terça-feira, 30 de junho de 2020

SÓ O QUE SOMOS

“Porque vocês já morreram, e as suas vidas estão escondidas com Cristo, que está unido com Deus”(Colossenses 3.3).

Quando morremos, deixamos atrás de nós tudo que temos, e levamos conosco tudo que somos’(Dr. Amos J. Tarver). As palavras do apóstolo Paulo aos crentes da igreja de  Colossos bem expressam o pensamento inicial. Nós, que já morremos para os nossos delitos e pecados, através de Jesus Cristo, levamos para a vida eterna tudo o que somos. O que temos não é nosso e não nos será de nenhuma utilidade na vida futura.

Se nossa vida está escondida em Cristo, logo estamos unidos a Deus, como diz Paulo. Existe melhor coisa para esta vida do que estarmos unidos a Deus? Existe algo que o cristão deve ambicionar mais do que estar em prefeita comunhão com o Pai? Temos garantida a vida eterna por Jesus Cristo, logo temos a certeza de que a vida que aqui vivemos é a mais completa que se pode desejar. É uma vida cheia da paz e do perdão que Deus nos concede.

Ao aceitarmos a salvação dada pelo Filho temos que: ‘Mortificai, pois os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. Quando Cristo, que é nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória’(Colossenses 3.5,4).

Tudo o que nos ocupa a mente deve ser levado para ser colocado ante o altar do Senhor. Devemos deixar que todas as coisas que nos perturbam sejam mortificadas pelo amor de Jesus. Quando Cristo voltar nós seremos manifestos por Ele em glória.

Léo Lima

segunda-feira, 29 de junho de 2020

VEM DEPRESSA!

“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14.18).

Jesus nos deixou, entretanto não ficamos órfãos. Ele, que nos consola, se retirou deste mundo, entretanto, não estamos tristes. A nossa alegria é por termos a certeza de que um dia Jesus virá outra vez e de forma definitiva e é isto que nos dá lenitivo para o nosso sustento durante a nossa caminhada aqui. Ele disse: ‘Venho em breve’ e se dirige a nós sempre através do Espírito Santo. Cristo confirmou de forma particular: ‘virei para vocês’ e assim o fará.

Sobre a volta de Cristo Paulo disse: ‘Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor’. (I Tessalonicenses 4.16-17).

Quando perdemos o prazer da presença divina, gememos; todavia não podemos nos entristecer como se não tivéssemos esperança. O nosso Senhor voltará em completa graça. Quando Ele se retirou deixou a garantia de que retornará. Estamos certos de que Ele voltará! Oh, Senhor, vem depressa!

Léo Lima

domingo, 28 de junho de 2020

FONTE DE VIDA

“O temor do Senhor é uma fonte de vida, para preservar dos laços da morte.” (Provérbios 14.27).

‘Embora os homens sejam acusados de não conhecerem suas próprias fraquezas, talvez a maior parte ignore também sua própria força’. (Jonathan Swift). A fonte é um lugar onde nasce a água. Muitas vezes se olharmos para um estreito fio de água que nasce e seguirmos sua trilha pela mata afora, veremos bem longe que este fio vai se transformando em caudaloso rio. Os homens, por não terem muita noção de suas fraquezas, não conseguem compreender sua força ante o desconhecido. Ante um desafio que se depara aos seus olhos. As suas fraquezas ele procura ocultar de si mesmo, não desejando conhecê-las.

O sábio disse que é necessário ter temor do Senhor que logo a pessoa terá uma fonte de vida. Muitos não conseguem imaginar a porção de vida que irá surgir ante seus olhos extasiados quando temem ao Senhor. Como uma pessoa que após alguns anos de vida vê-se limitado por um acidente e passa a ter uma deficiência que antes lhe era totalmente ignorada. Vem então o maior de todos os desafios. Fazer o que fazia antes, quando possuía todas as faculdades em perfeita harmonia, e pouco valor dava à sua vida. Entretanto, quando o novo acontece, tira-se forças de algum lugar escondido em seu interior e passa a ter uma nova forma de encarar a vida. Tudo é mais bonito!

Diz o sábio, que quando se tem o temor de Deus, a pessoa será preservada dos laços da morte. Deus vai livrá-la de uma forma total. Ele é a fonte de vida que não temos naturalmente. Logo veremos que temos uma força incomum, e que nada pode fazer com que sejamos pegos de surpresa. Uma fonte para a vida. Deus está a nos guardar e a nos contagiar com seu poder.

