Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

RECOMPENSA!

Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal. Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau”. (Romanos 2.7-8).

O primeiro salmo diz: ‘Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores’. É feliz toda pessoa que busca viver de acordo com a vontade de Deus. Não aceitar o conselho dos ímpios, não parar junto aos pecadores e nem se assentar na roda dos que zombam do Senhor; estas serão as pessoas felizes e que vão desfrutar a vida eterna, serão honradas, pois receberão de Deus a recompensa por fazerem aquilo que agrada ao Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

GLORIFICANDO A DEUS!

Mas o seu coração é duro e teimoso. Por isso você está aumentando ainda mais o castigo que vai sofrer no dia em que forem revelados a ira e os julgamentos justos de Deus, pois ele recompensará cada um de acordo com o que fez”. (Romanos 2.5-6).

Temos, naturalmente, um coração duro e teimoso, conforme diz o texto. Como estamos fazendo a nossa parte no reino de Deus? Será que vamos ver quando do julgamento justo de Deus que acrescentamos coisas desagradáveis a Deus? Ou teremos uma recompensa mediante aquilo que realizamos no reino. Uma das formas de agradarmos  Deus é realizarmos todas as coisas com amor. As últimas palavras de Jesus foram: ‘Portanto Ide anunciai o evangelho a toda a criatura’. Como estamos obedecendo esta orientação final do Senhor? Que possamos honrar e glorificar nosso Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

MUDANÇA DE VIDA!

Mas você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, será que você pensa que escapará do julgamento de Deus? Ou será que você despreza a grande bondade, a tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida”. (Romanos 2.3-4).

Não sei sobre você que lê, mas eu gosto de olhar dentro de mim e analisar algumas atitudes não tão bonitas. Muitas vezes avaliamos outras pessoas e nós esquecemos de nos olhar. Qualquer julgamento que fizermos, e fazemos, pode pensar na pergunta do apóstolo Paulo: ‘será que você pensa que escapará do julgamento de Deus?’ Então, podemos achar que estamos fazendo as coisas ao contrário daquilo que agrada a Deus. A vontade divina, conforme Paulo, é que tenhamos uma mudança de vida gradual, até que cheguemos a ser o reflexo de Jesus Cristo. Que possamos deixar a luz de Jesus brilhar em nós, sem julgamentos ou mesmo sem pensamentos errados sobre o nosso próximo. Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores!

Léo Lima

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

SEM JULGAMENTOS!

Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo. Nós sabemos que Deus é justo quando condena os que fazem essas coisas”. (Romanos 2.1-2).

Aqui o apóstolo Paulo inicia a dizer que aqueles que se dizem cristãos e por isso, acham que podem julgar os outros. Ele menciona que não existe desculpa para quem julga as atitudes dos outros. Ele nos diz, ainda que quando a pessoa julga as outras, mas pratica as mesmas coisas que elas fazem, está se condenando também. Lembra, ainda, da justiça de Deus que só Ele é justo para julgar e condenar. Chegará o dia em que o justo julgamento será realizado pelo Senhor. Que possamos nos cuidar para que não nos encontremos praticando mais um ato que o Senhor não aceita. Que tenhamos a sabedoria de olharmos aos que praticam coisas que não agradam a Deus com olhar de misericórdia. Que possamos viver de tal forma que não nos encontremos praticando o que não agrada a Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

FIRMADOS NO SENHOR!

Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem”. (Romanos 1.32).

Esta porção da carta que Paulo escreveu aos cristãos de Roma mostra que, aqueles que estavam fazendo toda a sorte de maldades, tem conhecimento de que o mandamento de Deus diz que todos os que fazem estas atrocidades merecem a morte. Entretanto, mesmo assim, eles se sentiam livres para praticar o mal. Porém, não satisfeitos em fazerem todas as coisas que Deus abomina, eles ainda concordam com as pessoas que fazem tudo o que eles fazem. Nós, ao nos depararmos com os acontecimentos, precisamos atentar para estas palavras de Paulo aos crentes de Corinto.  As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela’ (I Coríntios 10.13). Que possamos estar firmes de que o nosso Deus vai nos mostrar como vencer as ciladas que são armadas para nós. Louvemos e adoremos ao Senhor!

Léo Lima

domingo, 23 de fevereiro de 2025

LOUVEMOS A DEUS!

Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros”. (Romanos 1.29-31).

