Translate

domingo, 30 de novembro de 2025

REVELAÇÃO DA GLÓRIA DIVINA!

Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada. Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês”. (I Pedro 4.13-14).

Pedro ainda está se referindo sobre os sofrimentos que possam vir ao realizarmos a missão dada por Jesus. A dor do Senhor Jesus, não pode ser comparada com nada que aqui sofremos. Pedro disse mais: ‘alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada’. O cântico ‘compensa servir a Jesus’ nos lembra que é gratificante estarmos realizando o serviço do Senhor. A poesia deste hino conta como servir a Jesus traz grande deleite e prêmios. Mesmo que as grandes dificuldades venham, e elas vem, mas somos portadores da grande notícia das Boas Novas. Jesus  oferece redenção e vida eterna. Paulo disse: ‘Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro’. (Romanos 8.18). O convite é que todos nós tenhamos o coração cheio de louvor e coloquemos em Deus a nossa confiança. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 29 de novembro de 2025

PARA A GLÓRIA DE DEUS!

Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês”. (I Pedro 4.12).

Neste texto Pedro recomenda calma quando as aflições chegarem. O salmista disse: ‘Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus’. (Salmo 43.5). São duas interrogações que aguardam uma resposta. O salmista quer saber sobre a tristeza e a aflição que lhe aflige a alma. A tristeza tantas vezes penetra nosso coração e se mostra imperiosa. Ela vem quase sempre seguida pela aflição. Então Pedro diz: ‘não fiquem admirados com a dura prova de aflição, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês ’. Jesus mesmo disse que: ‘Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo’ (João 16.33). A tristeza, muitas vezes, é resultante da aflição e ela deve ser tratada da mesma forma. Entregando-nos de forma total ao Senhor Jesus aí podemos nos libertar dela para glória de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

A ELE A GLÓRIA E O PODER!

Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!” (I Pedro 4.11).

Pedro faz algumas recomendações. Para aquele que prega, que seja a Palavra de Deus; para quem serve deve servir com a força dada por Deus. Fazendo assim estarão glorificando a Deus. Todos temos motivos para louvar e adorar ao nosso Deus e Senhor! Cantemos uma nova canção! Que o mundo todo conheça as obras do Senhor! Quão maravilhosas são! O Amor do Senhor pelo mundo perdido chegou ao seu ápice com a chegada do Filho Único de Deus, Jesus Cristo! Quanto amor por mim e por você! Alegremo-nos e cantemos o hino que nasce nos nossos corações! Cantemos e adoremos o Deus Altíssimo por todas as maravilhas que têm operado em nosso meio. Se o fizermos com o coração de adoração, eis aqui o louvor sincero. Lembremos as palavras de Pedro: ‘Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!’  Louvado seja, SENHOR!

Léo Lima

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

DEPENDÊNCIA DO SENHOR!

Hospedem uns aos outros, sem reclamar. Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” (I Pedro 4.9-10).

Nesta porção da carta Pedro aconselha seus leitores a que sejam bons hospedeiros. Sabemos que quando chega alguém para estar conosco, muitas coisas vão ser alteradas. Não importa o tempo. Uma das coisas que sempre gostei é de ter gente em casa. Gosto de hospedar. O assunto a seguir é sobre os dons que cada um recebe de Deus. São dons diferentes, e, algumas pessoas possuem mais de um dom. Paulo fala sobre isso: ‘Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual’. (I Coríntios 2.14). O Senhor ama a todos; tem planos para os seus e disse através do profeta: ‘Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando’. (Jeremias 29.11). Então, diante da palavra inicial de Pedro ele recomenda que sejamos bons administradores dos nossos dons. Que esses dons sejam usados para o bem das outras pessoas. Portanto, esta vida tem todo sentido se estamos vivendo-a na dependência do Altíssimo. Que possamos adorar ao Senhor em todas as situações. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

ESTAMOS PREPARADOS?

O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar. Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados”. (I Pedro 4.7-8).

