Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2025

SÓ A GRAÇA!

A mesma coisa também acontece agora, isto é, por causa da graça de Deus, ainda existe um pequeno número daqueles que ele escolheu. Essa escolha se baseia na graça de Deus e não no que eles fizeram. Porque, se a escolha de Deus se baseasse no que as pessoas fazem, então a sua graça não seria a verdadeira graça”. (Romanos 11.5-6).

Neste texto é bom lembrar que Paulo escreveu esta carta há mais ou menos dois mil anos. E ele diz que naquele tempo ainda acontecia coisas como as descritas no texto anterior. Entretanto, é pela graça de Deus, que dentre o povo escolhido havia alguns dos escolhidos por Ele. A escolha divina não tem o mérito de obras feitas, mas unicamente está baseada na graça de Deus. Nós temos que lembrar também, que o que fazemos deve ser a expressão do amor de Deus em nós. ‘Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus’. (Efésios 2.8). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 29 de junho de 2025

AMOR PERDOADOR!

Vocês sabem muito bem o que as Escrituras Sagradas dizem naquele trecho em que Elias acusa o povo de Israel diante de Deus. Elias diz assim: ‘Senhor, eles mataram os teus profetas e destruíram os teus altares. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!’ O que foi que Deus disse a ele? Ele disse: ‘Eu guardei para mim sete mil homens que não adoraram o deus Baal’.” (Romanos 11.2b-4).

As recordações do apóstolo Paulo continuam segundo o Antigo Testamento. Ele se refere a uma conversa que o profeta Elias teve com Deus: ‘Senhor, eles mataram os teus profetas e destruíram os teus altares. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!’ A resposta do Senhor a Elias demonstra que Deus não condena a todos por causa daqueles que se afastaram do Senhor e praticaram coisas terríveis conforme o profeta falou. Ao contrário, Deus disse a Elias: ‘Reservei para mim sete mil varões, que não dobraram os joelhos diante de Baal’. O amor divino supera qualquer coisa que possamos imaginar. Que possamos ir e anunciar a salvação para que muitas vidas sejam salvas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 28 de junho de 2025

RECONCILIAÇÃO!

Então eu pergunto: será que Deus rejeitou o seu próprio povo? É claro que não! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão e membro da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que ele havia escolhido desde o princípio. (Romanos 11.1-2a).

Paulo um judeu praticante e estudioso, mostra sua vontade que seu povo, e ele fala isso dizendo ser israelita da tribo de Benjamim, e na indagação se porventura Deus rejeitou o próprio povo, no que ele mesmo responde: ‘É claro que não!’ Deus escolheu, desde o princípio, esse povo que tantas vezes O entristeceu. A paciência de Deus, tantas vezes, vai além da obstinada desobediência de Israel e não resulta na rejeição definitiva de Deus. Enquanto há vida existe a oportunidade de uma reconciliação co Deus. E o caminho é um só: Crer em Jesus Cristo como Filho Único de Deus que se sacrificou para a salvação de todo aquele que O busca e aceita a salvação por ele outorgada. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 27 de junho de 2025

BRAÇOS ESTENDIDOS!

Mas, a respeito de Israel, Deus disse: ‘O dia inteiro eu abri os braços, pronto para receber um povo desobediente e rebelde’.” (Romanos 10.21).

Através destas palavras ditas por Deus que Paulo cita é possível perceber o quanto Deus está aguardando as pessoas para que sejam perdoadas por Ele. Quem já ficou no vácuo ao estender os braços para um abraço e não ouve nenhuma reação por parte da outra pessoa. O Senhor disse: ‘O dia inteiro eu abri os braços, pronto para receber um povo desobediente e rebelde’. Se é um filho que se nega a abraçar-nos, logo em nossa mente achamos uma desculpa. O dia inteiro eu esperei para que meu povo viesse e se juntasse a mim em amor. E nada! A cada dia o Senhor aguarda que pessoas se voltem para receber o amor de Deus. Que possamos estar em posição de anunciar sobre este amor a cada instante. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 26 de junho de 2025

AOS CONFINS DA TERRA!

Eu pergunto ainda: será que o povo de Israel não soube disso? Moisés foi o primeiro a dar uma resposta. Ele disse: ‘Eu farei com que vocês fiquem com ciúmes de um povo que não é uma nação; farei com que fiquem com raiva de uma nação de gente sem juízo’. E Isaías foi mais corajoso ao anunciar o que Deus disse: ‘Eu fui achado por aqueles que não me procuravam e apareci aos que não perguntavam por mim’” (Romanos 10.19-20).

