domingo, 30 de setembro de 2012

BENEFÍCIOS

"E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações." (Atos 14.17).

Se observarmos, minuciosamente, veremos que, como no início do cristianismo, havia muitas pessoas que blasfemavam e adoravam vários deuses, hoje também, a idolatria impera em muitos corações afastados de Deus. Paulo e Barnabé estavam viajando e pregando o evangelho e realizaram um milagre em nome do Senhor, mas os gregos que os ouviam e viam  teimavam em nominá-los como se fossem um dos seus deuses.

Paulo porém, irritado, disse: "Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles; o qual nos tempos passados deixou andar todas as gentes em seus próprios caminhos. E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações." (Atos 14.15-17). Ele está recordando que Deus é o mesmo e é o Deus vivo que para todos dá benefícios como chuvas e tempos frutíferos. Paulo não se cansava de mostrar que o amor de Deus sobrepujava a tudo que se possa imaginar. Alguns daqueles homens, irritados, conseguiram que muitos apedrejassem o apóstolo Paulo e os levaram para a saída da cidade.

A mensagem frutificadora foi anunciada, foi exemplificada, mas eles não quiseram ouvir.

Nós precisamos voltar os nossos olhos para vermos quanto Deus tem feito por nós. Ele oferece coisas que nós usufruímos sem ao menos perceber e por isso precisamos agradecer a Deus por todos os tempos frutíferos que nos tem outorgado.

Como Paulo falou a mensagem hoje é a mesma: Nós proclamamos para que vocês se convertam das coisas terrenas e materiais e se voltem ao Deus vivo que fez Céus e terra, o mar e tudo que existe neles.
 
O Senhor deseja que você viva a vida eterna com Ele!
Léo Lima

sábado, 29 de setembro de 2012

DESEJOS

A reflexão de hoje é mais uma parte do salmo 119 dos versículos 33-40 é a parte da letra .
 
33 Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. 34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração. 35 Faze-me andar na verdade dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. 36 Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça. 37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho. 38 Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor. 39 Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons. 40 Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.
 
“Eu desejo saber, ó Senhor, qual é a senda da tua lei e prometo que a guardarei até o final dos meus dias. Eu preciso ter a mente livre para entender cada uma das tuas palavras, pois pretendo guardar todas elas bem no fundo do meu coração para cumprir a tua vontade. Para que eu possa andar observando as tuas verdades eu careço que o Senhor me oriente. Eu tenho alegria em pensar no que falaste.
 
Que o meu coração se dobre de joelhos diante dos teus preceitos e que eu não tenha desejos de coisas além daqueles que o Senhor me permite possuir. Muda a direção do meu olhar para que meu coração não ambicione nada além daquilo que posso. Que o teu amor vivifique o meu caminho. Pai, valida em meu ser a tua promessa, eu me debruço ante teu trono com reverência.
 
Não permitas que eu seja envergonhada, pois eu tenho medo de que meu nome não te honre. Estou aguardando nos teus juízos pois eles são eficazes. Os meus desejos são voltados para o Senhor e para a tua palavra que eu amo. Que a tua justiça me dê vida abundante!
 
Louvado seja o Teu Nome!!!”
Léo Lima

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NO SILÊNCIO

"Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite, sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes." (Salmos 19.2,3).

Os céus são uma prova visível do poder, da glória, da sabedoria e das leis de Deus. Contemplá-lo dá ao ser humano a sensação da grandiosidade do amor quando da criação. É tudo tão harmonioso que quando qualquer coisa é alterada, logo o homem procura descobrir a razão física para que, por exemplo os tufões, aconteçam.

Neste salmo que é uma das mais completas poesias sobre a excelência da criação, o salmista Davi deixa jorrar do seu coração toda a admiração, todo enlevo. Uma adoração transcendente que procura glorificar através do ser. Ele conseguiu captar tão sublime mensagem que lembra como Deus é louvado pela natureza e ele a expressou de maneira singular!