Pedro está alertando os cristãos de que estava próximo o tempo da volta de Jesus. Os discípulos de Jesus puderam contemplar um pouco do que constituirá a volta de Jesus e Lucas descreveu no livro dos atos dos apóstolos o momento triunfal de Cristo regressando para Deus. Vamos pensar no verbo voltar e é possível refletir sobre esse retorno, a volta que o mundo inteiro aguarda. A volta triunfal de Jesus para cumprir Suas promessas. O retorno triunfal de Cristo sobre as nuvens. Para esclarecer sobre esse acontecimento eis o que aconteceu ante a tristeza dos apóstolos depois que Jesus subiu ao céu: ‘Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram: – Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir’. (Atos 1.10-11). Ninguém sabe o dia, porém, estamos preparados para este momento glorioso? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 25 de novembro de 2025

PORTANTO, IDE!

Pois o evangelho foi anunciado também aos mortos, os quais morreram por causa do julgamento de Deus, como morrem todos os seres humanos. O evangelho foi anunciado a eles a fim de que pudessem viver a vida espiritual como Deus quer que eles vivam”. (I Pedro 4.6).

Jesus disse nas suas últimas palavras antes de subir ao céu: ‘Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos’.  (Mateus 28.18-20). Desde a vida de Jesus na terra, muitos o reconheceram como Salvador, e passaram a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Pedro mencionou que o evangelho havia sido anunciado também aos que já haviam morrido. Não depois da morte deles, mas antes. A mensagem chegou a eles pois, os apóstolos saíram para cumprir a ordem de Jesus. Ou seja, o Ide de Jesus. no período desta carta Pedro continuava o seu ministério. Deus deseja que todos reconheçam que são pecadores e aceitem a salvação através de Cristo. E nós, estamos fazendo a nossa parte? O Senhor está conosco! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

TEMPO DE JULGAMENTO!

E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles nessa vida louca e imoral e por isso os insultam. Porém eles vão ter de prestar contas a Deus, que está pronto para julgar os vivos e os mortos”. (I Pedro 4.4-5).

Pedro mostra aos cristãos que as pessoas que antes eram seus companheiros em várias coisas que o Senhor não aceita; agora essas pessoas se admiram em ver a mudança de atitude dos cristãos. Pedro lembra ainda, que eles vão prestar contas a Deus. O juízo divino chegará. E o salmista inicia uma poesia compartilhando a disposição dos filhos de Deus em agradecer ao Senhor por todos os benefícios que eles têm recebido do Pai. Ele menciona palavras proferidas pelo Senhor sobre seu justo julgamento. E reafirma que é somente Deus quem julga. ‘Mas o Senhor é Rei para sempre. Sentado no seu trono, ele faz os seus julgamentos. Deus governa o mundo com justiça e julga os povos de acordo com o que é direito’. (Salmo 9.7-8). Uma evidência neste salmo, é que ele confirma que Deus tem um tempo certo para o seu julgamento final. Que possamos refletir sobre estas palavras que nos convocam a anunciar e a nos preparar cada dia para este dia grandioso. Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores, pois somente Ele é digno da nossa adoração. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 23 de novembro de 2025

CONHECENDO O SENHOR!

No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos”. (I Pedro 4.3).

Nestas palavras Pedro inicia mencionando a vida dos cristãos antes de Jesus realizar a sua missão entre nós. A vida que viviam estava muito distante da vontade de Deus.  A maior glória, segundo Jesus, é a de fazer a vontade de Deus, o Pai celestial. Em outro momento Jesus disse enquanto ensinava. Disse que para entrar no Reino do Céu a pessoa deveria fazer a vontade de Deus. ‘– Não é toda pessoa que me chama de ‘Senhor, Senhor’ que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu’. (Mateus 7.21). Quem ama a Deus procura fazer a sua vontade. É preciso orar a Deus, pedindo que ele ensine sua vontade. A vontade de Deus é que cada pessoa viva de maneira santa, fazendo o bem e sendo grata. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Que saibamos conhecer o que o Senhor requer de cada um de nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 22 de novembro de 2025

VONTADE DE DEUS!

Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado. Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas”. (I Pedro 4.1-2).

