domingo, 30 de junho de 2019

ELE É O SENHOR!


A minha vida tem sido uma ilusão, mas nela eu tenho visto de tudo. Há pessoas boas que morrem, e há pessoas más que continuam a viver a sua vida errada. Por isso, não seja bom demais, nem sábio demais; por que você iria se destruir? Mas também não seja mau demais, nem tolo demais; por que você iria morrer antes do tempo? Evite tanto uma coisa como a outra. Se você temer a Deus, terá sucesso em tudo”. (Eclesiastes 7.15-18).
Desde o início do seu livro Salomão mostra que está desiludido com a vida e seus feitos. Nesta porção é possível verificar esta mesma característica de desânimo. Mas ele conclui aqui que mesmo diante disso é mais sensato temer a Deus acima de tudo. Temer sem ter medo, mas respeitar e dignificar ao Senhor.
O salmista clama por andar na justiça: ‘Ó Senhor Deus, ajuda-me a fazer a tua vontade e faze com que o teu caminho seja reto e plano para mim’! (Salmo 5.8). Ainda convida os jovens a aprenderem com ele que: ‘Venham, meus jovens amigos, e escutem, que eu os ensinarei a temer a Deus, o Senhor’. (Salmo 34.11).
O profeta Isaías faz referência àquele que terá todos os elementos necessários para julgar com justiça e poderá promover a paz. ‘O Espírito do Senhor estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá o Senhor, conhecerá a sua vontade e terá prazer em obedecer-lhe. Ele não julgará pela aparência, nem decidirá somente por ouvir dizer’. (Isaías 11.2-3). Este é o Senhor Jesus que veio e cumpriu sua missão e é o mesmo que anunciamos. Temos condições para deixar qualquer tristeza, pois Ele nos dá a esperança da vida eterna.
Léo Lima

sábado, 29 de junho de 2019

CORRIDA VITORIOSA


Eles lutarão contra o Cordeiro, e ele os vencerá porque é o Senhor dos senhores, o Rei dos reis. Ele os vencerá, e com ele vencerão os seus seguidores, aqueles que são escolhidos e fiéis”. (Apocalipse 17.14).
São várias maneiras de se buscar uma vitória. Muitas vezes o atleta treina muitas horas por dia. Ele quer ultrapassar o limite que já foi conquistado na sua modalidade esportiva. Em nossa vida procuramos vencer no dia a dia, principalmente na nossa vida material. É uma corrida constante, especialmente nos dias em que vivemos, pois as dificuldades são enormes.
O vencedor apontado pelo texto de Apocalipse foi, é e será sempre um vitorioso, pois desde que venceu o poder da morte, ou seja, satanás, ele tem esta vitória garantida. Não importam as batalhas que os seguidores dele enfrentam, elas serão todas ganhas pelo Cordeiro, o Senhor dos senhores. Os que confiam no Cordeiro terão alegrias no Senhor ao constatarem que por serem escolhidos e por serem fiéis ao Rei, estão com esta vitória garantida!
O apóstolo Paulo ao escrever aos cristãos de Corinto disse: ‘Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível’. (I Coríntios 9.24-25).
É nesta corrida, chamada de batalha, onde todos Os escolhidos já vivem uma experiência pessoal com o Cordeiro e podem sentir-se vitoriosos, tal como é a promessa. Não importa a corrida, não importa as coisas que você terá que renunciar a vitória com Jesus é certa!
Léo Lima

sexta-feira, 28 de junho de 2019

NOVO ÂNIMO


No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (João 16.33).
As palavras do nosso Senhor Jesus sobre as aflições são reais. Muitas vezes passamos por tristezas e males que não conseguimos entender. Enquanto estamos vivendo aqui sabemos que estamos sujeitos a sofrer. Aqui não é o lugar do nosso repouso. O inimigo está a espreita e sabemos que nossas aflições são passageiras. As palavras de Jesus nos mostram que é necessário que tenhamos ânimo. Não nos deixemos prostrar. Ele mesmo sofreu, mas afirmou que venceu o mundo e suas aflições.
Somos inclinados ao desânimo e é neste ponto que Ele diz: ‘tende bom ânimo’. Quando as provações nos chegam ficamos abatidos. Não devemos dar lugar a este sentimento. Vale lembrar o ditado: ‘O passarinho pode pousar na sua cabeça, mas não deixe fazer ai seu ninho’. Quando a dor e o desânimo chegarem lembre que Jesus venceu o mundo e Seu Espírito está em nós e nos fortalece.
Jesus nos lembra da sua própria vitória para nos animar: ‘Eu venci o mundo’. Jesus venceu o mundo e eu também posso vencer as lutas. Sinto-me renovada e tenho bom ânimo logo canto com alegria por meu Salvador, pois Ele me dá a vitória. Louvado seja nosso Redentor e Deus!
Léo Lima