Um dia se declara ao outro, enquanto que a sabedoria mostra-secom sabedoria para a outra noite, em silêncio, sem sem emitir uma palavra sequer, mas é possível ouvir seu canto. Quando os olhos podem contemplar este quadro multicolorido e adentrar na magnitude desta mensagem que está sempre disposta a cantar ao Senhor, ela é sentida! Esta comunicação se mostra de forma singular aos olhos dos que desejam compreendê-la. Ela é transmitida a todos os povos como um testemunho universal do amor divino ante a profunda contemplação de cada um.

Os céus estão constantemente a revelar a glória do Pai. A Palavra revela a grandiosidade de Deus, e nos mostra que em nosso interior podemos ter refletida esta beleza, a Sua graça em nós, a Sua misericórdia por nós. E para que essa graça fosse completa, temos Jesus Cristo o mediador. Ele é a plenitude de Deus Pai que se fez visível entre nós.

Precisamos, como os céus, proclamar estas maravilhas do Senhor. Testemunhar de tão grande amor. E como um dia faz declaração a outro dia, assim nós declaramos que Deus pode transformar todos que desejarem esta transformação por Cristo Jesus.
Léo Lima

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LUZ DO AMOR

"Verdadeiramente suave é a luz, e agradável aos olhos é ver o sol." (Eclesiastes 11:7).

Estamos vivendo a primavera. Ela é uma estação das mais lindas que existem na terra. É reconhecida como tempo de alegria, festa, amor; e o pôr-do-sol que dela emana tem um colorido inigualável. Além de tudo ela é perfumada! Há poucos dias estava dirigindo durante o entardecer e de repente olhei para o alto e vi: o céu inigualável! Luzes multicoloridas davam uma policromia que só a criação primaveril oferece! Este entardecer da primavera em 2012 mostrou matizes mais brilhantes e a alegria que nem todos os dias têm. Na primavera a luz do sol é reluzente, mas diante da glória de Deus ele torna-se opaco. Louvado seja o Senhor!

Desde que Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo" estamos desfrutando do privilégio de sermos iluminados pela luz do amor de Deus. Este amor reflete Jesus através da sua vida, seu trabalho, sua morte e ressurreição. É este amor que nos proporciona a salvação, que nos é oferecida gratuitamente. Jesus, sendo a luz do mundo, dá a todos os que desejam. Ele quer que não vivamos mais em trevas (interior), mas que tenhamos a luz da vida. Essa luz pode ser sua também. Luz de amor!

Não sei se você já desfruta deste amor com consciência. Mas, se já desfruta desta paz que inunda o ser mostrando a luz de Jesus, procure louvar e adorar cada vez mais ao nosso Deus.

Se você ainda não desfruta desta luz, eis a oportunidade: entregue sua vida nas mãos do Senhor Jesus para que Sua suave luz, que é, muito além da luz da primavera perfumada e iluminada com o amor de Deus possa também inundar a sua vida! Deus quer dar-lhe a salvação. Viva com a luz do amor imensurável de Deus em seu Filho Jesus Cristo.
Léo Lima

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ÁGUA VIVA

"Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair alí ficará." (Eclesiastes 11.3). 
Quando percebemos densas nuvens no céu podemos aguardar a chuva. Ela deverá cair e não é só isso, ela cai e é vital para a vida. Ela distribui a vida por onde chega proporcionando alegria em tudo que toca. A não ser uma tempestade que causa destruições. E como isto nos assusta!
 
