Translate

domingo, 3 de agosto de 2025

PAZ COM TODOS!

Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão. (Romanos 13.3).

Aqui o apóstolo Paulo nos mostra que se tivermos uma vida digna, vida que serve a Deus, que cumpre com os seus compromissos e aquelas pessoas que não fazem o que é bom, é que podem ter receios dos governantes. Ao procurarmos viver a vida cristã da forma que Jesus nos mostrou, logo teremos paz com todos. Dentre as leis morais e religiosas estão estas diretrizes de Deus: ‘Não rogue pragas contra Deus e não amaldiçoe nenhuma das autoridades do seu povo’. (Êxodo 22.28). Desta forma concluímos que Deus orientou o seu povo em cada situação da vida. Que possamos amar a todos mediante do amor divino que habita em nós. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 2 de agosto de 2025

OBEDIÊNCIA!

Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados”. (Romanos 13.1-2).

Eis que agora Paulo fala sobre o respeito devido às autoridades, governantes. Muitas vezes não ficamos satisfeitos com as pessoas que são colocadas no poder. Este mundo está contaminado pelo pecado e esta área é a preferida pelo inimigo, e o que mais os políticos ambicionam. O poder é a luta dos que se aventuram nesta área. Não importa a nossa vontade, visto que Paulo afirmou: ‘Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele’. Na época de Paulo havia o domínio dos romanos. Ou seja, eles estavam vivendo no império romano. Portanto, diante da palavra deste apóstolo escolhido diretamente por Jesus e um estudioso, só podemos aceitar. Sabemos que o Senhor cuida dos seus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

VENÇA O MAL COM O BEM!

Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”. (Romanos 12.21).

Paulo conclui estas recomendações dizendo para os cristãos de Roma: ‘vençam o mal com o bem’. O mal estará sorrateiro querendo desmotivar, provocar revolta e irritação nos servos de Deus. Vale recordar as palavras de Jesus sobre os inimigos: ‘Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu’. (Mateus 5.44-45). Aqui Jesus diz da condição necessária para que nos tornemos filhos de Deus. Amar o inimigo e orar por aqueles que nos perseguem deve ser a atitude do coração; isso de acordo com Jesus. é desta forma que podemos vencer o mal com o bem. Que possamos ter vitórias nesta área do serviço do Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 31 de julho de 2025

DÁ-LHE DE COMER!

Mas façam como dizem as Escrituras: ‘Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha’.” (Romanos 12.20).

Diante deste conselho do apóstolo Paulo ficamos refletindo: ‘Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha’. A palavra inimigo já soa em nós com estranheza, pois a pior coisa é sentirmos que temos alguém que totalmente contrário a nós a ponto de ser um inimigo deixa-nos sem chão. Entretanto, se pensarmos que pode acontecer que uma pessoa mal-intencionada se aproxime de nós com maus planos. Teremos que enfrentar esta situação, se ele estiver com fome é preciso dar algo para ele comer e se estiver com sede dar-lhe-emos água. Isto é, qualquer necessidade que percebermos devemos agir com atenção procurando atender a estas precisões. Talvez ele comece a olhar e mudar totalmente de atitude para conosco. De todas as formas devemos proclamar o amor de Deus para com toda a humanidade. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 30 de julho de 2025

DESCANSANDO NO SENHOR!

Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor’.” (Romanos 12. 19).

Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor’. Com estas palavras do nosso Deus, Paulo nos exorta a que nunca, nunca se vinguem de ninguém. É necessário que nos coloquemos nas mãos divinas e esperemos que o Senhor seja o nosso defensor. Ele conhece todos os corações e está muito na nossa frente, mesmo que não falemos Ele sabe e conhece o nosso deitar e o nosso levantar. Ele prometeu ser o nosso vingador. Não é preciso que fiquemos o tempo todo angustiados por alguma coisa que nos fizeram. Que possamos descansar no nosso amado salvador que é o nosso advogado. Louvemos e adoremos ao Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 29 de julho de 2025

PAZ COM TODOS!

Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. (Romanos 12.17-18).

Eis que esta porção da carta de Paulo estão mais alguns conselhos para a nossa vida. Será que já passou por nossa mente quando alguém nos faz uma coisa que nos fere, pensarmos em nos vingar. A primeira sugestão é: ‘Não paguem a ninguém o mal com o mal’. Outra coisa é que devemos procurar fazer com que nossas ações recebam a aprovação das outras pessoas. É muito difícil conseguirmos agir sempre de acordo com que as pessoas aprovem, mas se estivermos vivendo conforma Jesus viveu podemos ficar tranquilos. Finalmente, Paulo diz que, em tudo aquilo de depende de vocês, façam o possível para ter paz com todos. Para tanto, vale lembrar que Jesus disse: ‘Deixo-vos a mina paz, a minha paz vos dou’. Sim, se estivermos vivendo a paz de Jesus poderemos ter paz com todos os que nos cercam. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 28 de julho de 2025

CORAÇÃO AMOROSO!

Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio!” (Romanos 12.16).

