terça-feira, 31 de dezembro de 2019

MINHA REFLEXÃO

Esta poesia já compartilhei em outras ocasiões, mas não me sinto capaz de  não postar no último dia do ano. Temos 366 dias no ano que se inicia amanhã. Que possamos pensar e colocar todos os dias que teremos de presente para adorarmos de coração limpo ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Louvado seja Deus!

Último dia...
Genuflexo e pensativo
O homem permanece introspectivo,
Mescla de alegria que logo fenece...
Quando aos seus olhos aparece, em meio aos abrolhos,
O seu dia a dia, que anoitece.
Lentamente escurece...
O ano termina.
E ele se recrimina, se amofina, até desatina...
Descem as lágrimas que são como rimas da sua dor.
Do seu amargor.
Em dissabor somente o ser descontente:
“Que hei feito deste ano? Foram muitos os desenganos...”
“Quanto, meu Deus, deixei de fazer, do Teu nome engrandecer?
Quantas vezes Senhor, deixei-me levar pelo verbo Negar!
Pelo Verbo Divagar...
Sem conjugar
O verbo Perceber, o verbo Conceder, o verbo Compartilhar,
O verbo Retroceder, o verbo AMAR!
Oh, Senhor! Perdoa esta criatura, que Te fez muitas juras,
Que mais Te procura quando sofre agruras!
“Que a partir deste alvorecer possa eu permanecer
Contigo somente ir vivendo, de tudo me desprendendo...
E que a todo amanhecer possa eu agradecer
Sem muito a recriminar. Sem muito a chorar.
Sabendo-Te ao meu lado falando, ou mesmo calado.
Que eu compreenda e à Tua vontade me renda.
Pois sei, terei como prenda um louro singular, imorredouro em Teu lar.
Seja o meu dia a dia deste ano que inicia
Neste dia que anuncia sempre um tesouro pela Tua companhia!...
Léo Lima

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

REFLEXÃO


Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”. (Filipenses 4.8).
Hoje é um dia em que a rotina das pessoas começa a mudar. É possível perceber pelo trânsito que está mais tranquilo e de uma forma especial todos estão mais reflexivos.
É o que acontece quando se aproxima um final de ano. Parece-nos que todos pretendem jogar fora todas as coisas que não foram tão boas assim e pensar que o novo ano será bem diferente. 
Para aqueles que estão sempre buscando viver na presença de Deus e procuram uma reflexão em que o que não foi tão bom assim, pode ser entregue a Deus, pois Ele conduz a vida do cristão.
Quando na reflexão a pessoa percebe que fez coisas que não agradaram ao Senhor elas procuram o perdão divino que já foi dado de uma forma definitiva. Então novos propósitos são firmados e novas metas são estabelecidas.
Assim deve ser todo aquele que busca viver no centro da vontade de Deus, o Pai. As flores sorrirão, a vida será florida e a PAZ será estabelecida.
E você? Como está sendo a sua reflexão neste mundo tão conturbado? As coisas estão se organizando de tal forma que você pode ficar somente desfrutando da paz que Jesus prometeu? Que o Senhor abençoe e guarde a sua vida. Que Ele te dê a PAZ!
Léo Lima

domingo, 29 de dezembro de 2019

CORAÇÃO ALEGRE


Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável”(Salmo 51.10). 
O que faz o coração bater mais rapidamente? Alegria? Tristeza? Ansiedade? O que leva um coração a acelerar seus batimentos? A espera por alguém que não chega? Um pássaro cantando? O medo? A espera por notícias importantes? O olhar nos olhos da pessoa que se ama?
Na verdade cada batimento soa como compasso da vida que se vive. Se o som do coração pudesse ser escutado por todos que se aproximam cada pessoa veria a emoção que se passa no âmago do seu próximo. Um ritmo compassado por toda emoção vivenciada.
Mas a verdade que não cala, mas fala é quando uma das mais fortes sensações visita o ser é que se vai gradativamente percebendo o pompom, que disfarçadamente visita a alma. O coração bate na alma.
Jesus ofereceu novo batimento. O coração batendo segundo o compasso do coração de Deus. Só há vida se o coração bate. Mas só há vida eterna se o coração bate em compasso com o coração de Deus. Deus é amor. Ele deseja que o amor que Dele emana preencha o seu coração também.
Seu coração vai mostrar que quando Deus reside em você o seu rosto fica mais bonito, pois o Senhor pode criar um novo coração conforme o poeta Davi: ‘Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável’(Salmo 51.10). Então, com o Senhor você poderá mudar não somente o batimento do seu coração como a beleza do seu rosto. ‘O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate’(Provérbios 15.13). É que o Senhor transforma a maneira de ver e viver a vida. Cante. Sinta o ritmo do seu coração com Jesus.
Léo Lima