Entretanto, se uma árvore cai e não for retirada por alguém, ela ficará no mesmo lugar e não terá nenhum valor. Assim, no nosso viver precisamos, como a água, ir alegrando os lugares por onde passamos. Precisamos regar as vidas que estão próximas a nós. Precisamos dar a mão ao que sofre. Pão ao que tem fome. Água ao que tem sede. Amor aos que seguem aflitos e desamparados. Precisamos, como a água, ajudar aos que nos rodeiam. Se alguém cair namos mostrar que o amor de Jesus levanta e transforma pois que Jesus tem a água viva que produz a vida eterna.
"Quando as nuvens estão cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; e se cai uma árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que ela cair, ficará." É preciso que sejamos como a chuva que anima e refresca tudo ao seu redor produzindo alegria de viver. Temos tudo para fazer isto, pois Jesus quando transformou nosso viver. Ele deu-nos em abundância a água viva. Portanto, é preciso que saiamos e compartilhemos desta água que dá nova vida ao que tem sede de salvação. É nossa responsabilidade distribuirmos desta água viva.
E você, conhece esta água viva? Se ainda não, este é o momento para deixar que ela inunde seu ser para sentir que jamais você terá sede de paz, sede de alegria, sede de justiça, pois Deus, em sua infinita misericórdia está pronto para dar-lhe o perdão e vida eterna. 
Jesus ama você!
Léo Lima

terça-feira, 25 de setembro de 2012

DIANTE DO PAI

Continuando com a publicação do salmo 119 estaremos refletindo sobre a quarta letra do acróstico: Dálete

25 A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. 26 Meus caminhos te descrevi, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos. 27 Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim, falarei das tuas maravilhas. 28 A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. 29 Desvia de mim o caminho da falsidade e concede-me piedosamente a tua lei. 30 Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos. 31 Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me confundas. 32 Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.

"Deus meu. O pó recebe as marcas da minha alma que está contrita diante da tua mensagem que me vivifica a cada pensamento meu sobre ela. O Senhor conhece os meus caminhos pois eu te relatei e sei que me deu atenção ao me ouvir. Eu anseio ser instruída pelos teus preceitos, pois só assim cantarei sobre as tuas realizações maravilhosas.

Estou diante da tua presença mas meu coração e alma choram e se consomem de tristeza. Eu careço ser fortalecida segundo a tua Palavra. Senhor, muda e retira do meu ser a via que leva ao que é enganoso. Dá-me a tua lei junto à tua misericórdia. O Senhor sabe que escolhi a vereda da tua fidelidade e me propus a ir atrás de todos os teus juízos. Tenho me dedicado constantemente aos teus ensinos e por isso Te rogo: ‘não me deixes sofrer alguma perturbação’. Procuro sempre ir em busca dos teus mandamentos a cada momento que eu sinto fome da tua palavra. Percebo o meu coração expandir-se pela necessidade dos teus preceitos.

Senhor, eu também me prostro ante o teu trono
para me alimentar do teu Espírito."

Léo Lima

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

VÁ COM ALEGRIA

"Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão as palmas." (Isaías 55.12).
 
Deus nos oferece sua graça de graça. Tem muito prazer todo aquele que busca a Deus e encontra a salvação por Jesus Cristo. E é preciso que todo salvo saia para agir e distribuir dessa graça que hora ele desfruta para que ela alcance outras vidas.
 
"Vocês sairão alegres da Babilônia, serão guiados em paz para a sua terra. As montanhas e os morros cantarão de alegria; todas as árvores baterão palmas." Esta é a promessa que Deus faz aos que amorosamente desejam cumprir o ide de Jesus para anunciar as boas novas de salvação. E todo aquele que sai com este propósito irá com alegria e, com certeza, será guiado pela paz de Deus.

Como é gratificante termos uma mensagem sobre a graça de Deus para compartilharmos com aqueles que estão em aflição e que não desfrutam desta inesgotável e indizível paz que todo o salvo vive.

O profeta Isaías diz que todo aquele que propaga o nome do Senhor vai com alegria que contagia desde o seu ser e até os montes cantarão diante de todo aquele que vai e anuncia esta mensagem. A manifestação de alegria e o canto da natureza fazem parte desta etapa da vida do salvo.
 
