terça-feira, 31 de julho de 2012

COMPAIXÃO

"Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo." (Mateus 12.20).
 

Na vida de Jesus aqui na terra, o seu ministério foi uma escola vivida por muitas pessoas que testemunharam a forma mais humana, mais amorosa e misericordiosa de tratar as pessoas. Ele considerava cada ser humano precioso, sensível, como se o que fumega fosse espalhado pela mais leve brisa. Ainda,  como se uma cana seca que pudesse ser quebrada ao mais suave toque, ou mesmo, como se a centelha existente pudesse apagar-se com facilidade.

A vida de Jesus estava dentro da vontade de Deus. Ele sabia como tratar cada criatura. Jesus, com sua abundante misericórdia, seu amor imedido, seu querer bem, tratava a todos com extremo zelo. Seu terno amor logo era notado diante da Sua empatia, o sofrer com o próximo. Esta atitude era natural Nele. Jesus veio com propósito de dar triunfo à justiça.

Como estamos nos portando diante das pessoas que nos cercam? Como estamos tratando aqueles que  estão nós de próximos? Muitas vezes é necessário que uma brisa do nosso amor, brisa somente, perpasse por cada um destes que  estão diante de nós. Uma brisa de amor, de perdão, de amizade! É uma brisa somente o que muitos esperam de nós!

Sejamos a brisa do amor de Deus
para aqueles que nos cercam!
Léo Lima

segunda-feira, 30 de julho de 2012

TEU AMOR!!!

A postagem de hoje é uma poesia escrita na década de 1970, e é parte do livro 'Vê'. Como sabemos o nosso corpo é o lugar em que o Espírito Santo habita. "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17). Precisamos refletir sobre o nosso corpo. Estamos mantendo-o de forma a que agrademos a Deus? Vamos louvar o Senhpr a cada momento em que vivermos??? Louvado seja Deus!!!
Templo do Teu AMOR

Senhor, refaça em mim Teu santuário.
Que meu coração em festim receba o Teu amor
Perpassando este templo, purificando,
Restaurando para ser um exemplo.
Tirando todas as manchas, nódoas...
O que deixei de fazer
Meu irmão que não vi sofrer.
Meu filho, porventura a esquecer.
O pobre, o aflito, o que vive em conflito,
Aquele que busca em vão uma Luz, uma Razão.
Meu amigo do coração que deixei de dar a mão.
Oh, Senhor! Quanta ingratidão!
A mim deste tanto e no entanto
A sós no meu canto minha dor choro,
A alegria canto.
É só eu que preciso?
Oh, não! Se submisso me tornar
E em mim Teu templo edificares,
Modelares, purificares
Prestarei a contento o culto constante,
E meus semelhantes verei consoantes a mim!
Oh! Sim Senhor!
Que eu seja o Templo do Teu amor!...
Léo Lima

domingo, 29 de julho de 2012

SACRIFÍCIO

"Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu." (Isaías 53.12).

- Contado com os transgressores. - Como se fora um deles, Jesus, diz a profecia, seria e foi crucificado entre dois ladrões e considerado pelo poder judaico, como um criminoso e ainda mais, perigoso. Jesus recebeu o que foi imputada à sua pessoa; a culpa de todos os transgressores. "Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados." (I Pedro 2.24)

- Pelos transgressores intecedeu e intercede - A começar por todos aqueles que O estavam crucificando, Jesus, contemplando-lhes o rosto, suplicou ao Pai que os perdoasse pois não sabiam o que estavam fazendo. Desde então, Jesus está assentado à direita de Deus, nas alturas e intercede por todos nós.

Foi necessário que todas estas coisas acontecessem em cumprimento da profecia. Jesus misturado com os pecadores, Ele, que não fazia parte da corrupção, era tido como tal. Isto se deve ao fato de que para que pudéssemos ser salvos de nossas injustiças e maldades, Jesus, que era puro, se fez pecado por nós. Mas sabemos que Ele venceu o pecado e a morte e através do seu sacrifício pode nos dar a salvação que desfrutamos. Este é o sublime sacrifício que nos proporciona uma vida com Deus. Precisamos refletir e lembrar do valor que é a salvação. Jesus Cristo levou o pecado da humanidade e liberta todos aqueles que aceitam Seu amor demonstrado na cruz. Este é o maior milagre que o Senhor realiza até hoje!
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira,
que deu seu único Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça,
mas tenha a vida eterna." (João 3.16)
Léo Lima

sábado, 28 de julho de 2012

LER E OBSERVAR

"Mas quem examina bem a lei perfeita que dá liberdade às pessoas e continua firme nela não é somente ouvinte, mas praticante do que essa lei manda. E Deus abençoará tudo que essa pessoa fizer." (Tiago 1.25 - Bíblia na Linguagem de Hoje).
"As pessoas costumam esquecer a rapidez com que você executa uma tarefa, mas nunca se esquecem da perfeição da mesma." Howard Newton, escreveu estas palavras. Todas as coisas que são praticadas com esmero e perfeição agradam a todos. Se podemos contemplar uma pintura que transmite uma mensagem, logo pensamos que o autor se esmerou naquela obra. Mas, se formos acompanhar este mesmo artista durante aquele trabalho, poderemos ver que é feito com perseverança.

