terça-feira, 31 de agosto de 2021

TESTEMUNHO

E, quanto à sua santidade divina, foi a sua ressurreição que provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus”(Romanos 1.4).

Para designarmos uma pessoa é necessário referências para que seja distinguida. O apóstolo Paulo para designar-se usa muitas referências, especialmente de servo de Jesus Cristo. Mas se ele é servo de Jesus Cristo ele usa esta sua qualificação muito mais para enaltecer ao seu Mestre e Senhor.

Jesus nasceu da descendência de Davi, segundo a carne; Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação pela ressurreição dos mortos. Eis aí uma afirmação digna de ser repetida, ‘pela ressurreição dos mortos’ Cristo venceu a morte. Ele que morreu fisicamente diante de uma multidão, mas que, pelo poder que Deus o Pai lhe deu e segundo o Espírito de Santificação venceu a morte. Ela não teve domínio sobre Jesus. A morte foi vencida. As cadeias quebradas. Rompeu com o natural. E com isto garantiu-nos a salvação eterna.

O apóstolo Paulo nos deixou lições preciosas, especialmente quando se apresenta no verso primeiro: ‘Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus’. (Romanos 1.1). E tudo isso ele pode afirmar porque foi pela ressurreição que isso ocorreu. Pela vitória sobre a morte hoje, sou serva. 

Léo Lima

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SANTIDADE

E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. (Isaías 6.3).

Após o grande milagre, a passagem do povo de Deus pelo mar vermelho, Moisés e o povo cantavam a Deus um cântico em honra ao Senhor. Eles haviam vivido uma situação única e por este motivo louvavam a Deus.

Isaías estava em um momento, também, milagroso quando através de uma visão ouviu Deus chamando-o para um trabalho especial: ser profeta. E foi justamente durante a visão que ele contemplou a mais magnífica cena em que anjos cantavam à santidade de Deus: ‘Eles diziam em voz alta uns para os outros: ‘Santo, santo, santo é o SENHOR Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!’. Foi neste momento que Isaías viu seu estado de pecado, de impureza e disse: ‘Ai de mim, que vou perecendo porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!(Isaías 6.5). Deus imediatamente enviou o seu anjo que tocou-lhe os lábios e Isaías sentiu-se puro para poder proclamar todas as palavras que o Senhor lhe falava.

Nós, quase sempre, não conseguimos imaginar a santidade de Deus e por esse motivo não conseguimos perceber o que somos, de fato, diante de Deus. Ele deseja que sejamos santos como Ele. É preciso adquirir um pouco da santidade de Deus e para isso Jesus Cristo oferece, gratuitamente, a Salvação. É preciso crer em seu sacrifício na cruz do calvário.

Você já pensou em estar diante de Deus e contemplar a santidade do Senhor? Já imaginou que Jesus pode purificar a sua vida e todo o seu ser para que possa, aí sim, chegar ante Deus e proclamar a santidade de Deus? 'Sede santos porque eu, o Senhor, sou Santo'.

Léo Lima

domingo, 29 de agosto de 2021

NOVO NASCIMENTO

Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito”. (João 3.5-8).

Este texto é uma resposta de Jesus em uma conversa: ‘Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: – Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez’(João 3.3-4). Jesus reafirma o que ele havia dito. É necessário nascer de novo para entrar no Reino de Deus.

Nascer espiritualmente de novo. Ou seja, ter uma transformação espiritual e permitir que Jesus seja o Senhor. Ele faz alusão de que é possível ouvir, sentir, mas é impossível saber de onde vem e para onde ele vai. Assim acontece com todos os novos nascidos do Espírito. Sentimos a presença divina, ouvimos a sua voz.

Se vivemos uma nova vida temos alegria no Senhor através da presença do Espírito Santo em nós. Paulo afirma que: ‘Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá’. (Romanos 14.17).

Léo Lima

sábado, 28 de agosto de 2021

CONSTATAÇÃO

Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas; fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies. Fiz tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores. Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número. Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho”. (Eclesiastes 2.4-10).

Nesta porção da Palavra de Deus Salomão mostra que está olhando seus feitos e analisando a brevidade da alegria que eles podem dar. São fatos que na vida cotidiana podem acontecer conosco mesmo e se buscarmos conhecer veremos que coisas feitas por nós não perduram para sempre.