Se em seu coração reina a graça e a paz constante do Senhor, tudo em sua volta louva e glorifica a Deus. A paz refletida em todo aquele que busca vivenciar a gratuidade da graça outorgada por Jesus é sentida em cada lugar onde a planta dos pés que o fiel pisa. Ele é revestido pelo poder de Deus que permanece e dá um brilho especial quando o cântico silencioso é entoado ou a mensagem é anunciada.

Esta paz é de graça a todo aquele que a desejar. Deus oferece esta graça. O prazer nos montes e nos valados. A alegria será reinante na vida daquele que aceitar o amor de Deus e Sua graça constante.
 
Você deseja sair com alegria e glorificar a Deus?
Léo Lima

domingo, 23 de setembro de 2012

A ÁRVORE...

Após dois dias em que se comemora o dia da árvore posto uma poesia que escrevi nos idos de 1977. Que ela possa nos fazer lembrar o quão é grandioso o amor do Criador! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
 
A ÁRVORE FALANDO DA VIDA
A árvore é salutar!
Fala-nos da Vida, com vida!
Ensina-nos a amar, lutar!
Induz-nos à esperança.
É viva poesia.
Sua cabeleira balança
Em suave magia.
Sombrejando ao seu redor
Sempre aconchegante, fria...
Insinuando até nostalgia...
 
Sua voz dorida,
É como triste lamento,
À vezes reflorida grata, suave prece
Eleva ao firmamento!
 
Pois ao morrer ela está a enaltecer
O Criador amado.
Sendo berço do Príncipe
Adorado, esperado...
Sim, sentindo grande alegria
Naquele inesquecível dia:
"Paz na terra"
Nela como berço encerra
A humilde estrebaria...
Acariciante...
Tinha em seus braços prazenteiros
Aquele tenro Menino
Com coração de gigante e ideal altaneiro!
 
Mas, a árvore querida agora menos reflorida,
Persiste no canto triste...
Em dizer insiste, pois até esmorece
E quase fenece, sucumbe ao participar, presenciar.
Ser carregada e carregar...
Oh! DIA!!!
Foi grande a agonia...
Ela, um madeiro lavrado deveras pesado.
Uma cruz, rude Cruz,
Que serviria para matar Jesus!
Ela que tantas vezes serviu
De amiga. Ao seu lado
ELE dormiu aconchegado
Vindo de longas jornadas cansado...
 
Agora por Ele é levada...
Ombros machucados, pés extenuados
Fronte sangrando, corpo açoitado
Mãos segurando...
É demais!!!
Ela, aumentando Seus ais!!!
 
Erguida também sente os cravos
Que traspassa mãos e pés
Para libertar escravos,
Homens de pouca fé!...
 
Ela O ouve falando:
- "Hoje comigo no paraíso estarás entrando!"
- "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem!"
 
Ela sente-se estremecer naquele momento fatal,
- "ESTÁ CONSUMADO"
A alma ferida por tanto mal!
A vibração final.
A libertação definitiva.
 
Ela O segurou ao morrer para outorgar a VIDA.
O homem que Nele crer verá finda sua desdita.
Sentirá reflorir a esperança.
 
Como da árvore o verde
Qual o riso da criança!
O homem salvo não perde
A futura BEM-AVENTURANÇA!!!
Léo Lima

sábado, 22 de setembro de 2012

CANTAI AO SENHOR

"Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor fez isto; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as árvores em vós; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel." (Isaías 44.23).

A primavera está iniciando seu siclo mais uma vez! Maravilhoso é podermos vivê-la. Os pássaros cantam mais! E para quem busca o Senhor Ele se faz presente. Não importa a situação em que o homem esteja vivendo, o grau de tristeza que ele esteja mergulhado, ou a angústia que o domina. Para o Senhor derramar o seu sol cheio de sua graça, basta que o ser humano busque a Deus. É necessário arrependimento, sinceridade e vontade de ser transformado, que o perdão divino vem prontamente.