Mais conselhos de Paulo para os cristãos de Roma e para todos nós. Devemos ter cuidado com todas as pessoas é uma recomendação do apóstolo. Para podermos fazer isso somente com o amor de Deus em nossos corações. A próxima coisa é não sermos orgulhosos. Existem vários motivos para sentirmos orgulho. As vezes não parece ser por mal, como estamos felizes por bênçãos que Deus está nos dando. E outras formas. Cuidado é o que precisamos ter. Jesus foi entre nós como uma pessoa muito simples e que não se preocupava em fazer coisas simples, como lavar os pés dos seus discípulos. Precisamos ter muito cuidado com o que pensamos, como quando nos achamos sábios. Se conseguirmos conduzir nossos pensamentos a coisas puras, conforme Paulo também, nos aconselhou, poderemos viver e realizar as coisas de acordo com estes ensinamentos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 27 de julho de 2025

BÊNÇÃOS DIVINAS!

Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. (Romanos 12.14-15).

Paulo neste texto nos ensina como devemos proceder no nosso dia a dia. Pedir a Deus em favor das pessoas que desejam o nosso mal, é muito difícil. Eu considerava quase impossível. Entretanto, há pouco tempo um problema chegou na minha vida e consegui experimentar fazer isso. Orar em favor de uma pessoa má. Consegui orar com o coração sincero e com confiança de que Deus poderia reverter este estado de coisas. Pedi que Deus a abençoasse. Fiquei em paz e não demorou para que houvesse uma mudança de atitude. Não desejar mal a alguém só beneficia a nós mesmos. E a outra atitude que devemos ter é a de nos alegrarmos com quem se alegra e chorarmos com quem chora. As bênçãos divinas nos alcançam de imediato. Que possamos louvar a Deus com nossos pensamentos e atitudes!

Léo Lima

sábado, 26 de julho de 2025

CONSELHOS PARA A VIDA!

Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas”. (Romanos 12.12-13).

Eis mais alguns conselhos do apóstolo Paulo aos cristãos de Roma. Recorda a eles que precisam ter paciência com os sofrimentos que estejam vivendo. Que tenham a esperança presente para que possam se alegrar. Também lembrou que eles deveriam orar sempre. É preciso também, nos lembrarmos que Jesus orava ao Pai sempre. Outro conselho era para que eles se lembrassem dos necessitados suprindo-lhes o que pudesse acrescentar a eles e que eles pudessem dar. Ainda, quanto a hospedagem, o conselho era para que recebessem aqueles que chegavam com amor. Todas estas recomendações são atuais e podemos incluir no nosso dia a dia. Vale lembrar também: ‘Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé’. (Gálatas 6.10). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 25 de julho de 2025

FERVOR E PAIXÃO!

Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor”. (Romanos 12.11).

Vamos começar pensando que Paulo aconselha a que não permitamos que a preguiça invada nossa vida. Mas ele diz: ‘Trabalhem com entusiasmo’. O entusiasmo anda junto com a alegria. E é assim que devemos servir a Deus. Com os nossos corações alegres. Além disso Paulo recomenda que: ‘Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor’. O fervor é reconhecido como uma manifestação da fé praticada de forma intensa do cristão. Você que lê pode refletir no entusiasmo que manda para longe a preguiça; no coração cheio de fervor que vai fazer com que seu coração sinta paixão em fazer o serviço que Jesus confiou a você. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 24 de julho de 2025

AMOR VERDADEIRO!

Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. (Romanos 12.9-10).

Nesta porção da Palavra está alguns conselhos sobre o amor. Em primeiro lugar Paulo diz que o amor não deve ser fingido. Creio que se tentarmos amar de forma mentirosa não suportaríamos a nós mesmos. O conselho seguinte é sobre o ódio. ‘Odeiem o mal e sigam o que é bom’. Tem a ver com amor, pois odiar o mal e seguir o bem vai beneficiar todos ao nosso redor. Finalmente Paulo diz: ‘Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito’. Somente o amor de Cristo em nós vai nos dar condições de amarmos e respeitarmos uns aos outros. Portanto, que o amor de Cristo penetre nosso ser para que possamos amar verdadeiramente. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 23 de julho de 2025

DONS PRECIOSOS!

Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria”. (Romanos 12.8b).

Continuando a discorrer sobre os dons o apóstolo Paulo menciona o dom de repartir. Este dom é precioso. Algumas vezes encontramos este tipo de pessoas que sentem alegria em repartir. Chamamos estas pessoas de generosas. É um dom precioso como todos. O outro é o dom de autoridade. Paulo fala que esse dom deve ser usado com muito cuidado. Ainda o dom de quem ajuda as pessoas, estas devem fazer tudo com alegria. Como é bom podermos refletir sobre estas atividades que temos que exercer na nossa vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

 

terça-feira, 22 de julho de 2025

PRÁTICA ABENÇOADA!

Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. (Romanos 12.7-8a).

