Translate

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

VITÓRIA PELO AMOR!

A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo”. (II Pedro 1.7-8).

A ênfase que Pedro oferece neste texto é quanto as relações humanas dentro da igreja de Cristo. Ele destaca a amizade que deve ser companheira do amor. O amor deveria mover todas as pessoas. mas, como viver em amor? Quando nos sentimos no centro da vontade de Deus, seja qual for a atividade que Ele nos solicite, passamos a desfrutar como que de um lugar de plena paz! E esta paz interior é uma consequência normal que Cristo mesmo prometeu: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vos dou como o mundo a dá’. Se conseguimos compartilhar com os nossos irmãos uma parcela do amor de Deus que deve estar em nós, a paz será real. Somos vitoriosos a partir do momento que entregamos nossa vida nas mãos de quem triunfou sobre a morte! A vitória é conquistada pelo amor de uns para com os outros, em especial daquelas pessoas que ainda não viveram uma experiência com Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

VIRTUDES CRISTÃS!

Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus”. (II Pedro 1.5-6).

Eis que o apóstolo Pedro destaca que as virtudes é que vão produzir uma vida cristã completa e frutífera. ‘Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor’. (Isaías 11.2-3). Pedro lembra de algumas virtudes que Jesus recebeu e nos deixou como exemplo. A sabedoria, o conhecimento, a competência e o poder estavam sobre Ele; e além do temor ao Senhor iria conhecer a perfeita vontade divina, sendo que Jesus obedecia ao Pai. Pedro lembrou também, que o conhecimento leva ao domínio próprio. Que a reverência para com Deus deve ser genuína e deve governar todas as nossas atitudes em todos as ocasiões da nossa vida. Louvemos e adoremos ao Senhor com nossas virtudes. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

GRATIDÃO E ALEGRIA!

Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina”. (II Pedro 1.4).

 Aqui Pedro lembra que Deus tem dado dons especiais de acordo com a promessa. Ele menciona que o Senhor deu esses dons para que pudéssemos, pela transformação da nossa mente, tomar parte na natureza divina, e depois da transformação, possamos executar os planos do Senhor. Dons são capacidades, aptidões e habilidades especiais cedidas por Deus à pessoa para que ela consiga servir a Deus. São também, uma mostra da graça de Deus e são essenciais para o aperfeiçoamento da Igreja. Quando sentimos que Deus nos deu um dom ou mais de um, devemos agradecer e nos alegrar no Senhor. Este deve ser um ato contínuo e constante na nossa vida. Alegrarmos e entregarmos o que somos para que o Senhor atue de forma tal que vamos ver que, de fato, a atuação de Deus em nós tem o melhor resultado. Louvado seja Deus!

Léo Lima

domingo, 14 de dezembro de 2025

CAMINHO DO SENHOR!

O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade”. (II Pedro 1.3).

Pedro está lembrando seus leitores de que temos tudo que é necessário para suprir nossas necessidades físicas e espirituais. Para vivermos uma vida que agrade a Deus, Pedro ressalta que o conhecimento que ele e os discípulos receberam do Senhor Jesus e que transmitiram a eles é a essência do Evangelho de Cristo. Ele os chama ao equilíbrio entre a graça divina e o esforço humano. Fomos chamados a tomar parte na própria glória e bondade de Jesus. Tudo que nos é necessário para o conhecimento de Deus adquirimos dele mesmo e é para nosso crescimento e fortalecimento espiritual. Pedro enfatiza que somente o conhecimento verdadeiro e uma vida de piedade é o que precisamos para nossa plena comunhão com Deus. Se o Espírito de Deus reside em nosso ser, vamos andando no caminho do Senhor, usufruindo de uma pequena parcela do que será o céu. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 13 de dezembro de 2025

TESTEMUNHANDO!

Eu, Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta a vocês que, por causa da bondade do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam uma fé tão preciosa como a nossa. Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor”! (II Pedro 1.1-2). 

Pedro inicia sua segunda carta que é direcionada aos irmãos que estão distantes. Lembrando a cada um sobre a bondade de Deus, de quem receberam a fé que é tão preciosa. Saúda-os com a graça e a paz e deseja que eles sejam abençoados com toda sorte de benefícios. Que o pleno conhecimento do Senhor seja expandido no seio da igreja para que o ministério seja profícuo. A partir do momento que cremos no Senhor Jesus como SENHOR nosso, temos uma transformação da nossa mente e o efeito é o seu Espírito em nós e então passamos a dar frutos. Que os frutos que vamos produzir seja amor, alegria e paz que nos deem a coragem para prosseguirmos testemunhando da nossa fé. Louvemos e adoremos ao Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

FRATERNIDADE!

A igreja que está em Babilônia, escolhida também por Deus, manda saudações. O meu filho Marcos também manda saudações. Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão. Que a paz esteja com todos vocês que pertencem a Cristo!” (I Pedro 5.13-14).

