segunda-feira, 31 de agosto de 2020

SÓ O PERDÃO

 Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque não eram circuncidados. Mas agora Deus os ressuscitou, junto com Cristo. Ele perdoou todos os nossos pecados”(Colossenses 2.13).

Jesus Cristo ao morrer na cruz do calvário deixou lá todos os nossos delitos e pecados. O apóstolo Paulo, na sua carta aos crentes de Colossos, lembra a cena e do resultado deste sacrifício único. Antes de Jesus Cristo estávamos mortos no pecado; depois de abraçarmos este sacrifício que salva temos o perdão completo. A vida depois passa a ter maior significado para nós.

Deus nos criou para termos perfeita comunhão com Ele. Mas foi justamente a desobediência que tirou esta comunhão fraterna. Desde então Ele colocou o Seu plano em ação em que enviaria ao mundo Seu único Filho, Jesus Cristo, para restabelecer a comunhão perdida.

O perdão é um sentimento difícil de praticar. Silvio Pálido disse: ‘Perdoando uma injúria recebida, podemos transformar um inimigo em amigo e o perverso em varão de nobres sentimentos’. Os efeitos do perdão podem ser a solução para um mundo melhor.

Léo Lima

domingo, 30 de agosto de 2020

FONTE DE SABEDORIA

 “Eu usei a minha sabedoria para examinar tudo isso. Estava resolvido a ser sábio, mas não conseguia alcançar a sabedoria. Como é que alguém pode descobrir o sentido das coisas que acontecem? Isso é profundo demais para nós e muito difícil de entender. Mas eu resolvi estudar e conhecer as coisas. Estava decidido a encontrar a sabedoria e a achar as respostas para as minhas perguntas; queria saber por que a maldade e a falta de juízo são loucura”. (Eclesiastes 7.23-25).

Aprendemos que podemos nos relacionar melhor com as pessoas. Entretanto, a sabedoria não está em muito pesquisar e nem em aprender demais. A sabedoria está em buscar conhecer a Palavra de Deus e confiar nela. ‘Dá-me sabedoria e conhecimento, pois confio nos teus mandamentos’. (Salmo 119.66).

Portanto, é no Senhor que está a sabedoria e o discernimento para um viver mais sábio. ‘Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele’. (Provérbios 2.5-6). Sim, a fonte para termos a sabedoria e o entendimento está no Senhor e na sua Palavra.

O apóstolo Paulo intercedendo pelos cristãos de Éfeso disse: ‘E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer’. (Efésios 1.17). Portanto, se pedirmos a Deus uma porção dobrada do Seu Espírito seremos sábios. 

Léo Lima

sábado, 29 de agosto de 2020

CULTIVANDO

 As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz”. (Romanos 8.6).

O profeta menciona as palavras do Senhor com intuito de mostrar que somente o Senhor tem poder de transformar nosso interior. ‘Eu, o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz’. (Jeremias 17.10).

Desde o texto inicial que mostra o que acontece com os pensamentos. O apóstolo Paulo aqui recomenda os cristãos de Roma como devem viver. ‘Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele’. (Romanos 12.2).

Portanto, é bom que nossa mente seja alimentada com coisas sadias e que vão mostrar quem domina nossos pensamentos. ‘Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente’(Filipenses 4.8). Estas coisas devem ser cultivadas em nós.

Léo Lima

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

CONFIANÇA

 “Tenho um pastor que não me falta em nenhum momento da minha vida! Pode ser um momento de aflição, de desesperança, de preocupação, o socorro dele é imediato! Pois, Ele não permite que nada venha me faltar.

Ele me dá condições de descansar tranquilamente e apreciar as verdes paisagens no caminho que sigo! Ele me guia por lugares tranquilos, mesmo que eu esteja andando por águas profundas e que elas possam me provocar medo! Ainda assim, Ele me dá a paz!

Mesmo que na minha frente eu me depare com um vale sombrio e que as trevas tentem me assombrar, eu não terei medo, pois sei que Ele – Jesus Cristo - está comigo!

Meu pastor tem uma vara e um cajado que me dão toda a orientação e consolo. Ele prepara um banquete de misericórdias a cada manhã, pois a alegria me visita com frequência por saber que é Ele quem me fala ao nascer do sol! Os meus amigos se alegram comigo! É que Ele não me deixa passar por nenhuma necessidade!