O apóstolo Paulo continua a falar sobre os dons. Desta feita, é o dom de servir. Como deve ser a prática deste dom? eu tive uma amiga, que já está com Deus, que possuía este dom. Ela naturalmente estava sempre pronta a servir que quer que precisasse. Fazia de tudo com alegria. E quando recordo dela no serviço do reino de Deus, então ela irradiava alegria. Se tivermos este dom, então que sirvamos. O outro é de ensinar. Eu sinto ter este dom. mas eu fico muito feliz quando estou realizando o ensino da Palavra de Deus. O último dom deste texto é o de animar as pessoas. Conheço algumas pessoas com este dom. O animar não é só fazer sorrir alguém que está mais sério, mas também uma palavra de ânimo que pode despertar um bem-estar de algumas pessoas. Que Deus nos ajude a usarmos nossos dons para glorificá-lo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 21 de julho de 2025

PRATICAR COM AMOR!

Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos”. (Romanos 12.6).

Não existe nenhuma pessoa sem algum dom. ‘Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido’ O apóstolo Paulo faz referência a essas habilidades que já temos ao nascer. Também temos mais de um dom. É claro que vamos desenvolver outras atividades que nos serão fáceis de desenvolver. Tudo o que somos em termos de aptidões recebemos de Deus. Aqui Paulo se refere ao dom como o de anunciar a mensagem de Deus. ‘Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos’. E o que temos? A princípio o amor que o Senhor colocou em nossos corações. Depois o desejo de ver pessoas se rendendo a Cristo, dentre outras. Façamos a nossa parte! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 20 de julho de 2025

UM SÓ CORPO!

Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo”. (Romanos 12.4-5).

Paulo aqui nos lembra que temos diversas partes no nosso corpo, desta forma cada parte exerce uma função específica. Ele nos lembra, ainda, que a diversidade de funções nos move a fazermos as mais diversas coisas. Se somos parte do corpo de Cristo, e somos muitos, logo este corpo possui muitos membros. A união é o ponto alto do relacionamento que precisamos ter uns com os outros e em especial com o Senhor. Que possamos saber ver e valorizar esta união que nos motiva a fazermos a vontade de Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 19 de julho de 2025

MISSÃO HONROSA!

Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu”. (Romanos 12.3).

O apóstolo Paulo agora fala sobre o seu chamado da parte de Deus que ele considera uma extrema bondade do Senhor para com ele. Ele é grato a Deus por ter confiado a ele um ministério tão desafiador. Ao mesmo tempo inicia um conselho a todos que Deus chamou para que sejam humildes e não se considerem melhores do que na verdade são. Quantas vezes nos pegamos pensando em como é grande o nosso ministério. Mas, se pararmos e voltarmos para vermos que somos o que somos pela graça e misericórdia do Senhor, reconheceremos que é Deus quem nos capacita. A recomendação dele é: ‘pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu’. Que possamos firmar nosso coração cheio de gratidão por sermos usados por Deus para um missão honrosa. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 18 de julho de 2025

BOM, PERFEITO E AGRADÁVEL!

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”. (Romanos 12.2).

Agora Paulo lembra que os cristãos precisam ter uma vida diferente das pessoas do mundo. A sugestão dele é: ‘Deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele’. A transformação da pessoa que aceita a salvação que Jesus oferece é que ela precisa deixar que Deus transforme a mente. É preciso uma mudança da mente para que possamos entender os propósitos que Deus tem para a nossa vida e serviço no Reino de Deus. Assim, convido a você viver o que é bom, perfeito e agradável ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 17 de julho de 2025

ADORAÇÃO REAL!

Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus”. (Romanos 12.1).

Este versículo que Paulo escreveu nesta carta nos convida a uma vida realmente diferente. Outra versão da Bíblia ele é assim: ‘Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional’. Ele finaliza lembrando que tudo acima descrito faz parte do culto racional. Assim, ele mostra que devemos comparecer diante de Deus como um sacrifício vivo, santo e aprazível a Deus. Se nos colocarmos diante do Senhor com a mais pura intenção do nosso coração, estaremos glorificando ao Senhor com a nossa razão. Que possamos estar a cada momento nos lembrando que o culto deve estar em nossos corações por onde quer que formos. Devemos oferecer uma adoração real e o Senhor se agrade. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 16 de julho de 2025

GLÓRIA A DEUS!

Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!” (Romanos 11.36).

E com esta última porção do capítulo onze de Romanos, o apóstolo Paulo glorifica ao Senhor com alegria de coração. A confirmação de que todas as coisas que existem na terra, no céu e no universo foram feitas por Ele. Tudo o que existe foi por meio dele e para ele. Como afirmou o apóstolo João: ‘Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela’. (João 1.3-5). Nestes versículos a referência é sobre a atuação do Filho de Deus na Criação. Portanto, devemos glorificar conforme Paulo, ‘Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!’ Glória a Deus!

Léo Lima

terça-feira, 15 de julho de 2025

GLORIFIQUEMOS COM AÇÕES!

Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento’?” (Romanos 11.33-35).

