quinta-feira, 31 de março de 2022

ELE VIVE!

Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse: – Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mateus 28. 16-20).

Este momento foi extasiante para eles e para nós quando lemos e procuramos vivenciar algo sublime. Jesus voltando para os céus! Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

quarta-feira, 30 de março de 2022

VENDO COM CLAREZA!

Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: – Que a paz esteja com vocês! Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse: – Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: – Vocês têm aqui alguma coisa para comer? Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: – Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos. Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse: – O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês”. (Marcos 16.36-49).

Eis que Jesus surge diante deles e esclarece mais algumas coisas. As dúvidas foram sanadas e agora tinham Jesus ressuscitado diante deles. Eles ouviam e se alimentavam das palavras do Mestre.

Léo Lima

terça-feira, 29 de março de 2022

DEFENSOR CONSTANTE!

Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe, e a irmã dela, e Maria, a esposa de Clopas, e também Maria Madalena. Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: – Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: – Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele. Agora Jesus sabia que tudo estava completado. Então, para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, disse: – Estou com sede! Havia ali uma vasilha cheia de vinho comum. Molharam no vinho uma esponja, puseram a esponja num bastão de hissopo e a encostaram na boca de Jesus. Quando ele tomou o vinho, disse: – Tudo está completado! Então baixou a cabeça e morreu”. (João 19. 25-30).

Eis o momento muito doloroso para Jesus neste mundo. Estava se cumprindo a vontade de Deus. Ele se preocupou com sua mãe que naquele momento sofria muito. Ele continua intercedendo por nós diante do Pai. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 28 de março de 2022

ELE OROU POR NÓS!

“– Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. – Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles”. (João 17.20-26).

Eis o complemento da oração de Jesus. Primeiro por Ele, depois pelos seus discípulos e agora por nós. Todos os que nele creriam e crerão. Ele nos amou mesmo antes de existirmos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 27 de março de 2022

ORAÇÃO QUE PERPETUA!

Depois de dizer essas coisas, Jesus olhou para o céu e disse: – Pai, chegou a hora. Revela a natureza divina do teu Filho a fim de que ele revele a tua natureza gloriosa. Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo. Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer. E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir. – Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. – Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste. Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus”. (João 17.1-19).

 Ele orou por si mesmo, pelos discípulos e depois por nós. Mostram o desejo do Senhor em que todos os seus seguidores estivessem bem. Oração que fica no trono.

Léo Lima

sábado, 26 de março de 2022

UNIÃO PERFEITA!

E Jesus terminou, dizendo: – Eu digo essas coisas a vocês por meio de comparações. Mas chegará o tempo em que não falarei mais por meio de comparações, pois falarei claramente a vocês a respeito do Pai. Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus. Eu vim do Pai e entrei no mundo. E agora deixo o mundo e vou para o Pai. Então os seus discípulos disseram: – Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus. E Jesus respondeu: – Então agora vocês creem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. (João.16.25-33).

Jesus busca mostrar o imenso amor de Deus para com cada um deles. As conversas que Jesus teve com seus discípulos nos orientam para que possamos ter uma vida junto a Ele e ao Pai. A união que Deus deseja dos seus filhos é especial. Vamos refletir sobre isso.

Léo Lima

sexta-feira, 25 de março de 2022

PRESENÇA CONSTANTE!

Jesus, sabendo que eles queriam lhe fazer perguntas, disse: – Eu afirmei que daqui a pouco vocês não vão me ver mais e que pouco depois vão me ver novamente. Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. – Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa”. (João 16.19-24).

Jesus procura esclarecer sobre a sua morte e ausência que não será ausência mesmo, mas que ele estaria presente sempre que o buscassem em oração. Esta certeza que o Mestre menciona faz com que os servos de Jesus sintam a paz tão especial que ele nos deixou.

Léo Lima

quinta-feira, 24 de março de 2022

SEM INTERMEDIÁRIOS!

E Jesus continuou: – Eu não disse isso antes, porque ainda estava com vocês. Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: ‘Aonde é que o senhor vai?’ Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não crêem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado. – Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele vai ficar sabendo o que tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês”. (João 16.5-15).

