Translate

sábado, 31 de janeiro de 2026

LOUVANDO E ADORANDO AO SENHOR!

Esses zombadores esquecem, de propósito, que há muito tempo Deus deu uma ordem, e os céus e a terra foram criados. Esquecem que a terra foi formada da água e no meio da água e também que pela água do dilúvio o mundo antigo foi destruído”. (II Pedro 3.5-6).

Pedro continua a narrar o que as pessoas zombadoras, falsos mestres, continuam a fazer. Diz que eles se esquecem da maravilha da criação divina. Cada detalhe nos recorda que o esplendor do Senhor é o que de maior pode existir. Diante da grandeza da criação, nosso coração deseja somente enaltecer e glorificar o Criador! Vale lembrar que a perfeição da criação suprema de Deus, o homem, tudo que compõe nosso corpo e, acima de tudo, a força do nosso pensamento e sentimento, podemos ver que Deus completou Sua obra prima em nós. Entretanto, ao ver sua obra sendo vilipendiada, com o pecado alastrado entre os seres humanos, que Deus decidiu destruir tudo, conforme narram as Escrituras. Somente um homem creu e obedeceu a Deus, Noé, e foi salvo com a sua família. Ele nos criou para sermos sua alegria. Criou-nos para termos um relacionamento direto e de comunhão com ele. Que o Senhor seja louvado por nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

SEGUINDO A FÉ, O AMOR E A PAZ!

Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, dizendo: ‘Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo’.” (II Pedro 3.3-4).

O apóstolo Pedro mostra nestes versículos que muitos homens totalmente dominados por paixões, as mais diversas, apareceriam e de uma forma chocante, zombariam dos cristãos. Os últimos dias são esperados desde a morte e ressurreição do Senhor Jesus, mas, neste caso, eles criticam na descrença de que tal evento aconteceria. A sujeira é desagradável quando em qualquer situação, em especial quando ela faz morada no coração de alguém. E estas pessoas tinham o seu âmago tomado pela imundície do pecado. O apóstolo Paulo escreveu ao jovem Timóteo o seguinte: “Fuja das paixões da mocidade e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, junto com os que com um coração puro procuram a ajuda do Senhor”. (II Timóteo 2.22). Vemos então que a grande necessidade de todos nós é ter o coração puro! E para que tal aconteça é preciso fugir, correr das paixões da mocidade, seguir a justiça, a fé, o amor e a paz! Que o Senhor a todos abençoe. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

NOSSA MISSÃO!

Quero que lembrem das palavras ditas há muito tempo pelos santos profetas e do mandamento do nosso Senhor e Salvador que foi dado a vocês por meio dos apóstolos que anunciaram o evangelho a vocês”. (II Pedro 3.2).

A palavra de Pedro neste versículo deve ser lembrada. Visto que, Deus permitia a Pedro ter uma visão que mudaria o seu conceito sobre quem deveria receber a mensagem do evangelho. Inicialmente ele achava que era somente para os judeus. Pedro entendeu que deveria falar a todos os homens, independente da raça. Ele mesmo foi um dos apóstolos que anunciaram o evangelho de Jesus. Pedro viveu muitas experiências lindas. Enquanto ele transmitia-lhes as boas novas de salvação o Espírito Santo desceu sobre os gentios ali reunidos. E todos os presentes maravilharam-se. Os apóstolos anunciaram o evangelho da paz. Portanto, esta carta também tem o objetivo de que eles e nós não nos esqueçamos da nossa missão. A boa Notícia está disponível a todo o que desejar! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

EM PURIFICAÇÃO!

Meus queridos amigos, esta é a segunda carta que estou escrevendo a vocês. Nessas duas cartas, procuro despertar pensamentos puros na mente de vocês, fazendo com que lembrem dessas coisas”. (II Pedro 3.1).

Nesta porção da carta de Pedro ele menciona o motivo que o levou a escrever aos cristãos. ‘procuro despertar pensamentos puros na mente de vocês, fazendo com que lembrem dessas coisas’. Despertar e lembrar. Ele deseja que os cristãos sejam despertados para a purificação das suas vidas e para isso é necessário lembrar de coisas que Jesus ensinou. Iniciando não se conformando com o mundo: “E não vos conformeis a este mundo” A aceitação de tudo que ocorre e ainda a entrada livre do mundo na Igreja é algo que devemos estar atentos. Quando deveria ser o inverso. A igreja transformando o mundo. A purificação de um coração é um procedimento contínuo. É necessário que deixemos que Deus modifique as nossas vidas aos poucos. A oração e a leitura da Bíblia serão os instrumentos para que nossas atitudes e a forma de pensarmos sejam influenciadas por Jesus. Desta maneira, nosso coração será purificado a cada passo que dermos e, finalmente, veremos a Deus. Que o Senhor nos abençoe. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

VIDA PLENA!