Aqui nesta porção da carta Paulo pergunta se o povo de Israel não soube dos acontecimentos e ele mostra que disse: ‘Eu farei com que vocês fiquem com ciúmes de um povo que não é uma nação; farei com que fiquem com raiva de uma nação de gente sem juízo’. Logo as palavras do profeta Isaías esclarecem que Deus disse: ‘Eu fui achado por aqueles que não me procuravam e apareci aos que não perguntavam por mim’. Uma das provas que este fato foi real é que a carta que Paulo estava escrevendo era a uma igreja bem distante de Israel. Era para os cristãos de Roma. Assim a preciosa mensagem chegou até nós para que pudéssemos engrandecer o Nome do Senhor e participar da divulgação desta mensagem vital ao ser humano. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 25 de junho de 2025

DIVULGUEMOS!

Mas eu pergunto: será que eles não ouviram a mensagem? É claro que ouviram! Como dizem as Escrituras: ‘A voz deles se espalhou pelo mundo inteiro; as suas palavras alcançaram a terra toda’.” (Romanos 10.18).

O apóstolo Paulo continua questionando os cristãos de Roma, visto que muitos não creram na mensagem anunciada, e pergunta: ‘será que eles não ouviram a mensagem?’ E a resposta ele mesmo dá embasada nas escrituras: ‘A voz deles se espalhou pelo mundo inteiro; as suas palavras alcançaram a terra toda’. Sim. Os discípulos anunciaram a redenção por Cristo Jesus; entretanto, muitos continuaram com seus ouvidos e mentes fechados para com a fé. A missão de cada um é anunciar as boas novas, mas o convencimento é o Espírito Santo quem faz. Divulguemos e oremos para que corações possam reconhecer a grandiosa manifestação do amor de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 24 de junho de 2025

QUEM CREU?

Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: ‘Senhor, quem creu na nossa mensagem?’ Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. (Romanos 10.16-17).

Paulo está relatando que nem todas as pessoas aceitam a boa notícia sobre a salvação através de Jesus Cristo. E assim recorda as palavras do profeta Isaías sobre a vinda do Messias: ‘Senhor, quem creu na nossa mensagem?’ Sim. A dificuldade está em que as preocupações da vida são mais voltadas para o dia a dia do que por como será o futuro após a morte. Desta forma, Paulo lembra, que a fé só pode chegar até uma pessoa por meio da mensagem ouvida ou lida, e a mensagem só será possível através da pregação ou do compartilhamento direto sobre o amor de Deus refletido na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Que possamos ser os instrumentos em quem Jesus confiou para proclamação desta mensagem única e verdadeira. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 23 de junho de 2025

COMO ANUNCIAR?

Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: ‘Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias’!” (Romanos 10.14-15).

Paulo aqui faz diversas indagações. Em cada uma delas está implícita vontade de Deus para nossa vida como pessoas salvas. Para que alguém saiba como fazer uma oração é necessário que ela creia no Senhor. Como irão crer se ainda não conhecem a mensagem por não ouvirem. Como irão ouvir se a boa notícia não for anunciada. Como a mensagem deverá ser anunciada quando não existem mensageiros indo para pregar. Paulo lembra ainda que a mensagem é perfeita e é muito bonito ver as pessoas anunciando as boas novas. Que possamos olhar ao nosso redor e fazermos a nossa parte. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 22 de junho de 2025

DEUS RESPONDE!

Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: ‘Quem crer nele não ficará desiludido.’ Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos’”. (Romanos 10.10-13).

Quem de nós ainda não passou por alguma decepção? Creio que de fato, a maioria das pessoas. Paulo começa mostrando o grande amor de Deus. Desde que cremos com o nosso coração em Jesus Cristo como nosso redentor o Pai nos aceita e a partir daí somos salvos. ‘Porque as Escrituras Sagradas dizem: ‘Quem crer nele não ficará desiludido.’ Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus’. Deus nunca nos decepciona. Nós que muitas vezes precisamos chegar diante do trono e pedirmos perdão por pecados que praticamos. Deus é o mesmo abençoador que a todos abençoa de forma generosa. Tudo o que pedimos Deus vai nos conceder, nem sempre conforme os nossos pensamentos, mas da melhor forma para nós. Que possamos estar atentos a tudo o que Deus deseja nos comunicar. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 21 de junho de 2025

JESUS É SENHOR!