sábado, 28 de dezembro de 2019

SOCORRO PRESENTE


A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: ‘Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti’. Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo. Você não terá medo os perigos da noite nem de assaltos durante o dia. Não terá medo da peste que se espalha na escuridão nem dos males que matam ao meio-dia. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada. Você olhará e verá como os maus são castigados. Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor; por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa. Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e serpentes venenosas. Deus diz: ‘Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o Senhor. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador.” (Salmo 91).
Este é um salmo que mostra a confiança de toda pessoa que crê que Deus é o seu protetor. Habitar no esconderijo do Altíssimo é tomar posse e é demonstrar confiança de que Ele vai proteger a cada momento a vida desta pessoa. No salmo 46 o salmista diz: ‘O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio’  o salmista destaca a proteção que tem aquele que espera no Senhor e descansa Nele. 
A promessa divina é de que todo aquele que busca ao Senhor e convida o Senhor a morar em seu interior, tem a defesa divina e sua proteção constante. Isto não quer dizer que não vamos passar por aflições, pois Jesus mesmo disse: ‘No mundo tereis aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo.’ (João 16.36).
Deus é para aqueles que estão no Seu ‘esconderijo’ e à sua sombra: refúgio, fortaleza, fiel, confiável e dá segurança. Deus livrará estas pessoas das artimanhas do inimigo; livrará dos males; cobrirá com suas penas(carinho); protegerá com suas asas; fará um escudo de proteção que livrará de adversidades. O cuidado divino alcança os que O buscam com sinceridade de coração.
Os resultados que viverão os que se refugiam em Deus é a ausência do medo e a certeza de estar sob a proteção e o cuidado do Senhor que cumpre suas promessas. Como é bom podermos nos lembrar desta maravilhosa promessa. Deus o nosso refúgio e nosso protetor está conosco nas situações mais difíceis. O salmo termina com palavras especiais: ‘Eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador’. Hoje, para quem aceita Jesus como Senhor e Salvador tem o Espírito Santo de Deus fazendo morada em seu ser. Para isso precisamos buscar o Senhor que está somente aguardando nossa decisão.
Léo Lima

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

SALVAÇÃO

Davi nomeou alguns levitas para dirigirem a adoração ao Eterno, o Deus de Israel, cantando e louvando a Deus, em frente da arca do acordo”. (I Crônicas 16.4).
Este é um dia muito especial para todos nós. Fazemos como prioridade separar algum tempo de reflexão e introspecção. Começamos a olhar os dias que se foram e procurar ver neles as coisas boas e as dificuldades a que sobrevivemos. Não nos é possível ficarmos impassíveis ante tudo que podemos recordar. Deus nos deu mais um ano de vida. Um ano em que vivemos à nossa maneira, ou quem sabe, buscando uma vida de maior intimidade com nosso Deus.
Nasce então em nosso coração uma vontade muito forte de louvar a Deus e agradecer cada instante que vivemos. Se erramos, e como isso acontece, pedimos que o nosso Deus nos perdoe. Quando acertamos, devemos agradecer a este mesmo Deus pelas vitórias conquistadas. É um dia em que todos, de alguma maneira, pensam em Deus.
O rei Davi nomeou alguns homens da tribo de Levi para que prestassem um culto de louvor e adoração a Deus. Como Deus se alegra com os louvores que brotam de corações sinceros! O rei Davi sempre que se sentia vitorioso em qualquer situação de sua vida, louvava e engrandecia a Deus. Ele sempre mostrava, de várias maneiras, que tudo que de bom lhe acontecia era obra das mãos de Deus. Ele não se cansava de agradecer por todas as bênçãos que recebia. Precisamos nos aproximar de Deus com corações cheios de amor e em sinceridade de vida como o rei Davi.
Neste dia iniciamos o processo de olhar para dentro de nós mesmos, portanto, temos mais tempo para adorar a Deus. Temos mais tempo para refletirmos sobre todas as coisas que realizamos, ou deixamos de realizar no ano que termina. Mas é bom prestar atenção para ver que as bênçãos superam os problemas. Deus sempre nos cumula de bênçãos que estão inseridas nas Suas promessas e não podemos esquecer de que Ele sempre é leal, nós é que muitas vezes nos afastamos Dele. Que o Senhor Jesus já tenha operado o milagre da salvação em sua vida.
Léo Lima