A bondade do meu Pastor me segue todos os dias da minha vida e é na cada Dele que morarei por toda a eternidade!” Minha paráfrase do Salmo 23.

Léo Lima

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

QUESTÕES INÚTEIS

 “Nem se deem a fábulas ou genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora”. (I Timóteo 1.4).

Conhecemos várias fábulas e nelas a existência de famosos reinos, onde o serviço real era rigorosamente executado pela criadagem. Nem sempre os súditos sentiam-se felizes ao executar a tarefa que lhes era imposta. O tratamento recebido, muitas vezes, não era agradável. Mas ocupavam-se sempre em cumprir à risca suas responsabilidades. Elas sempre tinham um ensinamento no final. Para nós, quando crianças, era interessante lermos ou ouvirmos fábulas e histórias.

No texto, a grande preocupação do apóstolo Paulo, ao escrever ao seu amigo Timóteo, foi de que os crentes de Éfeso estavam se ocupando muito mais de fábulas, de genealogias, esquecendo-se do principal motivo que os unia, Jesus Cristo. Eles estavam usando muito tempo em questionamentos ineficazes, atrapalhando, desta forma, o crescimento espiritual em Cristo Jesus.

Muitas vezes surpreendemo-nos querendo discutir e questionar assuntos que não têm maior proveito para nossa vida. Vemos então que o nosso tempo está sendo gasto em divagações que nada contribuem para o crescimento da nossa fé. Perdemos momentos preciosos sem que as nossas aflições sejam amenizadas, sem que o nosso espírito seja nutrido. 

Paulo está dizendo: ‘Diga a essa gente que deixe de lado as lendas e as longas listas de nomes de antepassados, pois essas coisas só produzem discussões. Elas não têm nada a ver com o plano de Deus, que é conhecido somente por meio da fé’.  

Léo Lima

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

PLANTAR E COLHER

 Quando chegou lá e viu como Deus tinha abençoado aquela gente, Barnabé ficou muito alegre. Aconselhou todos a continuarem, de todo o coração, fiéis ao Senhor.” (Atos 11.23).

Como é bom sermos recompensados. Mesmo quando a recompensa é composta de simples palavras para expressar uma admiração por algo que fizemos. Muitas vezes podemos contemplar o resultado do nosso trabalho, proporcionando-nos um grande bem estar. O lavrador pode descortinar quando tudo vai bem, pois o resultado de seu trabalho torna a terra mais alegre, mais fértil!

No texto acima, a grande preocupação dos seguidores de Jesus era anunciar o evangelho aos judeus, e quando a igreja em Jerusalém soube que alguns gregos haviam se convertido, enviaram Barnabé imediatamente para Antioquia para verificar o fato. Quando lá chegou ele viu a graça de Deus e se alegrou! Por este motivo Barnabé não teve mais dúvidas de que a salvação era para todos, pois que Jesus ‘veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam’.  Não importa qual a sua nacionalidade, quem você é, pois o evangelho da graça salvadora é para você, basta para isso crer no amor redentor do Senhor.

As Boas Novas tem o mesmo objetivo da semente quando lançada na terra: de nascer e crescer, germinar e produzir frutos. A semente é o evangelho das boas novas de salvação. A terra é o coração. Para que a semente nasça e produza frutos é necessário que você deseje, creia e permita! Jesus, que se fez homem, nos legou a salvação após a sua morte e ressurreição!

Barnabé sentiu alegria ao ver como a plantação estava linda, porque muitas sementes haviam germinado, muitas pessoas haviam aceitado a salvação, e com isso ele podia contemplar aqueles que não pertenciam ao povo de Israel, agora prontos a viver naquele que dá a paz! Que Ele, Jesus, possa tocar a todos e que Vidas e mais vidas sejam salvas!

Léo Lima

terça-feira, 25 de agosto de 2020

CONFIANÇA

 Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”. (Salmo 37.3-5).

Davi expressa sua preocupação com aqueles que vivem de forma inconstante e alerta-os a que confiem no Senhor com segurança na Terra da Promessa. O povo de Deus sabia que deveria ter total confiança em Deus. Mas muitas vezes vacilavam. O alerta veio através das palavras que Deus enviou através de Balaão que disse: ‘Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo’. (Números 23.19).

O apóstolo Paulo lembra aos cristãos de Roma que o Senhor Deus é com todos os que O buscam e abençoa os que lhe são fiéis. ‘Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?’. (Romanos 8.31).