É possível ver alguma coisa que temos conhecimento bem de perto? Paulo diz que as pessoas estão cometendo todo tipo de perversidade como: ‘maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam e falam mal uns dos outros’. Toda sorte de iniquidade está sendo cometida naqueles dias. E hoje, existe muita diferença? O que estamos vendo, através da televisão e internet? Não são estas coisas mostradas em nossos dias? ‘Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros’. Quando constatamos que estamos vivendo estes mesmos acontecimentos, ficamos chocados. Então vem diante de nós a nossa responsabilidade de fazermos a nossa parte. Louvemos a Deus com o cumprimento da nossa missão. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 22 de fevereiro de 2025

PENSAMENTOS SOMBRIOS!

E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem”. (Romanos 1.28).

O retrato que o apóstolo Paulo descreve dos acontecimentos, chega a ser aterrador. As pessoas sem o mínimo interesse de conhecer um pouco da verdade sobre Deus. Mais uma vez ele destaca que Deus ficou distante e deixou estas pessoas com seus próprios pensamentos maus. Assim, as pessoas fazem tudo que desejam e que esteja ao seu próprio deleite. Isso nos assusta? Como agir diante de situações semelhantes? A nossa missão é de proclamar as boas notícias de salvação. Todavia, quando uma pessoa se recusa sequer a ouvir. Então, como deve ser a nossa atitude? Que o Senhor nos ajude a fazermos a nossa parte. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

COMO SERÁ?

Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros”. (Romanos 1.26-27).

Nesta porção da Palavra Paulo mostra que o Senhor pode entregar as pessoas as suas paixões vergonhosas. A depravação era tamanha que não havia como agir de outra forma. Muitas vezes, nós aconselhamos as pessoas sobre suas escolhas, e às vezes ficamos chateados com o resultado que significa nenhuma vontade de mudar suas atitudes, muito menos se arrepender dos seus atos diante de Deus. O mundo está caminhando para uma situação como Paulo menciona. E nós, como nos posicionamos diante de tantas práticas injustificáveis que presenciamos? Nossa responsabilidade continua a mesma. Mas vale lembrar que não podemos interferir nas escolhas de cada pessoa. Vamos interceder por este mundo corrompido? Que o Senhor nos ajude a nos mantermos firmes até a sua volta. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

NOSSO TESTEMUNHO!

Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros. Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém!” (Romanos 1.24-25).

Paulo está mostrando que é justamente por causa das escolhas destas pessoas, que Deus as entregou aos desejos dos seus corações. Se quiserem fazer coisas sujas, ter relações vergonhosas, que o façam. ‘Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre’. Diante de tudo que está narrado no texto é que Deus entregou estas pessoas aos seus próprios desejos. Que possamos em todas as situações estarmos buscando em Deus a sabedoria para que possamos dar o devido testemunho do nosso amor a Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

INTERCEDENDO!

Eles dizem que são sábios, mas são tolos. Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão”. (Romanos 1.22-23).

Quando encontramos pessoas que agem da forma que o texto define, muitas vezes sentimos algo que chega a nos provocar a indignação. Ficamos até inflamados por não termos um poder de convencimento para usarmos como argumento. Sabemos que quem convence do pecado é o Espírito Santo, e nós nos sentimos tantas vezes frustrados por não vermos mudança nestas pessoas. Paulo chamou estas pessoas de tolas. Trocam a adoração a Deus, imortal, para adorarem ídolos das mais diversas formas. A que ponto os seres humanos podem chegar! Muitas vezes ficamos parados por não podermos fazer nada. Então lembramos que podemos interceder por estas pessoas. Que o Senhor nos ajude a orar por aqueles que estão distantes de Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

COMPARTILHANDO A FÉ!

Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão”. (Romanos 1.20-21).

Podemos ver claramente que as qualidades invisíveis de Deus ao criar o mundo. Nisto está implícito, nas suas qualidades, o seu eterno poder e a sua natureza divina. Neste texto Paulo disse que: ‘Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos’. Saber quem é Deus é fácil, mas ter a reverência diante dele e dar a glória que somente Ele merece, isso não acontece, muito menos serem gratos a tudo que recebem do Criador. As pessoas, ao contrário de reconhecer o Deus que salva, deixam que os seus pensamentos sejam como de tolos, a mente perdida e vazia na escuridão. Como estamos nos comportando ao nos defrontarmos com pessoas que vivem desta forma? Que possamos, de forma sincera, compartilhar nossa fé. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

HONRANDO A DEUS!

Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso”. (Romanos 1.18-19).

O Senhor Deus é Santo. E a sua santidade não lhe permite ficar inativo diante de tanta maldade e injustiça: ‘Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus’. Estas palavras mostram que o Senhor fica irado diante dos acontecimentos das pessoas que não mudam suas atitudes e Ele as castiga por não suportar as más ações e todas as maldades cometidas por elas. Deus lhes mostrou que elas procuram impedir que outras pessoas conheçam a Deus. E nós, como estamos agindo diante das injustiças que são praticadas e que temos conhecimento? Que possamos honrar a Deus a cada instante das nossas vidas e que cumpramos nossa missão de fazer conhecido o Nome do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 16 de fevereiro de 2025

ACEITO POR DEUS!

Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não-judeus. Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus’”. (Romanos 1.16-17).

Esta é uma porção da carta de Paulo que move o nosso coração. ‘Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não-judeus’. Vale a pena lermos várias vezes este texto. Ele nos inspira a que saiamos e divulguemos a mensagem do evangelho. Visto que o evangelho é a forma que demonstra como é que Deus nos aceita. E ele mesmo diz: ‘é por meio da fé, do começo ao fim’. A Palavra de Deus está mostrando que: ‘Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus’. Então, o que temos que fazer? Cremos que é crer no Senhor Jesus e logo seremos aceitos por Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 15 de fevereiro de 2025

COMPARTILHANDO A FÉ!

Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios. Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma”. (Romanos 1.13-15).

Paulo se sentia impedido de visitar os irmãos em Roma. Ele mostra que gostaria de estar com eles e conhecer bem de perto suas ações e pensamentos, assim como ajudá-los naquilo que fosse necessário para o fortalecimento da fé deles. Não somente deles, mas daqueles que ainda não conheciam a mensagem de salvação. Queria, também, compartilhar junto aos gentios. Ele se sentia devedor, conforme as suas palavras: ‘Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma’. A sede de transmitir as boas novas de salvação estava frequente em seu coração. E nós, como estamos sentindo quanto a nossa responsabilidade de compartilhar a mensagem de salvação? Que possamos nos entregar de corpo e alma na nossa missão. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

FORTALECENDO A FÉ!

Ele sabe que eu sempre lembro de vocês e oro por vocês. E peço a Deus que, se for da sua vontade, ele faça com que agora eu possa ir visitá-los. Pois eu quero muito vê-los, a fim de repartir bênçãos espirituais com vocês para fortalecê-los, quer dizer, para que nos animemos uns aos outros por meio da fé que vocês e eu temos”. (Romanos 1.9b-12).

Esta porção da carta de Paulo nos lembra sobre os benefícios de estar juntos e compartilhar as mesmas coisas. Paulo diz que está sempre orando pelo cristãos de Roma e que Deus sabe que sempre tem estes irmãos na memória. Ele, em oração, pede a Deus que deseja visitar aquela igreja com a finalidade de compartilhar as bênçãos espirituais, no intuito de fortalecer a fé de todos e especialmente, para que todos se animem mutuamente. Lembra-lhes que todos tem a mesma fé no Senhor. Assim estes irmãos ao receber esta carta devem se sentir abençoados e felizes. O ministério do apóstolo Paulo foi abençoado com muitas bênçãos e desafios, e ele sempre tinha em seu coração o compromisso de levar a boa notícia de salvação até onde Deus permitisse. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

A BOA NOTÍCIA!

Em primeiro lugar, por meio de Jesus Cristo dou graças ao meu Deus por todos vocês, pois no mundo inteiro se ouve falar a respeito da fé que vocês têm. Eu sirvo a Deus com todo o meu coração, anunciando a boa notícia a respeito do seu Filho; Deus é testemunha de que digo a verdade”. (Romanos 1.8-9a).

Paulo inicia sua carta agradecendo a Deus pela vida dos crentes de Roma. Menciona que ele ouviu falar sobre a fé dos irmãos daquela igreja. Logo fala sobre o seu amor em servir a Deus com coração fervoroso. Lembra ainda, que ele está a cada momento anunciando as boas novas de salvação a respeito do Filho único de Deus, Jesus Cristo. Busca enfatizar que diz a verdade e que tem Deus como testemunha. E nós, como estamos fazendo para cumprir a nossa missão de anunciar a boa notícia sobre a salvação mediante a fé em Jesus Cristo? Estamos mesmo a serviço do Rei? Que possamos nos firmar cada vez mais na nossa responsabilidade de divulgar esta tão especial notícia! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

GRAÇA E PAZ DO SENHOR!