Pertencentes a Cristo. Pedro manda saudações para a igreja presente em Babilônia, e diz que: ‘escolhida também por Deus’. É bom termos notícias de que o Evangelho desde Pedro, chegou a lugares que não pensávamos. Afirma que as saudações são de Marcos também, este que acompanha Pedro e que Pedro considera como um filho. Ainda a sugestão de que os irmãos de lá se cumprimentem com beijos santos. Pedro mencionou que Jesus é a Pedra viva e Ele foi aprovado por Deus, mas que nós os redimidos devemos ser: ‘vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo’. Diante da grandeza de Deus podemos ver o quão pequenos somos. Somos pequenos diante da vida, do presente, e até do futuro, só temos o presente, o futuro aguardamos viver. Uma igreja do Senhor, esteja onde estiver, é composta por pedras vivas de um edifício espiritual. Pedro, então envia o desejo de paz para todos e sugere que se cumprimentem, uns aos outros com beijos santos. Somos pertencentes desta unidade em Cristo e precisamos buscar falar deste amor que redime. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

FIRMADOS NA GRAÇA!

Escrevo para vocês esta pequena carta com a ajuda de Silas, a quem eu considero um fiel irmão na fé. Quero animá-los e dar o meu testemunho de que as bênçãos que vocês têm recebido são uma prova verdadeira da graça de Deus. Continuem firmes, pois, nessa graça”. (I Pedro 5.12).

O testemunho de Pedro aos cristãos é repleto de palavras que incentivam e animam. Ele citou que Silas o ajudou com a escrita. Ele menciona que as bênçãos de Deus são enviadas de acordo com a graça dada por Deus. E é também uma prova do amor divino para com todos. Paulo também disse que: ‘Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós’. (Romanos 5.8). O amor de Deus é oferecido ao homem porque a essência de Deus é amor. O homem, por si mesmo, não faz jus a este amor. Temos a prova do amor de Deus para conosco em que Cristo nos amou e morreu quando ainda éramos pecadores 'antes de aceitarmos a salvação por Cristo'. Quando fazemos um paralelo da justiça e ira de Deus é que a riqueza da Sua graça se torna nítida para nós, pois a justificação é imediata. Que nos firmemos no amor e na graça de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

DEUS É PRESENTE!

Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. A ele seja o poder para sempre! Amém!” (I Pedro 5.10-11).

Pedro reafirma sobre o grande amor que Deus tem por nós. fomos chamados para tomarmos parte na eterna glória de Deus. Ele está nos aperfeiçoando e está pronto para defender-nos de qualquer ataque, e nos dará segurança. ‘O Senhor Deus está alerta para defender a verdade e atrapalhar os planos dos mentirosos’. (Provérbios 22.12). Deus está alerta. Como é bom sabermos que a atenção do Senhor é certa e ama a verdade, mas abomina os planos que os mentirosos fazem. A justiça divina é real para os que, como Ele, amam a verdade. Temos a promessa de Jesus que estaria nos defendendo de todas as ciladas que o inimigo possa estar preparando para nós. nesta certeza podemos glorificar ao Senhor . Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

SEMPRE ALERTAS!

Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos”. (I Pedro 5.8-9).

Eis que Pedro faz um alerta aos líderes cristãos. O que significa estar alerta: ‘sinal, ordem ou aviso para estar vigilante’, portanto, estar alerta nesta situação é ver algum sinal diferente, que requer sua atenção maior. Pedro mostra que o inimigo está a espreita buscando quem possa tragar: ‘o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar’. ‘Estejam alertas e fiquem firmes na fé. Sejam corajosos e fortes’. (I Coríntios 16.13). Paulo escrevendo aos cristãos de Corinto, também faz um alerta. Os dias em que vivemos estão nos oferecendo momentos de ansiedade muito maior que os que a história nos revela! É que a violência está devastando em todos os lugares. As famílias não têm tranquilidade. Mas, com tudo o que ocorre todos estão alertas, principalmente quando se anda pelas ruas. O momento mostra que o cuidado que devemos ter deve ser redobrado. Se nós colocarmos, como o mais importante para nós, a nossa fé em Deus aí teremos vitória e paz. Uma vida onde a tranquilidade é a tônica! A necessidade é estar alerta, e ainda mais depositar no Senhor a nossa confiança!

Léo Lima

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

CONCORDÂNCIA!

Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês”. (I Pedro 5.6-7).

Pedro enfatiza novamente a necessidade da prática da humildade. E, comprovado está que nada pode servir de maior concordância entre as pessoas que o respeito recíproco. Somente com respeito haverá a paz e a harmonia que são fundamentais para uma vida feliz. Mesmo se a pessoa estiver passando por períodos complexos deverá primar por uma conduta leve. Visto que, poderá depositar no Senhor seus temores e aflições: ‘Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós’. Ela pode então, passar a desejar uma vida tranquila pois Jesus mesmo prometeu: ‘E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir’.  (Lucas 12.22). Pedro termina esta porção da Palavra concordando com os ensinos de Jesus. Como estamos vivendo cada momento das nossas vidas? Louvemos e adoremos ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 7 de dezembro de 2025

AJUDANDO COM AMOR!

