Translate

domingo, 27 de abril de 2025

UNIÃO PERFEITA!

Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova”. (Romanos 6.3-4).

Eis como o apóstolo Paulo retrata a nova vida em Cristo. Visto que ele indica que no batismo nos aproximamos de Cristo e essa união visa que tenhamos uma vida nova. Para o apóstolo eis o que acontece: ‘quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele’. E desta forma a vida nova que passamos a viver é de união perfeita com o Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 26 de abril de 2025

SOMENTE A GRAÇA!

Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?” (Romanos 6.1-2).

Com palavras como as do texto acima podemos olhar para o nosso interior e com toda a franqueza detectarmos nossas atitudes e pensamentos que se formos verdadeiros conosco mesmos vamos ver que precisamos a cada momento que Deus nos dê mais da sua graça. Mas, como Paulo disse, não devemos agir para que tenhamos necessidade de aguardar somente a graça do Senhor, porém, devemos procurar nos santificar a cada pensamento, sentimento e ação. Que o Senhor se alegre das nossas atitudes e que possamos desfrutar da sua presença constante. Louvemos ao Senhor por sua infinita misericórdia. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 25 de abril de 2025

SOMENTE POR MEIO DA GRAÇA!

A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. E isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 5.20-21).

As primeiras palavras de Paulo neste texto fazem um contraste quando nos mostra que, se o pecado aumenta imediatamente a graça divina aumenta mais. Podemos ver que Deus nos oferece a sua graça de acordo com os nossos pecados. Se não fora a graça divina não teríamos a oportunidade de uma mudança de vida. Deus nos aceita de acordo com o nosso arrependimento e a fé que temos nele, e mais quando cremos que a morte do Seu Filho único nos redime. Temos uma nova vida por meio do sacrifício de Jesus Cristo em nosso favor. Louvemos e adoremos o Senhor dos senhores. Louvado seja nosso Deus e Pai!

Léo Lima

quinta-feira, 24 de abril de 2025

AMOR E GRAÇA!

Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida. E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem”. (Romanos 5.18-19).

Em suas palavras Paulo reforça para que nos lembremos de que o pecado entrou na vida de todos os seres humanos via um só pecado, desta feita somente uma atitude de salvação é o que dá a liberdade e dá a vida eterna ao que crê! Devemos nos lembrar de que se hoje temos a certeza da salvação por Cristo Jesus é por amor e mediante a graça de Deus. Que possamos olhar o sacrifício remidor com os olhos da fé e sermos gratos por tão especial presente. Louvado seja o nosso Deus!

Léo Lima

quarta-feira, 23 de abril de 2025

VIVER SOB A GRAÇA DE DEUS!

É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo”. (Romanos 5.17).

Eis que o apóstolo Paulo mostra através de uma comparação em que o pecado que passou a habitar através de um só homem, e dominou todos os seres humanos. Entretanto, o resultado da ação de um só homem, Jesus Cristo, é bem maior e foi o de resgatar a todos aqueles que recebem a graça de Deus mediante o ato de crer no salvador, e serem aceitos por Deus. Graça que concede o perdão e logo a aceitação por Deus é acompanhada do amor divino e ‘recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo’. Louvado seja o Senhor por presente tão especial. Que possamos mostrar que vivemos debaixo da graça de Deus.

Léo Lima

terça-feira, 22 de abril de 2025

SEM MERECIMENTO!

E existe uma diferença entre aquilo que Deus dá e o pecado de um só homem. Porque, no caso do pecado, a condenação veio por causa de um só pecado. Porém, no caso da salvação, Deus perdoa os que têm cometido muitos pecados, embora não mereçam esse perdão”. (Romanos 5.16).

Não é por merecimento! Eis que Paulo nos fala novamente sobre o pecado que veio de um homem somente e com ele a condenação. Entretanto, quanto à salvação ele afirma que Deus perdoa os que cometem muitos pecados, mesmo que não mereçam esse perdão. Assim é possível afirmar que: ‘Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la’. (Efésios 2.8-9). Que possamos compartilhar dessa maravilha. Somente a graça de Deus pode nos dar a salvação, mas isso mediante a fé em Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 21 de abril de 2025

PARTICIPANTE DO REINO DE DEUS!

Adão era a figura daquele que havia de vir, mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo”. (Romanos 5.14a-15).

