terça-feira, 30 de novembro de 2021

VIDA CORRETA

Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo? Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz.” (Salmo 15. 1,2).

O salmista está fazendo indagações que podem mostrar aquele que anda em integridade. Fazer o que é correto mostra uma pessoa honesta e que respeita todos que estão ao seu redor. O ser humano honesto não sente receio de ser pego na mentira e todos que convivem com ele acreditam em sua palavra.

O que você está dizendo e fazendo? Suas palavras e ações falam bem de você? Viver na presença de Deus exige que sejamos íntegros. Viver de forma que minha vida fale do meu Deus é o objetivo de todo o cristão. A sinceridade é companheira dos que buscam fazer a vontade do nosso Senhor Jesus Cristo. Senhor, que possamos viver de maneira que o Senhor se alegre com nosso procedimento. Louvado seja meu Deus e Pai!

Léo Lima

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

TUDO COM DEUS!

Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso também é ilusão. Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada. Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra”. (Eclesiastes 2.1-3).

A diversão é uma necessidade do ser humano. O sábio se propôs a desfrutar dos prazeres da vida. Mas seu maior propósito era buscar nas coisas um lenitivo para a sua vida. A diversão passou a ser sua busca para a felicidade. Ele se encontrava em estado de tristeza e deixou jorrar de dentro do seu ser estes momentos de introspecção.

Salomão não se lembrou do salmo que seu pai Davi cantou: ‘Eu canto a respeito da fidelidade e da justiça; canto hinos a ti, ó Senhor Deus. Serei honesto em tudo o que fizer. Quando virás para te encontrares comigo? Viverei uma vida correta na minha casa e não deixarei que entre nela nenhum mal. Eu detesto as ações daqueles que se afastam de Deus e não tomarei parte nos seus pecados’. (Salmo 101.1-3).

Neste propósito Davi foi o homem segundo o coração de Deus. Após falhar com Deus sua busca foi de ter uma vida correta na presença do Senhor. Muito tempo depois o apóstolo Paulo deixou-nos conselhos que se semelham ao desejo de Davi que vale a pena recordar: ‘Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente’. (Filipenses 4.8).

Léo Lima

domingo, 28 de novembro de 2021

FINIDADE DA VIDA!

“Louvem o Senhor Deus, a minha rocha; ele me prepara para a batalha e me ensina a combater. Ele é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção. Ele põe as nações debaixo do meu poder. Ó Senhor, que é o ser humano, para que penses nele? Que é um simples mortal, para que te preocupes com ele? O ser humano é como um sopro; a sua vida é como a sombra que passa”. (Salmo 144.1-4).

O rei Davi está avaliando a finidade da vida e como pode Deus se preocupar com as pessoas. Inicialmente conclama a que todos procurem louvar a Deus e mostra que é o Senhor o seu defensor em todas as situações. Fala que o Senhor é o protetor que ele tem.

Esta porção do salmo mostra que o ser humano é indigno de que Ele faça tudo por ele. Seu questionamento desperta em nós a lembrança de que temos nossas limitações, mas o Senhor cuida de cada um com extremo amor.

‘Ó Senhor, que é o ser humano, para que penses nele? Que é um simples mortal, para que te preocupes com ele? O ser humano é como um sopro; a sua vida é como a sombra que passa’.

Léo Lima

sábado, 27 de novembro de 2021

LOUVOR DIÁRIO!

“O meu coração está firme, ó Deus, bem firme; eu cantarei hinos em teu louvor. Acorde, meu coração! Minha harpa e minha lira, acordem! Eu acordarei o sol. Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos. O teu amor chega até os céus, e a tua fidelidade, até as nuvens. Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus, e que a tua glória brilhe no mundo inteiro”! (Salmo 57.7-11).

É linda a afirmação de Davi. O meu coração está firme. Eu cantarei louvores ao Teu nome. Esta é a melhor maneira de começar o dia. Louvando e adorando a Deus.

Quando ele diz ‘desperta meu coração’, está convidando sua alma a elevar suas orações ao Senhor. Agradecer a Deus é o passo seguinte de um coração grato. Mostrar esta alegria por tantas vitórias retrata sua gratidão acima de todas as coisas.

Louvar a Deus diante de todos é o que agrada ao Senhor. Ele é fiel para com aqueles que O buscam. O salmista pede que o Pai mostre sua grandeza nos céus e sua glória brilhe para que todos vejam a majestade divina. Este é o momento de louvar e adorar ao Senhor. Mais um dia que Ele nos dá. Louvado sejas ó Senhor!