 O que aconteceu a essas pessoas prova que são verdadeiros estes ditados: ‘O cachorro volta ao seu próprio vômito” e “A porca lavada volta a rolar na lama’.” (II Pedro 2.22).

Aqui o apóstolo Pedro demonstra o cuidado que a pessoa que viveu uma experiência com Jesus precisa ter. Ela deve olhar em seu interior e ver os seus sentimentos, os seus pensamentos e daí concluir se a sua experiência de salvação é genuína ou não. O risco que da pessoa insegura é não ter tido uma experiência real e logo voltar a sua vida anterior. E deixar ser dominada pelo pecado. Não dar ouvidos aos mestres infiéis é uma forma de se afastar das suas manipulações. O convite de Jesus aos seus seguidores sobre a verdadeira liberdade e como vive-la é: ‘Então Jesus disse para os que creram nele: – Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’. (João 8.31-32). Ainda hoje, após a salvação dada por Jesus precisamos nos nutrir da Sua Palavra e sermos inteiramente livres. Assim, em comunhão com o Senhor prosseguirmos rumo a uma vida plena de paz. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

VIDAS RESGATADAS!

Pois teria sido muito melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho certo do que, depois de o conhecerem, voltarem atrás e se afastarem do mandamento sagrado que receberam”. (II Pedro 2.21).

Eis que o apóstolo Pedro mostra a pior situação para a pessoa que conheceu a Jesus, e depois de uma experiência com Cristo se afastar, teria sido melhor se não tivesse conhecido. Para os que apostataram da fé, isto é, se tiveram seus corações endurecidos e rejeitaram o amor divino. Para estas pessoas o conhecimento da vida cristã aumenta a sua responsabilidade. Nós precisamos voltar os nossos olhos para vermos o quanto Deus tem feito por nós. Ele oferece coisas que nós usufruímos sem ao menos perceber e por isso precisamos agradecer a Deus por tudo o que nos tem dado. O convite hoje é para que nós que estamos com a nossa vida de oração em dia, possamos interceder por todas as pessoas que, de alguma forma, se afastaram do Senhor. O Senhor deseja hoje resgatar essas vidas. Oremos para que haja muitas vidas voltando para Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 25 de janeiro de 2026

ALEGRIA NO SENHOR!

Portanto, aqueles que chegaram a conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e que escaparam das imoralidades do mundo, mas depois foram agarrados e dominados por elas, ficam no fim em pior situação do que no começo”. (II Pedro 2.20).

Pedro fala aos cristãos nesta porção da sua carta sobre a necessidade de vencer as tentações humanas. A inquietação é uma emoção que mora com o homem. Muitas vezes ele se aflige por ideias que ocupam sua mente e que podem ser maiores que a sua compreensão. Às vezes chegam a tirar-lhe o sono. Outras vezes seu coração, consternado, sente medo de enfrentar certos desafios. Prossegue então, no seu dia a dia, até sem capacidade de realizar atos decisivos, que poderiam determinar um futuro melhor, até mais feliz, o que poderia resultar em permanente gratidão! É necessário compreender que o Senhor se alegra quando suportamos as lutas e vencemos as dificuldades as quais, muitas vezes sofremos, mesmo que pareça injustamente. E quando a dor se apresenta diante de nós, mas temos o propósito de obedecer a Deus, esse sofrimento se transformará em grandes alegrias no Senhor. É muito bom obedecer a Deus, em todas as circunstâncias! Louvemos e adoremos ao Senhor!

Léo Lima

sábado, 24 de janeiro de 2026

ESCRAVOS DO PECADO!

Prometem liberdade a essas pessoas, mas eles mesmos são escravos de hábitos imorais. Pois cada pessoa é escrava daquilo que a domina. (II Pedro 2.19).

A escravidão a que Pedro se refere é a escravidão do pecado. A razão é que os falsos mestres prometem liberdade, enquanto eles são escravos da iniquidade. Somos escravos, conforme Pedro, das coisas que nos dominam. Ele se preocupa com o futuro dos irmãos que professam a fé em Jesus. Jesus está dizendo a algumas pessoas que não acreditavam nele, e que, se de fato a pessoa conhecer a verdade é ela que vai libertá-la. Então, eles responderam: ‘Mas nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém’. (João 8.33) Então vocês precisam dedicar suas vidas ao Senhor. Que é que vocês têm feito para que fiquem livres? Vocês são escravos do pecado, o escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Para ser filho de Deus é necessário crer nas obras Ele faz e que eu faço. Eu vim do Pai. Que Deus possa abençoar sua vida a cada momento e que você possa ser testemunha do amor redentor de Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

DIANTE DO PAI!