Pedro procura mostrar aos cristãos a necessidade de viver conforme Jesus viveu. Mesmo que venham os sofrimentos e, muitas vezes, dores no corpo, mas, se o cristão estiver dentro da vontade de Deus, estará bem. Fazer a vontade de Deus deve ser o alvo de todo aquele que ama ao Senhor. A condição para isto é orar pedindo a Ele que mostre e nos ensine como conhecer os desejos dele. A fundamental vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem a todos e sendo agradecidos por todos os benefícios que o Ele nos concede. O salmista cantou: ‘Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração’. (Salmo 40.8). Esta admissão é de um coração reconhecido e que ama fazer a vontade de Deus. Como estamos vivendo cada momento da nossa vida? Que possamos fazer a vontade do Senhor a cada passo que dermos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

A GRAÇA QUE REDIME!

Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que foi para o céu e está do lado direito de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu”. (I Pedro 3.21-22).

Depois de Pedro lembrar o dilúvio, agora mostra que aquelas águas representavam o batismo e o batismo simboliza a salvação. Após o dilúvio Deus fez um pacto com o ser humano na figura de Noé e sua família. Em Jesus o Pacto da Graça que consiste naquele novo relacionamento que Deus constituiu com o ser humano por meio de Jesus, no qual, o homem sendo pecador, é agraciado com a salvação. Graça envolve outros assuntos tais como o perdão, a salvação, a regeneração e o amor de Deus. Ainda é aplicada na Bíblia muitas vezes como misericórdia, bondade e longanimidade. Portanto, graça é o mesmo que favor em um plano muito maior. Quando a pessoa recebe a salvação por Jesus Cristo, logo ela começa a desfrutar de todas as infinitas bênçãos, que chamamos de graça divina! Que saibamos ser gratos por podermos desfrutar da graça divina. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

OBEDIÊNCIA E VIDA!

Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água”. (I Pedro 3.20).

Eis que Pedro lembra os cristãos que nos dias de Noé o povo não obedecia a Deus. Mesmo que Noé, enquanto obedecia a Deus e construía a arca, mostrava, com isso, o que Deus iria fazer. O extermínio da raça humana. Ele foi orientado por Deus a edificar a arca e salvar somente sua família e um par de cada espécie animal. Em vez de ouvirem as palavras de Noé, zombavam dele e da construção da arca. Pedro ainda diz: ‘As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água’. Como nos comportamos diante de coisas que parecem impossíveis? Estamos buscando e procurando ouvir a voz de Deus? Que possamos estar atentos aos desígnios do Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

CONDUTA CRISTÃ!

Porque é melhor sofrer por fazer o bem, se for esta a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito, e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos”. (I Pedro 3.17-19).

Aqui o apóstolo Paulo menciona que é melhor sofrer por fazer o bem, do que por fazer o mal, se for esta a vontade de Deus. A nossa conduta, de acordo com Pedro, deve baseada em Jesus que foi o único sem pecado. Ele viveu o amor sem limites. Jesus já viera e, Cristo filho de Deus, dava maior valor à fé que atua pelo amor. Sentimos uma afinidade inquebrantável entre a fé, a esperança e o amor, como um elo que nos une a Deus. Jesus morreu em seu corpo, mas ressuscitou no espírito. Ele após a sua ressurreição teve alguns encontros com seus seguidores e deixou mais algumas orientações a todos. Que possamos, se necessário, sofrer pela prática do bem. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 18 de novembro de 2025

EDUCAÇÃO E RESPEITO!

Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados”. (I Pedro 3.16).

TUDO, tudo mesmo, que formos fazer façamos com educação e respeito. Esta é mais uma recomendação de Pedro. A palavra temor, de acordo com o dicionário é: ‘sentimento de profundo respeito e obediência’. O maior de toda a ciência é conhecer a Deus. ‘O temor do Senhor é o princípio da sabedoria’. A recomendação do apóstolo continua, vocês sendo educados e respeitosos não serão envergonhados mesmo que insultados. A conduta do cristão sendo pura pode deixar os seus perseguidores envergonhados. Que possamos ser os seguidores que fazem as coisas de acordo com o coração de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

SENHOR MEU E DEUS MEU!

Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm”. (I Pedro 3.15).