Neste texto de Paulo ele fala aos cristãos da igreja de Roma a diferença entre Adão e seu o pecado e o maior presente que nos é dado por Deus: ‘De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo’. E é aqui que reside a diferença entre a morte de muitos e a graça de Deus que Ele nos dá e é muito maior, visto que é a salvação gratuita que nos é oferecida, e isto mediante a graça de um único homem, o Filho querido de Deus que é Jesus Cristo. Temos então a alegria de participar do reino de Deus que Jesus nos deixou e que devemos honrar e nos santificar para fazermos a diferença entre as pessoas que estão próximas de nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 20 de abril de 2025

PERDÃO REAL!

Antes de a lei ser dada, já existia o pecado no mundo; porém, quando não existe lei, Deus não leva em conta o pecado. Mas, desde o tempo de Adão até Moisés, a morte dominou todos os seres humanos, mesmo os que não pecaram como Adão, quando ele desobedeceu à ordem de Deus”. (Romanos 5.13-14).

Ao continuar a explicar sobre o pecado inicial Paulo lembra que antes de haver a lei o pecado já fazia parte da vida do ser humano. Se não existisse a lei o pecado não conta. Adão não tinha pecado até o momento de desobedecer ao que Deus disse: ‘E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem: – Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá’. A partir do momento que eles desobedeceram, o pecado se instalou nas suas vidas. Como temos lembrado da facilidade que é para uma pessoa desobedecer a Deus? Todo o que crê em Jesus e o aceita como salvador tem a responsabilidade de compartilhar das Boas Novas. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 19 de abril de 2025

TODOS PECARAM!

O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram”. (Romanos 5.12).

Nesta porção da carta de Paulo ele faz referência ao começo de tudo quando a morte chegou como consequência do pecado inicial. O resultado da primeira desobediência foi que a morte passou a ser a coisa a que todo o ser humano deveria passar. Todos que nascessem a partir daí já tinham o pecado em si. ‘Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus’. (Romanos 3.23). todas as pessoas estão carentes da glória de Deus e necessitam da salvação que Jesus outorga. A morte eterna não tem poder a todo o que crer na salvação por intermédio de Jesus Cristo. Que possamos proclamar a mensagem de salvação que é a melhor notícia que temos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 18 de abril de 2025

LOUVADO SEJA O SENHOR!

E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus”. (Romanos 5.11).

Somos amigos de Deus, conforme explica o apóstolo Paulo aos cristãos de Roma. Agora vivemos, todos os que reconhecem Jesus como salvador, uma nova vida que nos dá a paz de Deus. Jesus sendo Filho de Deus obedeceu a cumpriu o plano redentor de Deus para com toda a humanidade. Mas, só usufruirão desta salvação a pessoa que de forma sincera reconhece que Jesus é o Filho de Deus que se sacrificou para salvar todo aquele que nele crer. Portanto, somos filhos através da adoção por mediação de Jesus Cristo. Louvemos e adoremos ao Senhor! Louvado seja o Teu Nome Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 17 de abril de 2025

AMIGOS DE DEUS!

E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus. Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo”. (Romanos 5.9-10).

Eis que o apóstolo Paulo continua a falar sobre a aceitação de Deus para com toda a pessoa que acredita na morte de Jesus por amor. O único meio para que alguém seja salvo é crer. Crer no amor de Deus, crer que Jesus morreu para resgatar todos os que nele confiam. Deus mostrou seu amor quando ainda éramos seus inimigos, ou seja, quando ainda o pecado dominava nosso ser. Paulo enfatiza que: ‘Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo’. O processo é esse que a partir do momento que cremos e reconhecemos os nossos pecados e pedimos o perdão do Senhor, passamos a ser amigos de Deus, por Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 16 de abril de 2025

SOMENTE POR AMOR!

Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado”. (Romanos 5.7-8).

Eis que o apóstolo Paulo dá ênfase sobre as possibilidades do que podemos fazer pelas pessoas. é bem mais fácil fazermos algo, até mesmo um sacrifício por uma pessoa de boas intenções, ou somente uma pessoa bos. Entretanto, ele nos lembra que no sacrifício de Jesus Deus nos mostrou todo o seu amor, como dito em João: ‘Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna’. A salvação só foi possível mediante o sacrifício de Jesus. tudo por amor. Amor por pessoas injustas, más e com intenções dúbias. Ele foi morto e ressuscitado para que toda pessoa que crê nele e no sacrifício, possa desfrutar da vida eterna com Deus. Que possamos dar todo valor por tão grande salvação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 15 de abril de 2025

AMOR DERRAMADO EM NÓS!

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus”. (Romanos 5.5-6).

