sábado, 29 de fevereiro de 2020

CONSTATAÇÃO

Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: – De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: – Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: – Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou. Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso”. (João 7.40-43).
Jesus estava sempre atento a tudo que acontecia ao seu redor. Desta feita as conversas se referiam à sua pessoa e muitos pensamentos divergentes sobre o Senhor. As diferentes opiniões provocaram uma divisão entre o povo.
A dúvida faz parte da vida do ser humano. Muitas vezes a dúvida causa temor e pode nos neutralizar. Por isso, o equívoco é um inimigo que nos impede de existir com o que Deus tem para nós. É por essa razão que a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, porque precisamos crer e não duvidar de que Ele é poderoso e leal. ‘Mas ele disse: – Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês?’ (Lucas 24.38).
Muitas dúvidas pairam entre as pessoas sobre quem é Jesus e o que Ele veio fazer. As divisões, muitas vezes acontecem porque os pensamentos são divergentes e onde há dúvida a ansiedade se faz presente e Jesus falou sobre isso: ‘Jesus disse: – Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito’. (João 14.1-2). Portanto, a única coisa que se deve fazer é crer em Deus e no Seu único Filho.
Léo Lima

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

DESESPERANÇA


Eu encontrei uma coisa que é mais amarga do que a morte – um certo tipo de mulher. O amor que ela oferece é uma armadilha ou uma rede para pegar você; os seus braços são correntes para prendê-lo. O homem que agrada a Deus consegue fugir dela, mas o pecador, não. Eu descobri isso pouco a pouco, quando procurava respostas para as minhas perguntas. Procurei outras respostas, mas não encontrei nenhuma. Entre mil homens encontrei um que eu poderia respeitar, mas entre as mulheres não achei nem uma. Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo”. (Eclesiastes 7.26-29).
A desesperança é um estado de espírito que aflige as emoções. O sábio, neste texto, mostra seu desânimo de forma clara. Será que existe alguém que não tenha vivido esta situação? Quando ela nos visita é bom nos lembrarmos da promessa do Senhor que diz: ‘O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele’. (Lamentações 3.22-24).
Portanto, quando nos sentimos com o espírito abatido por situações diversas, é bom recordar que o amor de Deus por todos que O temem dura para sempre. Devemos nos alegrar por todo amor que Deus nos oferece. ‘Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos’. (Salmo 103.17).
Léo Lima

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

DÚVIDA


“Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram”. (João 20.27-29).
Quando nos deparamos com alguma cena maravilhosa ou algo anormal, geralmente nossos olhos estagnam-se, nosso coração acelera. Assim aconteceu no texto acima, sabemos a história, e diante dela podemos ver a incredulidade de Tomé. Este homem que havia sido escolhido para ser um dos doze discípulos de Jesus Cristo, escolhido pelo próprio Senhor, eleito por Jesus, agora descria que era realmente Ele, o Mestre, que estava entre eles ressurreto.
Tomé afirmara anteriormente: ‘só se eu tocar em suas mãos e sentir as cicatrizes’. Agora, diante de Jesus, Ele que conhece muito bem os seus, disse a Tomé: ‘Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos’ estático Tomé balbuciou com espanto: ‘Senhor meu, e Deus meu’! A expressão aqui vai além do Mestre que ele conheceu, do Cristo amigo; suas palavras vão além da mera identificação de Jesus homem! É o reconhecimento da divindade de Cristo! É a fé pelo olhar, tocar, sentir! Naquele momento, Jesus disse e continua a dizer: ‘Bem-aventurados os que não viram e creram’.
Entretanto, mais felizes são realmente os que creem, pois que, ‘pela graça sois salvos por meio da fé e isto não vem de vós é dom de Deus’. Que em nosso viver possamos contemplar a grandiosa dádiva da fé, e que ao contemplarmos o Senhor possamos exclamar: ‘Senhor meu, e Deus meu’!
Léo Lima