Nesta porção da carta Pedro faz uma referência que considero especial: ‘Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor.’ A sugestão que ele dá com referência ao tratamento que deve ser dado ao Senhor Jesus. Devem chamá-lo Senhor! Um dos momentos mais marcantes do relacionamento dos discípulos com Jesus, foi quando após a sua ressurreição, Tomé, que ainda não O vira, o vê e se ajoelha: ‘Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!’ (João 20.28). Para mim este é um momento que bem exemplifica o respeito, temor, admiração e acima de tudo, o reconhecimento de Jesus como Deus! A parte final do texto diz quanto a responder, se perguntados, sobre a nossa fé. Isto é, falar sobre nossa experiência com o Salvador. Que possamos fazer Cristo conhecido através do respeito que temos per Ele. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 16 de novembro de 2025

FAZENDO O BEM!

Se, de fato, vocês quiserem fazer o bem, quem lhes fará o mal? Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados”. (I Pedro 3.13-14).

O apóstolo Pedro mostra, neste texto, um aspecto no intuito de ser cristão. Ele fala que, se para a pessoa fazer o bem tiver que haver sofrimento, que assim seja, o resultado deverá ser a felicidade.  A inquietação é um anseio que convive com o ser humano. Constantemente ele se aborrece por opiniões que ocupam sua mente e que podem ser maiores, que chegam a tirar-lhe o sono. Muitas vezes seu coração, consternado, sente medo de enfrentar certos desafios. Prossegue então, no seu dia a dia, muitas vezes, sem capacidade de realizar atos decisivos, que poderiam determinar um futuro melhor, até mais feliz. É bom olhar o texto inicial em que Pedro recomendou: ‘Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados’. Com isso, poderão viver somente com o propósito de obedecer a Deus. É preciso que coloquemos no trono nossas tristezas e nossos sonhos e acima de tudo nossa gratidão. Vamos prosseguir com o objetivo maior de fazer o bem. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 15 de novembro de 2025

O SENHOR VÊ E OUVE!

“’Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal’.” (I Pedro 3.12).

Eis que Pedro diz que Deus está atento às pessoas honestas e que fazem o bem. Quando oramos o que se passa em nosso coração, na nossa alma? É preciso estarmos diante do Senhor com pureza, reverência, gratidão e honestidade. Que possamos sair de nós mesmos e vermos a dor que muitas pessoas sofrem. Podemos socorrer algumas pessoas que sofrem, pois o Senhor nos ouve e atende as nossas súplicas. Ao procurarmos viver a vida de acordo com os planos do Senhor vamos enfrentar grandes desafios, pois o inimigo procura tirar aqueles que amam a Deus e seguem os seus desígnios. Quando fazemos assim, o Senhor nos ouve e atenta aos nossos clamores. Que possamos viver refletindo a luz de Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

GLORIFICANDO A DEUS!

Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la’.” (I Pedro 3.10-11).

Eis que Pedro faz uma recomendação aos destinatários da carta e se baseia no Salmo 34. Uma das coisas que não precisamos inventar é ficar alegres com a amargura do nosso próximo. Existe prêmio aos que fazem boas ações e para as pessoas que almejam o bem das pessoas. Desejar o bem dos outros é uma atitude indicada pela Bíblia. ‘Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la’. O que Pedro aconselha vem de encontro com a maneira que o cristão deve viver. A recomendação do sábio é: ‘Não fique contente quando o seu inimigo cair na desgraça’. O apóstolo diz: ‘Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la’. Esta precisa ser o procedimento do cristão. Que as nossas reflexões sejam constituídas de alegria para a glória do nosso Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

PARTÍCIPES DO REINO!

Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês”. (I Pedro 3.9).

O apóstolo Pedro escreve aos cristãos como necessitaria ser a atitude de todos diante de qualquer ofensa: ‘Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês’. Abençoar o outro é a atitude mais perfeita de agradar ao Senhor e esta precisa ser o jeito de tratar as pessoas que nos cercam. Desde que o Senhor nos resgatou a nossa atitude deve ser de uma pessoa que tem o Espírito Santo do Senhor. Como é bom constituirmos como partícipes de um reino onde todos são ricamente abençoados pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores! É tão simples fazer parte integrante deste reinado. É um ato simples, mas que transcende qualquer vontade humana. Se nossos sentimentos não estiverem voltados para esse querer, permitindo que o Espírito de Deus atue, não somos parte desse reino. Vamos abençoar os que necessitam? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

MUDANÇA DE PENSAMENTO!

Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros”. (I Pedro 3.8).