Esta porção da Palavra nos traz uma forma de glorificarmos a Deus por tantos benefícios que nos tem outorgado. Também enaltece a grandeza, sabedoria e conhecimento do nosso Deus. E logo faz algumas indagações que podem ser encontradas na Bíblia. ‘Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento?’ Quando paramos e indagamos sobre todas as maravilhas que podemos contemplar e desfrutar, logo nosso coração se alegra por termos sido aceitos por Deus. O que podemos fazer para agradecer a Deus por tantas bênçãos. Creio que a simples resposta será, cumpramos as últimas instruções de Jesus antes de voltar ao céu: ‘Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado’. (Marcos 16. 15-16). Portanto, façamos a nossa parte e estaremos alegrando ao Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 14 de julho de 2025

RESGATADOS PELO AMOR!

Mas no passado vocês, que não são judeus, desobedeceram a Deus. Porém agora vocês receberam a misericórdia de Deus por causa da desobediência dos judeus. Assim, por causa da misericórdia que vocês receberam, os judeus agora desobedecem a Deus para que eles também possam receber agora a misericórdia dele. Pois Deus fez com que todos se tornassem prisioneiros da desobediência a fim de mostrar misericórdia a todos”. (Romanos 11.30-32).

Através da misericórdia de Deus, nós que não somos judeus, recebemos a grande oportunidade de ouvirmos o Evangelho de Jesus Cristo, e Sua graça que nos alcançou. Hoje podemos glorificar a Deus por bênçãos imerecidas. Paulo afirma: ‘Assim, por causa da misericórdia que vocês receberam, os judeus agora desobedecem a Deus para que eles também possam receber agora a misericórdia dele’. É isso mesmo. Tivemos e continuamos a ter o privilégio de vivermos cheios da graça de Deus que nos resgatou por meio do Seu Único Filho. Nós e eles favorecidos pelo amor divino que nos resgatou. É este o momento para você refletir sobre este amor que é oferecido a você também. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 13 de julho de 2025

RECONHECIMENTO!

Os judeus rejeitaram o evangelho e por isso são inimigos de Deus, para o bem de vocês, os não-judeus. Mas, pela escolha de Deus, eles são amigos dele, por causa dos patriarcas. Porque Deus não muda de ideia a respeito de quem ele escolhe e abençoa”. (Romanos 11.28-29).

Nesta porção da Palavra o apóstolo faz referência novamente sobre os judeus que rejeitaram o evangelho. Menciona, ainda, que eles são inimigos de Deus e isso passava a beneficiar os que não eram judeus. Entretanto, Deus ainda os considera amigos por causa dos patriarcas. Deus prometeu que o povo que descendesse de Abraão seria seu povo especial. Deus não é como nós. Ele não muda de ideia sobre as pessoas que Ele escolhe e dá-lhes bênção. Entretanto, para que possam estar em plena comunhão com o Pai, é necessário que haja arrependimento e reconhecimento de que Jesus é o Senhor! E que também haja confissão dos pecados. Só o Senhor é Deus! Que você possa ter uma experiência com Deus através de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 12 de julho de 2025

RESPONSABILIDADE!

“É assim que todo o povo de Israel será salvo. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘O Redentor virá de Sião e tirará toda a maldade dos descendentes de Jacó. Eu, o Senhor, farei esta aliança com eles, quando tirar os seus pecados’.” (Romanos 11.26-27).

É desta forma que o povo judeu será salvo. Haverá um momento em que os judeus se renderão ao Senhor da mesma forma que os gentios, crendo em Jesus como salvador. Declarando a fé em Cristo, logo serão enxertados na árvore original; será mais simples do que com os gentios, visto que eles saíram dela. Paulo ainda afirma que: ‘Eu, o Senhor, farei esta aliança com eles, quando tirar os seus pecados’. Da mesma forma que aconteceu com os não judeus a nova aliança será após a remoção dos pecados dos judeus, mediante as misericórdias de Deus. Que possamos estar bem firmes na oliveira e que consigamos cumprir o ministério que é de nossa responsabilidade. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 11 de julho de 2025

PLANO DE MISERICÓRDIA!

“Meus irmãos, quero que vocês conheçam uma verdade secreta para que não pensem que são muito sábios. A verdade é esta: a teimosia do povo de Israel não durará para sempre, mas somente até que o número completo de não-judeus venha para Deus”. (Romanos 11.25).

O que o apóstolo Paulo está dando ênfase?  O plano misericordioso de Deus é uma das ênfases. Desde que parte dos judeus rejeitaram Jesus Cristo, a mensagem da graça de Deus foi também designada aos gentios. Ou seja, a pessoas que tinham outros povos que são então chamados de gentios. Todo cristão deve ter uma maneira de proceder que agrada a Deus. Se estudarmos com vontade de conhecer os ensinamentos dele, logo veremos que não devemos ser arrogantes, mas humildes como nosso Mestre Jesus. A oportunidade de salvação é para todos. Cabe a cada um dos fiéis ao Senhor fazermos a nossa parte. Que saibamos honrar e glorificar ao Senhor dos senhores. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 10 de julho de 2025

ÁRVORE CULTIVADA!