Quando isso acontece há festa nos céus! A terra exulta! Com júbilo os montes, bosques e todas as árvores reproduzem o louvor a Deus. Somente após esta aproximação maior e perfeita é que o homem pode deleitar-se com esta festa que a natureza presta a Deus.

Louvado seja Deus em nossas vidas pois que Ele nos remiu e nos outorgou completo perdão. A todos os que buscam a Deus Ele salva. A salvação é para todos. Deus não separa uns para perdição e outros para salvação. A salvação é para todos que desejam. Deus, com seu poder, conhece mesmo antes da fundação do mundo, os que serão salvos e por isso os chama de uma maneira especial. A paz de Deus que inunda os corações dos salvos é maior que se possa imaginar. Ela é maior do que todo bem que possamos desejar. Ela chega a ser inconpreensível, conforme escreve Paulo aos cristãos de Filipos. (Filipenses 4.7). A paz de Deus excede todo entendimento.

O perdão de Deus está ofertado para cada um basta que a pessoa o deseje. Cada vida pode ter uma transformação tal que as coisas passam a ter outra conotação, após o perdão que Deus lhe oferece.

Que em sua vida você possa, como nós, glorificar a Deus, assim como a natureza toda canta louvores ao Senhor! Louve a Deus!

"Cantai alegres, porque o Senhor remiu a CADA UM QUE o BUSCA."
Léo Lima

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

EU LOUVO

Terceira publicação do acróstico do salmo 119. Desta feita são os versículos de 17-24. Oremos com estas palavras que o Senhor deixou para nós. Guímel é a letra.
17 Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra. 18 Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. 19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. 20 A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo. 21 Tu repreendeste asperamente os soberbos, amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos. 22 Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos. 23 Enquanto os príncipes se conluiavam e falavam contra mim, o teu servo meditava nos teus estatutos. 24 Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.
“Senhor, olha para o teu servo e faze com que eu observe a Tua lei e possa vivenciar a Tua Palavra. Tira qualquer entrave que possa obstruir a compreensão dos Teus propósitos para a minha vida e eu venha a me deliciar ante as maravilhas que a Tua lei me dão.
Estou peregrinando neste vale de sofrimentos, mas ante a Tua presença em mim sou feliz! Todo meu ser espera debilitado por ansiar em todo momento viver os Teus justos preceitos. É uma guerra que vivencio a cada dia. Mas a vitória está em Teu amor por mim.
Repreendes sempre todos os soberbos, aqueles que se sentem maiores do que a Tua palavra, e se desviam da Tua verdade! Não permitas que eu sinta vergonha, ou mesmo que eu seja desonrado diante de estranhos, o Senhor bem o sabe, tenho procurado andar em integridade contigo.
No tempo em que líderes inimigos se colocavam em união para tramar contra as minhas atitudes, eu procurava ouvir a Tua voz e meditar na Tua Palavra. Tu sabes Senhor que os Teus mandamentos são a minha alegria e me recomendam como estar firme nas Tuas promessas. Não me desviarei.
Por todas estas coisas eu Te louvo!!!"
Léo Lima

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SÚPLICA

Compartilho hoje uma oração em forma de poesia que compõe o livro 'Vê'. Que possamos colocar diante do altar do Senhor nossos desejos e aflições, assim como, nossa gratisão! Que o nosso Deus e Pai seja louvado!!! Léo
Súplica
Senhor, neste instante
Em que meu ser espera
Só, muito só e agonizante
Ouvir Tua voz tão sincera!
Vem Senhor, ajudar a mim.
Que careço muito mais ouvir
Tua voz meiga de cetim!
Senhor, o meu sofrimento,
O meu temor, vem reprimir!
Quero meu Pai, ver diferente
O mundo, as pessoas a sofrer.
Dá-me meu Deus a capacidade
De toda a gente compreender!...
Poder dar muita amizade,
Poder sentir e ver cada ente
De outro modo, outro prisma!
Sei que todos sofrem e sentem...
Dá-me enfim, Tua paz, Teu amor!
Ajuda-me ó Pai neste momento
Em que meu ser sente só dor.
Faze que meus antigos sentimentos,
Modo de ser real, verdadeiro,
Retorne ao meu fraco coração,
Que sempre ajudava o parceiro
Sem mágoas,
Sem restrições!...
Senhor, segura agora minha mão.
Que o meu coração saiba perdoar!
Sem mais tardar,
Não demores, não.
Transforma meu ser...
Que eu saiba AMAR!!!    
Léo Lima