O texto diz que é preciso muito esmero e perseverança ao examinar e praticar a lei de Deus, pois ela é perfeita. Ela dá liberdade e muita bênção. Diz a palavra de Deus que todo aquele que pratica esta lei é feliz. É sábio.

Para que se consiga realizações com vitória é preciso andar de acordo com as leis divinas. Praticar aquilo que agrada a Deus é realizar todas as coisas com esmero e perseverança e com amor. É ajudar àqueles que precisam de nosso auxílio. É amar na prática! 

É de suma importância que nossa vida esteja nos caminhos do Senhor, procurando praticar a vontade de Deus, com objetivo de aperfeiçoar a cada dia as nossas atitudes para com aqueles que nos cercam.

Leia e observe as Escrituras pois elas refletem
a vontade de Deus para o ser humano.
Léo Lima

sexta-feira, 27 de julho de 2012

VAZIO...

Estava refletindo sobre a publicação dos pensamentos que ininterruptamente estão em nossas mentes. Sei que escrevemos o que sentimos, mas sei também que quando uma pessoa lê o que escrevemos o significado pode ser diferente do que aquele que nos leva a escrever. Isso porque em todas as atividades que realizamos a emoção é quem vai determinar aquilo que estamos pensando e sentindo. Então, uma coisa que escrevemos para expressar nossa alegria, muitas vezes vai parecer triste para a pessoa que aflita lê.
Desta feita vou compartilhar uma poesia que escrevi em um momento de grande aflição. Ela foi como que um esvaziar da dor que sufocava todo meu ser, e isso há muito tempo atrás. Hoje, com a graça de Deus posso pensar no que passou e agradecer ao Senhor por todas as coisas vividas. Louvado seja o Nome do Senhor.
 
MORNA?! NÃO!!!
 
Existe aquele instante que a vida gritante torna-se apagada.
A alma magoada vai estraçalhada,
Amordaçada, simplificada em nada...
 

O coração entristecido até embrutecido
Chora desfalecido.
- A vida que hei vivido???
Tudo parece perdido...

 
O ser todo se transforma perde todas as normas,
Adquire a mais negra forma... A alma faz-se morna...
 

Ao redor tudo caos.
Os homens são todos maus...
A sensibilidade é como pau da prôa, que embrutece a náu!

A vida, o ar, a amplidão
Tudo se transforma em: NÃO!
Chega a noite de supetão escurecendo a razão!
Que fazer então?
 

Nada? Como dizer se o coração a sofrer
Pede quase a perecer que quer a Cristo ver.

Que quer com Ele se encontrar
Que só o doce sono vai acalmar
Que após o último suspiro exalar
A vitória vai ganhar.
A vida vai desfrutar
O orgulho vai murchar
As ânsias vão terminar
A canseira amenizar...
Vai receber no céu um lar!...

 
Perdão, Senhor.
Morna a alma oh, não!
O Senhor tem a palma
Para aquele que em calma,
A mantém aquecida! Ardente a alma se encontrar.
É o prometido louro que em meio à luz, ao ouro,
Feliz cantará no eterno coro,
Glórias, aleluias; efusivas saudações, todas alusivas
Ao Outorgador da Vida!...
Léo Lima

quinta-feira, 26 de julho de 2012

SEMENTE

"Foi porque vocês não têm bastante fé - respondeu Jesus. - Lembrem-se disto: se tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: Saia daqui e vá para lá, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa." (Mateus 17.20 - Bíblia na Linguagem de Hoje).

"Muitas pessoas desejam ter uma fé do tamanho de uma montanha, antes de tentarem mover uma semente de mostarda." (Paul E. Holdcraft).

No texto temos Jesus falando aos seus seguidores que se eles tivessem fé do tamanho da menor semente, eles poderiam realizar a maior proeza já vista! Entretanto, ao olhar dentro de si mesmo pode-se constatar que a fé é a mais difícil atitude que o homem pode ter.

O exemplo que Jesus dá é singular, pois ao comparar algo que eles já tinham, a fé, fala que se ela fosse do tamanho da menor semente, eles fariam um milagre como o de mudar um monte de lugar. Este exemplo vem para mostrar que nós não sabemos exercitar a nossa fé.

É através da fé que se crê para a salvação. É somente o ato de crer em Jesus Cristo como Salvador pessoal e confessar todos os pecados que o pecador recebe o perdão. É, também, aceitar o sacrifício da cruz e a ressurreição de Cristo que a vida eterna está garantida. A Nova Vida é o milagre maior, oferecido no amor imensurável de Jesus Cristo na cruz do calvário. Este deveria ser o maior e mais persistente objetivo que todas as pessoas deveriam ter: buscar, pela fé, a salvação.

Desde a cruz Jesus oferece a salvação, é só ter fé.
O realizar de cada um depende do tamanho da fé! 
Léo Lima

quarta-feira, 25 de julho de 2012

GRATIDÃO

Eis que hoje desejo compartilhar, mais uma vez neste blog a poesia que eu amo e que publiquei no livro 'Vê'. Para mim este é o dia que fez o Senhor e por esta razão devo agradecer. Esta poesia para mim é a essência de motivos que nos levam a agradecer a Deus! Que Ele fale aos nossos corações e abençoe as nossas vidas com as misericórdias Deus que não têem fim! Louvado seja o Senhor.