E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes’!”. (I Pedro 5.5).

Eis que Pedro fala novamente sobre a humildade. Condição, esta, tão necessária para o viver do cristão. A menção aqui é para os jovens. O ditado: ‘Uma mão lava a outra’, serve para nos lembrar que devemos e podemos nos ajudar mutuamente,Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!’. (Isaías 41.6). Se o nosso comportamento não está mostrando que somos pessoas simples, mas resplandecente do amor divino, precisamos fazer uma autoanálise sobre o que fazemos. Deus não se agrada dos orgulhosos, de acordo com Pedro, mas de um coração humilde ele se alegra. Assim, se levantarmos o nosso olhar e apreciarmos o que está ao nosso redor com espírito humilde, Deus nos coloca na mais alta conta. ‘Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: - ‘Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes’. (Tiago 4.6). Podemos nos olhar e nos alegrar junto ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 6 de dezembro de 2025

BOM PASTOR!

Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho”. (I Pedro 5.3-4).

Eis que Pedro faz um alerta para os cristãos para que tenham cuidado com as ovelhas que fazem parte do rebanho de cada um. Lembra ainda, que elas estão entregues aos cuidados de cada pastor. Pedro falou que o Grande Pastor vier: ‘vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho’.  Vale lembrar, também, que o profeta Isaías fala do Eterno pastor que chegaria até a levar nos braços as suas ovelhas, as pessoas que nele esperariam. “O salmista Davi, no Salmo vinte e três disse quando falou deste pastor que já o conduzia, disse que: ‘nada me faltará’. Sobre este mesmo pastor de quem Isaías fala, Davi ainda diz: "Ele me guiará mansamente por águas tranquilas'. Esta expressão soa-nos como promessa especial, pois Jesus mesmo afirmou: 'Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.' Davi ainda disse: 'mesmo que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque Tu estás comigo' nestas expressões o poeta Davi sabia o que falava, pois usufruía do amparo deste Pastor que é único. Jesus Cristo deseja ser seu guia também. O alerta de Pedro vem em boa hora. Como estamos vivendo nossa responsabilidade na execução da missão que Jesus deixou para nós? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

ENCARGO ESPECÍFICO!

“Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir”. (I Pedro 5.2).

Pedro menciona o cuidado que os líderes precisam ter com as pessoas que fazem parte do rebanho de cada um. Diz mais, que todos devem realizar sua missão de boa vontade, sem anseios de obter recursos financeiros. O desejo de cada líder deve ser o de servir para a maior expansão desta palavra. Chegará o momento em que todas as coisas serão concentradas em Cristo que reinará com todo poder e glória para todo o sempre. O nosso encargo é específico, pois fomos alcançados pelo seu imenso amor e resgatados para vivermos em sabedoria, de forma prudente, santa e irrepreensível para darmos testemunho da glória de Deus. De que forma estamos dando o nosso testemunho? Louvado seja Deus!

 Léo Lima


quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

TESTEMUNHA!

Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada”. (I Pedro 5.1).

Pedro se comunica com especificidade aos presbíteros como ele. Ele não se considera superior aos outros líderes. Mostra seu espírito de humildade e simplicidade. Ele faz um destaque em que foi testemunha dos sofrimentos de Jesus Cristo. Existem algumas ocasiões em que ser testemunha de um episódio só provoca contratempos. Mas a situação mencionada foi de um testemunho para que o reino de Deus se expandisse. Pedro se iguala aos demais líderes para aconselhá-los e mostrar sua convicção de que vai participar da glória que será revelada. Lembra ainda, que ele está a cada momento anunciando as boas novas de salvação a respeito do Filho único de Deus, Jesus Cristo. Busca enfatizar que diz a verdade e que tem Deus como testemunha. Nós estamos mesmo a serviço do Rei? Que possamos nos firmar cada vez mais na nossa responsabilidade de divulgar esta tão especial notícia! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

DEPENDENTE DE DEUS!

Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?’ Por isso os que sofrem porque esta é a vontade de Deus para eles devem, por meio das suas boas ações, entregar-se completamente aos cuidados do Criador, que sempre cumpre as suas promessas”. (I Pedro 4.18-19).

Pedro faz um desafio para os cristãos que sofrem. A pessoa que sofre, segundo a vontade de Deus, deve entregar-se de forma completa aos cuidados do nosso Criador e continuar a praticar boas ações. Como é bom estarmos descansados no Senhor. Adoração. Adorar a Deus é o caminho para que façamos a vontade dele. Deus olha para o nosso interior e vê o que sentimos e pensamos. Se nos colocarmos de forma completa dependentes da graça divina, podemos usufruir das bênçãos que Ele nos dá. E nós, como estamos agindo? Que nossas atitudes sejam de acordo com a vontade de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

PREPARAÇÃO!