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

RESPEITO

“O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro; e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso. A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo. Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte”. (Eclesiastes 7.1-4).
Quando Salomão faz referência à morte dizendo que é melhor estar em uma casa onde há luto, ele demonstra que a reflexão sobre como a vida passa ligeiro é uma necessidade. Diante da morte ficamos cônscios da brevidade da vida. O semblante de uma pessoa diante da morte é sério e triste, e tudo que ela pensa é que pode melhorar sua forma de viver.
Entretanto, antes de fazer esta reflexão ele aponta para o valor de se ter um bom nome. Para construir um bom nome é necessário que façamos conforme o sábio diz: ‘A integridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói’. (Provérbios 11.3). Portanto, é necessário buscarmos viver de tal forma que sejamos vistos como pessoas íntegras.
Nosso pensamento deve ser desenvolvido de tal forma que sejamos sábios e não devemos permitir frivolidades residindo nele. O conselho do apóstolo Paulo para o jovem Timóteo foi de que ele deveria dar bom testemunho. ‘É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo’. (I Timóteo 3.7).
Léo Lima

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

MEMÓRIAS


Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles”(Salmo 139.16).
Você que lê estas palavras concorda com o salmista? Deus nos viu mesmo antes de estarmos totalmente formados e ele sabia que hoje eu estaria com o coração repleto do AMOR Dele. Ágape. Amor sem nenhum outro interesse que o de estar junto partilhando da mesma alegria. Amor puro entre pessoas que gostam de estar juntas.
Entretanto, para se chegar a usufruir desta alegria Deus passou o que de pior podia acontecer, e foi plano Dele mesmo, Jesus nasceu de forma festiva e morreu e é preciso recordar que a morte é o fim de toda a criatura humana. E, ainda se tem que concordar que esta é a única certeza do ser vivo: A morte. De acordo com a Palavra de Deus, Jesus passou pela morte, mas ressuscitou dentre os mortos com a finalidade de nos dar a Vida. E é justamente por isso que hoje estou mais feliz. Lembrei-me com mais nitidez o momento da minha salvação. A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição.
A dor da separação só pode ser amenizada quando nos deparamos com as palavras de Jesus Cristo antes de deixar este mundo: ‘Na casa do meu Pai tem muitos cômodos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito’. (João 14.2). Esta é a promessa que muitos creem, pois, para que ela se tornasse real, foi necessário que, tudo que aconteceu, após o calvário, se tornasse público. Jesus está falando ao seu coração: ‘Hoje mesmo eu garanto um lugar para você no céu’! Alegre-se no Senhor e ele concederá o que deseja o seu coração. Recordamos e comemoramos com alegria seu nascimento, mas não nos esqueçamos do motivo.
Léo Lima

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

PRESENTES


Estamos na véspera do Natal. Minha mensagem de hoje é uma poesia que escrevi na década de 1970 e é parte do livro 'Vê'. Que Deus possa dar a PAZ que você necessita e que se encontre o Senhor neste dia em que se comemora o aniversário que marcou o mundo, pois existe o antes e o depois de Jesus Cristo. Louve ao Senhor por todo amor. Ofereça-lhe seu coração! Que Deus abençoe a sua vida!
 
MINHA OFERTA
Senhor, entristecida indago: 
‘Que posso Te ofertar?’
Estou agradecida.
É o dia do Teu Natal.
A humanidade a se irmanar
Esquecendo o mal
Festeja o Deus Menino, tenro, Pequenino...
Se esquece do Operário
De mãos calejadas... Vai
Em Seu itinerário
Em Seu mister só fazer o que o Pai quer!
Se esquece do Mestre Maior.
Do Medico Melhor.
O Amigo de toda hora.
Da voz calma, sonora que convida o leigo para segui-lo.
Do olhar meigo...
O Mestre que operava milagres:
A mortos ressuscitava, cegos podiam ver,
Paralíticos andar.
Dar de comer a uma multidão
Com alguns peixes e um pouco de pão...
Mestre que após lutas calado, nunca disputa
Mas diz ao Senhor Deus:
"Não se faça a minha, mas a Tua vontade."
Se esquece que Ele sofreu...
A morte chegando vinha
O grande peso da humanidade...
Ressuscitando afinal voltando ao Lar celestial!
Que posso eu Te ofertar
Neste dia precioso?
Uma fortuna em ouro...
Se o mundo todo é Teu?
Do Tempo És Senhor, Deus Grandioso!
Que posso dar-Te de meu além de todo amor?
Não é num Natal de um dia.
Mas adorar-Te no dia a dia.
No meu coração brotou uma rosa de gratidão
Com pétalas que não secam, pois estão sendo regadas
Com água de Fonte pura do Teu amor e ternura.
Estão sendo tratadas por mãos que não pecam.
Eis minha oferta:
Dou-te o que sou Senhor mais a Flor do Teu Amor!...
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...