
Estão registrados em muitos livros da Bíblia que foram muitos os crentes do início do cristianismo, negaram a fé, mas depois arrependidos, se firmaram, como que "devorados" e, realmente arrependidos, e muito mais; perdoados.
Muitas vezes sentimo-nos devorados em nossa alegria, otimismo, desejo de servir ao Senhor, entretanto, analisamos e vemos que podemos ser mais firmes na fé. É esta a resposta de quem é lavado pelo sangue precioso de Cristo Jesus. Ser firme na fé. Este é o grande alvo para cada servo de Deus. Só mediante o amor de Deus, podemos alcançar a vitória final. Podemos atingir o alvo, a vida eterna com Deus.
A fé, que é tão importante para resistir às investidas do inimigo de nossas vidas será outorgada plenamente e de forma crescente a todo o que busca ao Senhor.
A paz que Jesus oferece não se compara
a nada que o mundo conhece!

Léo Lima

sexta-feira, 27 de junho de 2014

SOMENTE AMOR

Hoje compartilho mais uma das minhas poesias. Ela procura percorrer o caminho da cruz! Que possamos louvar e engrandecer o nosso Deus e Pai por tamanho amor por nós! Deus abençoe sua vida!

Perdoa-lhes Senhor

Quando terminou a oração
Estava cansado, mas calmo...
Pois Ele passou por grande aflição, 
No jardim andou, palmo a palmo...
De repente uma turba feroz
Veio barrar-lhe o caminho
Pois Judas seria o algoz
Na morte de cruz e espinho!
Foi cruel Seu julgamento!
Ele calado aceitando tudo...
Foi bem longo Seu tormento,
Mas continuou sempre mudo...
Quando já na cruz o Pai
Mostrou Sua glória no firmamento,
Saiu uma súplica, um ai
Somente por um momento.
Foi escarnecido, injuriado,
Foi cuspido, foi tudo horror!...
Mas enquanto era maltratado
Dizia: “Perdoa-lhes, Senhor!”
Diante do quadro trágico
É como se o visse agora
Naquela rude cruz, estático,
Interceder por ti nesta hora!
Por que recusas tanto amor?
Por que, é tudo gratuito?
Não vês o que sofreu Senhor
Somente por um intuito?
É de em Seu reino ver-te
Como Deus o imaginou,
E no jardim Ele ter-te
Jardim que Ele mesmo criou!
Léo Lima

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PROMESSA DIVINA

E servireis ao Senhor vosso Deus, e Ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades.” (Êxodo 23.25).
Que promessa especial! Servir a Deus já é em si uma grande alegria. Porém, que privilégio é termos mais estas bênçãos prometidas no texto. Bênção que repousa diariamente na vida do servo do Senhor. O suprimento de todas as necessidades físicas.
Jesus abençoou o pão e nós comemos pão bendito e bebemos água abençoada por nosso Senhor. Estas bênçãos estão e permanecerão com todo o que busca fazer a vontade do Pai.
Quando nosso Deus está à mesa, não pedimos a bênção somente, ela está conosco. Somos abençoados em todas as circunstâncias da nossa vida. Esta bênção sobre a nossa mesa não é dádiva, mas graça divina. 
Ele vai abençoar o pão e a água que você necessita e vai lhe dar saúde. Esta é a promessa.
Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 25 de junho de 2014

