quarta-feira, 30 de junho de 2010

BEM-TE-VI!

Não poderia permitir que este mês terminasse sem que eu fizesse menção mais uma vez ao pequenino e cantador Bem-te-vi. Esta ave canta muitas vezes, mas este mês de uma forma especial ela trinou com tanto entusiasmo que me fez refletir um pouco mais do que somente a beleza do seu canto. Para mim, apesar do frio intenso que nos visitou e não queria ir embora - agora está melhor - estas aves vinham várias vezes ao dia gorgear para mim.
Pensei várias coisas. Mas o que me deixou a refletir foi que o seu nome e o seu canto são os mesmos. Seu nome deve ter-se originado do seu canto. Ele canta "bem-te-vi". Pude me lembrar do salmista e do profeta que disseram que Deus nos vê em todas as situações e em qualquer lugar que estejamos.
Salmo 139: "1 Senhor, tu me sondas, e me conheces. 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. 7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? 8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá."
Jeremias no capítulo 12.3: "Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês, e provas o meu coração para contigo; tira-os como a ovelhas para o matadouro, e separa-os para o dia da matança."
Poderia colocar outras passagens da Bíblia para mostrar que o nosso Deus está atento a tudo que fazemos. Ele se preocupa conosco e nos protege.
Mas a minha reflexão se deu mais no aspecto de Deus me olhar e me dizer: Léo, bem-te-vi. Te vi muito bem. Você está de acordo com aquilo que planejei para a sua vida.
Portanto, este bem-te-vi, seria eu estar contribuindo para que a glória de Deus seja proclamada a todos que de mim se aproximam. Deus estar feliz comigo é o que de melhor pode acontecer.
Que Deus possa dizer ao seu coração bem-te-vi.
Que Ele o abençoe.
Léo

domingo, 20 de junho de 2010

ÁGUAS BATISMAIS

Boa tarde. Hoje estou mais feliz que muitos dias. Dia 20 de junho, é que faz exatamente 6 meses que o meu lindo neto Vitor deu o passo mais importante da sua vida. Ele desceu às águas batismais.
Quando uma pessoa que já tem Jesus como Salvador e se batiza ela está publicando sua fé no Senhor e ao mesmo tempo demonstrando obediência. Este ato é parte da última recomendação de Jesus aos seus discípulos. Jesus mesmo foi batizado. No evangelho de Lucas no capítulo 3 versículos 21 e 22 está escrito como foi que se deu este batismo: "Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo." A alegria de Deus quando seu Filho único também mostrava ao mundo, através do seu batismo que ele iria cumprir todos os planos do Pai.

Voltando ao ato de batismo do meu primeiro neto, a alegria não se deu só no coração do Pai, mas no nosso coração, seus familiares que o amam muito.

Assim como Jesus cumpriu o seu ministério, nosso desejo é que você Vitor, também cumpra a vontade de Deus para o seu viver por todos os dias de vida que Ele te der.
Te amo.
Vó Léo

sábado, 19 de junho de 2010

FLORES D´OUTONO


Há dias desejo falar sobre as minhas flores de maio. Seu nome é este mesmo. Mas ela floreceu há três dias dentro do mês de junho pertinho do final do outono. O outono que é a estação em que as folhas caem muitas plantas perdem suas folhas para nos doar das mais encantadoras visões que nossos olhos podem descortinar. E como você pode ver a imagem ao lado, todos os dias desde que estas lindíssimas flores se abriram eu, ao abrir minha porta tenho a alegria de ver este sorriso festivo e não há como me furtar de sorrir para elas também. Meu saudoso pai que escreveu diversas poesias, e, dentre elas uma com o título Flores d´outono que compartilho:

Flores d'outono

Amil Edram

Semi despidas de suas folhagens,
árvores, arbustos, trepadeiras,
ainda assim se aprestam faceiras
a exibir as suas belas roupagens.

Muitas delas se cobrem de cores
alegres, exóticas, vistosas.
Elas tornam as tardes ditosas
e as amanhãs mais ricas em albores.

Flores d'outono, quanto que alegram
Os prados já quasi ressecados.
Eu vos saúdo, Flores d'Outono!

Porque na minha alma também medram,
os sonhos de há muito acalentados,
enquanto existís, Flores d'Outono!

Ele escreveu vários sonetos e este é um deles. Mas a natureza em qualquer estação nos oferece maravilhas indescritíveis que somente Deus pode ser Criador de coisas tão sublimes.

Na Bíblia uma poesia enaltece a beleza da criação divina: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz." Salmo 19.1-3.
Que Deus abençoe a sua vida e pense: Deus nos mostra seu amor também, através das lindas coisas que criou.
Léo Lima

segunda-feira, 14 de junho de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO, caçador de Jacaré!