Ele confessou em um salmo que: ‘Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela’. (Salmo 127.1). Com esta confirmação de Salomão podemos ver que nada dura para sempre a não ser a vida espiritual pautada no Senhor.

Assim é possível constatar que se Deus não estiver como fundamento, toda a vida de uma pessoa será sem sentido. Vale recordar o que disse o salmista em momentos de aflição: ‘Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra’. (Salmo 121.1-2).

Léo Lima

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

DEUS PRESENTE!

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito”. (Salmos 34.18). Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”(Salmos 51.17).

Sabemos que cada dia é uma história a ser vivida e escrita, e, muitas vezes sentimos a tristeza se fazendo muito forte em um dia que fala alto a saudade de um dos nossos entes queridos. Se tivermos alguém que nos é importante e percebemos essa pessoa a sofrer por um motivo qualquer, passamos então a sentir essa dor! Se a nossa tristeza deve-se ao fato de estarmos descontentes com as poucas oportunidades aproveitadas na busca dos entristecidos pelo pecado, aí, vemos que o Senhor está muito perto!

Podemos estar certos de que a presença do nosso Deus é a coisa mais verdadeira que se pode ter. Deus é aquela presença que vivifica e renova as forças. Após a sua longa vivência como rei, com muitas pessoas ao seu redor, Davi pôde exclamar: ‘Perto está o Senhor’. Esta é uma confirmação de inesgotáveis momentos em que ele teve o coração quebrantado.

O Senhor não quer sacrifícios, mas um coração quebrantado. É o coração contrito que agrada ao Senhor! O quebrantamento do espírito é uma atitude que o Senhor não desprezará! Deus está perto dos que O buscam!

Léo Lima

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

MANSIDÃO

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andais como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”(Efésios 4.1-2).

As dificuldades em alguns relacionamentos podem afetar a nossa vida, mas é preciso, trabalho constante para que sejamos vitoriosos em todos eles. É, de fato, necessário sermos dignos da vocação de Deus por Cristo Jesus em nós.

O amor é a maior virtude e é imprescindível para uma boa convivência com as pessoas. Para exercitarmos a mansidão e a longanimidade, basta que busquemos em Jesus Cristo o amor. Se em nossos passos estiverem as atitudes de Jesus seremos abençoados. E Jesus disse: ‘Os mansos herdarão a terra’.

Paulo desafia o cristão a ser manso e paciente para ser digno do amor de Cristo. Se a cada dia procurarmos exercitar estas duas qualidades teremos em nós o amor de Deus. É este amor que nos dará condições para sermos felizes.

Léo Lima

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

GRATIDÃO

“Os mansos verão isto, e se alegrarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus”. (Salmos 69.32).

As pessoas mansas são alegres. A vida é parte dominante desses corações. Vida que possui a vida eterna. ‘Se partilhas o teu pão, ele diminui; se partilhas o teu teto, ele não diminui; se partilhas a tua alegria, ela aumenta’. Francisco de Assis. É justamente neste ponto que as pessoas mansas têm a cada dia o seu crescimento. Elas mostram que a alegria vem de Deus e compartilham desta alegria contagiando as pessoas ao seu redor.

‘Meus amigos, rogai a Deus alegria. Sede agradecidos como as crianças, como as aves do céu’. DostoievskiEste pensamento está interligado às palavras que Jesus disse: ‘Se não tendes fé, peça-a a Deus’. Jesus foi uma pessoa alegre. Ele se entristecia com coisas que desagradam a Deus e que as pessoas ao seu redor viviam praticando.

Se estamos passando por dificuldades, é preciso lembrar que as crianças, quando sofrem, confiam em que o seu pai vai solucionar o seu problema. A ave quando levanta voo sai como se a amplidão do céu fosse, e  É, o mais belo lugar do mundo. Assim nós devemos nos comportar e crer que Deus pode solucionar o que possa estar atrapalhando nosso relacionamento com Ele.

Léo Lima

terça-feira, 24 de agosto de 2021

RELACIONAMENTOS

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andais como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”(Efésios 4.1-2).