Léo Lima

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

DEUS, MEU PROTETOR!

Somente em Deus eu encontro paz; é dele que vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu nunca serei derrotado. Até quando todos vocês atacarão um homem que é mais fraco do que uma cerca derrubada? Vocês somente querem tirá-lo do seu lugar de honra. Vocês gostam de mentir; dizem coisas boas a respeito dele, mas no coração o amaldiçoam. Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado. A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo.”. (Salmo 62.1-7).

Neste salmo Davi mostra em quem ele pode descansar mesmo que as adversidades o cerquem ele se firma em Deus em quem encontra a paz. Sua afirmativa de que Deus é o seu protetor, defensor e sua rocha demonstram o quanto ele tem comunhão com o Senhor.

Davi mostra aos seus inimigos que sua confiança está em Deus e que nada do que eles fizerem poderá abalar esta confiança. Estamos seguros que o Senhor nos ampara em todas as circunstâncias? No texto o poeta reafirma que a paz vem diretamente do Pai celestial. Precisamos nos colocar diante do trono divino e mostrarmos o quanto somos dependentes do amor e da proteção que o Pai nos oferece.

Léo Lima

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

CONFIANÇA

A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata. Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou joias de ouro puro. Como água fresca no calor do tempo da colheita, assim o mensageiro de confiança reanima quem o mandou.”. (Provérbios 25.11-13).

A confiança é algo que quando se tem conserva-se com carinho. Devemos confiar de forma total no Senhor: ‘Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses’! (Salmo 40.4). Quando temos confiança no Senhor vamos direto a Ele em todas as situações.

Confiar em Deus leva a pessoa a louvá-lo, pois conforme o texto: ‘Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada. O que podem me fazer simples seres humanos’? (Salmo 56.4). Sem medo e com alegria é isto que sente aquele todo o que deposita sua confiança no Senhor.

O profeta Isaías confirma que é feliz a pessoa que confia de forma total no Senhor: ‘Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti’. (Isaías 26.3). Descansar no Senhor e ter uma fé firme é a recomendação para uma vida próspera e cheia de paz.

Léo Lima

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

A VIDA SE MOSTRA!

A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: ‘Entre, gente tola!’ E disse às pessoas sem juízo: Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.” (Provérbios 9.1-6).

O que estamos cultivando neste dia? O que vem ao nosso pensamento? Uma festa para comemorar as coisas boas que Deus nos tem dado? Festejar é preciso. ‘Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre’. (Êxodo 12.14).

A cada dia que vemos amanhecer devemos festejar. A vida deve ser festejada a cada instante. As dificuldades se apresentaram? As dores se mostram com mais força? Mas a vida está em nós e temos que festejar cada amanhecer.

A vida se mostra com o sol que nasce, com a chuva que cai, os pássaros que cantam, o ar que respiramos, a família que amamos, enfim os motivos para agradecermos é imenso. Louvar e adorar a Deus por tantos benefícios que temos recebido é a meta. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

terça-feira, 23 de novembro de 2021

GRATIDÃO CONSTANTE!

Naquele dia foram oferecidos muitos sacrifícios, e o povo estava muito contente e feliz, pois Deus os havia enchido de alegria. As mulheres e as crianças também entraram na festa, e o barulho que o povo fazia podia ser ouvido de longe”. (Neemias 12.43).

Muitas pessoas são felizes ao participarem de uma festa. Contemplar rostos com expressão de alegria é gratificante! A festa que o texto menciona era justa. O povo em Jerusalém tinha muitos motivos para festejar. Era uma festa de dedicação dos muros. Eles haviam contribuído financeiramente e com seus serviços e agora podiam contemplar o resultado deste trabalho feito com alegria.

Para esta festa trouxeram os levitas, estes, eram da tribo de Levi, os encarregados pela música do povo de Israel e em um acontecimento destes era imprescindível a presença deles. O culto era a razão maior desta festa. Este foi um culto que alegrou a Deus, um culto repleto de alegria e muito canto.

Hoje, o nosso dia a dia é tão corrido, cheio de atividades que muitas vezes nos esquecemos de prestar um culto de gratidão a Deus como este. Na maior parte do nosso tempo prestamos um culto rápido pois o que temos a fazer é sempre a principal prioridade.