Desde que o Senhor derramou o seu amor em nosso coração, essa esperança só nos anima, visto que foi por meio do Seu Espírito Santo a atuação divina em nós. Se Jesus Cristo não tivesse expiado nossos pecados na cruz do calvário não teríamos esse tão grande amor em nós. No tempo escolhido pelo Pai foi que Jesus sofreu a agonia da morte. Se soubermos agir a partir do amor divino em nós faremos parte da gloria de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 14 de abril de 2025

PACIÊNCIA E ESPERANÇA!

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança”. (Romanos 5.3-4).

Nessa porção da carta de Paulo ele nos recorda que apesar da alegria da salvação, mesmo assim teremos lutas. Quanto mais buscamos o Senhor, mais teremos o adversário procurando mudar a nossa trilha. Dá para entendermos que a alegria necessita estar presente em cada circunstância. É na alegria que fazemos parte da glória de Deus. Paulo enumera tudo que pode acontecer durante a busca ao Senhor. Para Paulo o sofrimento produz: ‘pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança’. A paciência é um grande desafio, mas quando nos apossamos dela teremos como vivenciar a esperança. Louvemos e adoremos ao Senhor!

Léo Lima

domingo, 13 de abril de 2025

 LÉO LIMA1 - Copia.mp3

COMUNHÃO PLENA!

Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus”. (Romanos 5.2).

Eis que Paulo está ressaltando o presente que Jesus nos ofereceu. Uma vida na graça de Deus. Só a temos mediante o sacrifício consumado na cruz do calvário e mediante a nossa fé Nele. Com estas ocorrências temos uma vida plena na comunhão com o Senhor que nos agraciou por seu inefável amor. Paulo conclui este texto dizendo: ‘E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus’. Podemos viver esta alegria a partir do momento que entregamos nossa vida ao Senhor, mediante a fé que Nele temos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 12 de abril de 2025

PLENA PAZ!

Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 5.1).

Eis que o apóstolo Paulo nos lembra que depois que fomos aceitos e do nosso compromisso com Deus através de Jesus Cristo, podemos usufruir da paz que Jesus mesmo deixou para nós. Uma paz que excede nosso entendimento, mas quem a usufrui sabe como é bom desfrutar dela. Ela é diferente de tudo o que o mundo oferece. Com a paz de Jesus não sentimos a ansiedade que as coisas do mundo provocam. Não sentimos incertezas. Se estivermos firmados diretamente ao Senhor, podemos ter desafios que as vezes podem parecer insolúveis, mas logo veremos que o Senhor guia nossa vida e nos dá a PAZ! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 11 de abril de 2025

ANUNCIAR A BOA NOTÍCIA!

Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor. Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus”. (Romanos 4.24-25).

Aqui Paulo mostra que da mesma forma que Deus aceitou Abraão pela fé, nós também, pela fé em Cristo Jesus estamos aceitos por Deus. A mediação de Jesus, nos capacita a sermos servos de Deus e a cumprirmos a ordem de Jesus que é: Irmos por todos os lugares e anunciarmos a boa notícia da salvação. O sacrifício de Jesus nos leva a termos uma plena comunhão com Deus. Somos aceitos no momento que cremos no Unigênito Filho de Deus! Precisamos ir, ir aonde o Senhor nos designar. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 10 de abril de 2025

LOUVOR E ADORAÇÃO!

Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido. Por isso Abraão, por meio da fé, ‘foi aceito por Deus’. As palavras ‘foi aceito’ não falam somente dele”. (Romanos 4.20-23).

Como estamos vendo Paulo está mencionando todos os acontecimentos vividos por Abraão a quem Deus escolheu para ser o Pai de muitas nações. Ele foi aceito por Deus através da sua fé. Ele creu nas promessas do Senhor e louvou a Deus porque: ‘tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido’. Que em nós a alegria de termos aceito o amor demonstrado por Jesus na cruz do calvário seja uma constante na nossa vida. Que possamos louvar a Deus com nossos atos e palavras. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 9 de abril de 2025

EM NÓS E ATRAVÉS DE NÓS!

 Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos, a sua fé não enfraqueceu”. (Romanos 4.19).

Aqui Paulo menciona o que nos referimos no texto anterior. Eles tinham tudo para não acreditar, especialmente Sara que procurou achar um ‘jeitinho’ para que a promessa acontecesse. Apesar destes momentos difíceis que viveram Deus os abençoou de forma que mesmo na velhice eles tiveram Isaque. Abraão procurou esperar no Senhor para viver as bênçãos da promessa de Deus. Como estamos vivendo nossa vida cristã? Estamos com a esperança viva? Nossa fé é autêntica? Firmemo-nos no Senhor para que possamos ver as grandes coisas que Ele fará em nós e através de nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 8 de abril de 2025

FÉ E ESPERANÇA!

Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou ‘o pai de muitas nações’. Como dizem as Escrituras: ‘Os seus descendentes serão muitos’”. (Romanos 4.18).

Ao continuar sua carta aos cristãos de Roma, Paulo continua a dar ênfase à vida do ‘Pai da fé’ Abraão. Ele não teve somente fé, mas viveu com esperança nas promessas do Senhor. Ele foi pai na velhice, quando já não esperava ter filhos e sua esposa Sara também era com idade bastante avançada. As maravilhas que eles viveram só aumentavam a esperança de que muitas nações descenderiam dele. Quando pensamos na fé e na esperança podemos ver palavras que se relacionam: ‘A fé é a confiança em algo, enquanto a esperança é a expectativa de que algo bom vai acontecer’. Esta explicação encontrei no google. Temos fé que nos leva a confiar em Deus em todas as situações? A nossa esperança está recheada de expectativas de que vamos usufruir grandes coisas no Senhor? Que possamos viver com estas duas palavras: Fé e Esperança. Louvado seja o nosso Deus!

Léo Lima

segunda-feira, 7 de abril de 2025

PROCLAMEMOS!

Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Eu fiz de você o pai de muitas nações’. Assim a promessa depende de Deus, em quem Abraão creu, o Deus que ressuscita os mortos e faz com que exista o que não existia”. (Romanos 4.17).

Paulo agora repete o que Deus disse a Abraão e está registrado nas Escrituras. ‘‘Eu fiz de você o pai de muitas nações’. E Paulo continua dizendo que esta promessa de Deus a Abraão foi cumprida na sua íntegra. Paulo lembra também que o Deus que ressuscita os mortos e deu a existência o que ainda não existia. Mas tudo aconteceu a Abraão, como resultado da sua crença em Deus. Ele creu e Deus o abençoou com as bênçãos da promessa do Senhor! E nós, como estamos nos relacionando com Deus? Nós que vivemos a graça divina que nos foi dada de graça, tendo sido pago o preço por Jesus Cristo. Como estamos realizando o ministério que Ele nos confiou. De graça recebemos e de graça devemos dar. Dar a boa notícia de salvação através de Jesus. Proclamemos! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

 

domingo, 6 de abril de 2025

CRER! EIS O DESAFIO!

Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão. Ela não é somente para os que obedecem à lei, mas também para os que creem em Deus como Abraão creu, pois ele é o pai espiritual de todos nós”. (Romanos 4.16).

Eis a afirmação de Paulo: ‘Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão’. Estamos vendo a grande ênfase que o apóstolo dá sobre a necessidade de nos aperfeiçoarmos na fé. Abraão creu em Deus em tempos que não se falava tanto no Senhor. As histórias da criação e do pecado que entrou pelo primeiro casal, eram contadas para todos os descendentes. Abraão foi achado como um servo temente a Deus e que ouvia o Senhor. Ele creu, muito antes de todos, ele é reconhecido como o pai espiritual de todos nós. Que possamos dignificar tão grande amor. Deus nos ama. E nós como agimos? Que possamos louvar e adorar o Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 5 de abril de 2025

VIDA DE GRATIDÃO!

Pois, se aqueles que obedecem à lei vão receber o que Deus prometeu, então a fé é inútil, e a promessa de Deus não tem valor. Pois a lei traz o castigo de Deus. Mas, onde não existe lei, também não existe desobediência à lei”. (Romanos 4.14-15).

Nesta porção da palavra de Paulo ele menciona, de novo a obediência à lei de Deus. Lembra, que mesmo obedecendo à lei é necessário a fé em Cristo e seu amor redentor. É preciso que nos dediquemos de forma total a uma vida de alegria em Cristo e reconhecimento do que temos como porvir, o que nos espera junto ao Senhor! Louvar e adorar a Deus deve ser a coisa mais importante que temos que viver. Busquemos uma vida de muita gratidão e desejo de mostrar como é bom servir ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 4 de abril de 2025

FÉ SEMPRE CRESCENTE!

Deus prometeu a Abraão e aos seus descendentes que o mundo ia pertencer a eles. Essa promessa foi feita não porque Abraão tinha obedecido à lei, mas porque ele havia crido em Deus e havia sido aceito por ele”. (Romanos 4.13).