Pois o tempo de começar o julgamento já chegou, e os que pertencem ao povo de Deus serão os primeiros a serem julgados. Se esse julgamento vai começar conosco, qual será o fim daqueles que não creem no evangelho de Deus?” (I Pedro 4.17).

Pedro faz alusão sobre o julgamento. Se pensarmos em estar frente a um juiz aqui neste mundo, nos acomete um sentimento de apreensão e até de medo. Mas não estamos e o julgamento desta feita é o divino. Pedro fala que o julgamento será iniciado com o povo de Deus. O salmista disse: ‘Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar. Ele mesmo julgará o mundo com justiça; julgará os povos com retidão’. (Salmo 9.7-8). Ele menciona palavras proferidas pelo Senhor sobre seu justo julgamento. E reafirma que é somente Deus quem julga. Que possamos refletir sobre estas palavras que nos convidam a divulgar o reino de Deus e a nos preparar cada dia para este momento grandioso. Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores, pois somente Ele é digno da nossa adoração.

Léo Lima


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

VENCEDOR NA DOR!

Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome”. (I Pedro 4.15-16).

Pedro mostra neste texto de que forma o cristão pode sofrer. Se você estiver sendo perseguido por ser cristão, Pedro diz que a pessoa não deve se envergonhar por estar sofrendo por ser cristão. Se não estiver sofrendo por ser uma pessoa que pratica crimes, que fique em paz. Paulo disse em sua carta aos Romanos: ‘Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou’. (Romanos 8.35-37). Por este texto podemos perceber que a vida do crente não será feita somente de alegrias e coisas boas, pois o apóstolo disse que nada pode separar a pessoa do amor de Deus. Portanto, nenhuma aflição que nos assalte poderá diminuir esta alegria e o prazer da certeza do céu por este incomparável amor de Deus por nós e em nós. As dificuldades são muitas para todos nós, mas Deus é presença que fortalece e restaura! Pedro finalizou que é preciso que: ‘agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome’. Ser cristão deve ser um motivo especial na vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 30 de novembro de 2025

REVELAÇÃO DA GLÓRIA DIVINA!

Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada. Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês”. (I Pedro 4.13-14).

Pedro ainda está se referindo sobre os sofrimentos que possam vir ao realizarmos a missão dada por Jesus. A dor do Senhor Jesus, não pode ser comparada com nada que aqui sofremos. Pedro disse mais: ‘alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada’. O cântico ‘compensa servir a Jesus’ nos lembra que é gratificante estarmos realizando o serviço do Senhor. A poesia deste hino conta como servir a Jesus traz grande deleite e prêmios. Mesmo que as grandes dificuldades venham, e elas vem, mas somos portadores da grande notícia das Boas Novas. Jesus  oferece redenção e vida eterna. Paulo disse: ‘Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro’. (Romanos 8.18). O convite é que todos nós tenhamos o coração cheio de louvor e coloquemos em Deus a nossa confiança. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 29 de novembro de 2025

PARA A GLÓRIA DE DEUS!

Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês”. (I Pedro 4.12).

Neste texto Pedro recomenda calma quando as aflições chegarem. O salmista disse: ‘Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus’. (Salmo 43.5). São duas interrogações que aguardam uma resposta. O salmista quer saber sobre a tristeza e a aflição que lhe aflige a alma. A tristeza tantas vezes penetra nosso coração e se mostra imperiosa. Ela vem quase sempre seguida pela aflição. Então Pedro diz: ‘não fiquem admirados com a dura prova de aflição, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês ’. Jesus mesmo disse que: ‘Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo’ (João 16.33). A tristeza, muitas vezes, é resultante da aflição e ela deve ser tratada da mesma forma. Entregando-nos de forma total ao Senhor Jesus aí podemos nos libertar dela para glória de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

A ELE A GLÓRIA E O PODER!

Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!” (I Pedro 4.11).

Pedro faz algumas recomendações. Para aquele que prega, que seja a Palavra de Deus; para quem serve deve servir com a força dada por Deus. Fazendo assim estarão glorificando a Deus. Todos temos motivos para louvar e adorar ao nosso Deus e Senhor! Cantemos uma nova canção! Que o mundo todo conheça as obras do Senhor! Quão maravilhosas são! O Amor do Senhor pelo mundo perdido chegou ao seu ápice com a chegada do Filho Único de Deus, Jesus Cristo! Quanto amor por mim e por você! Alegremo-nos e cantemos o hino que nasce nos nossos corações! Cantemos e adoremos o Deus Altíssimo por todas as maravilhas que têm operado em nosso meio. Se o fizermos com o coração de adoração, eis aqui o louvor sincero. Lembremos as palavras de Pedro: ‘Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!’  Louvado seja, SENHOR!