Deus nos proporciona muitas alegrias, dá-nos muitas coisas que estão além do que ansiamos. Você já pode agradecer a salvação? Eu posso, pois, que um dia aceitei a Jesus como meu salvador e remidor, e entreguei minha vida a Ele. Se você desejar pode fazer o mesmo. Basta crer em Cristo e em seu imenso amor!

Léo Lima

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

FESTA NO CÉU!

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”(Apocalipse 19.9).

As raras vezes que imaginamos a nossa vida no céu sentimos estranha e ansiosa expectativa nos dominando. Talvez porque este pensamento esteja intimamente ligado à morte física. Entretanto, tudo que nossa imaginação puder nos dar é quase nada ante o que existe no céu. Diz a Escritura que existe festa no céu quando um pecador se arrepende. Mas a festa especial será as bodas do Cordeiro. Esta festa, acreditamos, irá acontecer quando do encontro de Jesus Cristo com a Sua Igreja redimida.

O que fazer para participar desta festa? Todas as pessoas são chamadas, sem distinção. Todos são convidados. Porém, somente aqueles que estiverem vestidos com roupas lavadas pelo sangue do Cordeiro, os que se arrependeram dos seus pecados e aceitaram o sacrifício de Cristo, é que farão parte neste triunfante e glorioso banquete. O banquete dos remidos! E como serão felizes!

Quando o anjo diz: ‘Estas são as verdadeiras palavras de Deus’ ele declara que a promessa desta maravilhosa festa se cumprirá. Ela será revestida de júbilo e louvor ao nosso Deus. Os que confiam no Senhor já têm uma vida que reflete a paz que Cristo dá.

Léo Lima

domingo, 21 de novembro de 2021

SENHOR FIEL!

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos”(Deuteronômio 7.9).

Sabemos que o nosso Deus é Deus fiel que guarda a aliança e não se esquece do seu concerto. O concerto de amor eterno. Conforme o texto inicial ‘o Deus fiel que guarda o pacto e a misericórdia aos que são fiéis a Ele guardando os seus mandamentos’.

Ele é o Pai que não se esquece das suas promessas através das gerações e a sua aliança torna-se imprescindível para que possamos continuar firmes e inabaláveis na presença santa do Senhor.

Como é bom termos a certeza de que o nosso Deus é presença certa em nós! Na nossa vida deparamo-nos com diferentes tipos de pessoas e uma multiplicidade de cultura que nos cercam que, se não fora a certeza de que Deus é misericordioso e verdadeiro, seríamos um nada. O mundo que nos cerca é cheio de incertezas e mudanças.

Deus através do seu concerto de amor que perdura eternamente nos anima a continuarmos na caminhada. Basta desejarmos estar na presença Dele que ELE não falha. Como é bom podermos viver esta verdade! Viver com o arco do pacto embelezando os nossos dias! Viver cada momento firme nas promessas do Deus justo e verdadeiro! Continua Senhor entre nós e em nós!

Léo Lima

sábado, 20 de novembro de 2021

FELICIDADE

Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor fez isto; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as árvores em vós; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel”(Isaías 44.23).

A primavera está em seu ciclo mais uma vez! Maravilhoso é podermos vivê-la. Os pássaros cantam mais! Tudo vem de Deus Para o Senhor derramar o seu sol cheio da sua graça, basta que a pessoa busque a Deus. É necessário arrependimento, sinceridade e vontade de ser transformado que o perdão divino vem prontamente.

Louvado seja Deus em nossas vidas, pois que Ele nos remiu e nos deu completo perdão. A todo aquele que busca a Deus Ele salva. A salvação é para todos. Deus não separa uns para perdição e outros para salvação. A salvação está disponível a quem dela desejar. A paz de Deus que inunda os corações dos salvos é maior que se possa imaginar. Ela chega a ser incompreensível, conforme escreve Paulo aos cristãos de Filipos. A paz de Deus excede todo entendimento’. (Filipenses 4.7). 

Que em sua vida você possa glorificar a Deus, assim como a natureza toda canta louvores ao Senhor! Louve a Deus! Cantai alegres, porque o Senhor remiu a todos os que O buscaram’.

Léo Lima

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

DIVIDINDO

Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva”. (I Pedro 1.3).

O apóstolo Pedro recorda-nos que é preciso louvar a Deus por seus atos de misericórdia! Jesus Cristo, em seu ministério praticou muitos atos de misericórdia, inclusive o de saciar a fome de multidões. Mas a chamada de Pedro é para lembrar que o ato maior da misericórdia divina foi o de dar seu único Filho para morrer por todos e Ele O ressuscitou! Isto deve ser o maior motivo de louvor a Deus por Seu imensurável amor.