Eles dizem coisas orgulhosas e loucas e com os seus desejos impuros e imorais enganam as pessoas que estão quase escapando daqueles que vivem no erro”. (II Pedro 2.18).

O enganador está em volta dos servos tementes a Deus. Pedro destaca, ainda, sobre os falsos mestres que eles estão de várias formas tentando enganar os crentes fiéis a Deus. É preciso estar vigilante para não cair nas insinuações deles. Como uma pessoa se purifica? Jesus conversando sobre a pureza com os seus discípulos sobre a purificação afirmou: ‘Jesus chamou a multidão e disse: – Escutem e entendam! Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura’. (Mateus 15.10-11). Portanto, são os nossos pensamentos aos quais cultivamos que fazem com que a impureza se mostre. Que o Senhor ajude a cada servo a que saiba ver quando está diante de ciladas do inimigo. Que possamos nos prostrar em oração sem cessar diante do Pai. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

FIRMADOS NO SENHOR!

Esses falsos mestres são como poços sem água e como nuvens levadas pelo vento. Deus reservou para eles um lugar na mais profunda escuridão”. (II Pedro 2.17).

O apóstolo Pedro continua a descrever os acontecimentos realizados pelos falsos mestres. Disse que eles são: poços sem água e nuvens levadas pelo vento. Um poço sem água é totalmente inútil e nuvens que o vento leva significa que a força do vento vai afetar a forma da nuvem e o seu final será a sua modificação. Assim será com essas pessoas que agem de forma a perverter a ordem das coisas e os ensinamentos do Senhor. O que Pedro afirmou como o fim deles: ‘Deus reservou para eles um lugar na mais profunda escuridão’. O nosso caminho parece muitas vezes longo até exaustivo. A jornada é difícil e muitas nuvens podem escurecer o horizonte. Mas se levantarmos o olhar além das nuvens poderemos ver o sol brilhando acima delas. Assim somos nós, se estivermos com nossa fé alicerçada em Cristo brilharemos, mesmo que com nuvens escurecendo o nosso dia. Que possamos estar firmados no temor do Senhor até que Ele volte. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

TEMPO COM DEUS!

Andam perdidos porque se desviaram do caminho certo. Seguem o caminho de Balaão, filho de Beor, que cobiçou o dinheiro que ia receber fazendo o mal e foi repreendido por causa do seu pecado. Pois uma jumenta falou com voz humana e acabou com as loucuras do profeta”. (II Pedro 2.15-16).

Pedro lembra aos cristãos sobre os que andam perdidos, visto que, se desviaram do caminho certo. Destaca os maus caminhos que tomaram e mostra que muitos cobiçaram a riqueza, aqui, em especial Balaão. Balaão cobiçou dinheiro e foi repreendido pela voz de uma jumenta. Este alerta de Pedro serve inclusive para os dias de hoje. Ao observarmos minuciosamente, veremos que, como no início do cristianismo, havia muitas pessoas que blasfemavam e adoravam vários deuses, hoje também, a idolatria impera em muitos corações afastados de Deus. O Senhor deseja, hoje, resgatar a sua vida para que você desfrute de tempos verdadeiros com Ele e então reconheça que as bênçãos vêm do Senhor Criador e Sustentador do Universo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

CUIDADO!

“Eles têm prazer em satisfazer em pleno dia os seus desejos imorais. Quando se reúnem com vocês, são uma vergonha e um escândalo, divertindo-se o tempo todo com os seus modos enganosos. Não podem ver uma mulher sem a desejarem, e o seu apetite pelo pecado nunca fica satisfeito. Enganam as pessoas fracas e só pensam em ganhar dinheiro. Eles estão debaixo da maldição de Deus”. (II Pedro 2.13-14).