O Grão de Areia

Vagueando sozinha por tortas linhas
O coração angustiado, e tudo desencontrado.
Com grande espanto percebí que fascinado
Um Grão de Areia me falava.
- "Por que seu olhar vagueia?"
Atônita gaguejava:
- "Vo-você fa-fala??"
- "Claro!"
Riu muito faceiro.
Olhei melhor meu parceiro
Pequenino, raro!...
- "Diga-me então qual o segredo
Para tanta satisfação?"
Falou-me faliz da vida!...
- "Oh! Cara amiga!
Eu me deleito com tudo,
Se o sol esquenta, mui rudo,
Sei que logo vem a sombra camarada, amiga
daquela árvore, que não me assombra, que nunca castiga!
Se açoita vento forte, percebo que a sorte chegou,
e que novos horizontes conhecerei.
Além dos montes viverei!
Se vem a chuva refrescante sinto-me anelante
Pois nova vida posso dar!...
Sim. A pequena semente de mim se sustenta,
E isso deixa-me contente!
Quando a noite chega escura, calma dorme a Natureza,
Tudo em mim procura aproximar-se do Criador.
Pois tenho certeza que sozinho,
O Grande Arquiteto, que com extremo amor
Deu-me por teto o céu estrelado,
Meu mundo encantado me ouve, e eu O ouço!
Você acha isso pouco, para a minha felicidade???"
- "Oh, não! Eu é que estava equivocada!
Com você percebi que o muito que sofri não era castigo!
É que não compreendia que em tudo há alegria!
Que por tudo devo agradecer!
Até mesmo por você,
Especialmente, por eu Viver!!!
Léo Lima

terça-feira, 24 de julho de 2012

BÊNÇÃO DO SENHOR

"A bênção do Deus Eterno traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la." (Provérbios 10.22).

Existe uma ambição sadia: - ser rico das bênçãos de Deus! O texto acima mostra-nos que quando Deus traz prosperidade com suas bênçãos, nenhum esforço próprio poderá substituí-la. Esta é uma tarefa que Deus não passa para ninguém realizar. Abençoar a todas as pessoas que O buscam!

Neste provérbio, Salomão comenta que as bênçãos de Deus trazem alegria, especialmente,  quando elas resultam em abundância! Aquelas pessoas que possuem coisas que sentem serem doações do Senhor podem se alegrar. Deus quer que os seus filhos sejam ricamente abençoados. E esta prosperidade é gratuita. Ela deve provocar uma alegria sincera e simples como a alegria da criança. Em tudo se pode constatar que o único esforço necessário é a dependência de Deus, o esperar no Senhor, confiar totalmente nele, assim como a criança confia no seu pai. A pessoa que assim vive desfruta de tranquilidade, vive satisfeita e com o intuito de somente agradar a Deus nosso Pai.

Deus pode abençoar sua vida de tal maneira que seus esforços pessoais sejam apenas desfrutar da prosperidade outorgada por Ele. Acredita nisro? Se crê nas promessas do Pai você pode se considerar rico das bênçãos divinas. Deus está pronto para proporcionar uma vida cheia de paz e amor. Basta que você esteja colocando o Senhor em primeiro lugar. É preciso que Ele seja toda a sua força e alegria.

Não estar tranquilo muitas vezes quer dizer ausência de Deus naquele momento.
O Eterno deseja abençoar sua vida!!!
Léo Lima

segunda-feira, 23 de julho de 2012

AMIGO

"Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: "Abraão creu em Deus, e por causa da sua fé Deus o aceitou como justo," e Deus o chamou de "meu amigo abraão"." (Tiago 2.23 - Bíblia na Linguagem de Hoje).

A amizade é um sentimento especial. Dela depende nossa boa vivência, mesmo que não se possa ter muitos amigos, pois o ser amigo requer entrega, fidelidade, companheirismo, cumplicidade e isto é, amor autêntico. Por esta razão que é muito difícil ser amigo. Abraão, ou Pai Abraão, conseguiu a menção de amigo de Deus por ter demonstrado, em uma ocasião muito especial, acreditar em Deus de forma irrestrita. Ele creu que Deus cumpriria todas as promessas feitas a ele. Uma delas foi quando Deus pediu que ele sacrificasse seu único filho Isaque, como um culto de gratidão. E a Bíblia relata que ele foi e fez tudo que era preciso para este culto, inclusive colocou Isaque sobre o local onde deveria ser sacrificado. Deus vendo a fé de Abraão não permitiu o sacrifício e providenciou o animal para ser imolado! A fé de Abraão resultou em uma grande amizade! Este é o maior amigo que alguém possa desejar, Deus!

Hoje, após a vinda de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, temos à nossa disposição a justificação pela fé. É a fé daquele que acredita ser Jesus Cristo o Remidor de todos os que nele confiam, e Jesus mesmo disse, como registra o evangelho de João capítulo 15 versículo 13: "O maior amor que alguém pode ter pelos seus amigos é dar a vida por eles" e ainda o versículo 15: "Não chamo vocês de escravos porque o escravo não sabe o que o seu dono faz; mas chamo de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai." Temos aí o registro fiel de algumas das palavras ditas por Jesus enquanto esteve neste mundo. São palavras de declaração de amor, de amizade.