As dificuldades em alguns relacionamentos podem afetar a nossa vida, mas é preciso, trabalho constante para que sejamos vitoriosos em todos eles. É, de fato, necessário sermos dignos da vocação de Deus por Cristo Jesus em nós.

O amor é a maior virtude e é imprescindível para uma boa convivência com as pessoas. Se formos depender do nosso amor nada seremos ou faremos. É somente o amor de Deus em nós que fará a diferença. Para exercitarmos a mansidão e a longanimidade, basta que busquemos em Jesus Cristo. Se em nossos passos estiverem as atitudes de Jesus seremos abençoados. E Jesus disse: ‘Os mansos herdarão a terra’.

Paulo desafia o cristão a ser manso e paciente para ser digno do amor de Cristo. Cada ser humano possui qualidades e defeitos inatos, mas é pelo amor de Deus que podemos ter nossas vidas transformadas, e, então faremos coisas que sem Cristo, certamente não faríamos.

Léo Lima

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

EGOÍSMO

Corrija uma pessoa, e no futuro ela apreciará isso mais do que se você a tivesse elogiado. Quem acha que não é pecado roubar do seu pai ou da sua mãe é pior do que um ladrão comum. O egoísta sempre causa problemas. Quem confia no Senhor terá sucesso. Quem confia em si mesmo é tolo, mas quem segue os ensinamentos dos sábios terá segurança”. (Provérbios 28.23-26).

Egoísmo é uma atitude que causa problemas às pessoas próximas. O apóstolo Paulo faz referência sobre o que acontece a estes indivíduos. ‘Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau’. (Romanos 2.8).

Mesmo egoístas e desejando o melhor somente para nós, podemos buscar em Deus a segurança que nos ajudará a seguir amando e repartindo amor. O apóstolo João escreveu que se buscarmos o Senhor a coragem para compartilhar mais de nós mesmos será real. ‘Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve’. (I João 5.14).

Portanto, se buscarmos o Senhor consideraremos os outros com valor superior a nós mesmos. Paulo mostra que é possível que a generosidade faça parte de nossas atitudes. ‘Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros’. (Filipenses 2.3-4).

Léo Lima

domingo, 22 de agosto de 2021

EMOÇÕES

Oh! Se a minha mágoa retamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança!  Porque, na verdade, mais pesada seria do que a areia dos mares;  por isso é que as minhas palavras têm sido inconsideradas. Porque as flechas do Todo-poderoso estão em mim, e o seu ardente veneno, o bebe o meu espírito; os terrores de Deus se armam contra mim.  Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero”!  (Jó 6.2-4,8).

A poesia está em cada emoção que o ser humano vive. Umas são emoções festivas, outras emoções doloridas. No caso do texto inicial é um lamento que demonstra que por mais profunda que a dor e a injustiça se mostrem é possível que as palavras sejam de pura poesia.

Este momento na vida de Jó é de dor profunda. Ele havia perdido tudo o que possuía, desde bens materiais, familiares e ainda para completar sua saúde e passava por um momento de extrema prostração. Ele havia ouvido seus amigos falando como que buscando uma causa para o mal sofrido por Jó.

Ele, com tudo que viveu nos deixou um legado poético como poucos no mundo. Mesmo na dor e muitas vezes por ela é possível deixar marcas de altruísmo na fé vivida por este homem que Deus chamou de reto, sincero e temente a Ele. Como estamos encarando nossos momentos de dor e frustração?  Oramos como Jó? ‘Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero’. O final da história mostra que este desejo foi concedido por Deus.

Léo Lima

sábado, 21 de agosto de 2021

AMOR PERFEITO

Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada”(1 Coríntios 1.2).

A importância de se ter e viver o amor faz com que Paulo exemplifique que mesmo que o cristão tenha todo conhecimento do mundo, entenda de tudo até conhecer todos os segredos, ou mesmo que tenha uma fé que possa transportar montanhas sem AMOR a pessoa nada é. Amar é imprescindível para uma vida que tem Jesus Cristo como salvador pessoal.