Vocês, os não-judeus, são como aquele galho de oliveira brava que foi cortado e enxertado, contra a natureza, na oliveira cultivada. Os judeus são como essa oliveira cultivada. Portanto, para Deus será muito mais fácil enxertar de novo, na própria árvore deles, esses galhos quebrados”. (Romanos 11.24).

De acordo com vários versículos sobre os ramos naturais da oliveira, podemos constatar que eles se perderam por causa da incredulidade. Portanto, alguns deles foram arrancados, e a oportunidade surgiu para os gentios que passaram a receber a mensagem de Boas Novas. Eles foram enxertados na oliveira verdadeira. Então, nós participamos da mesma árvore cultivada por Deus. Todavia é bem mais simples, de acordo com Paulo, enxertá-los de novo. Somente a fé em Deus e o fato de crer na redenção por Cristo é o caminho para que uma pessoa pertença a esta árvore. Louvemos e adoremos ao Senhor de Amor. Louvado seja Deus!

Léo Lima

quarta-feira, 9 de julho de 2025

OPORTUNIDADE PRESENTE!

Vejam como Deus é bom e também é duro. Ele é duro para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dele. Se não, vocês também serão cortados. E, se os judeus abandonarem a sua descrença, serão enxertados na oliveira cultivada, pois Deus pode enxertá-los de novo”. (Romanos 11.22-23).

Paulo destaca, nesta porção da palavra, que temos que estar atentos, visto que a bondade de Deus é até o momento em que o salvo vacila e cai, ‘Ele é duro para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dele’. O fator para que estejamos sempre unidos ao Senhor é a confiança Nele. Se confiarmos que Ele se faz presente em nossa vida e buscarmos em oração, o Senhor vai nos orientar e mostrar o caminho a seguir. o que Paulo diz sobre os judeus é que: ‘se os judeus abandonarem a sua descrença, serão enxertados na oliveira cultivada, pois Deus pode enxertá-los de novo’. A oportunidade está presente a todo aquele que O busca de todo o coração. Que possamos fazer a nossa parte na missão dada pelo Senhor e, quem sabe, vermos os resultados do nosso trabalho aqui. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 8 de julho de 2025

GRAÇA SALVADORA!

Isso é verdade. Mas lembrem que eles foram quebrados porque não creram; no entanto vocês continuam na oliveira porque creem. E não tenham orgulho disso; pelo contrário, tenham medo. Se Deus não deixou de castigar os judeus, que são como galhos naturais, vocês acham que ele vai deixar de castigar vocês?” (Romanos 11.20-21).

Muitos judeus entre os escolhidos por Deus não creram em Jesus Cristo como o Messias e foram quebrados, extraídos da árvore divina. Se ainda estamos como galhos enxertados, é porque um dia nós cremos e aceitamos a salvação por Cristo. Isso não é motivo para que em nosso interior fiquemos orgulhosos, mas precisamos ser gratos. Somente por amor Deus nos deu a graça salvadora. Temos que ter o objetivo de continuarmos firmes e constantes. O Senhor é Amor, mas também é justo. Precisamos estar atentos e firmados neste amor tão grandioso. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 7 de julho de 2025

SEM ORGULHO!

Portanto, vocês não devem desprezar os galhos que foram quebrados. Como é que vocês podem estar orgulhosos? Vocês são somente galhos. Não são vocês que sustentam a raiz – é a raiz que sustenta vocês. Porém vocês dirão: ‘Sim, mas os galhos foram quebrados a fim de darem lugar para nós’.” (Romanos 11.18-19).

A recomendação do apóstolo Paulo para os novos cristãos e para nós hoje, é que diante de um texto como este não fiquemos orgulhosos por estarmos arraigados na árvore que Cristo é a raiz e tão pouco desprezar os que foram arrancados. Assim é que o nosso comportamento vai influenciar quanto a aprovação de Deus para conosco. Jesus é que nos dá condições para que não nos tornemos insensíveis, esquecendo o motivo nos proporcionou esta nova vida. O amor de Deus, ‘Deus nos amou de tal maneira que enviou seu Único Filho, para que todo o que crer nele não pereça’. (João 3.16). A nossa oração deve ser para que o Senhor nos dê condições para sermos a alegria de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 6 de julho de 2025

FILHOS POR ADOÇÃO!

Pois, se o primeiro pão assado depois da colheita é dedicado a Deus, isso quer dizer que todos os outros pães também são dedicados a ele. E, se as raízes de uma árvore são oferecidas a Deus, os galhos também são dele. Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, e um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Pois vocês, os não-judeus, são como aquela oliveira brava e agora tomam parte na força e na riqueza espiritual dos judeus”. (Romanos 11.16-17).