Portanto, para que você seja um participante desta amizade inigualável, é necessário crer na salvação ofertada por Jesus. O Senhorestá atento a você, para defendê-lo se for necessário. Para interceder por você junto a Deus Pai sempre que for preciso.

Abraão creu.  Sua fé proporcionou-lhe a menção honrosa de 'Amigo de Deus'. Você tem um amigo especial???
Léo Lima

domingo, 22 de julho de 2012

RAIOS DE LUZ

"Nunca mais o sol a iluminará de dia nem a lua de noite; pois eu, o Eterno, serei para sempre a sua luz, e a minha glória brilhará sobre você." (Isaías 60.19 - Bíblia na Linguagem de Hoje).

Quando lemos um texto na Bíblia que contém uma promessa como esta, ficamos com o nosso coração cheio de gratidão a Deus. Inicialmente, choca-nos a primeira frase, mas na sua continuação podemos constatar que é uma das mais lindas promessas de Deus. Ele, Deus todo poderoso, será a nossa luz constante.

A escuridão é algo que muotos de nós não gostamos, especialmente se pensarmos em uma  escuridão constante. Se você fechar os olhos, poderá constatar isto. O escuro é muito bom para dormirmos.

Deus promete que será a nossa luz sempre. Uma luz que os olhos humanos não podem contemplar. Mas será uma luz que deverá mostrar o caminho a seguir. Luz que outorgará a paz. Aqui em Isaías é uma promessa, mas que teve seu cumprimento em Jesus Cristo e sua redenção.

Para que isto aconteça em sua vida é necessário que você  deixe o amor de Deus penetrar em seu ser. Esse amor é conhecido pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário que derremou seu Amor feito sangue. Basta que você creia em Jesus e aceite este inesgotável amor. Que você se arrependa de todas as faltas cometidas até então. Que você confesse os seus pecados ao Senhor Jesus, que Ele intercederá junto a Deus Pai por você.

Nós achamos a lua linda! O sol maravilhoso. Dizemos que o solé o astro rei, aquele que produz a vida. Imagine agora a luz perpétua vinda da glória de Deus!

Olhe para o Senhor Jesus e a luz maravilhosa que Ele oferece! Ele deseja salvar e iluminar a sua vida.
Léo Lima

sábado, 21 de julho de 2012

ISAQUE

"Naquele ano Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o Deus Eterno o abençoou. Ele foi enriquecendo cada vez mais e se tornou muito rico e poderoso." (Gênesis 26.12,13).

Um dos sonhos mais frequentes de muitas pessoas é de ser rico. Sendo ricos faríamos muitas coisas, tudo o que hoje nos falta... compraríamos. Enfim, ser rico é uma ambição, às vezes moderada, outras enlouquecedora!

Isaque, filho do maior amigo de Deus, Abraão, andou nos caminhos do seu pai, pois ele vivenciou muito de perto uma das maiores provas de fé que já se ouviu falar - o pedido de Deus a Abraão para sacrificá-lo -. Portanto, Isaque andou muito perto de Deus, o Pai. Desde menino, aprendeu a confiar em Deus. A confiança era uma coisa natural na sua vida, esta confiança em Deus de que ele seria grandemente  abençoado.

E Isaque plantou. Semeou acreditando que teria uma colheita produtiva. E foi justamente isto o que aconteceu. Colheu cem vezes mais do que semeou. Este resultado era muito mais do que imaginara. Mas o Senhor Deus continuava a dar infinitas bênçãos a Isaque que se tornou até invejado por muitas pessoas.

Os nossos sonhos podem ser suplantados, não dizemos em se tratando de riquezas, mas eles podem ter resultados maravilhosos quando a nossa confiança está depositada em Deus, nosso Pai. É preciso uma vida diante Dele em amor. É preciso semear, sementes que produzirão frutos dignos do Senhor.

Talvez você não seja uma pessoa que nasceu conhecendo uma intimidade com Deus, mas é tempo de aprender a falar com Ele e ser amigo do Pai celestial. Basta confiar Nele, entregar sua vida a Ele e então você sentirá a alegria que é receber as bênçãos celestes.

Deus oferece bênçãos infinitas. Procure o Pai. Ele deseja abençoá-lo com a salvação!
Léo Lima

sexta-feira, 20 de julho de 2012

GRAÇA

"Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus atinja cada vez maior número de pessoas, e estas ofereçam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus." (II Coríntios 4.15).

Muitas pessoas não entendem o que é a graça de Deus. Graça envolve outros assuntos tais como o perdão, a salvação, a regeneração, o arrependimento e o amor de Deus. Ainda é aplicada na Bíblia muitas vezes como misericórdia, bondade e longanimidade. Portanto, graça é o mesmo que favor em um plano muito maior.