Léo Lima

sábado, 27 de junho de 2020

SUPERIORIDADE

Corrija uma pessoa, e no futuro ela apreciará isso mais do que se você a tivesse elogiado. Quem acha que não é pecado roubar do seu pai ou da sua mãe é pior do que um ladrão comum. O egoísta sempre causa problemas. Quem confia no Senhor terá sucesso. Quem confia em si mesmo é tolo, mas quem segue os ensinamentos dos sábios terá segurança”. (Provérbios 28.23-26).

Egoísmo é uma atitude que causa problemas às pessoas próximas. O apóstolo Paulo faz referência sobre o que acontece a estes indivíduos. ‘Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau’. (Romanos 2.8).

Mesmo egoístas e desejando o melhor somente para nós, podemos buscar em Deus a segurança que nos ajudará a seguir amando e repartindo amor. O apóstolo João escreveu que se buscarmos o Senhor a coragem para compartilhar mais de nós mesmos será real. ‘Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve’. (I João 5.14).

Portanto, se buscarmos o Senhor consideraremos os outros com valor superior a nós mesmos. Paulo mostra que é possível que a generosidade faça parte de nossas atitudes. ‘Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros’. (Filipenses 2.3-4).

Léo Lima

sexta-feira, 26 de junho de 2020

O QUE É A VIDA?

“Afinal, o que é a vida? A vida para mim é Cristo, e a morte é lucro”. (Filipenses 1.21).

Vida e Morte. Alguém disse que a diferença entre o crente e o incrédulo é esta: ‘o crente não tem medo da morte, mas tem medo do pecado, enquanto o último não tem medo do pecado, mas tem medo da morte’. Já Thomas à Kempis disse: ‘Procura viver agora de tal maneira que na hora da morte tenhas mais motivo de alegria que de temor’. Assim é para aquele que crê realmente em Deus e no poder redentor de Cristo Jesus. ‘Muitos desejam viver somente porque têm medo de morrer’. Paul E. Holdcraft.

Entretanto, para o apóstolo Paulo a vida é Cristo e a morte é lucro. Sem medo da morte. Isto está claro. Todos nós precisamos do dia para cumprir nossos compromissos com a vida e naturalmente precisamos de um espaço de descanso para nos prepararmos para o dia seguinte. O que, na verdade, Paulo dizia era que sendo Cristo a razão do seu viver, morrer para ele seria muito melhor, pois iria se encontrar com o Senhor a quem amava. Em qualquer das duas situações Paulo estaria feliz, pois Jesus Cristo era somente o que importava em sua vida.

Hoje a morte é sorrateira e faz vítimas além do esperado. estamos nos guardando para que este vírus não nos visite. Assim como o apóstolo Paulo disse eu desejo, como ele, chegar a este estágio da vida cristã. Quando a morte é somente lucro. A morte é encarada com repúdio, mas isto deve ser diferente para os que estão com Cristo.

Léo Lima

quinta-feira, 25 de junho de 2020

RAZÃO DE SER

Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois estou sendo atacado por inimigos que estão sempre me perseguindo! O dia inteiro eles me atacam, e são muitos os que lutam contra mim. Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada. O que podem me fazer simples seres humanos”? (Salmo 56.1-4).

O pedido de Davi tinha muita razão de ser. Ele, o rei guerreiro sempre era perseguido. Este clamor não é mero aproximar-se de Deus. Ele tinha motivos sérios para chegar diante do trono e pedir por socorro.

Entretanto, ele mostra que seu medo está vinculado à sua confiança em Deus. Sua declaração de confiança é muito clara e ele mesmo em meio do sofrimento mostra sua gratidão, visto que reconhece em Deus aquele que o livra. Davi se mostra grato e coloca o louvor como primeira atitude.

Tantas vezes chegamos diante do Senhor para pedir misericórdia e nos esquecemos de louvar. É preciso que busquemos em Deus nosso socorro e O louvemos com nossos atos e palavras. ‘Se Deus é por nós, quem será contra nós’? Este texto da Palavra de Deus nos lembra que temos o Senhor como nosso defensor. Louvado seja Deus!

Léo Lima

quarta-feira, 24 de junho de 2020

NÃO À FORÇA

Quem dá uma resposta séria a uma pergunta tola é tão tolo como quem a fez. Responda ao tolo de acordo com a tolice dele para que ele não fique pensando que é sábio. Quem manda um tolo dar um recado está procurando problemas; seria melhor que cortasse os próprios pés. Um provérbio citado por um tolo tem tanto valor como as pernas de um aleijado”. (Provérbios 26.4-7).

