sexta-feira, 22 de novembro de 2024

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro ele tornará famosa essa região, que vai desde o mar Mediterrâneo até a terra que fica no lado leste do rio Jordão, isto é, a Galiléia dos pagãos”. (Isaías 9.1).

Esta porção da profecia que Isaías explanava foi um alento que estava faltando para que o povo pudesse respirar melhor. Lembrando de que Deus havia afligido de forma a que muitos sentiram-se humilhados, as tribos de Zebulon e Naftali. Entretanto, agora a promessa é de que esta região se tornará famosa. Qual seria a reação de alguém em sofrimento que recebe a notícia de que as coisas vão ficar muito melhor? A profecia é de que dias melhores virão. E nós? Como estamos encarando os acontecimentos no mundo hoje? Qual está sendo a nossa participação? Estamos dando testemunho de que o Senhor é um Deus de Amor? Louvado seja Deus!

Léo Lima

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

CONFIANÇA CERTA!

"Eu disse aos meus seguidores: – Guardem a mensagem e lembrem dos ensinamentos que o Senhor me deu. Ele se escondeu do seu povo, mas eu confio nele e nele ponho a minha esperança. – Aqui estou eu com os filhos que o Senhor Deus me deu. O Senhor Todo-Poderoso, que mora no monte Sião, nos enviou para sermos sinais que causem espanto ao povo de Israel”. (Isaías 8.16-17).

Isaías está aconselhando aqueles que o seguiam a que guardassem a palavra dita pelo Senhor ao profeta e os ensinamentos dados por Deus. Mesmo que Deus tinha ficado quieto em suas palavras, Isaías diz aos seus seguidores que ele continuava a crer em Deus e que ele colocava no Senhor toa a sua confiança e esperança. Conforme o salmista: ‘Espera no Senhor e tem coragem, Confie em Deus, o Senhor, espera Nele! (Salmo 27,14). Quantas vezes sentimos que o esperar em Deus é a única coisa a fazer para viver determinado dia. a confiança que Isaías está demonstrando e repassando àqueles que o ouvem, é tudo que precisamos em alguns momentos da nossa vida. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

ALENTO E CONFIANÇA!

O Senhor Deus pôs a sua poderosa mão sobre mim e avisou a mim e aos meus seguidores que não andássemos no caminho que o povo estava seguindo. Ele nos disse: – Não pensem que tudo o que o povo chama de revolução seja revolução mesmo. Não fiquem assustados, nem tenham medo daquilo de que o povo tem medo. Pelo contrário, fiquem assustados por minha causa e tenham medo de mim, pois eu, o Senhor Todo-Poderoso, sou santo”. (Isaías 8.11-13).

Isaías sempre procurava ouvir a Deus em todos os seus atos. Deus havia dito para que ele que seus seguidores não deveriam andar no caminho que o povo seguia. Ele orienta a todos para que temam ao Senhor: ‘Pelo contrário, fiquem assustados por minha causa e tenham medo de mim, pois eu, o Senhor Todo-Poderoso, sou santo’. Estas palavras do Senhor devem ter dado alento e confiança de que Deus estaria com os que procuravam seguir sua orientação. Que saibamos ouvir e entender os propósitos de Deus para nossas vidas. O amor divino está ao nosso alcance sempre. Louvado seja Deus!

Léo Lima

terça-feira, 19 de novembro de 2024

OBEDIÊNCIA ESPERADA!

“– O Senhor Deus vai trazer sofrimento para o senhor, ó rei, para as pessoas da sua família e para o seu povo. Ele fará isso por meio do rei da Assíria, e o sofrimento que esse rei vai causar será o pior que já houve desde que o Reino de Israel se separou do Reino de Judá”. (Isaías 7.17).

O povo de Israel, desde o rei Acaz até os mais simples estavam vivendo vidas que não agrada ao Senhor e o profeta alertou que todos sofreriam muito sendo afligidos pelo povo da Assíria, inclusive seu rei. Toda a desobediência desagrada muito ao Senhor. Foram muitos os alertas feitos por Deus através de Isaías. Entretanto, nem mesmo o rei procurava adotar novas atitudes. Quando estamos fazendo somente o que nos agrada, e vivemos a vida do nosso jeito, o que fazer com os planos de Deus para cada um de nós? Que possamos refletir no que Deus espera de cada um dos seus filhos. Louvado seja o Nome do Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

EIS-ME AQUI!