Nesta porção da carta, Pedro narra todas as atrocidades e abusos que estão acontecendo entre os falsos mestres. É uns abusando dos outros na orgia. É uma transcrição dura dos acontecimentos entre os falsos mestres. Eles vivem da enganação, conforme Pedro afirma, e, diz que: ‘Eles estão debaixo da maldição de Deus’. E todas as afirmações são feitas para que os cristãos procurem viver uma vida digna da salvação outorgada por Deus através do seu Filho Jesus Cristo. Pedro afirma aos cristãos que o pecado anda à espreita das pessoas e que eles precisam ter muito cuidado com a vida espiritual. Chega de ficar olhando e vivendo uma vida que não agrada ao Senhor. Fujamos das tentações e prossigamos no caminho que Jesus nos orienta. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

CUIDADO DIVINO!

Mas esses homens agem por instinto, como os animais selvagens, que nascem para serem caçados e mortos. Eles xingam aquilo que não entendem. Por tudo isso eles serão destruídos como animais selvagens, e pagarão com sofrimento o sofrimento que causaram aos outros”. (II Pedro 2.12).

O apóstolo Pedro, nesta porção da sua carta, mostra que estes mestres falsos, agem com instinto tal os animais selvagens. Sem controle de uma pessoa sensata. Na vida são vistas várias situações antagônicas. E é esta forte oposição de ideias que mostra o que agrada e desagrada a Deus. Esta porção de forma clara explica que a honestidade dos fiéis e desonestidade que é uma prática comum nos falsos mestres, e, são situações que estão visíveis em muitas pessoas. ‘Eles xingam aquilo que não entendem. Por tudo isso eles serão destruídos como animais selvagens, e pagarão com sofrimento o sofrimento que causaram aos outros’. Neste caso, os falsos mestres têm uma vida em que se dedicam a causar sofrimento a outras pessoas. Deus está sempre cuidando dos seus filhos. ‘Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem’. (Salmo 103.13). Como é gratificante sabermos que temos um guia para cada momento e situação que vivemos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 18 de janeiro de 2026

VIDA QUE AGRADA A DEUS!

Ora, até mesmo os anjos, sendo muito mais fortes e poderosos do que esses falsos mestres, não os acusam com insultos na presença do Senhor”. (II Pedro 2.11).

Pedro continua falando sobre os falsos mestres que se recusam a aceitar as pessoas corretas e procuram lançar injúrias contra os seguidores do Senhor. Pedro ainda destaca que nem os anjos com poder e força se manifestam contra os caídos. A ambição é uma armadilha que afasta a pessoa de Deus, mas aquele que vive com integridade é acolhido pelo Senhor e tem a promessa de uma vida mais tranquila e harmoniosa O profeta Isaías transmite a promessa de Deus em que Ele se promete em ser presença constante com o seu povo. ‘Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça’. (Isaías 41.10). Assim de acordo com a forma que escolhemos viver teremos uma vida que agrada ou desagrada a Deus. Que possamos regular a nossa vida de acordo com os preceitos do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 17 de janeiro de 2026

LIBERTOS POR JESUS!

Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais e desprezam a autoridade dele. Esses falsos mestres são atrevidos e orgulhosos. Eles não têm nenhum respeito pelos gloriosos seres celestiais e os insultam”. (II Pedro 2.10).

Aqui o apóstolo Pedro fala aos cristãos que o Senhor é justo. A justiça é um dos atributos de Deus. Ele se regozija com a pessoa justa e detesta a injustiça e aqueles que seguem desprezando a lei divina. Os falsos mestres são atrevidos e orgulhosos. É o pecado que os torna impuros, desonestos e afastados de Deus. O respeito é uma qualidade necessária a todas as pessoas, mas as pessoas a quem Pedro faz referência, não são nem um pouco respeitosas. Esse tipo de pessoa será julgada por Deus. Somente aquele que crê no sacrifício de Jesus e aceita o perdão que Ele oferece, é justificado e recebe a justiça de divina! Por Jesus somos libertos da injustiça e podemos olhar para todos com os olhos do Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

O SENHOR É PRESENTE!

Todos os dias esse homem bom, que vivia entre eles, ficava muito agoniado ao ver e ouvir as coisas más que aquela gente fazia. Tudo isso nos mostra que o Senhor sabe como livrar das aflições as pessoas dedicadas a ele e, também, sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o Dia do Julgamento”. (II Pedro 2.8-9).

Pedro destaca o que acontecia com um homem bom. Esse homem sofria com as notícias de que muita gente vivia fazendo coisas más que prejudicava as pessoas. O que o texto também destaca é que Pedro mesmo vê a ação de Deus para com os que sofrem. Para com as pessoas que vivem uma vida com dignidade ele os livra das aflições. Visto que, o nosso Deus é presente a cada momento da nossa vida. O Senhor tem visto tudo o que acontece neste mundo. Aos que praticam as injustiças com certeza eles serão castigados. E quanto aos filhos de Deus, deles é esperado que glorifiquem a Deus por todos os benefícios que o Senhor tem feito, e eles devem fazer as coisas de acordo com vontade de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

SEMPRE SERVINDO!