O que é tolice? Diz o dicionário que é a pessoa ‘que não tem inteligência ou juízo. Ainda que não tenha nexo, significação ou razão de ser; disparatado, infundado’. Talvez o que acontece com uma pessoa assim é que ela não entende o que se deseja dizer para ela. De forma especial quando o foco é a vida espiritual.

Josué deixou claro que a oportunidade de escolha é para todos: ‘Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor’. (Josué 24.15).

É isso que diferencia uma pessoa da outra. Muitos se recusam a conhecer a Palavra de Deus que diz: ‘Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite’. (Salmos 1:2). 

Não é possível querer colocar na mente das pessoas, à força, o que cremos. Mas o Senhor oferece oportunidade dando o entendimento necessário a quem o desejar. ‘Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo’. (II Timóteo 2.7).

Léo Lima

terça-feira, 23 de junho de 2020

DETALHES

Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse: – Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você. Jesus respondeu: – Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?” (Lucas 2.48-49).

Este texto narra parte da visita de Jesus ao templo quando tinha doze anos. Ele havia se afastado dos seus pais que estavam aflitos. A aflição de um pai ou uma mãe só sabe quem vive ou viveu esta situação maravilhosa e muitas vezes angustiante. Após a pergunta da sua mãe ele respondeu: ‘Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?’

Jesus foi uma criança que mostrou saber o que ele devia fazer e acima de tudo já dizia que o templo era a casa do seu Pai, Deus. Muito tempo antes o salmista Davi destacou a importância da casa do Senhor para ele: ‘Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida’. (Salmo 23.6).

Outro destaque que precisa ser feito nesta porção é: ‘E a sua mãe guardava tudo isso no coração’. Se desejamos saber detalhes da nossa vida busquemos nas memórias da nossa mãe. Maria, vista por Deus como a agraciada, foi uma mãe extremosa. Deus nos ama e deseja que O busquemos em todas as situações. É bom lembrarmos que o Espírito Santo faz morada em todos que O buscam.

Léo Lima

segunda-feira, 22 de junho de 2020

MUNDO MELHOR

Ó Deus, ensina o rei a julgar de acordo com a tua justiça! Dá-lhe a tua justiça para que governe o teu povo com honestidade e trate com justiça os explorados. Que haja prosperidade no país, pois o povo faz o que é direito! Que o rei julgue os pobres honestamente! Que ele ajude os necessitados e derrote os que exploram o povo! Que a justiça floresça durante a sua vida, e que haja prosperidade enquanto a lua brilhar! O rei ajuda os pobres que lhe pedem socorro; ele ajuda os necessitados e os abandonados. Ele tem pena dos fracos e dos necessitados e salva a vida dos que precisam de auxílio. Ele os livra da exploração e da violência; a vida deles é preciosa para ele. Louvem o Senhor, o Deus de Israel, pois é ele quem faz essas coisas maravilhosas. Louvem para sempre o seu nome glorioso, e que a sua glória encha o mundo inteiro! Amém! Amém”! (Salmo 72.1-4, 7, 12-14, 18-19).

Nesta oração o rei Davi mostra como deve ser o coração de um rei. Ele deve ter desejos de justiça e de misericórdia para com o seu povo. Davi mostra através desta oração que reinar não significa ser servido mas servir com honestidade e amor.

Que mundo teríamos se esta oração se tornasse uma realidade? Como seria a vida de todas as pessoas se os interesses fossem voltados para o bem comum? Muito longe disto o que de fato acontece é a prosperidade de poucos em detrimento da maioria.

Que este exemplo do rei Davi seja imitado e que clamemos por um mundo melhor e mais justo para todos os cidadãos. Ele termina sua oração convocando o povo a louvar ao Senhor que é quem é justo e santo. Vamos glorificar ao Rei dos reis e Senhor dos senhores que olha todos os aflitos e salva todos os que O buscam.

Léo Lima

domingo, 21 de junho de 2020

JULGAMENTO

Que o rei julgue os pobres honestamente! Que ele ajude os necessitados e derrote os que exploram o povo!”. (Salmo 72.4).

O rei está pedindo a Deus sabedoria para julgar. Quantas vezes nos pegamos dando o veredito para alguma ação do nosso próximo. Jesus mandou que não julgássemos, pois há consequências.  ‘– Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros’. (Mateus 7.1-2).