No texto acima, vemos que existe graça suficiente para todos que desejarem. O apóstolo Paulo, autor das palavras escritas neste texto teve em seu ministério um único assunto: Jesus Cristo. A redenção por Cristo, e mais, abundância da graça por Cristo somente. A doação da Graça de Deus é automática, desde que o homem assuma que é um pecador, e com coração arrependido e contrito volta-se para Deus, com propósito de confessar os seus pecados que são logo perdoados.

Assim, ele passa a tomar posse deste favor divino. Graça de graça! O que Deus requer de nós? Somente um coração arrependido, cheio de gratidão e a manifestação desta gratidão: Ações de graças. No texto, vemos que é preciso fazer orações de gratidão. Esta atitude só acontece partindo de uma vida de total desprendimento ante as coisas banais deste mundo e uma completa entrega da vida a Deus. São coisas que estão interligadas, a graça salvadora e as ações de graças vão se multiplicando naturalmente.

Quando a pessoa recebe a salvação por Jesus Cristo, logo ela começa a desfrutar de todas as infinitas bênçãos, que chamamos de graça divina! É a melhor coisa que se pode usufruir nesta vida, pois a graça de Deus vem repleta de paz! A paz que todos desejam!

Existe abundância de graça para você também. Tome posse dela através de Jesus Cristo!
Léo Lima

quinta-feira, 19 de julho de 2012

EXEMPLO

"Ninguem deve ficar orgulhoso com o que as pessoas fazem. Pois todas as coisas pertencem a vocês... e vocês pertencem a Cristo, e Cristo pertence a Deus. (I Coríntios 3.21,23 - Bíblia na Linguagem de Hoje).

Por que será que temos a necessidade de espelharmo-nos em alguém? É complicado, mas pode até ser bom quando a pessoa que temos como exemplo é uma boa pessoa. Muitas vezes, até inconscientemente, buscamos alguém que admiramos e que nos será como exemplo, até um personagem de uma novela de televisão, e outros tantos. Mas sabemos que todos somos falíveis e sujeitos a provocar uma decepção em alguém, ou mesmo a sermos decepcionados. Diz o texto: "Ninguém deve ficar orgulhoso com o que as pessoas fazem."

A vida de cada dia pode provocar reações nas pessoas e podemos nos deparar com aquelas que amamos, e nos surpreender grandemente com suas atitudes. Por mais que queiramos dar-lhes louros de vitória, existe o perigo que a Bíblia narra em I Coríntios 10.12: "Assim, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair." Somos surprendidos por nossas próprias reações, pois às vezes não nos reconhecemos como aquela pessoa que agiu daquela determinada forma. Nos assustamos conosco mesmos. Como isto é ruim! Precisamos viver de vitória em vitória. De desafio em desafio. De dificuldade em dificuldade. Isto é uma prova de que não se deve estar orgulhoso diante de certas realizações. Alegrar-nos sim. Podemos nos alegrar com o que fazemos, alegria que reflita gratidão a Deus por nos dar condições de fazermos esta ou aquela atividade.
Diante da grandeza de Deus podemos ver o quão pequenos somos. Somos pequenos diante da vida, do presente, do passado e até do futuro, só temos, de fato, o presente, pois o futuro ainda aguardamos viver. Está a nossa disposição. Todavia se faz necessário estarmos certos de que somos falíveis, portanto, sujeitos a errar. A nossa vida pode ser cheia de vitórias. Portanto, será melhor se estivermos fazendo a vontade de Deus. É preciso vivermos o amor de uns para com os outros que redundará em harmonia e paz para com todos. A harmonia, amor e a comunhão que existem em Deus Pai, Filho e Espírito Santo é o exemplo que precisamos seguir.
 
Para vivermos estas condições divinas precisamos estar atentos à Palavra de Deus que nos orienta! 
Léo Lima

quarta-feira, 18 de julho de 2012

ADVOGADO

"Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não cometam pecado. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que não tem nenhuma culpa; ele nos defende diante do Pai." (I João 2.1 BLH).

Acreditamos que todas as pessoas gostam de ouvir palavras carinhosas, pois elas soam como uma melodia aos nossos corações. Elas demonstram o amor que aqueles que as proferem sentem por nós. Ou mesmo um gesto expressado demonstra este sentimento ambicionado. O apóstolo João, chamado de discípulo amado, teve nestas palavras a terna expressão de seu amor e do amor de Cristo por nós.

"Meus filhinhos, escrevo isto a vocês para que não cometam pecado" esta é uma advertência que todos ouvem sem nenhuma relutância. O carinho expresso mostra o imenso amor de Jesus. João usou as mesmas características de Cristo, o seu amor imedido. Ainda nestas palavras João estava mostrando Jesus é aquele advogado que sempre está presente. Diz: "Ele nos defende diante do Pai". No versículo 2, lemos: "Porque é por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados." Você já sabe disto, não é? Mas, será que está conseguindo vivenciar estas experiências com Jesus? Ele atuando como seu defensor especial? Jesus Cristo como o Advogado o que Ele vê no seu interior? Como é bom poder chegar até Jesus e, sem nenhuma barreira, mesmo que se tenha pecado, se o coração está contrito, arrependido, Ele vai ouvir e advogar a minha e sua causa! Isto é muito mais que nós merecemos! Jesus como Advogado! Nenhum outro jamais poderá fazer isto! Esta tarefa é somente de Jesus!