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

INTERCESSÃO


Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53.12).
- Contado com os transgressores. - Como se fora um deles, Jesus, diz a profecia, seria e foi crucificado entre dois ladrões e considerado pelo poder judaico, como um criminoso perigoso. Ele recebeu o que foi imputada à sua pessoa: a culpa de todos os transgressores. ‘Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados’(I Pedro 2.24).
- Pelos transgressores intercedeu e intercede - A começar por todos aqueles que O estavam crucificando, Jesus, contemplando-lhes o rosto, suplicou ao Pai que os perdoasse, pois não sabiam o que estavam fazendo. Desde então, Jesus está assentado à direita de Deus, nas alturas e intercede por todos nós.
Foi necessário que todas estas coisas acontecessem para que a profecia se cumprisse. Jesus misturado com os pecadores, Ele, que não fazia parte da corrupção, era tido como tal. Isto se deve ao fato de que para que pudéssemos ser salvos das nossas injustiças e maldades, Jesus Cristo, que era puro, se fez pecado por nós.
Entretanto, sabemos que Ele venceu o pecado e a morte e assim pode nos outorgar a salvação que desfrutamos. Este é o Sublime sacrifício que nos proporciona uma vida com Deus. Precisamos nos lembrar, pois Ele levou o pecado de todos aqueles que desejam a salvação. Este é o maior milagre! A nova vida em Cristo.
Desde que desfrutamos desta maravilhosa graça, podemos estar alegres no Senhor, isto por termos sido alcançados por tão sublime sacrifício que outorgou-nos a vida eterna. O sacrifício de Jesus foi por mim e por você. A decisão é de cada um!
Léo Lima

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

FONTE INESGOTÁVEL


Porque para isso trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis”. (I Timóteo 4.10).
Estamos diante de mais um dia em que pode ser somente rotina. Acordamos, levantamos, começamos a nos preparar para as atividades normais. Quando saímos desta rotina para outra atividade que nos proporcionará um dia de folga, mais em contato com a natureza, sentimos como se nossas forças estivessem sendo renovadas.
Como é gostoso contemplarmos uma bela paisagem, um lago, uma fonte! Se pararmos para procurar de onde vem a água que desce bela e fresca, sabemos que vem de uma nascente. Tudo isto nos leva a uma maior aproximação com Deus.
Deus, em sua infinita sabedoria, nos proporciona alegres experiências, momentos inesquecíveis. E muito mais! Assim como várias fontes, temos uma fonte de vida que não seca nunca. Precisamos, para nossa vida espiritual, buscar da fonte divina a água viva! É necessário sair da rotina e buscar o Deus vivo. Como o apóstolo Paulo falou: ‘É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que creem’. Eis a fonte inesgotável de esperança.
Não devemos estar tristes ou enfraquecidos. Portanto, nenhuma aflição pode tomar conta das nossas vidas. Nenhuma dor deve residir em nós. Temos uma fonte inesgotável de fé que nos impulsiona a continuar a caminhada para Deus!
Léo Lima

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

VERDADEIRA PAZ


Vocês conhecem a mensagem que Deus mandou ao povo de Israel, anunciando a Boa-Notícia de paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos”. (Atos 10.36).
Para se anunciar algo, é necessário duas coisas: Primeiro, ter certeza de que o que anunciamos é uma verdade e que de alguma forma já vivenciamos e é real. Em segundo lugar, quando anunciamos é preciso que os que nos escutam percebam que falamos sério e que é uma experiência forte, que nos marcou. É preciso que os que nos ouvem vejam que nossa vida mostra que mesmo sem palavras estamos anunciando a mesma coisa. Especialmente quando anunciamos a mensagem salvadora de paz que Cristo nos oferece.
Toda criatura humana, de certa forma, anseia por uma vida de paz duradoura. Uma paz que dissipe toda a angústia, toda a amargura, toda inquietação que permeia no nosso mundo tão conturbado. Um mundo onde o materialismo impera e onde o social é desigual e a política, na sua maioria, espreita para que cada um tenha maior lucro. O espiritual então, é totalmente deturpado, busca-se a paz onde reinam as trevas. Busca-se a alegria onde reina a discórdia. É justamente por estes motivos que existem tantos desencontros.
Entretanto, para que se desfrute a verdadeira paz, é necessário que cada um tenha um encontro espiritual e perfeito com Jesus Cristo. Ele que é o Senhor, está pronto a dar esta paz gratuitamente, basta que busquemos na fonte segura, Jesus Cristo.
Léo Lima

domingo, 23 de fevereiro de 2020

DESESPERANÇA


“Por isso, estou convencido de que devemos nos divertir porque o único prazer que temos nesta vida é comer, beber e nos divertir. Podemos fazer pelo menos isso enquanto trabalhamos durante a vida que Deus nos deu neste mundo”. (Eclesiastes 8.15).
Como deve ser o estado de espírito das pessoas que chegam a ter desesperança da forma que o texto mostra. Quando alguém pensa que a finalidade da vida é somente comer, beber e se divertir é porque nada lhe resta de esperança. Davi cantou os versos: ‘Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus’. (Salmo 42.11).
Se a desmotivação nos fizer uma visita é preciso como Davi recorrermos ao autor da vida. ‘Ó Senhor Deus, ouve as minhas palavras e escuta os meus gemidos! Meu Rei e meu Deus, atende o meu pedido de ajuda, pois eu oro a ti, ó Senhor! De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta’. (Salmo 5.1-3).
Paulo fala aos cristãos de Roma que se colocarmos nossa esperança no Senhor não seremos decepcionados. ‘Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu’. (Romanos 5.5). Somente preenchidos pelo amor divino poderemos ter prazer em viver.
Léo Lima