MAIS ALTO

"Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55.9).
Os nossos olhos, em primeira mão, observam o que está à sua altura. Não é de nosso feitio olhar para baixo ou para o alto. Quando alguém está com olhar fixado para o alto diz-se que é abobalhado, ou ainda, uma pessoa cheia de si, se não houver algo de muito especial para se ver. Da mesma forma quando se olha para baixo, diz-se que a pessoa é tímida.
São extremos que muitas vezes preferimos ignorar. Entretanto, vamos refletir mais em nossos pensamentos. Se eles são elevados, são pensamentos de paz, logo viveremos a paz, mas se tivermos pensamentos menores, os que se restringem ao que nossos olhos podem contemplar, logo, não veremos aquilo que Deus deseja nos mostrar. Portanto, nossos olhos, assim como nossos pensamentos, precisam estar atentos para ver o que Deus quer nos mostrar. Olhar para cima. Olhar para Deus é uma necessidade.
Deus, através do profeta Isaías, nos diz que os caminhos dele são muito mais altos do que os nossos caminhos, e também os pensamentos Dele são mais altos que os nossos pensamentos. Essa comparação nos leva a considerar em como é necessário levantarmos os nossos olhos, pois assim como os céus são mais altos do que a terra, de fato, precisamos elevar o nosso olhar, o nosso pensamento, para procurarmos guardar as nossas forças para começarmos a caminhada pelos altos caminhos de Deus. São caminhos muito mais altos que os nossos. São caminhos que irão nos conduzir à salvação e à vida eterna por Cristo Jesus.
O convite é que você se volte e contemple a cruz de Cristo, ela tem a luz que oferece a salvação a todo o que crer no Nome de Jesus. Caminhe a partir de agora pelos altos caminhos de Deus.

Léo Lima

terça-feira, 24 de junho de 2014

VIDA SAUDÁVEL

O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais. As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde.” (Provérbios 16.23-24).
Muito se fala sobre a saúde. Muito se faz para uma vida de qualidade. É bom viver de forma a se ter uma vida salutar. O sábio ao falar sobre a saúde discorre de forma apropriada sobre a sabedoria que deve anteceder uma vida com mais qualidade.
Ele inicia lembrando que devemos pensar antes de falarmos para que nossas palavras tenham o efeito desejado. Lembra ainda, que o falar com bondade adoça a vida dos que a ouvem e ajuda a ter uma saúde melhor.
Antecedendo o texto que iniciamos o sábio menciona que ‘a sabedoria é uma fonte de vida para os sábios’. Assim é possível constatar que um viver saudável vem através da busca de uma vida em que antes de se fazer algo que vá prejudicar o outro é necessário pensar, ponderar.
Vale lembrar que: “As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde.”
Léo Lima

segunda-feira, 23 de junho de 2014

ESCOLHA PARA A VIDA

"Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram." (Mateus 7.13,14).
Crer é muito fácil. Crer em Deus, ou crer em uma força maior, é ainda mais fácil. Entretanto, crer e aceitar o amor de Deus através de Jesus Cristo arrepender-se dos pecados e escolher o caminho estreito, isto sim é um ato de fé. No caminho estreito são muitos os obstáculos a vencer. Por isso, poucos enfrentam com sinceridade de coração e firmeza de vontade.
Muitos questionam porque muitas pessoas são más, apesar de serem ricas. Muitas têm uma vida cheia de prazer terreno. Tudo o que elas desejam, possuem. Em primeiro lugar, nem todas as pessoas que possuem riquezas materiais são más. Mas se formos buscar nas notícias, veremos que muitos dos que possuem fortunas imensas, não desfrutam de paz em sua vida. Não podem desfrutar da alegria de uma vida livre e muitas, sabemos chegam ao suicídio, pois elas possuem tudo que desejam, só não têm aquilo que completa o seu interior - Jesus. Elas estão percorrendo o caminho largo, cheio de facilidades e prazeres, mas desconhecem a alegria de conhecer o caminho estreito e percorrer esta trilha a cada dia, mesmo que às vezes com dificuldades.
Viver a vida com Cristo não é fácil. Mas se a pessoa tem uma experiência verdadeira, se ela se arrependeu verdadeiramente perceberá que é doce andar com Jesus. Fica fácil percorrer este caminho, pois Jesus mesmo prometeu que nos ajudaria a carregar a nossa cruz. E Ele ajuda. Compensa seguir a Jesus apesar das dificuldades que se apresentam ante nossos olhos. Ser salvo por Cristo proporciona o maior prazer. Quem vive isto sabe que não há nada comparado à paz que se desfruta.
Jesus quer que você escolha o caminho que Ele oferece. E você? Ficará apenas dizendo que crê em Deus? Você deseja fazer uma escolha melhor? Escolha o caminho, a verdade e a vida – Jesus Cristo que prometeu o lar celestial, a vida eterna.
Léo Lima