Para chegar até Jesus é necessário que você olhe bem dentro do seu coração e veja se ele está arrependido das faltas cometidas, aí sim, você pode falar livremente com o Senhor. E, sem nenhuma outra atitude, será liberto do que lhe aflige o coração. Jesus tem todo amor para perdoar a todo que O busca.

Quem já esteve diante da justiça sabe como é constrangedora a situação.
Jesus tira qualquer embaraço ao nos
inocentar diante do Pai!
Léo Lima

terça-feira, 17 de julho de 2012

AMOR SOMENTE

Desejo compartilhar mais uma das minhas poesias publicadas no livro 'Vê'. Esta foi escrita com muita oração. Ela é resultante de um olhar bem dentro e ver que falta amor somente. Que Deus dê a cada um de nós o amor que nos falta para podermos compartilhar de um amor Verdade. O Teu AMOR SENHOR!!!

AMOR SOMENTE
Senhor
Dá-me amor!
Com seu fulgor
Cheio de dulçor
Em meio ao amargor
E tanto dissabor
Dá-me amor!
É amor somente.
Meu ser contente
Quer, docemente,
Constantemente,
De amor se encher.
Vem preencher,
Conceder,
Permanecer,
Sem retroceder,
Desde o amanhecer
Ao anoitecer
Dá-me amor!
Amor com abastança
Nunca a vingança.
Amor com fartura
Nunca a perjura.
Amor para compartilhar
Nunca furtar.
Amor para construir
Nunca destruir.
Amor para repartir
Nunca só pedir.
Dá-me amor somente.
Amor Verdade,
Que não mente.
Amor para a eternidade!...
Léo Lima

segunda-feira, 16 de julho de 2012

CUIDADO

"Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o Eterno cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos e os carregará no colo e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando." (Isaías 40.11 - Bíblia na Linguagem de Hoje).

Existem várias designações para a palavra pastor. Entretanto, vamos nos deter no Pastor, Jesus Cristo. Ele prometeu que cuidaria de dos membros do seu rebanho em todos os momentos. Jesus sabia que cada criatura passaria por aflições em seu viver. Justamente por Ele ter vivido entre os homens, e como homem passou por muitas dificuldades. Jesus sabe que o maior inimigo das pessoas está sempre disposto a trabalhar sem se cansar.

O profeta Isaías fala deste Eterno pastor que chegaria até a carregar nos braços as suas ovelhas, aquelas  pessoas que nele confiariam. O salmista Davi, no Salmo 23 quando fala deste pastor que já o guiava, disse que 'nada me faltará." Sobre este mesmo pastor de quem Isaías fala, Davi ainda diz: "Ele me guiará ansamente por águas tranquilas'. Esta expressão soa-nos como promessa especial, pois Jesus mesmo afirmou: 'Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.' Neste mundo cheio de dificuldades, desafios e tribulações podemos contar com esta mesma certeza de Davi. Já que a profecia de Isaías se cumpriu com a vinda de Jesus, o Messias e esta sua última promessa antes de ir para Deus, de que estaria sempre conosco é a melhor e mais singular esperança com que o ser humano pode contar.

Ter esta certeza de que se tem o divino Pastor a nos guardar e guiar é algo indescritível para todos os que Nele confiam e vivem seguros. Os que fazem parte do rebanho divino já desfrutam deste cuidado dia após dia. A tranquilidade que se desfruta é superior a todas as sensações que possamos desejar e imaginar, pois 'mesmo que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque Tu estás comigo' nestas palavras o poeta Davi sabia o que falava pois desfrutava da proteção deste Pastor que é único. Jesus Cristo deseja ser seu guia também.


O Bom Pastor dá a sua vida por suas ovelhas!
Léo Lima

domingo, 15 de julho de 2012

DÚVIDA

"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo." (II Pedro 1.4).

É comum vermos as mais diversas campanhas de doações. Os meios de comunicação fazem de tudo para que o objetivo seja ultrapassado. Trabalha-se com todos os recursos disponíveis. Sabemos que estas campanhas, quando entendidas pelo povo, têm sucesso, pois que, um pouco unido ao outro pouco, cresce até ultrapassar o objetivo proposto, assim muitas pessoas são beneficiadas.

A doação espiritual que Jesus nos oferece transcende todas as espectativas e todas as pretensões que possamos ter.

Ser participante da natureza divina é algo que supera qualquer ambição da imaginação! A palavra "natureza" é compreendida de várias formas na língua potuguesa. Mas no texto podemos tê-la como:  "a livre graça de Deus em Jesus Cristo, e as consequências na vida humana." Isto quer dizer que quando o ser humano recebe a salvação por Jesus Cristo, ele se torna participante das promessas  de Deus, e através delas também fica, "livre das paixões destruidoras do mundo."

Somente nosso Pai celestial poderia oferecer bem tão precioso. E isto para que nos libertemos da corrupção que domina o mundo e suas paixões. É preciso agradecer esta doação tão preciosa e fazer todo possível para estar cada dia mais perto do Senhor.

Deus quer doar estas preciosas virtudes a todo aquele que assim o desejar! Esta é uma campanha? Pode ser! Você quer ser um beneficiado? Basta desejar e entregar sua vida a Jesus.