Hoje a minha oração bem de manhã foi de gratidão. O meu neto Fernando completa mais um ano. Ele é uma pessoa muito especial para nós. A foto que coloquei mostra uma das suas mais novas aptidões, caçador de Jacaré! brincadeiras à parte o nosso fernando mostra a sua alegria dos momentos que passou no pantanal e viveu aventuras inesquecíveis. Uma delas está na foto em que o jacaré pousa para a fotografia em cima da cabeça do feliz turista.
A palavra de Deus diz que devemos nos alegrar com todas as coisas. Isso pode ser percebido no sorriso maroto do Fernando e sua coragem com o "jacarezinho" na sua cabeça...
Meu coração se alegra em Deus nosso Senhor e estou neste dia de forma especial fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria. Filipenses 1.4. Parabéns meu amor. Que a sua vida seja vivida na presença do Senhor.
Com meu amor
Vó Léo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

LEMBRANÇAS QUE ALEGRAM

Hoje é um dia muito especial. Há 43 anos eu aguardava ansiosa e cansada o nascimento do meu primeiro filho que se deu no dia 08/06/1967. Dia de muito frio o que ele nasceu. A foto é de quando ele tinha 6 anos apenas.
A véspera de um acontecimento que viria revolucionar a minha vida e que foi trazida à memória por um Bem-te-Vi que desde ontem está cantando em torno da minha casa faz recordar que no dito popular ele chega para anunciar boas notícias. Bem isso é coisa que não se pode acreditar, mas que o seu canto alegre alegra a gente, isso sim, não resta a menor dúvida. E foi justamente por causa do canto alegre e que parece que diz mesmo "bem-te-vi" poderíamos pensar na forma das palavras que podem dizer: "te vi bem" ou outra coisa do gênero. Estar bem é o que todos desejam. Estar bem com um filho é o que mais ambiciona uma mãe.
O meu amado filho chama-se José. Não por desejo ardente de dar este nome a ele, mas o nome veio a se dar bem com ele. Ele é um vencedor. Desbravador. Uma pessoa que acredito, gosta mais do que eu de adquirir conhecimento.
Não é possível encerrar esta reflexão de um dia em que as lembranças alegraram e despertaram a ternura em meu coração, sem mencionar algumas palavras de Jesus sobre coisas que não devemos permitir que se arraiguem em nosso pensamento. Ele mostrava que não devemos estar inquietos em nenhuma situação, assim, mesmo que a distância que estou do meu amado filho, posso ouvir, até lembrando do Bem-te-vi, estas palavras alentadoras que Jesus disse: "Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, [...] Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?" Mateus 6.25,26. Entende como devo ficar feliz pela vida do meu filho tão amado? Mesmo de longe ele tem abençoado muito a minha vida. Deus o abençoe cada vez mais meu filho.

Léo Lima

quinta-feira, 3 de junho de 2010

SENHOR, que queres que eu FAÇA?

Hoje só vou compartilhar uma das minhas poesias. Esta foi escrita nos idos de 1977, quando meu coração sentiu o ardor pela responsabilidade que cada cristão precisa sentir pela realização da obra missionária. Se você desejar conhecer um pouco do que os batistas realizam em terras estrangeiras acesse o link. Que Deus abençoe a sua vida cada vez mais.
Que queres que eu Faça?
Há quase dois mil anos os discípulos ouviram:
“Portanto Ide, anunciai...”
Sem traçar muitos planos incontinente seguiram!
E logo proclamaram:
_”Vós homens, ao pecado renunciai!”
Estavam inflamados, em Cristo irmanados,
Seguiam abrasados.
O Senhor deu-lhe poder de anunciar, de dizer,
Até por Ele sofrer sem Jamais desfalecer!
Continuaram contentes as viagens missionárias.
Com a fé sempre crescente e experiências várias!
Saulo, ferrenho perseguidor, lutava com ardor
Contra a Causa do Senhor!
Seguia enfurecido. O coração enegrecido.
Afoito, embrutecido prender de Jesus amigos!
Grande luz o cegou!
Súbito estacou, e por terra se prostrou!
Extasiado indagou: “Quem és, Senhor?”
E o Mestre com amor: “Eu sou Jesus a quem tu persegues”.
Atônito, já entregue a Jesus confirmou:
“Senhor, que queres que eu faça?”
Oh! A salvação é de graça.
E Saulo de perseguidor passou a ser Paulo, perseguido,
Com muitas ameaças.
Mas se arrojou destemido o coração corrigido, modificado, transformado.
A ordem seguiu cumprindo de Cristo o amor repartindo.
É Paulo que nos fala: “Quão formosos são os pés dos que anunciam
A paz, dos que anunciam coisas boas!”
E Cristo hoje insiste: “Portanto Ide, Anunciai!”
- Missões requer disposição. Completa dedicação.
- Missões não é só dinheiro, mas é primeiro:
“Senhor, que queres que eu faça?”
O Senhor de eterna graça, livrando da ameaça,
Deu-nos a Salvação!
“Eu vos envio a vós.”
Ele quer mais de nós.
Nosso pé é formoso? O coração ditoso? Nossa vida é missões?
Tudo dando, sem restrições?
E Cristo limpando a fumaça aguarda do meu coração a sincera indagação:
“SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA?”

Léo Lima

ENVIADOS PELO PAI!

“ Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: - Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: – Este não é Jesus, filho de José? Por ...