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EU TE LOUVO

Terceira publicação do acróstico do salmo 119. Desta feita são os versículos de 17-24. Oremos com estas palavras que o Senhor deixou para nós. Desta feita é a terceira letra: Guímel
17 Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra. 18 Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. 19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. 20 A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo. 21 Tu repreendeste asperamente os soberbos, amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos. 22 Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos. 23 Enquanto os príncipes se conluiavam e falavam contra mim, o teu servo meditava nos teus estatutos. 24 Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.
"Senhor, olha para o teu servo e faze com que eu observe a Tua lei e possa vivenciar a Tua Palavra. Tira qualquer entrave que possa obstruir a compreensão dos Teus propósitos para a minha vida e eu posa me deliciar ante as maravilhas que a Tua lei me dão.
 Estou peregrinando neste vale de sofrimentos, mas ante a Tua presença em mim sou feliz! Todo meu ser espera debilitado por ansiar em todo momento viver os Teus justos preceitos. É uma guerra que vivencio a cada dia. Mas a vitória está em Teu amor por mim.
 Repreendes sempre todos os soberbos, aqueles que se sentem maiores do que a Tua palavra, e se desviam da Tua verdade! Não permitas que eu sinta vergonha, ou mesmo que eu seja desonrado diante de estranhos, o Senhor bem o sabe, tenho procurado andar em integridade contigo.
 
No tempo em que líderes inimigos se colocavam em união para tramar contra as minhas atitudes, eu procurava ouvir a Tua voz e meditar na Tua Palavra. Tu sabes Senhor que os Teus mandamentos são a minha alegria e me recomendam como estar firme nas Tuas promessas. Não me desviarei.
 
Por todas estas coisas eu Te louvo!!!
 Léo Lima

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PALAVRA DIVINA

Hoje continuo a postagem do Salmo 119 que deverá ser semanal. Desta feita serão os versículos 9 a 16. Aletra é (bêt) Bete - o som de é b. Desejo que o Senhor nos fale através da Palavra. O texto nos convida a uma reflexão sobre nosso proceder.
 
9 Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. 10 De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. 11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. 12 Bendito és tu, ó Senhor! Ensina-me os teus estatutos. 13 Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. 14 Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. 15 Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos. 16 Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

"Como será possível, Senhor, um jovem ter sua vida pura, sem mistura ou mesmo não alterada pela presença de elementos estranhos a Ti? Olhe e preste bastante atenção à Palavra de Deus que ela tem a resposta para que vivamos uma vida que agrada a Deus. Ó Pai, eu te busquei de todo o meu coração. Não permitas que eu me afaste dos Teus mandamentos.
O meu propósito é guardar a Tua Palavra bem dentro do meu coração, da minha alma para que eu não venha a desobedecer ao Teu plano para a minha vida! Louvado e glorificado sejas, Senhor! Venha me instruir através da Tua Palavra. Desejo proclamar sempre os Teus santos juízos, aqueles que saíram da Tua boca.
Sinto-me aliviado e a alegria me visita quando estou diante dos Teus ensinamentos do que com o ter coisas. Nas Tuas recomendações refletirei e terei meus olhos sempre direcionados aos caminhos que deseja que eu siga. Minha alegria está no Senhor; não me perderei do que a Tua Palavra orienta! Senhor eu desejo viver de acordo com os Teus preceitos. Louvado sejas, Senhor!!!"
Léo Lima
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FELICIDADE