Uma carta, muitas vezes retrocede no tempo. Às vezes para lembrar ao leitor de coisas que haviam vivido juntos. Ou mesmo fatos acontecidos no passado que ambos, escritor e leitor, viveram ou conheceram a mesma história. Assim se deu com o grande amigo de Deus que Paulo menciona nesta porção da sua carta. Abraão que foi exemplo, e como Deus dissera a Ele, pai de uma grande nação. O exemplo de fé que ele viveu ficou marcado na história dos judeus, o povo escolhido por Deus. Abraão creu em Deus e foi aceito pelo Senhor de forma que seu nome está marcado na história bíblica. Que possamos buscar nestes exemplos uma maneira de nos santificarmos e assim termos a nossa fé sempre crescente. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 3 de abril de 2025

EM LOUVOR E ADORAÇÃO!

Ele é também o pai dos que são circuncidados. Não apenas porque são circuncidados, mas porque vivem a mesma vida de fé que Abraão, o nosso pai, viveu antes de ter sido circuncidado”. (Romanos 4.12).

Paulo continua a lembrar aos crentes de Roma sobre Abraão. O relacionamento dele com Deus e a sua circuncisão. Lembra ainda, que ele viveu em fé da qual muitos depois dele também viveram. Em espacial os que vieram a crer em Deus depois de Jesus Cristo. O exemplo deixado por Abraão nos faz pensar que tantas vezes deixamos de colocar nossa fé em primeiro lugar. Que possamos aprimorar nosso relacionamento com Deus a cada circunstância do nosso viver. Que vivamos em louvor e adoração a Deus por tanto amor demonstrado por nós. Louvado seja o Senhor”

Léo Lima

quarta-feira, 2 de abril de 2025

FÉ SOMENTE!

Quando foi que isso aconteceu? Foi antes ou depois de Abraão ser circuncidado? Foi antes e não depois. Ele foi circuncidado mais tarde. E a sua circuncisão foi um sinal para provar que Deus aceitou Abraão porque ele tinha fé; e isso aconteceu quando ele ainda não havia sido circuncidado. Assim Abraão é o pai espiritual de todos os que creem em Deus e são aceitos por ele, mesmo que não sejam circuncidados”. (Romanos 4.10-11).

Paulo escreve sobre dúvidas que alguns judeus poderiam ter. Por exemplo: sobre a época em que Abraão creu em Deus, se foi antes ou depois de ele ser circuncidado. Logo Paulo mesmo afirma que a circuncisão Abraão se deu depois de ele crer em Deus. O mais importante que a circuncisão dele foi para provar a aceitação de Deus para com ele. Assim, desde então ele é tido como: ‘Assim Abraão é o pai espiritual de todos os que creem em Deus e são aceitos por ele, mesmo que não sejam circuncidados’. A fé é o que se faz necessário para que Deus nos aceite. Ter fé em Jesus Cristo aceitando-O como Senhor e salvador. Podemos lembrar que Jesus afirmou: Eu e o Pai somos um.  Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 1 de abril de 2025

FELICIDADE PARA TODOS!

Será que essa felicidade de que Davi falou existe somente para os que são circuncidados? É claro que não! Ela existe também para os que não são circuncidados. Pois já citamos as Escrituras Sagradas, que dizem: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’”. (Romanos 4.9).

Agora em se pensando na felicidade Paulo interroga sobre quem pode ser feliz, e se esta emoção é somente para os judeus, ao que ele mesmo responde: ‘Será que essa felicidade de que Davi falou existe somente para os que são circuncidados?’ ‘? É claro que não! Ela existe também para os que não são circuncidados.’ O motivo maior para que o Senhor Deus aceite as pessoas é crer Nele. Paulo lembra: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’. Portanto, o que é necessário para se obter de Deus a aceitação de uma pessoa é acreditar que Ele é o Senhor que ama os seus filhos e mandou seu único Filho para salvar a humanidade! Que possamos buscar a alegria no aconchego com o Pai celestial. Se a pessoa for sincera ela terá o perdão e a aceitação de Deus para ser integrante do reino de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 31 de março de 2025

PERDÃO DEFINITIVO!

E isso foi o que Davi queria dizer quando falou da felicidade daqueles que Deus aceita, sem levar em conta o que eles fazem. Davi disse: ‘Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o Senhor não acusa de cometer pecado!’” (Romanos 4.6-8).

Nesta porção da carta de Paulo ele dá ênfase no perdão divino. Ele recorda o salmo em que Davi falou da felicidade: ‘Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o Senhor não acusa de cometer pecado’. Portanto, a verdadeira felicidade está em se ter o perdão divino. Esta felicidade está alicerçada no perdão dos pecados, no perdão das maldades por nós cometidas e acima de tudo o Senhor não somente perdoa, mas apaga. Depois de apagado é só procurarmos viver de tal maneira que possamos ser a alegria do Senhor! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 30 de março de 2025

TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS!