Podemos escolher todas as coisas para nossa vida. Por que hesitar em escolher Jesus???
Léo Lima

sábado, 14 de julho de 2012

FRUTOS

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15.5).

Às vezes é difícil compreender alguns textos da Bíblia, pois ela nos fala de várias maneiras. No capítulo 15 de João, que temos como base, podemos ler o seguinte: "Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês;  pois só pode dar fruto se ficarem unidos comigo, assim como o galho dá uvas só quando está unido com a planta." (vs. 3,4 - BLH) Jesus mostra, através deste exemplo, o que é preciso fazer a cada dia, pois se nos desprendermos dele 'árvore' logo morreremos.

Quando a pessoa anda com propósito de obedecer seus mandamentos, assim como a planta, que só dá fruto se estiver com suas raízes firmes na terra, todo aquele que segue suas palavras e que está ligado Nele, pode ter uma vida produtiva! E como é bom vermos esta comparação, pois ao contemplarmos uma árvore repleta de frutos, sentimos alegria, especialmente se avaliarmos a extensão que é a interligação do fruto com a árvore e com cada galho que ela possui.

Jesus deseja ter esta íntima comunhão com cada um dos seus filhos. A mesma da árvore com seus galhos e frutos. Ele almeja que todos sejam salvos, todos desfrutem de uma perfeita união com Ele. Ele quer dar poder a todo aquele que busca Nele.

Você já possui esta interligação? É muito simples, basta estar ouvindo as palavras de Jesus através da Bíblia e procurando seguí-la para que a sua vida seja como uma árvore frutífera e para que seus ramos sejam, de fato, cheios de vida. E vida em abundância.

Jesus deseja ser a videira que vamos estar nos fortalecendo!
Léo Lima

sexta-feira, 13 de julho de 2012

SEGUE-ME

"E não haja de receber muito mais neste mundo e na idade vindoura a vida eterna." (Lucas 18.30).
Quem ainda não sonhou, mesmo que rapidamente, possuir uma vida diferente, ou mesmo, indagar-se o que faria se fosse rico? Acreditamos que isso se passa com toda criatura  que sonha, que deseja progredir. Somente quem nasceu em berço "dourado" não pode avaliar o que é ter necessidade.

O jovem de qualidade, que foi mencionado por Jesus em Lucas 18, chegou a Jesus e disse: "Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?" (v. 18), e Jesus disse-lhe: "Vai, vende tudo que tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tezouro no céu; vem e segue-me." (v. 22). Para aquele jovem, esta ordem de Jesus foi um grande sacrifício, a olhos humanos, e ele ficou triste... A causa, separação dos bens aqui na terra. Era pedir muito para se obter a vida eterna. Muitos pensam somente nesta vida. Dar tudo, ficar sem nada... era demais. Era um preço altíssimo. Ainda hoje vemos pessoas que possuem grandes fortunas deixando este mundo sem que os bens materiais pudessem prolongar-lhes a vida.

Entretanto, o jovem não podia avaliar que a paz que inunda o coração daquele que desfruta a certeza da vida eterna, é algo que a nada se pode comparar! Ele não podia supor que o que Jesus oferecia era muito melhor do que ele poderia imaginar! Como sua visão era pequena!

Aqueles que seguem a Jesus, sem olhar para trás, sem pensar em seus bens, estes já desfrutam do que o texto acima diz: "E não haja de receber muito mais neste mundo e na vindoura a vida eterna." (Lucas 18.30). É esta a maior riqueza que se pode desejar. A vida eterna com Cristo.

Muitas vezes deixamos de desfrutar de grandes alegrias por não estarmos com o coração pronto para contemplarmos as delícias que a presança de Jesus proporciona em nosso ser!

"Vai vende tudo quanto tens reparte com os pobres, vem e segue-me."
Léo Lima

quinta-feira, 12 de julho de 2012

TEMPO DE CHUVA

"Eu mandarei chuva no tempo certo, a terra produzirá colheitas, e as árvores darão frutas." (Levítico 26.4 Bíblia na Linguagem de Hoje).

A cada dia pode-se ver que as estações do ano que regem a natureza, estão  ficando muito diferentes. Algumas mudanças estão tomando rumo desastroso. Enquanto umas regiões são inundadas pela água, outras estão se transformando em deserto. Dizem os estudiosos que a causa principal é a destruição provocada pelo ser humano. Em tudo que Deus criou existe um ponto de equilíbrio, e se algo deste ponto é destruído, logo as coisas vão se auto-destruindo. Parece que, mesmo sabendo de tudo isso, ao homem só importa o que lhe faz bem, pessoalmente, e no tempo que lhe é favorável. O futuro? Bem, ele não se preocupa com as consequências dos seus atos destrutivos. O descaso e a indiferença predominam em muitas pessoas. Se cada ser humano se lembrasse do que os defensores da natureza pedem, ou mesmo o cuidado que o Senhor determinou paratermos com a terra, o mundo seria diferente, haveria vida de maior qualidade.