Em seguida, ouvi o Senhor dizer: – Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: – Aqui estou eu. Envia-me a mim!” (Isaías 6.8).

Aqui está o ponto central da visão de Isaías. O Senhor fazendo uma pergunta definitiva: ‘Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?’ O que Isaías pode ter sentido assim que ouviu esta pergunta do Senhor! Desde a visão do sublime trono e tudo que se seguiu Isaías deve ter sentido que seria este o motivo de ele estar vivendo estas emoções. E sua resposta é que culmina com o plano divino para a vida dele que respondeu: ‘Aqui estou eu. Envia-me a mim!’ Qual é a resposta que cada um de nós daria para o Senhor em uma situação semelhante? Que possamos estar prontos e nos purificando a cada momento da nossa vida para podermos dizer a Deus: Eis-me aqui. Envia-me a mim. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 17 de novembro de 2024

RECONHECIMENTO DO PECADO!

Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. Ele tocou a minha boca com a brasa e disse: – Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados”. (Isaías 6.6-7).

Diante da exclamação de Isaías, logo um anjo veio com uma brasa viva e tocou os lábios dele. O anjo disse: ‘Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados’. Os pecados foram perdoados não somente por uma brasa, mas principalmente pelo reconhecimento de Isaías de que era um homem pecador e tinha lábios impuros. O caminho para a salvação é Jesus Cristo e o reconhecimento de que a pessoa é pecadora. Logo diante do arrependimento genuíno ela recebe o perdão dos seus pecados. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 16 de novembro de 2024

OLHAR NOSSO INTERIOR!

O barulho das vozes dos serafins fez tremer os alicerces do Templo, que foi ficando cheio de fumaça. Então eu disse: – Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!” (Isaías 6.4-5).

Em continuação ao êxtase Isaías descreve o que estava vendo e sentindo. Um tremor dos alicerces do Templo divino que ficou cheio de fumaça. Ele disse: ‘– Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!’ Logo a essa declaração nota-se que ele se reconheceu ser o menor dos seres humanos para poder contemplar o que ele via. Eu sou impuro. Quantas vezes ao nos olharmos intimamente constatamos a nossa pequenez diante do Senhor? Hoje podemos louvar a Deus por um dia ter-nos dado o seu perdão imerecido. Que possamos adentrar em nós mesmos a cada dia. o olhar para quem somos de forma verdadeira é o que nos leva à santa presença de Deus, por meio de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR!

Eles diziam em voz alta uns para os outros: - Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!” (Isaías 6.3).

Este versículo é muito lindo. Os anjos cantando uns para os outros que o Senhor é: ‘Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!’ Ver o Senhor em seu trono deve ter sido a maior experiência do jovem Isaías. Ouvir os anjos louvando a Deus e dizendo sobre a santidade divina que enche o mundo inteiro. Estes momentos devem ter sido de profunda emoção para o profeta. Este início de ministério foi esplendoroso. Ele mostra que o louvor, o reconhecimento da gloriosa presença do Todo-Poderoso Senhor deve ser cantado com a alma. Que possamos adorar ao Senhor por seu amor que não tem fim. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

VIDEIRA VERDADEIRA!

A plantação de uvas do Senhor Todo-Poderoso, as parreiras de que ele tanto gosta são o povo de Israel e o povo de Judá. Deus esperava que eles obedecessem à sua lei, mas ele os viu cometendo crimes de morte; esperava que fizessem o que é direito, mas só ouviu as suas vítimas gritando por socorro”. (Isaías 5.7).