Léo Lima

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

DEPENDÊNCIA DO SENHOR!

Hospedem uns aos outros, sem reclamar. Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” (I Pedro 4.9-10).

Nesta porção da carta Pedro aconselha seus leitores a que sejam bons hospedeiros. Sabemos que quando chega alguém para estar conosco, muitas coisas vão ser alteradas. Não importa o tempo. Uma das coisas que sempre gostei é de ter gente em casa. Gosto de hospedar. O assunto a seguir é sobre os dons que cada um recebe de Deus. São dons diferentes, e, algumas pessoas possuem mais de um dom. Paulo fala sobre isso: ‘Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual’. (I Coríntios 2.14). O Senhor ama a todos; tem planos para os seus e disse através do profeta: ‘Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando’. (Jeremias 29.11). Então, diante da palavra inicial de Pedro ele recomenda que sejamos bons administradores dos nossos dons. Que esses dons sejam usados para o bem das outras pessoas. Portanto, esta vida tem todo sentido se estamos vivendo-a na dependência do Altíssimo. Que possamos adorar ao Senhor em todas as situações. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

ESTAMOS PREPARADOS?

O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar. Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados”. (I Pedro 4.7-8).

Pedro está alertando os cristãos de que estava próximo o tempo da volta de Jesus. Os discípulos de Jesus puderam contemplar um pouco do que constituirá a volta de Jesus e Lucas descreveu no livro dos atos dos apóstolos o momento triunfal de Cristo regressando para Deus. Vamos pensar no verbo voltar e é possível refletir sobre esse retorno, a volta que o mundo inteiro aguarda. A volta triunfal de Jesus para cumprir Suas promessas. O retorno triunfal de Cristo sobre as nuvens. Para esclarecer sobre esse acontecimento eis o que aconteceu ante a tristeza dos apóstolos depois que Jesus subiu ao céu: ‘Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram: – Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir’. (Atos 1.10-11). Ninguém sabe o dia, porém, estamos preparados para este momento glorioso? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 25 de novembro de 2025

PORTANTO, IDE!

Pois o evangelho foi anunciado também aos mortos, os quais morreram por causa do julgamento de Deus, como morrem todos os seres humanos. O evangelho foi anunciado a eles a fim de que pudessem viver a vida espiritual como Deus quer que eles vivam”. (I Pedro 4.6).

Jesus disse nas suas últimas palavras antes de subir ao céu: ‘Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos’.  (Mateus 28.18-20). Desde a vida de Jesus na terra, muitos o reconheceram como Salvador, e passaram a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Pedro mencionou que o evangelho havia sido anunciado também aos que já haviam morrido. Não depois da morte deles, mas antes. A mensagem chegou a eles pois, os apóstolos saíram para cumprir a ordem de Jesus. Ou seja, o Ide de Jesus. no período desta carta Pedro continuava o seu ministério. Deus deseja que todos reconheçam que são pecadores e aceitem a salvação através de Cristo. E nós, estamos fazendo a nossa parte? O Senhor está conosco! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

TEMPO DE JULGAMENTO!

E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles nessa vida louca e imoral e por isso os insultam. Porém eles vão ter de prestar contas a Deus, que está pronto para julgar os vivos e os mortos”. (I Pedro 4.4-5).

Pedro mostra aos cristãos que as pessoas que antes eram seus companheiros em várias coisas que o Senhor não aceita; agora essas pessoas se admiram em ver a mudança de atitude dos cristãos. Pedro lembra ainda, que eles vão prestar contas a Deus. O juízo divino chegará. E o salmista inicia uma poesia compartilhando a disposição dos filhos de Deus em agradecer ao Senhor por todos os benefícios que eles têm recebido do Pai. Ele menciona palavras proferidas pelo Senhor sobre seu justo julgamento. E reafirma que é somente Deus quem julga. ‘Mas o Senhor é Rei para sempre. Sentado no seu trono, ele faz os seus julgamentos. Deus governa o mundo com justiça e julga os povos de acordo com o que é direito’. (Salmo 9.7-8). Uma evidência neste salmo, é que ele confirma que Deus tem um tempo certo para o seu julgamento final. Que possamos refletir sobre estas palavras que nos convocam a anunciar e a nos preparar cada dia para este dia grandioso. Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores, pois somente Ele é digno da nossa adoração. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 23 de novembro de 2025

CONHECENDO O SENHOR!

No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos”. (I Pedro 4.3).

Nestas palavras Pedro inicia mencionando a vida dos cristãos antes de Jesus realizar a sua missão entre nós. A vida que viviam estava muito distante da vontade de Deus.  A maior glória, segundo Jesus, é a de fazer a vontade de Deus, o Pai celestial. Em outro momento Jesus disse enquanto ensinava. Disse que para entrar no Reino do Céu a pessoa deveria fazer a vontade de Deus. ‘– Não é toda pessoa que me chama de ‘Senhor, Senhor’ que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu’. (Mateus 7.21). Quem ama a Deus procura fazer a sua vontade. É preciso orar a Deus, pedindo que ele ensine sua vontade. A vontade de Deus é que cada pessoa viva de maneira santa, fazendo o bem e sendo grata. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Que saibamos conhecer o que o Senhor requer de cada um de nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 22 de novembro de 2025

VONTADE DE DEUS!

Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado. Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas”. (I Pedro 4.1-2).

Pedro procura mostrar aos cristãos a necessidade de viver conforme Jesus viveu. Mesmo que venham os sofrimentos e, muitas vezes, dores no corpo, mas, se o cristão estiver dentro da vontade de Deus, estará bem. Fazer a vontade de Deus deve ser o alvo de todo aquele que ama ao Senhor. A condição para isto é orar pedindo a Ele que mostre e nos ensine como conhecer os desejos dele. A fundamental vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem a todos e sendo agradecidos por todos os benefícios que o Ele nos concede. O salmista cantou: ‘Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração’. (Salmo 40.8). Esta admissão é de um coração reconhecido e que ama fazer a vontade de Deus. Como estamos vivendo cada momento da nossa vida? Que possamos fazer a vontade do Senhor a cada passo que dermos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

A GRAÇA QUE REDIME!

Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que foi para o céu e está do lado direito de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu”. (I Pedro 3.21-22).

Depois de Pedro lembrar o dilúvio, agora mostra que aquelas águas representavam o batismo e o batismo simboliza a salvação. Após o dilúvio Deus fez um pacto com o ser humano na figura de Noé e sua família. Em Jesus o Pacto da Graça que consiste naquele novo relacionamento que Deus constituiu com o ser humano por meio de Jesus, no qual, o homem sendo pecador, é agraciado com a salvação. Graça envolve outros assuntos tais como o perdão, a salvação, a regeneração e o amor de Deus. Ainda é aplicada na Bíblia muitas vezes como misericórdia, bondade e longanimidade. Portanto, graça é o mesmo que favor em um plano muito maior. Quando a pessoa recebe a salvação por Jesus Cristo, logo ela começa a desfrutar de todas as infinitas bênçãos, que chamamos de graça divina! Que saibamos ser gratos por podermos desfrutar da graça divina. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

OBEDIÊNCIA E VIDA!

Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água”. (I Pedro 3.20).

Eis que Pedro lembra os cristãos que nos dias de Noé o povo não obedecia a Deus. Mesmo que Noé, enquanto obedecia a Deus e construía a arca, mostrava, com isso, o que Deus iria fazer. O extermínio da raça humana. Ele foi orientado por Deus a edificar a arca e salvar somente sua família e um par de cada espécie animal. Em vez de ouvirem as palavras de Noé, zombavam dele e da construção da arca. Pedro ainda diz: ‘As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água’. Como nos comportamos diante de coisas que parecem impossíveis? Estamos buscando e procurando ouvir a voz de Deus? Que possamos estar atentos aos desígnios do Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

CONDUTA CRISTÃ!

Porque é melhor sofrer por fazer o bem, se for esta a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito, e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos”. (I Pedro 3.17-19).

Aqui o apóstolo Paulo menciona que é melhor sofrer por fazer o bem, do que por fazer o mal, se for esta a vontade de Deus. A nossa conduta, de acordo com Pedro, deve baseada em Jesus que foi o único sem pecado. Ele viveu o amor sem limites. Jesus já viera e, Cristo filho de Deus, dava maior valor à fé que atua pelo amor. Sentimos uma afinidade inquebrantável entre a fé, a esperança e o amor, como um elo que nos une a Deus. Jesus morreu em seu corpo, mas ressuscitou no espírito. Ele após a sua ressurreição teve alguns encontros com seus seguidores e deixou mais algumas orientações a todos. Que possamos, se necessário, sofrer pela prática do bem. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 18 de novembro de 2025

EDUCAÇÃO E RESPEITO!

Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados”. (I Pedro 3.16).

TUDO, tudo mesmo, que formos fazer façamos com educação e respeito. Esta é mais uma recomendação de Pedro. A palavra temor, de acordo com o dicionário é: ‘sentimento de profundo respeito e obediência’. O maior de toda a ciência é conhecer a Deus. ‘O temor do Senhor é o princípio da sabedoria’. A recomendação do apóstolo continua, vocês sendo educados e respeitosos não serão envergonhados mesmo que insultados. A conduta do cristão sendo pura pode deixar os seus perseguidores envergonhados. Que possamos ser os seguidores que fazem as coisas de acordo com o coração de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

SENHOR MEU E DEUS MEU!

Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm”. (I Pedro 3.15).