O salário que o trabalhador recebe não é um presente, mas é o pagamento a que ele tem direito por causa do trabalho que fez. Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente”. (Romanos 4.4-5).

O resultado do trabalho é o assunto em questão. Muitas pessoas imaginam que o fazer bem aos outros é tudo que precisa fazer na vida. Ela espera ser aceita por todas as boas obras que ela pratica. Paulo fala que: ‘Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente’. Para que alguém tenha a aceitação de Deus as boas obras deverão ser resultado da fé que tem em Deus. Temos que nos lembrar disso e que se fizermos todas as coisas como um gesto de gratidão a Deus por tanto amor que nos tem dado. Que possamos nos firmar no amor divino e fazermos a sua vontade. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 29 de março de 2025

CULTO ACEITÁVEL!

Pois o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’”. (Romanos 4.3).

Paulo discorre sobre as Escrituras Sagradas e o que elas falam de Abraão. Lembra então, que a Bíblia diz que: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’. Este é o ponto forte da vida deste servo tão precioso. Ele creu em Deus. Este é o início que todas as pessoas devem fazer para ter direito à vida eterna. Deus aceitou a adoração de Abraão, pois, ele cria em Deus e prestava cultos ao Senhor. Quando nos lembramos que Deus lhe pediu seu filho da promessa e Abrão prontamente o levou e colocou sobre o altar para o sacrifício de adoração a Deus. Sabemos bem que neste momento o Senhor enviou o cordeiro para estar no lugar de Isaque. Até que ponto confiamos em Deus? Chegaríamos a entregar um bem tão precioso, se o Senhor pedisse? Que possamos prestar um culto aceitável a Deus com nosso coração cheio de fé. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 28 de março de 2025

AMIGO DE DEUS!

Então o que é que podemos dizer de Abraão, o antepassado de nossa raça? O que foi que ele conseguiu? Se foi por causa das coisas que ele fez que Deus o aceitou, então ele teria motivo para se orgulhar, mas não para se orgulhar diante de Deus”. (Romanos 4.1-2).

Aqui Paulo faz menção a Abraão. O pai dos judeus. Em se tratando da aplicação da lei, não existe uma forma de salvação. Abraão foi aceito por Deus, e, amigo de Deus por sua reverência e adoração a Deus. Além do que, Deus o tinha como futuro Pai de muitas nações. Ao mesmo tempo Abraão procurava adorar a Deus e ele sentia prazer em fazer o que Deus mandava que ele fizesse. Sabemos que Abraão foi aquela pessoa que tinha prazer em adorar a Deus. Que possamos ter como exemplo este amigo de Deus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 27 de março de 2025

FÉ QUE REDIME!

Deus é um só e aceitará os judeus na base da sua fé e também aceitará os não-judeus por meio da fé que eles têm. Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor”. (Romanos 3.30-31).

A ênfase deste texto é a fé. Em muitas situações a fé é de suma importância na vida das pessoas. desta feita é relativa ao novo nascimento. Ou seja. A pessoa que tem fé em Jesus, crê que Ele pode dar a vida eterna, ela reconhece que é, realmente um pecador e logo se arrepende e entrega a sua vida a Jesus. porém, uma das afirmações do apóstolo Paulo é de que ao crer em Cristo a pessoa, seja ela quem for, judeu ou não judeu tem o mesmo valor. E quanto aquela pessoa que segue a lei está mostrando que sua vida inteira é do Senhor. Que possamos estar disponíveis para realizarmos o ministério a nós confiado. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 26 de março de 2025

DEUS É AMOR!

Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda. Ou será que Deus é somente Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos não-judeus? Claro que é!” (Romanos 3.28-29).

Já vimos que a pessoa é aceita por Deus através da fé em Cristo Jesus e não por fazer o que manda a lei. Deus é de todos. Entretanto, somente os que O buscam e creem no Seu único Filho tem a salvação. Deus ama a todos. Ele espera que cada criatura procure ter um relacionamento com Ele intermediado por Jesus Cristo. Que possamos anunciar a nossa experiência de salvação com aqueles que ainda não conhecem o Senhor Jesus. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 25 de março de 2025

REDIMIDOS POR CRISTO!

Será que temos motivo para ficarmos orgulhosos? De modo nenhum! E por que não? Será que é porque obedecemos à lei? Não; não é. É porque cremos em Cristo”. (Romanos 3.27).