Eis que Pedro lembra os cristãos da necessidade de se ter o mesmo modo de pensar e de sentir. Lembra, ainda, que o amor que se deve nutrir uns pelos outros é uma forma de mostrar a mudança de pensamento e sentimento. Paulo recomendou que é preciso afastar o egoísmo de nosso interior. ‘Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês’. (Efésios 4.32). Então é preciso prestar atenção para com aqueles que vemos e fazer nosso melhor por eles. Para vivermos a misericórdia divina na sua totalidade precisamos amar a todos. João mostra aos cristãos que quem ama a Deus se preocupa com aqueles que têm falta de alguma coisa. ‘Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele a caridade de Deus?’ (I João 3.17). Repartir as coisas foi a principal atitude dos novos irmãos após Jesus voltar para os céus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 11 de novembro de 2025

O ESPÍRITO SANTO EM NÓS!

Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês”. (I Pedro 3.7).

Eis que o apóstolo Pedro inicia alguns conselhos aos casais. O respeito que deve haver entre os dois, e ambos, se cristãos tem a vida eterna prometida por Deus. Hoje, o corre-corre da vida, os eventos imprevistos e os obstáculos próprios de cada um, muitas vezes esgotam todas as forças. É normal ficar cansado e é essencial saber parar para descansar e renovar as forças. A união com o Senhor é o que renova as forças. União em oração, em valorizar a vida, e, João lembra que podemos ter certeza da nossa união com o Senhor. Esta certeza é porque fomos agraciados com a presença do Seu Espírito em nós. ‘A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito’. (I João 4.13). Desta forma se o Espírito de Deus vive em nós somos o templo do Senhor e por isso devemos nos unir e nos respeitar cada vez mais. Que possamos mostrar o amor de Deus em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

VÍNCULO DE AMOR!

Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele. Elas eram obedientes ao seu marido. Sara foi assim; ela obedecia a Abraão e o chamava de ‘meu senhor’. Você será agora sua filha se praticar o bem e não tiver medo de nada”. (I Pedro 3.5-6).

Pedro, ainda preocupado com o desenvolvimento espiritual dos cristãos recomenda a mulher que se cuide de forma a agradar a Deus. Ainda nos oferece uma reflexão sobre como andar de forma pacífica. Desde que se tem compreensão, conhecimento e bom senso logo a sabedoria já é presente na vida da pessoa. Só podemos desafiar-nos a que os predicados que o apóstolo enviou para aqueles irmãos tem como tônica o amor. Desde as qualificações do amor como os frutos de uma vida cheia do Espírito Santo que inicia com o mesmo dom: AMOR! Se assim fizermos e nos afastarmos de tudo que não agrada ao Senhor teremos uma vida em que o brilho de Jesus vai refletir em nós. Todo relacionamento necessita de amor e compreensão para que agrade ao Senhor. Que possamos estar diante do Senhor com alegria e amor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 9 de novembro de 2025

CORAÇÃO ALEGRE!

Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, joias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus”. (I Pedro 3.3-4).

Aqui a recomendação do apóstolo Pedro é quanto a forma de uma mulher se arrumar. Ele diz que a beleza de cada pessoa deve vir do coração. Vale lembrar que o sábio disse: ‘O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate’. Portanto, conforme a Bíblia a alegria é um adorno melhor que qualquer pintura. Lembrando, ainda, que para Deus os valores vão muito além de mera aparência ou devoção espontânea. Para Deus os valores são como disse Pedro: “Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (I Pedro 3:4). Isto não quer dizer que não se pode ter suas opiniões abalizadas nas injustiças que estão diante de nossos olhos através da mídia e até de nossos próprios olhos. Pois, todo cuidado que devemos ter com o nosso corpo é demonstrado no texto da nossa reflexão. Que possamos buscar em Deus a força necessária para vencermos todas as ambições que nos cercam e crescermos de forma que nosso espírito seja fortalecido, e nosso semblante se alegre em Deus. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 8 de novembro de 2025

AMIZADE E BENEVOLÊNCIA!

Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa”. (I Pedro 3.1-2).