domingo, 22 de junho de 2014

RECORDAR

"Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho da caridade, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante do nosso Deus e Pai." (I Tessalonicenses 1.3).
Diz o ditado: "recordar é viver". Todavia, nem todas as recordações são motivos para que se sinta o bem viver. Nem sempre vale a pena recordar!
O apóstolo Paulo e seus amigos Silvano e Timóteo escreveram a um grupo de crentes que, mediante eles, eram realmente "abnegados e fiéis. Estavam atuando pela fé." Portanto era bom recordar o que eles haviam realizado. Esta carta deve ter alegrado muito aqueles cristãos.
Para nós, geralmente quando recebemos uma carta, sentimos muita alegria, pois ela demonstra que não fomos esquecidos. Hoje, escreve-se menos, pois existem meios de comunicação mais rápidos, o telefone e mais ainda, o e-mail. Entretanto, a emoção de se ter à mão uma carta supera, geralmente o estampido do telefone ou os olhos na tela do computador! Maior alegria devem ter sentido aqueles crentes quando leram: "Recordando-nos do vosso amor..." É o amor a centelha que acende os corações constantemente inflamados pela redenção de Cristo. O amor é o sentimento que une as pessoas a Deus.
Quando o nosso íntimo é dominado pelo amor que a tudo suplanta, podemos ter gratas e edificantes recordações. A nossa fé transborda, a nossa esperança floresce. Enfim, teremos para com aqueles que nos cercam a necessidade de compartilhar tudo que sentimos e tudo que pensamos, com abnegação e desinteresse, com o desejo de que o melhor aconteça ao próximo. E muito mais, desejaremos que todos tenham uma experiência real com Cristo. Assim todos passarão a desfrutar de recordações tão gratas como as nossas! E você, meu amigo, recorda-se de como Jesus na cruz do calvário sofreu no meu e no seu lugar?
Agora Ele oferece um momento para que você recorde o sacrifício Dele na cruz do calvário por você. Pense. Medite.

Léo Lima

sábado, 21 de junho de 2014

COM SINCERIDADE

Ora o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." (I Timóteo 1.5).
Diz o dicionário que simulado é igual a fingidosuposto, aparente. Portanto, concluímos que, fé simulada é algo que existe, mas não acontece o que se espera. Esta é uma atitude que em diversas áreas da vida muitas pessoas adotam. Vivem simulando alguma coisa! Assim, este é um ato que chega a ser leviano!
No texto acima o apóstolo Paulo nos aconselha a termos uma fé não fingida. Vamos parar e refletir que, se procurarmos entrar nos nossos pensamentos e sentimentos, podemos ficar indignados com tanta falta de verdade. Podemos até sentir vergonha, se procurarmos olhar de fato nosso interior, e aí depararmo-nos com pequenas coisas que fazemos e que não nos alegram. A beleza do comportamento que mostramos tantas vezes não existe.
O que Deus deseja ver em nós é isto mesmo. Entrarmos em nós para que vejamos o que Ele vê. Na verdade muito do que fazemos é tentar enganar a nós mesmos, e isto é uma tolice, pois nosso Deus vê "tudo". O texto que lemos nos diz que é preciso que tenhamos o amor de um coração puro, e de uma boa consciência e se assim fizermos naturalmente a nossa fé será autêntica!
Contudo, Deus deseja que nós falemos com Ele tudo o que nos acontece. Quer que abramos nosso coração com sinceridade e pureza. A nossa atitude de humildade e sinceridade é que vai mostrar se estamos ou não arrependidos de tudo que  pensamos e fizemos que não agrada ao Senhor. É necessário vivermos em sinceridade com Deus e com aqueles que estão mais próximos. Só assim estaremos vivendo uma fé não fingida!
Deus está aguardando que nos voltemos para
Ele com corações sinceros e boa consciência!

