quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

FIDELIDADE


Meu filho, preste bem atenção no que eu digo e siga o exemplo da minha vida. As prostitutas e as mulheres imorais são uma armadilha perigosa e sem saída. Como um ladrão, elas esperam pelas suas vítimas e tornam muitos homens infiéis”. (Provérbios 23.26-28).
Esta porção da Palavra de Deus é um convite para que a pessoa fuja das tentações que ela está exposta. Esta tentação pode provocar desavenças em uma família. A infidelidade é uma atitude que tantas vezes ronda as pessoas.
Entretanto, ser infiel não é definido somente por uma ação extraconjugal. O dicionário define desta forma esta ação: falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido; manutenção de ligações amorosas com outra pessoa diferente daquela com quem se está comprometido; falta de exatidão; falta de memória e falta de observância da fé jurada ou devida.
Jesus em uma parábola ensinou sobre a fidelidade: ‘–Muito bem, empregado bom e fiel’, disse o patrão. ‘Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!(Mateus 25.23). Se deixarmos que a corrupção faça parte das nossas atitudes não desfrutaremos o prazer de estarmos na presença do Senhor como ‘servo bom e fiel’.
Léo Lima

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

LOUVAR E ADORAR


A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: ‘Entre, gente tola!’ E disse às pessoas sem juízo: Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.” (Provérbios 9.1-6).
O que estamos cultivando neste dia? O que vem ao nosso pensamento? Uma festa para comemorar as coisas boas que Deus nos tem dado? Festejar é preciso. ‘Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre’. (Êxodo 12.14).
A cada dia que vemos amanhecer devemos festejar. A vida deve ser festejada a cada instante. As dificuldades se apresentaram? As dores se mostram com mais força? Mas a vida está em nós e temos que festejar cada amanhecer.
A vida se mostra com o sol que nasce, com a chuva que cai, os pássaros que cantam, o ar que respiramos, a família que amamos, enfim os motivos para agradecermos é imenso. Louvar e adorar a Deus por tantos benefícios que temos recebido é a meta. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

ORGANIZAÇÃO


A resposta sincera é sinal de uma amizade verdadeira. Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida”. (Provérbios 24.26-27).
Uma pessoa organizada tem tudo para progredir na vida. A recomendação é para que se prepare tanto para construir uma casa como para formar uma família. A ponderação e o planejamento fazem com que uma pessoa obtenha êxito.
Os planos bem elaborados levam a fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria’. (Provérbios 21.5). Esta palavra mostra a necessidade de se ter um plano bem elaborado. A Bíblia menciona: ‘Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos’. (Jó 22.28). Portanto, planos iluminam as decisões e são eficazes para a realização de tudo que se deseja fazer.
Entretanto, para alcançar o que se planeja é preciso confiar de que é possível esperar, visto que há um tempo próprio para acontecer. A Bíblia diz que: ‘A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver’ (Hebreus 11.1).
Léo Lima

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

AMOR ÚNICO


Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal.” (I Pedro 3.12).
Deus é soberano, santo, justo e não tem comunhão com aqueles que não acreditam nele. Para as pessoas que buscam um viver que agrada ao Senhor ele ouve seus pedidos e está atento às suas necessidades.
Ser uma pessoa boa apenas não vai fazer dela um salvo. É preciso que cada um reconheça que naturalmente a bondade não salva. Temos a raiz do pecado em nós e se não reconhecermos isto e acreditarmos no sacrifício redentor de Jesus Cristo não teremos a vida de íntima comunhão com o Senhor.
Ele vê todos nós. Ele ama a todos. Ele oferece a salvação para todos. É necessário que cada um reconheça sua condição e creia no amor divino.
Certa feita Jesus disse aos que nele criam: ‘Se vós permanecerdes na minha palavra verdadeiramente sereis meus discípulos’. (João 8.31). Portanto, a salvação não é somente crer e se arrepender, mas permanecer no amor do Senhor. Creia no amor divino.
Léo Lima

domingo, 24 de fevereiro de 2019

VIVER A FÉ


A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê”. (Hebreus 11.1-3).
O texto inicial mostra a importância da fé na vida de cada um. Ela nos convence de todas as coisas que Deus fez para nós. Podemos indagar: Como ter fé? O apóstolo Paulo responde: ‘Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo’. (Romanos 10.17).
O mesmo escritor do texto inicial disse que não se agrada a Deus sem fé. Para crermos na existência divina a fé é fundamental. ‘Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor’. (Hebreus 11.6).
Entretanto, o mesmo apóstolo Paulo fez um alerta aos cristãos de Corinto: ‘Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes’. (I Coríntios 16.13). Portanto, é necessário estarmos vigilantes e firmes no Senhor para que possamos viver a fé que vamos adquirindo a cada dia na Palavra de Deus.
Léo Lima