quinta-feira, 27 de junho de 2019

VIVER O REINO


Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo: – O Reino do Céu é como uma semente de mostarda, que um homem pega e semeia na sua terra. Ela é a menor de todas as sementes; mas, quando cresce, torna-se a maior de todas as plantas. Ela até chega a ser uma árvore, de modo que os passarinhos vêm e fazem ninhos nos seus ramos”. (Mateus 13.31-32).
Pequena semente que se transforma em uma grande árvore. Jesus mostra que por menor que seja uma ação ela pode crescer e dar muitos frutos. ‘Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: – Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele’. (Marcos 10.14-15). Ser como a criança é o mesmo que ter um coração puro. Assim Jesus disse sobre o receber o reino de Deus.
Muitas pessoas tinham curiosidade sobre o Reino de Deus. Jesus afirmou que ele deve estar dentro de cada um. ‘Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: – Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam! Está aqui” ou “Está ali”. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês’. (Lucas 17.20-21).
Da mesma forma Paulo falou aos cristãos de Roma que o Reino de Deus é viver de forma correta, tendo a paz e a alegria dada pelo Espírito Santo. ‘Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá’. (Romanos 14.17). Que possamos desfrutar da bênção que é viver com o Senhor desde agora e para sempre.
Léo Lima

quarta-feira, 26 de junho de 2019

NASCER DE NOVO


Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito”. (João 3.5-8).
Este texto é uma resposta de Jesus em uma conversa: ‘Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: – Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez’(João 3.3-4). Jesus reafirma o que ele havia dito. É necessário nascer de novo para entrar no Reino de Deus.
Nascer espiritualmente de novo. Ou seja, ter uma transformação espiritual e permitir que Jesus seja o Senhor. Ele faz alusão de que é possível ouvir, sentir, mas é impossível saber de onde vem e para onde ele vai. Assim acontece com todos os novos nascidos do Espírito. Sentimos a presença divina, ouvimos a sua voz.
Se vivemos uma nova vida temos alegria no Senhor através da presença do Espírito Santo em nós. Paulo afirma que: ‘Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá’. (Romanos 14.17).
Léo Lima

terça-feira, 25 de junho de 2019

NAÇÃO ABENÇOADA


A ti, ó Deus, eu cantarei uma nova canção; tocarei harpa de dez cordas e te cantarei louvores. Tu dás a vitória aos reis e livras da morte o teu servo Davi. Salva-me dos meus inimigos cruéis; livra-me do poder dos pagãos, pois eles nunca dizem a verdade e mentem, fazendo juramentos falsos. Que, na sua mocidade, os nossos filhos sejam como plantas viçosas, e que as nossas filhas sejam como colunas que enfeitam a frente de um palácio! Que os nossos depósitos fiquem cheios de todo tipo de mantimentos! Que, nos nossos campos, os rebanhos deem dezenas de milhares de crias! Que o gado se reproduza bem, e as vacas não percam as suas crias! E que não haja gritos de aflição nas nossas ruas! Feliz a nação que tem tudo isso! Feliz o povo cujo Deus é o Senhor”! (Salmo 144.9-15).
O texto em questão mostra uma declaração de amor que Davi faz ao Senhor. Ele diz, 'canto para o Senhor uma canção nova. A vitória que temos vivido vem somente do Senhor que faz com que sejamos abençoados', tudo isto e muito mais ele fala para agradecer ao Senhor por tantos benefícios que ele recebe de Deus.
Davi ora pedindo a Deus ‘Que, na sua mocidade, os nossos filhos sejam como plantas viçosas, e que as nossas filhas sejam como colunas que enfeitam a frente de um palácio! Que os nossos depósitos fiquem cheios de todo tipo de mantimentos’! A cada dia pedimos as bênçãos do Senhor por nossos familiares e é isso que ele faz aqui.
No final do texto ele mostra de forma verdadeira que se um povo se aproximar de Deus ele será feliz. A nação que buscar ao Senhor terá tudo que necessita e será abençoada por Deus. A nação que escolhe Deus como Senhor terá a paz e será abençoada.
Léo Lima