Jesus procura explicar aos seus discípulos a necessidade de ele voltar para Deus. Ele vai ser aquele que falará com vocês e dirá tudo que eu tenho a dizer a vocês. Aqui está a promessa de que teríamos uma ligação direta com Deus através do Seu Espírito. Louvado seja Deus!

Léo Lima

quarta-feira, 23 de março de 2022

FIRMES NAS PROMESSAS DE JESUS!

E Jesus disse ainda: – Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé. Vocês serão expulsos das sinagogas, e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus. Eles vão fazer essas coisas porque não conhecem nem o Pai nem a mim. Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado”. (João 16.1-4).

Jesus não prometeu somente coisas boas. Ele também alertou os seus seguidores que eles passariam por muitas dificuldades. Disse também, para que eles mantivessem sua fé e não desanimassem. Hoje é necessário que também fiquemos firmes nas promessas de Jesus.

Léo Lima

terça-feira, 22 de março de 2022

AUXILIADOR

Jesus continuou: – Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês. Lembrem do que eu disse: ‘O empregado não é mais importante do que o patrão’. Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês. Por causa de mim, essas pessoas vão lhes fazer tudo isso porque não conhecem aquele que me enviou. Elas não teriam nenhum pecado se eu não tivesse vindo e falado a elas. Mas agora essas pessoas não têm desculpa para o seu pecado. Quem me odeia odeia também o meu Pai. Se eu não tivesse feito entre elas essas coisas que nenhum outro fez, elas não teriam nenhum pecado. Mas agora viram o que eu fiz e continuam a odiar tanto a mim como o meu Pai. Mas isso é para que se cumpra o que está escrito na Lei deles: ‘Eles me odiaram sem motivo’. – Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo”. (João 15.18-27).

A promessa de que viria um Consolador, o Espírito Santo, é reconfortante para todos. Ele veio e está entre aqueles que buscam ter a vida de acordo com a vontade de Deus. Nada é melhor do que ter plena comunhão com Deus.

Léo Lima

segunda-feira, 21 de março de 2022

CONVITE FRANCO!

“– Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros”. (João 15.11-17).

Jesus demonstra seu amor para com todos. Entretanto, somente alguns destes os seguem. Jesus também fala que a escolha é dele. Ele escolhe os que vão anunciar as boas novas. Você está pronto a ouvir e aceitar o chamado do Senhor?

Léo Lima

domingo, 20 de março de 2022

PRODUTIVIDADE

Jesus disse: – Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. – Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar”. (João 15.1-10).

Jesus disse: ‘eu sou a videira’. O meu Pai é quem cuida dela. Todos os ramos que não dão frutos ele corta. Sim, somos parte de um plano maior. Fazemos parte do reino de Deus. Mas, se não estivermos andando conforme a vontade do Senhor, não estaremos mais nele e com ele. Temos que fazer a nossa parte: dar frutos.

                                                                                                        Léo Lima

sábado, 19 de março de 2022

UNIÃO COM DEUS!

Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou: – Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é? Jesus respondeu: – A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou. – Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. – Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: ‘Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês’. Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu. Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam. Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda. – Levantem-se, vamos sair daqui”! (João 14.22-31).

Aqui está claro uma promessa de Jesus de que toda a pessoa que o ama e obedece sua palavra terá Ele e o Pai vivendo junto a ela. É uma maravilhosa promessa. Jesus explica que a mensagem que eles estão ouvindo vem do Pai. Como é bom sabermos que a união divina passa a nos unir também.

Léo Lima

sexta-feira, 18 de março de 2022

OBEDIÊNCIA

Jesus continuou: – Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. – Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. – A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou”. (João 14.15-21).

Nesta porção da Palavra de Jesus ele destaca como a obediência é importante no nosso relacionamento com Deus. Ele menciona que Deus ama a todos e cada um que crê na sua Palavra será salvo.

Léo Lima

quinta-feira, 17 de março de 2022

ELE NOS OUVE!

Filipe disse a Jesus: – Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Jesus respondeu: – Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: ‘Mostre-nos o Pai’? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: – O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome”. (João 14.8-14).