sábado, 22 de fevereiro de 2020

NOVA MENSAGEM


Assim Cristo veio e anunciou a todos a Boa-Notícia de paz, tanto a vocês, os não-judeus, que estavam longe de Deus, como aos judeus, que estavam perto dele”. (Efésios 2.17).
Oferta de PAZ para todos. Foi o que aconteceu depois de Cristo. Tanto o povo escolhido por Deus, os Judeus, como todos os outros povos, têm o privilégio de ouvir a Boa-notícia de salvação. Anunciar Cristo e seu amor a todos! E Paulo fazia isto com alegria e ardor.
A mensagem da cruz que é a mensagem de paz era a tônica de tudo que Paulo fazia. Se necessário fosse ele morreria por amor a Cristo. Paulo podia ensinar, pois acreditava que Jesus veio e confirmou a boa nova do evangelho não somente para aqueles dias, mas para todos os que viessem a crer em Jesus Cristo até a Sua volta.
Vivenciamos este evangelho de paz que é para todo aquele que crê em Cristo como salvador e espera por Sua volta. É para todos os que almejam uma vida total, e os que permitem a atuação do Espírito Santo de Deus nas suas vidas. Somente Deus pode transformar nosso interior, pois Ele vê e move o mais recôndito do nosso ser. O evangelho de paz nos alcançou e nos tocou e agora desfrutamos da paz real.
Léo Lima

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

LIBERDADE


Mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito”. (Deuteronômio 7.8).
Ser livre é o desejo de todas as pessoas. Os jovens desejam se formar para ter independência. Muitos jovens estão prisioneiros de drogas e a liberdade para eles é algo muito difícil. Às vezes somos prisioneiros de medos de coisas que nos são desconhecidas. Assim, de vez em quando, nos pegamos desejando uma liberdade que sonhamos e que nem sempre é o que precisamos. Entretanto, podemos perceber que a maior prisão é a ausência do amor de Deus na vida das pessoas.
Os Israelitas, que foram escravos no Egito, sofreram com a escravidão, antes viviam a liberdade prometida por Deus. O Senhor, para libertar o seu povo, usou de milagres maravilhosos para que se cumprisse a sua promessa. Deus, por amor, libertou seu povo da escravidão. "Mas, porque o Senhor vos amou, foi que vos resgatou da casa da servidão, da mão rei do Egito."
Neste dia Deus deseja libertar todos os que estão oprimidos por qualquer tipo de prisão. Jesus Cristo nos libertou da morte por amor. Ele nos livra da escravidão que nos enlaça provocada pelos nossos medos e ansiedades. Deus, através de Seu Filho Jesus, nos proporciona uma vida cheia de amor e nos dá uma vida eterna.
Qual o milagre que você está vivendo neste dia? Deus é presente e faz maravilhas entre nós e em nós. Vivamos este amor que liberta!
Léo Lima

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

SEGURANÇA


Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”. (Salmo 4.6-8).
Estar seguro é um estado que muitos de nós desejamos ter. Vivemos dias em que a maldade reina. Entretanto, só nos sentimos verdadeiramente protegidos quando depositamos a nossa vida nas mãos de Deus. Ele é imensamente maior que todos os nossos medos, incertezas e que as nossas falhas e pecados. Ele é poderoso para nos proteger das dificuldades que enfrentamos e é fiel para nos dar a vitória na maior luta, até mesmo quando ninguém acredita que podemos vencer. ‘Mas o Senhor Jesus é fiel. Ele lhes dará forças e os livrará do Maligno’. (II Tessalonissenses 3.3).
Vale recordar o salmo que expressa o motivo para termos toda segurança no Senhor. ‘O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra. Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia. O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila. O Senhor guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida’. (Salmo 121.2-7).
Léo Lima

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

SEGURANÇA


“Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia”. (Salmo 121.3).
Este salmo começa assim: ‘Olho para os montes e pergunto: De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra’. (vv. 1,2). Só este texto já vai nos dar ânimo para iniciarmos mais um dia de atividades.
Dr. Spurgeon disse: ‘O caminho da vida é como uma viagem pelos Alpes. Qualquer um está exposto a resvalar pelos caminhos montanhosos. Onde o caminho é alto o caminhante está exposto à vertigem, e é-lhe fácil resvalar’. Quando temos a nossa vida nas mãos do Senhor sabemos que: ‘O nosso protetor nunca dorme, nem cochila. O Senhor guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre’. (vv. 4-8).
Com esta promessa a nossa vida está segura no Senhor que nunca vacila. Louvado seja o Nome do Senhor Deus!
Léo Lima