segunda-feira, 24 de junho de 2019

COMPARTILHAR


Que os nossos depósitos fiquem cheios de todo tipo de mantimentos. Que, nos nossos campos, os rebanhos deem dezenas de milhares de crias. Que o gado se reproduza, e as vacas não percam as suas crias. E que não haja gritos de aflição nas nossas ruas. Feliz a nação que tem tudo isso! Feliz o povo que tem o Eterno como seu Deus!” (Salmos 144.13-15).
Muitas pessoas estão convivendo com a fome. Alguns sobrevivem em submundos, e a sua alimentação é a pior que se possa imaginar - quando comem! Nós que temos uma vida com mais regalias, onde os dias são mais calmos e as necessidades pouco nos afligem. Se pararmos para refletir, veremos que diante das circunstâncias somos felizes mesmo! Não nos falta o alimento do dia a dia e o que temos suprem as necessidades básicas!
O salmista enaltece esta transbordante felicidade e bendiz Àquele que tudo providencia. O texto bíblico inicial por si só é completo! Ele diz que o povo que confia neste Deus, não terá necessidades!
O que é preciso para que um país seja feliz? Vemos a resposta do salmista ‘Que os nossos depósitos fiquem cheios de todo tipo de mantimentos. Que, nos nossos campos, os rebanhos deem dezenas de milhares de crias. Feliz a nação que tem tudo isso! Feliz o povo que tem o Eterno como seu Deus!’ O resultado de se ter Deus como Senhor é a fartura, é uma nação feliz!
Portanto, é fundamental que se busque a Deus, e, especialmente, enquanto se pode achar! Vamos interceder por todos os que sofrem de necessidades básicas? Vamos levar o pão ao que tem fome? Deus está pronto a atender o clamor de todo àquele que O busca! Cada um que já vive na presença de Deus precisa compartilhar desta alegria com todos!
Léo Lima

domingo, 23 de junho de 2019

IMPORTÂNCIA


Assim como o vento norte traz chuva, os mexericos trazem ódio. É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta. Ouvir uma boa notícia que a gente não espera é como tomar um gole de água fresca quando se tem sede. A pessoa boa que se deixa levar por uma pessoa má é como uma fonte de água barrenta ou como um poço contaminado”. (Provérbios 25.23-26).
Nosso texto mostra várias situações e expõe o lado bom das coisas e o que pode ser uma experiência ruim. Muitas vezes pode acontecer que uma pessoa exerça controle sobre outra. É necessário, porém que a honestidade seja vivenciada de forma autêntica. Não nos deixarmos contaminar por influência de pessoas mal intencionadas deve ser um objetivo de vida.
A Palavra de Deus diz: ‘Não siga a maioria quando ela faz o que é errado e não dê testemunho falso para ajudar a maioria a torcer a justiça. Não faça injustiça, nem mesmo para favorecer o pobre’. (Êxodo 23.2-3). Ainda a recomendação do sábio: ‘Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém’. (Provérbios 4.14-16).
Como fonte que foi turvada e manancial corrupto, assim é o justo que cede ao perverso’. (v.26). O cristão precisa estar firme na fé em Jesus Cristo e deixar-se influenciar por seu amor: ‘Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus, que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos. Pois ele foi fiel a Deus, que o escolheu para esse serviço, assim como Moisés foi fiel no seu trabalho em toda a casa de Deus. Assim como a pessoa que constrói uma casa é mais importante do que a casa, assim, também, Jesus é mais importante do que Moisés’. (Hebreus 3.1-3).
Léo Lima

sábado, 22 de junho de 2019

CONSELHOS


É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta. Os maus têm fome do mal; eles não têm pena de ninguém. Quando o zombador é castigado, as pessoas sem experiência aprendem uma lição. Quando se ensina o sábio, o seu conhecimento é aumentado. Deus, que é justo, observa os maus e os faz cair na desgraça. Quem recusar ouvir o grito do pobre também gritará e não será ouvido”. (Provérbios 21.9-13).
O texto em acima traz algumas situações em que o ser humano se desgasta com atitudes desagradáveis. Fala sobre uma pessoa de mau humor, a fome de outras em fazer coisas desagradáveis, outras que apreciam zombar dos seus semelhantes e aqueles que não se importam com as necessidades do pobre.
Entretanto, em meio a tantas coisas desagradáveis eis que o autor mostra que a pessoa sábia se ensinada ela se modifica. Ela aprende e procura viver de forma a se integrar no meio em que vive da melhor maneira possível. A Palavra de Deus mostra várias situações em que é possível viver uma vida melhor em harmonia com o nosso semelhante.
Jesus disse que tudo que fizermos aos pequeninos é como fazermos a Ele: ‘Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar. – Aí o Rei responderá: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram’. (Mateus 25.35-36;40).
Léo Lima