Conforme a reflexão anterior o ocorrido foi uma forma de explicar o que acontece na nossa vida espiritual, na época o povo de Deus. A plantação que Deus cultivou desde o seu nascimento não seguiu os preceitos divinos. O Senhor esperava que eles fizessem o que é direito obedecendo as suas leis. Porém o que o Senhor viu foi que eles estavam cometendo muitos crimes de morte e as suas vítimas pedindo socorro. Aquele povo com uma história tão rica das bênçãos de Deus, facilmente se esquecia do Senhor e do seu amor. Nós temos o privilégio de sermos remidos pelo Rei dos reis. Jesus Cristo que nos amou de tal maneira que podemos ter a vida eterna por meio de Cristo Jesus. O que estamos fazendo com tanto amor? Que possamos ser uma videira verdadeira com frutos esplendorosos. Louvado seja o Senhor que nos amou primeiro!  

Léo Lima

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

FAZER O MELHOR!

Vou cantar agora para o meu amigo uma canção a respeito da sua plantação de uvas. O meu amigo fez essa plantação num lugar onde a terra era boa”. (Isaías 5.1).

Uma plantação em um lugar de terra muito boa. Entretanto, apesar dos cuidados que ele teve com tudo, as melhores mudas, sem pedras, ele construiu uma torre para vigia e um tanque para esmagar as uvas. Porém, de nada adiantou. Nasceram uvas azedas. Você que lê estas palavras o que acha que faltou para que as uvas fossem melhores? Será que algo semelhante já nos aconteceu? Que possamos nos lembrar que, em tudo que fizermos devemos fazer o melhor e conforme as nossas forças. No reino de Deus, qual será a tarefa que nos foi designada elo Senhor? Como estamos fazendo para dar o nosso melhor? Louvado seja Deus!

Léo Lima

terça-feira, 12 de novembro de 2024

ABRIGO E PROTEÇÃO!

Então sobre o monte Sião e sobre o povo ali reunido o Senhor estenderá uma nuvem durante o dia e chamas de fogo e fumaça durante a noite. A glória de Deus cobrirá e protegerá o seu povo. De dia, ela será uma sombra, para protegê-los do calor; e, quando vierem as chuvas e as tempestades, será também um abrigo e uma proteção”. (Isaías 4.5-6).

O povo que estará reunido sobre o monte Sião receberá a proteção divina, tanto de dia como durante a noite. Como é bom andarmos seguindo os ensinamentos do Senhor. Deus oferece sua glória para o benefício do seu povo. Esta promessa foi um presente para todos os que escolheram andar nos caminhos divinos. Como é bom sentirmos protegidos e termos como abrigo o Senhor que nos ama. Que possamos estar diante do Senhor a cada passo que dermos. Adoremos e nos prostremos diante de Deus a cada momento. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

DE QUE LADO?

Aqueles de Jerusalém que Deus escolher para continuarem vivos serão chamados de ‘Povo Santo’. O Senhor julgará e castigará Sião; ele purificará a cidade de toda a impureza e de todos os seus crimes de morte”. (Isaías 4.3-4).

O livro das profecias que Deus deu para Isaías está repleto da tristeza divina quanto aos procedimentos do povo de Israel. Aqui está a referência de escolha de algumas pessoas e o castigo de outras. O objetivo do Senhor, desta feita, é purificar a cidade de Jerusalém de toda a impureza existente. Tempo de limpeza e tempo de escolha para a purificação. O Senhor irá chamar os escolhidos de Povo Santo. Em que ponto está a nossa vida espiritual. Do lado dos escolhidos, ou daqueles que serão julgados? Que possamos estar glorificando ao Senhor. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 10 de novembro de 2024

RAMO NOVO!

Naquele dia, o ‘Ramo Novo’ que o Senhor Deus plantar crescerá forte e bonito, e os moradores de Israel que continuarem vivos ficarão alegres e orgulhosos por causa das ricas bênçãos que vão receber”. (Isaías 4.2).

Eis a promessa que o Senhor faz a todo aquele que aceitar o ‘Ramo Novo’. Promessa de crescimento, de força e de beleza. Ele diz que aqueles moradores de Israel que continuarem vivos viverão nova etapa de alegria e estarão orgulhosos, pois o Senhor estará abençoando com ricas bênçãos, de maneira que a paz será uma constante. O Ramo Novo, Jesus Cristo, é quem vai estabelecer um novo concerto. Ele vai estabelecer a paz. Que possamos viver de tal maneira que a paz e a alegria do Senhor reinem em nós. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 9 de novembro de 2024

NÃO À EXPLORAÇÃO!