“‘Nem pergunte: quem descerá ao mundo lá de baixo?’, isto é, para fazer com que Cristo suba do mundo dos mortos. O que Moisés diz é isto: ‘A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração’ – isto é, a mensagem de fé que anunciamos. Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo”. (Romanos 10.7-9).

O apóstolo Paulo continua a destacar algumas palavras de Moisés: ‘A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração’ ao que Paulo diz: ‘Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo’. Estas palavras finais de Paulo mostra a forma que é necessária para se ter a salvação. Se sua boca proclamar que Jesus é Senhor e no seu coração crer que verdadeiramente Deus ressuscitou Jesus, você terá a salvação. Que Deus esteja abençoando sua vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 20 de junho de 2025

PARA TODOS!

Pois o que Moisés escreveu a respeito de as pessoas serem aceitas por Deus pela obediência à lei foi isto: ‘Viverá aquele que fizer o que a lei manda.’ Porém, quanto a ser aceito por Deus por meio da fé, Moisés diz o seguinte: ‘Não fique pensando assim: quem vai subir até o céu?’, isto é, para trazer Cristo do céu”. (Romanos 10.5-6).

Paulo está, nesta porção da sua carta, dizendo de que forma Moisés se expressou sobre a aceitação de Deus das pessoas que obedecessem à lei. Moisés disse que aquele que cumprir a lei viverá. No entanto, ser aceito por Deus através da fé Ele disse o seguinte: ‘Não fique pensando assim: quem vai subir até o céu?’ Ao que Paulo diz: ‘isto é, para trazer Cristo do céu’. Já havia a expectativa da vinda do Messias. O apóstolo continua a lembrar que a salvação não é restrita, ela está disponível para todas as pessoas. Que possamos ajudar aqueles que estão próximos de nós a que mantenhamos o compromisso de cumprir o IDE de Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 19 de junho de 2025

SÓ JESUS SALVA!

Meus irmãos, desejo de todo o coração que o meu próprio povo seja salvo. E peço a Deus em favor deles porque eu sou testemunha de que eles são muito dedicados a Deus. Mas a dedicação deles não está baseada no verdadeiro conhecimento, pois eles não conhecem a maneira como Deus aceita as pessoas e assim têm procurado conseguir isso da sua própria maneira. Eles rejeitaram o modo de Deus aceitar as pessoas. Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos por Deus”. (Romanos 10.1-4).

Aqui o apóstolo Paulo demonstra seu desejo de ver o seu povo se convertendo ao Senhor! Muitos de nós ansiamos isso. Familiares nossos que se afastaram do Senhor e outras situações que vemos acontecendo. Paulo mostra que está intercedendo por eles. Este deve ser o caminho que devemos trilhar para que todos os que não conhecem o Senhor e a salvação que Ele oferece, sejam tocados pelo amor de Deus. ‘Eles rejeitaram o modo de Deus aceitar as pessoas. Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos por Deus’. Paulo torna a lembrar que a atitude para a salvação é crer em Jesus e reconhecer-se pecador e após o arrependimento abrir totalmente seu coração para que a Luz de Jesus entre. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 18 de junho de 2025

FIRMES NA PALAVRA!

Porém o povo de Israel, que procurava uma lei para ser aceito por Deus, não encontrou o que estava procurando. E por que não? Porque eles procuravam alcançar isso por meio das suas ações e não por meio da fé. Eles tropeçaram na ‘pedra de tropeço’, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Vejam! Estou colocando em Sião uma pedra em que eles vão tropeçar, a rocha que vai fazê-los cair. Mas quem crer nela não ficará desiludido.’” (Romanos 9.31-33).

Aqui o destaque do apóstolo Paulo está em que os judeus procuravam ser aceitos por Deus por meio das suas ações, portanto, não encontraram o que procuravam. Usar a lei e fazer as coisas de acordo com sua percepção de como deveriam agir baseados puramente nas suas interpretações. Devemos ainda hoje termos cuidado com as nossas interpretações com referência a textos da Bíblia. Paulo reporta, também, a um texto da Palavra de Deus. Se refere a uma pedra que seria colocada na qual eles iriam tropeçar, e muitos tropeçaram. Jesus Cristo a Pedra de esquina. Paulo fez esta menção aos cristãos de Éfeso. Que possamos ter firmeza e percepção quando formos agir. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 17 de junho de 2025

SOMENTE PELA FÉ!