sexta-feira, 21 de junho de 2019

IMENSURÁVEL AMOR


Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva”. (I Pedro 1.3).
O apóstolo Pedro, no texto acima, lembra que é preciso louvar a Deus por seus atos de misericórdia! Jesus Cristo, em seu ministério praticou muitos atos de misericórdia, inclusive o de saciar a fome de multidões. Mas a chamada de Pedro é para lembrar que o ato maior da misericórdia divina foi o de dar seu único Filho para morrer por todos e Ele O ressuscitou! Isto deve ser o maior motivo de louvor a Deus por Seu imensurável amor.
A esperança viva que Pedro fala é a da vida eterna proporcionada por Cristo em sua morte e ressurreição. E é justamente ante o favor divino e sua misericórdia que podemos usufruir desta esperança cheia de alegria para nós.
Deus, o Pai, continua a demonstrar este amor sem medida por nós, e continua a dar-nos a sua infinita misericórdia, mesmo quando nos esquecemos de dar-lhe louvor! Muitas vezes quando nuvens escuras toldam nosso dia a dia, podemos lembrar do arco íris que Deus instituiu como pacto de sua lealdade para conosco. Podemos desejar mais alguma coisa em nosso viver? 
É preciso que façamos a nossa parte, mesmo que pequena, para saciar a fome de muitos cidadãos do mundo! Vamos fazer conhecida a misericórdia divina para com todas as criaturas. Jesus está pronto a dar-lhe o maior amor de todos os tempos que talvez você ainda não conheça!
Léo Lima

quinta-feira, 20 de junho de 2019

ALIMENTO PRECIOSO


A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade”. (Salmo 19.7-9).
Um dos ensinamentos da Bíblia é o amor a Deus. Quem ama ao Senhor Deus quer agradá-lo e obedecer aos seus preceitos. Jesus é o nosso grande educador e nos ajuda a aprender a verdade de Deus. Como é bom quando tiramos algum tempo do nosso dia para meditar nos ensinamentos divinos.
O apóstolo Paulo nos instrui que na Escritura sagrada está tudo que precisamos para termos esperança, paciência e coragem para vivenciarmos uma vida feliz e plena na presença do Senhor. ‘Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão’. (Romanos 15.4).
Em outra afirmação de Paulo a Timóteo é que a Palavra de Deus é inspirada por Ele mesmo e ela é favorável para que vivamos a vida que agrada ao Senhor. ‘Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações’. (II Timóteo 3.16-17). Portanto, devemos nos alimentar dos ensinamentos que a Palavra de Deus nos dá.
Léo Lima

quarta-feira, 19 de junho de 2019

COOPERAÇÃO


Num momento de dificuldade, depender de uma pessoa que não merece confiança é como mastigar com um dente estragado, andar com um pé aleijado ou querer se esquentar, num dia frio, tirando a roupa. Cantar para quem está triste é como esfregar sal numa ferida. Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha, e o Senhor Deus recompensará você”. (Provérbios 25.19-22).
O texto acima é rico em mostrar ilustrações de como conviver de forma a que se tenha tranquilidade. Ensina também a sabermos quem pode ajudar e ser ajudado. É necessário olharmos para vermos com sinceridade nossas limitações. Paulo recomenda que: ‘No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas’. (Romanos 12.18). Aqui está uma amostra de que muito das coisas boas que acontecem conosco é consequência da forma que agimos.
Paulo continua a ensinar o que se deve fazer mesmo com os inimigos: ‘Mas façam como dizem as Escrituras: ‘Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha’. (Romanos 12.20).
Vale recordar Jesus dizendo: ‘– Aí o Rei responderá: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram’. (Mateus 25.40). Se agirmos de acordo com estes ensinamentos teremos uma vida segundo os princípios bíblicos.
Léo Lima

terça-feira, 18 de junho de 2019

GRATIDÃO


Então cheguei a esta conclusão: a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho. Essa é a parte que cabe a cada um. Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus. E você não sentirá o tempo passar, pois Deus encherá o seu coração de alegria”. (Eclesiastes 5.18-20).
Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus’. A gratidão é a atitude mais louvável em um ser humano. A alegria por todas as coisas que Deus nos dá deve ser uma consequência natural a cada dia.
O salmista mostra como é bom dar graças a Deus por todos os benefícios recebidos. ‘Ó Senhor Deus, como é bom dar-te graças! Como é bom cantar hinos em tua honra, ó Altíssimo! Como é bom anunciar de manhã o teu amor e de noite, a tua fidelidade’ (Salmo 92.1-2).
Nosso convite neste dia é que louvemos e adoremos ao Senhor que nos dá a vida. ‘Ó Senhor Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças! Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos’! (Salmo 103.1-2).
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...