Léo Lima

sexta-feira, 20 de junho de 2014

SOBERBA

"Está bem: pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então não te ensoberbeças, mas teme." (Romanos 11.20).
A soberba, conforme o dicionário, quer dizer: altivez, arrogância, orgulho, presunção. Ela geralmente se infiltra no coração do homem que deixa escapar todas as oportunidades de ser humilde. Quando acontece o progresso chegar à vida de uma pessoa, seja em que aspecto for, em qualquer faceta, a soberba faz-lhe uma visita e, às vezes, pode até fixar residência em seu ser. Isto pode acontecer no âmbito espiritual também.
Algumas pessoas quando sentem que estão obtendo maior comunhão com Deus, ficam cheias de si, e acabam se esquecendo das palavras que a Bíblia nos fala: "Aquele, pois que cuida estar em pé, olhe não caia." (I Coríntios 10.12). Um dos grandes perigos que alguém pode passar é o orgulho, a soberba.
Os judeus, que eram o povo de Deus, perderam alguns privilégios e muitos dos que eram tidos como gentios, os povos que eram de outras nacionalidades, receberam a grata alegria de serem feitos filhos de Deus através de Jesus Cristo. Muitos dos judeus não creram no Messias, e nós que temos crido procuramos nos manter firmes. Mas a recomendação de Paulo procura nos influenciar: "Está bem: pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então não te ensoberbeças, mas teme."
'Não te dês a vãs glórias' continua a aconselhar o apóstolo Paulo. E é isto que estamos refletindo e que nos leva a pensar no perigo que corremos por esquecermos o temor do Senhor, o respeito que devemos ter a Deus, o Pai. E, quem sabe, algumas vezes sentimo-nos vaidosos por estarmos firmes. Cuidado! Quem está em pé, olhe que não caia.
Estamos em pé somente pela misericórdia de Deus! 

Léo Lima

quinta-feira, 19 de junho de 2014

CUIDADO

"Pois os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se acham eles escondidos da minha face, nem está a sua iniquidade encoberta aos meus olhos." (Jeremias 16.17).
A aliança com Deus proporcionou normas espirituais para o povo de Deus em Israel que há muito havia sido rejeitada e substituída por abandono da vida religiosa. Esta rejeição exigia o mais severo castigo. No capítulo dezesseis do livro de Jeremias ele mostra isso e profetisa sobre o futuro cativeiro. Deus fez mais uma aliança com seu povo. Mas a desobediência era tamanha que Ele resolveu castigá-los novamente. Deus nos vê onde quer que estejamos. Ele podia ver tudo que o seu povo fazia, mesmo quando fizesse as coisas às ocultas.
No versículo dezessete, do mesmo livro, vemos que não existe nenhuma possibilidade de alguém esconder-se dos olhos do Senhor. Não existe nenhum lugar onde o homem possa ir para ocultar-se de Deus, conforme disse o salmista "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá, se disser: De certo que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa." (Salmos 139.7-12). Sim, para onde eu for o Pai me vê, como Ele disse: "Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos..." Portanto, onde quer que estejamos o Senhor continua a falar: Estou te vendo. Não como uma ameaça, mas para lembrar que Ele nos ama!
Deus está com os olhos fixos em mim e em você. O que você está pensando neste momento? É claro que ao buscar conhecer mais de perto a palavra do Senhor, a sua atitude demonstra desejo de ter Deus dentro de si. Isto é possível.
 Fale com Deus sobre o que você está sentindo.