Paulo destaca que somos a parte da oliveira brava. Alguns dos galhos da oliveira de Deus foram quebrados. ‘Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, e um galho de oliveira brava foi enxertado nela’. A oliveira cultivada se refere aos judeus que faziam parte da árvore natural, mas eles foram quebrados e a partir daí todo aquele que crê no Nome do Unigênito Filho de Deus, é enxertado nela. Nós, a partir de então fazemos parte da árvore do Senhor na força e na riqueza espiritual. Somos filhos que foram adotados pelo amor de Jesus. Glória a Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 5 de julho de 2025

SALVAÇÃO POR JESUS!

Porque, quando os judeus foram rejeitados, o resto do mundo se tornou amigo de Deus. O que acontecerá então quando eles forem aceitos? Os que estiverem mortos receberão a vida!” (Romanos 11.15).

Desde que Jesus disse: ‘Então ele disse: – Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado’. (Marcos 16.15-16). Nós, os não judeus, tivemos a felicidade de estarmos incluídos no plano de salvação. Desde então temos sido abençoados, quando cremos, de recebermos a graça de Deus através de Jesus Cristo. E Paulo mostra isso claramente. Muitos dos judeus não acreditaram em Jesus como Senhor e salvador. Eles estão distantes e ainda esperam o Messias que foi prometido, sem saber que este mesmo Jesus que eles desprezaram, é quem voltará para buscar os seus. Eles estão perdendo a alegria da salvação. Como seria se eles tivessem aceitado o Messias? Todo aquele que ainda não aceitou a salvação por Jesus, estão mortos em seus pecados. A vida vem com Jesus que a VIDA! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 4 de julho de 2025

SAINDO DA ESTAGNAÇÃO!

Agora estou falando a vocês que não são judeus. Enquanto eu for o apóstolo dos não-judeus, terei orgulho do meu trabalho. Talvez eu possa fazer com que os que são da minha própria raça fiquem com ciúmes, e assim seja possível salvar alguns deles”. (Romanos 11.13-14).

Paulo não media esforços para que a notícia do Evangelho alcançasse a todos. Ele queria ganhar a todos os que fosse possível. E ele quando escreveu aos cristãos de Corinto disse: ‘Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns’. (I Coríntios 9.22). Será que vamos conseguir chegar a medida deste entusiasmo no afã de ganhar as pessoas para o Senhor Jesus? E para o seu povo chegou a dizer: ‘Talvez eu possa fazer com que os que são da minha própria raça fiquem com ciúmes, e assim seja possível salvar alguns deles’. Que possamos sair da estagnação que tantas vezes nos encontramos. Louvemos e adoremos ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 3 de julho de 2025

OPORTUNIDADE!

Agora eu pergunto: quando os judeus tropeçaram, será que eles caíram para nunca mais se levantarem? É claro que não! Mas, porque eles pecaram, a salvação veio para os não-judeus, para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes deles. O pecado dos judeus trouxe grandes bênçãos para o mundo, e a sua pobreza espiritual trouxe ricas bênçãos para os não-judeus. Então, quando se completar o número de judeus que voltarão para Deus, as bênçãos serão muito maiores ainda”. (Romanos 11.11-12).

Aqui o apóstolo Paulo está destacando que tudo o que os judeus fizeram, os pecados que cometeram, fizeram com que as boas novas seriam anunciadas aos não-judeus. Eles ainda hoje têm as mesmas oportunidades de conhecer e vivenciar a graça salvadora de Cristo que está à disposição de todo aquele que crer. A salvação é anunciada por todo o mundo. Todos são abençoados e Paulo disse: ‘O pecado dos judeus trouxe grandes bênçãos para o mundo, e a sua pobreza espiritual trouxe ricas bênçãos para os não-judeus. Então, quando se completar o número de judeus que voltarão para Deus, as bênçãos serão muito maiores ainda’. Assim é ainda hoje. A salvação está disponível a toas as pessoas que receberem o tão precioso amor que Deus oferece por meio de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 2 de julho de 2025

EM ADORAÇÃO!

E Davi disse: ‘Que nas suas festas eles sejam apanhados e enganados, que eles caiam e sejam castigados! Ó Deus, faze com que eles fiquem cegos e que fiquem sempre curvados debaixo do peso das suas dificuldades’!” (Romanos 11.9-10).

Quando nos deparamos com passagens bíblicas como esta que Paulo traz à tona, ficamos até sem saber o que pensar. As palavras de Paulo nesta porção da sua carta são extraídas do Salmo sessenta e nove. Quando Davi estava em dificuldades ele elevava orações através dos seus salmos. Quando alegre ele cantava e dançava louvando a Deus. Muitas vezes nos deparamos pensando coisas parecidas quando vemos todas as injustiças que são praticadas em nossos dias. Mas uma coisa que não devemos deixar é que as coisas más fiquem em nossos corações. Precisamos nos prostrar sempre que aparece algo semelhante. Orar e entregar ao Senhor o nosso clamor para que Ele retire de nós qualquer coisa que atrapalhe nosso relacionamento com Deus, é o que devemos fazer. Que possamos entregar a boa notícia de salvação a todos os que pudermos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 1 de julho de 2025

AMOR MANIFESTO!