Aqui o Mestre mostra na necessidade de crer nas suas palavras. Nós que temos a Palavra do Senhor disponível e cremos nela, somos salvos e como Ele mesmo disse: ‘farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome’. Como é bom sabermos que Ele nos ouve e atende as nossas orações.

Léo Lima

quarta-feira, 16 de março de 2022

CONHECIMENTO

Jesus disse: – Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: – Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto”. (João.14.1-7).

A Forma que Jesus menciona o lugar que está preparado a cada um que o seguir, é emocionante. Ele mostra ser o caminho que conduz ao céu. A verdade que tem veracidade na Bíblia, e a Vida eterna que Ele mesmo oferece. Ainda disse que quem O vê, é o mesmo que ver também o Pai.

Léo Lima

terça-feira, 15 de março de 2022

TRISTEZA

Simão Pedro perguntou a Jesus: – Senhor, para onde é que o senhor vai? Jesus respondeu: – Você não pode ir agora para onde eu vou. Um dia você poderá me seguir! Pedro tornou a perguntar: – Senhor, por que eu não posso segui-lo agora? Eu estou pronto para morrer pelo senhor! – Está mesmo? – perguntou Jesus. – Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece”. (João 13.36-38).

Este momento ficou marcado no coração de Pedro. A tristeza  o fez chorar. O que fizemos hoje que pode ter entristecido o Senhor? Olhemos nosso interior, nossos pensamentos. Que Ele nos perdoe.

Léo Lima

segunda-feira, 14 de março de 2022

RECONHECIMENTO

Quando Judas saiu, Jesus disse: – Agora a natureza divina do Filho do Homem é revelada, e por meio dele é revelada também a natureza gloriosa de Deus. E, se por meio dele a natureza gloriosa de Deus for revelada, então Deus revelará em si mesmo a natureza divina do Filho do Homem. E Deus fará isso agora mesmo. Meus filhos, não vou ficar com vocês por muito tempo. Vocês vão me procurar, mas eu digo agora o que já disse aos líderes judeus: vocês não podem ir para onde eu vou. Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”. (João 13.31-35).

Estas palavras de Jesus mostram seu carinho para com seus discípulos e lembra-os de que devem amar uns aos outros. O amor é o que faz um seguidor de Jesus ser reconhecido por todos. Amemos!

Léo Lima

domingo, 13 de março de 2022

EXEMPLO

Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou: – Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de ‘Mestre’ e de ‘Senhor’ e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem. – Não estou falando de vocês todos; eu conheço aqueles que escolhi. Pois tem de se cumprir o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim’. Digo isso a vocês agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que ‘Eu Sou Quem Sou’. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe recebe aquele que me enviou”. (João 13.12-20).

Esta atitude de Jesus demonstra um pouco do que é ser servo e coloca os discípulos a terem iniciativas de uma vida de humildade. Façam o que eu faço. Quem recebe o Senhor como salvador, deve seguir seus passos e praticar o que Ele ensinou. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sábado, 12 de março de 2022

FINALIDADE

Jesus disse bem alto: – Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou. Quem me vê vê também aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão. Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia. – Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar. E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer”. (João 12.44-50).

Agora Jesus esclarece de onde veio e quem o enviou. Ainda para que Ele veio. Ele mostra que nunca falou e não fala por si mesmo, mas tudo o que o Pai deseja que todos saibam. A finalidade da sua vinda é oferecer a vida eterna a todo o que crê na sua mensagem. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 11 de março de 2022

JESUS A LUZ!

A multidão perguntou: – A nossa Lei diz que o Messias vai viver para sempre. Como é que o senhor diz que o Filho do Homem precisa ser levantado da terra? Quem é esse Filho do Homem? Jesus respondeu: – A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai. Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz”. (João 12.34-36).

Jesus se mostra mais uma vez como a LUZ! O que fazer para conhecer esta Luz? Basta crer no unigênito filho de Deus. E é isto que Jesus procura ensinar.