Nesta porção da carta Pedro faz uma referência que considero especial: ‘Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor.’ A sugestão que ele dá com referência ao tratamento que deve ser dado ao Senhor Jesus. Devem chamá-lo Senhor! Um dos momentos mais marcantes do relacionamento dos discípulos com Jesus, foi quando após a sua ressurreição, Tomé, que ainda não O vira, o vê e se ajoelha: ‘Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!’ (João 20.28). Para mim este é um momento que bem exemplifica o respeito, temor, admiração e acima de tudo, o reconhecimento de Jesus como Deus! A parte final do texto diz quanto a responder, se perguntados, sobre a nossa fé. Isto é, falar sobre nossa experiência com o Salvador. Que possamos fazer Cristo conhecido através do respeito que temos per Ele. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 16 de novembro de 2025

FAZENDO O BEM!

Se, de fato, vocês quiserem fazer o bem, quem lhes fará o mal? Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados”. (I Pedro 3.13-14).

O apóstolo Pedro mostra, neste texto, um aspecto no intuito de ser cristão. Ele fala que, se para a pessoa fazer o bem tiver que haver sofrimento, que assim seja, o resultado deverá ser a felicidade.  A inquietação é um anseio que convive com o ser humano. Constantemente ele se aborrece por opiniões que ocupam sua mente e que podem ser maiores, que chegam a tirar-lhe o sono. Muitas vezes seu coração, consternado, sente medo de enfrentar certos desafios. Prossegue então, no seu dia a dia, muitas vezes, sem capacidade de realizar atos decisivos, que poderiam determinar um futuro melhor, até mais feliz. É bom olhar o texto inicial em que Pedro recomendou: ‘Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados’. Com isso, poderão viver somente com o propósito de obedecer a Deus. É preciso que coloquemos no trono nossas tristezas e nossos sonhos e acima de tudo nossa gratidão. Vamos prosseguir com o objetivo maior de fazer o bem. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 15 de novembro de 2025

O SENHOR VÊ E OUVE!

“’Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal’.” (I Pedro 3.12).

Eis que Pedro diz que Deus está atento às pessoas honestas e que fazem o bem. Quando oramos o que se passa em nosso coração, na nossa alma? É preciso estarmos diante do Senhor com pureza, reverência, gratidão e honestidade. Que possamos sair de nós mesmos e vermos a dor que muitas pessoas sofrem. Podemos socorrer algumas pessoas que sofrem, pois o Senhor nos ouve e atende as nossas súplicas. Ao procurarmos viver a vida de acordo com os planos do Senhor vamos enfrentar grandes desafios, pois o inimigo procura tirar aqueles que amam a Deus e seguem os seus desígnios. Quando fazemos assim, o Senhor nos ouve e atenta aos nossos clamores. Que possamos viver refletindo a luz de Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

GLORIFICANDO A DEUS!

Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la’.” (I Pedro 3.10-11).

Eis que Pedro faz uma recomendação aos destinatários da carta e se baseia no Salmo 34. Uma das coisas que não precisamos inventar é ficar alegres com a amargura do nosso próximo. Existe prêmio aos que fazem boas ações e para as pessoas que almejam o bem das pessoas. Desejar o bem dos outros é uma atitude indicada pela Bíblia. ‘Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la’. O que Pedro aconselha vem de encontro com a maneira que o cristão deve viver. A recomendação do sábio é: ‘Não fique contente quando o seu inimigo cair na desgraça’. O apóstolo diz: ‘Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la’. Esta precisa ser o procedimento do cristão. Que as nossas reflexões sejam constituídas de alegria para a glória do nosso Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

PARTÍCIPES DO REINO!

Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês”. (I Pedro 3.9).

O apóstolo Pedro escreve aos cristãos como necessitaria ser a atitude de todos diante de qualquer ofensa: ‘Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês’. Abençoar o outro é a atitude mais perfeita de agradar ao Senhor e esta precisa ser o jeito de tratar as pessoas que nos cercam. Desde que o Senhor nos resgatou a nossa atitude deve ser de uma pessoa que tem o Espírito Santo do Senhor. Como é bom constituirmos como partícipes de um reino onde todos são ricamente abençoados pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores! É tão simples fazer parte integrante deste reinado. É um ato simples, mas que transcende qualquer vontade humana. Se nossos sentimentos não estiverem voltados para esse querer, permitindo que o Espírito de Deus atue, não somos parte desse reino. Vamos abençoar os que necessitam? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

MUDANÇA DE PENSAMENTO!

Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros”. (I Pedro 3.8).

Eis que Pedro lembra os cristãos da necessidade de se ter o mesmo modo de pensar e de sentir. Lembra, ainda, que o amor que se deve nutrir uns pelos outros é uma forma de mostrar a mudança de pensamento e sentimento. Paulo recomendou que é preciso afastar o egoísmo de nosso interior. ‘Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês’. (Efésios 4.32). Então é preciso prestar atenção para com aqueles que vemos e fazer nosso melhor por eles. Para vivermos a misericórdia divina na sua totalidade precisamos amar a todos. João mostra aos cristãos que quem ama a Deus se preocupa com aqueles que têm falta de alguma coisa. ‘Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele a caridade de Deus?’ (I João 3.17). Repartir as coisas foi a principal atitude dos novos irmãos após Jesus voltar para os céus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 11 de novembro de 2025

O ESPÍRITO SANTO EM NÓS!

Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês”. (I Pedro 3.7).

Eis que o apóstolo Pedro inicia alguns conselhos aos casais. O respeito que deve haver entre os dois, e ambos, se cristãos tem a vida eterna prometida por Deus. Hoje, o corre-corre da vida, os eventos imprevistos e os obstáculos próprios de cada um, muitas vezes esgotam todas as forças. É normal ficar cansado e é essencial saber parar para descansar e renovar as forças. A união com o Senhor é o que renova as forças. União em oração, em valorizar a vida, e, João lembra que podemos ter certeza da nossa união com o Senhor. Esta certeza é porque fomos agraciados com a presença do Seu Espírito em nós. ‘A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito’. (I João 4.13). Desta forma se o Espírito de Deus vive em nós somos o templo do Senhor e por isso devemos nos unir e nos respeitar cada vez mais. Que possamos mostrar o amor de Deus em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

VÍNCULO DE AMOR!

Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele. Elas eram obedientes ao seu marido. Sara foi assim; ela obedecia a Abraão e o chamava de ‘meu senhor’. Você será agora sua filha se praticar o bem e não tiver medo de nada”. (I Pedro 3.5-6).

Pedro, ainda preocupado com o desenvolvimento espiritual dos cristãos recomenda a mulher que se cuide de forma a agradar a Deus. Ainda nos oferece uma reflexão sobre como andar de forma pacífica. Desde que se tem compreensão, conhecimento e bom senso logo a sabedoria já é presente na vida da pessoa. Só podemos desafiar-nos a que os predicados que o apóstolo enviou para aqueles irmãos tem como tônica o amor. Desde as qualificações do amor como os frutos de uma vida cheia do Espírito Santo que inicia com o mesmo dom: AMOR! Se assim fizermos e nos afastarmos de tudo que não agrada ao Senhor teremos uma vida em que o brilho de Jesus vai refletir em nós. Todo relacionamento necessita de amor e compreensão para que agrade ao Senhor. Que possamos estar diante do Senhor com alegria e amor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 9 de novembro de 2025

CORAÇÃO ALEGRE!

Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, joias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus”. (I Pedro 3.3-4).

Aqui a recomendação do apóstolo Pedro é quanto a forma de uma mulher se arrumar. Ele diz que a beleza de cada pessoa deve vir do coração. Vale lembrar que o sábio disse: ‘O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate’. Portanto, conforme a Bíblia a alegria é um adorno melhor que qualquer pintura. Lembrando, ainda, que para Deus os valores vão muito além de mera aparência ou devoção espontânea. Para Deus os valores são como disse Pedro: “Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (I Pedro 3:4). Isto não quer dizer que não se pode ter suas opiniões abalizadas nas injustiças que estão diante de nossos olhos através da mídia e até de nossos próprios olhos. Pois, todo cuidado que devemos ter com o nosso corpo é demonstrado no texto da nossa reflexão. Que possamos buscar em Deus a força necessária para vencermos todas as ambições que nos cercam e crescermos de forma que nosso espírito seja fortalecido, e nosso semblante se alegre em Deus. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sábado, 8 de novembro de 2025

AMIZADE E BENEVOLÊNCIA!

Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa”. (I Pedro 3.1-2).

Pedro nesta porção da sua carta faz algumas recomendações sobre o relacionamento entre um casal. ‘O casamento está de forma progressiva fadado à morte’. É o que se anuncia de acordo com pesquisas em que há quase a mesma proporção de separações quanto de casamento. As pessoas não veem mais na instituição que Deus criou a solução para que o mundo seja organizado em seus princípios. Entretanto, a Palavra de Deus é firme na necessidade de se amar mutuamente. Os dois que se encontram diante de Deus e prometem se amar, podem desfrutar de maravilhas neste encontro superior o qual Deus abençoa. O outro caso é quanto ao marido que não é crente. A sugestão de Pedro é que a mulher ganhe o seu marido somente com o seu comportamento e muita oração. A oração é a coisa fundamental na vida do servo de Deus. Na verdade, o amor conjugal possui várias dimensões que interagem e se complementam. Uma dimensão muito importante do amor conjugal é a amizade entre os cônjuges. Outra dimensão do amor é a benevolência, ela consiste em amar o outro desinteressadamente, querer o seu bem e fazer o que estiver ao seu alcance para lhe proporcionar o melhor. O amor tenderá a se tornar cada vez mais puro, mais profundo se os casais unidos numa amizade sincera e firmados na benevolência procurarem louvar a Deus a cada momento de suas vidas. Que o Senhor seja louvado!

Léo Lima

VITÓRIA PELO AMOR!

“ A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as ...