Como o próprio Isaías tinha dito antes: ‘Se o Senhor Todo-Poderoso não nos tivesse deixado alguns descendentes, seríamos agora como a cidade de Sodoma, estaríamos destruídos como Gomorra’. O que vamos dizer, então? Vamos dizer isto: os não-judeus, que não procuravam ser aceitos por Deus, foram aceitos por meio da fé”. (Romanos 9.29-30).

Paulo continua a lembrar o que o profeta Isaías narrou: ‘Se o Senhor Todo-Poderoso não nos tivesse deixado alguns descendentes, seríamos agora como a cidade de Sodoma, estaríamos destruídos como Gomorra’. Paulo reconhece que as misericórdias de Deus foram a causa de Israel ter descendentes. Poderiam ter sido extintos, mas o Senhor foi misericordioso com o seu povo amado. E o apóstolo acrescenta: ‘os não-judeus, que não procuravam ser aceitos por Deus, foram aceitos por meio da fé’. As pessoas que viviam sem conhecer o Deus Todo Poderoso, passam a conhece-lo creem e aceitam a salvação e são aceitos através da fé em Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 16 de junho de 2025

SÓ JESUS CRISTO SALVA!

E Isaías disse a respeito de Israel: ‘Mesmo que o povo de Israel seja tão numeroso como os grãos de areia da praia do mar, somente alguns deles serão salvos. Pois o Senhor julgará logo e de uma vez o mundo inteiro’”. (Romanos 9.27-28).

Neste momento em que Paulo continua sua carta aos cristãos de Roma, procura mostrar que não é por alguém pertencer a este ou àquele povo que vai se salvar: ‘E Isaías disse a respeito de Israel: ‘Mesmo que o povo de Israel seja tão numeroso como os grãos de areia da praia do mar, somente alguns deles serão salvos’. Não importa a que nação alguém pertença, para uma pessoa obter a salvação só existe uma forma, crer no Senhor Jesus Cristo, em conjunto ao arrependimento pelos pecados e a confissão ao Senhor. Deus vai julgar o mundo todo e todos os que aceitaram a salvação por intermédio de Jesus Cristo, serão salvos e terão segurança de ter a vida eterna. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 15 de junho de 2025

SÓ POR AMOR!

Pois nós somos aqueles que Deus chamou, não somente os que são judeus, mas também os não-judeus. Isso é o que ele diz no Livro de Oséias: ‘Aqueles que não eram meu povo eu chamarei de ‘meu Povo’. A nação que eu não amava chamarei de ‘minha Amada’. E no mesmo lugar onde foi dito: ‘Vocês não são o meu povo’, ali eles serão chamados de ‘os filhos do Deus vivo’”. (Romanos 9.24-26).

Eis que Paulo, nesta porção da Palavra, mostra que a salvação não era somente para os judeus, mas a todo aquele que crer em Jesus Cristo como salvador e Senhor! Paulo menciona um trecho da profecia de Oséias: ‘Aqueles que não eram meu povo eu chamarei de ‘meu Povo’. A nação que eu não amava chamarei de ‘minha Amada’. E no mesmo lugar onde foi dito: ‘Vocês não são o meu povo’, ali eles serão chamados de ‘os filhos do Deus vivo’. Desta forma podemos ter a certeza de que fomos escolhidos para um desafio maior que nós possamos avaliar. Como é grande a responsabilidade que temos por sermos salvos somente por amor. Fazer parte do povo de Deus é o que nos lembra da nossa missão: Anunciar a todos a boa notícia de salvação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 14 de junho de 2025

DIANTE DA GLÓRIA DE DEUS!

E foi isso o que Deus fez. Ele quis mostrar a sua ira e tornar bem conhecido o seu poder. Assim suportou com muita paciência os que mereciam o castigo e que iam ser destruídos. Ele quis também mostrar como é grande a sua glória, que ele derramou sobre nós, que somos aqueles de quem ele teve pena e a quem ele já havia preparado para receberem a sua glória”. (Romanos 9.22-23).