Léo Lima

quinta-feira, 10 de março de 2022

ACONTECIMENTOS VINDOUROS

Jesus continuou: – Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa! Então do céu veio uma voz, que dizia: – Eu já a revelei e a revelarei de novo. A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus. Mas ele disse: – Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer”. (João 12.27-33).

Jesus compartilha um pouco da sua angustia ante os acontecimentos que viriam logo. Procurava mostrar um pouco do que aconteceria com ele na sua morte. Para refletirmos...

Léo Lima

quarta-feira, 9 de março de 2022

SEGUIR A JESUS!

“Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus. Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: – Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus. Então ele respondeu: – Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem”. (João 12.20-26).

A conversa é sobre viver sem apegos neste mundo. Jesus mostra de forma clara como fazer para segui-lo. Ainda promete que todo aquele que O seguir de forma total será honrado por Deus.

Léo Lima

terça-feira, 8 de março de 2022

AGRADANDO A DEUS!

“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse: – Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres? Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela. Então Jesus respondeu: – Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês”. (João 12.1-8).

Deixe-a em paz. O que ela fez ficará na história. Coisas que fazemos muitas vezes não agradam ao Senhor! O que agrada a Deus é um coração com intenções cheias de amor. Ela mostrou isso com sua atitude. O que estamos fazendo que agrada a Deus? Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 7 de março de 2022

VENHA PARA FORA!

Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, e ordenou: – Tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: – Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado! Jesus respondeu: – Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: – Pai, eu te agradeço porque me ouviste.  Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste. Depois de dizer isso, gritou: – Lázaro, venha para fora! E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: – Desenrolem as faixas e deixem que ele vá”. (João 11.38-44).

Eis o momento eletrizante. Jesus chama Lázaro e eis que ele se levanta e anda até o Mestre. Palavras de ordem. Levanta e venha. Imagine este momento diante de muitas pessoas que pasmados não sabiam muito bem o que pensar. Jesus ainda hoje nos levanta da pasmaceira e nos tira das garras do inimigo, quando assim desejamos. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

domingo, 6 de março de 2022

RESSURREIÇÃO

Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: – Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele. – O seu irmão vai ressuscitar! – disse Jesus. Marta respondeu: – Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia! Então Jesus afirmou: – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? – Sim, senhor! – disse ela. – Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.”. (João 11.20-27).

Ainda que morra viverá. Quando Jesus faz esta afirmação nosso coração deve se alegrar, pois estamos dentro destas palavras, assim que morrermos o Senhor nos receberá para a vida eterna com Ele. Esta é a esperança de todo aquele que entregou sua vida ao Senhor. Como é bom podermos esperar encontrarmos com Jesus no céu ao lado do Pai! Louvado seja o Senhor!

                                                                                                            Léo Lima

sábado, 5 de março de 2022

INCERTEZA

Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. (Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente.) As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: – Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente! Quando Jesus recebeu a notícia, disse: – O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada. Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro. Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava. Então disse aos seus discípulos: – Vamos voltar para a Judéia. Mas eles disseram: – Mestre, faz tão pouco tempo que o povo de lá queria matá-lo a pedradas, e o senhor quer voltar? Jesus respondeu: – Por acaso o dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo. 10Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz. Jesus disse isso e depois continuou: – O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo. – Senhor, se ele está dormindo, isso quer dizer que vai ficar bom! – disseram eles. Mas o que Jesus queria dizer era que Lázaro estava morto. Porém eles pensavam que ele estivesse falando do sono natural. Então Jesus disse claramente: – Lázaro morreu, mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele. Então Tomé, chamado ‘o Gêmeo’, disse aos outros discípulos: – Vamos nós também a fim de morrer com o Mestre!” (João 11.1-16).

Nosso amigo Lázaro está dormindo. A certeza é uma coisa que nem sempre podemos ter. especialmente nestas circunstâncias. A morte de Lázaro era tão certa como seu corpo na sepultura. Mas quem falou foi o Senhor da Criação, Jesus. Como estamos lidando nestes dias em que a incerteza está percorrendo os quatro cantos do mundo? Eis a hora de nos prostrarmos em oração confiando sempre que o Senhor ouve e está atento a cada filho seu. Louvado seja Deus!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...