Por meio de Cristo, Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele. Entre essas pessoas estão vocês que moram em Roma, a quem Deus tem chamado para pertencerem a Jesus Cristo. Por isso eu escrevo a todos vocês que estão em Roma, todos vocês a quem Deus ama e a quem tem chamado para serem o seu próprio povo. Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!” (Romanos 1.5-7).

O apóstolo Paulo continua sua apresentação. Diz que se sente honrado em ter sido escolhido para servir ao Senhor Jesus, com objetivo de compartilhar sobre o amor redentor de Cristo. Ele que sempre viajava para anunciar as boas novas, também, estava preocupado com os moradores de Roma. Para mostrar que o amor divino alcança a todos os povos ele acrescenta: ‘todos vocês a quem Deus ama e a quem tem chamado para serem o seu próprio povo’. Ele coloca seu coração nestas palavras introdutórias e com elas já está anunciando a salvação através de Jesus. finaliza esta porção com um desejo: ‘Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!’ Que estas palavras atinjam o coração de você que está lendo este texto. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

COMPARTILHANDO!

Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus, escrevo esta carta. Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus. Há muito tempo essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio dos seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas. Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus”. (Romanos 1.1-4).

Tal como Paulo escreveu esta carta aos cristãos de Roma, eu tenho procurado escrever um pouco daquilo que apreendo da Palavra de Deus. Como é gratificante e sério podermos compartilhar com todos aqueles que desejam conhecer mais da vida com Deus.

O apóstolo Paulo lembrou aos crentes que as boas novas que ele ensinava eram aquelas que foram prometidas por Deus, através dos profetas, que estão nas Escrituras sagradas. As profecias referentes a Jesus Cristo, Filho de Deus, estão à nossa disposição para que conheçamos o amor divino demonstrado na cruz, seguido de sua ressurreição. Faremos algumas reflexões baseadas nesta carta de Paulo que foi endereçada aos cristãos de Roma. Que Deus a todos abençoe!

Léo Lima

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

CHORO NUNCA MAIS!

“Os meus olhos estão gastos de tanto chorar; estou muito aflito. A tristeza acabou comigo por causa da destruição do meu povo, e porque vejo crianças e bebês morrendo de fome nas ruas da cidade”. (Lamentações 2.11).

O profeta Jeremias em seu livro das Lamentações canta em versos sua tristeza por saber que seu povo sofreria com a destruição e a fome. Ele ainda escreveu: ‘Dos meus olhos correm rios de lágrimas por causa da destruição do meu povo. Sem parar, os meus olhos vão derramar lágrimas até que o Senhor olhe lá do céu e nos veja’. (Lamentações 3.48-50).

Entretanto, enquanto estamos tristes, podemos chorar na presença de Deus, sabendo que ele nos entende e está do nosso lado e Ele se alegra com os que choram pelas injustiças e pelos pecadores. ‘Vá por toda a cidade de Jerusalém e faça um sinal na testa de todas as pessoas que sofrem e se aborrecem por causa de todas as coisas vergonhosas que estão sendo feitas na cidade’ (Ezequiel 9.4).

A promessa divina é que no Céu não haverá mais choro. Deus confortará quem chora. O choro não persistirá para sempre. A alegria voltará. A Palavra diz: ‘Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram’. (Apocalipse 21.4). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 9 de fevereiro de 2025

COLOCAREI MINHA CONFIANÇA EM DEUS!

Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmo 43.5).

São duas interrogações que aguardam uma resposta. O salmista quer saber sobre a tristeza e a aflição que lhe aflige a alma. A tristeza tantas vezes penetra nosso coração e se mostra imperiosa. Ela vem quase sempre acompanhada da aflição e da angústia.

O próprio escritor mostra a resposta para solucionar este estado da sua alma quando diz que ele tem esperança e que ela será colocada no Senhor. A esperança é o bálsamo para toda dor que possa visitar nosso coração. A aflição pode visitar o coração de todas as pessoas, mas não devemos permitir que ela faça morada em nós. Deus é sempre presente na angústia.