Léo Lima

quarta-feira, 18 de junho de 2014

MENSAGEM DE PAZ

"Assim Cristo veio e anunciou a todos a Boa-Notícia de paz, tanto a vocês, os não-judeus, que estavam longe de Deus, como aos judeus, que estavam perto dele." (Efésios 2.17).
Paz para todos. Foi o que aconteceu depois de Cristo. Tanto o povo escolhido por Deus, os Judeus, como todos os outros povos, tiveram o privilégio de ouvir a Boa-notícia de salvação. Portanto, anunciar o evangelho, a doutrina de Jesus Cristo, passou a ser a tônica do apóstolo Paulo. Este homem que não aceitava de maneira nenhuma que os cristãos tivessem liberdade de anunciar esta mensagem, após o seu encontro milagroso com Cristo passou a ser o mais ardente defensor desta doutrina. Anunciar Cristo e seu amor a todos! E Paulo fazia isto com alegria e ardor.
 A mensagem da cruz e a mensagem de paz que daí advinha era a tônica de tudo que Paulo fazia. Se necessário fosse ele morreria por amor a Cristo. Paulo podia ensinar, pois acreditava que Jesus veio e confirmou a boa nova do evangelho não somente para aqueles dias, mas para todos os que viessem a crer até a volta do Senhor.
Hoje vivenciamos este evangelho de paz que é para todo aquele que crê em Cristo como salvador e espera por Sua volta. É para todos os que almejam uma vida total, e os que permitem a atuação do Espírito Santo de Deus em suas vidas. Somente Deus pode transformar o nosso interior, Ele vê e move o mais recôndito do nosso ser. Nós estávamos longe, na sombra da morte, mas Jesus veio, e transformou nosso distanciamento de Deus em comunhão e salvação eterna. O evangelho de paz nos alcançou e nos tocou e agora desfrutamos da paz real. Precisamos compartilhar esta mensagem que salva. É preciso anunciar este acontecimento que nos redimiu.
 Anunciar é vital para que muitos creiam no nome de
Jesus como Salvador e Senhor de nossa vida.

Léo Lima

terça-feira, 17 de junho de 2014

CUIDADO DIVINO

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti procuro segurança! Na sombra das tuas asas eu encontro proteção até que passe o perigo. Eu chamo o Deus Altíssimo; eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo. Do céu, ele me responderá e me salvará; ele derrotará os que me atacam. Deus me mostrará o seu amor e a sua fidelidade.” (Salmo 57.1-3).
Em muitos momentos necessitamos clamar como o salmista Davi. O pedido soa de forma insistente e ele pede por misericórdia. O profeta Jeremias disse que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã.
Como é bom sabermos que temos um Pai que nos protege e cuida em toda ameaça que possa nos visitar. Davi sabe que o Senhor responde e salva sempre. Ele acredita no amor e fidelidade de Deus.
Ao nos lembrarmos desta oração podemos nos recordar que Deus tem misericórdia dos seus filhos assim como sempre cuidou do seu servo Davi. Louvado seja o Senhor nosso Deus!

Léo Lima

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CAMINHOS

"Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos" (Jó 34.21).
Quando experimentamos fechar os olhos fazendo um teste para vermos como é não ter visão, ficamos apavorados. Como é bom termos este sentido funcionando normalmente! Após esta experiência não existem palavras para exprimirmos o que se passa no nosso interior quando constatamos a importância que é podermos ver tudo que nos cerca! Podermos contemplar o que amamos e, mesmo o que não nos agrada, é de fato excitante! É excelente poder apreciar o que está ao nosso redor.
Entretanto, a nossa visão está limitada àquilo que está diante dos nossos olhos. Contemplamos e imaginamos, geralmente, coisas que de alguma maneira já vimos.
O texto, no entanto, mostra-nos um Poder supremo que pode ver cada passo que damos. Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem, e Ele vê todo o seu caminhar. Isto nos alegra e nos coloca numa situação de profunda reflexão.
Os olhos do Senhor estão vendo os nossos caminhos para nos guardar, orientar e dirigir se assim O permitirmos. Mais ainda, para nos admoestar, corrigir e livrar de nossas vontades e tentações. E quantas vezes precisamos que Deus faça isso! Livrar-nos do mal que possa nos atacar. Ele vê cada etapa do nosso caminhar. Ele cuida de nós.
Como seria bom se víssemos o invisível! Mas isto somente com os olhos da fé. Deus quer que confiemos nossa vida inteiramente a Ele para que nossos passos possam ser guiados por Ele que nos ama muito. Deixe Deus conduzir seus passos a partir de agora! Ouça o que Deus deseja lhe falar! Procure olhar para o Senhor e assim ver o invisível.