O apóstolo Paulo inicia com perguntas que nos fazem refletir. Ser uma pessoa salva por Jesus é motivo de orgulho? É claro que não é um motivo para que fiquemos altivos e achemos que somos os melhores. A humildade é uma das principais virtudes que precisamos cultivar. A outra indagação de Paulo é se fomos salvos porque obedecemos à lei. Também não é. O principal motivo de termos a redenção é pela morte de Cristo que nos redime a partir do momento em que cremos nele e reconhecemos os nossos pecados. Louvado seja o Senhor que nos amou primeiro!

Léo Lima

 

segunda-feira, 24 de março de 2025

GRAÇA PERDOADORA!

Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que creem em Jesus”. (Romanos 3.25-26).

A justiça de Deus está confirmada através de que Ele enviou Seu Filho Jesus para que, através da sua morte na cruz fosse o meio que as pessoas recebessem o perdão, através da fé Nele. Perdão este, que é resultado do amor divino. O Senhor é justo, e é por meio de Cristo que justifica a todo o que nele crer, pode o ser humano receber o perdão divino. Que possamos buscar Nele a graça perdoadora. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 23 de março de 2025

INFINITA GRAÇA DIVINA!

Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”. (Romanos 3.23).

Eis que de novo Paulo lembra que todos, todos mesmo, estão afastados da presença de Deus pelo pecado. Entretanto, a graça divina é imensurável e está disponível a todo aquele que O busca. A graça de Deus atinge a todo aquele que busca em Deus a vida eterna, e isso sem nada a exigir. A aceitação de Deus a todo aquele que busca o Senhor, através de Jesus Cristo é certa. Ele ama a todos. O amor divino alcança todas as pessoas. mas nem todas as pessoas aceitam o amor verdadeiro. Que possamos anunciar a mensagem redentora, de tal forma que cumpramos o ministério que o Senhor nos confiou. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 22 de março de 2025

SALVAÇÃO PARA TODOS!

Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas”. (Romanos 3.21-22).

O que Paulo menciona neste trecho da sua carta é: ‘A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo’. Novamente vem a forma de como Deus aceita as pessoas. somente mediante a fé em Jesus Cristo. É muito simples, somente crer e aceitar a salvação que é oferecida a todo o que Nele crer. Todas as pessoas que vierem a crer serão salvas. Todas. Não importa quem seja. A oferta é para todo o que crer em Jesus terá a vida eterna. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sexta-feira, 21 de março de 2025

DIANTE DO TRONO!

Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras”. (Romanos 3.20).

Eis que o apóstolo Paulo lembra que a lei tem a finalidade de mostrar a todos que eles são pecadores. Lembra ainda que ninguém é aceito por Deus somente por fazer o que manda a lei. Todos pecaram e estão separados de Deus. Somente a redenção através do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário é o caminho. Crer em Cristo e se arrepender dos pecados e, ainda confessá-los a Deus. Que nós, que temos a missão de anunciar as boas novas de salvação, possamos cumprir nossa missão. Louvado seja Deus!

Léo Lima

quinta-feira, 20 de março de 2025

VOZ QUE ANUNCIA A SALVAÇÃO!

Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus”. (Romanos 3.19).

Paulo faz menção da lei e o que ela diz, e isso para as pessoas que vivem debaixo da lei. As pessoas procuram se justificar, mas todos estão debaixo do julgamento de Deus. É necessário que haja arrependimento e que as pessoas busquem se firmar no amor do Senhor. A lei lembra a todo instante que todos pecaram e estão separados ao amor de Deus. Que possamos ser a voz que anuncia a redenção a todo que busca conhecer o Senhor. Louvemos e adoremos o Senhor dos senhores!

Léo Lima

quarta-feira, 19 de março de 2025

RASTROS DE MALDADE!

Eles se apressam para matar. Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprenderam a temer a Deus”. (Romanos 3.15-18).

As pessoas com más intenções fazem as coisas de forma apressada, pois desejam fazer logo o que precisam fazer. Seus rastros são de destruição e maldade. Não tem conhecimento do que é viver com a paz de Deus. Não desejam conhecer o caminho que leva à paz e nem desejam aprender a temer ao Senhor. E, mais uma vez vale lembrar que temos um compromisso dado por Jesus que é anunciar as boas notícias de Salvação. Que possamos cumprir o nosso ministério a cada momento do nosso viver. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 18 de março de 2025

CUMPRINDO A VONTADE DE DEUS!

Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra. A boca deles está cheia de terríveis maldições. (Romanos 3.13-14).