E isso quer dizer que não foi o povo de Israel que encontrou o que estava procurando. Quem encontrou foi apenas um pequeno grupo que Deus escolheu; os outros não quiseram ouvir o chamado de Deus. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Deus endureceu o coração e a mente deles; deu-lhes olhos que não podem ver e ouvidos que não podem ouvir até o dia de hoje’”. (Romanos 11.7-8).

Quando pensamos no início do ministério de Jesus e lemos suas primeiras ações, em especial, na escolha dos seus seguidores/alunos. Desta forma podemos lembrar que cada um que foi escolhido não estava procurando por Ele. Ele os chamou nas mais diversas situações. De fato, não foram eles que escolheram o Senhor Jesus, mas eles aceitaram o convite de Jesus para que eles o seguissem. Ao mesmo tempo podemos lembrar que havia outros líderes dos judeus que abominavam qualquer referência ao que Ele fazia. É o que Paulo destaca do início do ministério de Jesus. Ao pensarmos em tudo isso somente temos que agradecer ao Senhor porque um dia nas nossas vidas tivemos um lindo encontro com Deus e aceitamos o Seu amor manifesto através de Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 30 de junho de 2025

SÓ A GRAÇA!

A mesma coisa também acontece agora, isto é, por causa da graça de Deus, ainda existe um pequeno número daqueles que ele escolheu. Essa escolha se baseia na graça de Deus e não no que eles fizeram. Porque, se a escolha de Deus se baseasse no que as pessoas fazem, então a sua graça não seria a verdadeira graça”. (Romanos 11.5-6).

Neste texto é bom lembrar que Paulo escreveu esta carta há mais ou menos dois mil anos. E ele diz que naquele tempo ainda acontecia coisas como as descritas no texto anterior. Entretanto, é pela graça de Deus, que dentre o povo escolhido havia alguns dos escolhidos por Ele. A escolha divina não tem o mérito de obras feitas, mas unicamente está baseada na graça de Deus. Nós temos que lembrar também, que o que fazemos deve ser a expressão do amor de Deus em nós. ‘Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus’. (Efésios 2.8). Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 29 de junho de 2025

AMOR PERDOADOR!

Vocês sabem muito bem o que as Escrituras Sagradas dizem naquele trecho em que Elias acusa o povo de Israel diante de Deus. Elias diz assim: ‘Senhor, eles mataram os teus profetas e destruíram os teus altares. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!’ O que foi que Deus disse a ele? Ele disse: ‘Eu guardei para mim sete mil homens que não adoraram o deus Baal’.” (Romanos 11.2b-4).

As recordações do apóstolo Paulo continuam segundo o Antigo Testamento. Ele se refere a uma conversa que o profeta Elias teve com Deus: ‘Senhor, eles mataram os teus profetas e destruíram os teus altares. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!’ A resposta do Senhor a Elias demonstra que Deus não condena a todos por causa daqueles que se afastaram do Senhor e praticaram coisas terríveis conforme o profeta falou. Ao contrário, Deus disse a Elias: ‘Reservei para mim sete mil varões, que não dobraram os joelhos diante de Baal’. O amor divino supera qualquer coisa que possamos imaginar. Que possamos ir e anunciar a salvação para que muitas vidas sejam salvas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 28 de junho de 2025

RECONCILIAÇÃO!

Então eu pergunto: será que Deus rejeitou o seu próprio povo? É claro que não! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão e membro da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que ele havia escolhido desde o princípio. (Romanos 11.1-2a).

Paulo um judeu praticante e estudioso, mostra sua vontade que seu povo, e ele fala isso dizendo ser israelita da tribo de Benjamim, e na indagação se porventura Deus rejeitou o próprio povo, no que ele mesmo responde: ‘É claro que não!’ Deus escolheu, desde o princípio, esse povo que tantas vezes O entristeceu. A paciência de Deus, tantas vezes, vai além da obstinada desobediência de Israel e não resulta na rejeição definitiva de Deus. Enquanto há vida existe a oportunidade de uma reconciliação co Deus. E o caminho é um só: Crer em Jesus Cristo como Filho Único de Deus que se sacrificou para a salvação de todo aquele que O busca e aceita a salvação por ele outorgada. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 27 de junho de 2025

BRAÇOS ESTENDIDOS!

Mas, a respeito de Israel, Deus disse: ‘O dia inteiro eu abri os braços, pronto para receber um povo desobediente e rebelde’.” (Romanos 10.21).

Através destas palavras ditas por Deus que Paulo cita é possível perceber o quanto Deus está aguardando as pessoas para que sejam perdoadas por Ele. Quem já ficou no vácuo ao estender os braços para um abraço e não ouve nenhuma reação por parte da outra pessoa. O Senhor disse: ‘O dia inteiro eu abri os braços, pronto para receber um povo desobediente e rebelde’. Se é um filho que se nega a abraçar-nos, logo em nossa mente achamos uma desculpa. O dia inteiro eu esperei para que meu povo viesse e se juntasse a mim em amor. E nada! A cada dia o Senhor aguarda que pessoas se voltem para receber o amor de Deus. Que possamos estar em posição de anunciar sobre este amor a cada instante. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 26 de junho de 2025

AOS CONFINS DA TERRA!