Hoje compartilho uma postagem que fiz no site 'cursos comunique' em 29 de julho de 2012. O Salmo 119 é o maior salmo da Bíblia com 176 versículos. Ele foi escrito em forma de um acróstico utilizando o alfabeto hebraico. Desejo a cada semana trazer partes deste salmo em forma de paráfrase para refletirmos. Esta semana os versículos para nossa reflexão são 1-8. A letra (Álefe - hebraico) é a primeira letra do alfabeto hebraico e não possui som. Portanto, estamos refletindo na primeira parte deste maravilhoso acróstico.

1 Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor. 2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. 3 E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos. 4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. 5 Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos.  6 Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. 7 Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos. 8 Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.

"Felizes são todos os que procuram andar os caminhos que o Senhor orienta e percorrem trilhas em que a Palavra de Deus é a meta. Estes guardam os testemunhos contidos nessa lei e tem o coração ardente ao buscar o Senhor.
São felizes e tem paz de espírito todos os que não praticam o que desagrada ao Senhor, pois eles estão sempre diante do Pai e nos seus caminhos santos. Guardam diariamente os testemunhos que a Bíblia menciona. Pois eles acreditam que os mandamentos que estão na Palavra são para serem observados e praticados.

Ajuda-me para que eu seja guiado de maneira tal que por onde eu andar esteja sendo orientado por Ti, ó Pai! Meu desejo é que, de fato, os meus passos sejam direcionados para os Teus caminhos e eu possa sempre observar os Teus estatutos. Assim eu não me confundirei com coisas que queiram me desviar da Tua Palavra e eu terei os meus pensamentos sempre direcionados por Tua lei.

Senhor desejo te louvar com coração reto, mas ainda estou aprendendo sobre os Teus justos juízos. Eu prometo que tudo farei para observar a Tua Palavra. Ó Pai continua com Teus olhos em mim. Que eu possa sentir a cada instante a Tua presença. Amém."
Léo Lima

domingo, 16 de setembro de 2012

ENTRE ÁGUAS

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas." (Gênesis 1.6).

Como é bela a obra da criação! Quando nos detemos para ler e nos recordar da obra da criação, como descrita na Palavra de Deus, não podemos deixar de nos maravilhar pois que o Senhor deu uma conotação especial do seu poder.

No livro de Jó, está registrada uma expressão em que Deus mesmo fala sobre a criação: "Ou estendeste com ele o firmamento que é sólido como espelho fundido?" (Jó 37.18) E no texto em Gênesis vemos o Senhor dizendo: "Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!" O olho humano não pode contemplar o sol a olho nu. Hoje, é bem mais fácil imaginarmos como é o mundo como um todo. Temos a tecnologia que mostra imagens lindas de lugares os mais distantes imaginados e constatamos o quanto o mundo é belo!
 
No firmamento como um grande espelho, conforme diz o escritor do livro de Jó. Constatamos isto ao ver a lua e seu reflexo do mundo como um todo. Como seria a nossa atitude se nós também pudéssemos ser vistos refletidos no firmamento? Entretanto, para Deus não é necessário que haja um grande espelho a mostrar os atos de cada criatura pois Ele vai muito além. Ele sonda. Ele penetra em nossos corações e até transforma o coração de pedra em coração de carne.

Quando Deus criou o mundo com muito carinho Ele trabalhou dando forma ao mundo, e para isso fez separação entre as águas. E ao homem hoje é feita a separação a todo aquele que deixa Deus trabalhar em sua vida para glória de Deus, o Pai. Deus pode fazer a separação de sua vida para que a morte não mais tenha domínio sobre você. Ele pode dar a vida eterna que está reservada a você para toda a eternidade.

Você deseja dar seu coração ao Senhor para que ele trabalhe e restaure? Ele deseja fazer a separação entre a vida e a morte. Ele deseja fazer com que sua vida seja eterna com Ele. E Jesus, que por amor morreu em seu lugar, pode lhe salvar. Entregue sua vida agora mesmo a Ele.
 