sábado, 23 de fevereiro de 2019

ATITUDE NATURAL


O moço que obedece à lei de Deus é inteligente, porém o que anda em más companhias é uma vergonha para o seu pai. Quem fica rico emprestando dinheiro a juros altos e explorando o povo acaba deixando a sua riqueza para quem é bondoso com os pobres. Deus despreza até as orações de quem não obedece à sua lei. Quem engana uma pessoa honesta e a leva a fazer o mal cairá na sua própria armadilha; mas quem é correto será bem recompensado”. (Provérbios 28.7-10).
Tratar bem as pessoas é uma prerrogativa para agradar ao Senhor e um viver harmonioso. Nosso texto mostra algumas situações que agradam e desagradam a Deus. Obedecer às leis de Deus é uma condição que alegra o coração do Senhor. O que diz a Palavra: ‘Samuel respondeu: – O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas’. (I Samuel 15.22). Quando obedecemos a Deus nós o estamos glorificando.
Quando lemos que o Senhor é santo podemos recordar que Jesus foi moralmente perfeito. A obediência, conforme a Bíblia pode significar maturidade, pois Jesus demonstrou até o cumprimento do plano divino sua submissão a Deus. ‘Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem’. (Hebreus 5.8-9).
E Ele mesmo ordenou a todos os seus seguidores que obedeçam a Palavra de Deus: ‘Jesus continuou: – Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre’. (João 14.15-16). Para Jesus ao amarmos a Deus a obediência deve ser uma atitude natural. Ele nos deixou Seu Espírito para que possamos vencer as dificuldades. Aleluia!
Léo Lima

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CARÊNCIAS


Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti procuro segurança! Na sombra das tuas asas eu encontro proteção até que passe o perigo. Eu chamo o Deus Altíssimo; eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo”. (Salmo 57.1-2).
Todos nós passamos por momentos em que nos sentimos mais frágeis. Enfrentamos lutas e barreiras que parecem grandes demais para suportarmos. E nesses momentos, muitas vezes buscamos a solução nos lugares ou nas pessoas erradas. Depositamos a nossa esperança e procuramos a segurança em coisas instáveis e de pouca confiança.
O salmista mostra como ele busca socorro nos momentos difíceis. Ele procura socorro em Deus o Criador. Concordo com ele. Podemos buscar no Senhor a segurança que necessitamos. ‘O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita’. (Salmo 121.2-5).
O apóstolo Paulo fala aos cristãos de Filipos que é em Deus que a segurança é real, pois Ele supre todas as nossas carências. Que possamos estar seguros no Deus que nunca falha.  ‘E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades’. (Filipenses 4.19). Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

MISERICÓRDIA


Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti procuro segurança! Na sombra das tuas asas eu encontro proteção até que passe o perigo. Eu chamo o Deus Altíssimo; eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo. Do céu, ele me responderá e me salvará; ele derrotará os que me atacam. Deus me mostrará o seu amor e a sua fidelidade.” (Salmo 57.1-3).
Em muitos momentos necessitamos clamar como o salmista Davi. O pedido soa de forma insistente e ele pede por misericórdia. O profeta Jeremias disse que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. Assim é bom pedirmos se necessário a cada manhã.
Como é bom sabermos que temos um Pai que nos protege e cuida em toda ameaça que possa nos visitar. Davi sabia que o Senhor sempre responde e atende a todo aquele que O busca. Ele acredita no amor e fidelidade de Deus.
Ao nos lembrarmos desta oração podemos nos recordar que Deus tem misericórdia dos seus filhos assim como sempre cuidou do seu servo Davi. Louvado seja o Senhor nosso Deus!
Léo Lima

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

VITORIOSOS


Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus? (I João 5.4,5).
Podemos ter como meta obter vitória em várias áreas da vida, como a material, intelectual, social, desportiva, enfim, toda vitória dá alegria ao vitorioso!
Vamos pensar na vitória que não se extingue. Na vida tudo é efêmero, passageiro. Quando passamos pelo mundo esbarramos com fatos que nos alegram, entretanto, são muitos os que nos entristecem. Às vezes até embrutecem os nossos sentimentos. Mas, se formos nascidos de Deus, teremos como troféu a vitória que vence o mundo. A nossa fé!
Jesus, quando chegou para o seu povo, que não o recebeu, que não creu ser Ele o Filho de Deus, simplesmente cumpriu o seu ministério para o qual veio. Com serenidade, humildade, mansidão deixou suas marcas que vieram a ser motivo maior para a nossa fé.
Tantas vezes damos a primazia para pequenas vitórias que nos cegam, e elas passam a ser o nosso alvo, quase a única razão de vivermos. Mas como vencer o mundo? Somente aquele que crê em Jesus Cristo como Filho de Deus e o segue a cada dia como meta principal. A vitória pela fé vem através de uma vida de perfeita comunhão com o Pai. Somente quando se vive cada dia em sintonia com Deus e esperando Nele, pode-se obter a vitória pela fé.
Léo Lima