Léo Lima

domingo, 15 de junho de 2014

COM REVERÊNCIA

"Feliz aquele que teme ao Deus Eterno e vive de acordo com a sua vontade." (Salmos 128.1).
O que é temor? Diz o dicionário que Temor de Deus é sentimento de respeito ou reverência. Muitos pensam que é medo. Muitas pessoas tentam ensinar que Deus é um Deus que castiga por tudo e que as coisas só nos acontecem por castigo divino. Esta é uma tentativa, errada, de se ensinar a temer a Deus.
Temer a Deus não é ter medo. Temer a Deus é algo maior que deve existir em nosso interior. Vamos nos recordar quando Tomé, que não acreditava que Jesus Cristo havia ressuscitado, colocou as mãos em suas feridas e a sua exclamação soou como deveria ser a nossa constante exclamação diante do trono divino: "Senhor meu e Deus meu". Vemos aí uma expressão de temor. Uma total reverência ao Senhor Deus feito homem e ressurreto!
O texto que lemos inicialmente aconselha-nos a temer ao Senhor, a reverenciar ao Senhor e a zelar pelo nome do Senhor. Quem fizer isto será feliz, diz o texto.
Deveria haver este sentimento entre todas as pessoas também. O respeito é a chave para um bom convívio. Contudo, o que vemos em nossos dias é um modo diferente de tratar as pessoas, os mais velhos não recebem o respeito merecido. Muito mais, quando nos deparamos com o tratamento a Deus como se Ele fora igual, sentimos que está faltando de fato o temor que a Palavra de Deus diz que deve existir do homem para com Deus.
É muito triste vermos pessoas que caminham sem se importar com a presença de Deus em sua vida! Estão vivendo como se o amanhã não existisse e vivem sem se preocupar com a grandiosidade de Deus.
Procure ler o Salmo 128.1-6, e veja as promessas para quem teme ao Senhor ali descritas.
Reverenciemos a Deus na nossa vida
e veremos como as bênçãos virão.

Léo Lima

sábado, 14 de junho de 2014

HOSPEDEIROS

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.” (Atos 17.24).
Os reis e príncipes, com poder máximo, possuem palácios, um lugar exclusivo e de grandes honrarias de onde dominam.
O apóstolo Paulo mostra aos atenienses um Senhor, Senhor dos senhores, com todo poder no céu e na terra, eles que haviam construído um altar – AO DEUS DESCONHECIDO – disse o apóstolo: “Esse que vós honrais, não o conhecendo, é o que vos anuncio. Ele não habita em templos feitos por mãos humanas” e ele continuou: este Deus, quando aqui esteve através de seu Filho Jesus Cristo, não procurou um palácio, não recebeu honrarias, mas ressuscitou no terceiro dia e, hoje oferece a VIDA, e vida eterna.
O Senhor só deseja ocupar o primeiro lugar na vida de cada um. Ele quer ser o soberano em cada família fazendo aí seu palácio. Fazendo de você e seu lar o lugar exclusivo para o mais perfeito reinado. Que estejamos preparados para sermos santuários dignos desta desejada aliança.
Sejamos hospedeiros do SOBERANO DEUS!

