quinta-feira, 31 de outubro de 2019

CUIDADO


“Não deixe que as suas próprias palavras o façam pecar. Assim, você não terá de dizer ao sacerdote que o que você queria dizer não era bem aquilo. Para que fazer Deus ficar irado com você? Por que deixar que ele destrua as coisas que você conseguiu com o seu trabalho? Mesmo nos seus muitos sonhos, em todas as suas ilusões e em tudo o que disser, você deve temer a Deus”. (Eclesiastes 5.6-7).
Uma das principais atitudes que o ser humano precisa ter é o temor ao Senhor. Para que isso possa ser real é necessário um exercício que pode ser o que o salmista disse: ‘Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos. Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti’. (Salmo 119.9-11). Aqui ele mostra que o guardar a Palavra de Deus no coração é a forma de se purificar.
Sabemos que o Senhor é bom e trata com bondade os seus filhos. Ele nos olha com olhar misericordioso e mostra o seu amor por nos conhecer mais que nós mesmos. ‘Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem. Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó. A nossa vida é como a grama; cresce e floresce como a flor do campo. Aí o vento sopra, a flor desaparece, e nunca mais ninguém a vê. Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos’. (Salmos 103.13-18). O texto mostra que o temor a Deus é o que nos mantém sob a sua proteção.
Portanto, como disse o poeta: ‘Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz’. (Provérbios 1.7-8).
Léo Lima

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

TUDO PASSA


A nossa vida é como a grama; cresce e floresce como a flor do campo. Aí o vento sopra, a flor desaparece, e nunca mais ninguém a vê. Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre”. (Salmo 103.15-17a).
Estamos vivendo a estação mais linda do ano. A primavera. Como é bom podermos nos alegrar com as maravilhas de cada dia do ano. Desta feita são as flores que nos alegram.
Um dia passa rapidamente. Não podemos sentir o caminhar das horas. Tudo é muito corrido. Assim acontece com as estações que regem o tempo. Tudo passa rapidamente. A nossa vida também passa rapidamente conforme texto de Jó: ‘Todos somos fracos desde o nascimento; a nossa vida é curta e muito agitada. O ser humano é como a flor que se abre e logo murcha; como uma sombra ele passa e desaparece’. (Jó 14.1-2).
Se tudo passa rapidamente conforme diz o texto existe algo muito especial que dura para sempre. O amor de Deus. Que possamos repensar no dia que recebemos do Senhor e nos alegrarmos em Deus que nos ama de forma total. Cada estação do ano mostra este amor que o Pai tem por seus filhos. Agora com muita luz e cor.
Léo Lima

terça-feira, 29 de outubro de 2019

COMPARTILHANDO A PAZ

Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o universo de volta para si mesmo. Ele fez a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu”. (Colossenses 1.20).
Vivemos momentos angustiantes, difíceis e de muita insatisfação. O que fazemos diante de situações alarmantes? Vivemos distante destes males? Estamos com nosso corpo alimentado? Estamos desfrutando de uma paz aparente? Mas isto é resultado do egoísmo que mora até conosco mesmo, os cristãos. ‘Havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse todas as coisas’. É aqui que reside a solução para todos os problemas.
Se os governantes temessem - respeitassem - ao Senhor Deus, se eles sentissem o amor que deve unir todas as pessoas e se procurassem sentir a alegria de crer em Deus que se fez homem e não deixassem que o materialismo dominasse suas vidas, cremos que tudo seria muito diferente.
Estar em paz com Deus é mais amplo do que se imagina. Pode-se viver uma paz enganadora, uma paz simbólica, mas se esta tranquilidade estiver acima das coisas que acontecem à nossa volta, é porque o amor de Cristo não tomou posse da nossa vida! Deus, através de Jesus, reconciliou o mundo, logo, a paz deve dominar o ambiente em que vivem aqueles que creem no Senhor.
Jesus deseja que a paz que Ele deixou penetre em todos os corações. Vamos compartilhar dela?
Léo Lima