“‘Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ É o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, quem está falando”. (Isaías 3.15).

Nesta porção da profecia de Isaías ele descreve as palavras do Senhor: ‘Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ Estas palavras duras, de acordo com o profeta, são palavras do Senhor, o Deus Todo-Poderoso. Em defesa dos que padecem por estarem em uma situação de sofrimento e, ainda mais, a exploração daqueles que se achavam com direitos sobre eles, é o que Deus está condenando. O verbo esmagar significa: esmagar, aniquilar. E era isso que o povo distante do Senhor estava fazendo. E nós, como estamos tratando as pessoas que estão próximas? Que possamos com nossas atitudes glorificar o Senhor. Louvado seja Deus!

Léo Lima

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

FUGA APAVORADA!

Quando o Senhor aparecer, os moradores da terra ficarão apavorados. Eles fugirão para as cavernas e se meterão nas fendas das rochas a fim de escapar da ira de Deus, da glória majestosa do Senhor”. (Isaías 2.21).

Isaías mostra aqui que o povo estava tão distante dos planos de Deus e fazendo somente coisas que desagradam totalmente ao Senhor que, somente o pensamento de que o Senhor poderia vir eles procuram se esconder de Deus. O pavor vai dominar seus corações quando Ele aparecer. Todos os moradores da terra que estiverem vivendo distantes do Senhor vão fugir apavorados, conforme narra o profeta Isaías. A ira de Deus ao se manifestar muitos tentarão fugir e se esconder. A presença do Senhor e sua glória majestosa afugenta aqueles que estão explorando os pobres e oprimidos, dentre outras coisas. Que possamos andar nos caminhos do Senhor e fazer todas as coisas de acordo com a vontade Dele. Louvemos e adoremos ao Senhor!

Léo Lima

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

ATITUDES DE LOUVOR!

“‘Foram vocês que acabaram com Israel, a minha plantação de uvas! As suas casas estão cheias das coisas que vocês roubaram dos pobres! Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ É o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, quem está falando.” (Isaías 2.14b-15).

Israel, a nação que Deus escolheu estava recebendo maus tratos dos seus líderes e as profecias severas que eles iriam enfrentar. As acusações de que os líderes estavam explorando e roubando os pobres. O Senhor diz: ‘Com que direito vocês esmagam o meu povo e exploram os pobres?’ O Senhor acrescenta: ‘É o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, quem está falando’. Como o Senhor se irrita quando vê seus filhos serem maltratados. E as palavras que Ele disse não poupam nenhum daqueles que praticavam tais ações. E nós, como está sendo nossa atitude diante de tanta injustiça que vemos? Que possamos colocar no coração o amor de Deus que está disponível para assim atentarmos para tatos males ao nosso redor. Louvemos ao Senhor com nossas atitudes!

Léo Lima

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

CONVITE DE LUZ!

Venham, descendentes de Jacó, vamos caminhar na luz que o Senhor nos dá”. (Isaías 2.5).

Que convite maravilhoso é feito a todo o povo de Deus! O convite para andar debaixo da luz divina é o que está valendo até hoje. A luz que o Senhor nos oferece é a mais brilhante que existe. O reflexo dela pode iluminar as trevas existentes neste mundo sem Jesus. a luz divina é gratuita basta que a pessoa aceite a oferta, da mesma forma a salvação que Jesus oferece é o que vai iluminar o caminho de todo aquele que recebe a salvação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Louvemos e adoremos ao Senhor dos senhores. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 5 de novembro de 2024

QUEREMOS APRENDER!

Os povos de todas as nações irão correndo para lá e dirão assim: ‘Vamos subir o monte do Senhor, vamos ao Templo do Deus de Israel. Ele nos ensinará o que devemos fazer, e nós andaremos nos seus caminhos. Pois os ensinamentos do Senhor vêm de Jerusalém; do monte Sião ele fala com o seu povo’.” (Isaías 2.2b-3). 