Deus condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, destruindo-as com fogo, como exemplo do que vai acontecer com os que não querem saber dele. Ele salvou Ló, um homem bom, que estava aflito porque conhecia a vida daquela gente imoral”. (II Pedro 2.6-7).

Pedro lembra aos cristãos outra situação de condenação divina. Nos dias de Ló. Ele que vivia no meio mais torpe da época em que havia um código de honra; Deus condenou as cidades de Sodoma e Gomorra. Deus encontrou Ló que não estava participando de todo o pecado que era cometido pelos moradores de lá. Ló não só estava longe de participar dos pecados que os moradores cometiam, como sentia aflição por não poder fazer nada para impedir este estado de coisas. As cidades foram condenadas, mas Deus salvou Ló. Deus é clemente nas circunstâncias em que seus filhos procuram fazer a vontade do Senhor. Entretanto, a mulher de Ló olhou para trás, coisa que haviam sido proibidos de fazer. Olhar para trás. É quase um costume em muitas pessoas. Não o olhar contemplando, mas o olhar de lembranças ou de curiosidade. Foi isso que adveio para com a mulher de Ló. Deus estava salvando aquela família do castigo e ela olhou por uma destas razões. Sejamos obedientes e façamos o que Deus requer de cada um de nós Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

BRILHAR COMO AS ESTRELAS!

Pois Deus não deixou escapar os anjos que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escuridão, esperando o Dia do Julgamento. Deus não deixou escapar o mundo antigo, mas trouxe o dilúvio sobre o mundo dos que não queriam saber de Deus. A única pessoa que ele salvou foi Noé, que anunciou que todos deviam obedecer a Deus. E Deus também salvou mais outras sete pessoas”. (II Pedro 2.4-5).

Nesta porção da carta, Pedro fala desde os anjos que estão presos até sobre o povo que pereceu no dilúvio. Essas pessoas foram deixadas na escuridão. O ser humano encontra-se entrando dia após dia em uma densa noite. O pecado que domina o mundo, que atrai multidões, provoca cegueira e envolve muitos que desapercebidos caminham. Mas a promessa divina é: ‘Os mestres sábios brilharão como as estrelas, com um brilho que nunca se apagará’. (Daniel 12.3). Se pudéssemos ver através da escuridão teríamos poderes estranhos ao normal. No dilúvio Deus salvou Noé e os seus, porque creram no que Deus havia falado, e cumpriram as ordens do Senhor. Eles brilharam. E nós devemos brilhar constantemente mostrando a salvação que temos em Cristo. Brilhar para que todos vejam o brilho de Cristo em nós! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

MUITO CUIDADO!

Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado”. (II Pedro 2.3).

Nesta porção da carta Pedro destaca uma situação que, para nós, não é tão estranha. Fala sobre os falsos profetas e mestres que estariam com um propósito definido, que é de ter muito dinheiro. Ele diz ainda, que essas pessoas vão contar histórias inventadas. Portanto, para Pedro os cristãos precisam ter cuidado para não se deixarem convencer e serem direcionados para pensamentos que não são os que Jesus viveu e ensinou.  Em seu ministério, Jesus teve o cuidado de fazer tudo que agradava ao Pai. Já estava se aproximando o dia do cumprimento da profecia redentora. E Jesus continuava em espírito de adoração e oração. Ele trabalhou para a purificação do templo e hoje Ele deseja que nós, templo do Espírito Santo, sejamos purificados. Nosso corpo, a nossa mente e o nosso espírito devem estar limpos para uma perfeita adoração. Portanto, devemos ter muito cuidado e procurarmos conhecer a vontade de Deus. Louvado seja o Nome do Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

NA PRESENÇA DE DEUS!

Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade”. (II Pedro 2.2).

Pedro aconselha aos cristãos tenham cuidado e não parar para ouvir o que essas pessoas falam. Devemos ter a maior atenção quanto a essas pessoas que estão querendo influenciar e roubar a boa vontade dos seus ouvintes. A confiança é um sentimento que quando se tem conserva-se com carinho. Devemos confiar plenamente no Senhor: ‘Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses’! (Salmo 40.4). Quando temos confiança no Senhor vamos direto a Ele em todas as situações. Podemos inclusive pedir como o salmista: ‘Lá do alto estende a mão, tira-me do profundo mar e me salva. Livra-me do domínio dos pagãos, visto que eles nunca falam a verdade e são mentirosos, fazendo falsos juramentos’. (Salmo 144.7-8). Que possamos ter cuidado com o que ouvimos e procurar estar sempre na presença de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 11 de janeiro de 2026

CUIDADO!