Uma grande fé é fundamental. Atitudes de dedicação e altruísmo são necessárias, mas sem amor tudo perde o valor. O amor em ação mostra quão útil nós somos. Sabemos que cada pessoa tem dons diversificados, mas o amor é igual para todos, pois o amor é um sentimento que recebemos de Deus como tudo que temos e somos e devemos nos lembrar de que DEUS é AMOR! Se pedirmos Ele nos dá.

Vale recordar que a Graça que vem do Pai por meio de Jesus Cristo é real. Se eu não tiver amor, nada serei. Que possamos nos preencher do AMOR do Pai para que tudo que  realizarmos seja para glória e honra de Deus.

Léo Lima

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

COMPANHIA

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10.38).

Seguir a Jesus é uma opção. Ele não obriga ninguém a fazê-lo. Entretanto, o desejo do Senhor é que todos escolham viver a Vida plena que Ele oferece. Jesus disse que: ‘– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso’. (Mateus 11.28-29).

Quando pensamos em cruz logo vem o sentimento de alguma coisa que pesa. Jesus não disse que não teríamos uma cruz para carregar. Vivemos desafios impostos pela vida que muitas vezes tiram as nossas forças. Os problemas que temos que enfrentar fazem com que nossas forças enfraqueçam e logo pensamos em deixar de lado nossos esforços.

 Mas a promessa de Jesus é que se estamos com Ele não sentiremos o peso dos problemas em nós. Ele prometeu: ‘– Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso’. (Mateus 11.28-29). Jesus deseja estar com você e em você. 

Léo Lima 

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

MANSIDÃO

Sejam os meus seguidores e aprendam de mim porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso”(Mateus 11.29).

Violenta-se com a falta de assistência para com o próximo, com o egoísmo predominante, com o desamor. Jesus disse: ‘...e aprendei de mim, que sou manso...’ sossegado; dócil; de índole pacífica; é o que diz o dicionário sobre a palavra manso. Este conselho de Jesus há mais de dois mil anos continua real e muito próprio para os nossos dias. Quando Ele proferiu o sermão do monte diante da multidão disse: ‘Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra’. Precisamos aprender com Jesus a sermos mansos, mais calmos, pois assim como ele afirmou, herdaremos a terra, e mais, ‘e encontrareis descanso para as vossas almas’.

É este o sentimento, o estado de espírito que todos ansiamos desfrutar nestes dias cheios de conflitos, amarguras, desencontros, cheios acima de tudo, de violência. É preciso olhar para o próximo e sentir que a nossa parte está sendo feita. Pensar em povos distantes que sofrem e interceder por estas pessoas é um pouco do que nós podemos e devemos fazer. Estender a mão àqueles que de nós se aproximam, oferecendo-lhes, quem sabe, um quase nada, que possuímos? Um sorriso basta, muitas vezes, um sorriso para aqueles que passam por nós para se sentirem felizes.

Precisamos, como cristãos, permitir que resida em nosso viver a mansidão que Jesus nos ensina, para termos paz e, que possamos oferecer desta paz. Este é o tempo de transformar sua vida em um viver manso. Jesus quer realizar este milagre, basta que você permita.

Léo Lima


quarta-feira, 18 de agosto de 2021

DEUS VIVO!

E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações”. (Atos 14.17).

Paulo e Barnabé estavam viajando e anunciando o evangelho e realizaram um milagre em nome do Senhor, mas os gregos teimavam em nominá-los como se fossem um dos seus deuses. Mas Paulo, irritado disse: ‘Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles; o qual nos tempos passados deixou andar todas as gentes em seus próprios caminhos. E, contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações’. (Atos 14.15-17).

Ele está recordando que Deus é o mesmo e é o único Deus vivo que beneficia a todos como as chuvas em tempos frutíferos. E não se cansava de mostrar que o amor de Deus sobrepujava a tudo que se possa imaginar. Alguns daqueles homens, irritados, conseguiram que muitos apedrejassem o apóstolo Paulo e os levaram para a saída da cidade. A mensagem redentora foi anunciada, foi exemplificada, mas eles não quiseram ouvir.

Como Paulo mostrou, a mensagem hoje é a mesma: ‘Nós proclamamos para que vocês se convertam das coisas terrenas e se voltem ao Deus vivo que fez Céus e terra, o mar e tudo que existe neles’.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...