Jesus mesmo disse que: ‘Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo’ (João 16.33). O poeta bíblico mostra que ele se propõe a buscar o Senhor e entregar tudo nas mãos divinas com louvor e ação de graças. Que possamos dizer como o poeta: ‘O Senhor é o meu Salvador e o meu Deus’. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 8 de fevereiro de 2025

MAGNÍFICA MISERICÓRDIA!

O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele. O Senhor é bom para todos os que confiam nele”. (Lamentações 3.22-25).

O profeta Jeremias canta o amor divino que mostra sua misericórdia a cada manhã e elas são renovadas a cada dia. ‘No entanto, o Senhor continua esperando porque ele quer ser bondoso e ter compaixão de vocês; pois ele é Deus que faz o que é direito. Felizes são aqueles que põem a sua esperança nele!’. (Isaías 30.18).

Paulo também faz referência sobre a misericórdia divina. ‘Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos’. (Efésios 2.4-5).

Portanto, misericórdia significa não castigar alguém que merece ser punido. Fizemos jus ao castigo por sermos pecadores, entretanto Deus, na Sua infinita compaixão, enviou o Seu único filho, Jesus, para nos resgatar. Desta forma devemos ser gratos e louvar a Deus pela Sua magnífica misericórdia!

Léo Lima

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

COMPAIXAO DIVINA!

Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes. Sê o nosso protetor todos os dias, sê o nosso Salvador em tempos de dificuldades”. (Isaías 33.2).

Deus não se alegra com nosso sofrimento. Ele tem muita  compaixão. Deus quer nos socorrer e confortar, trazendo libertação do sofrimento. Este foi o motivo que ele enviou Jesus como prova do seu imensurável amor. ‘Cantem, ó céus, e alegre-se, ó terra! Montes gritem de alegria! Pois o Senhor consolou o seu povo; ele teve pena dos que estavam sofrendo’. (Isaías 49.13).

Em seu ministério Jesus agiu de forma a mostrar estes sentimentos, visto que Ele também possuía consolo do Pai. Suas ações mostram isto. ‘E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos’. (Mateus 14.14).

O apóstolo Paulo deixou um conselho que nos ajuda a agirmos com misericórdia. ‘Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo’. (Efésios 4.32).

Léo Lima

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

PERDÃO EM AMOR!

Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos”. (Efésios 2.4-5).

O dicionário diz que misericórdia é: ‘sentimento doloroso causado pela miséria de outrem; compaixão; perdão. Portanto, temos um Deus rico em compaixão e perdão. Deus, o Pai, sente tudo isso por seu imensurável amor para conosco. De tal forma que enviou Seu Único Filho para nos resgatar da morte eterna. Qualquer que seja a rebeldia do homem, Ele está pronto a perdoar.

O profeta Jeremias disse: ‘As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim’. (Lamentações de Jeremias 3.22). Deus tem misericórdia da sua vida e oferece Seu perdão em amor.

Léo Lima

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

NA PREENÇA DO SENHOR!

Deus disse: – Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado”. (Êxodo 3.5).

Dar honra a uma pessoa significa estimar, valorizar e respeitar. Nas nossas vidas, devemos aprender a dar honra a quem merece honra. E em primeiro lugar, devemos dar honra a Deus, porque Ele é digno. Como relatou o apóstolo João: 'Então ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra e no mar, isto é, todas as criaturas do Universo, que cantavam: - Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre'. (Apocalipse 5.13).

Sim. Somente o Senhor é digno de honra, louvor, glória e poder para todo o sempre. Quando Deus disse a Moisés que ele deveria tirar as sandálias, estava dizendo que temos que viver com dignidade diante do Senhor. De acordo com o pastor Olavo Feijó: ‘Nossas sandálias, por força dos ambientes em que vivemos, carregam a sujeira do mundo. O Senhor não convive com sujeira. Tirar as sandálias dos pés é ato que deve ser acompanhado pela santificação dos nossos motivos, valores e ideais’.

Que cada passo que dermos seja digno da presença do Espírito Santo em nós. Isso somente acontecerá se nossos pensamentos, atos, palavras forem pensados e vividos de forma a declarar que estamos sempre na presença do Senhor.

Léo Lima

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

RESULTADOS DO AMOR!

Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus”. (Provérbios 30.7-9).