Aqui Paulo mostra que Deus sempre cumpre sua vontade de mostrar sua ira e fazer com que o seu poder seja conhecido. Deus sempre teve paciência com os que irão ser destruídos por merecimento. Ainda o Senhor quis mostrar como a sua glória é grande e ele estendeu sobre aqueles que ele teve pena e a quem ele já havia organizado para que recebessem a sua glória. Assim por compaixão e misericórdia o Senhor demonstra aos salvos o seu amor. Que possamos estar diante do trono glorificando o Nome Santo do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 13 de junho de 2025

USO ESPECIAL!

Algum de vocês vai me dizer: ‘Se é assim, como é que Deus pode encontrar culpa nas pessoas? Quem pode ir contra a vontade de Deus’? Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: ‘Por que você me fez assim?’ Pois o homem que faz o pote tem o direito de usar o barro como quer. Do mesmo barro ele pode fazer dois potes: um pote para uso especial e outro para uso comum”. (Romanos 9.19-21).

Você já se viu em uma situação que chegou a questionar Deus por algum acontecimento? Paulo inicia esta porção do texto dizendo que talvez os cristãos de Roma pudessem estar fazendo perguntas que seriam direcionadas para Deus. Ao que ele diz: ‘Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: Por que você me fez assim?’ Será que fazer perguntas de forma a sugerir alguma coisa a Deus e ele continua a dizer: ‘Pois o homem que faz o pote tem o direito de usar o barro como quer. Do mesmo barro ele pode fazer dois potes: um pote para uso especial e outro para uso comum’. Paulo está lembrando que Deus faz as coisas da maneira que Ele deseja. O exemplo é que do mesmo barro Ele, o oleiro, pode fazer dois jarros um para uso especial e o outro para uso trivial. Devemos nos lembrar que Deus nos ama e deseja que possamos fazer a Sua vontade. Que possamos saber a forma de exercermos nosso ministério. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 12 de junho de 2025

MISERICÓRDIA SEMPRE!

Porque, como está escrito nas Escrituras Sagradas, Deus disse a Faraó: ‘Foi para isto mesmo que eu pus você como rei, para mostrar o meu poder e fazer com que o meu nome seja conhecido no mundo inteiro’. Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer e endurece o coração de quem ele quer”. (Romanos 9.17-18).

Como é bom olharmos e refletirmos nas palavras que estão impressas na Bíblia. Aqui Paulo mostra que Deus é quem coloca os reis em cada lugar e época e com isso mostra que seu poder é infinito. Ele é misericordioso e sua misericórdia está disponível a todos os que O busquem em Espírito e em Verdade. Ele é soberano. Paulo faz a afirmação final desta porção do texto: ‘Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer e endurece o coração de quem ele quer’. Que possamos fazer com que o Nome do Senhor seja conhecido por todos. Façamos a nossa parte nesta tarefa tão especial. Anunciar as Boas Novas de Salvação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 11 de junho de 2025

JUSTIÇA REAL!

Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Eu escolhi Jacó, mas rejeitei Esaú’. O que vamos dizer, então? Que Deus é injusto? De modo nenhum! Pois ele disse a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem eu quiser; terei pena de quem eu desejar’. Portanto, tudo isso depende não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus”. (Romanos 9.13-16).

Eis que neste texto o apóstolo Paulo apresenta exemplos de como Deus é justo, apesar de que em algumas situações podemos ficar sem entender muito bem. Deus que é conhecedor de cada pessoa, desde o que ela pensa até como ela pode reagir. Diante de Deus vemos que Ele, realmente, faz algumas escolhas que não entendemos. E por qual razão isto acontece? É que o Senhor nos viu antes mesmo de nascermos, de acordo com o salmista Davi: ‘Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia’ (Salmo 139.16). O Senhor nos conhece mais que nós mesmos. Então, podemos afirmar como Paulo que Ele é soberano e misericordioso com todos que O buscam. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 10 de junho de 2025

ESCOLHA DIVINA!

E mais ainda: os dois filhos de Rebeca tinham o mesmo pai, o nosso antepassado Isaque. Mas, para que a escolha de um deles fosse completamente de acordo com o plano de Deus, o próprio Deus disse a Rebeca: ‘O mais velho será dominado pelo mais moço’. Disse isso antes de eles nascerem e antes de fazerem qualquer coisa, boa ou má. Assim ficou confirmado que é de acordo com o seu plano que Deus escolhe aqueles que ele quer chamar, sem levar em conta o que eles tenham feito”. (Romanos 9.10-12).