Aqui a profecia é que vai chegar o momento em que todas as nações irão correndo e dizendo: Vamos subir o monte do Senhor, vamos ao Templo do Deus de Israel. Ele nos ensinará o que devemos fazer, e nós andaremos nos seus caminhos. Pois os ensinamentos do Senhor vêm de Jerusalém; do monte Sião ele fala com o seu povo’. Uma busca para aprender de Deus como eles devem proceder. O desejo de servir ao Senhor e andar nos seus caminhos é claro como será. Eles anseiam por serem ensinados pelo Senhor e manifestam isso. Que possamos fazer tudo o que o Senhor espera de cada um de nós. A nossa responsabilidade é somente nossa. E como estamos cumprindo nosso ministério? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

ARREPENDIMENTO!

O Deus justo salvará Sião, salvará todos os seus moradores que se arrependerem. Mas acabará com todos os rebeldes e pecadores, com todos os que abandonam o Senhor”. (Isaías 1.27-28).

Nesta porção da Palavra profética, a justiça divina é enfatizada. Entretanto, a justiça do Senhor tem condições para que Ele possa dar a salvação ao seu povo. A contrição de coração é a condição básica para o perdão divino. Ainda está registrada a lembrança de que esta mesma justiça vai condenar todos os rebeldes e pecadores, aqueles que abandonaram o Senhor! Como estamos vivendo nossa vida? Buscamos ser leais e nos vestindo do arrependimento que Ele deseja que sintamos. Que possamos nos prostrar e derramar diante do trono tudo que nos impede de termos uma perfeita comunhão com o Senhor!

Léo Lima

domingo, 3 de novembro de 2024

BÊNÇÃO OU CASTIGO?

Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o Senhor, falei”. (Isaías 1.19-20).

O Senhor continua a falar: ‘Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o Senhor, falei’ Este texto é uma sugestão a que as pessoas sigam suas vidas de acordo com os preceitos do Senhor. Dependendo da atitude de cada um, a vida será cheia de bênçãos ou o castigo por todos os erros que possamos cometer. O Senhor se entristece ou se rejubila de acordo com as nossas atitudes e comportamentos. Que possamos estar atentos às palavras do Senhor para que possamos ter um viver abençoado. Louvemos e adoremos ao nosso Deus!

Léo Lima

sábado, 2 de novembro de 2024

CONVITE À REFLEXÃO!

Venham, vamos refletir juntos, diz o Senhor. ‘Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão’”. (Isaías 1.18).

A voz do Senhor fala de forma a convidar todos os ouvintes a que façam uma reflexão. Está, também, lembrando que mesmo que os pecados de cada ouvinte sejam vermelhos, eles podem se tornar brancos como a neve. O convite é para que entremos em nós e em nossos pensamentos e desejos para que possamos ver como estamos vivendo. Com a ajuda do Senhor é possível descobrirmos onde e como estamos pecando. A reflexão pode ser o caminho para que contritos e arrependidos nos aproximemos da santidade divina. Que possamos buscar fazer conforme a Palavra de Deus nos ensina. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

GRANDE DESAFIO!

Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,  aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva”. (Isaías 1.16-17).

Eis que o livro que o profeta Isaías escreveu, já no primeiro capítulo, ele ressalta a advertência que Deus enviou ao seu povo. Que banho é esse que as pessoas precisam se lavar? Eis que as más obras estavam sendo praticadas pelos israelitas. Aprender a fazer o bem é uma necessidade em nossos dias. Buscar a justiça e destruir toda a opressão é a recomendação expressa do Senhor. ‘Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva’. Esta parte final das palavras que o Senhor enviou ao seu povo é gritante. O que está acontecendo com a grande maioria das pessoas é a preocupação consigo mesmas e suas próprias famílias. Não se consegue abrir os olhos e ver as necessidades ao nosso redor. Que possamos estar atentos a estas palavras que soam aos nossos corações como um grande desafio do Senhor!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...