Léo Lima

sexta-feira, 13 de junho de 2014

SAUDAÇÃO

“E Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. Que a graça do nosso Senhor Jesus esteja com vocês." (Romanos 16.20).
Toda a saudação que fazemos ou recebemos é gratificante. É uma forma de comunicação necessária para um bom convívio, mesmo quando saudamos alguém que não nos seja familiar. Tantas vezes uma atitude nossa pode levar uma pessoa a sentir-se melhor, pois ela pode estar vivendo problemas que nos são desconhecidos, ou até mesmo sua alegria se expressa na resposta que nos dá.
A saudação do texto inicial é empregada pelo apóstolo ao encerrar sua carta aos crentes de Roma. Em outra versão da Bíblia ele conclui o versículo com a palavra amém, que quer dizer assim seja. Isto para reforçar a saudação proferida. Nós dizemos muitas vezes em nosso interior esta mesma expressão, assim seja mais conhecida por amém, isto quer dizer que desejamos que de fato o que falamos, ou o que alguém falou aconteça.
Assim como o apóstolo Paulo, nós desejamos que a paz de Deus esteja em todos os corações. Cremos que desta forma teremos um mundo melhor. Sabemos, também, que satanás está procurando de todas as maneiras espalhar a discórdia e tenta, de várias formas, atrapalhar o nosso relacionamento com os que amamos e com aqueles que convivemos.
Entretanto, Jesus Cristo já veio e cumpriu o que estava prometido desde o início em Gênesis 3.15: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Jesus, com seu gesto de obediência, suportou a morte na cruz e ressurgiu dentre os mortos esmagando assim as pretensões do inimigo das nossas almas. Paulo repete esta porção da palavra de Deus como uma recordação.
Precisamos ter gravada em nosso interior esta saudação para lembrarmos sempre que Jesus já venceu a morte por nós para nos redimir de toda culpa. Precisamos, também, comunicar esta dádiva divina.
 "Deus a nossa fonte de paz. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês. Amém."

Léo Lima

quinta-feira, 12 de junho de 2014

AMOR QUE VIVE

Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.” (I Coríntios 13.13).
Hoje se comemora o Dia dos namorados! - O dicionário Houaiss fala que a palavra namorado quer dizer: aquela ou aquele que alguém namora; que exprime amores; terno, suave, delicado; propício a amores; belo, encantador. É emocionante pensar em como os namorados se comportam. Cada um procura ser o mais amoroso e terno possível. Estão apaixonados. Os corações batem quase que no mesmo compasso. Tudo é belo e encantador. Nada se compara ao encanto dos enamorados.
Acima separamos uma parte de um texto bíblico que fala sobre a qualidade mais excelente o ‘AMOR’. A fé é uma necessidade vital, a esperança é fundamental para se viver, mas o amor é o maior de todos os sentimentos. Deus nos ama de forma incondicional. É necessário que aprendamos a amar conforme Deus nos ama.
É totalmente diferente do amor dos namorados, pois com o passar dos anos o amor se esfria, muitas vezes não restando nem a amizade. Deus nos ama de forma absoluta, mesmo que nosso corpo se transforme, nossos olhos percam o brilho, nossos passos fiquem trôpegos e cansados, Deus continua a nos amar da mesma forma! Seria maravilhoso se neste dia pensássemos em uma forma de termos um amor que nem as águas poderiam afogar conforme disse o rei Salomão: ‘Grave o meu nome no seu coração no anel que está no seu dedo. O amor é tão poderoso como a morte; a paixão é tão forte como a sepultura. O amor e a paixão explodem em chamas e queimam como fogo furioso. Nenhuma quantidade de água pode apagar o amor, nenhum rio pode afogá-lo. Se alguém quisesse comprar o amor e por ele oferecesse as suas riquezas, receberia somente o desprezo.’ (Cantares 8.6,7).
Que Deus aumente nosso amor para que nada o destrua!