No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição”. (II Pedro 2.1).

A ênfase de Pedro agora é sobre os falsos profetas. Eles são enganadores, falando sobre doutrinas destruidoras e falsas e, pior, vão rejeitar o Senhor. Pedro mostra que esse tipo de pessoa veio para destruir e semear a discórdia.  A Bíblia mostra várias situações antagônicas. E é esta forte oposição de ideias que mostra o que agrada e desagrada a Deus. Esta porção de forma clara esclarece que a honestidade e desonestidade são situações que estão visíveis em muitas pessoas. Outro destaque desta porção é sobre o orgulho e a humildade. O orgulho é uma característica que também não agrada a Deus. Assim como, a falsidade que tantas vezes destrói amizades e corrompem os relacionamentos. ‘A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça. No Dia do Julgamento, as riquezas não adiantam nada, mas a honestidade livra da morte’. Que possamos saber distinguir entre a verdade e a falsidade. Louvemos e adoremos ao Senhor com nossa vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 10 de janeiro de 2026

ANUNCIANDO BOAS NOTÍCIAS!

Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus”. (II Pedro 1.20-21).

O apóstolo Pedro está alertando os cristãos de que nenhuma pessoa pode esclarecer, ou mesmo duvidar que as profecias são palavras ditas por Deus aos profetas por Ele escolhidos. Estes profetas foram fiéis à mensagem que Deus lhes enviava para anunciar. Era Deus quem escolhia os seus profetas. Um dos profetas, Jeremias, precisou transmitir notícias desagradáveis. Mas, nem sempre foi assim. Uma das promessas de Deus, através dele é: ‘Mas eu curarei esta cidade e o seu povo e novamente lhe darei saúde. E farei que tenha tempos de paz e segurança’. O profeta Jeremias que sofreu em transmitir profecias de dor, estava agora em um momento de opressão, tristeza e inquietação quando o povo de Deus achava-se distante de sua Pátria e, ainda prisioneiro. Jeremias estava trazendo uma boa notícia que era a promessa da restauração de Israel e de bênçãos espirituais. Como é bom ouvir esta notícia! O profeta estava agora mais satisfeito por ser o portador de mais um recado de Deus para o seu povo, desta feita, uma boa notícia. Notícia de paz, liberdade e de verdade! E nós, o que estamos anunciando de acordo com as Sagradas Escrituras? Que possamos dar notícias de paz e salvação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

ESTRELA DA MANHÃ!

Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês”. (II Pedro 1.19).

Aqui Pedro destaca a luz que brilha em lugar escuro. A luz da estrela da manhã brilhando nos nossos corações sugere que precisamos nos purificar para que este brilho faça parte da nossa vida de forma real. Pensar em Jesus como o sol é melhor, mas é bom pensar nele como essa luz que anuncia que o dia está raiando. Se hoje ainda não pareço com Jesus como desejo, creio que, pela fé, assegura-me o Senhor que terei o brilho da estrela da manhã junto a Ele. Ele o criador da luz: ‘Ele fez o sol e a lua; o seu amor dura para sempre. Fez o sol para governar o dia; o seu amor dura para sempre’. (Salmo 136.7-8). Ó, minha alma, vem! O Senhor já faz parte da sua vida? Ele faz parte da minha. Que a estrela da manhã brilhe em cada coração que lê estas palavras. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

TESTEMUNHAS!

Nós estávamos lá quando Deus, o Pai, lhe deu honra e glória. Ele ouviu a voz da Suprema Glória dizer: ‘Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!’ Nós mesmos ouvimos essa voz que veio do céu quando estávamos com o Senhor Jesus no monte sagrado”. (II Pedro 1.17-18).