A esperança viva que Pedro fala é a da vida eterna proporcionada por Cristo em sua morte e ressurreição. E é justamente ante o favor divino e sua misericórdia que podemos usufruir desta esperança cheia de alegria para nós.

É preciso que façamos a nossa parte, mesmo que pequena, para saciar a fome de muitos cidadãos do mundo! Vamos fazer conhecida a misericórdia divina para com todas as criaturas. Jesus está pronto a dar-lhe o maior amor de todos os tempos que talvez você ainda não conheça!

Léo Lima

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CONSTATAÇÃO

E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vocês, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas: O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal do concerto entre mim e a terra”. (Gênesis 12.13)

Gostaria de compartilhar com você, algo do que tem sido minha experiência com o nosso Deus, especialmente, quanto à lealdade de Deus para conosco. Era apenas uma menina que na curiosidade dos seus sete anos, muito entusiasmada e ativa, participava de reuniões especiais para crianças onde cânticos alegres são entoados, concursos desafiadores promovidos, histórias com figuras deslumbrantes contadas! Parecia-me que somente o meu coração sorria, cantava, orava e até‚ chorava ante tanta coisa maravilhosa!

Ah! A magnífica, mas amedrontadora história do dilúvio! Vidas perecendo nas águas... Animais que foram preservados... Somente uma família creu! Foi demais! Diante de tudo uma cena ficou fixada na minha memória, passando, então, a perceber que em tudo aquilo que acontecia, o Arco-íris estava a nos mostrar a grandiosa Lealdade Divina. O Arco-íris nos faz recordar do ‘Pacto Divino’ e que mostra a máxima fusão de cores! Este é o pacto que perpetua através dos tempos! E, através desta lembrança podemos ver o quanto Deus nos é leal!

Hoje, elevando o olhar para o arco-íris, constato a fusão da vida. O sol, astro rei que mantém a Vida, encontra-se à água, que dá Vida. Nesta União surge o Arco nas nuvens. Este será por sinal do concerto entre mim e a humanidade! O Senhor é leal hoje, como ontem, quando na Sua Palavra nos alimentamos das promessas para todos!

Léo Lima

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

AGRADANDO A DEUS!

Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos”. (Provérbios 3.1-4).

Muitos desejam aprender. Uma das coisas boas para o cérebro é não parar de aprender sejam quais forem as formas de aprendizagem. O livro de Provérbios nos oferece inúmeras situações para aprender e principalmente, refletir.

A Bíblia tem uma fonte inesgotável de ensinamentos conforme Paulo disse: ‘Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão’. (Romanos 15.4).

Portanto, as condições são estas: ‘Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração’. Ser leal e fiel é condição necessária para um viver bem. Como a Palavra ensina, quem pratica estas coisas vai agradar a Deus e a seus semelhantes. Que maravilha! A lealdade e fidelidade agradam ao Senhor. 

Léo Lima


terça-feira, 16 de novembro de 2021

LOUVAR AO SENHOR!

Ó Deus, tem misericórdia de nós e abençoa-nos! Trata-nos com bondade. Assim o mundo inteiro conhecerá a tua vontade, e a tua salvação será conhecida por todos os povos. Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem! Que as nações se alegrem e cantem de alegria porque julgas os povos com justiça e guias as nações do mundo! Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem! A terra deu a sua colheita; Deus, o nosso Deus, nos tem abençoado. Ele nos tem abençoado; que os povos do mundo inteiro o temam”! (Salmo 67).

Neste salmo Davi canta as muitas vitórias que o povo de Deus estava vivendo. Ele desejava que o mundo inteiro soubesse que Deus abençoa e supre aqueles que O buscam. Queria também, que a vontade de Deus fosse conhecida no mundo inteiro.

Hoje, vivemos mais um dia em que devemos comemorar a vida que é um presente divino. Como mostramos nossa alegria diante do cumprimento da promessa de Deus em enviar Seu Filho para ser o salvador da humanidade?

Jesus chegou e cumpriu todo o plano de Deus e nos oferece a salvação após seu triunfo na cruz do calvário e a ressurreição que selou nossa adoção. Que possamos mostrar ao mundo nossa alegria pelas bênçãos que Deus nos tem oferecido. Que neste final de ano nossa oração seja a mesma de Davi: ‘Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem’!

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...