Eis que Paulo lembra, desta feita, sobre a escolha do Senhor sobre os filhos de Isaque e Rebeca. O Senhor disse a Rebeca, conforme Paulo afirma: ‘O mais velho será dominado pelo mais moço’, e isso foi antes do nascimento dos irmãos gêmeos. O que nos anima é quando podemos entender que as escolhas do Senhor são feitas conforme o seu plano, Ele chama quem Ele quer sem considerar o que a pessoa tenha feito. Jesus disse em suas últimas palavras: ‘– Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.’ (Mateus 28.18-20). Fomos escolhidos e a nossa missão é de anunciarmos a mensagem da cruz. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 9 de junho de 2025

ESCOLHIDOS PARA A SALVAÇÃO!

 

Isso quer dizer que os que são considerados como os verdadeiros descendentes de Abraão são aqueles que nasceram como resultado da promessa de Deus, e não os que nasceram de modo natural. Pois, quando fez a promessa, Deus disse a Abraão o seguinte: ‘No tempo certo eu voltarei, e Sara, sua mulher, terá um filho’”. (Romanos 9.8-9).

Paulo aqui nos mostra que a salvação é oferecida a todos, sem importar com o ser filhos da promessa ou não. O que importa é que Ele oferece a todos alguns escolhe para serem servos como missionários; entretanto, a salvação está à disposição de todos, inclusive aos que não fazem parte dos descendentes de Abraão. Deus deu para a humanidade o direito à escolha, assim quem reconhece Jesus Cristo como Filho Único de Deus e que morreu e ressuscitou pata dar a salvação a todo aquele que crer. Somos, nós que não temos a descendência direta de Abraão a que sejamos filhos de Deus por intermédio de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 8 de junho de 2025

GRAÇA QUE SALVA!

Eu não estou dizendo que a promessa de Deus tenha falhado. De fato, nem todos os israelitas fazem parte do povo de Deus. Nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Deus. Pois Deus disse a Abraão: ‘Por meio de Isaque é que você terá os descendentes que eu lhe prometi’”. (Romanos 9.6-7).

Nesta porção de sua carta Paulo fala aos cristãos de Roma que de fato, ‘nem todos os israelitas fazem parte do povo de Deus’. Depois da morte e ressurreição de Jesus a graça passou a ser para todo aquele que deseja ter a salvação. Somente por Jesus Cristo é que há salvação. O amor de Deus continua por todas as pessoas, entretanto, somente as pessoas que creem em Cristo é que são filhos de Deus por adoção. Conforme Deus disse a Abraão, ‘Por meio de Isaque é que você terá os descendentes que eu lhe prometi’. Jesus que é um descendente da tribo de Judá, portanto, um judeu, é quem trouxe através da sua morte e ressurreição a vida eterna. Somos salvos mediante o amor remidor e a graça salvadora. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 7 de junho de 2025

QUE ELE SEJA LOUVADO!

Eles são o povo escolhido por Deus; ele os tornou seus filhos e repartiu a sua glória com eles. Deus fez suas alianças com eles e lhes deu a lei, a verdadeira maneira de adorar e as promessas. Eles são descendentes dos patriarcas; e, como ser humano, Cristo pertence à raça deles. Que Cristo, que é o Deus que governa todos, seja louvado para sempre! Amém”! (Romanos 9.4-5).

Neste ponto da sua carta Paulo faz menção novamente sobre o povo judeu e sua relação com o Senhor. Lembra que o povo foi escolhido por Deus que os tornou seus filhos. As alianças feitas por Deus com eles através da lei que lhes deu. Eles são descendentes dos patriarcas; e, Jesus como ser humano pertenceu à raça deles. Logo a expressão de louvor e adoração feita por Paulo nos mostra sua alegria em servir ao Senhor: ‘Que Cristo, que é o Deus que governa todos, seja louvado para sempre! Amém’”! Louvado seja o Senhor por seu precioso Nome e, por todas as maravilhas com que nos agracia.

Léo Lima

sexta-feira, 6 de junho de 2025

SOU DE CRISTO!