E aos cristãos da igreja de Filipos disse que eles poderiam fazer todas as coisas se estivessem firmados em Deus que os fortalecia. ‘Posso todas as coisas naquele que me fortalece’. (Filipenses 4.13). Assim como no passado o Senhor fortalece e abençoa seus servos fiéis. Louvado seja o Senhor!

Léo Lima

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

EMPATIA

E, como estou certo disso, sei que ficarei com vocês. Sim, ficarei com todos vocês para ajudá-los a progredir e a ter alegria na fé”(Filipenses 1.25).

Uma festa é um ambiente alegre. É muito bom estarmos estre pessoas alegres. Não a alegria que soa falsa. Mas a alegria que irradia felicidade. Quando as crianças estão brincando, pulando é porque elas estão muito bem a partir da sua saúde. Mas o que pode ser ainda melhor é quando somos o motivo da alegria de alguém.

No texto acima quando o apóstolo Paulo fala da sua alegria e saúda os irmãos lembra de que eles estão precisando se firmar cada vez mais no Senhor e nos seus ensinamentos. O desejo de Paulo e Timóteo é que os cristãos fossem muito felizes no Senhor.

O apóstolo, através desta carta mostra o grande amor que os une e por isso o cuidado para com a fé deles. Ele disse: ‘Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores do vosso gozo’(II Coríntios 1.24)Como é bom sabermos que aqueles que nos amam se preocupam conosco, com nossa alegria, nossa preocupação, nossa tristeza e com nossas atitudes.

Jesus, quando esteve neste mundo, sentiu as dores dos fracos, sentiu as dores dos que eram maltratados, sentiu as dores dos doentes, sentiu a alegria pelos seus amigos quando se alegravam. Jesus, hoje quer sentir tudo o que você sente. Ele deseja que você compartilhe com Ele tudo que passa em seu interior.

Léo Lima

domingo, 23 de agosto de 2020

ACUMULAR

 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”. (Efésios 5.15).

O Mestre em um momento de seus ensinamentos falou: Então Jesus fez a seguinte comparação: - Havia um homem rico, cujas terras deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: ‘Eu não tenho lugar para guardar todas estas colheitas. O que é que vou fazer? Ah! Já sei - disse para si mesmo. - Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: - Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora, descanse, coma, beba e alegre-se! Mas Deus lhe disse: -Seu tolo! Esta noite você vai morrer, e quem ficará com tudo que você guardou? -Jesus concluiu: - Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas não são ricos diante de Deus’(Lucas 12.16-21).

Precisamos estar atentos sobre a maneira com que encaramos o mundo. A forma em que as coisas são colocadas por nós e suas prioridades. Muitas vezes podemos estar agindo como este homem da parábola que Jesus contou. Agindo como néscios -incapaz- ou mesmo como loucos. Deixamos o 'barco correr' sem a menor preocupação de que quem deve comandar as nossas vidas é Deus, o Pai.

A sabedoria não se aplica somente com o progresso de uma vida de trabalho, mas principalmente, na escolha do caminho que deverá guiar a vida de cada um. Se os valores forem os do homem rico, logo a nossa sabedoria é vã. Entretanto, se tivermos Deus em primeiro lugar, logo veremos o resultado em nosso dia a dia. Andar com Jesus, ter um compromisso sincero com Ele deve ser o alvo da vida de cada um.

Convido você a uma reflexão na indagação de Jesus: 'Seu tolo! Esta noite você vai morrer, e quem ficará com tudo que você guardou?' Não ande nem viva como uma pessoa desatenta só pensando no aqui e agora!

Léo Lima

sábado, 22 de agosto de 2020

TEMPO CERTO

 Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar”. (Eclesiastes 3.1,4).

Estamos diante de um texto em que as emoções são a ênfase. O tempo de estar triste e de se alegrar é o que acontece ao longo das nossas vidas. Jesus viveu estas emoções de forma total. A participação festiva em uma cerimônia de casamento e a tristeza diante de uma cidade (Jerusalém): ‘– Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram’! (Lucas 13.34).

Tempo de chorar. São diversas as ocasiões que as pessoas sentem a necessidade de chorar. A criança chora ao sentir fome, dor ou outra coisa que a incomoda. Nós choramos até quando ouvimos uma música que fala ao nosso coração. Jesus chorou ao sentir seu amigo Lázaro morto. Lembramos que o Senhor o ressuscitou logo em seguida.