No texto acima lemos que Deus promete mandar a chuva. Entretanto, no verso três Ele diz: "Se vocês obedecerem às minhas leis e aos meus mandamentos, fazendo tudo o que eu ordeno," estas palavras condicionam as bênçãos. Na perfeição de Deus Ele ensina-nos como fazer todas as coisas, até mesmo como cuidar da terra. Para que a chuva caia e beneficie as plantações é necessério que o povo se volte para as recomendações de Deus. É preciso que haja temor (respeito), às coisas que o nosso Deus aprecia. É preciso que haja obediência aos preceitos do Senhor. Deus jamais se esquece destas promessas. O que acontece é que nós nos esquecemos de que podemos ter abundância de bênçãos. Depende somente de nós mesmos.

O texto pode ser aplicado também às bênçãos espirituais que podemos receber se formos obedientes às ordens do Senhor. A partir do momento que Deus tem o lugar reservado em nosso interior, logo teremos comunhão com Ele. Teremos grande paz interior que somente Ele, o Senhor, pode dar. Deus quer purificar nossa vida, basta que queiramos. Seremos transformados e limpos de todo mal se desejarmos que Ele resida em nós. Alegrias serão desfrutadas por todo aquele que tem sua vida nas mãos do Senhor.

Percebemos, ao nosso redor, que muitos perecem sem a bênção espiritual da água. Estão, como que, no deserto e ansiosos por conhecer o grandioso presente de Deus que deseja que você também possua uma vida de dependência Dele.

Ele manda a chuva no tempo próprio. Precisamos saber usufruir com sabedoria!!!
Léo Lima

quarta-feira, 11 de julho de 2012

COMPARTILHAR

"Que os nossos depósitos fiquem cheios de todo tipo de mantimentos. Que, nos nossos campos, os rebanhos dêem dezenas de milhares de crias. Que o gado se reproduza, e as vacas não percam as suas crias. E que não haja gritos de aflição nas nossas ruas. Feliz a nação que tem tudo isso! Feliz o povo que tem o Eterno como seu Deus!" (Salmos 144.13-15 BLH).

Muitas pessoas estão convivendo com a fome. Alguns sobrevivem em um sub-mundo, e a sua alimentação é a pior que se possa imaginar - quando comem! Isto não se dá somente em nosso país. Os dias são difíceis. Muitos se indagam: como continuar? A fome pode impulsionar muitos ao erro.

Nós que temos uma vida com mais regalias, onde os dias são mais calmos e as necessidades quase não nos afligem. Não que não tenhamos problemas, mas os de sobrevivência não nos mortifica! Vivemos em um mundo feliz, onde tantas vezes nos comportamos de maneira egoísta. Se pararmos para refletir, veremos que diante das circunstâncias somos felizes mesmo! Não nos falta o alimento do dia a dia e o que temos suprem as necessidades básicas!

O salmista enaltece esta transbordante felicidade e bendiz Àquele que tudo providencia. O texto bíblico que nos referimos por si só é completo! Ele diz que o povo que confia neste Deus, não terá necessidades!

O que é preciso para que um país seja feliz? Vemos a resposta do salmista "Que os nossos depósitos fiquem cheios de todo tipo de mantimentos. Que, nos nossos campos, os rebanhos dêem dezenas de milhares de crias. Feliz a nação que tem tudo isso! Feliz o povo que tem o Eterno como seu Deus!" O resultado de se ter Deus como Senhor é a fartura, é uma nação feliz! Portanto, é fundamental que se busque a Deus, e, especialmente, enquanto se pode achar! Vamos interceder por todos os que sofrem de necessidades básicas? Vamos levar o pão ao que tem fome? Deus está pronto a atender o clamor de todo aquele que O busca!

Cada um que já vive na presença de Deus precisa compartilhar desta alegria com todos!
Léo Lima

terça-feira, 10 de julho de 2012

OLHAR DO MESTRE

 
Hoje é um dia que desejo compartilhar mais uma das minhas poesias do livro 'Vê'. O Senhor me deu a bênção de escrevê-la nos idos de 1979. Só ´Senhor nos capacita para que versos venham aflorar nosso pensamento. Louvado seja Deus por todas as capacidades que desfrutamos. Reflita em mais estes versos que nasceram de um coração condoído ao ver tanto sofrimento entre as pessoas. Somente Jesus Cristo pode 'VER' a dor de cada ser humano. Olhe para Ele!!!

Na angústia...
Se no seu dia
Constante agonia
Afligindo vai...
Ao seu redor tudo decai,
Tudo evapora,
E grande tortura
Em seu ser murmura...
Você chora...
Se seu amigo mais chegado
Se demora.
Acha castigo?
Acha pesado?
Tudo o mais apagado...
Todo pó...
São decepções,
Com lacerações
Em multidão
Para o coração
Que chora, clama...
O seu ser descontente
Aflito, até demente!...
Sem atinar,
Compreender,
Desvendar...
E sempre a sofrer.
Tudo que lhe rodeia
É como do mal a teia...
Tudo escurece.
Ao meio dia, anoitece.
Que agonia!

Amigo,
 
Volte-se lentamente,
 
Vagarosamente,
 
E então como olhar o belo cipestre

- Fita o Semblante do Mestre!...
Léo Lima

DEMONSTRAÇÃO DE AMOR!

“ Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. ...