A mentira faz parte do engano e da maldade. As pessoas mentem com vários objetivos, mas o principal é a enganação. Enganar as pessoas é obra do inimigo das nossas vidas. O que podemos fazer para livrar muitas pessoas que estão sendo iludidas? Será que não é a mesma coisa que falamos ontem? A falta do conhecimento do amor de Deus é uma das causas deste modo de viver. O enganador deseja conquistar o máximo de pessoas possível. Que possamos cumprir a vontade do Senhor para que alcancemos estas vidas que estão distantes do amor do Pai! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 17 de março de 2025

VIDAS SALVAS!

Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo”. (Romanos 3.12).

Estas palavras do apóstolo Paulo mostram uma situação em que o pecado era uma realidade tanto entre os judeus como entre os gentios. Quando se tem conhecimento da vontade do Senhor e mesmo assim a pessoa cai em pecado, é mais complicado, visto que, esta pessoa está se afastando do caminho traçado por Deus. Estamos vivendo algo muito parecido com essa situação. O que fazer para que muitos que vivem distantes do amor de Deus possam conhecer o Senhor de forma a que a paz e a esperança sejam vivenciadas por estas pessoas. Que, cada um dos servos do Senhor possa cumprir o IDE de Jesus. Em intercessão sigamos fazendo com que a vontade de Deus seja cumprida entre nós e que muitas vidas sejam resgatadas para glória de Deus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 16 de março de 2025

TODOS PECARAM!

Então será que nós, os judeus, estamos em melhor situação do que os não-judeus? De modo nenhum! Já mostrei que todos, judeus e não-judeus, estão debaixo do poder do pecado.  Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus’”. (Romanos 3.9-11).

Paulo aqui questiona os judeus em que eles estão em situação melhor que os não-judeus. Ele mesmo responde que não. O sábio disse que: ‘Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque’. (Eclesiastes 7.20). Está em conformidade com as palavras de Paulo. Portanto, todos pecaram e estão necessitados do perdão divino. Uma condição para se ter o perdão do Senhor, é que a pessoa tem que se reconhecer pecadora, se arrepender e colocar sua fé em Jesus. que possamos fazer a nossa parte na divulgação da Boa notícia de Salvação. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 15 de março de 2025

ATITUDES QUE GLORIFIQUEM!

Mas digamos que a minha mentira faz com que a verdade de Deus fique mais clara, aumentando assim a glória dele. Nesse caso, por que é que devo ainda ser condenado como pecador? Então por que não dizer: ‘Façamos o mal para que desse mal venha o bem’? Na verdade alguns têm me caluniado, dizendo que eu afirmo isso. Porém eles serão condenados como merecem”. (Romanos 3.7-8).

O apóstolo Paulo está falando aos crentes de Roma em linguagem humana e de certa forma se coloca no lugar de alguns ao dizer: ‘Mas digamos que a minha mentira faz com que a verdade de Deus fique mais clara, aumentando assim a glória dele’. Vale lembrar quando João Batista disse sobre Jesus: ‘Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante’. (João 3.30). A aplicação de Paulo faz com que quem lê ou ouve suas palavras comece a pensar na forma que está agindo e comece a ver que somente o Senhor pode julgar para assim condenar ou justificar a pessoa. Paulo mostra também que se sente triste por ser julgado até caluniado, em que alguns mudam o teor das suas palavras. E nós, como estamos fazendo para reconhecer a glória que é somente de Deus? Que possamos refletir e procurar viver de tal forma que nossas atitudes glorifiquem ao Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 14 de março de 2025

JUSTIÇA DIVINA!

Mas, se as injustiças que cometemos servem para mostrar que Deus age com justiça, o que é que podemos dizer? Que Deus é injusto quando nos castiga? (Eu falo aqui como as pessoas costumam falar.) É claro que não! Se Deus não fosse justo, como poderia julgar o mundo”? (Romanos 3.5-6).

Neste ponto da sua carta, Paulo dá ênfase sobre a justiça. Se pensarmos de forma verdadeira sobre a nossa justiça, veremos que ela é falha na maioria das vezes. Se recebemos alguma coisa de Deus, algo não tão bom como queríamos podemos pensar que neste acontecimento não achamos que Ele foi justo, porém, basta que olhemos que o que recebemos do Senhor, embora não pareça com o que queríamos, podemos constatar que o Senhor é justo e o que Ele permitiu vivermos foi o melhor. Podemos nos lembrar das palavras de Paulo nesta mesma carta aos romanos: ‘Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito’. (Romanos 8.28). Podemos concluir que se amamos a Deus, logo o que nos acontece é o melhor para a nossa vida, e  muito melhor para o nosso relacionamento com Ele. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

UNIÃO PERFEITA!

“ Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com...