Léo Lima

quarta-feira, 11 de junho de 2014

VITÓRIA NO SENHOR

"Deus disse: Eu irei com você e lhe darei a vitória. (Êxodo 33.14) Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas." (Salmos 23.2).
Estar na presença de Deus é o que muitas pessoas ambicionam. Entretanto, nem todos têm a certeza de poder desfrutar desta grande alegria. E como afirmou Stela Dubois: "Nenhum caminho é áspero demais, porque ele o palmilhou primeiro. Nenhum lugar é solitário na sua companhia!" É esta a situação de todos os que confiam no Senhor e andam na presença de Deus. "Eu irei com você e lhe darei a vitória," esta promessa infunde em nosso coração a alegria de que, quem está na presença divina seja em pensamentos, atos ou palavras tem a vitória.
Esta é a situação do salvo por Jesus Cristo. Ele vive dirigido por Deus e crê na vitória que certamente o Senhor lhe proporcionará. Ele crê que terá pastos verdes para caminhar, mesmo que as dificuldades venham.
O salmista afirma que Deus fará que ele siga por lugares cheios de paz, cheios de alento. Sente que pode enfrentar todas as situações que lhe advenham. Crê que o Senhor é aquele que está sempre pronto a, se preciso, levar nos braços seus filhos. Como é bom esperar no que estas palavras dizem!
Como fazer para ter esta certeza? Como fazer para vivenciar a vitória com Deus? Basta desejar. É preciso entregar e confiar sua vida nas mãos do Senhor Jesus que Ele fará com que seus passos sejam dirigidos por lugares tranquilos.

Léo Lima

terça-feira, 10 de junho de 2014

DEUS ACRESCENTA

"Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias." (I Reis 3.13).
Pedimos muitas coisas a Deus. Às vezes até sem pensarmos. Mas em especial quando as coisas não estão indo muito bem. Pedimos, pedimos... Os nossos pedidos são variados e muitas vezes não estamos pedindo como devemos.
Vemos no texto acima a resposta de Deus a uma oração especial do rei Salomão. Salomão pediu simplesmente "sabedoria" (I Reis 3.7-9), pois ele desejava possuí-la para reinar com justiça. Deus que conhece o nosso coração, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos, ouviu o pedido do rei, viu a sinceridade que havia em seu coração, e respondeu: "Um coração sábio e entendido, de maneira que antes de ti não houve igual, nem depois de ti o haverá." v. 12. Vemos ainda, e o que é mais importante, Deus acrescentando: "também até o que não pediste eu te dou, assim riquezas como glória;" mais adiante a promessa de maiores bênçãos, "se andares nos meus caminhos, e guardares os meus mandamentos, prolongarei os teus dias." (v. 14).
Como é fácil chegarmos diante do Senhor e colocarmos as nossas ansiedades, as nossas petições, as nossas aflições! E todas as outras coisas nos são acrescentadas... É esta a promessa que temos Dele e tantas vezes acontece! Mas, ainda como disse ao rei, existe uma condição para que sejamos atendidos em nossos desejos e vontades! Precisamos andar nos caminhos do Senhor, guardar os seus mandamentos e, acima de tudo, fazer a vontade do Pai. Então, sem que precisemos aguardar com ansiedade, recebemos. Já temos recebido do Senhor muito além daquilo que pedimos. É preciso que tenhamos sabedoria em pedir. Ele nos supre tudo que nos falta!
Se perdirmos Deus acrescentará!

Léo Lima

segunda-feira, 9 de junho de 2014

CONVITE

Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida. Como são boas as bênçãos que me dás! Como são maravilhosas! (Salmo 16.5-6).
As palavras do salmista provocam o desejo de vivermos de tal forma que o Senhor seja realmente nosso ‘tudo’. Como ele precisamos deixar nossa vida e futuro nas mãos e cuidados do Senhor. Ser dirigido e direcionado por Deus é uma experiência que marca nosso viver.
Ao olharmos os detalhes de cada momento que vivemos já podemos agradecer as infinitas bênçãos que Deus nos presenteia. Temos que ao acordar agradecer com alegria ao Pai que nos abençoa a cada passo que damos.
O convite é para que louvemos e adoremos nosso Deus que nos ama e zela constantemente por cada um dos que O buscam.
Louvado seja o Teu nome Senhor!

Léo Lima

PENSE NISSO!

“ Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: – Por que vocês não trouxeram aq...