O que eu digo é verdade. Sou de Cristo e não minto; pois a minha consciência, que é controlada pelo Espírito Santo, também me afirma que não estou mentindo. Sinto uma grande tristeza e uma dor sem fim no coração por causa do meu povo, que é minha raça e meu sangue. Para o bem desse povo, eu mesmo poderia desejar receber a maldição de Deus e ficar separado de Cristo”. (Romanos 9.1-3).

Será que podemos afirmar como Paulo está fazendo neste texto? ‘Sou de Cristo e não minto; pois a minha consciência, que é controlada pelo Espírito Santo, também me afirma que não estou mentindo’. Sou de Cristo! Eu já posso fazer esta afirmação? Para sermos dele é preciso que sejamos como Ele. Para sermos como Ele precisamos permitir que o Espírito Santo de Deus esteja nos moldando a cada instante. Ele se entristece quando se lembra do seu povo que rejeitou Jesus. Nós já nos entristecemos por nossa família que pode ter algumas pessoas distantes Deus? O ministério da intercessão é o que podemos exercer em determinadas situações. Coloquemos nosso coração em oração intercedendo por todas as pessoas dentre os nossos familiares que estão distantes do Senhor! Nada pode nos separar do amor de Deus. Façamos a nossa tarefa. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 5 de junho de 2025

NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS!

Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”. (Romanos 8.37-39).

Paulo nos mostra que as pessoas que creram em Jesus como salvador e confessaram a Ele os seus pecados tem a vitória completa. Ainda menciona que nada pode separar estas pessoas do amor de Deus e como exemplo ele disse que: ‘nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor’. Essa declaração nos impulsiona a sermos felizes enquanto vivermos neste mundo. Nada. Nada mesmo pode separar do amor de Deus todos os que estão firmados no Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 4 de junho de 2025

NADA PODE NOS SEPARAR!

Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro’”. (Romanos 8.35-36).

Agora Paulo faz uma lista de tudo que possa nos separar de Deus: ‘Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte?’ Veja só, todas estas coisas podem nos afligir um dia, mas temos o nosso defensor que intercede por nós e nada do que venha a nos machucar não será motivo para nos separar do amor de Cristo Jesus. Temos conhecimento que os primeiros seguidores de Jesus sofreram muitas investidas, mas eles permaneceram firmes no amor do Senhor. Portanto, nada pode nos separar do Senhor se nos mantivermos em comunhão direta com Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 3 de junho de 2025

MISSÃO PRECIOSA!

Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós”. (Romanos 8.33-34).

Uma das piores coisas é sermos acusados de alguma coisa. Paulo desta feita está indagando se há alguém que pode acusar as pessoas que Deus escolheu. Ele afirma isso dizendo: ‘Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados’. Não que os escolhidos não foram pecadores selecionados, ‘Pois, foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus’. Depois de tudo que Jesus fez na cruz e na ressurreição Ele continua a pedir a Deus em nosso favor. A partir do momento que cremos em Jesus como nosso salvador, somos uma nova criatura. Vale lembrar das últimas palavras de Jesus antes de voltar ao céu. Anunciem as boas novas de salvação a todas as pessoas. Esta é a nossa missão. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 2 de junho de 2025

COMPARTILHANDO O AMOR!

Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas”? (Romanos 8.31-32).

Eis Paulo falando sobre que temos tudo para ermos vencedores. A afirmação é que Deus está do nosso lado, portanto, quem poderá nos vencer? Já somos vencedores! Vale reler estas palavras: ‘Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?’ a nossa responsabilidade se torna mais branda, visto que Deus nos deu a salvação por meio do seu Filho. Podemos confiar que o Senhor suprirá todas as coisas que possamos precisar. O Amor com que fomos resgatados, é o que temos de melhor e temos o dever de compartilhar. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 1 de junho de 2025

RESPONSABILIDADE!

Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles”. (Romanos 8.29-30).

De acordo com o apóstolo Paulo, Deus separou algumas pessoas para servirem no reino. Um dos objetivos é que estas pessoas se tornassem parecidas com Jesus. ‘Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Assim Deus chamou os que havia separado’. O desejo é que nos tornemos semelhantes a Jesus Cristo com a finalidade que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Deus chamou estas pessoas e as aceitou; e muito mais, também repartiu a sua glória com os separados. Se somos salvos e temos um ministério, logo sentimos quão grande é a nossa responsabilidade compartilhar o amor de Deus por todos. Então concluímos que o amor de Deus é nosso por meio de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

PAZ COM TODOS!

“ Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então fa...