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

CRESCENDO EM TUDO


Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo? Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz. Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos”. (Salmo 15.1-3).
A indagação do salmista mostra a dificuldade que é estar na presença divina e viver de forma a que o Senhor se alegre. As qualidades que devem ser observadas são sinônimas de uma pessoa justa. Uma pessoa que ama a Deus e procura viver de acordo com a Palavra do Senhor.
O apóstolo Paulo mostra o que é necessário fazer para se chegar a uma vida que agrade a Deus: ‘Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente’. (Filipenses 4.8).
Paulo em diversas ocasiões aconselhou como deve ser a vida cristã: ‘Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça’(Efésios 4.15). Portanto, para que possamos morar com o Senhor devemos crescer em tudo para que alcancemos a altura espiritual de Cristo.
Léo Lima

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

MORADIA SEGURA

Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo?” (Salmo 15.1).
Eis a resposta que orienta mais o modo de proceder da pessoa que pode morar no monte santo de Deus: ‘Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos’. (v. 3). O falar de forma que não edifica faz com que a pessoa não consiga aproximar-se do templo do Senhor.
Mas eis que o salmista Davi mostra que não é somente isto que afasta a pessoa do convívio divino. ‘Ele despreza aqueles que o Senhor rejeita, mas trata com respeito os que o temem. Ele cumpre o que promete, mesmo com prejuízo próprio, empresta sem cobrar juros e não aceita suborno para ser testemunha contra pessoas inocentes. Aquele que age assim estará sempre seguro’. (vv. 4,5). A palavra dada é uma das atitudes que mais agradam ao Senhor. Como é bom convivermos com pessoas que praticam estas coisas.
A promessa é que todos os que agem desta forma estarão seguros e podem viver na presença do Senhor. Uma das melhores coisas é alguém conseguir confiar plenamente quanto a eternidade e o Senhor já prometeu a todos os que colocarem sua vida no altar do Senhor para segui-lo.
Léo Lima

domingo, 17 de fevereiro de 2019

SOMENTE A ELE


“E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo”.  (I Pedro 2.4,5).
Pedro está orientando os cristãos em como viver para agradar a Deus. Quando o povo de Deus estava no deserto o Senhor ditou normas para que todos pudessem fazer a vontade Dele. Desde então está escrito na Biblia como devemos adorar ao Senhor: ‘O Senhor Deus disse ao povo de Israel: – Não façam nenhum ídolo ou imagem, nem coluna sagrada ou pedra com figuras gravadas para adorar. Não adorem nenhum deles; eu, o Senhor, sou o Deus de vocês’. (Levítico 26.1).
No texto inicial o apóstolo Pedro menciona que Jesus é a Pedra viva e Ele foi aprovado por Deus, mas que nós os redimidos devemos ser: ‘vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo’.
Os sacrifícios necessários para que estejamos dentro da vontade do Senhor é espiritual que agrada a Deus através de Jesus Cristo. Jesus também falou: ‘Jesus respondeu: – As Escrituras Sagradas afirmam: - Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele’. (Lucas 4.8).
Léo Lima

sábado, 16 de fevereiro de 2019

MORALIDADE


Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo?” (Salmo 15.1).
O poeta Davi faz uma interrogação que nos provoca à reflexão. Quem poderá estar no santo monte e viver no Templo do Senhor? A resposta ele mesmo dá: ‘Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz’. Viver de forma que agrade a Deus exige de nós disciplina e coerência com aquilo que dizemos ser. Cristãos. Os acontecimentos de cada dia muitas vezes fazem com que nos esqueçamos da santidade divina a quem devemos obediência e reverência.
Vivemos em um mundo em que o padrão de moralidade é distorcido. Os padrões de vida estão desgastados e os valores não são os que agradam ao Senhor. Jesus disse: ‘Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras’? (Lucas 16.10-11).
Deus estabeleceu em Sua Palavra os padrões que Ele deseja que vivamos. Jesus deixou clara a necessidade de vivermos estes padrões. É preciso que busquemos na Bíblia as orientações de um viver com o Senhor.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...