Tempo de dançar é aquele momento em que nosso coração alegre anuncia a satisfação pela vida e suas gratificações. O salmista se expressou assim: ‘O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate’.  (Salmo 15.13). Portanto, necessitamos viver cada emoção de tal forma que nosso coração se una ao espírito divino.

Léo Lima

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

VIDA VIVA

 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”(Provérbios 16.3).

Interessante é a reflexão que ouvi de uma pessoa na rua, ‘correndo para a vida’. Como se a vida fosse resultado do trabalho e vice-versa. Ou se só existisse vida após trabalho. Entretanto, se entrarmos nos orifícios das palavras da frase, é possível imaginar a vida de uma pessoa que não pode trabalhar. Ela deve sentir-se como em uma prisão. Só em pensar na possibilidade de não poder correr para o trabalho assusta.

Ainda existe uma outra coisa boa em trabalhar: o prêmio. Mesmo quando a recompensa é composta de simples palavras para expressar uma admiração por algo que nós fize­mos. Tantas vezes é possível contemplar, a olhos nus, o resultado do nosso trabalho, proporcionando-nos um grande bem estar. 

Em casa, é estar tudo limpinho, mesmo que logo esta arrumação seja desfeita pela alegre bagunça dos familiares. No trabalho secular, uma boa remuneração vai mostrar que todos os esforços e sacrifícios pelo qual o trabalhador passou, foram reconhecidos e apreciados. Quando a recompensa se faz presente mostra o mesmo resultado da semente lançada na terra: de nascer e crescer, germinar e produzir frutos. O trabalho produziu frutos!

Portanto, a corrida para a vida passa por estes mesmos estágios: nascer, crescer, germinar e produzir frutos. Correr para a vida, trabalhar, é mais que estar vivo. É viver uma vida plena. Absoluta! ‘Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos’.

Léo Lima

 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

NA DOR, A POESIA

 Oh! Se a minha mágoa retamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança!  Porque, na verdade, mais pesada seria do que a areia dos mares;  por isso é que as minhas palavras têm sido inconsideradas. Porque as flechas do Todo-poderoso estão em mim, e o seu ardente veneno, o bebe o meu espírito; os terrores de Deus se armam contra mim.  Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero”!  (Jó 6.2-4,8).

A poesia está em cada emoção que o ser humano vive. Umas são emoções festivas, outras emoções doloridas. No caso do texto inicial é um lamento que demonstra que por mais profunda que a dor e a injustiça se mostrem é possível que as palavras sejam de pura poesia.

Este momento na vida de Jó é de dor profunda. Ele havia perdido tudo o que possuía, desde bens materiais, familiares e ainda para completar sua saúde e passava por um momento de extrema prostração. Ele havia ouvido seus amigos falando como que buscando uma causa para o mal sofrido por Jó.

Ele, com tudo que viveu nos deixou um legado poético como poucos no mundo. Mesmo na dor e muitas vezes por ela é possível deixar marcas de altruísmo na fé vivida por este homem que Deus chamou de reto, sincero e temente a Ele. Como estamos encarando nossos momentos de dor e frustração?  Oramos como Jó? ‘Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero’. O final da história mostra que este desejo foi concedido por Deus.

Léo Lima

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

PROSPERIDADE

 Ó Senhor, tu nos fazes prosperar; tudo o que conseguimos é feito por ti. Ó Senhor, nosso Deus, temos sido dominados por outros povos e pelos seus deuses, mas confessamos que só tu és o nosso Deus”. (Isaías 26.12-13).

A Bíblia diz que quem ama a Deus será próspero. Todavia isso não significa que todo o crente vai ter tudo. É necessário conhecer e obedecer aos mandamentos divinos. ‘Moisés disse ao povo: – Tenham o cuidado de obedecer a todas as leis que hoje eu estou dando a vocês, para que vocês vivam e se tornem mais numerosos, e entrem e tomem posse da terra que o Senhor Deus jurou dar aos nossos antepassados’. (Deuteronômio 8.1).

Jesus disse sobre a riqueza e suas consequências: ‘Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês’. (Mateus 6.19-21).

Deus promete nos dar aquilo que precisamos quando obedecemos e esperamos nele. Isso não será tudo que queremos, mas é tudo que precisamos para viver e que vai nos ajudar. Paulo falou que: ‘E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras’. (II Coríntios 9.8). É preciso que saibamos como vamos administrar as bênçãos que o Senhor nos dá a cada dia.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...