Novamente o Senhor Jesus ensina sobre o julgamento e os benefícios de não julgarmos nosso próximo. ‘– Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês’. (Lucas 6.37).

Finalmente, o apóstolo Paulo lembra aos cristãos de Roma que haverá um dia em que Deus julgará até os nossos pensamentos. ‘E, de acordo com o evangelho que eu anuncio, assim será naquele dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgará os pensamentos secretos de todas as pessoas’. (Romanos 2.16). Cuidemos para que nossos pensamentos e ações sejam aceitos pelo Senhor.

Léo Lima

sábado, 20 de junho de 2020

ORAÇÃO DO JUSTO

 Ó Deus, ensina o rei a julgar de acordo com a tua justiça! Dá-lhe a tua justiça para que governe o teu povo com honestidade e trate com justiça os explorados. Que haja prosperidade no país, pois o povo faz o que é direito! Que o rei julgue os pobres honestamente! Que ele ajude os necessitados e derrote os que exploram o povo! Que o rei viva enquanto o sol durar e a lua existir, por gerações sem fim”! (Salmo 72.1-5).

Hoje é dia de orarmos por nosso país. Cada cidade com problemas de uma doença que tem feito milhares de pessoas choraram. A oração feita no texto acima pode ser motivo de lembrarmos que a oração de um justo pode muito em seus efeitos.

Que o Senhor possa colocar em cada um o desejo de intercedermos por aqueles que são responsáveis por governar nossas cidades. Louvado seja o nome do Senhor por todos os benefícios que nos tem feito.

Louvem o Senhor, o Deus de Israel, pois é ele quem faz essas coisas maravilhosas. Louvem para sempre o seu nome glorioso, e que a sua glória encha o mundo inteiro! Amém! Amém’! (Salmo 72.18-19).

Léo Lima

sexta-feira, 19 de junho de 2020

JULGAMENTO

“– Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros”. (Mateus 7.1-2).

O Senhor Deus é o grande Juiz, que tem todo direito de julgar, porque ele é continuamente imparcial. Mas nós necessitamos tomar cuidado com avaliações, porque nelas podemos errar. Quem desaprova outra pessoa pode estar se reprovando a si mesmo!

No texto inicial Jesus está ensinando que não devemos julgar aos outros. Neste Ele fala de que Ele tem autoridade divina para julgar. ‘Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem’. (João 5.26-27).

O apóstolo Paulo ensina os cristãos de Roma a que não julguem as outras pessoas, pois cada um corre o risco de estar condenando a si mesmo. ‘Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo. Nós sabemos que Deus é justo quando condena os que fazem essas coisas. Mas você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, será que você pensa que escapará do julgamento de Deus?’. (Romanos 2.1-3).

E neste momento Paulo convida a todos os seus leitores e ouvintes a que não façam mais julgamento uns aos outros, mas que procurem não escandalizar aos irmãos. ‘Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão’. (Romanos 14.13). E nós, quantas vezes já nos pegamos fazendo julgamento sobre alguém ou mesmo já condenando? Façamos como Jesus falou: ‘Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus’.

Léo Lima

quinta-feira, 18 de junho de 2020

SER PARTICIPANTE

“Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma”. (Romanos 1.20).

Na ansiosa busca de conhecimento o homem chega a questões que não encontram respostas e com isso muitas vezes torna-se um descrente. Ele deseja ver o invisível. Quer conhecer coisas que somente competem a Deus.

Para se entender a divindade de Deus não é necessário grandes conhecimentos, não é necessário filosofias, mas como diz o apóstolo Paulo que os atributos invisíveis de Deus, como seu eterno poder, até a sua própria divindade, claramente são percebidos desde a criação do mundo, pois é muito claro ver-se as maravilhas em tudo que Ele criou.

Entretanto, é necessário possuir sensibilidade de coração e contemplar entorno natural, além de se ter uma fé genuína. Somente assim teremos condições para compreender, em nossa limitação, a divindade de Deus e todas as respostas estarão dentro de nós mesmos, pois teremos Deus falando em nós e fazendo-nos pessoas que desfrutam das maiores bênçãos que se possa desejar.

Você pode ser participante destas maravilhas. Pode descobrir coisas que lhe estão ocultas, basta pedir a Deus que ele as revelará como já prometeu. ‘E Deus continuou: - Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece’. (Jeremias 33.3). Que possamos olhar e ver o Senhor em cada momento do nosso viver, e que o nosso coração passe glorifica-lo através de tudo que se pode contemplar e de tudo que se recebe na vida.

Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...