Esta é uma porção especial da carta, pois Pedro enfatiza duas situações que aconteceram com Jesus em que ele e os discípulos foram testemunhas. ‘Nós estávamos lá quando Deus, o Pai, lhe deu honra e glória. Ele ouviu a voz da Suprema Glória dizer: Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!’  Jesus estava caminhando em direção ao início do seu ministério, sua missão. Ele foi ao encontro do seu primo João Batista.  Em uma conversa mostrou o desejo de ser batizado por João. A segunda ocasião que eles ouviram de Deus a declaração sobre o Filho amado foi no monte sagrado. A declaração divina estava instaurando o ministério público do Senhor. Eles estavam no monte Sagrado ‘E da nuvem veio uma voz, que disse: – Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!’. (Lucas 9.35). a linda visão que eles viveram foi inesquecível. Ver a luz da glória de Deus e ouvir a voz do Senhor, é inesquecível. Você já pensou nestas palavras de Deus ao seu Filho? Os discípulos foram testemunhas e Pedro lembra esses fatos aos cristãos. Você me dá muita alegria. Será que neste dia, neste momento poderemos ouvir Deus falando sobre Sua alegria por nossa vida? Que possamos nos mover até podermos ser alegria para Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

GRANDIOSIDADE DIVINA!

Nós não estávamos contando coisas inventadas quando anunciamos a vocês a vinda poderosa do nosso Senhor Jesus Cristo, pois com os nossos próprios olhos nós vimos a sua grandeza”. (II Pedro 1.16).

Eis que Pedro recorda que os missionários que Jesus enviou por todo o mundo, não inventaram nada, mas testemunharam tudo o que contam. ‘anunciamos a vocês a vinda poderosa do nosso Senhor Jesus Cristo, pois com os nossos próprios olhos nós vimos a sua grandeza’. Ele está oferecendo uma oportunidade para que seu coração se alegre e para que o lugar ermo em você seja transformado em um rico manancial. Basta para isso crer em Jesus como o salvador da sua vida. Quanto ao Messias Isaías profetizou que Ele viria para aplainar os lugares tortuosos, viria trazer alegria e veio. ‘Todos verão a glória do Eterno, verão a grandeza do nosso Deus’. Que todos possamos nos recordar da grandiosidade do plano divino para nos resgatar. Procure ver a grandeza de Deus em Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

OBJETIVO ALCANÇADO!

Eis que retorno com as reflexões baseadas na segunda carta que Pedro escreveu aos cristãos. Fiz uma pausa a partir do dia 20/12. Que o Senhor a todos abençoe grandemente! Léo Lima

Pois sei que logo terei de deixar este corpo mortal, como o nosso Senhor Jesus Cristo me disse claramente. Portanto, farei tudo o que puder para que, depois da minha morte, vocês lembrem sempre dessas coisas”. (II Pedro 1.14-15).

Nesta porção da segunda carta de Pedro ele mostra de forma clara o seu objetivo com referência a motivação da palavra escrita. Uma mensagem bem falada, com instruções especiais nós saímos do lugar felizes, mas com o passar do tempo esquecemos de muitas coisas que ouvimos. Já a escrita permanece. Tanto que estamos, após quase dois mil anos, nos deleitando. E ele mesmo disse: ‘Portanto, farei tudo o que puder para que, depois da minha morte, vocês lembrem sempre dessas coisas’. Portanto, todas as palavras que Pedro gravou para os cristãos estão surtindo efeito até hoje. O objetivo dele foi alcançado. Ele lembrou que é através da fé que se crê para a salvação e ao aceitar o sacrifício da cruz e a ressurreição de Cristo é que a vida eterna está garantida. Esta Nova Vida é o milagre maior, oferecido no amor imensurável de Jesus Cristo na cruz do calvário. Este precisa ser o maior e mais persistente objetivo que todas as pessoas devem ter que é buscar e manter, pela fé em Cristo, a união com o Senhor. Que possamos fazer a nossa parte enquanto temos tempo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima


segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

MEDITANDO!

"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite.” (Salmo 1.2).

Para Ler, Viver e Crescer é necessário estar ‘meditando’. E este meditar requer tempo integral. Isto é mais sério que outra qualquer coisa. Se a pessoa estiver meditando na Palavra de Deus ela não vai sentir desamparo, medo, angústia, solidão e outros sentimentos que afligem o ser humano. Quando paramos para afirmar isto podemos ver que não é fácil esta atitude, meditar sempre na Palavra de Deus. Estar em sintonia com Deus todo o tempo.  Viver a vontade de Deus e vai resultar em constante prazer e bênçãos abundantes: ‘Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual do seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo que fizer prosperará’. Você já pode meditar na Palavra de Deus de dia e de noite? Procure fazer este exercício e ver quão grandes coisas você vai desfrutar!  Sim, se desejar, você pode ‘meditar nela’. Que possamos estar a cada momento da nossa vida na presença do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 4 de janeiro de 2026

GRAÇA CONCEDIDA!

Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Neemias 1.11).