Eu pergunto ainda: será que o povo de Israel não soube disso? Moisés foi o primeiro a dar uma resposta. Ele disse: ‘Eu farei com que vocês fiquem com ciúmes de um povo que não é uma nação; farei com que fiquem com raiva de uma nação de gente sem juízo’. E Isaías foi mais corajoso ao anunciar o que Deus disse: ‘Eu fui achado por aqueles que não me procuravam e apareci aos que não perguntavam por mim’” (Romanos 10.19-20).

Aqui nesta porção da carta Paulo pergunta se o povo de Israel não soube dos acontecimentos e ele mostra que disse: ‘Eu farei com que vocês fiquem com ciúmes de um povo que não é uma nação; farei com que fiquem com raiva de uma nação de gente sem juízo’. Logo as palavras do profeta Isaías esclarecem que Deus disse: ‘Eu fui achado por aqueles que não me procuravam e apareci aos que não perguntavam por mim’. Uma das provas que este fato foi real é que a carta que Paulo estava escrevendo era a uma igreja bem distante de Israel. Era para os cristãos de Roma. Assim a preciosa mensagem chegou até nós para que pudéssemos engrandecer o Nome do Senhor e participar da divulgação desta mensagem vital ao ser humano. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 25 de junho de 2025

DIVULGUEMOS!

Mas eu pergunto: será que eles não ouviram a mensagem? É claro que ouviram! Como dizem as Escrituras: ‘A voz deles se espalhou pelo mundo inteiro; as suas palavras alcançaram a terra toda’.” (Romanos 10.18).

O apóstolo Paulo continua questionando os cristãos de Roma, visto que muitos não creram na mensagem anunciada, e pergunta: ‘será que eles não ouviram a mensagem?’ E a resposta ele mesmo dá embasada nas escrituras: ‘A voz deles se espalhou pelo mundo inteiro; as suas palavras alcançaram a terra toda’. Sim. Os discípulos anunciaram a redenção por Cristo Jesus; entretanto, muitos continuaram com seus ouvidos e mentes fechados para com a fé. A missão de cada um é anunciar as boas novas, mas o convencimento é o Espírito Santo quem faz. Divulguemos e oremos para que corações possam reconhecer a grandiosa manifestação do amor de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 24 de junho de 2025

QUEM CREU?

Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: ‘Senhor, quem creu na nossa mensagem?’ Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. (Romanos 10.16-17).

Paulo está relatando que nem todas as pessoas aceitam a boa notícia sobre a salvação através de Jesus Cristo. E assim recorda as palavras do profeta Isaías sobre a vinda do Messias: ‘Senhor, quem creu na nossa mensagem?’ Sim. A dificuldade está em que as preocupações da vida são mais voltadas para o dia a dia do que por como será o futuro após a morte. Desta forma, Paulo lembra, que a fé só pode chegar até uma pessoa por meio da mensagem ouvida ou lida, e a mensagem só será possível através da pregação ou do compartilhamento direto sobre o amor de Deus refletido na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Que possamos ser os instrumentos em quem Jesus confiou para proclamação desta mensagem única e verdadeira. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 23 de junho de 2025

COMO ANUNCIAR?

Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: ‘Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias’!” (Romanos 10.14-15).

Paulo aqui faz diversas indagações. Em cada uma delas está implícita vontade de Deus para nossa vida como pessoas salvas. Para que alguém saiba como fazer uma oração é necessário que ela creia no Senhor. Como irão crer se ainda não conhecem a mensagem por não ouvirem. Como irão ouvir se a boa notícia não for anunciada. Como a mensagem deverá ser anunciada quando não existem mensageiros indo para pregar. Paulo lembra ainda que a mensagem é perfeita e é muito bonito ver as pessoas anunciando as boas novas. Que possamos olhar ao nosso redor e fazermos a nossa parte. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 22 de junho de 2025

DEUS RESPONDE!

Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: ‘Quem crer nele não ficará desiludido.’ Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos’”. (Romanos 10.10-13).

Quem de nós ainda não passou por alguma decepção? Creio que de fato, a maioria das pessoas. Paulo começa mostrando o grande amor de Deus. Desde que cremos com o nosso coração em Jesus Cristo como nosso redentor o Pai nos aceita e a partir daí somos salvos. ‘Porque as Escrituras Sagradas dizem: ‘Quem crer nele não ficará desiludido.’ Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus’. Deus nunca nos decepciona. Nós que muitas vezes precisamos chegar diante do trono e pedirmos perdão por pecados que praticamos. Deus é o mesmo abençoador que a todos abençoa de forma generosa. Tudo o que pedimos Deus vai nos conceder, nem sempre conforme os nossos pensamentos, mas da melhor forma para nós. Que possamos estar atentos a tudo o que Deus deseja nos comunicar. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

PAZ COM TODOS!

“ Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então fa...