Que possamos ver que a criação é maior, e que acima de todas as coisas é o amor do Senhor para conosco.
Léo Lima

sábado, 15 de setembro de 2012

NA CONTRAMÃO

É uma tarde bastante iluminada. O sol está em seu fulgor em um inverno onde os pássaros cantam e a natureza proclama toda a magnitude divina.
Como falar de contramão quando tudo chama para se estar na 'mão'?
Pensei um pouco mais sobre esta situação. Quando nos postamos diante do volante de um veículo, logo procuramos ver por onde vamos passar para que não incorramos em uma infração. - Andar na contramão.
Há poucos dias estava lendo algo sobre saúde mental e a recomendação foi justamente sair das coisas rotineiras. Ou seja, fazer algo que você ainda não fez. Quando for a um determinado lugar por uma rua em que está habituado, a sugestão é: “procure transitar por outra rua, ou mesmo se for a mesma rua, mudar de calçada - se for a pé - e procurar ver o que antes não havia notado.” Até mesmo em uma tarefa rotineira que tantas vezes fazemos de forma automática e não percebemos o que estamos fazendo. Neste caso a contramão será você prestar mais atenção ao que está fazendo. Olhar com outro olhar para as coisas que estão na sua sala, quarto, cozinha, etc.
Isso pode ocorrer também na nossa vida espiritual. Tornar-se hábito ao fazer determinada coisa sempre da mesma maneira, mecanicamente, e nem mais percebemos o que Deus está falando ao nosso coração. A rotina toma conta do nosso dia e até da nossa intimidade com Deus o que não se deu com os crentes do início do século conforme narra o escritor Lucas: ”24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus.” O livro de Atos que conta a história do início do cristianismo mostra em seu capítulo quatro uma oração destes irmãos que estavam empolgados e não permitiam que a rotina interferisse na intimidade que eles tinham com o Senhor. No versículo 31 Lucas narrou o que aconteceu depois que eles fizeram esta oração: “Tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus

Em uma tarde ensolarada é preciso sair da rotina, olhar o céu, falar com o Criador e dar glórias a Ele que tudo nos concede.
Ande na contramão da rotina.
Léo Lima

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CONTRAMÃO

Parei na contramão. Esta expressão tornou-se um refrão de uma música cantada por Roberto Carlos, bastante conhecida por aqueles que vivem há mais tempo.
 
Mas ao pensar na palavra contramão, queremos separá-la em duas outras palavras muito importantes para nós. CONTRA. Ser contra qualquer coisa muitas vezes é a meta de alguns indivíduos. Para estas pessoas não importa o que é. Se a idéia não partiu delas já é motivo de discordância. Uma pessoa sempre pronta a contra-atacar. Ela se coloca sempre em posição de ataque. Jesus se referiu a algumas pessoas segundo suas palavras no evangelho de Mateus 12.30: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha." É bem isso que acontece com os do 'contra'.
Entretanto, quando nos referimos à outra palavra que foi desdobrada e encontramos um membro do nosso corpo de vital utilidade. A MÃO. Bem, para começar sem a minha mão possivelmente não estaria redigindo este texto. A mão nos ajuda nas mais variadas atividades. Ela nos presenteia com um dos órgãos do sentido. O tato. É com ela que damos e recebemos carinho. É com ela que manifestamos nosso bem querer ao prepararmos tantas coisas saborosas para os nossos queridos. É com ela que, às vezes, com o coração doído, acenamos num adeus. É com ela que aplaudimos às pessoas que nos encantam. São as mãos que nos oferecem sons que nos levam a sonhar. De novo Jesus se expressou sobre as mãos de forma que Mateus 5.30 diz: "E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno."
Reflita nestas palavras de Jesus.
Léo Lima

DEMONSTRAÇÃO DE AMOR!

“ Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. ...