Sonhar é uma das coisas mais importantes para o ser humano. O homem sem sonhos não tem perspectivas na vida! Mas quando o sonho é externado e compartilhado, então pode se tornar uma realidade. Quantas vezes descobrimos que o que sonhávamos se tornou realidade? Será que estamos pedindo da forma correta? Como está escrito foi-lhe dado tudo que era necessário para ele. As maravilhas do Senhor são incontáveis.  Sabemos que muitas vitórias ainda virão! Isto, se dobrarmos nossos joelhos em oração e nos unirmos nos desafios que se nos apresentam. Grandioso Senhor, nós te amamos! Nós Te somos agradecidos por vivermos e desfrutarmos das Tuas maravilhas! Louvado seja o Teu nome!

Léo Lima

sábado, 3 de janeiro de 2026

CONVITE À ALEGRIA!

“A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância. Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre. É melhor ser pobre e temer a Deus, o Senhor, do que ser rico e infeliz”. (Provérbios 15.13-16).

Este texto convida a que se faça um convite à alegria para fazer parte do dia de cada um. O salmista escreveu que em cada dia por mais difícil que seja é possível ter alegria. ‘O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria’. (Salmo 30.5b).

Os momentos de aflição visitam todas as pessoas, e Jesus disse: ‘Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo’. (Mateus 16.33). Ele nos deixou sua paz para que tenhamos uma vida melhor e corações gratos a Deus.

Permita que a alegria seja sua companheira durante sua vida apesar dos desafios que se lhe apresentem. O Senhor deve ser a nossa alegria e, vale lembrar que Ele é a nossa força e a nossa salvação. Ainda vale recordar o que Neemias disse: ‘A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes’. (Neemias 8.10b). O texto inicial mostra que ‘a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre’. Louvado seja o Senhor!

  Léo Lima

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

FORÇA OU FRAQUEZA?

O temor do Senhor é uma fonte de vida, para preservar dos laços da morte.” (Provérbios 14.27).

Embora os homens sejam acusados de não conhecerem suas próprias fraquezas, talvez a maior parte ignore também sua própria força’. (Jonathan Swift). A fonte é um lugar onde nasce a água. Muitas vezes se olharmos para um estreito fio de água que nasce e seguirmos sua trilha pela mata afora, veremos bem longe que este fio vai se transformando em caudaloso rio. Os homens, por não terem muita noção de suas fraquezas, não conseguem compreender sua força ante o desconhecido. Ante um desafio que se depara aos seus olhos. As suas fraquezas, geralmente, ele procura ocultar de si mesmo, não desejando conhecê-las.

Diz o sábio, que quando se tem o temor de Deus, a pessoa será preservada dos laços da morte. Deus vai livrar seu filho de uma forma total. Ele é a fonte de vida que não temos naturalmente. Logo veremos que temos uma força incomum, e que nada pode fazer com que sejamos pegos de surpresa. Uma fonte para a vida. Deus está nos guardando e nos contagiando com seu poder. Você conhece sua força? Conhece suas fraquezas? Deus, o nosso Pai, está pronto a nos dar da fonte da vida que nos mostrará o caminho para a vida eterna. Aproxime-se de Jesus Cristo e sua vida será mais feliz.

Léo Lima

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

A BONDADE DO MEU PASTOR!

“Tenho um pastor que não me falta em nenhum momento da minha vida! Pode ser um momento de aflição, de desesperança, de preocupação, o socorro dele é imediato! Pois, Ele não permite que nada venha me faltar.

Ele me dá condições de descansar tranquilamente e apreciar as verdes paisagens no caminho que sigo! Ele me guia por lugares tranquilos, mesmo que eu esteja andando por águas profundas e que elas possam me provocar medo! Ainda assim, Ele me dá a paz!

Mesmo que na minha frente eu me depare com um vale sombrio e que as trevas tentem me assombrar, eu não terei medo, pois sei que Ele – Jesus Cristo - está comigo!

Meu pastor tem uma vara e um cajado que me dão toda a orientação e consolo. Ele prepara um banquete de misericórdias a cada manhã, pois a alegria me visita com frequência por saber que é Ele quem me fala ao nascer do sol! Os meus amigos se alegram comigo! É que Ele não me deixa passar por nenhuma necessidade!

A bondade do meu Pastor me segue todos os dias da minha vida e é na casa Dele que morarei por toda a eternidade!” Minha paráfrase do Salmo 23.

Léo Lima

TODO PODER FOI-ME DADO!

“ Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, mas nestes últimos tempos ele no...