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

ATO DE FÉ


Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; somente por meio de mim é possível chegar ao Pai”(João 14.6).
Jesus falou sobre a vida eterna que Ele veio dar a todos que desejassem. Entretanto, no momento em que Ele se despedia dos seus discípulos, eles lhe diziam que não sabiam para onde Jesus estava indo. E era, portanto, impossível eles saberem o caminho.
Como é triste vermos pessoas que ouvem constantemente sobre o amor de Deus, a salvação por Seu Filho Jesus, mas teimam em dizer que não entendem. Não sabem como fazer para chegar a Deus. Este fato é muito mais comum do que se possa imaginar.
É necessário que a pessoa creia. Crer em Deus e aceitar a salvação que Jesus Cristo, Filho de Deus, oferece através da Sua morte na cruz do calvário é a condição. A história da crucificação é conhecida por quase toda a humanidade. Ela é um marco na história.
Jesus, pois, respondeu aos seus discípulos quando eles indagaram sobre o caminho para o céu: ‘Jesus respondeu: Eu sou o caminho’. Veja você que é preciso sentir o amor de Deus através de Jesus. É preciso conhecer de perto o Salvador e fazer Dele o caminho para se chegar ao céu. É preciso acreditar nas palavras e atos que Jesus praticou. Crer é um ato de fé.
Léo Lima

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

ALIMENTO ETERNO


“– Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas”. (Mateus 5.17-18).
A Bíblia tem muitas palavras que ensinam e instruem para que se tenha uma vida da melhor maneira e que agrade a Deus. O primeiro grande ensinamento dela é amar a Deus. Quem ama a Deus deseja agradá-lo e obedecer a suas doutrinas. Jesus é nosso grande mestre e nos ajuda a aprender a verdade de Deus. Ele nos diz que tudo que a Bíblia contém é verdadeiro e é para sempre.
O apóstolo Paulo disse a seu aluno Timóteo que a Bíblia é a Palavra de Deus. ‘Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações’. (II Timóteo 3.16-17).
Paulo mesmo confirma aos cristãos de Roma que a Bíblia ensina, e instrui a que tenhamos paciência, pois ela nos dá coragem.  ‘Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão’. (Romanos 15.4).
Conhecer a Palavra de Deus é o que Jesus sugere e afirma que o que Ele ensina vem do próprio Deus. ‘Jesus disse: – O que eu ensino não vem de mim, mas vem de Deus, que me enviou. Quem quiser fazer a vontade de Deus saberá se o meu ensino vem de Deus ou se falo em meu próprio nome’. (João 7.16-17). Como é bom nos alimentarmos da Palavra divina. São PALAVRAS de VIDA.
Léo Lima

domingo, 16 de fevereiro de 2020

DESEJO


“Senhor, eu quero ser feliz, pois busco não caminhar junto com aqueles que estão distantes do Senhor e querem dar conselhos que não edificam. Procuro me afastar e não me deter nos caminhos que eles percorrem, não desejo me assentar na roda daqueles que brincam com o Teu nome e que zombam das coisas que criastes. O meu desejo maior é estar diante da Tua Palavra e refletir nela noite e dia. Ela é como o maná que o faminto encontra. Ela sacia o meu espírito e revigora a minha alma. Eu aprendo com a Tua Palavra. A minha aspiração é ser como a árvore que foi plantada perto da água corrente. Água da vida que Jesus oferece. As folhas delas não caem, mas permanecem verdinhas. Como estas árvores que dão seu fruto na época certa, é assim que desejo ser. Pois só assim serei edificada a cada momento e tudo que eu fizer vai prosperar. Esta promessa é Tua. Meu anelo é este! Serei motivada e ditosa pelo Teu amor. As pessoas distantes de Ti não têm esse prazer, pois são como resíduo de cereais debulhados que ficam na eira e que o vento leva para longe... Mas eles não vão sobreviver ao julgamento divino, e não conseguirão permanecer junto aos seus escolhidos. Senhor, Tu conheces cada passo que um filho Teu percorre. Cercas de venturas os teus servos, mas os que não têm fé ou mesmo desprezam a Ti, perecerão. Ou não permanecerão de pé e não resistirão ao juízo de Deus.” (Minha paráfrase do Salmo I)
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...