Pedro nesta porção da sua carta faz algumas recomendações sobre o relacionamento entre um casal. ‘O casamento está de forma progressiva fadado à morte’. É o que se anuncia de acordo com pesquisas em que há quase a mesma proporção de separações quanto de casamento. As pessoas não veem mais na instituição que Deus criou a solução para que o mundo seja organizado em seus princípios. Entretanto, a Palavra de Deus é firme na necessidade de se amar mutuamente. Os dois que se encontram diante de Deus e prometem se amar, podem desfrutar de maravilhas neste encontro superior o qual Deus abençoa. O outro caso é quanto ao marido que não é crente. A sugestão de Pedro é que a mulher ganhe o seu marido somente com o seu comportamento e muita oração. A oração é a coisa fundamental na vida do servo de Deus. Na verdade, o amor conjugal possui várias dimensões que interagem e se complementam. Uma dimensão muito importante do amor conjugal é a amizade entre os cônjuges. Outra dimensão do amor é a benevolência, ela consiste em amar o outro desinteressadamente, querer o seu bem e fazer o que estiver ao seu alcance para lhe proporcionar o melhor. O amor tenderá a se tornar cada vez mais puro, mais profundo se os casais unidos numa amizade sincera e firmados na benevolência procurarem louvar a Deus a cada momento de suas vidas. Que o Senhor seja louvado!

Léo Lima

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

TEU E MEU PASTOR!

Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês”. (I Pedro 2.25).

Estas palavras do apóstolo Pedro são suaves ao nos recordar que o nosso pastor está nos guiando. Algumas vezes Ele tem que ir atrás e então nos apascenta. O dicionário mostra o que significa o apascentar do pastor: ‘dar alimento espiritual, ensinar, doutrinar; guiar’. É bom lembrar do salmista quando diz que o Senhor é o meu pastor, meu, seu, dele e de todos os que O buscam.  A tarefa do pastor é procurar a ovelha, abrigá-la, alimentá-la e tosquiá-la’. (Herschel H. Hobbs). Esta tarefa Jesus exerceu e exerce. Para aqueles que são especialmente chamados para divulgar a boa notícia do Bom Pastor Ele se faz presente. Jesus, o Pastor que em todas as ocasiões busca levar as ovelhas no seu colo, bem junto a si. Jesus Cristo deseja ser o seu pastor. ‘O Senhor é o meu pastor; nada me faltará’. Entregue a sua vida a Ele e ela mudará. Ela será guiada através de águas tranquilas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

GRANDIOSO AMOR!

O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados”. (I Pedro 2.24).

O apóstolo Pedro tratando do exemplo que Cristo ofereceu, destaca, também, a obra redentora, que vai muito além de um mero exemplo. Pedro ressalta a influência que a cruz tem sobre a nossa santificação. Ao pararmos para, de alguma forma, recordarmos o evento da cruz, nosso interior chora. Quão grande Amor Jesus demonstrou ali no madeiro. Neste ato ainda podemos sentir a nossa cura espiritual. A ressurreição em que cremos nos proporciona um momento da glória de Deus, esta glória que ninguém jamais pode contemplar. Moisés quando esteve diante da glória de Deus voltou para o povo com o rosto brilhando, refulgente de luz. Temos a esperança de contemplar o nosso Senhor face a face e estarmos junto a Deus, o Pai, rendendo-Lhe louvores. A esperança é uma mola que conduz para um viver mais feliz! Busque-a em Jesus! É isso que nos impulsiona a continuar firmes na esperança que é mais uma certeza do céu. A nossa certeza deve ser de que fomos curados por intermédio de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

ESPERANÇA VIVA!

Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. Quando foi insultado, não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz. (I Pedro 2.22-23).

A esperança viva de que Pedro fala é a da vida eterna proporcionada por Cristo em sua morte e ressurreição. E é justamente ante o favor divino e sua misericórdia que podemos usufruir desta esperança cheia de alegria para nós. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz’. A esperança bíblica é, por conseguinte, inseparável da fé em Deus. Com Jesus Cristo, Deus, o Pai, provou o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Deus mostrava aí, claramente, que suas promessas eram realizadas. E esta esperança que por séculos estimulou o povo de Deus, teve o seu ponto elevado, o seu auge, a sua glória quando Deus, o Pai, ressuscitou Cristo dentre os mortos. Que possamos compartilhar sobre a nossa esperança no Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 4 de novembro de 2025

MUDANÇA DE VIDA!

Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso, pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos”. (I Pedro 2.20-21).

O apóstolo Pedro mostra aqui o que é servir a Jesus. os destaques são resultados dos ensinos de Jesus. Aqui vemos Cristo afirmando sobre quem não serve para ser seu aluno. Logo segue dizendo como deve ser a pessoa que vai seguir ao Mestre. ‘E Jesus disse aos discípulos: – Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe’. (Mateus 16.24). Desta forma foi o início do ministério de Jesus, ele mesmo chamou aqueles que ele queria como discípulo.  Morrer para servir ao Senhor lembra que deve ser a atitude de mudança de vida. O apóstolo Pedro falou que Jesus foi exemplo: ‘O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos’. Ao aceitarmos a salvação deve ocorrer a mudança de vida. Mudar para nos qualificar como discípulos de Jesus e servos para anunciar as boas novas de salvação. A paz que temos em Jesus supera qualquer mal que possamos ter. louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

GENEROSIDADE E MANSIDÃO!

Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso”. (I Pedro 2.19).

Aqui Pedro enfatiza sobre pessoas que suportam sofrimentos considerados injustos. Ele mostra que se esta for a vontade de Deus a pessoa será abençoada. Seria injusto se uma pessoa que não perdoa fosse perdoada. De igual maneira aquele que não ajuda ao carente tivesse suas necessidades supridas. O Senhor retribuirá a todos de acordo com que ela pratica. Como eu posso ser salvo se não exercito a compaixão? Não uso de misericórdia para com meu Próximo? É somente o amor de Deus em nós que fará a diferença. Para exercitarmos a mansidão e a generosidade, basta que busquemos em Jesus Cristo. Se em nossos passos estiverem as atitudes de Jesus seremos abençoados. Visto que Jesus disse: ‘Os mansos herdarão a terra’. Que possamos viver de tal maneira que a graça divina seja constante em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 2 de novembro de 2025

AMOR EM PRÁTICA!

Vocês, empregados, sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem, não somente os que são bons e compreensivos, mas também aqueles que os tratam mal”. (I Pedro 2.18).

É possível notar que o apóstolo Pedro estava preocupado com todas as pessoas, independente da formação ou status social. Alguns acontecimentos que causam confusões pessoais e espirituais estão relacionados com a falta de estrutura e de limites. Muitas pessoas não sabem dizer não a indivíduos controladores e, por isso, vivem sujeitas às expectativas que os outros têm em relação a elas. O segredo está no costume. Quando as pessoas amadurecem, a sua maneira de ser, acrescentam a capacidade de conferir e aceitar limites no relacionamento, e é então, uma pessoa amadurecida. ‘Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm’. (Efésios 5.16). De acordo com o apóstolo Paulo a iniciativa que a gente toma hoje pode afetar o resto da nossa vida e os nossos relacionamentos. Portanto, precisamos praticar o amor, pois só ele edifica relacionamentos. Que o amor do Senhor esteja presente em nós para termos uma vivência de paz e amor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 1 de novembro de 2025

AMANDO DE FORMA REAL!

Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé, temam a Deus e respeitem o Imperador”. (I Pedro 2.17).

Pedro alerta os cristãos sobre o respeitar uns aos outros. O respeito é uma atitude necessária para uma convivência harmoniosa com todos os que nos cercam. Grande é a confusão atualmente, pois o que predomina é uma inversão na ordem das coisas. Longe de ser Deus quem dirige e orienta os líderes é o inimigo que induz os valores. Jesus ensinou e viveu o amor fraternal. Muitos judeus aguardavam um messias que libertaria o povo do domínio político que os romanos infligiam a eles. E, Pedro seu seguidor próximo, está recordando o que Jesus ensinou que é a melhor forma de viver em harmonia é o amor, primeiro a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Pedro ao escrever lembrou como sermos políticos. ‘Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei’. Para reforçar como se deve agir na vida Pedro. Está neste texto alertando a todos que o respeito é outra manifestação do amor, portanto, para amarmos de forma que agrade ao Senhor o respeito deve ser uma prática real. Que possamos agir da forma que Jesus ensinou. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

VITÓRIA PELO AMOR!

“ A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as ...