Esta é uma oração que serve de exemplo para nossa vida. O sábio desejou, diante do Senhor, duas coisas fundamentais e que agradam a Deus, não mentir e não ser rico nem pobre. E ele mesmo explicou o motivo deste desejo. Primeiro, a mentira Deus abomina, pois o Senhor é a Verdade.

Em segundo lugar, ele desejou ser uma pessoa remediada. Queria ter o suficiente para uma vida decente. Ter o necessário para viver com dignidade deve ser o nosso objetivo.

Eis algumas virtudes sugeridas por Paulo que devemos preservar: ‘Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência’. (Colossenses 3.12). Deus conhece os desejos do nosso coração. Que eles sejam os motivos para agradarmos ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

NO AMOR PARTILHADO, DEUS É GLORIFICADO!

E as pessoas dirão: ‘De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo’.” (Salmo 58.11).

Muitas pessoas se expressam com desânimo ao verem a corrupção se alastrando pelo mundo, especialmente no nosso país. Muitas das pessoas que praticam o mal estão, aparentemente, se dando bem.

E para aqueles que procuram andar com honestidade? Dr. C. H. Spurgeon fala sobre isso: ‘Nesta vida a retidão tem essa classe de recompensa que ela prefere sobre todas as outras: um sorriso de Deus, que produz uma consciência tranquila. Algumas vezes a esta seguem-se outras recompensas, porque Deus não deseja estar em dívida com nenhum homem, mas o maior galardão para os justos está-lhes reservado no futuro’.

Dá para imaginarmos um sorriso de Deus? E isto se dá quando ele encontra pessoas que buscam agir de forma digna sem desejar ter tudo para si mesmo. Portanto, quando o AMOR é compartilhado DEUS é glorificado!

Léo Lima

domingo, 2 de fevereiro de 2025

RETORNO!

Com alegria compartilho mais uma das poesias do meu pai. Uma Ode ao filho pródigo baseada: (Lucas 15.11-32). Hoje completa 35 anos que ele está com o Senhor! Louvado seja Deus por sua vida e exemplo!

RETORNO

Eu venho cansado de longa jornada;
Cansado e faminto num triste lamento.
Meu canto amargo eu canto em tormento
De amarguras tristezas e de sofrimento.
Vagando no mundo, no mundo dos homens.
No seio do povo, me sinto tão só.
Sozinho eu canto os meus pensamentos
Que dores me assaltam de causar dó.
Eu sou o renegado que torna saudoso
À casa paterna, em busca de amor.
Gastei meus talentos, esbanjei meu tesouro.
Eu volto mendigo de causar dó.
Haverá para mim esperança, consolo
Alguém me esperando com o ansiado perdão?
Eu sou o que volta da triste jornada
Em busca de paz, de amor, compaixão!
Ó Pai que tanto amas recebe o contrito
Coração aflito e cheio de dor!
Recebe o mendigo em busca de abrigo...
Perdoa e aceita a tal pecador!
Eu bato na porta, a fé me empurrando,
Que eu mesmo não sei como aqui cheguei.
A fé me instigou meu último alento
E neste acalento enfim eu clamei:
Perdoa, ó Pai a teu filho ingrato!
Perdoa e recebe no teu grande amor.
Sou o filho que volta,
Sou o filho que chora,
Sou o filho que ri;
Sou teu filho Senhor!

Amil Edran


sábado, 1 de fevereiro de 2025

DIGNO DE RECEBER A HONRA E A GLÓRIA!

Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.” (Apocalipse 4.11).

Estamos diante de Deus Todo Poderoso. Nossos olhos voltam-se para esta sublime visão do apóstolo João. São declarações magnificentes que nosso coração pasma com o que nosso pensamento nos faz contemplar ante a leitura deste texto.

Podemos nos alegrar e mais ainda, sentir quão profunda é a expressão do apóstolo ao descrever o que ele ouvira: ‘sobe aqui’. Como o apóstolo, é necessário que subamos um pouco mais para contemplarmos a majestade divina. ‘E não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo é o Senhor Deus... que era, e que é, e que há de vir’. (v. 8).

Quanto louvor e regozijo João vivia e via ante a excelsa presença sobre o trono. Somente o Senhor é Deus e mui digno de receber toda glória, honra e poder. Senhor nosso e Deus nosso, aceite o louvor do nosso coração. Que possamos glorificar-Te no nosso viver!

Léo Lima

LOUVADO SEJA O SENHOR!

“ E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos torno...