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

ELE É A LUZ


A cidade não precisa de sol nem de lua para a iluminarem, pois a glória de Deus brilha sobre ela, e o Cordeiro é o seu candelabro”. (Apocalipse 21.23).
Glória significa grandeza e fama. Assim, nada nem ninguém tem maior glória do que Deus, o Senhor. A glória de Deus fulgura mais do que o sol e revela a Sua majestade e o Seu poder. O profeta Isaías vê em sua visão a glória de Deus em seu resplendor e convida a que todos cantem de alegria, pois o Senhor ilumina os seus filhos. ‘Levante-se, Jerusalém! Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do Senhor está brilhando sobre você’. (Isaías 60.1).
Em sua oração o profeta Habacuque enalteceu a glória do Senhor que ilumina os céus e na terra todos louvam o Nome santo do Senhor. ‘Deus vem vindo da terra de Edom, o Santo Deus vem do monte Parã. A sua glória cobre os céus, e na terra todos o louvam. Ele brilha como a luz, e raios de luz saltam da sua mão, onde se esconde o seu poder’. (Habacuque 3.3-4).
Diante de mensagens tão preciosas o convite do apóstolo Paulo é para que em tudo que fazemos que possamos glorificar e honrar o Senhor que nos criou. ‘Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus’. (I Coríntios 10.31).
Léo Lima

domingo, 27 de outubro de 2019

SEM REVOLTA


Não se revolte por causa dos maus, nem tenha inveja deles. Os pecadores não têm futuro; eles são como uma luz que está se apagando”. (Provérbios 24.19-20).
Sem futuro e sem luz. Jesus como a luz do mundo disse: ‘De novo Jesus começou a falar com eles e disse: – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida’. (João 8.12). Ter a luz em nós é um privilégio dado por nosso Mestre. Jesus afirmou ser a luz do mundo e prometeu que os seus seguidores não andariam em trevas.
Já o apóstolo Paulo nos orienta a que tenhamos cuidado de não apagarmos o Espírito Santo que deixa a entender que este nos daria a luz do Senhor. Ele pode nos iluminar, mas se não tivermos cuidado podemos ter a escuridão. ‘Não extingais o Espírito’. (I Tessalonicenses 5.19).
Vale recordar e viver a profecia que diz: ‘Levante-se, Jerusalém! Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do Senhor está brilhando sobre você. A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do Senhor está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus’. (Isaías 60.1-2).
Léo Lima

sábado, 26 de outubro de 2019

FORTALEZA


Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; guia-me e orienta-me como prometeste”. (Salmo 31.3).
Deus é nosso escudo. Um escudo é como uma fortaleza, isto é, um lugar seguro, que abriga seus moradores de ataques dos inimigos. Deus nos protege e defende nos momentos de dificuldade. Ele nos guarda de todos os lados, como uma fortaleza.
O salmista Davi declarou sobre isto. ‘Ó Senhor Deus, como eu te amo! Tu és a minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro’. (Salmo 18.1-2).
O apóstolo Paulo faz referência ao cuidado do Senhor para os que nele se abrigam. ‘É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo’. (II Coríntios 10.3-5). Louvemos e adoremos ao Senhor. Vamos à luta.
Léo Lima

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A CRIAÇÃO DIVINA


Esta é uma poesia que nasceu de uma só vez, sem correções ou nada que impedisse alguma palavra. ‘O Grão de Areia’. Ela nos lembra o salmista cantando: ‘Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo’. (Salmo 19.1-4).

O GRÃO DE AREIA
Vagueando sozinha
Por tortas linhas
O coração angustiado,
E tudo desencontrado.
Com grande espanto percebi que fascinado
Um Grão de Areia me falava.
- “Por que seu olhar vagueia?”
Atônita gaguejava:
- “Vo-você fa-fala??”
Riu muito faceiro.
- “Claro!”
Olhei melhor meu parceiro pequenino, raro!...
- “Diga-me então, qual o segredo
Para tanta satisfação?”
Falou-me feliz da vida!...
- “Oh! Cara amiga! Eu me deleito com tudo,
Se o sol esquenta mui rude, Sei que logo vem a sombra
Camarada, amiga daquela árvore, que não me assombra,
Que nunca castiga!
Se açoita vento forte, percebo que a sorte
Chegou, e que novos horizontes conhecerei.
Além dos montes viverei!
Se vem a chuva refrescante sinto-me anelante
Pois nova vida posso dar!...
Sim. A pequena semente de mim se sustenta,
E isso deixa-me contente!
Quando a noite chega escura, calma dorme a Natureza,
Tudo em mim procura 
Aproximar-se do Criador.
Pois tenho certeza que sozinho, o Grande Arquiteto,
Que com extremo amor deu-me por teto o céu estrelado,
Meu mundo encantado
Me ouve, e eu O ouço!
Você acha isso pouco para a minha felicidade?”
- “Oh, não! Eu é que estava equivocada!
Com você percebi que o muito que sofri não era castigo!
É que não compreendia que em tudo há alegria!
Que por tudo devo agradecer!
Até mesmo por você, especialmente, por eu Viver!
Que o Senhor nos ajude a vermos em sua criação 
a sua vontade para a nossa vida: 
valorizar o que nos cerca! 
Louvado seja Deus!
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...